missão jovem estigmatina

19
Missão Jovem Estigmatina Curso de Verão 2010

Upload: marciel-de-oliveira-rocha

Post on 01-Jul-2015

1.875 views

Category:

Spiritual


5 download

DESCRIPTION

Apresentação da Missão Jovem Estigmatina

TRANSCRIPT

Page 1: Missão Jovem Estigmatina

Missão Jovem Estigmatina

Curso de Verão 2010

Page 2: Missão Jovem Estigmatina

O que é?I

Aspecto teológico

Curso de Verão 2010

Page 3: Missão Jovem Estigmatina

- Vem do termo latino missus que quer dizer enviado. Significa enviar alguém para realizar uma tarefa.

- É enviar alguém para ser um sinal da presença divina, para transmitir a mensagem divina às pessoas.

Missão

Jovem- A idade adotada no Brasil vai dos 14 aos 29 anos. “Trata-se de uma fase marcada por processos de desenvolvimento, inserção social e definição de identidades, o que exige experimentação intensa em diversas esferas da vida.” (n. 27)

Curso de Verão 2010

Estigmatina- Estigmatinos é uma Congregação religiosa. Tem um jeito próprio de levar a “vida em abundância” querida por Jesus. Tem um carisma de trabalhar com a juventude em comunhão com a ação da Igreja e fazemos isto como “missionários apostólicos a serviço dos Bispos”.

Page 4: Missão Jovem Estigmatina

MISSAO JOVEM ESTIGMATINA

- A Igreja se faz presente nesta ação acreditando que “o jovem é o melhor apóstolo do próprio jovem” (Papa Paulo VI)

- Ação planejada e concreta da juventude que é Igreja e que visa dar testemunho de sua fé, indo ao encontro dos jovens em suas diversas realidades para anunciar o Cristo Ressuscitado, resgatar seus valores e ajudá-los a desenvolverem as suas potencialidades e dons, para que sejam cidadãos ativos e conscientes do seu papel social.

Curso de Verão 2010

“O que eu digo a vocês na escuridão, repitam à luz do dia, e o que vocês escutarem em segredo, proclamem sobres os telhados...” (Mt 10, 27)

Page 5: Missão Jovem Estigmatina

IIPerfil do/a

Missionária/o

Curso de Verão 2010

Page 6: Missão Jovem Estigmatina

AparênciaO asseio (limpeza, higiene, cuidado no vestir) pessoal é indispensável. Isso dá credibilidade à mensagem que a pessoa transmite. Missão é tempo de simplicidade.

ComportamentoConscientes de sua dignidade de imagem e semelhança de Deus, as missionárias e missionários permitiram que a eficácia da mensagem divina transformasse suas atitudes e pensamentos individual e coletivamente.O comportamento coerente também dá credibilidade à mensagem que a pessoa transmite. Por isso, a missionária e o missionário devem estar atentos para chegar cedo na casa da família que hospeda, não ingerir bebida alcoólica, não fumar em ambientes fechados, não “ficar” ou iniciar namoro, não sair para passear. É preciso dedicar-se inteiramente aos objetivos da missão sem desperdiçar tempo nem energia.

Curso de Verão 2010

Page 7: Missão Jovem Estigmatina

Trabalho em equipeA missão jovem é um sinal concreto de um modelo de Igreja mais ministerial e menos hierárquica. São jovens leigas/os que conduzem o serviço evangelizador. E o fazem comunitariamente. Por isso, a/o missionária/o envolve outras moças e rapazes no serviço evangelizador. Tão importante quanto o trabalho realizado é a maneira como se realiza.A fim de que o trabalho em equipe aconteça, a pontualidade, a disponibilidade e a iniciativa são fundamentais para as/os missionárias/os, que devem colocar seus dons a serviço da equipe.

Abertura ao outroO mandamento do amor ao próximo é cumprido à medida que as pessoas se aproximam de quem necessita. Por isso, as/os missionárias/os, concentrados nos objetivos da missão, se relacionam principalmente com moças e rapazes da paróquia missionada.Nos relacionamentos, as missionárias e missionários devem cultivar as virtudes da iniciativa, simpatia, atenção, opção pelas pessoas isoladas, tentando ganhar todas para Deus.

Curso de Verão 2010

Page 8: Missão Jovem Estigmatina

Abertura às diferenças culturais

As missionárias e missionários sabem que não existem culturas superiores ou inferiores, mas culturas diferentes. Vêem a diferença como riqueza, libertando-se de uma mentalidade preconceituosa. Por isso, estão abertos para acolher a diversidade cultural e regional do lugar aonde são enviados e para repartir a própria cultura com as moças e rapazes da paróquia missionada.Diante da diversidade cultural, as/os missionárias/os devem cultivar as virtudes do respeito, curiosidade, interesse, aprendendo para poder ensinar.Sentimento de

gratidãoCada paróquia que acolhe a missão tem uma realidade específica própria de sua organização. Há paróquias que se preparam mais que outras para receber a missão e as/os missionárias/os. Contudo, isso não deve interferir na disposição para o serviço evangelizador.As missionárias e missionários sabem que ser sinal da presença de Deus e transmitir sua mensagem é mais importante que a camiseta, pasta, bolsa, lembrança que a paróquia confeccionou. Por isso, estão sempre gratos àquilo que ela tem condições de lhe oferecer.

Curso de Verão 2010

Page 9: Missão Jovem Estigmatina

Relacionamento com a família que hospeda

As/os missionárias/os são hospedados por famílias durante a missão. São pessoas que generosamente oferecem sua casa para que possam dormir, tomar banho, fazer refeição etc. Repartem com as/os missionárias/os o amor, o carinho e o aconchego que une uma família.Para corresponder a tão grande generosidade, as/os missionárias/os valorizam as oportunidades que têm para bem se relacionar com a família que hospeda. São sempre gratos àquilo que a família tem condições de lhe oferecer. Por isso, chegam cedo em casa, arrumam a cama, conservam a arrumação da casa, estendem a toalha após o banho, tiram o prato da mesa etc...

Curso de Verão 2010

Page 10: Missão Jovem Estigmatina

Relacionamento com o acompanhante

As moças e rapazes da paróquia missionada que desejam receber a visita das/os missionárias/os anteriormente preenchem uma ficha que contém o endereço da pessoa e algumas informações sobre sua personalidade.Nos dias da missão, um acompanhante da paróquia missionada conduz as/os missionárias/os até a casa dos jovens que preencheram a ficha. Para essas moças e rapazes, acompanhar as visitas pode se tornar um importante momento de aprendizado e de despertar para o serviço evangelizador. Por isso, as/os missionárias/os tratam os acompanhantes com carinho, respeito e paciência.

Curso de Verão 2010

Page 11: Missão Jovem Estigmatina

IIIEtapas da Missão

Jovem Estigmatina

Curso de Verão 2010

Page 12: Missão Jovem Estigmatina

Pré-Missão

- Conhecer a programação da etapa da missão;- Despertar, preparar e envolver a juventude e a comunidade para que enviem missionárias e missionários;- Capacitar espiritual, intelectual e tecnicamente antigas e novas missionárias e missionários para a missão;- Organizar e distribuir tarefas;- Buscar recursos materiais;- Firmar parcerias;- Divulgar a missão;- Conhecer a realidade da juventude da paróquia que será missionada;- Envolver o pároco, o assessor paroquial da juventude e a equipe de coordenação paroquial da juventude.

Objetivos:

Curso de Verão 2010

Page 13: Missão Jovem Estigmatina

Pré-MissãoAtividades:- Treinamentos para capacitação de antigas e novos missionárias/os (visitas às moças e rapazes, orações comunitárias, encontros, missas, celebrações, caminhadas etc). Seja entregue um certificado de participação válido para uma missão jovem específica;- Aquisição de recursos financeiros dentro e fora da comunidade;- Estudo e aprofundamento dos temas que vão ser trabalhados na missão;- Recolher textos, dinâmicas, músicas e símbolos que possam ser úteis;- Retiros, celebrações, orações, vigílias. Rezar a oração pela missão jovem;- Debates, palestras, oficinas para treinamento das missionárias e missionários;- Confecção de um painel e uma bandeira da Pastoral da Juventude para levar na missão;- Criar alternativas, buscar saídas para a situação financeira. Criar um fundo (caixa comum), fazer um pedágio etc;- Celebração para encerrar a etapa da pré-missão e, principalmente, para enviar as missionárias e missionários.

Curso de Verão 2010

Page 14: Missão Jovem Estigmatina

Missão

- Despertar novas lideranças;- Despertar os jovens para serem sujeitos e agentes da “Boa Notícia”;- Formar consciência crítica nos jovens;- Resgatar e valorizar os costumes, valores e a cultura local;- Oferecer alternativas de lazer.- incentivar e Fortalecer os grupos de jovens existentes.- Incentivar a organização de grupos de jovens nas comunidades que ainda não

tem.

Objetivos:

Curso de Verão 2010

Page 15: Missão Jovem Estigmatina

Missão

- Visitas às moças e rapazes, orações comunitárias, encontros, missas, celebrações, caminhadas, terços cantados etc;- Estudos, debates, palestras, seminários com temas como: afetividade e sexualidade, Bíblia, espiritualidade, drogas, higiene pessoal e ambiental, política, cidadania etc;- Oficinas de teatro, música, dança, pintura, canto etc;- Jogos esportivos, festivais de música, brincadeiras, gincanas, passeios ciclísticos, shows, bailes, campanhas de saúde, alimentação, agasalhos, confecção de documentos;- Avaliação das atividades desenvolvidas.

Atividades:

Curso de Verão 2010

Page 16: Missão Jovem Estigmatina

Pós-Missão

- Dar continuidade ao trabalho missionário;- Desenvolver diferentes ações na comunidade;- Acompanhar os jovens despertados;- Elaborar um projeto de formação para as novas lideranças;- Continuar o processo de assessoria à comunidade;- Engajar os jovens nos diversos espaços e atividades da comunidade.

Objetivos:

Curso de Verão 2010

Page 17: Missão Jovem Estigmatina

Pós-Missão

- Avaliação com todas as pessoas envolvidas nos passos dados desde a pré-missão;- Divulgação dos resultados da missão, através de artigo em jornais, revistas, sítios na Internet, painéis com fotos, dados, relatórios;- Continuar realizando momentos de formação e contatos com os jovens e comunidades;- Realizar oração comunitária mensalmente;- Visitar mensalmente as moças e rapazes visitados pelas missionárias e missionários;- Preparar mensalmente uma missa ou celebração missionária.

Atividades:

Curso de Verão 2010

Page 18: Missão Jovem Estigmatina

Preparando uma visita- Duração: média de vinte minutos;- Cumprimentar a pessoa visitada;- Apresentar-se à pessoa visitada: nome, onde mora etc;- Explicar o motivo da visita: trata-se de uma missão em que jovens vão ao encontro de outros jovens para, juntos, se encontrar com Deus nas casas e na comunidade;- Bate-papo espontâneo com a pessoa visitada sobre estudo, trabalho, diversão, família, amizades, namoro, Deus, sonhos, medos, dificuldades etc;- Convidar a pessoa visitada para participar das atividades na comunidade. Pedir a ela que convide outras pessoas;- Convidar a pessoa visitada para uma oração. Trata-se de uma oração simples e espontânea que tem estreita ligação com aquilo que foi conversado no bate-papo. Pode-se ler alguns versículos de um Salmo ou do Evangelho, cantar o refrão de uma música etc;- Deixar com a pessoa visitada um panfleto contendo a programação da missão e uma lembrança;- Despedir-se da pessoa visitada.

Curso de Verão 2010

Page 19: Missão Jovem Estigmatina

Diác. Elizeu da Conceição cssAssessor Provincial da PJEst

[email protected]

www.pjestigmatina.com

Curso de Verão 2010