ministÉrio pÚblico do estado de goiÁs mp-go mantÉm …

14
ABRIL / 2020 ANO 2 / N.3 MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM MEDIDAS DE CONTENÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS Reafirmando o acerto da atuação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) para a preservação da saúde de toda a população goiana, a Procuradoria-Geral de Justiça mantém o firme propósito, como já vinha sendo observado por todos os seus membros, de atuar rigorosamente em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e aquelas contidas nos decretos expedidos pelo Poder Executivo estadual, com o objetivo de garantir que sejam mantidos os rumos da contenção à disseminação do Novo Coronavírus (Covid-19). (...) (Clique aqui). CORONAVÍRUS: MP RECOMENDA PREFEITO DE SANCLERLÂNDIA A MANTER FORNECIMENTO DA MERENDA ESCOLAR O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por intermédio da Promotoria de Justiça de Sanclerlândia, recomendou, nesta terça-feira (31/3), ao prefeito Itamar Leão do Amaral que evite interromper o fornecimento de merenda escolar aos alunos da rede municipal de ensino. Sugeriu também que sejam observadas medidas de segurança para os servidores e moradores que se beneficiam do serviço. (...) (Clique aqui). CORONAVÍRUS: PROMOTORA RECOMENDA SUSPENSÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA AULAS A DISTÂNCIA NA REDE PÚBLICA A promotora de Justiça Maria Bernadete Ramos Crispim, da 42ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atribuição na área da educação, expediu recomendação nesta quinta-feira (2/4), ao Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE), para que sejam revogadas as Resoluções nº 2 e 5/2020, que implantam o ensino a distância para a educação básica do Estado de Goiás pelo período em que se estender a situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional decorrente da pandemia pelo coronavírus (Covid-19). O objetivo da medida, explica a promotora, é não causar prejuízos aos estudantes de Goiás, sobretudo àqueles que não possuem internet ou computador em casa, mas sem deixar de atender às determinações das autoridades sanitárias estaduais, federais e internacionais em relação ao enfrentamento da Covid-19, que incluem a suspensão das aulas presenciais. (...) (Clique aqui). MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL MPDFT SE POSICIONA FAVORÁVEL À UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DURANTE SUSPENSÃO DAS AULAS

Upload: others

Post on 26-Apr-2022

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM …

ABRIL / 2020

ANO 2 / N.3

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS

MP-GO MANTÉM MEDIDAS DE CONTENÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS

Reafirmando o acerto da atuação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) para a preservação da saúde de toda a população goiana, a Procuradoria-Geral de Justiça mantém o firme propósito, como já vinha sendo observado por todos os seus membros, de atuar rigorosamente em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e aquelas contidas nos decretos expedidos pelo Poder Executivo estadual, com o objetivo de garantir que sejam mantidos os rumos da contenção à disseminação do Novo Coronavírus (Covid-19). (...) (Clique aqui).

CORONAVÍRUS: MP RECOMENDA PREFEITO DE SANCLERLÂNDIA A MANTER FORNECIMENTO DA MERENDA ESCOLAR

O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por intermédio da Promotoria de Justiça de Sanclerlândia, recomendou, nesta terça-feira (31/3), ao prefeito Itamar Leão do Amaral que evite interromper o fornecimento de merenda escolar aos alunos da rede municipal de ensino. Sugeriu também que sejam observadas medidas de segurança para os servidores e moradores que se beneficiam do serviço. (...) (Clique aqui).

CORONAVÍRUS: PROMOTORA RECOMENDA SUSPENSÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA AULAS A DISTÂNCIA NA REDE PÚBLICA

A promotora de Justiça Maria Bernadete Ramos Crispim, da 42ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atribuição na área da educação, expediu recomendação nesta quinta-feira (2/4), ao Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE), para que sejam revogadas as Resoluções nº 2 e 5/2020, que implantam o ensino a distância para a educação básica do Estado de Goiás pelo período em que se estender a situação de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional decorrente da pandemia pelo coronavírus (Covid-19). O objetivo da medida, explica a promotora, é não causar prejuízos aos estudantes de Goiás, sobretudo àqueles que não possuem internet ou computador em casa, mas sem deixar de atender às determinações das autoridades sanitárias estaduais, federais e internacionais em relação ao enfrentamento da Covid-19, que incluem a suspensão das aulas presenciais. (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL

MPDFT SE POSICIONA FAVORÁVEL À UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DURANTE SUSPENSÃO DAS AULAS

Page 2: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM …

ABRIL / 2020

ANO 2 / N.3

A Promotoria de Justiça de Defesa da Educação divulgou nota técnica com posicionamento favorável ao parecer do Conselho de Educação do DF que autorizou o uso de tecnologias de informação e comunicação (TCIs) para a realização de atividades pedagógicas nas redes de ensino pública e privada de educação básica do DF enquanto durar a suspensão das aulas como medida de enfrentamento à Covid-19. O documento é desta quinta-feira, 2 de abril. (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MATO GROSSO

PROMOTORIAS EMITEM RECOMENDAÇÕES AO ACOLHIMENTO INFANTOJUVENIL

Considerando a necessidade de estabelecer procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e à propagação do novo coronavírus nos serviços de acolhimento institucional, as Promotorias de Justiça de Colíder (a 650km de Cuiabá) e de Nova Canaã do Norte (a 699km da Capital) notificaram as respectivas secretarias municipais de Assistência Social, coordenações das Casas Lares e Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A medida visa reduzir os riscos epidemiológicos de transmissão do vírus e preservar a saúde de agentes públicos, crianças e adolescentes acolhidos e visitantes. (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

ALIMENTAÇÃO DE ALUNOS DEVE SEGUIR MESMO COM AULAS SUSPENSAS

Em todo o estado do Paraná, mesmo com a suspensão das aulas na rede pública de ensino em função das medidas de prevenção ao Coronavírus (Covid-19), o fornecimento de alimentação aos estudantes em situação de vulnerabilidade social deverá ser mantido. Essa é uma preocupação do Ministério Público do Paraná que, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação, mantém interlocução com a Secretaria Estadual de Educação para que sejam adotadas as medidas necessárias para que isso seja garantido. (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

CORONAVÍRUS: LIMITAÇÕES NA ÁREA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE PARA EVITAR PROPAGAÇÃO

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio de seu Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ), encaminhou uma série de orientações e informações aos Promotores de Justiça sobre as medidas que devem ser tomadas pelo Ministério Público e órgão de integrantes do sistema de proteção à criança e ao adolescente para evitar a propagação do novo coronavírus (COVID 19). (...) (Clique aqui).

Page 3: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM …

ABRIL / 2020

ANO 2 / N.3

TJSC AFASTA PROIBIÇÃO DE INGRESSO DE NOVOS ADOLESCENTES NO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO REGIONAL DE SÃO JOSÉ

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) acolheu liminarmente, em decisão monocrática proferida pelo Desembargador Cid Goulart, agravo de instrumento interposto pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC) afastando a proibição de ingresso de novos adolescentes no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de São José (CASE da Grande Florianópolis). O pleito, formulado pela Defensoria Pública e deferido pela Vara da Infância e Juventude de São José, solicitava a interdição da unidade na entrada de novos adolescentes enquanto houver a situação de pandemia. (...) (Clique aqui).

MESMO COM ISOLAMENTO SOCIAL, FILHOS TÊM DIREITO AO CONVÍVIO COM OS PAIS SEPARADOS

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) elaborou estudo técnico-jurídico que concluiu pela manutenção do direito ao convívio dos filhos com os pais separados, mesmo durante o período de isolamento social decretado pelo Poder Público para contenção do coronavírus. O estudo foi feito pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPSC (CIJ) e subsidiará a atuação dos Promotores de Justiça das áreas da Família e da Infância e Juventude catarinenses. (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CORONAVÍRUS: MP FAZ RECOMENDAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO NAS CASAS DE ACOLHIMENTO DE PORTO ALEGRE

A promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre Cinara Vianna Dutra Braga expediu Recomendação à Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre (Fasc) para que estabeleça diretrizes destinadas às entidades de acolhimento institucional de crianças e adolescentes para orientação sobre as medidas preventivas em relação ao novo coronavírus (Covid-19). O documento também recomenda à Fundação de Proteção Especial do RS (FPE-RS), às entidades de acolhimento e às organizações sociais mantenedoras que observem as diretrizes, bem como as do Ministério da Saúde e das secretarias Estadual e Municipal da Saúde, encaminhando à Promotoria informações sobre as providências adotadas no prazo de cinco dias, a contar do dia 19 de março. (...) (Clique aqui).

CORONAVÍRUS: MP RECOMENDA À PREFEITURA QUE RESTABELEÇA ATENDIMENTO NOS CONSELHOS TUTELARES DA CAPITAL

A promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre Maria Augusta Menz expediu na tarde desta segunda-feira, 23 de março, Recomendação para que a Prefeitura edite, no prazo de 24 horas, novo decreto estabelecendo a obrigatoriedade da manutenção de atendimento em todos os 10 Conselhos Tutelares da Capital. O decreto, conforme o documento, deve vedar expressamente a

Page 4: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM …

ABRIL / 2020

ANO 2 / N.3

manutenção de um plantão em toda a cidade, a fim de evitar que as pessoas precisem efetuar longos deslocamentos para buscar atendimentos urgentes, em prejuízo da comunicação de fatos graves, às autoridades, acerca de violações de direitos de crianças e adolescentes. (...) (Clique aqui).

CORONAVÍRUS: MPRS EMITE NOTA PÚBLICA DE APOIO À ADOÇÃO DE UM CALENDÁRIO UNIFICADO PARA TODAS AS ESCOLAS DO ESTADO

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio das Promotorias de Justiça Regionais de Educação (Preducs), expediu nota pública, nesta quinta-feira, 2 de abril, de apoio às medidas do Decreto 55.154, que suspendeu as aulas em todos os estabelecimentos de ensino, públicos e privados, do Estado até o dia 30 de abril. Os titulares das 10 Preducs, com atuação coletiva na defesa do direito à educação, deliberaram sobre os pontos da nota conjunta logo após a webconferência promovida na quarta-feira pela Secretaria Estadual de Educação, quando as instituições com interlocução no tema decidiram sobre a data para o retorno, bem como a unificação do calendário escolar. A promotora de Justiça Luciana Cano Casarotto, da Preduc Novo Hamburgo, representou o MP na reunião. (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROMOTORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE ACOMPANHA MEDIDAS CONTRA CORONAVÍRUS

Os promotores de Justiça da Infância e Juventude Luciana Bergamo e Reynaldo Mapelli Junior instauraram Procedimento de Acompanhamento Administrativo para monitorar o trabalho de prevenção, orientação e encaminhamento a assistências no que tange às crianças e adolescentes em acolhimento institucional na cidade de São Paulo em virtude da pandemia de coronavírus. A pandemia levou a prefeitura a declarar estado de emergência. (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

MPRJ EXPEDE RECOMENDAÇÃO COBRANDO ARTICULAÇÃO ENTRE O DEGASE E SECRETARIAS DO ESTADO E MUNICÍPIO PARA EVITAR A SUPERLOTAÇÃO DE ABRIGOS E PREVENIR A DISSEMINAÇÃO DO CORONAVÍRUS ENTRE OS ADOLESCENTES

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude da Capital e da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude Infracional da Capital, emitiu recomendação ao governador do Estado do Rio, ao prefeito do Rio e aos órgãos estaduais e municipais para que, em um prazo de 24 horas, informem o protocolo de atendimento dos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo COVID-19 de adolescentes atendidos em unidades de acolhimento. (...) (Clique aqui).

Page 5: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM …

ABRIL / 2020

ANO 2 / N.3

MPRJ AJUÍZA AÇÃO PARA ADEQUAÇÃO DOS CONSELHOS TUTELARES EM RAZÃO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude da Capital, ajuizou, no dia 17/03, ação civil pública em face do Município do Rio de Janeiro e da empresa Espaço Cidadania e Oportunidades Sociais (ECOS), para que seja cumprida a Recomendação do MPRJ que determina a adequação do funcionamento das sedes dos Conselhos Tutelares do Município do Rio durante o estado de emergência decretado em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) bem como para que seja determinado o cumprimento do objeto contratual referente à co-gestão dos Conselhos Tutelares. (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

MPRN ORIENTA MEDIDAS PARA CONTER CONTÁGIO DE COVID-19 EM ENTIDADES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Diante da pandemia do Covid-19 e da necessidade de recolhimento para conter a propagação do vírus, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) editou três recomendações direcionadas para as entidades que atuam com o acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Mossoró. Basicamente os documentos, elaborados pela 12 Promotoria de Justiça de Mossoró, orientam sobre cuidados necessários relativos à higienização nas sedes dessas entidades e ao contato com público externo (familiares e pretendentes à adoção inclusos). (...) (Clique aqui).

MPRN ORIENTA SOBRE APLICAÇÃO DE RECURSOS DO FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (FIA) PARA ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 12ª Promotoria de Justiça de Mossoró e do Laboratório de Orçamento e Políticas Públicas, emitiu um ofício em conjunto a respeito da utilização de recursos do Fundo da Infância e adolescência de Mossoró (FIA) em ações de prevenção ao impacto social decorrente do Covid-19. O documento é orientativo para a presidenta do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica) do Município. (...) (Clique aqui).

Page 6: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM …

ABRIL / 2020

ANO 2 / N.3

RECOMENDAÇÕES VISAM ASSEGURAR FUNCIONAMENTO DA REDE DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA E JUVENTUDE

Diante da crise vivida em decorrência da pandemia pelo contágio de coronavírus (Covid-19), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) expediu três recomendações visando o funcionamento de serviços da rede de proteção da infância e juventude de Parnamirim. As medidas orientadas envolvem conselhos tutelares, instituições de acolhimento institucional para crianças e adolescentes e unidades socioassistenciais. Os documentos, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), foram elaborados pela 2ª Promotora de Justiça da comarca de Parnamirim. (...) (Clique aqui).

MPRN RECOMENDA QUE CONSELHOS TUTELARES FUNCIONEM EM SISTEMA DE RODÍZIO PRESENCIAL DURANTE QUARENTENA

Garantir o funcionamento dos Conselhos Tutelares (CT) durante o período de isolamento devido a pandemia do coronavírus (Covid-19). Essa é a principal medida recomendada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para Pendências, Alto do Rodrigues, Ceará-Mirim, Pureza, Taipu, Touros, Jardim de Piranhas, São José do Campestre e Serra de São Bento. As portarias das recomendações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) pelas Promotorias de Justiça com atribuição em cada Município. (...) (Clique aqui).

MPRN RECOMENDA AO ESTADO MEDIDAS PARA GARANTIR PROTEÇÃO CONTRA CORONAVÍRUS EM UNIDADES DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) quer que o Estado adote medidas para o enfrentamento do coronavírus (Covid-19) no âmbito do Sistema Socioeducativo Estadual em Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó. Integram o referido sistema as unidades de internação provisória e de cumprimento medidas de internação e de semiliberdade de adolescentes. A portaria da recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (1º) pela 21ª Promotoria de Justiça de Natal. (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE ALAGOAS

MP PARTICIPA DE LIVE COM SEBRAE E SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO PARA GARANTIR MERENDA ESCOLAR A CRIANÇAS DURANTE A SUSPENSÃO DAS AULAS

Por meio da tecnologia, em forma de conferência, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), a convite do Sebrae/AL, reuniu-se com representantes das secretarias Estadual e Municipais da Educação ocasião em que trataram da questão da alimentação das crianças e adolescentes durante a suspensão das aulas em consequência do COVID19. Temas com a necessidade de manutenção do fornecimento da

Page 7: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM …

ABRIL / 2020

ANO 2 / N.3

alimentação, a forma de distribuição, a análise da merenda já estocada e as medidas de evitar o perecimento, foram discutidos pelos participantes. (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

MUNICÍPIOS PRECISAM DETALHAR PLANOS PARA ATIVIDADES EXTRAESCOLARES NO PERÍODO DE PARALISAÇÃO DAS ESCOLAS

Pela suspensão das aulas e atividades escolares por causa da pandemia do Coronavírus, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou às Secretarias de Educação dos municípios de Paulista, Feira Nova, Joaquim Nabuco, Arcoverde e Sanharó que apresentem quais atividades extraescolares serão implementadas, com base na Resolução do Conselho Estadual de Educação nº 03/20, que orienta as instituições de ensino a planejarem tais atividades para o alunado no período de distanciamento social. (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ

MPCE COBRA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO AOS ESTUDANTES DE BOA VIAGEM E MADALENA DURANTE PANDEMIA

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Boa Viagem e da Promotoria de Justiça de Madalena, expediu recomendações, nesta quinta-feira (02/04), às Secretarias Municipais de Educação das duas cidades. O MPCE recomenda que os Municípios apresentem Plano de Contingência para garantir o direito à educação aos estudantes quanto à oferta da alimentação escolar e ao calendário letivo, durante a pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA PARAÍBA

PROMOTORES RECEBEM ORIENTAÇÃO CONJUNTA SOBRE DESTINAÇÃO DE MERENDA A ALUNOS CARENTES

Os Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente, da Educação e do Patrimônio Público, Fazenda e Terceiro Setor editaram uma orientação conjunta para apresentar aos promotores de Justiça sugestões de ações a serem implementadas em favor de estudantes da rede pública de ensino pertencentes a famílias socialmente vulneráveis para garantir a eles a segurança alimentar durante o período de pandemia da Covid-19. (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO TOCANTINS

Page 8: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM …

ABRIL / 2020

ANO 2 / N.3

MPTO RECOMENDA MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS PARA ESCOLAS DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 10ª Promotoria de Justiça da Capital, expediu, na terça-feira, 17, recomendação às secretarias da Educação do Estado e de Palmas, ao Conselho Estadual de Educação e aos diretores de escolas particulares para que cumpram fielmente as políticas de precaução contra o coronavírus expedidas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde, além de outras medidas elencadas pelo próprio MPTO. (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ

ESTUDANTES DE BAIXA RENDA DEVEM RECEBER CESTAS BÁSICAS, RECOMENDA MPPA

Crianças do mundo todo tiveram suas aulas canceladas devido a pandemia do novo coronavirus. A medida, apesar de ser importante para diminuir o número de pessoas infectadas pela doença, causa outros problemas, como a falta de alimentação adequada para muitos estudantes de baixa renda, que têm a merenda escolar como única refeição com a quantidade necessária de nutrientes. Para evitar prejuízo a saúde dessas crianças, a Promotoria de Justiça de Parauapebas recomendou à secretaria municipal de Educação que forneça cestas básicas aos alunos das escolas municipais durante a suspensão de aulas. (...) (Clique aqui).

CONSELHOS DE PROTEÇÃO ÀS CRIANÇAS DEVEM FICAR ATIVOS DURANTE A QUARENTENA

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Belém (COMDAC) e os conselhos tutelares de Belém deverão elaborar plano de contingência a fim de manter o funcionamento ininterrupto do órgão, em sistema de rodízio, e quantitativo mínimo de pessoal, para que o atendimento seja garantido, em regime de plantão, 24 horas por dia enquanto estiverem em vigor as medidas emergenciais para enfrentamento do novo coronavírus. O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Belém (COMDAC) e os conselhos tutelares de Belém deverão elaborar plano de contingência a fim de manter o funcionamento ininterrupto do órgão, em sistema de rodízio, e quantitativo mínimo de pessoal, para que o atendimento seja garantido, em regime de plantão, 24 horas por dia enquanto estiverem em vigor as medidas emergenciais para enfrentamento do novo coronavírus. (...) (Clique aqui).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Page 9: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM …

ABRIL / 2020

ANO 2 / N.3

RECOMENDAÇÃO CONJUNTA DO MPAM, TJAM E DPE CITA MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS NOS CENTROS SOCIOEDUCATIVOS DA CAPITAL

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), representado pela promotora de Justiça Luissandra Chixaro de Menezes (titular da 29 Promotoria da Infância de Juventude - 29° PJIJ), expediu, nesta segunda-feira (23), em conjunto com a Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (Vems) e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), uma recomendação enviada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) para que sejam asseguradas medidas de prevenção ao novo coronavírus no ambiente das unidades onde adolescentes e jovens em conflito com a lei cumprem medidas

socioeducativas de internação. (...) (Clique aqui).

Page 10: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM …

ABRIL / 2020

ANO 2 / N.3

MINUTA DE RECOMENDAÇÃO - ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL - CORONAVÍRUS

MINUTA DE RECOMENDAÇÃO - CONSELHOS TUTELARES - CORONAVÍRUS

MINUTA DE RECOMENDAÇÃO - ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - CORONAVÍRUS ORIENTAÇÃO TÉCNICO-JURÍDICA N. 01/2020 - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR AOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO ANTE A SUSPENSÃO DAS AULAS EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19

DESPACHO E PARCER SOBRE A RESOLUÇÃO N. 02/2020 - CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO-CEE CONSULTA ENCAMINHADA PELA 2ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE NERÓPOLIS/GO: SOLICITA FUNDAMENTOS FAVORÁVEIS À SUSPENSÃO DE VISITAS NAS ENTIDADES DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Trata-se de solicitação encaminhada pela 2ª Promotoria de Justiça de Nerópolis/GO, na qual requer à área de atuação da Infância, Juventude e Educação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias e Procuradorias de Justiça fundamentos favoráveis à suspensão de visitas nas entidades de acolhimento institucional de crianças e adolescentes. Clique aqui.

Page 11: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM …

ABRIL / 2020

ANO 2 / N.3

LEGISLAÇÃO FEDERAL

LEI N. 13.979, DE 06 DE FEVEREIRO 2020 – Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019; PORTARIA N. 337, DE 24 DE MARÇO DE 2020 – Dispõe acerca de medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, COVID-19, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social; NOTA PÚBLICA DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – Medidas de Prevenção ao Coronavírus nas Unidades de Acolhimento Institucional; NOTA TÉCNICA CONJUNTA N. 05/2020, DE 18 DE MARÇO DE 2020 - Contém sugestões para a prevenção da ocorrência de ameaça ou violação de direitos da criança e do adolescente. Proteção contra o trabalho infantil. Proteção aos adolescentes estagiários ou aprendizes, mesmo em atendimento socioeducativo, durante o período da pandemia Coronavírus (COVID-19); NOTA TÉCNICA N. 06/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS, DE 30 DE MARÇO DE 2020 - Atenção à saúde do recém-nascido no contexto da infecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

LEGISLAÇÃO ESTADUAL

DECRETO N. 9.633, DE 13 DE MARÇO DE 2020 – Dispõe sobre a decretação de situação de emergência na saúde pública do Estado de Goiás, em razão da disseminação do novo coronavírus; DECRETO N. 9.634, DE 13 DE MARÇO DE 2020 – Estabelece os procedimentos preventivos de emergência a serem adotados pelo Poder Executivo do Estado de Goiás e seus servidores, em razão de pandemia do novo coronavírus (COVID-19); DECRETO N. 9.643, DE 25 DE MARÇO DE 2020 – Regulamenta o programa de alimentação escolar da rede pública de ensino durante o período de suspensão das aulas para enfrentamento ao COVID-19 e dá outras providências; DECRETO N. 9.644, DE 26 DE MARÇO DE 2020 – Altera o Decreto n. 9.633, de 13 de março de 2020; DECRETO JUDICIÁRIO N. 645, DE 25 DE MARÇO DE 2020 - Dispõe sobre execuções de medidas socioeducativas face à pandemia da COVID-19;

Page 12: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM …

ABRIL / 2020

ANO 2 / N.3

RESOLUÇÃO CEE/CP N. 02, DE 17 DE MARÇO DE 2020 – Dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais no Sistema Educativo do Estado de Goiás, com medida preventiva à disseminação do COVID-19; RESOLUÇÃO CEE/CP N. 04, DE 25 DE MARÇO DE 2020 – Altera a Resolução CEE/CP n. 02/2020; RESOLUÇÃO CEE/CP N. 05, DE 01 DE ABRIL DE 2020 – Altera a Resolução CEE/CP n. 02/2020; NOTA TÉCNICA N. 6/2020/SES/GO, DE 03 DE ABRIL DE 2020 – Recomenda a prorrogação da interrupção das atividades não essenciais, pelo período de 15 dias, no Estado de Goiás.

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO - CNMP

RESOLUÇÃO N. 208, DE 13 DE MARÇO DE 2020 – Suspende a vigência de dispositivos de resoluções expedidas por este Conselho Nacional do Ministério Público; RECOMENDAÇÃO N. 71, DE 18 DE MARÇO DE 2020 – Recomenda aos Ministérios Públicos dos Estados e do Distrito Federal e Territórios a adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo coronavírus – Covid-19, com relação ao ato da oitiva informal a que se refere o artigo 179 da Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente); NOTA TÉCNICA N. 02/2020 - CSP – Estudo e Roteiro sugestivo de providências para atuação do Ministério Público no âmbito do sistema prisional no enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia de COVID-19 (novo coronavírus).

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ

RECOMENDAÇÃO N. 62, DE 17 DE MARÇO DE 2020 – Recomenda aos Tribunais e magistrados a adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo coronavírus – Covid-19 no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo; PROVIMENTO N. 93, DE 26 DE MARÇO DE 2020 – Dispõe sobre o envio eletrônico dos documentos necessários para a lavratura de registros de nascimentos e de óbito no período de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), estabelecida pela Portaria n. 188/GM/MS, de 4 de fevereiro de 2020.

Page 13: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM …

ABRIL / 2020

ANO 2 / N.3

CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - CONANDA

RECOMENDAÇÃO DO CONANDA, DE 25 DE MARÇO DE 2020 – Recomendações do CONANDA PARA a proteção integral a crianças e adolescentes durante a pandemia do COVID-19; CONSIDERAÇÕES DO CONANDA, DE 31 DE MARÇO DE 2020 – Recursos do Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente – COVID-19;

Page 14: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS MP-GO MANTÉM …

ABRIL / 2020

ANO 2 / N.3

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL – ADPF 660. Origem: DF - DISTRITO FEDERAL. Relator: MIN. GILMAR MENDES. (Clique aqui).

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

HABEAS CORPUS Nº 570.728 - SP (2020/0080040-2). RELATOR: MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO. IMPETRANTE: JOSE GILDASIO PEREIRA. ADVOGADO: JOSE GILDASIO PEREIRA – SP321942. IMPETRADO: JUIZ DE DIREITO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, PROTETIVA E CÍVEL DE CAMPINAS – SP. PACIENTE: D B. DECISÃO. Vistos etc. Trata-se de habeas corpus impetrado por JOSÉ GILDASIO PEREIRA em favor de D B contra decisão proferida pelo juízo da Vara da Infância e da Juventude, Protetiva e Cível da Comarca de Campinas/SP que, em ação de regulamentação de guarda, determinou o imediato acolhimento institucional do menor impúbere. (...) (Clique aqui).

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ

Autos do Processo n.º 0802788-71.2020.8.14.0006. AÇÃO CIVIL PÚBLICA INFÂNCIA E JUVENTUDE. Autor: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ. Réu: MUNICÍPIO DE ANANINDEUA. Cuida-se de Ação Civil Pública para cumprimento de obrigação de fazer, com pedido de tutela provisória de urgência, proposta pelo Ministério Público do Estado, em face do Município de Ananindeua e do Estado do Pará, para que estes garantam a continuidade da alimentação das crianças e adolescente matriculadas em suas respectivas redes de ensino, bem como garantam a alimentação das demais, mesmo não vinculadas, em estado de vulnerabilidade, durante o isolamento social. (...) (Clique aqui).

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ

Processo: 0003155-17.2020.8.16.0025. Classe Processual: Ação Civil Pública Infância e Juventude. Assunto Principal: Entidades de atendimento. Polo Ativo(s): 2° PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE ARAUCÁRIA - PARANÁ. Polo Passivo(s): Município de Araucária/PR. Trata-se de Ação Civil Pública com pedido de Antecipação de Tutelado postulado pelo Ministério Público em face do Município de Araucária, a fim de resguardar os interesses ou direitos coletivos das crianças e adolescentes do Município de Araucária/PR. (...) (Clique aqui).