ministÉrio da educaÇÃo rua gabriel monteiro da silva, 714 ... · ministÉrio da educaÇÃo...

9
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas . UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714 . Alfenas/MG . CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000 . Fax: (35) 3299-1063 Unifal~ Alfenas, 02 de março de 2017 A Sua Senhoria A Senhora Profa. Dra. Fernanda Borges de Araújo Paula DD. Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (UNIFAL-MG) ASSUNTO: ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTA DE "PRESTAÇÃO DE SERViÇO" Prezada Senhora, Encaminho a v. sa. a Proposta de "Prestação de Serviço" apresentada pela Prota. Ora. Maria Rita Rodrigues aprovada ad referendum pela chefia departamental (DACT-FCF) em 02-03-2017: -Laboratório Central de Análises Clínicas: contribuição das análises laboratoriais para a promoção da saúde da população de Alfenas e região. Proponente: Maria Rita Rodrigues (Faculdade de Ciências Farmacêuticas) Edital: 08/2015 (Fluxo contínuo - PRESTAÇÃO DE SERViÇOS) Área CNPq: Ciências da Saúde Área Temática Principal: Sàúde Área Temática Secundária: Saúde Linha de Extensão: Saúde Humana Período de execução: entre 02/01/2017 e 29/12/2017 Carga Horária: 1900 hora(s) Coordenador: Maria Rita Rodrigues Coordenador Adjunto: André Luiz Machado Viana Financiadora: Nenhum Bolsa opcional: Não informado Número de Bolsas: Não informado Pólos EAD: Não Protocolo de inserção: 16maria. ritarodrigues5890bcb6831 c60.14430450 Status: Enviado em 31/01/2017 às 15:10:34 Prof. Antonio Chefe do DACT- CF (UNIFAL-MG)

Upload: ngodien

Post on 28-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUniversidade Federal de Alfenas . UNIFAL-MGRua Gabriel Monteiro da Silva, 714 . Alfenas/MG . CEP 37130-000

Fone: (35) 3299-1000 . Fax: (35) 3299-1063 Unifal~

Alfenas, 02 de março de 2017

A Sua Senhoria A Senhora

Profa. Dra. Fernanda Borges de Araújo Paula

DD. Diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (UNIFAL-MG)

ASSUNTO: ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTA

DE "PRESTAÇÃO DE SERViÇO"

Prezada Senhora,

Encaminho a v. sa. a Proposta de "Prestação de Serviço" apresentada pela

Prota. Ora. Maria Rita Rodrigues aprovada ad referendum pela chefia

departamental (DACT-FCF) em 02-03-2017:

-Laboratório Central de Análises Clínicas: contribuição das análises laboratoriais paraa promoção da saúde da população de Alfenas e região.Proponente: Maria Rita Rodrigues (Faculdade de Ciências Farmacêuticas)Edital: 08/2015 (Fluxo contínuo - PRESTAÇÃO DE SERViÇOS)Área CNPq: Ciências da SaúdeÁrea Temática Principal: SàúdeÁrea Temática Secundária: SaúdeLinha de Extensão: Saúde HumanaPeríodo de execução: entre 02/01/2017 e 29/12/2017Carga Horária: 1900 hora(s)Coordenador: Maria Rita RodriguesCoordenador Adjunto: André Luiz Machado VianaFinanciadora: NenhumBolsa opcional: Não informadoNúmero de Bolsas: Não informadoPólos EAD: NãoProtocolo de inserção: 16maria. ritarodrigues5890bcb6831 c60.14430450Status: Enviado em 31/01/2017 às 15:10:34

Prof. Antonio

Chefe do DACT- CF (UNIFAL-MG)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUniversidade Federal de Alfenas . Unifal-MG

Pró-Reitoria de ExtensãoRua Gabriel Monteiro da Silva, 700 . Alfenas/MG . CEP 37130-000

Fone/Fax: (35) 3299-1077*************************

Proposta de Ação de Extensão

Dados Gerais

Prestação de Serviço: LABORATÓRIO CENTRAL DE ANÁLISES CLÍNICAS: CONTRIBUIÇÃODAS ANÁLISES LABORATORIAIS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DA POPULAÇÃO DEALFENAS E REGIÃOPREAE: ____________________Proponente: Maria Rita Rodrigues (Faculdade de Ciências Farmacêuticas)Edital: 08/2015 (Fluxo contínuo - PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS)Área CNPq: Ciências da SaúdeÁrea Temática Principal: SaúdeÁrea Temática Secundária: SaúdeLinha de Extensão: Saúde HumanaPeríodo de execução: entre 02/01/2017 e 29/12/2017Carga Horária: 1900 hora(s)Coordenador: Maria Rita RodriguesCoordenador Adjunto: André Luiz Machado VianaFinanciadora: NenhumBolsa opcional: Não informadoNúmero de Bolsas: Não informadoPólos EAD: NãoProtocolo de inserção: 16maria.ritarodrigues5890bcb6831c60.14430450Status: Enviado em 31/01/2017 às 15:10:34

Dados Específicos

Tipo: Atendimento em Saúde HumanaSubtipo: Exames LaboratoriaisAção Gratuita: Sim

Dados da Renovação

Título anterior: 2015 - Prestação de Serviço: Laboratório Central de Análises Clínicas:Contribuição das Análises Laboratoriais para a promoção da saúde da população de Alfenas eregião (361)

Relatório gerado em 25/02/2017 às 11:24 Página 1 de 8

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUniversidade Federal de Alfenas . Unifal-MG

Pró-Reitoria de ExtensãoRua Gabriel Monteiro da Silva, 700 . Alfenas/MG . CEP 37130-000

Fone/Fax: (35) 3299-1077*************************

Apresentação

Apresentação:O LACEN/FCF-UNIFAL-MG é um laboratório de análises clínicas localizado Prédio C doCampus I da UNIFAL-MG que além de oferecer atendimento pelo SUS à população em geralestá vinculado às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. O LACEN oferecetambém seus serviços à comunidade da UNIFAL-MG (alunos, servidores e funcionáriosterceirizados), através das solicitações de exames pelos profissionais que integram o CIAS(Centro Integrado de Assistência à Saúde), bem como exames periódicos solicitados aosservidores através da PROGEPE (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas). A equipe do LACEN écomposta por técnicos de laboratório, técnicos administrativos e farmacêuticos comespecialização em Análises Clínicas, que realizam todos os procedimentos que integram osvários setores do laboratório (coleta de amostras biológicas, processamento de amostrasbiológicas, bioquímica, imunologia, hematologia, urinálise, parasitologia, microbiologia,micologia, citologia e gestão da qualidade.

Palavra-chave(1):Exames laboratoriais

Palavra-chave(2):Atendimento ao público

Palavra-chave(3):Ensino, Pesquisa e Extensão

Introdução:Nos últimos anos os laboratórios clínicos vêm passando por uma evolução científica etecnológica que tem permitido fornecer resultados laboratoriais com maior rapidez, qualidadee confiança. Os órgãos regulatórios têm exigido cada vez mais dos laboratórios clínicos aimplantação de sistemas que garantam a segurança e qualidade dos exames laboratoriais.Assim, o LACEN/FCF-UNIFAL-MG tem buscado atender às exigências dos órgãos regulatóriose acompanhar a evolução tecnológica constituindo-se em um local ideal para a integração dasatividades do ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão da Universidade naárea de Análises Clínicas.

Objetivo Geral:Realizar exames laboratoriais com qualidade e comprometimento, oferecidos à população deAlfenas e região, bem como à comunidade da UNIFAL-MG, sempre vinculado a um serviço deatendimento médico. Bem como, contribuir para a formação do aluno, que terá a oportunidadede aprimorar suas habilidades técnicas nas áreas das Análises Clínicas. Adicionalmente,contribuir para a melhoria das relações sociais, reafirmando o compromisso social, ético epolítico da Universidade Pública.

Objetivos Específicos:

Relatório gerado em 25/02/2017 às 11:24 Página 2 de 8

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUniversidade Federal de Alfenas . Unifal-MG

Pró-Reitoria de ExtensãoRua Gabriel Monteiro da Silva, 700 . Alfenas/MG . CEP 37130-000

Fone/Fax: (35) 3299-1077*************************

-Realizar exames laboratoriais para a população de Alfenas e região, bem como à comunidadeda UNIFAL-MG; - Disponibilizar à população em geral o acesso aos exames laboratoriaiscusteados pelo SUS, com rapidez e qualidade; - Prestar esclarecimentos à população, quandosolicitado, quanto aos fatores de risco, a importância do diagnóstico precoce, formas deprevenção, tratamento e controle das diversas doenças; - Orientar os indivíduos comresultados alterados, a importância do acompanhamento médico para o controle e outratamento da condição apresentada; - Promover ações de promoção da saúde através dosprogramas de extensão que levam à comunidade informações básicas de educação em saúdecom temas vinculados à saúde da criança, do adolescente, do idoso, do homem e da mulher; -Proporcionar aos acadêmicos, a oportunidade de complementar a sua formação universitáriaatravés da aplicação dos conhecimentos adquiridos em salas de aula, permitindo assim umamelhor integração entre teoria e prática; - Ampliar o conhecimento científico e tecnológico naárea das Análises Clínicas; - Formar e capacitar recursos humanos através da participação dealunos da graduação (Estágio Curricular dos Cursos de Farmácia e Biomedicina), da iniciaçãocientífica e da pós-graduação Strictu sensu e Lato sensu; - Contribuir ativamente às demandasda sociedade e participar de maneira mais plena e efetiva dos problemas e desafios impostospelo desenvolvimento local, regional e nacional.

Justificativa:As atividades desenvolvidas no LACEN oferece aos alunos a oportunidade de integração esocialização com a comunidade, com enfoque na atenção à saúde da população, por meio daaplicação e aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas de suadinâmica curricular relacionados à educação, prevenção, diagnóstico e orientação dapopulação. As atividades propostas pelos projetos desenvolvidos no LACEN poderão contribuirnão somente para a formação do aluno, que terá a oportunidade de aprimorar suas habilidadestécnicas nas áreas envolvidas, como também poderá contribuir para o levantamento de dadosrelacionados, por exemplo, à prevalência de diabetes mellitus, dislipidemias, anemias,hemoglobinopatias, parasitoses e outras doenças na população em estudo. Além disso, estesdados poderão fornecer subsídios para o diagnóstico da situação de saúde da população. Alémdisso, estudada, e ajuste de programas para atender as necessidades específicas de saúde dapopulação. Cabe ressaltar que as atividades de extensão concretizadas mediante ooferecimento de exames à comunidade estão sujeitas a critérios bem estabelecidos, comespecial destaque para a obrigatoriedade do serviço de auxílio diagnóstico estar vinculado aum serviço de atendimento médico como os oferecidos pelo CIAS e pelas Unidades Básicas deSaúde do município e região e outros convênios ou ainda mediante contrapartida, alémtambém da supervisão por profissionais da área. Outro critério é a necessidade de submissãoprévia dos projetos aos Departamentos e Pró-reitorias de origem.

Beneficiário:População de Alfenas e Região em atendimento pelo SUS, convênios e parcerias e àcomunidade da UNIFAL-MG (alunos, servidores e funcionários terceirizados).

Divulgação:http://www.unifal-mg.edu.br/lacen/

Relatório gerado em 25/02/2017 às 11:24 Página 3 de 8

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUniversidade Federal de Alfenas . Unifal-MG

Pró-Reitoria de ExtensãoRua Gabriel Monteiro da Silva, 700 . Alfenas/MG . CEP 37130-000

Fone/Fax: (35) 3299-1077*************************

Quantidade de Beneficiários:12000

Diretrizes

Interação Dialógica:O LACEN, como um órgão Complementar integrado a Universidade Pública compromete-seativamente no desafio de aprimorar a qualidade de seus serviços, gerar novos conhecimentos,aprimorar habilidades, incentivar o espírito científico e qualificar sua equipe através daintegração com o ensino, pesquisa e extensão, proporcionando a oportunidade de socializaçãodo aluno com a comunidade.

Interdisciplinaridade:Através dos serviços prestados pelo LACEN, os alunos de graduação e Pós-Graduação terão aoportunidade de complementar a sua formação universitária através da aplicação dosconhecimentos adquiridos em salas de aula, permitindo assim uma melhor integração entreteoria e prática.

Indissociabilidade:O LACEN tem buscado atender às exigências dos órgãos regulatórios e acompanhar a evoluçãotecnológica constituindo-se em um local ideal para a integração das atividades do ensino degraduação e pós-graduação, pesquisa e extensão da Universidade na área de Análises Clínicas.

Impacto na Formação:As atividades desenvolvidas no LACEN oferece aos alunos a oportunidade de integração esocialização com a comunidade, com enfoque na atenção à saúde da população, por meio daaplicação e aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas de suadinâmica curricular relacionados à educação, prevenção, diagnóstico e orientação dapopulação.

Impacto Social:Através dos serviços prestados pelo LACEN, os alunos poderão contribuir ativamente àsdemandas da sociedade e participar de maneira mais plena e efetiva dos problemas e desafiosimpostos pelo desenvolvimento local, regional e nacional.

Desenvolvimento

Aspectos Metodológicos:

Relatório gerado em 25/02/2017 às 11:24 Página 4 de 8

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUniversidade Federal de Alfenas . Unifal-MG

Pró-Reitoria de ExtensãoRua Gabriel Monteiro da Silva, 700 . Alfenas/MG . CEP 37130-000

Fone/Fax: (35) 3299-1077*************************

A infraestrutura física do LACEN atende aos requisitos da RDC/ANVISA nº. 50 (2002) e seuFuncionamento estão em conformidade com a RDC/ANVISA n°. 302 (2005). Os setores debioquímica, imunologia e hematologia estão totalmente automatizados e os setores deurinálise, parasitologia, microbiologia, micologia e citologia contam com equipamentossuficientes para atender à demanda atual. Além disso, o LACEN possui um Sistema deinformatização de todo o trabalho dentro do laboratório, desde o cadastro do paciente comseus dados pessoais, dados clínicos e medicação utilizada; informações sobre o médicosolicitante; listas de trabalho dos setores técnicos com todos os exames solicitados; digitaçãode resultados/laudos e observações pertinentes; interfaceamento com os equipamentosautomatizados utilizados na realização de exames; até a impressão dos resultados conferindomaior agilidade, segurança e qualidade nos serviços prestados. Todos os setores possuem osPOPs para o funcionamento dos aparelhos e as metodologias aplicadas nas análises realizadasno laboratório obedecendo todas as regras de biossegurança e de normas específicas.

Referencial Teórico:Os Laboratórios de Análises Clínicas são importantes subsídios que confirmam, acompanhamou rejeitam diagnósticos clínicos bem como fornecem importantes informações de contextoepidemiológico. O crescimento da preocupação com a qualidade dos serviços acabou refletindoem novas exigências, portarias e resoluções que estabelecem os requisitos para ofuncionamento dos laboratórios clínicos. Os exames laboratoriais são parte importante naprática médica e a participação das informações oriundas do laboratório clínico na tomada dedecisões é crucial. O objetivo deste projeto é a realização de exames laboratoriais comqualidade e comprometimento, para a população de Alfenas e região, bem como à comunidadeda UNIFAL-MG, que contribuam efetivamente para o diagnóstico da situação de saúde dapopulação. Além disso, contribuir para a formação do aluno de graduação e Pós-Graduação,que terá a oportunidade de aplicação e aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em sala,proporcionando a oportunidade de socialização do aluno com a comunidade. Adicionalmente, oLacen, como um órgão Complementar integrado a Universidade Pública compromete-seativamente no desafio de aprimorar a qualidade de seus serviços, gerar novos conhecimentos,aprimorar habilidades, incentivar o espírito científico e qualificar sua equipe através daintegração com o ensino, pesquisa e extensão.

Referências Biliográficas:- ABBAS, A K; LICHTMAN, A H. Imunologia Celular e Molecular. 5ª ed. Elsevier, 2005. -BECKER, A. A. A gestão do Laboratório de Análises Clínicas por meio de Indicadores deDesempenho Através da Utilização do Balanced Card Universidade Federal do Rio Grande doSul – UFRGS, 2005. - BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Aestratégia de redes regionalizadas de atenção à saúde: princípios e diretrizes para suaimplementação no SUS. Brasília, DF, 2008. - BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacionalde Saúde. Biossegurança em Laboratórios Biomédicos e de Microbiologia. 4ª edição. Brasília.2000. - BURTIS, C.A ., ASHWOOD, E.R. TIETZ- Fundamentos de Química Clínica. 6ª edição.Editora Elsevier. 2008. - DE CARLI, G. A. Parasitologia Clínica: seleção de métodos e técnicasde laboratório para o diagnóstico das parasitoses humanas. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2007. -FERREIRA, A W; ÁVILA, S L M. Diagnóstico Laboratorial das Principais Doenças Infecciosas eAuto-imunes. Guanabara Koogan, 1996. - FURTADO, M.V.; POLANCZYK, C.A. Prevenção

Relatório gerado em 25/02/2017 às 11:24 Página 5 de 8

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUniversidade Federal de Alfenas . Unifal-MG

Pró-Reitoria de ExtensãoRua Gabriel Monteiro da Silva, 700 . Alfenas/MG . CEP 37130-000

Fone/Fax: (35) 3299-1077*************************

Cardiovascular em Pacientes com Diabetes: Revisão Baseada em Evidências. Arq BrasEndocrinol Metab, v.51, n.2, p.312-318, 2007. - GARANITO, M. P. Hemoglobinopatias –interpretação do teste de triagem neonatal Pediatria v. 30, n.3,p.172-176, 2008. - HENRY, JohnBernard. Diagnósticos Clínicos & Tratamento por Métodos Laboratoriais. 20º edição. EditoraManole. 2008. - HIRATA, M.H., FILHO, J.M. - Manual de Biossegurança, Barueri: Ed. Manole,2002. - LOTUFO, PA. O escore de risco de Framingham para doenças cardiovasculares. RevMed;v.87, n.4,p232-237, 2008. - MENDES, E.V. As redes de atenção à saúde. Belo Horizonte:ESP-MG, 2009. - MENDES, E.V. Os modelos de atenção à saúde. Belo Horizonte: Mimeo, 2007.- NAOUM, P.C. Eletroforese, Técnicas e Diagnósticos. 2.ed. São Paulo: Santos, 1999. -NAOUM, P.C., ÁLVARES FILHO, F., DOMINGOS, C.R.B. et al. Hemoglobinas anormais noBrasil:prevalência e distribuição geográfica. Ver Bras Patol Clin, v.23, n.3, p.68-72, 1987. -NEVES, D.P. et al. Parasitologia Humana. São Paulo: Atheneu. 11ª edição. 2005. - OPLUSTIL,Carmen P.; ZOCCOLI Cassia M.; TOBOUTI, Nina R. & Al. Procedimentos Básicos emMicrobiologia Clínica. Editora Sarvier. 2004. - PICON et al. Análise dos critérios de definiçãoda síndrome metabólica em pacientes com diabetes melito tipo 2. Arq Bras Endocrinol Metabv.50, n.2, pp. 264-270, 2006. - Recomendações da Sociedade Brasileira de PatologiaClínica/Medicina Laboratorial para coleta de sangue venoso 2ª ed. Ed. Manole. 2010.(disponível: www.sbpc.org.br) - RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 302, DE13 DE OUTUBRO DE 2005 - Regulamento Técnico para funcionamento de LaboratóriosClínicos. (disponível: www.anvisa.gov.br) - RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº306, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004 - Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduosde serviços de saúde. (disponível: www.anvisa.gov.br) - RESOLUÇÃO DA DIRETORIACOLEGIADA - RDC Nº 50, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2002 - Regulamento Técnico paraplanejamento, programação,elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentosassistenciais de saúde. (disponível: www.anvisa.gov.br) - SPOSITO et al. IV Diretriz Brasileirasobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Departamento de Aterosclerose daSociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol, v.88, s1, 2007. - STRASINGER, S.K.;LORENZO,D; SCHAUB, M. Urinálise e Fluidos Biológicos. 5. ed., São Paulo: Livraria MédicaPaulista, 2009. - ZAGO MA, FALCÃO RP, PASQUINI R. Hematologia: Fundamentos e Prática.Ed. Rev. Atual. São Paulo: Atheneu, 2005.

Cronograma / Plano de Trabalho:O LACEN se constitui em local de estágio curricular para os Cursos de Farmácia eBiomedicina, pesquisa para IC e pós-graduação Strictu sensu e Lato sensu, além de espaçopara o desenvolvimento de projetos de Extensão Universitária. Os acadêmicos recebemtreinamentos para a realização dos procedimentos e análises laboratoriais nos diversos setoresdo laboratório (coleta de amostras biológicas, processamento de amostras biológicas,bioquímica, imunologia, hematologia, urinálise, parasitologia, microbiologia,micologia,citologia, gestão da qualidade e emissão e interpretação dos laudos). Durante oestágio, os acadêmicos são acompanhados pelo Professor Orientador e pelos supervisores decada setor com orientação e acompanhamento das atividades desenvolvidas diariamente. Osacadêmicos de IC e pós-graduandos que participam dos sub-projetos, também sãoacompanhados durante todos os procedimentos realizados no laboratório, na elaboração detrabalhos a serem apresentados em eventos,bem como em artigos científicos resultantes detrabalhos realizados no LACEN. O processo de avaliação, quando do envolvimento de alunos de

Relatório gerado em 25/02/2017 às 11:24 Página 6 de 8

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUniversidade Federal de Alfenas . Unifal-MG

Pró-Reitoria de ExtensãoRua Gabriel Monteiro da Silva, 700 . Alfenas/MG . CEP 37130-000

Fone/Fax: (35) 3299-1077*************************

graduação, estará sujeito às normas de estágio curricular em Análises Clínicas. Os acadêmicosde iniciação científica e da pós-graduação, às respectivas normas dos programas e envolverá acapacidade de construção do conhecimento, habilidade técnica e desenvoltura além deprodução científica com vistas à elaboração de monografias e publicações.

Inscrições

Preenchimento das Vagas:O LACEN constitui local para realização de Estágio Curricular supervisionado para os alunosdos Cursos de Farmácia e Biomedicina. Oferece 20 vagas por semestre. Tendo mais que 20alunos interessados, uma prova de seleção é realizada, conforme regulamento de estágio em An á l i s e s C l í n i c a s .http://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/system/files/imce/Cursos/farmacia/Reg%20Estagio%20Obrigatorio%20e%20N%C3%82O%20Obrigatorio%202010.pdf

Trabalhos Científicos:Não se aplica.

Avaliação

Resultados Esperados:Espera-se atender cerca de 12.600 pessoas no ano de 2017 através da realização de exameslaboratoriais. Oferecer estágio curricular para até 40 alunos (20 por semestre). Além decontribuir com projetos de extensão e pesquisa que tenham sido submetidos e aprovados pelasrespectivas Pró-Reitorias.

Acompanhamento da Ação:O acompanhamento do andamento do projeto constará de relatórios semestrais. Os indicadoresque serão utilizados serão descritos a seguir: - Cumprimento das atividades propostas nossubprojetos; - Avaliação dos estagiários de acordo com as Normas de Estágio Curricular emAnálises Clínicas; - Participação em eventos científicos, trabalhos apresentados e artigosgerados; - Contribuição dada na formação científica de alunos de graduação e pós-graduaçãoda UNIFAL-MG; - Contribuição dada ao desenvolvimento social; Para cada indicador descritoacima, o relatório será pontuado, pela coordenadora do projeto em: dentro do esperado, aquémdo esperado ou acima do esperado, cabendo à coordenadora a responsabilidade sobrerelatórios com indicadores avaliados como aquém do esperado.

Acompanhamento do Público:

Relatório gerado em 25/02/2017 às 11:24 Página 7 de 8

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUniversidade Federal de Alfenas . Unifal-MG

Pró-Reitoria de ExtensãoRua Gabriel Monteiro da Silva, 700 . Alfenas/MG . CEP 37130-000

Fone/Fax: (35) 3299-1077*************************

Não se aplica.

Gestão

Gestão Financeira:Não se aplica.

Anexos

A05890c4d56e402P1639.pdfNão se aplica

Parcerias

IP7P1639.pdfNome Fantasia: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS/MGRazão Social: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS/MGCNPJ: 17.879.859/0001-15Tipo: Outra

Relatório gerado em 25/02/2017 às 11:24 Página 8 de 8