microsoft word - edital 03_2011 - projetos sociais[2]. · web viewde projetos sociais para o ....

26
1/ 6 CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO MUNICÍPIO DE BARRA VELHA - SC –CMDCA Rua: Manoel José da Rosa, Nº 205 – Bairro São Cristóvão – Barra Velha/SC – 88390-000, Fone: (47)3456 2812 E-mail: [email protected] EDITAL CMDCA Nº 001/2017 DISPÕE SOBRE CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PARA O ATENDIMENTO DIRETO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE ATRAVÉS DE RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA, usando das atribuições que lhe são conferidas, COMUNICA aos responsáveis das Entidades regularmente constituídas, no Município de Barra Velha, registradas e com atestado de funcionamento e que desenvolvam atividades de promoção, defesa e/ou garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, que está aberto o processo de inscrição, avaliação e seleção de projetos para financiamento através do Fundo da Infância e da Adolescência,conforme normas constantes na Resolução nº 137, de 21 de janeiro de 2010 do CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, pelaLEI Nº 1205, DE 08

Upload: leduong

Post on 28-Oct-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

1/6

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO MUNICÍPIO DE BARRA VELHA - SC –CMDCA

Rua: Manoel José da Rosa, Nº 205 – Bairro São Cristóvão – Barra Velha/SC – 88390-000,Fone: (47)3456 2812

E-mail: [email protected]

EDITAL CMDCA Nº 001/2017

DISPÕE SOBRE CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PARA O ATENDIMENTO DIRETO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE ATRAVÉS DE RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.

O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA, usando das atribuições que lhe são conferidas, COMUNICA aos responsáveis das Entidades regularmente constituídas, no Município de Barra Velha, registradas e com atestado de funcionamento e que desenvolvam atividades de promoção, defesa e/ou garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, que está aberto o processo de inscrição, avaliação e seleção de projetos para financiamento através do Fundo da Infância e da Adolescência,conforme normas constantes na Resolução nº 137, de 21 de janeiro de 2010 do CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, pelaLEI Nº 1205, DE 08 DE AGOSTO DE 2012, que instituiu o Fundo Municipal da Infância e Adolescência – FIA, como também pela Lei Federal Nº 8.666/93 e suas alterações.

1. DO OBJETIVO

1.1.O objetivo deste Edital é convocar as Entidades, do Município de Barra Velha,que atuem na linha de prevenção e atendimento direto à criança e ao adolescente, em situação de risco pessoal e social,aapresentarem Projetos Sociais, pleiteando financiamento por parte dos valores que se encontram no Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA).

Page 2: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

2/6

1.2.A ChamadaPública para seleção de projetosseráregidaporesteEdital,seusanexose eventuais retificações, caso venham a existir, sendo realizado sob inteira responsabilidade, organização e controle do Conselho Municipal dosDireitosdaCriançaedoAdolescentedeBarra Velha–CMDCA.

1.3. Os Projetos deverão atender:

a. Programas e projetos de pesquisa, de estudos, elaboração de diagnósticos, sistema de informações, monitoramento e avaliação das políticas públicas de promoção, proteção, defesa e atendimentosdosdireitosdacriançaedoadolescente;

b. Desenvolvimento de programas e projetos de comunicação, campanhas educativas, publicações, divulgação das ações de promoção, proteção, defesa e atendimento dos direitos da criança e doadolescente;

c. Ações de fortalecimento do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, com ênfase na mobilização social e na articulação para a defesa desses direitos.

1. DOOBJETO

2.1.ConstituiobjetodopresenteEditalaseleçãoeaprovaçãode Projetos Sociais que serão desenvolvidos por Entidades Governamentais eNãoGovernamentais.

2.2. Os Projetos Sociais devem prever o prazo de execução parao período de 06 a 12(doze) meses.

2.3.Para os fins deste Edital, fica estabelecida a seguinte definição de ProjetoSocial:

“Projeto Social: é um empreendimento temporário, elaborado a partirdeumproblemasocialdetectado,planejadoeexecutadopor meio de ações compartilhadas, coordenadas e gerenciadas com o objetivo de promover transformações na comunidade, contribuindo paraamelhoriadaqualidadedevidadasociedade. ”

2.4.Os Projetos Sociais aprovados e selecionados serão eleitos para comporem o Plano de Ação e Metas do CMDCA, de acordo com a ordemdeclassificaçãodosmesmos, conforme os critérios determinados no Item 6 deste Edital.

2.5. OsProjetoscontempladosterãoapoiofinanceirodoFIA– Fundo Municipal da Infância e Adolescência, no valor parcial, caso haja contrapartida da Entidade ou doações sociais, ou totaldovalororçadonoProjeto, num limite de R$ 51.000,00

Page 3: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

3/6

(cinquenta e um mil reais), liberados em 03 (três) parcelas de igual valor.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. A inscrição será feita por meio deOFÍCIO, o qual deverá ser direcionado ao CMDCA,contendo o número do presente Edital e protocolado em duas vias idênticas, mais uma cópia em meio digital.

3.2. A inscrição do projeto deverá ser realizada na Sede do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, junto ao Conselho Tutelar de Barra Velha, na Rua Manoel José da Rosa, Nº 205 – Bairro São Cristóvão – Barra Velha/SC – 88390-000 Fone: (47-3456 2812), E-mail: [email protected] , de segunda a sexta feira, no horário das 08h00min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min.

4. DASCONDIÇÕESBÁSICASPARAHABILITAÇÃO

4.1.As Entidades deverão estar devidamente registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do MunicípiodeBarra Velha–CMDCA.

4.2. Poderãoparticipar da presente seleção, Entidades beneficentes sem fins lucrativos, Órgãos Governamentais, ONGs ou OSCIPs, com sede no Município de Barra Velha, que apresentaremo Projeto Social e a documentação conforme orientação expressa nos Anexos, deste Edital.

4.3. NÃO poderão concorrer as Entidades que, anteriormente, receberam recurso do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA)e que não prestaram conta do mesmo ou que tiveram a prestação de contas rejeitada.

5. DAHABILITAÇÃO

5.1. A Entidade proponente deverá apresentar seu projeto e documentação de acordo com as indicações do Anexos I e II,seguindo as orientações dos demais Anexos deste Edital.

5.2. A verba a ser deliberada deverá atender aos seguintes fins:

a. Sócioeducacionais para a garantia dos direitos e defesa da criança e do adolescente;

b. Fortalecimento das relações familiares e comunitárias.

5.3. Os projetos apresentados serão habilitados ou não,através da Análise e Parecer da Comissão de Projetos e, posteriormente,da aprovação ou não, em plenário do CMDCA.

Page 4: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

4/6

5.4. Os projetos não habilitados serão devolvidos à Entidade proponente.

5.5. A Entidade poderá apresentar até 03 (três) projetos que atendam à finalidade expressa neste Edital e de acordo com as orientações constantes noAnexo I.

5.4.1. A Entidade deverá formalizar a solicitação conforme orienta o Item 3, deste Edital.

5.4.2.A apresentação do Projeto deverá seguir as Orientaçõesdo ANEXO I;

5.4.3.A apresentação da Documentação, constante do ANEXO II, deverá ocorrer em até 10 (dez) dias úteis, contados da data de recebimento da Comunicação Oficial do CMDCA que informa sobre a aprovação do Projeto.

5.4.5.A inscrição implicará na ciência e aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital, das quais as instituições nãopoderãoalegardesconhecimento,sobnenhumahipótese.

6. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

6.1.1. Os Projetos Sociais serão analisados pela Comissão de Projetos, levando em consideração os seguintes critérios, bem como os já citados, anteriormente, neste edital:

a. Excelência e relevância do projeto: Entende-se como relevante um projeto que possa ser reconhecido e tomado como modelo, por seu conceito, conteúdo e probabilidade de alcance de resultados, por seu conjunto de atributos técnicos, por sua capacidade de preencher lacunas ou suprir carência constatada, com justa causa, conveniência e oportunidade;

b. Adequação da proposta orçamentária: Entende-se como adequada a proposta orçamentária que especifique todos os itens de despesa do projeto, de forma detalhada e compatível com preços de mercado, apresentando, se for o caso e/ou por solicitação da Comissão de Projetos do CMDCA, 03 (três) orçamentos que justifique os valores;

c. Viabilidade de execução do projeto: Entende-se, como viável, um projeto que seja exequível de acordo com a planilha financeira apresentada.

Page 5: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

5/6

6.1.2.O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA decidirá acerca do mérito dos projetos sociais concorrentes, após oParecer da Comissão de Projetos do CMDCA, tendo sua decisão fundamentada e registrada em Ata acerca da seleção dosmesmos.

6.1.3. O resultado da seleção e classificação dos Projetosvalidados pelo CMDCAserá publicado através de Comunicação Oficial aos Representantes das Entidades Proponentes, bem como no local de divulgação dos Atos Públicos da Prefeitura de Barra Velha e emjornal de circulação local.

6.1.4. AEntidade que tiver seus Projetos Sociais contemplados será, oportunamente, convidada a firmar Termo deConvênio.

6.1.5.A Entidade proponente que tiver o financiamento de seu Projeto aprovado, depois de comunicada, terá 10 (dez) dias úteis para protocolar, no CMDCA, a Documentação orientada no ANEXO II, deste Edital, bem como comprovar a abertura de conta bancária específica para subvenção social, para movimentação dos valores repassados pelo FIA e prestação de contas.

6.1.6. AsEntidadesquenãotiveramseusprojetosselecionados poderão recorrer no prazo de 02 (dois) dias, a contar da data do recebimento da Comunicação Oficial.

6.1.7.Os recursos deverão ser protocolados no CMDCA, que convocaráreuniãoextraordináriada Comissão de Projetospara apresentarnovaanálise,no prazode05(cinco)diasúteis.

7. DADISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS

7.1. Será investido, através deste EDITAL, o valor máximo de R$408.000,00 (quatrocentos e oito mil reais), divididos para os projetos aprovados e selecionados, no repasse máximo de R$ 51.000,00 (cinquenta e um mil reais) por projeto.

7.2. Os projetos aprovados, mas não selecionados,ficarão no Banco de Projetos do CMDCA à disposição da comunidade para possíveis financiamentos.

7.3. Os recursos serão repassados, em 03 (três) parcelas, às Entidades cujos projetos foram aprovados, conforme cronograma e prestação de contas do projeto.

7.4. Se, no decorrer da execução do projeto, houver evasão de 50% ou mais do público atendido, o projeto será cancelado sem mais repasses financeiros pelo FIA.

7.5. O eventual cancelamento no financiamento do projeto será deliberado, pelo CMDCA, com a participação dos Representantes da Entidade executora do projeto.

Page 6: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

6/6

7.6. Os valores repassados não gastos, na execução do projeto,deverão ser devolvidos ao FIA, após o término do mesmo.

7.7. Os recursos repassados pelo FIA não podem ser gastos em bens duráveis que venham a se tornar propriedade de entidade ou de particulares, tais como: construções, reformas, compra de carro, móveis e outros, mesmo que sua finalidadeseja para o atendimento direto à criança e ao adolescente.

8. DO TERMO DECONVÊNIO

8.1. As Entidades contempladas serão notificadas para assinatura do Termo de Convênio e deverão apresentar a documentação atualizada, conforme ANEXO II, deste Edital.

8.2. O recurso financeiro destinadoà execução do Projeto deverá ser utilizado,EXCLUSIVAMENTE,nas despesas previstas no cronograma físico-financeiro.

8.3.A Entidade deverá executar e concluir o seu Projeto Social, no prazo máximo de 12 (dozes) meses, a partir da data da liberação dos recursos, ficando atenta à validade de prazo do Termo de Convênio, para eventual solicitação de prorrogação, se for o caso.

8.4. Caso haja a necessidade de prorrogação de prazo, a Entidade deverá solicitar, por escrito, ao CMDCA, até 30 dias antes do término estabelecido no Termo de Convênio.

9. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

9.1. A prestação de contas de cada parcela deverá ser apresentada, ao CMDCA, num prazo máximo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data da liberação dos recursos.

9.2. Após o término do projeto deverá ser apresentada a prestação final das contas e relatório final, ao Plenário do CMDCA.

9.3. Os gastos e as prestações de contas devem seguir a planilha financeira ou plano de aplicação apresentado no projeto.

9.4.É proibido computar, nas prestações de contas, as despesas com taxas bancárias.

9.5.Os pagamentos das despesas do projeto devem ser justificados com entrega de notas fiscais. Os colaboradores pessoas físicas devem entregar nota fiscal avulsa de

Page 7: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

7/6

prestação de serviços, contendo o número de horas trabalhadas.

9.6.Não serão aceitos, na prestação de contas, recibos simples de prestação de serviços de pessoas físicas,excetoos recibos de prestação de serviços de entidades que não possuem nota fiscal conforme INSTRUÇÃO NORMATIVA NTC-14/2012, do Tribunal de Contas do Estado.

9.7.A prestação de contas que apresentar inconformidade será devolvida ao proponente para as devidas correções.

9.8. A prestação de contas deve ter a seguinte sequência;a. Ofício de encaminhamento da prestação de contas;b. Ficha cadastral de entidade;c. Balancete: declaração de aplicação dos recursos;d. Notas fiscais;e. Cópia dos cheques emitidos;f. Extratos bancários;g. Declaração de depósitos em conta e comprovantes de depósitos;h. Informações complementarese/ou justificativas;i. Relatório descritivo do projeto e aplicação dos recursos;j. Fotos relativas ao andamento do projeto.

9.9. Todas as páginas da prestação de contas deverão ser numeradas em ordem crescente e rubricadas pelo Presidente da Entidade e pelo Coordenador do Projeto.

10. DA FISCALIZAÇÃO DOS PROJETOS

10.1. A Comissão de Avaliação de Projetos, instituída pelo CMDCA, deverá fiscalizar os projetos, em todos os seus aspectos, através devisitas de inspeção às instalações onde se desenvolvem as atividades e formulará os devidos relatórios que serão apresentados ao Plenário do CMDCA.

10.2. A Entidade deverá utilizar a placa modelo fornecida pelo CMDCA, indicando que o referido projeto foi contemplado com recursos do FIA;

10.3.A Entidade deverá incluir a logomarca do FIA e do CMDCA em todos os materiais físicos e eletrônicos de divulgação do Projeto.

11. DOCANCELAMENTO DE REPASSE

11.1. O CMDCA pode cancelar os repasses dos recursos do FIA, em ato deliberativo do Conselho, seguindo os Pareceres dasComissões constituídas pelo CMDCA,se forem comprovadas falhas ou vícios que impeçam a continuidade do projeto, tais como:

Page 8: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

8/6

a. Evasão do público alvo, conforme o item 7.4, deste Edital;b. Não comparecimento de colaboradores nos horários contratados;c. Prestação de contas incorreta;d. Descumprimento do plano de ação/aplicação do projeto;e. Desvio de materiais e ou recursos do projeto para outras finalidades.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. A documentação dos proponentes inabilitados, se não for retirada no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de divulgação do resultado final, será inutilizada pelo CMDCA, mediante notificação protocolada.

12.2. Os casos omissos, deste Edital, serão decididos pelo CMDCA e manifestados pelo Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

12.3. Ao CMDCA fica reservado o direito de prorrogar, revogar, retificar ou anular este Edital, havendo motivos ou justificativas para tais procedimentos devidamente deliberados pelos Conselheiros.

12.4. Fica eleito o Foro da Comarca de Barra Velha, do Estado de Santa Catarina para serem dirimidas quaisquer questões decorrentes do presente Edital.

12.5.Fica revogado o Edital CMDCA Nº 03/2016, de 14 de novembro de 2016.

12.6. Publique-se no Mural da Prefeitura Municipal de Barra Velha e no endereço eletrônico www.barravelha.sc.gov.br.

Barra Velha,19 de abril de 2017.

Marilise Klaus EinsfeldtPresidente doCMDCA

Page 9: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

9/6

ANEXO I

ORIENTAÇÕES PARA REDAÇÃO DO PROJETO

1.IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE

1.1 . Dados de identificação do proponente:

a. Proponente (Entidade Gestora do Projeto) informar nome, CNPJ, endereço, telefone, e-mail da Entidade;

b. Breve Histórico da Entidade contendo data de fundação;c. Descrição da Missão da Entidade.

1.2. Dados de 02 (dois) Responsáveis pela Entidade: informar nome, função, cargo, CPF, RG, e-mail, telefone e endereço.

1.3. Dados do Responsável pela elaboração do Projeto: informar nome, CPF, RG, função, cargo, e-mail, telefone e endereço.

1.4. Dados do Coordenador do Projeto: informar nome, CPF, RG, e-mail, telefone e endereço.

2. APRESENTAÇÃO DO PROJETO.

a. Nome completo do Projeto;b. Justificativa do Projeto;c. Diagnóstico da realidade da região a ser abrangida pelo projeto, citando

demandas justificadas por dados específicos que levaram à elaboração do Projeto;

d. Público alvo: esclarecer sobre a população que será diretamente beneficiada pelo Projeto (quantidade e caracterização das crianças/adolescentes e/ou famílias a serem atendidas);

e. Objetivo do Projeto: quais resultados pretende-se chegar e qual o impacto que o Projeto pode causar na realidade local;

f. Área de abrangência: indicar o espaço de abrangência do Projeto;

Page 10: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

10/

g. Período de execução do Projeto: determinar o início/término previstos;h. Parcerias: os Projetos poderão contar com a contrapartida da Entidade

proponente e de outros possíveis colaboradores (informar dados das entidades ou particulares parceiros do projeto e qual sua colaboração, pode constar ajuda financeira, cessão de espaço físico, serviços voluntários, água, luz, livros e outros);

i. Indicadores de avaliação do Projeto: informar quais indicadores serão mensurados, periodicamente, para avaliar se o Projeto está alcançando seus objetivos específicos e se tem condições de alcançar o objetivo geral.

j. Avaliação do Projeto: informar datas das avaliações periódicas e da avaliação final e como serão usados os indicadores para medir o alcance dos objetivos e a data para entrega do Relatório de Avaliação, ao CMDCA;

k. Apresentar03 (três) orçamentos de acordo com os itens a serem adquiridos e/ou prestadores de serviços, em papel timbrado/carimbo da empresa, conforme determina o item 6.1.1 b, deste Edital.

l. O prestador de serviço (pessoa física), em se tratando do item anterior, deverá emitir o RG, CPF, endereço completo e telefone.

3- APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO/APLICAÇÃOa. Valor solicitado ao FIA para custear projetos (por extenso);b. Valor eventual contrapartida (especificar somente valores);c. Valor total do projeto;d. Apresentar plano de ação/aplicação para o total de recursos financeiros.

4. METODOLOGIA: indicar, passo a passo, a metodologia a seraplicada para que o projeto possa atingir os objetivos;

5. CRONOLOGIA:Data de início e previsão de término do projeto, (informar atividades propostas, com tempo definido, datas e horários)

6. PRESTAÇÃO DE CONTAS: A prestação de contas deve seguir a planilha financeira ou plano de aplicação, apresentados no projeto. Os pagamentos relativos aos valores recebidos do FIA ao projeto devem ser justificados com entrega de notas fiscais. Esses documentos devem ser entregues, ao CMDCA, no término do projeto e devem estar à disposição do Conselho sempre que forem solicitados. A Entidade deve entregar a prestação de contas, na forma original e mais duas cópias.

7. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: Após o término do projeto, no prazo de 30 dias, a entidade deve entregar, ao CMDCA, o Relatório completo, em duas vias e fazer apresentação em plenário, em data e horário pré-determinados.

Page 11: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

11/

ANEXO II

DOCUMENTOS A SEREM PROTOCOLADOS NO CMDCA, NO PRAZO DE 10 (DEZ) DIAS ÚTEIS, CONFORME ITEM 6.1.5, DESTE EDITAL:

1. Ofício de entrega da documentação2. Declaração de responsabilidade e compromisso dos responsáveis pelo projeto;3. CNPJ da entidade – Impresso (internet) www.receita.fazenda.gov.br4. Cópia do documento comprobatório de posse do local de funcionamento da entidade;5. Cópia do certificado de funcionamento da entidade emitido pela Secretaria de Assistência Social do Município de Barra Velha;6. Cópia do Estatuto Social de Entidade registrada em cartório;7. Cópia da Lei de Utilidade Pública Municipal ou Certidão da Câmara de Vereadores que reconheça a utilidade pública;8. Cópia autenticada da ATA de Posse da atual Diretoria da Entidade9. Cópia do RG e CPF do Presidente e do Responsável pelo Projeto da Entidade;10. Comprovante de residência do Presidente e doResponsável pelo Projeto da Entidade;11. Certificado Atualizado de Regularidade do FGTS (Certidão Negativa de Débitos) – www.caixa.gov.br;12. Certidão Atualizada de Débito do INSS (Certidão Negativa de Débitos) – www.receita.fazenda.gov.br;13. Certidão atualizada Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e a Dívida Ativa da União (Certidão Negativa de Débitos) – www.receita.fazenda.gov.br;14. Certidão Negativa de Débitos Atualizada de Débitos Estaduais – www.sef.sc.gov.br;15. Certidão Negativa Atualizada de Débitos Municipais;16. Comprovante de Abertura de Conta Bancária específica para o convênio.

Page 12: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

12/

ANEXO III

CHEK LIST DA PRESTAÇÃO DE CONTASCHEK LIST DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DE PROJETOS SOCIAIS, EM BENEFÍCIO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ENCAMINHADOS AO CMDCA

Item DOCUMENTOS DESCRITIVOS SIM NÃO OBS

1Ofício do encaminhamento da prestação de contas, mencionando qual a parcela do recurso      

2 Ficha Cadastral da Entidade – Anexo V      3 Balancete – Anexo VI      

4Declaração de aplicação dos recursos – Anexo VII      

       

5Notas Fiscais descrição dos produtos conforme o projeto      

6 Nota Fiscal Avulsa

7Termo/Carimbo de Recebimento no verso das notas      

8 Cópias de cheque em sequência da nota      9 Cheque emitido em data igual à data da nota      

10Cheque emitido em data anterior à data da nota fiscal, com justificativa

11Cheque emitido em data posterior à data da nota fiscal com justificativa      

       12 Extratos bancários      

13Declaração de depósito em Conta do FIA e comprovante de depósito – Anexo VIII      

14Declaração de depósito em Conta Convênio e comprovante de depósito – Anexo VII

       15 Informações complementares e/ou justificativas      

Page 13: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

13/

16Relatório descritivo do projeto e aplicação dos recursos      

17 Fotos relativas às etapas do projeto      18 Prestação de Contas entregue dentro do prazo.      

19Prestação de Contas na ordem sequencial com as páginas numeradas e rubricadas      

ANEXO IV

ORIENTAÇÕES PARA UMA PRESTAÇÃO DE CONTAS CORRETAITEM DOCUMENTOS DESCRITIVOS

1

A Prestação deContas deverá vir acompanhada de um Oficio, ao CMDCA, devidamente numerado, identificando o encaminhamento e assinado pelo Representante Legal da Entidade.

2AFicha Cadastral da Entidade deve conter os dados solicitados conforme AnexoV.

3OBalancete(Receitas eDespesas) deve ser preenchido de acordo com o Plano de Ação – Anexo VI.

   1 e 2 As notas fiscais não deverão ter rasuras nem escrita/cores de tinta diferentes.

3A nota fiscal deve ter a descrição dos produtos conforme o que consta no projeto.

4A nota fiscal ou comprovante de despesas deverá constar no verso o termode recebimento, datado e assinado pelo responsável.

5O pagamento deverá ser feito com cheques e cópia do mesmo deveráacompanhar a nota fiscal.

6Os cheques deverão ser emitidos com data igual ou posterior à data na nota fiscal ou recibo.

7Cheque emitido em data anterior ao da nota fiscal não será permitido, salvo em casos justificáveis.

8

Recibo simples não será aceito na Prestação de Contas quando do pagamento de serviços, deverá ser emitido uma Nota Fiscal avulsa junto a Prefeitura Municipal. O recibo só será aceito no caso da Entidade não possuir nota fiscal, conforme orienta o item 9.6, deste Edital, jamais para pessoa física.

   

1Os extratos bancários deverão acompanhar a Prestação de Contas, sendo que o saldo deverá estar zerado.

2Em caso de sobra de recursos, a Prestação de Contas deverá ter declaração e comprovante do depósito do referido saldo.

3 As taxas bancárias não fazem parte das despesas. Em caso de descontos, a

Page 14: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

14/

Entidade deverá recolher estes valores na conta movimento para completar o valor do projeto e incluir, na Prestação de Contas, o Comprovante do Depósito.

   

1

Deverão acompanhar a Prestação de Contas Informações Complementares pertinentes e/ou relevantes sobre a execução do projeto e/ou da aplicação do recurso financeiro bem como as justificativas que se fizerem necessárias para esclarecimento das ações.

2 e 3

No encerramento do projeto deverá ser elaborado um Relatório descritivo de todas as atividades realizadas, acompanhada de fotos, depoimentos ou outra forma relevante de demonstração das ações realizadas.

4A Prestações de Contas deverá ser entregue em tempo hábil, ou seja, em até 60 (sessenta dias) após a liberação da parcela de recursos.

5

Todas as folhas da Prestação de Contas deverão ser numeradas, em ordem crescente e rubricadas, na parte inferior, pelo Responsável da Entidade e pelo Coordenador do Projeto.

   OBS.: *A Prestação de Contas deverá ser montada na ordem do Check List.

 *Prestação de Contas com alguma não conformidade será devolvida pela Comissão de Finanças, para que a Entidade a regularize.

 *A Entidade deve solicitar aProrrogação de Prazo, com 30 dias antes do vencimento expresso no Contrato de Convênio.

Page 15: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

15/

ANEXO V

FICHA CADASTRAL

Entidade: ( nome da entidade)

CNPJ:

Endereço:

Município: Barra Velha – SC

CEP: 88.390-000

Telefone:

Presidente:

CPF:

Telefone da Presidente:

Coordenador do Projeto:

CPF:

Page 16: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

16/

Telefone do Coordenador:

ANEXO VIBALANCETE

MÊS E ANO ANEXO AO TC 28

Unidade Concedente: Prefeitura de Barra VelhaOrdenador de Despesas: Claudemir Matias FranciscoEntidade Beneficiada: Endereço:  Cep: 88.390-000Responsável:  CPF: Nota de Empenho nº: Data:  Valor R$:Projeto Atividade: Item/Fonte:Ordem de Pagamento:  Data: Valor R$: 

Histórico Fiel da Finalidade: Repasse a ser utilizado para manutenção das atividades da Associação.

DOCUMENTONumero Data Histórico Recebimento Pagamentos

Data do deposito

Deposito 10.000,00

Nº da nota fiscal

Numero do cheque emitido Valor cheque

TOTAL:10.000,00 Soma dos

cheques

Page 17: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

17/

Barra Velha, ____ de  ______ de _______

_____________________________(nome da Presidente)

ANEXO VII

DECLARAÇÃO SOBRE A APLICAÇÃO DE RECURSOS

........................................................................(nome da Entidade), inscrita no CNPJ/......................................................., com endereço na Rua..............................nº, Bairro ....................................., neste Município, por seu Representante, no uso de suas atribuições legais de Presidente da Entidade, DECLARA, para os devidos fins de direito e para fins de composição da Prestação de Contas, que o recurso recebido através do Fundo Municipal da Infância e Adolescência – FIA, destinado ao Projeto........................................................, no valor de R$............................. (valor por extenso), referente à ........................... parcela, foi devidamente empregado para os fins concedidos, atendendo ao Plano de Trabalho e aos objetivos propostos no Projeto, cujos documentos de despesas, anexo, estão legíveis e devidamente assinados. Nada mais a declarar, firma-se a presente declaração.

.....................................................................................................Presidente

Page 18: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

18/

ANEXO VIII

DECLARAÇÃO DEPÓSITO EM CONTA DO FIA

.........................................................................................(nome da Entidade), CNPJ................................................., por seu representante legal, no uso de suas atribuições de Presidente, DECLARA que o valor depositado na Conta Nº..............Agência...........Banco........................., no valor de R$ .................(valor por extenso), em ...../....../........, conforme o Comprovante do Depósito, refere-se ao recurso recebido e não utilizado por esta Entidade, cuja justificativa se encontra na Informações Complementares, anexa nesta Prestação de Contas.

Por ser verdade, firmo a presente declaração.

Barra Velha, ........./........../..........

.........................................................................................Presidente

Page 19: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

19/

ANEXO IX

DECLARAÇÃO DEPÓSITO EM CONTA CONVÊNIO

.........................................................................................(nome da Associação), CNPJ................................................., por seu representante legal, no uso de suas atribuições de Presidente, vem declarar, para fins desta Prestação de Contas, no intuito de esclarecer, que o valor depositado na Conta Convênio: R$ .................(valor por extenso), em ...../....../........, refere-se às taxas cobradas pela Instituição Bancária, sendo de responsabilidade da Entidade a quitação dos valores.

Por ser verdade, firmo a presente declaração.

Barra Velha, ........./........../..........

.........................................................................................Presidente

Page 20: Microsoft Word - Edital 03_2011 - Projetos Sociais[2]. · Web viewde projetos sociais para o . atendimento . direto À crianÇa e ao adolescente atravÉs. de recursos do fundo. municipal

20/