minicurso 2012 - sistema cardiovascular

46
SISTEMA CARDIOVASCULAR PROFESSORA: KATIA QUEIROZ WWWW.BIOMAISKATIAUQUEIROZ.BLOGSPOT.COM MINICURSO DE BIOLOGIA

Upload: uninassau-pos-graduacao

Post on 06-Jul-2015

1.055 views

Category:

Health & Medicine


3 download

DESCRIPTION

Minicurso de Biologia, apresentado em maio de 2012 no cursinho Cade - RN

TRANSCRIPT

Page 1: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA CARDIOVASCULAR

PROFESSORA: KATIA QUEIROZ

WWWW.BIOMAISKATIAUQUEIROZ.BLOGSPOT.COM

MINICURSO DE BIOLOGIA

Page 2: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA CARDIOVASCULAR

O sistema cardiovascular ou aparelhocardiovascular ou aparelho circulatóriofunciona para fornecer e manter suficiente,contínuo e variável o fluxo sanguíneo aosdiversos tecidos do organismo, segunda suasnecessidades metabólicas, para desempenhodas funções a que o organismo está sujeito.

Page 3: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

FUNÇÕES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR Manutenção da diferença de pressão interna;

Condução e distribuição de volumesanguíneo aos tecidos do organismo;

Promove a troca de gases, nutrientes esubstâncias entre compartimento vascular eas células teciduais;

Coleta de volume sanguíneo proveniente dostecidos e retorná-lo ao coração.

Page 4: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

O sistema circulatório ou cardiovascularé responsável pelo transporte desubstâncias como, por exemplo, gases,nutrientes, hormônios e excretas

nitrogenadas.

Page 5: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

CONSTITUIÇÃO

Associado ao coração, também integrandoesse sistema, existe uma difusa rede de vasossanguíneos que transportam o sangue(sistema vascular sanguíneo) e a linfa(sistema vascular linfático), sendo formadapelas artérias, as veias, as arteríolas e oscapilares

Page 6: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

CONSTITUIÇÃO

As artérias, conduzindo sangue do coração emdireção aos demais órgãos e tecidos do corpo;

- As veias, efetuando o transporte inverso,reconduzindo o sangue captado dos tecidos eórgãos até o coração;

- As arteríolas, pequenos vasos que se ramificamdas artérias, irradiando-se pelo organismo;

- E os capilares (ductos de pequeno calibre), sãoramificações que partem tanto das arteríolasquanto das veias com diâmetro delgado.

Page 7: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 8: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 9: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 10: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 11: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

CONSTITUIÇÃO DO SANGUE

Page 12: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 13: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

CORAÇÃO

Page 14: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

CORAÇÃO - LOCALIZAÇÃO

O coração humano é umimportanteórgão de nossocorpo. Ele selocaliza sob acaixa torácica(conjunto decostelas), e ficaentre os doispulmões.

Page 15: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

oxigenado através da aorta.

Page 16: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

O coração é um órgão muscular oco em formade cone, contendo quatro câmaras internas eque fica posicionado dentro do saco pericárdicoe abrigado bilateralmente pelos pulmões.Normalmente sua posição é inclinada a mais oumenos 30 graus para a esquerda e para baixo. Éenvolvido externamente pelo pericárdio e dentrodeste envoltório é secretado um fluido que tem afinalidade de evitar o atrito do coração dentro dosaco pericárdico, assim que o coração trabalha.

O coração recebe o sangue venoso através dasveias cavas inferior e superior, e ejeta o sangue

Page 17: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

PROPRIEDADES DO CORAÇÃO

PROPRIEDADES ELETROFISIOLÓGICAS:

AUTOMATISMO: É A CAPACIDADE QUETEM O CORAÇÃO DE GERAR SEU PRÓPRIOESTÍMULO ELÉTRICO QUE PROMOVE ACONTRAÇÃO DAS CÉLULAS MIOCÁRDICASCONTRÁTEIS .

O GRAU DE AUTOMATISMO QUE DETERMINAO RITMO CARDÍACO, OU FREQUÊNCIA DOSBATIMENTOS DO CORAÇÃO, QUE VARIA DE 60a 100 VEZES POR MINUTO.

Page 18: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

CONDUTIBILIDADE

Diz respeito à capacidade de condução doestímulo elétrico, gerado em umdeterminado local, ao longo de todoórgão,para cada uma das suas células.

Page 19: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

EXCITABILIDADE

Refere-se á capacidades que cada célula docoração tem de se excitar em resposta a umaestímulo elétrico, mecânico ou químico,gerando um impulso elétrico ,mecanico ouquímico.

Page 20: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

PROPRIEDADES MECÂNICAS

São a contratilidade e o relaxamento.

Contratilidade é a capacidade de contraçãodo coração, que leva a ejeção de umdeterminado volume sanguíneo para ostecidos e provoca o esvaziamento do órgão

Relexamento: é a capacidade de desativaçãoda contração,que resulta em retorno de umvolume de sangue e enchimento do coração.

Page 21: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 22: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 23: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

Nódulo sinoatrial (SA) ou marcapasso ou nósino-atrial: região especial do coração, quecontrola a freqüência cardíaca. Localiza-seperto da junção entre o átrio direito e a veia cavasuperior e é constituído por um aglomerado decélulas musculares especializadas. A freqüênciarítmica dessa fibras musculares é deaproximadamente 72 contrações por minuto,enquanto o músculo atrial se contrai cerca de 60vezes por minuto e o músculo ventricular, cercade 20 vezes por minuto

Page 24: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

Sistema De Purkinje ou fascículo átrio-ventricular: embora o impulso cardíaco possapercorrer perfeitamente todas as fibras muscularescardíacas, o coração possui um sistema especial decondução denominado sistema de Purkinje oufascículo átrio-ventricular, composto de fibrasmusculares cardíacas especializadas, ou fibras dePurkinje (Feixe de Hiss ou miócitos átrio-ventriculares), que transmitem os impulsos com umavelocidade aproximadamente 6 vezes maior do queo músculo cardíaco normal, cerca de 2 m porsegundo, em contraste com 0,3 m por segundo nomúsculo cardíaco.

Page 25: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 26: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

PEQUENA CIRCULAÇÃO

Pequena circulação (Pulmonar) - Na pequenacirculação, o sangue venoso que se encontra noventrículo direito vai para as artérias pulmonaresdirigindo-se para os pulmões percorrendo oscapilares pulmonares, onde se realiza ahematose, ou seja, as trocas gasosas. O sanguearterial volta ao coração através das veiaspulmonares, entrando no átrio esquerdo.Ventrículo direito → Pulmões → Átrio esquerdo(Coração → pulmão → Coração)

Page 27: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

GRANDE CIRCULAÇÃO

Grande circulação (sistêmica) - A grande circulação, ou circuitosistêmico, é a designação dada à parte da circulação sanguíneaque se inicia no ventrículo esquerdo. Dali, o sangue (sanguearterial) é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo paraa artéria aorta. Esta divide-se para os órgãos principais do nossocorpo (com exceção dos pulmões), onde se utiliza o oxigénio. Osangue venoso ou seja, o que é pobre em oxigênio, (nesta etapada circulação, já que o mesmo não acontece na pequenacirculação) volta ao coração pelas veias cavas, introduzindo-seassim na aurícula direita. Da aurícula o sangue passa para oventrículo direito através do orifício atrioventricular, onde existea válvula tricúspide. Assim, a grande circulação começa noventrículo esquerdo e termina no átrio direito. Ventrículoesquerdo → Tecidos → Átrio direito (Coração → corpo →coração)

Page 28: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 29: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 30: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 31: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 32: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

SOPRO CARDÍACO

Sopro cardíaco é um ruído produzido pelapassagem do fluxo de sangue através dasestruturas do coração. Ele pode ser funcionalou fisiológico (sopro inocente), ou patológicoem decorrência de defeitos no coração. Cercade 40%, 50% das crianças saudáveisapresentam sopros inocentes sem nenhumaoutra alteração e com desenvolvimento físicoabsolutamente normal.

Page 33: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

Diagnóstico

Na grande maioria das vezes, as característicasdo som indicam que o sopro cardíaco éfisiológico. Há casos, porém, que exigemdiagnóstico diferencial e é necessárioencaminhar o portador para examescomplementares, tais como eletrocardiograma,raios X de tórax e ecocardiograma. Este últimofornece detalhes da anatomia do coração einformações sobre suas característicasfuncionais.

Page 34: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

Tratamento Crianças com sopro fisiológico têm coração

absolutamente normal e são liberadas para levar avida sem restrições. Para a grande maioria dascardiopatias congênitas, o tratamento é cirúrgico.Ele só não é indicado quando o defeito é leve e semrepercussão maior para o coração.

Se a gravidade da doença exigir, a cirurgia pode serindicada também para recém-nascidos. O avanço damedicina fetal, nas máquinas de circulaçãoextracorpórea e as UTIs cada vez mais equipadaspermitiram tratar precocemente bebês que antes sópodiam ser operados quando pesassem dez quilos.

Page 35: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

DOENÇA DE CHAGAS

Page 36: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 37: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 38: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 39: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

INFARTO

Page 40: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR
Page 41: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

HIPERTENSÃO

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pelo aumento da força (pressão) que o sangue exerce na parede das artérias ao se movimentar, atingindo valores de pressão acima dos considerados normais.

Page 42: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

A hipertensão arterial (HTA), hipertensão arterialsistêmica (HAS) conhecida popularmente comopressão alta é uma das doenças com maiorprevalência no mundo moderno e écaracterizada pelo aumento da pressão arterial,aferida com esfigmomanômetro (aparelho depressão) ou tensiômetro, tendo como principaiscausas a hereditariedade, a obesidade, osedentarismo, o alcoolismo, o estresse, aalimentação desregulada e o fumo.

Page 43: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

ATEROSCLEROSE

A aterosclerose causa uma alteraçãoprofunda em basicamente todas as artérias:nas que vão para o coração e o cérebro, ascarótidas, na aorta, essa grande artéria quedistribui o sangue para o corpo todo, e nasartérias dos membros inferiores. Ela é,portanto, uma doença sistêmica que produzalterações enormes na sua evolução relativasà diminuição do fluxo de sangue emdeterminados órgãos.

Page 44: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

AVC

Page 45: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

O acidente vascular cerebral (acrônimo: AVC),ouacidente vascular encefálico (acrônimo: AVE),vulgarmente chamado de derrame cerebral, écaracterizado pela perda rápida de funçãoneurológica, decorrente do entupimento (isquemia)ou rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneoscerebrais. É umadoença de início súbito na qual opaciente pode apresentar paralisação ou dificuldadede movimentação dos membros de um mesmo ladodo corpo, dificuldade na fala ou articulação daspalavras e déficit visual súbito de uma parte docampo visual. Pode ainda evoluir com coma e outrossinais.

Page 46: Minicurso 2012 - SISTEMA CARDIOVASCULAR

VARIZES

Varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas, alongadas etortuosas. Além de serem prejudiciais à estética, as varizespodem causar dor, cansaço e sensação de peso nas pernas.As varizes aparecem mais comumente nas pernas, porémpodem ocorrer em outras partes do corpo. Veias são vasossanguíneos que carregam sangue dos tecidos do corpo aocoração. Elas têm válvulas que ajudam o sangue a fluir emdireção ao coração. Quando essas válvulas não funcionamcorretamente, o sangue retorna e forma poças nas veias.Isso então faz as veias incharem e forma as varizes.Geralmente as varizes não causam problemas médicos.Porém, ocasionalmente podem requerer tratamento parador, problemas de pele, coágulos sanguíneos ou outrascomplicações. Pessoas muitas vezes fazem tratamentopara varizes por razões cosméticas.