ministério da justiça departamento · pdf filenbr – 13753 –...

61
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL DIRETORIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO FEDERAL ANEXO V CADERNO DE ENCARGOS Este Caderno de Encargos tem por finalidade fixar as condições administrativas e técnicas, a serem observadas, pela empresa CONTRATADA, na execução das obras e serviços, de adaptação da área do Bloco de apoio a agentes: 1. EXECUÇÃO DAS OBRAS E SERVIÇOS 1. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA 1.1. Fornecer e instalar placas de obras, conforme modelos a serem fornecidos oportunamente. 1.2. Alocar, aos serviços, toda a mão-de-obra, inclusive qualificada e direção administrativa, bem como equipamentos, ferramentas e instrumentos pessoais e equipamentos de segurança individual (EPI), necessários à execução do objeto contratual, em perfeitas condições de uso, reservando-se à CONTRATANTE o direito de solicitar a substituição daqueles que julgar inadequadas. 1.3. Aplicar, nas obras e serviços, materiais de boa qualidade, reservando-se à CONTRATANTE o direito de mandar efetuar os ensaios que julgar necessário, rejeitando aqueles que julgar de má qualidade ou inadequados, debitando à CONTRATADA todas as despesas conseqüentes. 1.4. Responsabilizar-se pela perfeita execução dos serviços, de acordo com as normas e padrões adotados pela CONTRATANTE e apontados nas especificações técnicas eou pela ABNT. 1.5. Acatar todas as normas das legislações Federal, Estadual e Municipal que sejam relacionadas com a execução do objeto contratual. 1.6. Comunicar à CONTRATANTE as alterações que forem efetuadas em seu contrato social ou estatuto. 1.7. Não divulgar, nem permitir que seu preposto e/ou empregados divulguem, dados ou informações a que venham ter acesso, referentes às obras e serviços realizados, salvo se, expressamente, autorizados pela CONTRATANTE. 1.8. Permitir e facilitar, à CONTRATANTE, o levantamento físico da força de trabalho da CONTRATADA e de seus subcontratados, pertencendo à CONTRATANTE, para todos os efeitos, as informações coletadas e os resultados apurados. 1.9. As obras e/ou serviços, porventura, com vícios ou defeitos, em virtude de ação ou omissão voluntária, negligência, imperícia, imprudência ou emprego de material inadequado ou de qualidade inferior, serão demolidos e refeitos, sob exclusiva e integral responsabilidade da

Upload: truonghanh

Post on 01-Feb-2018

222 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

  • MINISTRIO DA JUSTIADEPARTAMENTO PENITENCIRIO NACIONALDIRETORIA DO SISTEMA PENITENCIRIO FEDERAL

    ANEXO V

    CADERNO DE ENCARGOS

    Este Caderno de Encargos tem por finalidade fixar as condies administrativas e tcnicas, a serem observadas, pela empresa CONTRATADA, na execuo das obras e servios, de adaptao da rea do Bloco de apoio a agentes:

    1. EXECUO DAS OBRAS E SERVIOS

    1. OBRIGAES DA CONTRATADA

    1.1. Fornecer e instalar placas de obras, conforme modelos a serem fornecidos oportunamente.

    1.2. Alocar, aos servios, toda a mo-de-obra, inclusive qualificada e direo administrativa, bem como equipamentos, ferramentas e instrumentos pessoais e equipamentos de segurana individual (EPI), necessrios execuo do objeto contratual, em perfeitas condies de uso, reservando-se CONTRATANTE o direito de solicitar a substituio daqueles que julgar inadequadas.

    1.3. Aplicar, nas obras e servios, materiais de boa qualidade, reservando-se CONTRATANTE o direito de mandar efetuar os ensaios que julgar necessrio, rejeitando aqueles que julgar de m qualidade ou inadequados, debitando CONTRATADA todas as despesas conseqentes.

    1.4. Responsabilizar-se pela perfeita execuo dos servios, de acordo com as normas e padres adotados pela CONTRATANTE e apontados nas especificaes tcnicas eou pela ABNT.

    1.5. Acatar todas as normas das legislaes Federal, Estadual e Municipal que sejam relacionadas com a execuo do objeto contratual.

    1.6. Comunicar CONTRATANTE as alteraes que forem efetuadas em seu contrato social ou estatuto.

    1.7. No divulgar, nem permitir que seu preposto e/ou empregados divulguem, dados ou informaes a que venham ter acesso, referentes s obras e servios realizados, salvo se, expressamente, autorizados pela CONTRATANTE.

    1.8. Permitir e facilitar, CONTRATANTE, o levantamento fsico da fora de trabalho da CONTRATADA e de seus subcontratados, pertencendo CONTRATANTE, para todos os efeitos, as informaes coletadas e os resultados apurados.

    1.9. As obras e/ou servios, porventura, com vcios ou defeitos, em virtude de ao ou omisso voluntria, negligncia, impercia, imprudncia ou emprego de material inadequado ou de qualidade inferior, sero demolidos e refeitos, sob exclusiva e integral responsabilidade da

  • MINISTRIO DA JUSTIADEPARTAMENTO PENITENCIRIO NACIONALDIRETORIA DO SISTEMA PENITENCIRIO FEDERAL

    CONTRATADA, sem nus para a CONTRATANTE e sem implicar alterao do prazo contratual.

    1.10. Assegurar livre acesso e trnsito no canteiro de obras, bem como permitir visitas e fornecer informaes a todos os consultores tcnicos ou projetistas da CONTRATANTE ou contratados por ela, previamente credenciados.

    1.11. Apresentar para controle e exame, sempre que a CONTRATANTE o exigir, a Carteira de Trabalho e Previdncia Social de seus empregados e os comprovantes do cumprimento das obrigaes perante a Previdncia Social, inclusive o Certificado de Regularidade de Situao perante o FGTS.

    1.12. Alm das despesas relativas a salrios, encargos sociais, trabalhistas e de Previdncia Social, a CONTRATADA arcar tambm com as despesas relativas assistncia mdica.

    1.13. Durante e aps a vigncia deste contrato, a CONTRATADA dever manter a CONTRATANTE margem de quaisquer aes judiciais, reivindicaes ou reclamaes, sendo a CONTRATADA, em quaisquer circunstncias, nesse particular considerada como nica e exclusiva empregadora e responsvel por qualquer nus que a CONTRATANTE venha a arcar, em qualquer poca, decorrente de tais aes, reivindicaes ou reclamaes.

    1.14. A CONTRATADA manter sempre cobertos, por aplices regulares, os riscos de acidentes e outros seguros exigidos por lei, bem como promover o seguro de danos fsicos, sendo beneficiria a CONTRATANTE e/ou quem por ela indicado.

    2. FISCALIZAO DAS OBRAS

    2.1. Sem prejuzo da plena responsabilidade da CONTRATADA perante a CONTRATANTE ou terceiros, todos os trabalhos contratados estaro sujeitos a mais ampla e irrestrita fiscalizao da CONTRATANTE, a qualquer hora, por seus representantes devidamente credenciados.

    2.2. A CONTRATANTE far-se- representar, no local das obras e servios, por seu fiscal credenciado e, na falta ou impedimento deste, por seu substituto com as mesmas atribuies e poderes.

    2.3. A CONTRATANTE, sem prejuzo das suas atribuies de fiscalizao, poder contratar profissionais consultores ou empresas especializadas para o controle qualitativo e quantitativo das obras e servios, assim como, o acompanhamento e desenvolvimento da execuo, vista dos projetos.

    2.4. Fiscalizao compete o acompanhamento e controle da execuo das obras e servios, das avaliaes e medies dos servios, at sua concluso, observadas todas as condies expressas nos documentos que compem o Contrato.

  • MINISTRIO DA JUSTIADEPARTAMENTO PENITENCIRIO NACIONALDIRETORIA DO SISTEMA PENITENCIRIO FEDERAL

    2.5. A Fiscalizao lanar, no Livro de Ocorrncia de Obra, todas as observaes dignas de registro para controle do empreendimento, devidamente assinadas pelo preposto da CONTRATADA.

    2.6. Toda troca de informaes e correspondncias entre a CONTRATADA e CONTRATANTE, bem como todas as instrues da Fiscalizao CONTRATADA, devem ser por escrito, cabendo o seu registro, no Livro de Ocorrncia de Obra. Todos os expedientes escritos da CONTRATADA, aps seu registro, sero encaminhados CONTRATANTE, para deciso, acompanhados de parecer da Fiscalizao.

    2.7. Compete Fiscalizao ter prvio conhecimento da ocorrncia operacional das frentes e fases das obras e servios, a fim de que seja obtido melhor rendimento, sem prejuzo da boa execuo dos trabalhos.

    2.8 A Fiscalizao, constatando inoperncia, desleixo, incapacidade, falta de exao ou ato desabonador, poder determinar o afastamento do preposto ou de qualquer empregado da CONTRATADA, bem como, de subempreiteiras e/ou subcontratadas.

    2.9. Compete Fiscalizao, em conjunto com as demais reas da CONTRATANTE, resolver as dvidas e as questes expostas pela CONTRATADA, dando-lhes solues rpidas e adequadas.

    2.10. Qualquer erro ou impercia na execuo, constatada pela Fiscalizao ou pela prpria CONTRATADA, obrigar esta, por sua conta e risco, correo, remoo e nova execuo das partes impugnadas, mesmo que o erro resulte da insuficincia dos levantamentos e/ou projetos, conforme prev o subitem 1.3 deste Caderno de Encargos.

    2.11. A inobservncia ou desobedincia s instrues e ordens da Fiscalizao importar na aplicao das multas contratuais, relacionadas com o andamento das obras e servios, e no desconto das faturas, das despesas a que a CONTRATADA tenha dado causa, por ao ou omisso.

    2.12 A Fiscalizao poder determinar a paralisao das obras e servios, por razo relevante de ordem tcnica, de segurana ou motivo de inobservncia e/ou desobedincia s suas ordens e instrues, cabendo CONTRATADA, ressalvado o disposto neste Caderno de Encargos, todos os nus e encargos decorrentes da paralisao.

    2.13. A determinao da paralisao, citada no item anterior, vigorar enquanto persistirem as razes da deciso, cabendo CONTRATANTE formalizar a sua suspenso.

    2.14 No prazo de observao das obras, a CONTRATADA dever executar, sob sua inteira responsabilidade, os trabalhos de reparos, consertos, reconstruo, retificao e restaurao de defeitos ou falhas verificadas pela Fiscalizao, aps a emisso do Termo de Recebimento Provisrio.

  • MINISTRIO DA JUSTIADEPARTAMENTO PENITENCIRIO NACIONALDIRETORIA DO SISTEMA PENITENCIRIO FEDERAL

    2.15. Durante o prazo de vigncia da garantia pelos servios prestados a CONTRATADA dever executar, sob sua inteira responsabilidade, os trabalhos de manutenes, reparos, consertos, reconstruo e recuperao de superfcies apresentados pelo CONTRATANTE em funcionamento deficiente. A CONTRATADA dever responder aos questionamentos num prazo mximo de quinze dias ao solicitado.

  • MINISTRIO DA JUSTIADEPARTAMENTO PENITENCIRIO NACIONALDIRETORIA DO SISTEMA PENITENCIRIO FEDERAL

    MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAES

    Este Memorial Descritivo e Especificaes tm por objetivo descrever e especificar os servios e materiais a serem executados e utilizados pela CONTRATADA, bem como estabelecer os requisitos a serem seguidos para a execuo das obras de Adaptao do Bloco de Apoio a agentes Rodoviria de cada uma das Penitencirias Federais.

    NORMAS APLICVEIS:

    Os servios que so objetos deste Memorial Descritivo tero que ser executados de acordo com as Normas Tcnicas relacionadas a seus servios, assim como em outras por ela indicadas e suas ltimas verses de atualizaes.

    NBR 5739/94 Ensaio de compresso de corpos de prova cilndricos;NBR 7680/83 Extrao, preparo, ensaio e anlise de testemunho de estruturas de concreto;NBR 5738/94 Moldagem e cura de corpos cilndricos ou prismticos de concreto;NBR 6152/92 Determinao das propriedades mecnicas trao;NBR 7480/96 - Barras e fios destinados a armaduras para concreto armado;ASTM A370/02 Metodologia aplicada para ensaios trao;NBR NM 187 - 1/99 Materiais metlicos, dureza Brinell, parte 1 - medio da Dureza Brinell;NBR NM 146 1/98 Anlise de dureza das barras utilizadas;Norma SAE J 403 tipo 1045;NBR 7182/86 Ensaio de compactao;NBR 9895/87 ndice de suporte Califrnia;NBR 12655 Concreto de cimento Portland preparo, controle e recebimento procedimento;NBR 07212 Execuo de concreto dosado em central;NBR 14931 Execuo de estruturas de concreto;NBR 12117 Blocos vazados de concreto para alvenaria;NBR 12118 Bloco vazado de concreto simples para alvenaria;NBR 8545 Execuo de alvenaria sem funo estrutural de tijolos e blocos cermicos;NBR 14322 Paredes de alvenaria estrutural;NBR 07171 Blo