pré projeto missão jovem - jupac

32
Diocese de Caxias – MA Paróquia Menino Jesus de Praga - Setor Juventude Grupo Juventude para Cristo (JUPAC) Pré-Projeto Missão Jovem Tema: “Jovem, eu te digo: levanta-te!” (Lc 7,14) Lema: “Juventude: galera inquieta e solidária”

Upload: gustavo-covarrubias-rodriguez

Post on 06-Aug-2015

44 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

Diocese de Caxias – MAParóquia Menino Jesus de Praga - Setor Juventude

Grupo Juventude para Cristo (JUPAC)

Pré-Projeto Missão Jovem

Tema: “Jovem, eu te digo: levanta-te!” (Lc 7,14)Lema: “Juventude: galera inquieta e solidária”

TIMON - MADEZEMBRO – 2012

Page 2: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

CONTEÚDOS

Apresentação

Justificativa

Contexto

Objetivos

Pré – missão

Missão jovem

Pós – missão

Parcerias

Sinopse da proposta de projeto

Cronograma de atividades

Orçamento

Avaliação

Referências

Page 3: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

APRESENTAÇÃO

O presente Pré-Projeto de Missão Jovem surge, basicamente, como uma tentativa de resposta a alguns desafios pastorais enfrentados pela Pastoral da Juventude da Paróquia “Menino Jesus de Praga” durante o ano de 2012. Dentre eles, destacamos:

- A urgência de ampliar e melhorar, em quantidade e em qualidade, os espaços e formas de acompanhamento dos adolescentes e jovens que residem na área da Paróquia, dando uma atenção particular às situações mais críticas que essa população enfrenta.

- A necessidade dos jovens que participam da Pastoral da Juvenil se engajarem ativamente, conforme as suas possibilidades e capacidades e em diferentes níveis e modalidades, no projeto “Diocese de Caxias em Estado Permanente de Missão”.

Levando em consideração esses desafios, o tema proposto para a Missão Jovem, inspirado no Evangelho de Lucas, faz referência direta àqueles jovens que enfrentam preocupações e realidades que não lhes permitem “ficar em pé” e caminhar com esperança o que lhes matam os sonhos e limitam suas possibilidades de vida digna. Já o lema evoca algumas caraterísticas dos jovens que assumem a tarefa de evangelizar outros jovens.

Por sua própria natureza, este pré-projeto está sujeito a eventuais e necessárias discussões e modificações, a fim de adaptá-lo ao contexto, à realidade dos sujeitos interlocutores da JM e às possibilidades e capacidades reais dos jovens e adultos executores.

A Missão Jovem, em todas as suas etapas e passos, deve ser compreendida como uma forma prática dos jovens vivenciarem e aprofundarem a dimensão evangelizadora da pastoral em que eles estão ou podem ser inseridos. Com efeito, na missão e com a missão, os jovens têm a possibilidade de redescobrir e efetivar o seu ser discípulos e missionários de Jesus Cristo.

Page 4: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

JUSTIFICATIVA

A ideia da Missão Jovem surgiu no mês de janeiro de 2011, quando um pequeno grupo de adolescentes, jovens crismandos, catequistas e animadores da Paróquia “Menino Jesus de Praga” se reuniram para refletir e propor estratégias e metodologias de rearticulação no setor juventude na paróquia1.

Além da realização de uma Missão Jovem como forma de aproximação e convocação da juventude do Parque Alvorada para ela participar mais ativamente das atividades pastorais, foi feita a proposta de rearticulação do grupo de adolescentes e a nucleação de um grupo de jovens identificados com a Pastoral da Juventude.

Essa última proposta, mesmo em meio a limitações, foi concretizada através da articulação e acompanhamento dos grupos Time de Cristo (adolescentes) e Juventude para Cristo (jovens), os quais, além de se esforçarem por cumprir um plano de atividades por eles idealizado, participaram em diversas atividades em nível paroquial, com destaque para a acolhida da Cruz Peregrina na Paróquia do Menino Jesus de Praga, no Domingo de Ramos de 2012, no contexto do Dia Mundial da Juventude.

Todavia, o número de adolescentes e jovens acompanhados ainda é muito reduzido, em termos proporcionais, diante dos jovens católicos (praticantes ou não) que habitam no Pq. Alvorada. E o investimento efetivo (em termos de espaços e de animadores e assessores) no acompanhamento pastoral dos jovens da Paróquia é muito reduzido.

Além disso, muitos jovens do Parque Alvorada se interessam e se preocupam com as relações familiares, com a educação e com o desemprego e a eles é preciso anunciar e testemunhar, de maneira dinâmica e atrativa, a mensagem cativante e transformadora do Evangelho de Jesus Cristo.

Também aos jovens que sofrem violência e que vivem em meio ao risco do crescente consumo de drogas é preciso dar aquela atenção pastoral que deve caracterizar uma Igreja verdadeiramente missionária e samaritana.

1 Concretamente, foram estas as propostas que emergiram naquele encontro: Missão jovem em 2012; Pós – crisma em 2011; formação de um grupo de jovens na Paróquia; realização de uma pesquisa sobre juventudes, sociedade e Igreja; rearticulação da equipe de acompanhamento dos jovens; oficinas apoiadas pelo CEJUPAZ (de teatro, dança e outros); e introdução dos jovens à Leitura Orante.

Page 5: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

Hoje estamos diante de uma oportunidade ímpar para a realização da Missão Jovem: a Igreja toda, no Brasil, estará sendo convocada a dar uma atenção redobrada aos jovens, graças à realização da Campanha da Fraternidade de 2013 que focaliza a juventude e a todo o processo de sensibilização e preparação da Jornada Mundial da Juventude. Certamente, este pode ser um tempo da graça de Deus que deve ser devidamente aproveitado.

CONTEXTO

Page 6: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

Dados recentes, obtidos através da pesquisa Revendo e refazendo caminhos no acompanhamento pastoral de adolescentes e jovens maranhenses (COVARRUBIAS, 2012), ajudam-nos a ter uma primeira base de aproximação e compreensão da juventude à qual queremos aproximar e cativar através da Missão Jovem:

Considerando uma média de 71,21% de católicos e dividindo o total da população jovem da cidade de Timon entre o número das paróquias existentes nela, chegamos ao seguinte universo estimado de jovens católicos para a Paróquia “Menino Jesus de Praga”: Timon conta com 45.315 jovens entre 15 e 29 anos (IBGE, 2010), dos quais poderíamos considerar “católicos” 32.269. Destes, 8.067 habitam na área geográfica da Paróquia.

Na pesquisa acima referida participaram 60 jovens do Parque Alvorada, os quais têm o seguinte perfil:

- Faixa etária: 43,3% entre 15-18 anos; 38,3% entre 19-24 anos; e 18,3% entre 25 e 29 anos;

- Sexo: 50% homens e 50% mulheres;- Cor/raça: 5% se consideram brancos; 21,7% negros; 66,7% pardos; 1,7%

índios; e 5,0% amarelos. - Escolaridade: 41,6% concluíram o ensino fundamental; 46,7% o ensino médio;

5% ensino superior; 1,7% uma pós-graduação; e 5% fundamental incompleto. - Moradia: 81,7% moram em casa própria; 6,7% em casa alugada; e 3,3% em

casa cedida; 6,7% em outra. - Ocupação: 43,3% só estudam; 20% só trabalham; 11,7% estudam e trabalham

com salário; 10% estudam e trabalham sem salário; e 15% não estudam nem trabalham.

- Família/coabitação: 22,6% moram com a mãe; 1,9% com o pai; 47,4% com pai e mãe; 9,5% com parentes; 1,9% com amigos; e 11,6% com outras pessoas.

Dentre os temas do dia a dia que mais despertam o interesse desses jovens encontram-se: a educação (56,7%); a família (48,4%); o emprego profissional (38,3%); a saúde (36,7%); e a cultura, lazer e esporte (21,6%). Esses mesmos jovens se mostram preocupados com o desemprego (71,7%); com a insegurança e violência (63,3%); com os problemas ambientais (46,7%); com as DST/AIDS (21,7%); e com a falta de espiritualidade (18,3%).

Page 7: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

Além disso, os jovens católicos do Parque Alvorada dedicam mais o seu tempo livre a assistir televisão (65%); a navegar na internet (43,3%); a fazer esporte (26,7%); e a namorar (25%).

Por outro lado, no campo da fé:

- Para 82,7% deles, preponderantemente, a vida tem sentido. - 16,6% deles admitem ter pensado alguma vez em suicídio.- 58,4% acreditam muito ou totalmente na vida após a morte, e 30% acredita

mais ou menos. - 61,6% concordam muito ou totalmente que as boas ações são recompensadas

após a morte.- 78,3% consideram mais importante ter fé do que ter religião.- Todavia, 86,6% deles considera a religião como algo positivo em suas vidas. - Ainda, 90% concordam muito ou totalmente em sentir a presença de Deus em

suas vidas. - 53,3% deles revelam algum grau de medo de Deus; e 95% têm uma percepção

alta da bondade de Deus.

Com relação à sua participação na Igreja e às práticas religiosas:

- Em termos gerais, 53,3% dos entrevistados se consideram católicos por tradição e 46,7% desvinculam a sua participação da influência dos pais.

- 83,4% têm uma percepção acentuadamente positiva da participação num grupo de jovens.

- 90% reconhecem a influência positiva da catequese em sua formação pessoal e 78,4% admitem a influência da religião no livre arbítrio.

- Por outro lado, somente 61,7% admitem alguma influência da doutrina na vivência da sexualidade.

- 66,7% reconhecem o papel transformador da religião; 81,7% estabelecem uma relação entre a religião, direitos humanos e paz; 65% com o meio ambiente; e 85% com a educação para a cidadania.

- 80% dos entrevistados revelam um nível alto de satisfação com a própria religião; e 18,3% deles expressam tendência maior para o trânsito religioso.

E a respeito da animação e acompanhamento pastoral:

Page 8: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

- Em termos gerais, 66,7% dos entrevistados reconhecem a existência, na sua cidade, de espaços “concorrentes” (bares, boates e outros) com a vivência da fé e 81,6% sentem a necessidade de mais espaços “próprios”.

- 48,4% deles afirmam conhecer e sentir próximos os líderes religiosos.- Por outro lado, 35% deles consideram que a opinião dos adolescentes e

jovens é valorizada em sua paróquia; 55% sentem-se bem acompanhados e acolhidos;

- Diante disso, 50% dos entrevistados consideram necessária uma mudança metodológica no acompanhamento pastoral dos adolescentes e jovens; entanto que 31,7% deles concorda mais ou menos com tal demanda.

Diante disso, o acompanhamento pastoral dos adolescentes e jovens na Paróquia apresentava, no final de 2011, esse quadro:

A Paróquia “Menino Jesus de Praga” carece, desde alguns anos atrás, de um projeto de evangelização e de acompanhamento integral e orgânico de adolescentes e jovens, devido a uma série de fatores. Apesar das tentativas de nucleação de grupos de adolescentes e de integração de jovens recém-crismados em grupos com uma identidade e mais definida (Pastoral da Juventude e Juventude pela Paz), atualmente só existem, além de 04 turmas de crisma, um pequeno grupo de adolescentes denominado “Time de Cristo” e um grupo de Pastoral da Juventude (Juventude para Cristo – JUPAC). Outro grupo, de composição muito heterogênea (desde o ponto de vista da faixa etária dos componentes e da experiência grupal anterior) que se autodenomina “Círculo de Paz” e que pretendia seguir a dinâmica do JUPAZ praticamente deixou de existir com a extinção do Centro da Juventude para a Paz. Os adolescentes e jovens que participam regularmente de todos esses grupos são cerca de 140.

Além desses grupos, que tem uma ligação maior com a pastoral da Igreja, o Centro da Juventude pela Paz incentiva e oferece espaços para o encontro e realização de atividades de grupos autônomos de adolescentes e jovens que se reúnem em torno a atividades muito específicas tais como teatro, música e capoeira.

Para animar e acompanhar os grupos mais diretamente ligados à Igreja, a paróquia, através de um pequeno grupo de animadores e assessores (04 pessoas) que se identifica como Ministério da Animação e Assessoria Jovem, iniciou um processo de reflexão e de estudo visando consolidar, aos poucos, uma proposta

Page 9: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

mais articulada de evangelização e de acompanhamento de adolescentes e jovens. Para isso, os membros do Ministério se propuseram estudar o Doc. 85 da CNBB e acompanhar as turmas de crisma até a nucleação de novos grupos de base de Pastoral da Juventude, planejando e avaliando algumas atividades nessa perspectiva.

Os responsáveis pela evangelização e acompanhamento dos adolescentes e jovens no Parque Alvorada enfrentam, além das dificuldades inerentes às problemáticas sociais específicas do bairro (insegurança, falta de saneamento básico, desconhecimento de direitos, falta de fontes de trabalho e renda e de espaços de cultura e lazer) estes desafios pastorais: perseverança e constância das pessoas que assumem, na prática, tarefas de animação e coordenação dos grupos de adolescentes e jovens; sobrecarga de tarefas e melhor gerenciamento do tempo disponível para esse ministério; consolidação e ampliação de uma equipe capacitada de assessores; e definição de propostas pedagógicas atrativas para os adolescentes e jovens, além da compreensão e do apoio por parte de outras pastorais e agentes.

Esses dados, fornecidos espontaneamente por algumas pessoas responsáveis pelo setor juventude da Paróquia podem ser revisados e complementados.

Mais ainda, sendo que a referida pesquisa foi realizada com jovens católicos (praticantes ou não), seria necessário colher mais dados relativos a jovens que não se enquadram no perfil dos entrevistados.

Page 10: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

OBJETIVOS2

Geral:

Ir ao encontro da juventude afastada, não evangelizada e socialmente mais vulnerável do Parque Alvorada, anunciando-lhe, de forma dinâmica e atrativa, a Boa Notícia de Jesus Cristo, a fim de ampliar e qualificar os espaços de acolhida e acompanhamento pastoral desse segmento, como sinal de aproximação do Reino de Deus.

Específicos:

- Despertar os jovens para a vivência de sua vocação batismal e missionária.

- Sensibilizar os jovens para ações solidárias e de compromisso com a prática da justiça e da paz.

- Fortalecer a caminhada da Pastoral da Juventude na Paróquia Menino Jesus de Praga de Timon – MA, na ótica do compromisso com as diferentes realidades da juventude.

- Reanimar o grupo de jovens existente na Paróquia e suscitar novos grupos de jovens inserindo-os no processo de acompanhamento orgânico do setor juventude e da pastoral de conjunto.

- Efetivar, de uma maneira diferenciada, a contribuição da Pastoral da Juventude com o projeto “Diocese de Caxias em Estado Permanente de Missão”.

2 Apresentamos aqui um “modelo” de objetivos que deve ser refeito e adaptado à realidade e às necessidades da Missão Jovem no Parque Alvorada, em Timon – MA, durante a discussão do Pré-Projeto. Fonte: PJ’s em missão: tecendo redes. Pastorais da Juventude – CNBB, Regional Sul IV.

Page 11: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

PRÉ-MISSÃO

A Pré-Missão é o primeiro grande momento da Missão Jovem (MJ) e, como tal, merece ser bem preparado. Este momento corresponde ao tempo de preparação para a Missão propriamente dita. O tempo de duração dependerá do que o grupo achar que for preciso para encaminhar e organizar todas as atividades e passos da preparação dos missionários e também da comunidade onde vai acontecer a Missão. Pensa-se que seria necessário de um a três meses no máximo, para que este momento seja vivido plenamente.

Alguns dos passos e momentos importantes da pré-missão são estes:

- Discussão do pré-projeto: os coordenadores da Missão Jovem deverão devem apresentar aos jovens dos grupos envolvidos os elementos mais importantes da proposta, a fim de que esta, uma vez discutida e aprovada na base, se transforme num projeto que tenha como protagonista, na sua idealização e realização, os próprios jovens.

- Apresentação e aprovação do projeto. Uma vez redigido o projeto pelos jovens coordenadores e eventuais executores, o mesmo deverá ser apresentado à comunidade paroquial (em assembleia, conselho pastoral paroquial ou em outros espaços de decisão relevantes) e à comunidade que deverá acolher a proposta, assim como a eventuais grupos e entidades parceiras.

- Identificação e confirmação do local e dos interlocutores 3 (comunidade ou setor paroquial). Uma vez aprovado o projeto de Missão Jovem nos seus termos gerais, é preciso delimitar os interlocutores da MJ e o espaço geográfico (comunidade e estruturas paroquias) onde serão realizadas as atividades previstas.

- Divulgação e propaganda remota. O seguinte passo é elaborar uma logomarca ou cartaz da MJ (através de um concurso rápido entre os próprios jovens ou com a ajuda de algum designer voluntário e competente) e algum spot de rádio, para fazer depois as devidas impressões e a divulgação do evento em celebrações, rádios comunitárias, redes sociais, etc.

3 Sendo essa a primeira experiência de Missão Jovem na Paróquia, é muito importante limitar o alcance da mesma, de acordo com as reais possibilidades de participação e engajamento dos jovens, assim como dos recursos humanos e econômicos disponíveis. Nesse sentido, é muito melhor que a MJ aconteça com um público menor, porém com garantia de sucesso maior.

Page 12: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

- Convocação e inscrição de missionários jovens. Com o tema, lema, local e data da MJ definidos, é o momento de convidar aos jovens da Paróquia e de outros grupos que queiram participar e que estejam em condições de contribuir, como missionários, na realização da Missão Jovem.

- Constituição das equipes de auxiliares jovens e adultos. Esta é uma etapa fundamental para a MJ, que requer tempo, diálogo, capacidade de convencimento e convicção, pois das equipes de apoio dependerá, em grande medida, o sucesso do evento. É preciso cativar as pessoas tendo clareza dos objetivos da JM, das competências de cada equipe de serviço, além de convicção sobre a necessidade, urgência e valor da MJ. De maneira particular, deseja-se que os adultos que mostrem disposição para ajudar na Missão Jovem tenha proximidade afetiva e, se possível, algum tipo de experiência com os jovens, além de estarem engajados na comunidade paroquial, pois eles serão, antes de tudo, missionários-ponte entre a coordenação jovem e a comunidade.

- Capacitação dos missionários. Antes da capacitação dos missionários é preciso definir bem os temas e as dinâmicas de cada dia da Missão Jovem. Para isso, recomendamos levar em consideração, antes de tudo, os interesses e as preocupações dos próprios jovens, refazendo, de alguma maneira, uma pesquisa rápida entre os interlocutores da MJ. Além disso, alguns temas propostos em alguns subsídios podem ser úteis, porém enriquecendo-os e adaptando-os à própria realidade4. Na capacitação deve prever-se e garantir momentos fortes de oração e espiritualidade, pois o protagonista da MJ é o próprio Espírito de Jesus Cristo!

- Definição do cronograma de atividades para a missão. As atividades que efetivamente serão realizadas durante a Missão Jovem devem ser discutidas e confirmadas prevendo as reais condições dos missionários disponíveis. É melhor fazer pouco, mas fazer bem, de maneira atrativa, empolgante e bem preparada, do que sobrecarregar os missionários e a equipe de coordenação. A Missão Jovem exige mais qualidade, espiritualidade e doação alegre do que grandes e custosos eventos.

4 Como base para a preparação dos missionários se recomenda seguir o esquema Ver-Julgar-Agir, focalizando, no Ver, aqueles temas que mais impactam aos jovens interlocutores e da comunidade onde acontecerá a MJ, assim como uma apresentação sintética da parte correspondente do Manual da CF 2013 (CNBB, 2013, p. 9-45) e da pesquisa Revendo e refazendo caminhos no acompanhamento pastoral de adolescentes e jovens maranhenses (COVARRUBIAS, 2012, 36-44). Para o Julgar, a parte correspondente do Manual da CF 2013 (CNBB, 2012, p. 47-84) e do Documento da CNBB Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais (CNBB, 2007, p. 39-61). Além disso, embora, um pouco desatualizado, pode ser interessante recorrer ao texto Missão Jovem: um jeito jovem de evangelizar (PASTORAL, 1996, p. 9-37).

Page 13: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

- Orçamento e busca de financiamento. Havendo definido com clareza as atividades que serão realizadas, é preciso fazer um orçamento de todos os materiais e recursos econômicos que serão necessários para a realização de cada uma delas. Com pelo menos dois meses de antecedência, deve-se preparar um orçamento geral, identificando possíveis fontes de financiamento e apoio, a fim de garantir, em tempo, sua execução. Aconselha-se, em todo caso, buscar formas sóbrias e compartilhadas de financiamento que permitam que o evento seja sustentável.

- Divulgação e propaganda próxima. Feitos todos os passos anteriores, procede-se à execução das estratégias de propaganda do evento, algumas semanas ou dias antes do mesmo, focalizando e privilegiando os jovens e a comunidade onde a JM acontecerá efetivamente. Dessa maneira, não se desperdiçarão nem tempo nem recursos fazendo divulgação entre pessoas e locais que não serão atingidos diretamente pelo evento.

Page 14: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

MISSÃO JOVEM

Entendemos Missão Jovem como uma ação planejada e concreta da juventude que é Igreja e que visa dar testemunho de sua fé, indo ao encontro dos jovens em suas diversas realidades para anunciar o Cristo Ressuscitado, que liberta e da vida plena, resgatando seus valores e ajuda-los a desenvolverem suas potencialidades e dons, para que sejam autênticos discípulos e missionários de Jesus Cristo e cidadãos ativos e conscientes do seu papel social.

A missão é o segundo e mais importante momento. É nessa etapa que se vai concretizar e executar tudo o que foi pensado na Pré-Missão, junto à juventude interlocutora. É hora de viver com a juventude todas as atividades pensadas e preparadas anteriormente. O tempo para realizar a missão dura uma ou duas semanas, no máximo, conforme o grupo missionário e a comunidade o achar necessário.

Durante a MJ é preciso:

- Cuidar para que todos os recursos necessários estejam disponíveis. Para isso, aconselha-se fazer um check list e verificar, item por item, que todos os materiais estejam à mão.

- Checar, com antecedência, que os responsáveis de cada atividade estejam confirmados no local e horário previsto.

- Quando possível, prever plano “B” para eventuais imprevistos.

- Utilizar recursos (humanos / físicos) e estruturas disponíveis.

- Preocupar-se com a organização, com os detalhes, com a preparação, com a ambientação e confecção dos materiais que serão utilizados.

- Garantir que haja apoio, participação e envolvimento dos missionários, interlocutores (jovens destinatários), entidades, instituições, parcerias, apoios, etc.

- Garantir que a comunicação (a linguagem utilizada) seja entendida pelos interlocutores (jovens).

- Permitir que o projeto seja flexível e fazer as devidas adaptações, conforme o número de participantes nas atividades e eventos programados.

Page 15: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

- Valorizar a participação de cada jovem.

- Evitar improvisações.

- Cuidar para que os jovens missionários não sejam o centro e “estrelas” das atenções.

- Valorizar as expressões culturais e artísticas próprias do ambiente onde a Missão Jovem vai ser desenvolvida, incluída a religiosidade popular.

- Garantir que todas as atividades sejam registradas em avaliações, fotos, listas de participação, etc., guardando dados como o número de pessoas envolvidas e atingidas.

O interesse dos jovens interlocutores pode ser despertado a partir do testemunho dos missionários que já devem conhecer a realidade onde será realizada a MJ.

A proposta da Missão Jovem deve ser passada de forma organizada, concreta e animada, mostrando que cada um pode viver essa experiência diferente na realidade de periferia urbana. A Missão deve considerar as necessidades dos jovens do lugar onde será realizada, daí a necessidade de estar junto, fazendo o que eles fazem, vivendo com eles.

Outra forma para despertar o interesse é realizando atividades como gincanas, atividades esportivas e culturais, apresentação de filmes, campanhas de saúde, apresentações musicais e teatrais, oficinas e debates sobre os temas escolhidos, serestas, momentos de espiritualidade e mística que possibilitem aos jovens verem que é possível ser e fazer diferente no bairro e sentirem o prazer de participar de uma comunidade.

O envolvimento da comunidade deve passar pelo despertar do interesse dos jovens, ou seja, os jovens são a continuidade da comunidade com vida, força, alegria e criatividade, lutando e reivindicando o melhor para todos. Assim, todas as atividades feitas com os jovens neste momento devem envolver, de alguma maneira, a comunidade local.

Page 16: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

PÓS-MISSÃO

A Pós-Missão é o terceiro, último e talvez o mais duradouro dos três momentos. A Pós-Missão é o que vem depois, é o momento seguinte à Missão e, assim como os dois momentos anteriores, exige que sejam pensadas atividades que garantirão a realização. O tempo para a pós-missão não se limita a um, dois, três meses. Dependerá, portanto, do que o grupo missionário e a comunidade definirem durante a Missão como continuidade das atividades.

Após a MJ é preciso cuidar:

- Garantir que os jovens despertados na Missão se engajem nos espaços onde vivem, como os grupos esportivos, culturais ou religiosos, pastorais, grupos e ministérios da comunidade.

- Continuar desenvolvendo algumas atividades conjuntamente e mantendo contato com as parcerias, jovens e lugares onde foi desenvolvido o projeto.

- Agradecer as parcerias feitas e todos os que apoiaram o projeto.

Uma atenção especial deve ser dada às lideranças despertadas para que elas não se percam ou se isolem novamente porque daí toda a Missão terá sido em vão. Por isso estes jovens devem ser envolvidos com um devido acompanhamento nas atividades Pós-Missão, já que serão eles os mais interessados pela continuidade do projeto.

Page 17: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

PARCERIAS

Na busca e confirmação de parcerias que ajudem na realização do projeto devem ser incluídos grupos e entidades de níveis diferentes, sem faltar: outros grupos de jovens e a coordenação e ou assessoria da Pastoral da Juventude da cidade e de outras pastorais e movimentos; grupos esportivos e culturais (dança, teatro e música) do bairro; associações que desenvolvem atividades focadas na problemática e potencialidades dos jovens (prevenção e tratamento de drogas, escolas, cursos profissionalizantes, etc.); Secretarias ou Coordenadorias Municipais de Juventude; escolas de ensino médio.

Em todo caso, defina-se, com bastante clareza e objetividade, o grau de parceria com cada uma dessas entidades.

Page 18: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

SINOPSE DA PROPOSTA DE PROJETO5

Projeto de Missão Jovem – Paróquia Menino Jesus de Praga – Timon, MA07 a 14 de julho de 2013

Ir ao encontro da juventude afastada, não evangelizada e socialmente mais vulnerável do Parque Alvorada, anunciando-lhe, de forma dinâmica e atrativa, a Boa Notícia de Jesus Cristo, a fim de ampliar e qualificar os espaços de acolhida e acompanhamento pastoral desse segmento, como sinal de aproximação do Reino de Deus.

PRÉ-MISSÃO MISSÃO PÓS-MISSÃO

OBJETIVOS

E

METAS

- Discutir e revisar o pré-projeto com o grupo de base e a coordenação da MJ.- Apresentar o projeto ao conselho paroquial e a outras instâncias, procurando a sua aprovação- Identificar e confirmar o local e os interlocutores aos quais será direcionada, concretamente, a MJ- Divulgar e promover o projeto entre pessoas e entidades interessadas- Convocar e realizar a inscrição dos missionários jovens- Constituir as equipes de auxiliares jovens e adultos- Capacitar os missionários- Definir o cronograma de atividades para a Semana da Missão

- Despertar os jovens para a vivência de sua vocação batismal e missionária.- Sensibilizar os jovens para ações solidárias e de compromisso com a prática da justiça e da paz.- Fortalecer a caminhada da Pastoral da Juventude na Paróquia Menino Jesus de Praga de Timon – MA, na ótica do compromisso com as diferentes realidades da juventude. - Reanimar o grupo de jovens existente na Paróquia e suscitar novos grupos de jovens inserindo-os no processo de acompanhamento orgânico do setor juventude e da pastoral de conjunto. - Contribuir, de uma maneira diferenciada,

- Definir um processo de acompanhamento dos jovens da área em que for realizada a JM, identificando pessoas ou grupos que darão continuidade ao projeto e programando outras atividades de convocação e reencontro- Buscar favorecer um comprometimento maior dos jovens, buscando nuclear novos grupos de jovens e fortalecer a respectiva coordenação, mantendo a articulação com a Pastoral da Juventude em nível paroquial e de cidade- Estimular a comunidade e paróquia para que assumam um compromisso concreto com a juventude, simbolizado por um

5 Esta síntese do Projeto deve servir como base de apresentação ao grupo responsável, à comunidade e à Paróquia onde deverá acontecer a Missão Jovem. Evidentemente, esses objetivos podem e devem ser revistos, corrigidos e adaptados conforme as reais condições e possibilidades dos missionários envolvidos.

Page 19: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

Jovem- Definir o orçamento da MJ e as estratégias de financiamento- Divulgar a Missão Jovem nas semanas e dias mais próximos

com o projeto “Diocese de Caxias em Estado Permanente de Missão”

sinal (cruz, árvore, pintura, etc.)

ATIVIDADES

- Confirmar tema, lema e logomarca da Missão Jovem- Elaborar materiais de divulgação e propaganda- Realizar visitas para contatos com lideranças jovens e com a comunidade (pelo menos 2 meses antes da MJ)- Firmar parcerias (Grupos de Teatro, Capoeira, Fazenda da Paz, Pastoral da Juventude, Grupos Musicais, Bote Fe, etc.), pelo menos 02 meses antes da MJ- Fazer um levantamento da realidade onde acontecerá a MJ (03 meses antes)- Inscrever e capacitar os missionários jovens (pelo menos dois meses antes da JM)- Formar as equipes de trabalho (coordenação, tesouraria, infraestrutura, animação, som, ambientação,

- Celebrar o envio dos missionários, na Igreja Matriz- Desenvolver uma oficina temática por dia (ou várias, dependendo do número de participantes), trabalhando, de forma criativa, os interesses e temas apontados pelos jovens interlocutores durante o levantamento da realidade (de segunda a sexta-feira)- Vivenciar uma mística e ou espiritualidade após a realização das oficinas, focalizando os temas trabalhados nas mesmas, privilegiando o uso da Palavra de Deus- Realizar um evento de massa diferente em cada uma das noites da semana (apresentação de teatro, louvor com o Bote Fé e a Banda da Fazenda da Paz, Cine – Jovem, Noite dos Calouros – talentos jovens da comunidade -, Tenda Orante, etc.)- Encerrar a semana da Missão Jovem com uma

- Elaborar um programa de acompanhamento dos jovens cativados e das novas lideranças identificadas- Avaliar, de maneira ampla, todas as atividades realizadas durante a pré – missão e a Missão Jovem- Divulgar, para a comunidade, a Paróquia e a o bairro, os resultados da Missão, através de vídeos, fotos, cartilhas, relatórios, etc.

Page 20: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

comunicação – divulgação, secretaria – registro de atividades, infraestrutura, etc.). - Buscar recursos financeiros dentro e fora da comunidade- Fazer a divulgação próxima do evento (durante as 02 semanas prévias à Semana da MJ)- Outras...

celebração campal- Outras...

Page 21: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES6

Núm. Atividade Data Local Responsáveis

6 A ser definido durante a Pré-Missão, com a participação ativa da coordenação e de dos responsáveis das equipes e missionários auxiliares (oficinas, animadores das celebrações e responsáveis dos grupos parceiros).

Page 22: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

ORÇAMENTO7

ENTRADAS

Núm. Atividade Contribuições Contrapartida

SubtotaisTOTAL

DESPESAS

Núm. Atividade Previstas Realizadas

SubtotaisTOTAL

7 Prever, com razoável antecedência, algumas fontes de recursos seguras, como rifas, bingos, contribuições da Paróquia (via Fundo Jovens) e de particulares, além das despesas previstas. Elaborar uma planilha, à parte, para detalhar as despesas para cada uma das atividades.

Page 23: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

AVALIAÇÃO

Toda atividade realizada durante a Missão Jovem deve ser bem avaliada. Este é o momento de perceber todo o processo vivido, desde a Pré-Missão até a Pós-Missão, para que a ação aconteça e, se possível, prever as consequências da mesma. Deve-se rever o objetivo geral, os objetivos específicos e as metas e se perguntar se os mesmos foram atingidos e melhorados.

A avaliação poderá ser feita através de questionários, entrevistas ou conversas para perceber se a MJ foi envolvente, se entusiasmou ou se produziu fruto.

Algumas possíveis questões que podem ser respondidas durante a avaliação são estas:

- Como foi o planejamento? Democrático? Participativo?- Como foi a divulgação e a comunicação da Missão Jovem?- Quantas pessoas foram atingidas?- Como foi a contribuição das parcerias firmadas?- Quais os recursos e estratégias que foram utilizados?- Que resultados concretos foram alcançados?- Que mudanças é possível perceber nas pessoas e no lugar?- Sugestões para melhorar o projeto de Missão.

O grupo missionário pode acrescentar outros elementos que considerar importante avaliar.

É importante fazer o processo de avaliação:

- Com os agentes: equipe de coordenadores, missionários e diferentes equipes formadas.

- Com as parcerias firmadas.- Com os responsáveis pelos locais onde o projeto foi desenvolvido.- Com os interlocutores (jovens e pessoas direta e indiretamente atingidos).

Page 24: Pré Projeto Missão Jovem - JUPAC

REFERÊNCIAS

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Campanha da fraternidade 2013: texto base. Brasília: Edições CNBB, 2012. Disponível em: <http://pjpoa.org/pj/images//cf%202013%20juventude.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2012.

_________. Evangelização da juventude: desafios e perspectivas pastorais. Brasília: Edições CNBB, 2007. Disponível em: <http://www.jovensconectados.org.br/documentos/Documento_85_CNBB.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2012.

COVARRUBIAS, Gustavo Rodríguez. Revendo e refazendo caminhos no acompanhamento pastoral de adolescentes e jovens. Brasília: UCB Virtual, 2012. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/98578627/Revendo-e-Refazendo-Caminhos-No-Acompanhamento-Pastoral-de-Adolescentes-e-Jovens-Maranhenses>. Acesso em: 09 dez. 2012.

PASTORAL DA JUVENTUDE DO BRASIL. Missão jovem: um jeito jovem de evangelizar. 9º caderno de estudos da Pastoral da Juventude do Brasil. São Paulo: Edições CCJ, 1996.

PASTORAIS DA JUVENTUDE. PJs em missão: tecendo redes de fraternidade. CNBB, Regional Sul IV. Disponível em: <http://www.pjmaringa.com/download/doc_download/40-livro-missao-jovem.html>. Acesso em: 10 dez. 2012.