miolo caderno e-democracia - home - colab · 2019. 8. 13. · n2, bloco 2 do senado federal,...

68
Equipe Interlegis / Ilb Julho 2019 SENADO FEDERAL 1ª Edição

Upload: others

Post on 25-Jan-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Equipe Interlegis / IlbJulho 2019

    SENADO FEDERAL

    1ª Edição

  • Sumário

    Sobre o e-Democracia

    Parte I - Audiências Públicas Interativas

    Parte II - Wikilegis

    5

    6

    15

    24

    9

    16

    28

    9

    19

    30

    3535

    11

    20

    36

    5

    14

    23

    6

    16

    27

    17

    30

    10

    19

    21

    34

    36

    3838

    38

    CaracterísticasFerramentasComo obter o produto? Orientações sobre o ambiente de treinamento Acessando o ambiente do e-Democracia com perfil de Ad-ministrador Atualizar o perfil do AdministradorConfiguração do sistema

    1.1 - Configurando o Constance1.2 - Configurando o Core 1.3 - Salas 1.3.1 - Sala de Audiência 1.3.1.1 - Criando uma sala de audiência 1.4 - Vídeos 1.4.1 - ID Youtube 1.4.2 - Vídeos Complementares1.5 - Início da transmissão da audiência interativa 1.5.1 - O que acontece durante a transmissão? 1.5.2 - Encerramento do vídeo da audiência 1.5.3 - Marcação de resposta no vídeo 1.6 - Youtube 1.6.1 - Configuração para transmissão de vídeos 1.6.2 - Agendamento de vídeos a serem transmitidos no Youtube 1.6.3 - Transmitir agora 1.6.4 - Eventos 1.6.5 - Câmera

    2.1 - Configurações básicas2.2 - Core - Tabelas 2.2.1 - Temas de Projetos de Lei 2.2.2 - Tipos de Trechos

    35

  • Parte III - Fórum de Discussões (Expressão)

    40

    41

    42

    44

    51

    59

    51

    49

    41

    42

    43

    47

    52

    60

    56

    54

    64

    58

    53

    61

    57

    2.3 - Incluindo um Projeto de Lei 2.3.1 - Contadores 2.3.2- Vídeos (url) 2.3.3 - Referências 2.3.4 - Trechos 2.3.5 - Criar Projeto de Lei 2.3.6 - Publicar Projeto de Lei 2.3.7 - Colaborando no Projeto de Lei 2.3.8 - Finalizando a colaboração no Projeto de Lei

    3.1 - Alterando o Tópico “Bem-vindo ao Discourse”3.2 - Administrando o Expressão3.3 - Painel Administrativo 3.4 - Configurações3.5 - Usuários 3.5.1 - Administrando o perfil do usuário 3.5.2 - Mostrar Perfil Público3.6 - Criando novas Categorias 3.6.1 - Alterando o tópico da Categoria3.7 - Criando um novo Tópico 3.7.1 - Visualização do Tópico pelo usuário3.8 - Considerações Finais 3.8.1 -

  • 5

    Criado em junho de 2009 pela Câmara dos Deputados, o primeiro portal e-Democracia surgiu com o formato de projeto piloto, abrigando inicialmente duas discussões, organizadas em comunidades legislativas virtuais. Por meio dessas comunidades, foram discutidos com a sociedade dois projetos de lei específi cos: um sobre a Política de Mudança do Clima e outro sobre o Estatuto da Juventude.

    Ao longo do tempo, os resultados dessas discussões, bem como o expressivo interesse da sociedade em participar, levaram à criação de novas comunidades sobre diversos temas. O portal deixou de ser um projeto piloto para se institucionalizar em 2013, como um dos efeitos da Resolução 49/2013, que criou o Laboratório Hacker.

    No ano de 2016, o e-Democracia passou por ampla reformulação, que deu origem ao portal como ele é hoje.

    Em 2018, Câmara dos Deputados e Senado Federal estabeleceram parceria para distribuição do e-Democracia pelo Interlegis, somando-se às demais plataformas tecnológicas oferecidas pelo programa a mais de 1700 casas legislativas em todo o Brasil.

    Participação comprovada – Com mais de 8 anos de experiência, o e-Democracia é reconhecido nacional e internacionalmente pelo pioneirismo e resultados alcançados.

    Participação para todos - Congrega mecanismos com diferentes características e níveis de complexidade, alcançando desde cidadãos comuns até especialistas e grandes organizações.

    Livre, gratuito e aberto - O e-Democracia foi desenvolvido com software livre, é gratuito e totalmente aberto. Conheça o código-fonte e participe também do desenvolvimento.

    Modular e extensível - Você pode montar o e-Democracia da sua organização como convier, escolhendo dentre os mecanismos disponíveis. E você pode ainda propor e ajudar na incorporação de novas ferramentas.

    Sobre o e-Democracia

    Característi cas

  • 6

    O e-Democracia é uma plataforma modular que agrega mecanismos de participação com diferentes processos participativos (on-line/off -line, livre/estruturado) e níveis de complexidade. Cada organização pode escolher quais ferramentas adotar. E vale lembrar: esta é uma lista aberta! Você também pode desenvolver sua própria ferramenta de participação para o e-Democracia (ou colaborar no desenvolvimento de outras. As disponíveis hoje são:

    Audiências Interativas - Acompanhe ao vivo uma audiência ou reunião transmitida pela internet e interaja com os participantes presenciais e virtuais.

    Wikilegis - Edite e aprimore textos normativos, artigo por artigo, com a colaboração de outros internautas.

    Expressão - Dê sua opinião sobre os assuntos que afetam a sua vida, discutindo soluções com autoridades e outros internautas.

    Para saber mais sobre o do e-Democracia, entre no link padrão abaixo: http://www.edemocracia.leg.br/

    A casa legislativa poderá solicitar o e-Democracia através de modelo de ofício que se encontra no endereço www.interlegis.leg.br. Localize a sessão Produtos de Tecnologia localizado na parte inferior e no centro do portal. Clique em e-Democracia e baixe o ofício. Em seguida preencha conforme solicitado. Após assinatura do(a) presidente, envie pelos Correios, ao Instituto Legislativo Brasileiro / Programa Interlegis, no endereço Avenida N2, Bloco 2 do Senado Federal, Brasília DF, CEP 70165-000. Para agilizar o pedido, o ofício poderá também ser enviado digitalmente através do nosso canal https://suporte.interlegis.leg.br. Clique em Abrir Novo Ticket/ Tópico de Ajuda / Nova Hospedagem, preencha o formulário e anexe o ofício assinado pelo presidente, indicando um servidor como responsável. Ao fi nal, clique em [Criar ticket], conforme exemplo a seguir:

    Ferramentas

    Como obter o produto?

  • 7

    Aguarde contato do suporte técnico através do próprio suporte.interlegis.leg.br ou por e-mail.

    Atenção: É necessário que a casa legislativa seja conveniada ao Programa Interlegis. Caso sua casa ainda não tenha convênio, o Programa entrará em contato para tratar desse assunto. Informamos também que tanto o sistema

  • 8

    Estando tudo acertado, a casa receberá em poucos dias o endereço da URL no formato edemocracia.municipio.uf.leg.br, o usuário e a senha do siste-ma.

    Os links para baixar os manuais, cadernos de exercícios e videoaulas, será fornecido pelo instrutor.

    Conforme já mencionado, essa ferramenta foi desenvolvida pela Câmara dos Deputados (CD) e cedida ao Programa Interlegis para distribuição. Des-sa forma, o mesmo virá confi gurado com os dados da CD conforme fi gura a seguir. Mais à frente, veremos como personalizar o portal.

    quanto a sua hospedagem aqui no Datacenter do Programa Interlegis / Senado Federal são inteiramente gratuitos para todas as casas legislativas do país, não havendo nenhuma tratativa fi nanceira.

  • 9

    Orientação sobre o ambiente de treinamento

    Acessando o ambiente do e-Democracia com perfi l de Adminis-trador

    Os Portais a serem utilizados na ofi cina foram criados pelo Interlegis para oferecer aos alunos ambientes similares aos portais de e-Democracia que serão fornecidos às Casas Legislativas. Os instrutores passarão o endereço de acesso ao ambiente de treinamento e farão a distribuição dos portais. Pedimos que você memorize o número e senha do seu portal e trabalhe nele até o fim do treinamento.

    Outro ponto importante é que para as atividades práticas, você utilizará os arquivos que estarão gravados na pasta Material da Ofi cina e-Democracia, que será disponibilizado num portal próprio a ser informado no início da ofi cina. Para facilitar, baixe-o para a sua área de trabalho.

    Para fazer o acesso como administrador, no portal de treinamento digite cursoedemocraciaxx.leg.br e clique em Entrar que se localiza no canto superior direito da barra horizontal. Digite o login e a senha e clique em Entrar, conforme ilustração a seguir:

  • 10

    Atualizar o perfil do Administrador

    Para atualizar o perfil do administrador, clique no ícone no canto superior direito. Em seguida, clique em Editar Perfil, conforme figura a seguir:

    Insira os dados e clique em Atualizar dados, conforme ilustração a seguir:

    Para retornar à tela principal, clique no nome da casa legislativa, na parte superior à esquerda.

  • 11

    Configuração do sistema

    Para acessar a tela de configuração do e-Democracia, ao final da URL, acrescente “/admin”, conforme figura abaixo:

    Se não estiver “logado”, o sistema pedirá que seja feito o login, conforme a ilustração a seguir:

    Ao entrar na área de administração do portal, será mostrada a tela confor-me figura a seguir. Vamos iniciar a configuração, alterando o nome da casa legislativa e o logotipo correspondente. Para isso, clique em Config (Confi-guração), conforme ilustração a seguir:

  • 12

    Em General Options (Opções Gerais), no campo Value (valor) do Site_Name (nome do site), apague o texto “Câmara dos Deputados” e digite o nome da sua casa legislativa. No Site_Logo, clique no botão [Escolher arquivo] e selecione a logo (pasta: Material de Ofi cina e-Democracia). Por último, copie e cole o texto da pasta no campo Description (Descrição) con-forme ilustração a seguir. Ao fi nal, clique em [Salvar].

    Observe que os demais campos de texto das ferramentas: Audiencias_Title (título da Audiência) e sua descrição e Expressão_Title (título da Expres-são) e descrição, Wikilegis_Title (título do Wikilegis) e descrição, conforme ilustração a seguir, podem ser alterados da mesma forma. Neste exercício deixaremos conforme o original.

  • 13

    Após atualização do nome e do logotipo, a página inicial do e-Democracia fi cará conforme ilustração a seguir:

  • 14

    Parte 01

    Conforme já foi dito, o portal e-Democracia é composto de várias ferramen-tas de interação. Falaremos agora da primeira delas, as Audiências Públicas Interativas. Muito embora esteja dentro do e-Democracia, se faz necessário também atualizar o nome da casa legislativa que aparecerá no topo do portal. Para acessar o Audiências Interativas no modo administrador, acrescente “/au-diencias/admin/ ao fi nal da URL do portal eDemocracia, conforme fi gura a seguir. Se não estiver “logado”, aparecerá a tela de login e senha.

    Audiências Públicas Interati vas

    Ao entrar, aparecerá a tela de administração do Audiências Públicas. Ela possui uma barra de navegação com botões para “ver site” e “encerrar ses-são”, um quadro com as últimas ações realizadas pelo usuário e algumas tabelas com os aplicativos que compõem o site. Esses aplicativos são: Ac-counts (contas), Autenticação e Autorização, Constance e Core.

  • 15

    1.1 - Confi gurando o Constance

    Para altera o nome da casa legislativa, no item Constance, clique em Confi g, e digite o nome da casa “Casa Legislativa de Democrápolis” que poderá ser uma Câmara Municipal ou Assembleia Legislativa, conforme fi gura abaixo, no campo Site_Name, conforme fi gura a seguir:

    Ainda nesta tela de confi guração, temos a Words_black_List. Trata-se de uma lista de palavras e termos que serão censurados nas perguntas e nos Bate-Papos das Audiências. Caso sejam utilizadas, no seu lugar aparecerão fi guras de “corações”. Essa lista poderá ser complementada caso haja necessidade, conforme fi gura a seguir:

    Assim como na tela principal do e-Democracia, os textos que aparecem nas Audiências Interativas também podem ser alterados, conforme fi guras 1 e 2 correspondentes a seguir:Para alterar o texto da tela principal, altere o campo Valor no Home_Description.

    Fig.01

  • 16

    O Core é composto por diversos modelos utilizados na Audiência. Eles podem ser adicionados ou modifi cados, conforme colunas à direita na fi gura a seguir:

    Vamos iniciar a confi guração da Sala primeiramente, depois trataremos dos demais modelos.No dia a dia, as audiências deverão ser agendadas com antecedência, mas, para fi ns práticos na ofi cina, vamos utilizar uma audiência já realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal como exemplo.Para criar uma sala de audiência no item Salas clique em Adicionar. Também poderá clicar em Salas e em seguida clicar em Adicionar Sala.

    1.2 - Confi gurando o Core

    1.3 - Salas

    Fig.02

  • 17

    Descrição dos campos:

    Código da reunião: esse campo não é obrigatório, no entanto pode ser utilizado como ID para controle interno da casa bem como para acesso à audiência.

    Título reunião: Título resumido da audiência.

    Sigla do Órgão: Esse campo comporá a Organização na tela principal.

    Nome do órgão: Esse campo comporá a Organização na tela principal.

    Tipo de Reunião: Além de Audiência pública, poderia inserir nesse campo: Reunião Ordinária, Extraordinária, Sessão Especial, etc.

    Objeto da Reunião: Neste campo coloca-se a pauta, onde será enumerada a matéria legislativa a ser discutida e seu autor, lista de participantes da casa e convidados, dentre outras informações.

    Tema: O tema seria a descrição, a ementa da reunião.Local: Local onde se realizará a audiência.

    Estado Youtube: Neste campo deverão ser utilizados um dos seguintes

    Aparecerá a tela conforme fi gura a seguir:

    1.3.1 - Sala de Audiência

  • 18

    itens: • Sem transmissão: aguardando o início da transmissão da reunião agendada. • Em andamento: Durante a execução • Transmissão encerrada: Quando termina a audiência • Cancelada: quando houver o cancelamento da reunião

    Data: Data da audiência.

    Hora: Hora da audiência (deverá ser editada caso a audiência não comece na hora programada)

    Usuários online, Máximo de usuários online simultâneos e Visualizações : Serão mostrados automaticamente durante a transmissão.

    Visível: Quando esta opção for marcada, a audiência aparecerá na tela principal do e-Democracia. Quando desmarcada, a mesma será acessível apenas pela URL.

    Is active: Quando marcada, todos poderão ver e participar da reunião. Se estiver desmarcada, apenas o administrador poderá vê-la.

    Link: Campo utilizado pelo moderador ou administrador para colocação do endereço da sala de bate papo, onde os participantes poderão continuar conversando, mesmo após o seu encerramento que estará disponível até 15 minutos após o término da transmissão da audiência.

    Closed time: Data : Data do encerramento da audiência

    Hora: Hora do encerramento da audiência

    Quando for anunciado o fi m da reunião, o operador colocará o Estado do Youtube em Transmissão encerrada, como também preencherá a data e a hora. Nesse instante, o cronometro de 15 minutos será acionado para o término da sala de bate-papo.

  • 19

    1.3.1.1 - Criando uma sala de audiência

    1.4 - Vídeos

    Vamos criar uma sala de audiência da Câmara Municipal de Democrápolis, utilizando um vídeo de reunião ocorrido na Câmara Legislativa do DF.

    Código da reunião: AP-015-06-08-18Título reunião: Transparência no Processo Legislativo – Parceria para Governo Aberto.Sigla do Órgão: CMDEMNome do órgão: Câmara Municipal de DemocrápolisTipo de Reunião: Audiência Pública Objeto da Reunião: Requerimento n° 12/2018 Iniciativa do Parlamentar Rui Barbosa Confi rmados: Parlamentar Carlos Drummond Parlamentar Euclides da Cunha Parlamentar Clarice Lispector Prefeito Tomé de Souza Secretário de Comunicação José AntônioTema: Compromisso da Câmara Municipal de parceria com o Governo AbertoLocal: Plenário da Câmara Municipal de DemocrápolisEstado Youtube: Sem transmissãoData: 06/08/2018Hora: 15hUsuários online, Máximo de usuários online simultâneo e Visualizações NÃO PREENCHER. Serão mostrados automaticamente durante a transmissão.Visível: SimIs active: SimLink: Não preencherClosed time: Data e Hora não preencher por enquanto.

    Nesta sessão, serão inseridos tantos os vídeos de transmissão ao vivo quanto os vídeos complementares, conforme fi gura a seguir. Falaremos sobre cada um desses campos logo abaixo.

  • 20

    1.4.1 - ID Youtube

    Descrição dos campos:

    ID Youtube:

    Title:

    Is_Attachment: Deverá ser marcado somente se o vídeo for complementar.

    Order: Campo destinado à reordenação dos vídeos na tela principal.

    Apagar? Campo utilizado para exclusão do vídeo.

    Preencha os campos do vídeo com seguintes dados:ID Youtube: WmJJKo1dRDw (*)Title: Não preencherIs_Attachment: Não marcarOrder: Não preencherApagar? Não marcar

    Ao fi nal, clique em Salvar. A tela a seguir será mostrada:

    Campo destinado à colocação do ID gerado pelo Youtube do vídeo de transmissão ao vivo (segunda parte da URL - https://youtu.be/WmJJKo1dRDw). Neste mesmo campo poderá colocar também os ID’s de outros vídeos complementares, que venham a enriquecer e contribuir para um maior conhecimento do público acerca do que será tratado na reunião, e que poderão ser, inclusive, postados antes mesmo da realização da audiência pública.

    Campo destinado a inclusão do título do vídeo. No caso dos vídeos de transmissão ao vivo, não será necessário preencher. Já em relação aos vídeos complementares, é interessante que se coloque o título do vídeo a ser apresentado, para uma melhor compreensão do que será mostrado.

  • 21

    1.4.2 - Vídeos Complementares

    (*) Obs.: Para obter o ID do vídeo, clique com o botão direito do mouse em cima da imagem “miniaturizada” da audiência e clique em Copiar URL do vídeo, conforme ilustração abaixo:

    Ao colar a URL no campo ID Youtube, apague a primeira parte, deixando apenas o endereço (https://youtu.be/WmJJKo1dRDw).

    Antes mesmo da data de início da audiência pública, o moderador poderá colocar outros vídeos (Youtube) que venham a corroborar com a exata com-preensão do assunto da audiência. Poderá ser um vídeo de convite por parte do parlamentar, ou de assuntos referentes ao tema. Como exemplo, coloca-remos um vídeo que fala sobre o Programa Interlegis. Portanto no campo ID Youtube, cole o ID CfqoEn88yv0, digite o título: Interlegis – Transparên-cia para as Casas Legislativas, e marque o item Is_Attachment, e clique em Salvar, conforme fi gura a seguir:

    Retornando a tela principal, já veremos a audiência agendada, conforme fi gura a seguir:

  • 22

    Clicando na audiência agendada, teremos a tela a seguir. No local do ví-deo principal aparecerá somente um texto anunciando a data e horário da transmissão, e abaixo a miniatura do vídeo complementar, conforme fi gura a seguir:

    O vídeo complementar poderá ser adicionado, também, por meio dessa tela, clicando no Adicionar vídeo complementar, logo abaixo da miniatura.

  • 23

    Para dar início à audiência, no caso concreto o administrador/moderador deverá iniciar a transmissão do Youtube no Codifi cador ou na webcam (vide capítulo sobre o Youtube neste caderno). No nosso exemplo, usaremos o vídeo já gravado (Transparência no Processo Legislativo – Parceria para Governo Aberto da CLDF), conforme já mencionado. Entrando na sala da audiência do e-Democracia o moderador deverá acertar a hora do início (caso necessite) e alterar o Estado Youtube para Em andamento, conforme ilustração a seguir. Ao fi nal, clique em Salvar.

    1.5 - Início da transmissão da audiência interati va

    Ao alterar o Estado para Em andamento e Salvar, automaticamente a trans-missão terá o seu início, conforme ilustração a seguir:

  • 24

    Faça a seguinte pergunta:Qual é o espírito da parceria com o Governo Aberto?

    No período da transmissão, os participantes da sala não apenas poderão per-guntar, como também poderão votar nas perguntas já feitas. Dessa forma, as perguntas mais votadas fi carão nas primeiras colocações, o que facilitará o trabalho do moderador na escolha das mesmas para o encaminhamento de resposta para a Mesa, conforme fi gura a seguir:

    Durante a transmissão do vídeo da audiência, os participantes cadastrados poderão participar interativamente da reunião através de perguntas aos preletores e trocar ideias e/ou tirar dúvidas na sessão de Bate-papo.

    As Perguntas feitas aos preletores aparecerão na janela do lado esquerdo. Para se fazer uma pergunta, o participante deverá estar logado e clicar na caixa Fazer uma pergunta, conforme ilustração a seguir:

    1.5.1 - O que acontece durante a transmissão?

  • 25

    Ao clicar na pergunta, será apresentada a informação a seguir:

    Na sala de Bate-papo, o moderador poderá orientar e tirar dúvidas, e os par-ticipantes poderão trocar ideias entre si durante a execução da transmissão.

    Por exemplo, supondo que outro participante (Meire) também faça um ques-tionamento, a pergunta anterior (Gilberto) acende o “box” Votar nesta per-gunta, conforme fi gura abaixo:

  • 26

    Próximo ao período de resposta, o moderador deverá imprimir a lista com as perguntas e fará o encaminhamento à Mesa. Para obter a lista, clique em Ir para a página de perguntas, conforme fi gura a seguir:

    Em seguida, clique em Ctrl+P para imprimir a lista.

  • 27

    O moderador poderá alterar a ordem das perguntas da lista, clicando em Opções de gestão de pergunta, que fi ca no canto inferior esquerdo do box da pergunta, conforme fi guras a seguir. Em seguida clique em Prioridade.

    Obs.: A marcação deste item altera somente a lista de pergunta. Não altera a ordem no quadro de perguntas na página principal.

    Para encerrar, entre na sala de audiência e altere o Estado Youtube para Transmissão encerrada, e atualize o horário de término conforme ilus-tração a seguir. O encerramento deverá ser feito também na webcam ou no Codifi cador.

    1.5.2 - Encerramento do vídeo da audiência

  • 28

    Quando encerrar a transmissão, do lado esquerdo e abaixo das perguntas aparecerá a frase “Audiência encerrada para participações”. A sala de bate-papo terá ainda um tempo extra de 15 minutos, que será sinalizado através de cronômetro em contagem regressiva, que surgirá abaixo do qua-dro de bate-papo, conforme fi guras a seguir:

    IMPORTANTE! Encerrando o vídeo, o Youtube fará a gravação do mes-mo, ou seja, a audiência fi cará gravada e poderá ser vista a qualquer mo-mento no e-Democracia

    Observe que ao clicar em Pergunta Respondida, surgirá a opção Marcar Tempo de Resposta, que NÃO deverá ser marcada e nem fechada essa janela.

    Após terminada a audiência, o moderador fará a marcação das respostas no vídeo. Clicando novamente em Opções de gestão de pergunta, marque a opção Pergunta Respondida conforme fi guras a seguir:

    1.5.3 - Marcação de resposta no vídeo

  • 29

    Neste momento, deverá ser feita a pesquisa no vídeo para localizar o início da resposta. No nosso exemplo, a resposta da senhora Meire Oliveira tem o seu início às 1:36:28. Posicione o cursor neste ponto e marque o item Mar-car Tempo de Resposta e feche essa janela, clicando no X acima e à direta, conforme fi gura a seguir:

    Ao fechar a janela de marcação de tempo, surgirá no quadro da pergunta o item Assistir Resposta, conforme fi gura:

    Clicando em Assistir Resposta, o vídeo iniciará exatamente no ponto mar-cado.

  • 30

    O e-Democracia utiliza o Youtube para transmissão ao vivo de suas reuni-ões. Portanto é necessário que a casa legislativa tenha uma conta no Google.Ao fazer o login no Google, clique no ícone ( ) Google Apps e selecione Youtube, conforme fi gura a seguir:

    Ao entrar no aplicativo, clique no ícone de “Criar um vídeo ou uma posta-gem” e selecione o item Transmitir ao vivo, conforme fi gura a seguir:

    1.6 - Youtube

    1.6.1 - Confi guração para transmissão de vídeos

    Obs.: Se o acesso à transmissão ao vivo for a primeira vez, o Youtube fará uma checagem dos seus dados como a identidade, número do celular etc., e por causa disso, poderá levar até 24 horas para dar acesso aos recursos de transmissão.

    Em seguida, clique em Primeiros passos e confi gure a primeira etapa da aplicação, conforme ilustração a seguir:

    no Google, clique no ícone ( )

  • 31

    Obs.: Se a Casa não tiver um telefone celular, poderá selecionar a primeira opção “Faça uma chamada telefônica com mensagem de voz automática”

    Na etapa seguinte, insira o código de verifi cação que fora enviado para o SMS do celular, e clique em Enviar, conforme fi gura a seguir:

    O youtube dará a seguinte mensagem:

    Em seguida, crie um título e programe a data e o horário do início da reu-nião e clique no botão Próxima. Em sendo a primeira vez, o sistema já abrirá a tela de entrada de dados do vídeo ao vivo, conforme fi gura a seguir:

  • 32

    Clique em Mais Opções e em Adicione uma descrição selecione “Sem fi ns lucrativos/ativismo”.

    Obs.: Nesta tela poderá efetuar também a confi guração da câmera de vídeo e microfone, como também a confi guração de bate-papo no subitem Confi -gurações Avançadas, conforme ilustração:

  • 33

    Clique em Confi gurações Avançadas e desmarque o item Permitir bate-papo. Isso será feito no próprio e-Democracia.

    Na tela seguinte, o Youtube fará a captura da imagem mostrada no vídeo e a colocará como sendo a tela miniatura de visualização da transmissão. Caso queira modifi car, você poderá refazer a miniatura com uma nova captura de tela ou fazer um upload de uma imagem padrão para ser mostrada como imagem miniatura da audiência agendada. Após inclusão da imagem, clique em Concluído, conforme imagem a seguir:

  • 34

    Para agendar vídeos no Youtube, ao entrar no aplicativo, clique no ícone do usuário no canto superior direito, e em seguida clique em Estúdio de Cria-ção, conforme fi gura a seguir:

    1.6.2 - Agendamento de vídeos a serem transmiti dos no Youtu-be

    Será mostrada a seguinte tela conforme ilustração a seguir:

    Para as modalidades de Transmissão agora e Eventos é necessário o uso de um Codifi cador. Nesse caso, você deverá instalar no seu computador um Codifi cador de vídeo. O Google traz uma lista de codifi cadores certifi ca-dos, que podem ser verifi cados em Transmitir agora/Lista de verifi cação de transmissão ao vivo. Dentre os listados recomendamos a instalação do OBS Studio, por ser um software gratuito e de excelente qualidade. Nele, você poderá controlar seus equipamentos de vídeo, áudio, capturas de telas dentre outros.

  • 35

    1.6.3 - Transmiti r Agora

    1.6.4 - Eventos

    Para executar uma transmissão de imediato, basta clicar em Transmitir agora, preencher dos dados da audiência e iniciar a sua transmissão. Nesse caso, é necessário instalar o Codifi cador, que falaremos mais adiante.

    Para agendar as transmissões futuras no Youtube, clique em Transmissão ao vivo, clique em Eventos, conforme fi gura a seguir:

    Clique em Novo evento ao vivo, e preencha os dados e ao fi nal, clique em Criar eventos, conforme fi gura a seguir:

    Para fazer uma transmissão utilizando a webcam, clique em Câmera e pre-encha os dados do vídeo. Após o preenchimento, a transmissão poderá ini-ciar imediatamente. Diferentemente das duas modalidades já citadas, essa não depende de Codifi cador.

    1.6.5 - Câmera

  • 36

    Parte 02

    A segunda ferramenta de uso do e-Democracia, este produto permite a edi-ção e o aprimoramento de textos normativos, artigo por artigo, com a cola-boração do cidadão.

    Para confi gurar o Wikilegis, acrescente ao fi nal da URL do e-Democracia, o seguinte complemento: /wikilegis/admin/, conforme fi gura a seguir:

    Será apresentada a tela seguinte:

    Wikilegis

    2.1 - Confi gurações básicas

  • 37

    Para alterar os textos que aparecem na tela principal do Wikilegis, clique em Confi g no grupo Constance, conforme fi gura a seguir:

    Observe que praticamente quase todo o texto pode ser alterado, assim como no produto Audiências.

    Por hora, vamos fazer apenas algumas poucas alterações.

    O sistema permite que seja colocado um brasão que será mostrado no cabe-çalho do texto a ser trabalhado. Para incluir o brasão, clique em Escolher arquivo no módulo Página do texto, item COAT_OF_ARMS_IMAGE Brasão do texto, conforme ilustração abaixo:

    Selecione um dos brasões na pasta de exercícios e clique em Salvar.

    Retorne para a página inicial, clicando em início, à esquerda no topo da tela, conforme fi gura:

  • 38

    Vamos trabalhar na confi guração do Core. Primeiramente atualizaremos a tabela Temas de Projeto de Lei, e em seguida, os Tipos de Trecho (dispo-sitivos) conforme fi gura a seguir:

    Clique em Adicionar e em seguida, digite “Saúde” e clique em Salvar. Insira também os temas, Educação e Segurança.

    Os Tipos de Trechos correspondem aos nomes dos dispositivos que estrutu-ram as leis, tratados na Lei Complementar 95/98, que dispõe sobre a elabo-ração, a redação e alteração das normas jurídicas. Vamos inseri-los, clicando em Adicionar, digitando os dados listados a seguir, obedecendo à hierarquia dos dispositivos.

    2.2 - Core - Tabelas

    2.2.1 - Temas de Projetos de Lei

    2.2.2 - Tipos de Trechos

  • 39

    Dados a serem inseridos em Tipos de Trechos:

    Digite o Nome, o Nome da apresentação e selecione o Tipo de ancestral (a partir do parágrafo) conforme fi gura a seguir. Ao fi nal, clique em Salvar e adicionar outro(a).

    Após concluir as inserções, teremos a seguinte listagem de tipos de trechos:

    Nome

    artigo

    parágrafo

    inciso

    alinea

    item

    Nome de apresentação

    Artigo

    Parágrafo

    Insciso

    Alínea

    Item

    Tipo de ancestral

    -

    artigo

    artigo

    paragrafo

    alínea

  • 40

    Será mostrada a tela conforme fi gura a seguir:

    Preencha conforme dados a seguir:

    Assunto: Danos ao patrimônio PúblicoEpigrafe: Projeto de Lei Ordinária Nº 026/2018Descrição: Dispõe sobre a penalidade de multas para quem causar dano ao patrimônio público ou privado e dá outras providênciasTema: selecione EducaçãoData: 17/12/18

    Descrição: data limite para término de colaboração

    Para incluir um projeto de lei que será visto pelo cidadão, no modelo Proje-tos de lei, clique em Adicionar, conforme ilustração a seguir:

    2.3 - Incluindo um Projeto de Lei

  • 41

    2.3.1 - Contadores

    2.3.2 - Vídeos (URL)

    Descrição:O sistema permite que apenas um, ou um grupo de usuários possa opinar no texto. Quando não se escolhe ninguém, fi ca valendo para todos.

    Estado: RascunhoDescriçãoRascunho: Apenas o administrador/moderador pode ver e editar o texto. Utilizado quando se está produzindo a proposição;Publicado: Todos podem ver e colaborar na criação do texto;Fechado: Todos podem ver, mas não podem mais participar.Visível: Sim

    Usuários permitidos: Não alterar

    Descrição: Campos utilizados pelo sistema na contabilização das contri-buições.

    Descrição: Campo destinado à colocação de vídeos. Sugere-se a inclusão de vídeo inicial do autor dando explicações sobre os motivos da autoria da proposição e convidando os cidadãos a contribuírem. Após encerramen-to das sugestões, substituir o vídeo anterior por outro, como por exemplo, agradecendo pelas as contribuições dadas ao projeto de lei.

    Apenas como ilustração, vamos inserir a URL do vídeo: https://www.youtu-be.com/watch?v=CdqF8pMpruc

  • 42

    Descrição: campo destinado a colocação de documentos e vídeos, que ve-nham a contribuir para um melhor esclarecimento sobre o assunto em pau-ta.

    Descrição: Local destinado à colocação do texto do projeto de lei propria-mente dito.

    A inserção de um projeto de lei no e-Democracia deverá ser feita dispositivo por dispositivo. Para iniciar a inclusão dos dispositivos, clique em Adicionar outro(a) Tre-cho, conforme fi gura a seguir:

    Como exemplo, vamos fazer as seguintes inserções:

    Título: Exemplo de Piranguçu

    Arquivo de referência: Anexar o arquivo Código Penal na pasta de mate-rial

    URL de referência: http://www.pirangucu.mg.gov.br/depredacao-do-patri-monio-publico-e-escolar-e-crime-e-pode-causar-pena-de-detencao-por-ate-6-meses/

    2.3.3 - Referências

    2.3.4 - Trechos

  • 43

    Para preencher os campos do Projeto de Lei, utilize o texto PL_26/2018, que se encontra na pasta de Material da Ofi cina. Após a inserção de cada dispo-sitivo, clique em Adicionar outro(a) trecho, conforme ilustração a seguir. Para excluir o trecho, marque o “box” na coluna Deletar à direita. Quando o projeto for salvo, os “marcados” serão eliminados.

    Descrição:

    Ordem: Campo utilizado para reordenar o dispositivo;

    Trecho ancestral: Campo utilizado para organizar a hierarquia dos dispo-sitivos. Utilizará os ID’s criados à esquerda de cada dispositivo;

    Tipo de trecho: Local onde será inserido o tipo do dispositivo. Utilizará os dados da tabela Tipos de trechos, preenchido anteriormente;

    Número: Campo reservado ao número do tipo do dispositivo;

    Conteúdo: Texto do dispositivo.

    Em seguida, será mostrada a tela para a inclusão do dispositivo:

    2.3.5 - Criar Projeto de Lei

  • 44

    Atenção para os botões Apagar, Salvar e Adicionar outro, Salvar e conti-nuar editando e Salvar no fi nal da tela. Eles dizem respeito ao Projeto de Lei e não aos trechos do mesmo!!

    À medida que forem sendo cadastrados, será criada uma lista sequencial conforme fi gura a seguir. Ao fi nal das inserções de trechos, clique em Sal-var.

    Para que o cidadão possa ver e contribuir com esse projeto de lei, é necessá-rio alterar o estado de Rascunho para Publicado. Mesmo estando marcado como Visível, o projeto não aparece para o usuário quando no estado Ras-cunho.

    Em Core/Projeto de Lei clique no projeto desejado, conforme fi gura a se-guir:

    2.3.6 - Publicar o Projeto de Lei

  • 45

    Altere o estado para Publicado e salve.

    Na tela principal do e-Democracia na sessão Wikilegis aparecerá então o projeto de lei Danos ao Patrimônio Público, conforme ilustração a seguir:

  • 46

    Clicando no projeto de lei, será aberta a tela com o texto, onde os usuários cadastrados poderão Apoiar, Não apoiar, Editar, Incluir, Excluir ou Fazer comentários, conforme fi gura a seguir:

    Podemos verifi car que do lado esquerdo da tela, temos as seguintes infor-mações:

    Tema do projeto (Educação) Data da criação e o término da colaboração. Quantidade de sugestões de emendasA pergunta se há apoio ao projeto de leiO vídeo do parlamentarAssinatura para recebimento das alterações do projeto de lei

    Ao centro, temos o projeto de lei propriamente dito, com título, epígrafe e descrição. Em seguida, os trechos ou dispositivos da lei trazem, cada um, as ferramentas de apoio e demais alterações, conforme fi gura a seguir:

    Descrição das ferramentas:Edição: Qualquer alteração a ser feita no dispositivo;Adição: Acrescentar um dispositivo ou trecho;Exclusão: Excluir um dispositivo;Comentários: campo destinado à inclusão de qualquer comentário, tanto por parte do usuário quanto pelo moderador/parlamentar.

  • 47

    No papel de colaborador, faremos algumas interferências nesse projeto a título de exemplo.

    1) Faremos um “like” como apoio ao projeto clicando na mãozinha com sinal de positivo, conforme a seguinte ilustração:

    2) Editar o Art. 1º, acrescentando ao fi nal do dispositivo os dizeres “ou par-ticular.”No Art. 1º, clique em Edição e na tela seguinte clique em Sugerir Modifi -cação, conforme fi gura a seguir:

    Em seguida, clique no campo Insira sua sugestão de modifi cação e digite no fi nal do texto os dizeres “ou particular” e clique em Enviar, conforme ilustração abaixo:

    Obs.: Ao clicar em Enviar, a tela permanecerá como está, mas a edição foi efetuada. Clique na seta para a esquerda no lado esquerdo no topo da tela, para retornar para tela principal.

    2.3.7 - Colaborando no Projeto de Lei

  • 48

    3) Faça alteração no Inciso II, acrescentando também o termo “ou particu-lar” após a palavra “público”.

    Após as edições, a tela principal fi cará conforme fi gura a seguir. Observe que na coluna à esquerda, teremos duas sugestões feitas e no Art.1º e no Inciso II aparecerá uma edição feita em cada um.

    Para ter acesso ao relatório e verifi car as alterações feitas, clique em Visua-lizar relatório na coluna à esquerda, conforme ilustração a seguir:

    Para ver a lista de alterações, retorne para a administração do Wikilegis e no módulo Core clique em Modifi er amendments, conforme fi guras a seguir:

  • 49

    Findando o prazo para colaboração, o administrador deverá alterar o estado de Publicado para Fechado. O projeto de lei continuará visível com todas as suas modifi cações, porém não será mais possível alterá-lo.

    Para mudar o estado, no wikilegis/admin clique em Projetos de lei no mo-dulo Core, conforme fi gura abaixo:

    Em seguida, clique no nome do projeto e faça a alteração de estado para Fe-chado, conforme ilustração a seguir. Ao fi nal, clique em Salvar.

    2.3.8 - Finalizando a Colaboração no Projeto de Lei

  • 50

    Retornando à tela principal do e-Democracia, observe que na miniatura do projeto de lei aparecem os totais de propostas e a informação de encerra-mento com a data, conforme fi gura a seguir:

    Clicando na imagem miniatura do projeto, mostrará o texto onde será infor-mado também o encerramento das participações, conforme ilustração:

    Obs.: Terminado o processo de colaboração, sugerimos alterar o vídeo do parlamentar com mensagem de agradecimento e comentários sobre as al-terações.

  • 51

    Parte 03

    Nesse terceiro item veremos o Módulo Expressão, uma ferramenta de fó-rum de discussão. O produto original aqui utilizado é o Discourse, já con-solidada na internet como excelente ferramenta voltada para esse fi m, incor-porada ao e-Democracia com algumas poucas alterações como por exemplo a paleta de cores, dentre outras coisas.

    Para fazer o acesso como administrador, no portal de treinamento digite cursoedemocraciaxx.interlegis.leg.br(xx = número do ambiente) e clique em Entrar que se localiza no canto superior direito da barra horizontal. Di-gite o usuário e a senha e clique em Entrar, conforme ilustração a seguir:

    Ao fi nal da tela, será mostrada a tela de participação em discussões, confor-me ilustração a seguir:

    Fórum de Discussões (Expressão)

  • 52

    Clicando na tela de discussão “Bem-Vindo ao Discourse” será aberto o tó-pico no modo de edição para que seja alterado, conforme ilustração a seguir:

    Altere o título para “Bem-vindo ao Expressão!”

    Apague o texto original e copie e cole o texto “Bem-vindo” que se encontra na pasta de trabalho. Em seguida, clique em Salvar Alterações, como no exemplo da próxima fi gura:

    3.1 - Alterando o Tópico “Bem-vindo ao Discourse”

  • 53

    Após entrar como administrador, acrescente ao fi nal da URL, o termo /expressao (cursoedemocraciaxx.interlegis.leg.br/expressao). O sistema apresentará a tela a seguir:

    Para administrar o sistema, o Expressão dispõe de várias ferramentas para esse fi m.Para ter acesso aos mesmos, clique no menu ( ) que fi ca no canto supe-rior direito da tela, conforme a próxima ilustração:

    Vamos começar pelo Admin, conforme a tela seguinte:

    3.2–Administrando o Expressão

    Para ter acesso aos mesmos, clique no menu ( ) que fi ca no canto supe-

  • 54

    Clicando em Admin, será mostrado o Painel Administrativo (fi guras a se-guir) com inúmeras informações gerenciais, tais como:

    . Tópicos mais citados

    . Quantidade de usuários

    . Tempo de resposta

    . Total de visualizações

    . Quantidade de pessoas “logadas”, etc.

    Todos os textos e números em azul são links de detalhes, conforme fi gura a seguir:

    3.3 – Painel Administrati vo

  • 55

    Clicando em Confi gurações, poderá ser feita a edição da língua falada, o título, a descrição do site, o e-mail de contato, a URL do site, o responsável por receber as mensagens, dentre outras confi gurações. Altere os campos conforme dados a seguir (marcados em amarelo). Para gravar a alteração do campo, clique no “box” verde no fi nal de cada campo, conforme fi gura a seguir:

    3.4 – Confi gurações

  • 56

    Ainda no menu Admin, clique em Usuários, para administrá-los, conforme tela a seguir:

    Após clicar em usuários, será mostrada tela onde serão mostrados os nomes dos usuários Ativos, Novos, Equipe, Suspensos, Silenciados e Suspeitos, conforme fi gura a seguir:

    3.5 – Usuários

  • 57

    3.5.1 – Administrando o perfi l do usuário

    Para ver o perfi l de um usuário e, a partir dele poder editar, conceder perfi l de administrador,conceder perfi l de moderador, desativar a conta, suspen-der (não pode entrar) ou silenciar (não pode postar) o participante, torná-lo um usuário anônimo e até mesmo excluí-lo, clique em cima do nome do mesmo, e a tela de perfi l do usuário será mostrada, conforme fi gura abaixo:

  • 58

    Este é mais um recurso a ser mostrado sobre o perfi l do usuário. Nele é pos-sível ver todas atividades exercidas pelo participante, conforme mostrado na fi gura seguinte:

    3.5.2 - Mostrar Perfi l Público

  • 59

    Antes de criar um novo tópico, faz-se necessária a criação de categorias de fóruns de discussão. Para criar uma nova categoria, clique em Categorias, no menu horizontal acima da tela, conforme ilustração a seguir:

    Em seguida, clique no ícone que está à esquerda do botão “+” Novo tópico, conforme fi gura a seguir:

    No próximo passo, clique no botão que surgirá, ”+” Nova Categoria e pre-encha o campo: Nome da Categoria, com a palavra “Ofi cinas” (Slug da Ca-tegoria e Categoria Principal não precisam ser preenchidos nesses exem-plos). Após o preenchimento, clique no botão Nova Categoria à esquerda e abaixo, conforme a fi gura abaixo:

    3.6 – Criando novas Categorias

  • 60

    Para alterar o tópico da categoria, clique no texto Sobre a categoria Ofi ci-nas, conforme fi gura a seguir:

    Para alterar o texto base, clique no “ícone” Lápis,conforme a seguinte ilus-tração:

    Após o clique no “Lápis”, aparecerá a tela a seguir. Apague o texto da janela da esquerda (a coluna da direita é de visualização) e copie o texto “descri-ção da categoria” na pasta de trabalho, e em seguida, clique em Salvar alterações, conforme fi gura a seguir:

    3.6.1 – Alterando o tópico da Categoria

  • 61

    Para criar um novo tópico de discussão, clique em Novo tópico, à direita da tela, conforme ilustração abaixo:

    3.7 - Criando um novo Tópico

    Para retornar à página principal, clique em EXPRESSÃO no canto superior esquerdo da página, conforme a próxima fi gura:

    Digite o título do tópico no espaço superior da janela Criar um novo tópico: “As ofi cinas Interlegis tem contribuído para o uso mais efetivo dos produ-tos tecnológicos oferecidos pelo Senado Federal?”

    No corpo da janela, digite:

    * De que forma elas contribuem para um melhor aprendizado?* A carga horária tem sido sufi ciente?* Os professores estão capacitados para a ministração?

    No campo lateral ao título do tópico, selecione a categoria Ofi cinas, confor-me ilustração a seguir:

  • 62

    Em seguida, clique em Criar Tópico, conforme ilustração abaixo:

    Após a criação do tópico, aparecerá a tela seguinte, onde poderá ser editada (por meio do ícone lápis, tanto no título como no corpo do texto. Poderá ser compartilhada, sinalizada, oferecida a outros por e-mail ou notifi cação e também respondida:

  • 63

    Caso precise apagar, fechar, fi xar, tirar a publicação automaticamente, ar-quivar, tornar invisível ou transformar em mensagem privada, clique no ícone Chave ( ) que se encontra na lateral direita, conforme fi gura a seguir:

    Ao clicar na chave, aparecerá uma janela pop-up com os itens mencionados, conforme ilustração abaixo:

    Observe que todas as ações realizadas pelo administrador fi cam registradas no portal e-Democracia, inclusive com a criação da linha do tempo de aces-sos e edições (à direita da tela), conforme pode ser verifi cado na imagem a seguir. Cada item pode, também, ser documentado por meio do Lápis de edição, à direita de cada ação:

    ( ) que se encontra na lateral direita, conforme fi gura a seguir:

  • 64

    3.7.1 - Visualização do Tópico pelo usuário

    Para saber como fi cará a visão do tópico para o usuário fi nal, clique no nome da casa legislativa, à esquerda e no topo do portal. No fi m da tela, aparecerá como na fi gura a seguir:

    Sugerimos a todos se cadastrarem nas listas de discussão, que são os gru-pos de colaboração do Programa Interlegis. Há vários grupos de discussão. Por exemplo, Grupo Interlegis de Tecnologia – GITEC, para assuntos rela-cionados a Portal Modelo, SAPL, correio eletrônico, etc. Grupo Interlegis de Assessoria Legislativa – GIAL, para assuntos relacionados ao processo legislativo, regimento interno, lei orgânica municipal, etc. Grupo Interlegis de Comunicação – GICOM, para assuntos relacionados à divulgação da atividade legislativa pelas várias formas de comunicação, murais, jornais impressos, diários ofi ciais, portais da internet, rádio, tv, etc. Após o cadas-tramento, você estará conectado a uma rede de colaboração cujas principais características são: autogestão, comunhão de interesses e objetivos, volun-tariado e autonomia de seus integrantes. Os endereços de correio eletrônico são: [email protected], [email protected], [email protected] etc. Para se cadastrar, basta acessar o endereço: https://listas.interlegis.leg.br/mailman/listinfo, selecionando os grupos conforme a seguir:

    3.8 - Considerações Finais

    3.8.1 - Grupos de Colaboração (Listas de Discussão)

  • 65

    Clique sobre o nome da lista [GITEC] para se cadastrar na lista do GITEC. Informe o seu correio eletrônico, nome e senha. Clique no botão [inscrever] para se inscrever na lista do Gitec.

    CadastroCadastroCadastro

    Repita os procedimentos para as demais listas de seu interesse.

    As dúvidas e outras questões poderão ser debatidas a partir daqui.

  • 66

    O COLAB é o ambiente colaborativo do Programa Interlegis, em que se en-contram os grupos de discussão (GITEC, GIAL, GICOM, etc). No menu su-perior, clicando em Contribua e selecionando Wiki, teremos os repositórios de documentações, demonstração dos vários produtos e serviços, códigos fonte, manuais, cadernos de exercício, vídeo aulas, projetos, etc. desenvolvi-dos colaborativamente. Para acessá-lo, entre em https://colab.interlegis.leg.br/.

    3.8.2 - Comunidade COLAB

    É a plataforma de ensino do Instituto Legislativo Brasileiro – ILB/Interlegis. Nela são oferecidas várias categorias de Cursos, gratuitas e com expedição de certifi cados após a conclusão dos cursos, tais como:

    Cursos on-line com tutoria;

    Cursos on-line sem tutoria;

    Videoaulas.

    Para fazer os cursos de seu interesse ou assistir às videoaulas, entre no en-dereço https://saberes.senado.leg.br/ e faça o seu cadastramento, conforme fi gura a seguir:

    3.8.3 - Plataforma SABERES

  • 67

    O Programa Interlegis tem por objetivo integrar e modernizar o Poder Legis-lativo. Para alcançar tal meta, desenvolve vários produtos e serviços voltados para as Casas Legislativas, tais como Portal Modelo, SAPL, E-Democra-cia e Correio-Eletrônico Legislativo. Na área de treinamento presencial temos as ofi cinas de Portal Modelo e SAPL, Revisão de Marcos Jurídicos, Cerimonial Legislativo, Orçamento Público, Licitação e Contratos, Câ-mara Verde, dentre outros.Para acessar o Portal do Programa Interlegis, entre no endereço http://www.interlegis.leg.br/

    Produtos Interlegis

    Portal Modelo: um portal pronto para uso que permite que a Casa Legisla-tiva crie e publique o seu próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Para ver o portal de de-monstração: http://pm3demo.interlegis.leg.br/

    e-Democracia: plataforma desenvolvida pela Câmara dos Deputados e dis-ponibilizada pelo Programa Interlegis para câmaras municipais e assem-bleias legislativas. Esta nova ferramenta aproxima, ainda mais os parlamen-tares municipais e estaduais dos cidadãos e fortalece a representatividade do mandato. É uma oportunidade de interagir diretamente com a sociedade e ampliar a visibilidade do seu trabalho, já que o e-Democracia divulga as proposições legislativas e permite que o cidadão participe do debate e da elaboração das leis. Veja em http://www.edemocracia.leg.br/

    3.8.4 - Programa Interlegis

  • 68

    e-Mail Legislativo: produto criado sob medida para proporcionar segurança e credibilidade no uso do correio eletrônico por servidores e parlamentares de casas legislativas estaduais e municipais, disponibilizando 100 caixas de e-mail de 1GB cada.

    Nossos sinceros agradecimentos!