mikdash em portugues

26
Neste estudo eu gostaria de examinar as conexões entre o corpo humano eo Templo. Esse edifício é comumente referido por nossos sábios como o Beit HaMikdash, a casa da santidade. Mikdash é uma combinação de duas palavras hebraicas: Makom Kodesh. Makom = Local e Kodesh = Santo. Assim, o Mikdash é o lugar sagrado. O lugar onde o Senhor colocou o seu nome. Ir e ficar diante de um espelho. O que você vê? Uma cabeça, dois olhos, um nariz e uma boca. Olhe para baixo e você vai ver um pescoço que leva para as áreas internas do coração, estômago, etc Você está olhando para um ser humano. Mas se você olhar mais de perto você verá uma das criações mais profundas no mundo de HaShem, uma miniatura de Beit HaMikdash. Este estudo foi precipitado pela versículo seguinte: Shemot (Êxodo) 25:8 E você deve fazer fazer um santuário para mim, para que eu possa habitar no meio deles. A Ou Hachayim pergunta por que a Torá ", e você deve fazer uma mikdash (Santuário) para mim", e então no verso seguinte ele diz que "a forma do Tabernáculo ... assim será você". Estamos falando sobre o mikdash (Santuário) ou o Mishkan1 (Tabernáculo)? A Ou Hachayim escreve que o mandamento de fazer uma Mikdash para o Senhor não é apenas referente ao tempo em que Bne Israel no deserto, mas inclui toda a história judaica a partir do momento que estávamos no deserto para o tempo em que entramos eretz Israel. Ele escreve que quando o povo judeu estão em Eretz Israel, e até mesmo em um momento de Galut (exílio), a mitzva para construir o mikdash ainda se aplica. O Malbim responde a esta questão, em sua obra intitulada Remazey HaMishkan (Ilusões do Santuário) explica que cada um de nós tem que construir dentro de nós mesmos um mikdash, que cada um de nós deve fornecer uma residência para a presença de HaShem. Rabino Chaim de Volozhin, o aluno do renomado Gaon de Vilna, disse que o mandamento de construir um Tabernáculo é principalmente um mandamento pessoal; todo judeu é "um tabernáculo vivo em miniatura." Senhor repousa a Shechiná, Sua Divina Presença, principalmente no coração humano. Trecho de Sefer Charedim - O Livro da Apavorados (R. Eliezer Azkari, c 1550.) 66:27 - Você é um templo para a presença do Rei Santo! Como tal, é extremamente importante que você santificar seu coração e sua alma, assim 1

Upload: presbtadeudias

Post on 06-Aug-2015

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Tradução a partir da internet.

TRANSCRIPT

Page 1: Mikdash em Portugues

Neste estudo eu gostaria de examinar as conexões entre o corpo humano eo Templo. Esse edifício é comumente referido por nossos sábios como o Beit HaMikdash, a casa da santidade.Mikdash é uma combinação de duas palavras hebraicas: Makom Kodesh. Makom = Local e Kodesh = Santo. Assim, o Mikdash é o lugar sagrado. O lugar onde o Senhor colocou o seu nome.Ir e ficar diante de um espelho. O que você vê? Uma cabeça, dois olhos, um nariz e uma boca. Olhe para baixo e você vai ver um pescoço que leva para as áreas internas do coração, estômago, etc

Você está olhando para um ser humano. Mas se você olhar mais de perto você verá uma das criações mais profundas no mundo de HaShem, uma miniatura de Beit HaMikdash.

Este estudo foi precipitado pela versículo seguinte:

Shemot (Êxodo) 25:8 E você deve fazer fazer um santuário para mim, para que eu possa habitar no meio deles.

A Ou Hachayim pergunta por que a Torá ", e você deve fazer uma mikdash (Santuário) para mim", e então no verso seguinte ele diz que "a forma do Tabernáculo ... assim será você". Estamos falando sobre o mikdash (Santuário) ou o Mishkan1 (Tabernáculo)? A Ou Hachayim escreve que o mandamento de fazer uma Mikdash para o Senhor não é apenas referente ao tempo em que Bne Israel no deserto, mas inclui toda a história judaica a partir do momento que estávamos no deserto para o tempo em que entramos eretz Israel. Ele escreve que quando o povo judeu estão em Eretz Israel, e até mesmo em um momento de Galut (exílio), a mitzva para construir o mikdash ainda se aplica.

O Malbim responde a esta questão, em sua obra intitulada Remazey HaMishkan (Ilusões do Santuário) explica que cada um de nós tem que construir dentro de nós mesmos um mikdash, que cada um de nós deve fornecer uma residência para a presença de HaShem.

Rabino Chaim de Volozhin, o aluno do renomado Gaon de Vilna, disse que o mandamento de construir um Tabernáculo é principalmente um mandamento pessoal; todo judeu é "um tabernáculo vivo em miniatura." Senhor repousa a Shechiná, Sua Divina Presença, principalmente no coração humano.

Trecho de Sefer Charedim - O Livro da Apavorados (R. Eliezer Azkari, c 1550.) 66:27 - Você é um templo para a presença do Rei Santo! Como tal, é extremamente importante que você santificar seu coração e sua alma, assim como todos os 248 membros (bones2) do seu corpo.3 está escrito: "O Santo, está no meio [be'kir'becha]" (Oséias 11:9), e "Eles [as pessoas] são Templo do Senhor" (Yirmiyahu 7:4), e "Sede santos, porque Eu, o Senhor, sou santo" (Vayicrá 19:2), e "Eu vou colocar Meu Mishkan [Tabernáculo] em seu meio [be'tochechem] "(Vayicrá 26:11). Senhor significa que Ele diz: "Eu habita em vós"

O rabino Chaim explica: O Zohar compara cada judeu ao Templo (ou seja, o Tabernáculo permanente). Assim como o centro do Templo é o Santo dos Santos, o centro do ser humano é o seu coração. Sua cabeça está acima dele, seus pés estão abaixo dele, de modo que o coração, que está no ponto central de seu tronco, é o centro real de seu ser. Assim como a santidade que é a fonte de tudo o que é bom no mundo emana do Santo dos Santos, a força da vida dos humanos emana do coração.

Em seu comentário sobre Chumash, o Malbim explica que o Beit HaMikdash é um macrocosmo do corpo humano: Se você olhar para um plano da Heichel (Santuário) no Beit HaMikdash, você vai notar que a colocação dos vários navios, os altar, da mesa, e o Menorah todo corresponde à localização dos órgãos vitais do corpo humano. Em outras palavras, cada um dos vasos do Templo representa um órgão humano.

O Zohar eo Midrash Ne'elam estado tanto que as 613 partes do Mishkan directamente correlacionadas com as 613 partes do corpo humano.

1

Page 2: Mikdash em Portugues

Assim, temos em nossa tradição:613 Mitzvot - 248 Mitzvot positivos e 365 liminares.

613 Humanos partes do corpo - 248 e 365 limbs4 nervos. O Mishna fala destes 248 membros:

Oholoth Capítulo 1 Mishna 8. Existem duzentos e quarenta e oito membros em um corpo humano: TRINTA no pé, [que é] de seis a CADA TOE, 5 DEZ no tornozelo, dois no SHIN, cinco no joelho, um na coxa, TRÊS No quadril, costelas, 6 ONZE TRINTA NA MÃO, [que é] seis para cada dedo, dois no antebraço, dois no cotovelo, um no braço superior e quatro no ombro, [tornando] ONE Cento e um de um lado [do corpo] e cento e um sobre o outro, então vértebras DEZOITO na coluna, nove [membros] na cabeça, no pescoço OITO, SEIS NA CHAVE DO CORAÇÃO, 7 E CINCO nos órgãos genitais. Cada um [desses membros] pode contaminar POR CARRO CONTATO, ou ofuscação. Quando é que este SO? QUANDO ELES TÊM SOBRE ELES [sua] carne APROPRIADO, 8, mas se eles não tiverem [sua] carne APROPRIADO sobre eles, pode contaminar por contato e transporte, mas não o pode contaminar POR OVERSHADOWING.9

613 peças diferentes e vasos no Mishkan.

[O Midrash compara o Mishkan como um todo para o corpo humano e, em cada um dos seus instrumentos e componentes para vários órgãos humanos e partes do corpo. As vigas de sustentação do Mishkan simbolizam as costelas, as cortinas de pele de cabra correspondem a pele de uma pessoa, eo Shulchan representa o estômago. O Kiyor sugere o elemento líquido do corpo humano. O Menorah, fornecedora de luz no Mishkan, representa a mente humana, que nos fornece a luz da compreensão e do entendimento. O Keruvim, que se espalham as asas sobre o Aron, correspondem aos pulmões, que estão posicionados sobre o coração, e o Aron corresponde ao coração humano. ]

Esta imagem do Beit HaMikdash, representando um homem, como um lugar onde o Senhor reside, também é explicitada no Codicilho Nazareno: 10

I Coríntios 3:16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus, eo Espírito de Deus habita em vós?

Finalmente, podemos entender que o Templo não era apenas a imagem de um homem, mas era a imagem do homem perfeito, o Mashiach:

Yochanan (João) 2:18 Então responderam os judeus e disse-lhe: Que sinal fazes tu a nós, vendo que fazes estas coisas? 19 Yeshua respondeu, e disse-lhes: Destruí este santuário, e em três dias eu o levantarei. 20 Disseram então os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? 21 Mas ele falava do templo do seu corpo.

Efésios 2:19-22 Então, não sois estrangeiros e peregrinos mais, mas sois concidadãos dos santos, e da família de Deus, 20 sendo construída sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, Mashiach Yeshua sendo o próprio pedra da esquina; 21 no qual cada edifício vários, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, 22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

Apocalipse 21:22 E vi nenhum templo nela: porque o Senhor Deus Todo-Poderoso eo Cordeiro são o templo do mesmo.

A conexão crítica

Quando os homens da Grande Assembléia retirado do hara yetzer (má inclinação) de avodá zara (idolatria) a partir do santuário interior do Beit HaMikdash, o efeito foi a sua remoção de todos os nossos "postos de

2

Page 3: Mikdash em Portugues

trabalho" ligado ao "mainframe" no Kodesh HaKadashim (Santo dos Santos), em Jerusalém:

Yoma 69b Ele respondeu: Não se pronunciar o Nome Inefável fora [os limites do Templo]. Mas não pode um? Não está escrito: E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para o efeito. [. . . e Esdras louvou o grande Deus]. E R. Giddal [comentando sobre isso] disse: Ele engrandeceu por [pronúncia] Nome Inefável-Isso? Foi uma decisão em caso de emergência. E [eles] clamou com grande voz [alto] para o Senhor, seu Deus. O que eles fizeram chorar? - Ai, ai é ele quem destruiu o Santuário, queimou o templo, matou todos os justos, conduzido todo o Israel para o exílio, e ainda está dançando entre nós! Tu certamente lhe dado a nós para que possamos receber a recompensa por ele. Não queremos nem ele, nem recompensa por ele! Então um comprimido caiu do céu para eles, ao que a "verdade", a palavra foi inscrito. (R. Hanina disse: Pode-se aprender daí que o selo do Santo, bendito seja Ele, é verdade). Eles ordenaram um jejum de três dias e três noites, no qual ele foi entregue a eles. Ele veio do Santo dos Santos como um leão feroz.

A partir deste Gemara vemos que cada um em todo o mundo está conectado ao Beit HaMikdash. De alguma forma nós somos o Beit HaMikdash!

Quando Idolatria foi extirpado do mundo, ele estava visivelmente manifestando-se como chama da Kodashin Kodesh. Mas, os efeitos foram sentidos em cada ser humano a partir daquele momento. Daquele momento em diante, os seres humanos já não teve um desejo de idolatria que era tão forte quanto o desejo por comida ou sexo. Dispomos agora de apenas uma sombra do que desejo.

Assim, vemos que enquanto a idolatria vivido nos corações dos homens, até que os fatídicos dias, uma vez que foi retirado do coração dos homens, também foi removido do Beit HaMikdash. Isso mostra que as imagens Beit Hamikdash homens e destina-se a ser visto como um retrato de um homem (ou seja Mashiach).

O Templo como um Body11

"Gold" é a alma;"Prata", o corpo;"Cobre", a voz;"Azul", as veias;"Roxo," a carne;"Vermelho", o sangue;"Linho", os intestinos;"Pêlo de cabra", o cabelo;"Ram peles tingidas de vermelho", da pele do rosto;"Skins Tachash," o couro cabeludo;"Madeira de acácia," os ossos;"O óleo para a iluminação," os olhos;"Especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático", do nariz, da boca e do palato;"Pedras Shoham e pedras preciosas para a criação", os rins eo coração.-Midrash HaGadol

A analogia do Ibn Ezra

O análogo primeiro corajosamente desenhado pelo Ibn Ezra (século 12, Espanha), em seu comentário de Bereshit 1:26 agora retorna com força incomum:

Deus me livre ... que o Criador deve ter quaisquer qualidades corporais ou forma tangível. Eis o texto proclama "'A quem iremos você comparar-me que eu poderia ser semelhante?" diz o Santo "(Yeshayahu

3

Page 4: Mikdash em Portugues

40:25). Pelo contrário, pois a alma sublime do homem é eterna, portanto, partes de uma afinidade com Deus. Assim também a alma é imaterial e também preenche todo o corpo com a vida. O corpo humano é assim como um mundo em miniatura. Bendito seja Deus que começou por formar o cosmos grande e concluiu pelo homem formar, o microcosmo!

Para Ibn Ezra, houve um paralelo a ser feita entre o Senhor, o Criador ea alma do ser humano. HaShem é totalmente sem corpo ou forma, mas seu espírito eterno de "glória" enche o cosmo material e inspira-lo com vida e significado. Da mesma forma, embora devemos considerar as palavras de Ibn Ezra com cuidado como um análogo provocativo que pode transmitir apenas uma parte da questão, a alma humana, etéreo e eterno, concede vida ao corpo humano, enchendo-a com potencial e propósito, à maneira do Criador. E o Tabernáculo, bem como, que representa o link proverbial entre céu e terra, é, portanto, construído de acordo com uma dinâmica semelhante. Voltamos mais uma vez as palavras carregadas de Ibn Ezra, desta vez em sua discussão sobre o significado do Tabernáculo, onde ele avança a explicação de Rav Sa'adia Gaon (século 10, Babilônia):

O Gaon explicou que há, de facto, três mundos. Este mundo terrestre é o macrocosmo, o Tabernáculo é intermediário, eo corpo humano é o microcosmo ... (comentário ao Shemot 25:7).

Enquanto o Gaon continua a traçar comparações específicas entre elementos celestes, os itens do Mishkan, e os órgãos do corpo humano, que podia negar o poder de persuasão geral de sua ligação?

Cabeça = HeichalO Moed Ohel (Tenda do Encontro) foi dividida em duas salas. O quarto foi chamado de volta a HaKadashim Kodesh, o Santo dos Santos. Colocado neste quarto foi a Aron, Santo Arca, o mais sagrado dos artigos no Santuário. A Arca Sagrada consistia de três caixas, uma dentro da outra. A caixa interior continha as duas tábuas em que os Dez Mandamentos foram gravados. Estes mandamentos foram o esboço de todas as mitsvot na Torá. Ele representou o cérebro do homem perfeito. Assim como um cérebro tem dois hemisférios, o direito eo esquerdo, assim também havia dois comprimidos. Assim como o homem contempla apenas as ideias e ideais da Torá, também a Arca continha a essência da Torá. Assim como o cérebro é triplamente envolto em um crânio com duas membranas, os comprimidos foram também encerradas em três caixas.

Nós também podemos ver o cérebro de uma segunda maneira: O cérebro é colocado em uma membrana dupla, e à entrada da HaKadashim Kodesh foi através de uma cortina dupla.

Cérebro = Arca da Aliança.O cérebro tem duas porções principais, os hemisférios esquerdo e direito do cérebro. Estes dois correspondem com o Luchot dois, as tábuas em que foram inscritos os dez mandamentos.

O Santo dos Santos casas a Arca da Aliança encimado por duas asas Kruvim (querubins), um dos que representa o Senhor, enquanto o outro representa Israel. A voz divina ouvido pelo homem emerge entre estes dois Kruvim.

Quando Moisés chegou ao Ohel Moed para falar com o Senhor, ele ouviu a voz que lhe falava de cima da tampa que estava sobre a arca do testemunho entre os dois querubins, e Ele falou com ele. (Bamidbar 7:88)

Além disso, como a Torá é a sabedoria e é armazenado na arca, assim, também, vem a sabedoria do cérebro do homem.

Craniana Membrana Cortina =.Chazal ensinam que a cortina se mudou ritmicamente dentro e para fora, como se movidos pelo sopro de um

4

Page 5: Mikdash em Portugues

homem.

Olhos = Menorah + Aruch.Os olhos são utilizadas para duas finalidades. Um é usado para atividades intelectuais, iluminação, simbolizados pela luz da Menorá. Assim como combustível a Menorá era a mais pura de petróleo, assim também o homem deve lutar pela pureza de iluminação. De acordo com os cabalistas, existem sete áreas de sabedoria espiritual e os sete ramos da Menorah os representam. A segunda função dos olhos é para a sobrevivência: para ver e evitar as armadilhas, para buscar alimentos, a fim de viver, o que é simbolizado pelo pão (Aruch).

Orelhas Câmara = de Pedra TalhadaComo as orelhas são parcialmente interno e parcialmente externo ao corpo, por isso, também, o Sinédrio reuniu-se na sala de pedra lavrada, que foi, em parte dentro do Templo e parcialmente fora.

O Sinédrio "ouvido" casos.

Nariz = Altar de IncensoDa mesma forma que o nariz é o órgão de cheiro e está localizado no centro da face, o Altar foi localizado no centro do quarto e sobre ele o incenso aromático cheiro foi oferecido. O incenso teve grande significado místico e representou a propagação de simpatia entre os homens. Essa oferta trouxe expiação por rolamento fofocas e conto.

Porta = boca ao Heichal12.A abertura do Kodesh (Santo lugar), o que levou à Azara (Courtyard), foi, na parte inferior do quarto. Ela representou a boca do homem. Aqui o kohanim (Sacerdotes) situou-se quando pronunciou a bênção sacerdotal todas as manhãs.

Por que o Senhor a Moisés comunicar através do Kruvim como criança? São o Kruvim a boca?

Glândulas salivares = Laver.Como as glândulas salivares fornecer água à entrada para a boca, de modo que também a pia fornecer água à "boca" do Heichel (o edifício santuário).

Coração = A base do altarO sangue do sacrifício foi frustrada contra o altar e depois derramado na base do altar. Como o altar tem quatro cantos, assim também o coração tem quatro câmaras. Como o coração tem uma parte superior e inferior e, assim também o altar tem uma linha vermelha que marca as partes superior e inferior (algumas ofertas tinham seu sangue correu acima e alguns tiveram o sangue correu abaixo).

Altar estômago =Fora da Ohel Moed / Heichel, no centro do pátio, foi o altar principal em que os sacrifícios eram oferecidos e consumidos. Isto representa o estômago e os órgãos internos do homem.

Os sacrifícios eram também chamados de alimentos:

Vayikra (Levítico) 3:11 E o sacerdote queimará isso sobre o altar, é o alimento da oferta queimada ao Senhor.

Como o estômago é um pouco fora do centro, por isso, também, é o altar um pouco fora do centro.

Observe que falamos do estômago como tendo "azia", assim como as queimaduras altar, assim queimaduras 5

Page 6: Mikdash em Portugues

nosso estômago.

Cordão umbilical = A fumaça do altarComo a fumaça se originou no altar e saiu do Beit HaMikdash do altar, assim também o cordão umbilical ligar para o estômago e saída do estômago.

Esôfago Rampa Altar =.Os sacrifícios foram realizados até a rampa e colocou sobre o altar. Mesmo assim, a alimentação é feita pelo esófago para o estômago.

Órgãos sexuais = Quinze passos entre o masculino e pátios das mulheres.O coro levítico iria cantar os Salmos 15 / Songs of Ascent em pé sobre estes 15 passos, durante Sucote. Sucote é, naturalmente, a imagem por excelência da câmara conjugal. As palavras dos levitas representam o esperma ea música representa o sêmen. Os movimentos do coro levítico representa os impulsos do órgão.

A seguir a estes passos semi-circulares foram duas salas utilizadas para armazenar os instrumentos musicais. Estes parecem representar os testículos. Eles são os instrumentos a partir dos quais se origina a música. A música dá força para as letras.

= Pele da parede

Cinzas produto Waste =.As cinzas foram guardadas no centro do altar de bronze até realizado fora do acampamento. Mesmo assim, o produto residual de um homem está ligado ao estômago e sai na parte central do corpo.

Feto = candelabros gigantes no pátioOutra cerimônia de Sucote, a iluminação do Templo, também teve sua origem na tradição judaica. Segundo o Mishná, no final do primeiro dia dos Tabernáculos, os sacerdotes e levitas desceram para o pátio das mulheres. Quatro enormes castiçais de ouro foram criados em tribunal (50 côvados de altura), com quatro taças de ouro colocadas sobre eles e quatro escadas descansando contra cada um. Quatro jovens de ascendência sacerdotal estava no topo das escadas segurando 10 galões jarros cheios de óleo puro, que se derramou em cada bacia (succah 5:2).

Os sacerdotes e levitas usado sua roupa desgastada própria litúrgica para mechas. A luz que emana do candelabro quatro era tão brilhante que a Mishna diz:

Succah 05:03 Não havia um pátio em Jerusalém que não foi iluminado pela luz do HaSho'eivah Beit (cerimônia de libação de água também).

Mishlei (Provérbios) 20:27 alma de um homem é a lâmpada do Senhor.

Uma lâmpada é maquinado de duas partes: o óleo, o que corresponde a da alma, e o pavio, o que corresponde ao corpo. Juntos, eles criam a chama, que é a Torá. Quanto mais o óleo é limpo e puro, o mais bonito chama a acenderá. Quanto mais fino o pavio, mais uma pessoa do corpo aceitará prontamente a pureza, mais a luz vai continuar a brilhar.

Estas "velas" são uma boa imagem de um bebê humano. Eles têm pavio de óleo, e as chamas, o qual é semelhante a um ser humano. Estas lâmpadas são também uma alusão ao Mashiach:

Yochanan (João) 8:12 Quando Yeshua falou novamente ao povo, ele disse, "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."

6

Page 7: Mikdash em Portugues

Chazal ensinam que os braços e as pernas são exteriores ao nosso corpo e são utilizados apenas para "ir" e "fazer". Isso nos ajuda a entender por que o Beit HaMikdash não têm apêndices para representar pernas ou braços.

O Mishkan, ao contrário do Templo, foi representada por Adam e Chava (Eva) perante o Senhor separou. Assim, não houve nenhuma pátio das mulheres no Mishkan.

A Conexão Luz

Beit HaMikdash é o "pescoço" do mundo.

Berachoth 30a Nossos rabinos ensinaram: Um homem cego ou quem não pode dizer os pontos cardeais devem direcionar o seu coração para com o seu Pai do Céu, como ele diz, E eles rezam ao Senhor. Se um está de pé fora da Palestina, ele deve girar mentalmente para Eretz Israel, como ele diz, e orarem a ti para a sua terra. Se ele está em Eretz Israel, ele deve girar mentalmente para Jerusalém, como ele diz, E eles rezam ao Senhor para a cidade que tu escolheste. Se ele está de pé em Jerusalém, ele deve girar mentalmente para o Santuário, como se diz, se eles rezam para esta casa. Se ele está em pé no Santuário, ele deve girar mentalmente para o Santo dos Santos, como se diz, se eles orarem neste lugar. Se ele estava no Santo dos Santos, ele deve girar mentalmente para o propiciatório. Se ele estava atrás do propiciatório ele deve imaginar-se para a frente do propiciatório. Conseqüentemente, se ele está no leste, ele deve virar o rosto para o oeste, se no oeste ele deve virar o rosto para o oriente; se no sul, ele deve virar o rosto para o norte; se no norte, ele deve girar seu rosto para o sul. Desta forma, todo o Israel será transformar os seus corações para um só lugar. R. Abin - ou, como alguns dizem R. Abina - disse: O texto confirma isso? - O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada com torres [Talpioth], a elevação [tel] 13 para que todas as bocas turno (piyyoth).

Meguilá 16b E ele caiu sobre neck.14 Benjamim seu irmão Quantas necks15 teve Benjamin? - R. Eleazar disse: Ele chorou para os dois templos que estavam destinados a ser no território de Benjamin16 e para ser destruído. E Benjamim chorou também ao seu pescoço: ele chorou para o tabernáculo de Shiloh, que estava destinado a ser, no território de José e de ser destruído.

Midrash Rabbah - O Cântico dos Cânticos IV: 12 teu pescoço é como a torre de Davi: refere-se ao Templo. Por que é comparado a um pescoço? Porque desde que o Templo estava de pé, pescoço de Israel se estendeu entre as nações do mundo, mas quando o Templo foi destruído, então, se assim se pode dizer, o pescoço de Israel estava abaixada, e assim está escrito, e eu vou quebrar o orgulho do seu poder (Lv XXII, 19), ou seja, o Templo. Outra explicação: Assim como o pescoço de um homem é na parte mais alta dele, de modo que o templo era na parte mais alta do mundo. E assim como a maioria dos enfeites são pendurados em volta do pescoço, de modo que os sacerdotes foram anexados ao Templo, os levitas foram anexados ao Templo. E, assim como, se o pescoço é removido, um homem não pode viver, por isso desde o Templo foi destruído não tem havido vida para os inimigos de Israel.

O Midrash tem a dizer sobre o osso Luz:

Midrash Rabbah - Levítico XVIII: 1 E a amêndoa florescerá refere-se à Luz (porca) da coluna vertebral. Adriano, seus ossos podem ser esmagados, pediu R. Joshua b. Hananias, dizendo: "De qual parte do corpo do Santo, bendito seja Ele, no tempo futuro, levar o homem a brotar? "Ele respondeu:" A partir da porca da coluna vertebral "Disse ele:".? Como você pode me convencer "Ele intentou então uma diante dele, ele colocou na água, mas não foi dissolvido, ele deixou passar mós , mas não era um terreno, ele colocá-lo no fogo, mas não foi queimado, ele colocá-lo em uma bigorna e começou a bater com um martelo, a bigorna, mas foi achatada, eo martelo foi dividida, mas tudo isso teve nenhum efeito.

7

Page 8: Mikdash em Portugues

O Mishkan (não o templo) como um corpo:

O Mishkan (Tabernáculo no deserto) faz alusão ao corpo humano. Rambam, assim escreveu o seguinte a seu filho:

Meu Avraham filho, você deve perceber que alude Mishkan para o corpo humano.

A Arca Sagrada, a parte mais íntima, faz alusão ao coração humano, que é a parte mais interna do corpo. A Arca era a parte principal do Mishkan porque continha as Tábuas da Aliança. Assim, também, é o coração humano a parte principal do corpo. É a fonte de sua vida, seu conhecimento e sua compreensão. As asas do Keruvim, que se espalhou sobre a Arca aludem, para os pulmões. Os pulmões são sobre o coração como asas e fornecê-lo com o ar. A Tabela no Mishkan alude ao estômago humano. Assim como alimentos e bebidas são colocados sobre a mesa, de modo que o estômago está cheio com alimentos e bebidas que se consome e daí é distribuída para as outras partes do corpo.

A Menorah (candelabro) no Mishkan alude à mente humana. Assim como a Menorah lhe envia luz, de modo que o intelecto ilumina todo o corpo. Três hastes saiu da Menorah de cada lado. Estes alusão aos três membros que se estendem a partir de cada lado do corpo humano, o olho, o ouvido, e a mão. O intelecto dirige estas três partes do corpo. O altar do incenso alude ao sentido do olfato. O altar sacrificial alude aos intestinos, que digerem o alimento que entra no corpo. O véu cobrindo alude Mishkan para o diafragma, que é como uma barreira entre as partes do corpo. O lavatório alude à umidade e outros líquidos no corpo. Lã das cabras aludir cortinas para a pele que cobre o corpo humano. As vigas do Mishkan alusão ao ribs.17

Beit HaMikdash é Feminino

As partes do Beit HaMikdash todos são no sexo feminino, em hebraico. Isto sugere que a estrutura e seus utensílios são parte de um corpo feminino. Este aspecto é ainda mais enfatizada quando notamos que a Torá chama a esposa de um homem sua "casa". A mulher é uma casa. Assim, o Beit HaMikdash, "A Casa do Santo", também seria feminino.

Se olharmos para a forma de Beit HaMikdash como enfatizado pelos pátios, podemos ver que o pátio da Mulher é o maior pátio, e é no "fundo" da estrutura. Isto espelha o corpo feminino que tem a maior parte, na parte inferior da estrutura. Por favor, lembre-se de que os braços e as pernas não fazem parte da estrutura, apenas a cabeça eo torso.

Criação eo Mikdash

Por Rav Yitzchak Levi

O Mikdash como o competion de criação.

Um aspecto da conexão entre a criação do mundo e do Mikdash é a idéia de que o Tabernáculo eo Mikdash são o objetivo da criação, e foi apenas com sua construção, que a criação foi concluída. Por exemplo:

Outra explicação: "Assim terminou todo o trabalho" (I Melakhim 7:51; II Divrei Ha-yamim 5:1) - não digo aqui "o trabalho", mas sim "todo o trabalho:" o trabalho do seis dias da criação. "De toda a sua obra que Deus havia criado e formado (la-asot, iluminado 'para formar'.)" (Bereshit 2:3) - não diz aqui "e formada", mas sim "para formar:" não há ainda o trabalho de outro. Quando Shlomo veio e construiu o Templo, o Santo, bendito seja Ele, disse: Agora, o trabalho do céu e da terra está completa - "Assim terminou todo o trabalho." Por isso ele foi chamado Shlomo, para o Santo, bendito seja Ele, concluído (hishlim) o trabalho

8

Page 9: Mikdash em Portugues

dos seis dias da criação através de sua handiwork.18

Outra explicação: "Quem estabeleceu todas as extremidades da terra" (Mishlei 30:4) - refere-se a Moshe, que estabeleceu a Tenda do Encontro, com a qual o mundo foi criado. Ela não diz "para configurar o Tabernáculo", mas sim "para definir-se com o Mishkan" (le-Hakim et ha-mishkan "(Bamidbar 07:01) -. O mundo foi criado com ele para até o Mishkan foi erguido, o mundo era instável, mas depois que ele foi erguido, o mundo tornou-se firme Por isso, diz: 19. "E aconteceu que, no dia em que Moshe tinha terminado a criação de (com) o Tabernáculo."

"Para configurar o Mishkan" ... Há que aprendemos (Avot 1:2): O mundo está em três coisas - na Torá, no serviço divino, e em atos de bondade. E Moshe mencionou os três em um verso: "Você, em sua bondade, levaram por diante Seu povo quem você resgatadas" (Shemot 15:13) - este é bondade: "Você guiou sua força" - esta é a Torá ...; "Para Sua santa morada" - este é o serviço no Tabernáculo e no Mikdash ... Ele guiou em virtude da Torá que tinham recebido antes da construção do Tabernáculo. Qual foi o mundo como na época? Era como um banco com duas pernas, que não suportam mais e é instável. Quando uma terceira perna foi feita para ele, tornou-se firme e ele se levantou. Assim, também, quando o Tabernáculo foi feita ... imediatamente, tornou-se firme e se levantou. Para a primeira do mundo teve apenas duas pernas, bondade amorosa e da Torá, e era instável. Quando a terceira perna foi feito por ele, ou seja, o Mishkan, ele ficou imediatamente. (Bamidbar Rabba, parasha 12) 20

De acordo com o midrashim, o Mishkan eo Mikdash são essencialmente uma continuação da criação e a sua conclusão. Antes que eles foram construídos, o mundo estava faltando, eo objetivo da criação não foi atingido. Além disso, antes da Mikdash foi construído, a existência do mundo não era absoluta e estável, para os restos do mundo, entre outras coisas, sobre o serviço Divino, o coração do que é no Templo.

Paralelos entre a criação do mundo e da construção do Tabernáculo.

Esta ligação encontra expressão nas Escrituras em uma série de paralelos estilísticas entre o Tabernáculo e criação:

1) Ambos são chamados melakha, "trabalho" (Bereshit 2:2-3; Shemot 31:3, 5, e em muitos outros lugares).

2) A raiz, ayin-pecado-heh, repete-se muitas vezes em ambos os contextos.

3) A sabedoria, entendimento e conhecimento:

O Senhor com sabedoria fundou a Terra, com inteligência estabeleceu os céus. Pelo conhecimento das profundezas foram divididos. (Mishlei 3:19-20)

Veja, eu tenho chamado por Betzalel nome ... E o enchi com o espírito de Deus, na sabedoria e de entendimento, e em conhecimento, e em todo o lavor (Shemot 31:2-3) 21

4) "Ver" na conclusão da obra:

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era bom. (Bereshit 1:31)

E Moshe viu todo o trabalho, e eis que tinha feito como o Senhor ordenara, assim a fizeram. (Shemot 39:43)

5) Conclusão da obra:

Em seguida, os céus ea terra foram terminados, e todo o seu exército. E no sétimo dia Deus terminou a obra9

Page 10: Mikdash em Portugues

que tinha feito. (Bereshit 2:1-2)

Assim foi o trabalho do tabernáculo da tenda da reunião encerrada: e os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moshe, assim eles fizeram ... Então Moshe terminou o trabalho. (Shemot 39:32; 40:33)

6) Uma benção após a conclusão do trabalho:

E abençoou Deus o dia sétimo eo santificou; porque nele descansou de toda a obra que Deus havia criado e realizado. (Bereshit 2:3)

E Moshe viu todo o trabalho, e eis que tinham feito como o Senhor ordenara, assim a fizeram, e Moshe abençoou. (Shemot 39:43)

7) Terminando com a santidade do Shabat (Bereshit 2:1-3; Shemot 31:12-17).

Chazal observou esses paralelos em vários lugares. O Tanchuma traça um paralelo entre a ordem da criação e do fim da construção do Mishkan:

Rav Yaakov ser Rav-Asi, disse: Por que é que diz: "Senhor, eu amo a habitação de tua casa eo lugar onde tua glória habita" (Tehilim 26:8)? Uma vez que é equivalente à criação do mundo. Como assim?

No primeiro dia ele diz: "No princípio, Deus criou o céu ea terra" (Bereshit 1:1), e ele diz: "Quem estende os céus como uma cortina" (Tehilim 104:2). E sobre o Tabernáculo, o que ele diz - "E você deve fazer cortinas de pêlos de cabras" (Shemot 26:7).

No segundo dia, "Haja um firmamento" (Bereshit 1:6), e menciona a divisão, como está escrito: ". E haja separação de água de água" E sobre o Tabernáculo, ele diz: "E o véu deve ser para você como uma divisão" (Shemot 26:33).

No terceiro dia, ele menciona a água, como se diz: "Que as águas ser recolhidas" (Bereshit 1:9).

1

Page 11: Mikdash em Portugues

No segundo dia, "Haja um firmamento" (Bereshit 1:6), e menciona a divisão, como está escrito: ". E haja separação de água de água" E sobre o Tabernáculo, ele diz: "E o véu deve ser para você como uma divisão" (Shemot 26:33). No terceiro dia, ele menciona a água, como se diz: "Que as águas ser recolhidas" (Bereshit 1:9). E sobre o Tabernáculo, ele diz: "Farás também uma pia de bronze, e seu pedestal também de bronze ... e você deve colocar água nele" (Shemot 30:18). No quarto dia, Ele criou as luzes, como se diz: "Façam-se luzeiros no firmamento dos céus" (Bereshit 1:14). E sobre o Tabernáculo, ele diz: "E você deve fazer um candelabro de ouro puro" (Shemot 25:31). No quinto dia, Ele criou os pássaros, como está escrito: "Deixe o enxame águas abundantemente com o movimento criaturas que têm vida, e que as aves voem acima" (Bereshit 1:20). E que lhes corresponde no Mikdash - oferecer sacrifícios de ovelhas e aves. No sexto dia, o homem foi criado, como ele diz: "E criou Deus o homem à sua imagem" (Bereshit 1:27) - Formou-lo com dignidade. E quanto ao Mishkan ele diz que "o homem", ou seja, o sumo sacerdote que foi ungido para servir e atender diante de Deus. No sétimo dia: "Assim os céus ea terra foram terminados" (Bereshit 2:1). E sobre o Tabernáculo, ele diz: "E todo o trabalho foi concluído." Em relação à criação do mundo, diz: "E Deus os abençoou" (Bereshit 1:28). E sobre o Tabernáculo, ele diz: "E Moshe abençoou" (Shemot 39:43). Em relação à criação do mundo, diz: "E Deus acabou" (Bereshit 2:2), e sobre o Tabernáculo, ele diz: ". E isso aconteceu no dia em que ele estava acabado" Em relação à criação do mundo, diz: "E Ele santificou" (Bereshit 2:3), e sobre o Tabernáculo, ele diz: "E Moshe ungiu e santificou." Por que é o equivalente Mishkan para os céus ea terra? Assim como os céus ea terra depor sobre Israel, como ele diz: "Eu chamo o céu ea terra como testemunhas contra vós neste dia" (Devarim 30:19), de modo que o Mishkan é testemunho de Israel, como está escrito: "Estes são as contas do Mishkan, o Tabernáculo do testemunho "(Shemot 38:21). Por isso, diz: "Senhor, eu amo a habitação de tua casa eo lugar onde tua glória habita" 22 O Midrash Ha-Gadol no final da Parashat Pekudei explica como o Mishkan conclui a criação: "Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro" (Shemot 40:34) - este é o que significa quando se diz: "Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre" (Tehilim 37:29). Rav Yitschac disse: "Os justos herdarão a terra" - e onde estão os ímpios? Pairando no ar? Em vez disso o que é "e morar nele para sempre" - eles vão fazer com que o Shekhina para habitar nela. O Shekhina estava originalmente no mundo inferior. Quando o primeiro homem pecou, ele retirou-se para o firmamento primeiro. A geração de Enos surgiu e pecou, e retirou-se do primeiro para o segundo firmamento. A geração de a enchente e pecou, e retirou-se do segundo para o terceiro firmamento. A geração da dispersão surgiu e pecou, e retirou-se do terceiro para o quarto firmamento. Os egípcios nos dias de Avraham pecou, e retirou-se do quarto para o quinto firmamento. Os sodomitas pecou, e retirou-se do quinto para o sexto [firmamento]. Os egípcios nos dias de Moisés pecou, e retirou-se do sexto para o sétimo [firmamento]. E que lhes corresponde, sete homens justos surgiu e trouxe [o Shekhina] para a terra. Avraham se levantou e

1

Page 12: Mikdash em Portugues

agiu de forma virtuosa, e trouxe-o para baixo do sétimo para o [firmamento] sexto. Yitzchak levantou-se e agiu de forma virtuosa, e trouxe-o para baixo a partir do sexto para o quinto [firmamento]. Yaakov surgiu e atuou virtuosamente, e trouxe-o para baixo do quinto para o [firmamento] quarto. Levi se levantou e agiu de forma virtuosa, e trouxe-o para baixo do quarto para o [firmamento] terceiro. Kehat surgiu e atuou virtuosamente, e trouxe-o para baixo do terceiro para o [firmamento] segundo. Amram surgiu e atuou virtuosamente, e trouxe-o para baixo do segundo para o [firmamento] primeiro. Moshe levantou-se e agiu de forma virtuosa, e trouxe-o para a terra, como está escrito: "E a glória do Senhor encheu o Tabernáculo" (Shemot 40:34). O midrash em Shemot Rabba (35, 1) afirma que certas coisas foram criadas exclusivamente para o bem do Mishkan: Rabi Shimon ben Lakish disse: O mundo não era digno de usar o ouro, por que então foi criado? Para o Tabernáculo e para o Mikdash, como está escrito: "E o ouro dessa terra é bom" (Bereshit 2:12), e como é afirmado: "esta boa montanha eo Levanon" (Devarim 3:25) Rav ... Chanina disse: O mundo não era digno de usar cedros. Eles foram criados exclusivamente para o Tabernáculo e para o Mikdash, como está escrito: "As árvores do Senhor tem o seu preenchimento, os cedros do Levanon, que Ele plantou" (Tehilim 104:16), e refere-se ao Levanon Mikdash , como está escrito: "Esta boa montanha eo Levanon". O Maharal, em sua Arye Gur sobre o comentário de Rashi sobre a oferta trazida por Netanel, filho de Tzo'ar, traz uma alusão interessante esta matéria. A Torá declara: No segundo dia, Netanel, filho de Tzo'ar, príncipe de Yissakhar, fez oferta: ele se ofereceu para o seu prato de prata oferta de um, cujo peso era de cento e trinta siclos, uma bacia de prata de setenta siclos, segundo o siclo do santuário, ambos cheios de flor de farinha misturada com azeite, para oferta de cereais, uma colher de ouro de dez siclos, cheia de incenso, um novilho, um carneiro, um cordeiro de um ano, para holocausto , um bode para oferta pelo pecado, e por um sacrifício pacífico, dois bois, cinco carneiros, cinco bodes, cinco cordeiros de um ano. Esta foi a oferta de Netanel, filho de Tzo'ar. (Bamidbar 7:18-23) Sobre este Rashi comenta (ad loc.): Um prato de prata (ke'arat kesef) - O valor numérico de suas letras [= das letras destas duas palavras] é 930, correspondente aos anos do primeiro homem [= Adão]. O peso do que era de cento e trinta siclos - em alusão ao fato de que quando ele [Adam] levantada pela primeira vez as crianças a manter o mundo em existência, ele tinha 130 anos de idade, pois é dito: "E Adão viveu cento e trinta anos e depois gerou um filho "(Bereshit 5:3). Uma bacia de prata (Mizrak echad kesef) - O valor numérico destas palavras é de 520, sendo uma alusão a Noach filhos que gerou com a idade de 500 e também uma alusão aos 20 anos antes de sua prole nasceram quando o decreto sobre o dilúvio foi feita, assim como tenho estabelecido no meu comentário sobre o verso: "No entanto, seus dias serão 120 anos" (Bereshit 6:3) ... Setenta siclos - que correspondem aos 70 países que desceram de seus [=] Noach filhos. Uma colher (kaf achat, o kaf palavra também denota "mão") - em alusão a Torá que foi dada a partir da mão do Santo, bendito seja. De ouro de dez siclos - que correspondem aos Dez Mandamentos. Cheio de incenso - O total da ketoret palavra de acordo com o valor numérico de suas letras é 613, o número

1

Page 13: Mikdash em Portugues

de mandamentos bíblicos, excepto que tem de trocar a kof por dalet, de acordo com o "Método de permutações" conhecido como um tb " "sh g" rd "k [em que a primeira letra do alfabeto pode tomar o lugar da última, a segunda a de a antes da última, etc.] Um novilho - Em alusão a Avraham, de quem se diz: "E tomou um novilho" (Bereshit 18:7). Um carneiro - Em alusão ao Yitzchak, com referência a quem a Escritura diz: "E tomou o carneiro, etc" (Bereshit 22:13). Um cordeiro - Em alusão ao Yaakov, de quem a Escritura diz: "E Yaakov separados os cordeiros" (Bereshit 30:40). Um bode - A fim de fazer expiação para a venda de Yosef, com referência a quem afirma: "E eles mataram um bode" (Bereshit 37:31). E para um sacrifício pacífico, dois bois - em alusão a Moshe e Aharon, que fez a paz entre Israel eo seu Pai no céu. Cinco carneiros, cinco bodes, cinco cordeiros - Três espécies em alusão às três divisões da nação: os sacerdotes, levitas e israelitas comuns, e também em alusão à Torá, nos Profetas e nos Hagiographa. Há três vezes cinco, em alusão aos cinco livros da Torá, os cinco mandamentos escritos em um dos comprimidos, e para os cinco por escrito do outro. Até agora eu encontrei na obra do rabino Moshe-ha Darshan. O Maharal em sua Gur Arye (. Ad loc) comenta da seguinte forma: Se você perguntar, qual é a conexão aqui para os anos de Adão e Noé - pode-se sugerir que a construção do Mishkan é equivalente à criação do mundo, e tudo o que estava na criação do mundo estava no prédio do Mishkan. Havia cortinas do Tabernáculo, como em todo o mundo: "Quem estende os céus como uma cortina" (Tehilim 104:2). E assim como as estrelas surgiram, de modo que os grampos apareceu no Mishkan ... E, portanto, todos os fundamentos do mundo, ou seja, Adão, Noé, as nações 70, a Torá, e os Dez Mandamentos, em que as arquibancadas mundo inteiro, são a que alude o Mishkan, de modo que o Mishkan ser como o mundo inteiro. Expressões da criação do mundo na Mikdash.

Halakha oferece dois exemplos de mencionar diária da criação do mundo no Templo. Primeiro, durante a semana de cada Ma'amad, seus membros se ler a história da criação, correspondentes aos dias da semana: No primeiro dia: "No princípio" e "Haja um firmamento". No segundo dia: "Faça-se um firmamento" e "Que as águas ser reunidos". No terceiro dia: "Que as águas se ajuntem" e "Haja luz". No quarto dia: "Haja luz" e "Deixe o enxame águas em abundância." No quinto dia: "Deixe o enxame águas abundantemente" e "Que a terra produza No sexto dia:." Que a terra produza "e" Assim os céus ea terra foram terminados ". O segundo exemplo é a canção que os levitas cantavam no Templo a cada dia, o que traria à mente a criação do mundo: Foi ensinado: o rabino Yehuda disse em nome de Rabi Akiva: No primeiro dia [da semana] o que eles disseram? "A terra e todo o seu conteúdo pertencem ao Senhor" (Tehilim 24:1), porque Ele adquiriu e transferiu a posse e governou seu mundo. No segundo dia, o que eles disseram? "Grande é o Senhor, e altamente digno de ser louvado" (ibid. 48:2),

1

Page 14: Mikdash em Portugues

porque Ele dividiu suas obras e governou como rei sobre eles. No terceiro dia, eles diriam: "Deus está na assembléia divina" (ibid. 82:1), porque Ele revelou a terra com sua sabedoria e preparou o mundo para sua montagem. No quarto dia, eles diriam: "Deus de retribuição, Senhor" (ibid. 94:1), porque Ele criou o sol, a lua e, no futuro, punir aqueles que os adoravam. No quinto dia, eles diziam: "Cante em voz alta a Deus a nossa força" (ibid. 81:2), porque Ele criou os pássaros e os peixes para louvar o Seu nome. No sexto dia, eles diziam: "O Senhor é Rei, Ele está vestido de majestade" (ibid. 93:1), porque ele terminou seu trabalho e governou como rei sobre eles. No sétimo dia, eles diziam: "Uma canção para o dia de sábado" (ibid. 92:1), para o dia que será todo sábado. (Rosh ha-Shana 31a) (Traduzido por David Strauss)

A tabela a seguir vem do Midrash Rabbah em Bamidbar 12:13. Isso mostra que, para cada dia da criação, temos uma parte correspondente do Mishkan que reflecte que a criação de:

Na CriaçãoNo MikdashNo princípio, Deus criou o céu (Bereshit 1:1)

Quem estendes o céu como uma cortina (Tehilim 56:2)Farás também cortinas de pêlos de cabra para uma tenda sobre o tabernáculo, etc (Shemot 26:7)Haja um firmamento ... e haja separação, etc (Bereshit 1:6)O véu deve dividir-vos (Shemot 26:33)Que as águas debaixo do céu se reuniram (Bereshit 1:9)Farás também uma pia de bronze com a sua base de bronze, ao que a lavar, etc (Shemot 30:18)Façam-se luzeiros no firmamento do céu (Bereshit 1:14)Farás um candelabro de ouro puro, etc (Shemot 25:31)As aves voam acima da terra, etc (Bereshit 1:20)Os querubins estenderão as suas asas (Shemot 25:20)No sexto dia o homem foi criado. (Bereshit 1:26)Traga-te tu a ti teu irmão Arão (Shemot 28:1)E o céu ea terra foram terminados (Bereshit 2:1)Assim, foi concluído todo o trabalho do Tabernáculo, etc (Shemot 39:32)

Conclusão

1 Pedro 2:1 Portanto, deixando de lado toda a malícia, e todo o engano, e hipocrisias e invejas, e todas as palavras malignas, 2 Como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual desejo da palavra, para que possais crescer assim: 3 Se assim vos provaram que o Senhor é gracioso. 4 Para quem vem, como a uma pedra viva, rejeitada, sim, pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa, 5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Yeshua Mashiach. 6 Por isso também está contida na Escritura: Eis que eu assentei em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa, e aquele que nele crê não será confundido. 7 A vós, pois, que acreditam que ele é preciosa, mas, para os que ser desobediente, a pedra que os construtores rejeitaram, essa foi a principal da esquina, 8 E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para eles que tropeçam na palavra, sendo

1

Page 15: Mikdash em Portugues

desobedientes; também foram destinados. 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que vos mostrar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz: 10 que em outro tempo não eram um povo , mas agora sois povo de Deus: que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.

Considere-se que, se o Beit HaMikdash tem as partes e órgãos do corpo, então também deve ter alguns lugares que são mais sensíveis do que outras partes. Da mesma forma que não podemos sentir o nosso fígado ou pâncreas e podemos sentir ainda a poeira em nossos olhos.

UMA CANÇÃO DE INAUGURAÇÃO

Chanucá é a celebração da re-dedicação do altar do Templo nos dias dos Macabeus. Sefarditas recitar Tehilim (Salmos) 30 depois de acender as lâmpadas de Chanucá. Tehilim 30 é intitulado: Mizmor Shir Chanukat Habayit L'David, um salmo, uma música para a inauguração do Templo por David. Chazal23 chama este Salmo o Shir Shel Yom para Chanukah, A canção para o Dia de Chanucá.

Ao analisar este capítulo, é fascinante notar que ele começa como uma música para a inauguração do templo, no entanto, depois disso não faz menção de Beit HaMikdash qualquer! Além disso, é curioso que recitar este capítulo de inauguração do templo no início de cada dia de Chanucá, apesar de que não estão presentes em Beit HaMikdash novo ou rededicada naquele momento.

Podemos ganhar alguns insights sobre este capítulo da Mizmor Shir do fato de que David HaMelech (King) é o seu autor. Nós todos sabemos que David HaMelech não construir o Beit HaMikdash, mas que, em vez de seu filho, Shlomo HaMelech fez, quatro anos após a morte de David. Como, então, poderia David cantar a música de sua inauguração?

HaRav Avraham Chaim Feuer, Shlita, em sua obra magistral sobre Tehillim24, traz a Malbim para explicar estas questões. O Malbim sugere que a Habayit (The House) referido no início do Capítulo, não é, de facto, o Beit HaMikdash. Em vez disso, refere-se ao corpo humano, que abriga sua alma. HaRav Mordechai Gifter, z "tl, acrescenta que a Torá considera o corpo humano, se ele foi santificado, para ser um templo em miniatura como afirma Pasuk:

Shemot (Êxodo) 25:8 E eles devem fazer para mim um santuário, e habitarei dentro deles ", ou seja, não dentro dele [do Santuário], mas dentro delas [as próprias pessoas].

Com este princípio, podemos agora entender como David HaMelech poderia recitar este Salmo nunca ter visto o Beit HaMikdash, por que não outra referência ao Beit HaMikdash em tudo é feito neste salmo, e por isso que este inaugura Salmo nossas orações todos os dias. Não é o Beit HaMikdash que estamos inaugurando, mas pela recitação do presente capítulo, é a nós mesmos que estamos dedicando e rededicating.

Isto sugere que a razão que o Beit HaMikdash foi projetado para imitar o corpo humano, é para nos lembrar que o Senhor quer habitar em nós. Além disso, podemos entender em um sentido mais amplo que o Senhor quer habitar em Mashiach que encarna todo o Israel. Isso nos leva de volta a Gan Eden, quando o Senhor andava com Adão no jardim. Neste cenário final, o Senhor vai andar com o segundo Adão no Gan Eden.

Fotos

1

Page 16: Mikdash em Portugues

Maseches MidosUma lista alfabética dos lugares mencionados EM Masechet Midot, com o número que corresponde ao local em diagrama os Yisrael Tiferet'S.Achorei Beit ha'Kaporet # 38Amah Teraksin # 73Amudim Nanasin # 44Aron # 75Bein ha'Ulam vela'Mizbe'ach # 53Beit Avtinas # 34Beit ha'Chalifot # 59Beit ha'Mitbechayim # 44Beit ha'Moked # 43Beit ha'Moked ha'Katan # 43 (NW)Beit ha'Nitzotz # 40Beit Horadas ha'Mayim # 66Chamesh Esrei Ma'alot # 16Cheil # 8Duchan # 25Ezras ha'Nashim # 10Ezrat Yisrael # 22Har ha'Bayit # 1Heichal # 67Kanei Zahav # 72Kevesh # 48Kifonot # 6Kiyor # 52Kodesh ha'Kodashim # 74Koslot Shel Ulam # 54Leshachot Hayu Tachas Ezrat Yisrael # 17Lishkah do Mizbe'ach Avnei # 43 (NE)Lishkat Beis Shemanyah # 14Lishkat ha'Eitzim # 12Lishkat ha'Etz # 28Lishkat ha'Gazis # 27Lishkat ha'Golah # 29

1

Page 17: Mikdash em Portugues

Lishkat ha'Korban # 43 (SW)Lishkat ha'Medichim # 32Lishkat ha'Melach # 30Lishkat ha'Metzora'im # 13Lishkat ha'Nezirim # 11Lishkat ha'Parochet (localização desconhecida)Lishkat ha'Parvah # 31Lishkat Osei Chavitin # 21Lishkat Osei Lechem ha'Panim # 43 (SE)Lishkat Parhedrin # 28Lishkat Pinchas ha'Malbish # 20Lishkat Sanhedrei Ketanah (de Har ha'Bayit) # 4Lishkat Sanhedrei Ketanah (do Nashim Ezrat) # 15Lishkat Tela'ei Korban # 43 (SW)Lul # 64Machtah # 50Menorah # 70Mesibah # 65Mizbach Ha'zahav # 71Mizbe'ach # 47Nanasin # 44Pischo Shel Heichal # 61Pischo Shel Ulam # 55Pishpeshim (do ha'Chalifos Beis) N º 60Roshei Pispesin # 23Sha'ar Beit ha'Moked # 43Sha'ar ha'Bechorot # 35Sha'ar ha'Delek # 36Sha'ar ha'Elyon # 37Sha'ar ha'Korban # 41Sha'ar ha'Mayim # 33Sha'ar ha'Mizrach (de Ezrat Nashim) # 9Sha'ar ha'Mizrachi # 3Sha'ar ha'Nashim # 42Sha'ar ha'Nitzotz # 40Sha'ar ha'Shir # 43Sha'ar Nikanor # 18Sha'ar Tadi # 5Sha'ar Yechanyah # 40Sha'arei Chuldah # 2Shnei Pishpeshim (de Sha'ar Nikanor) N º 19Shnei Pishpeshim ba'Ma'arav # 39Shnei Pishpeshin (shel Sha'ar ha'Heichal) N º 62Shnei Shulchanot (no Ulam) n º 57, de 58Shnei Shulchanot (perto da Mizbe'ach) # 51Shulchan # 69Shulchanot Shel Shayish # 45Soreg # 7Ta'im # 63Taba'ot # 46Tadi # 5

1

Page 18: Mikdash em Portugues

Tavlah shel Shayish (do Shisin) N º 49Tavlah Shel Shayish (por Mei Sotah) N º 68Ulam # 56

Bibliografia

Rabino Moshe Hayym Luzzato no antropomorfismo mística do Templo. Seu livro é chamado Mishkaney Elyon ("Habitações do Supremo") [Segredos do Templo Futuro] e um comentário pelo rabino Mordechay Shriqi de Jerusalém ainda leva a uma análise mais aprofundada em termos de pesquisa.

Comentários do Gaon de Vilna e Malbim no Mishkan.

***

Este estudo foi escrito por Hillel Ben David(Greg Killian).Os comentários podem ser enviados para:

Greg Killian1101 Surrey Rastreamento SETumwater, WA 98501

Endereço na Internet: [email protected]ágina Web: http://www.betemunah.org/

(360) 918-2905

Novo! Clique nas palavras acima para editar e ver traduções alternativas. Dispensar

1