micro art mc 01 · no caso de aplicação sobre argamassas e betões bastante absorventes...

5
1 FICHA TÉCNICA MICRO ART MC 01 ARGAMASSA DE REGULARIZAÇÃO E ACABAMENTO RÚSTICO NO SISTEMA MICRO ART 1. DESCRIÇÃO O MICRO ART MC 01 é uma argamassa hidráulica, à base de cimento, modificada com ligantes orgânicos e aéreos. Apresenta igualmente na sua constituição aditivos especiais que lhe garantem a resistência à água e à fissuração. É um produto bicomponente, MICRO ART MC 01 componente A e MICRO ART MC 01 componente B. O MICRO ART MC 01 encontra-se disponível em várias cores (ver catálogo). 2. DOMÍNIO DE UTILIZAÇÃO O MICRO ART MC 01 é parte integrante do sistema decorativo, MICRO ART, correspondendo à fase de regularização do suporte. Pode ser utilizado também como argamassa de acabamento, quando se pretende obter um acabamento rústico. O MICRO ART MC 01 pode ser aplicado em pavimentos e paredes interiores e exteriores. Permite a aplicação sobre diversos tipos de suportes, tais como: suportes cimentícios, revestimentos cerâmicos antigos, gesso cartonado, MDF de preferência hidrófugo, contraplacado marítimo, mármore, madeira e bases de chuveiro. 3. CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO CARACTERÍSTICAS GERAIS VALOR Cores Disponíveis em catálogo Aspeto final Mate Consumo teórico (1) 1,5 a 1,8 kg/m 2 /demão Densidade 1,45 ± 0,001 kg/m 3 Intervalo de secagem entre demãos 4 h (2) Tempo de vida útil (pot-life) da mistura (Componente A+ Componente B) 10 ˚C – 5 h 20 ˚C – 4 h 30 ˚C – 3 h Compostos orgânicos voláteis Diretiva 2004/42/CE DL nº 181/2006 Valor limite da EU para este produto (cat A/j):140 g/l 2010; O componente A contém no máximo < 1 g/l e o componente B contém no máximo 30 g/ (1) Os valores são teóricos e não contemplam consumos adicionais como consequência da porosidade do suporte, perfil da superfície, variação no nivelamento, etc. (2) Estes valores requerem condições de humidade do ar (máx. 70%) e temperatura (23ºC) constantes.

Upload: others

Post on 17-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MICRO ART MC 01 · No caso de aplicação sobre argamassas e betões bastante absorventes recomenda-se o uso do primário MICRO ART AD 21. Sobre suportes fissurados deverá proceder-se

1

FICHA TÉCNICA MICRO ART MC 01 ARGAMASSA DE REGULARIZAÇÃO E ACABAMENTO RÚSTICO NO SISTEMA MICRO ART

1. DESCRIÇÃO

O MICRO ART MC 01 é uma argamassa hidráulica, à base de cimento, modificada com ligantes orgânicos e aéreos. Apresenta igualmente na sua constituição aditivos especiais que lhe garantem a resistência à água e à fissuração. É um produto bicomponente, MICRO ART MC 01 componente A e MICRO ART MC 01 componente B.

O MICRO ART MC 01 encontra-se disponível em várias cores (ver catálogo).

2. DOMÍNIO DE UTILIZAÇÃO

O MICRO ART MC 01 é parte integrante do sistema decorativo, MICRO ART, correspondendo à fase de regularização do suporte. Pode ser utilizado também como argamassa de acabamento, quando se pretende obter um acabamento rústico.

O MICRO ART MC 01 pode ser aplicado em pavimentos e paredes interiores e exteriores. Permite a aplicação sobre diversos tipos de suportes, tais como: suportes cimentícios, revestimentos cerâmicos antigos, gesso cartonado, MDF de preferência hidrófugo, contraplacado marítimo, mármore, madeira e bases de chuveiro. 3. CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

CARACTERÍSTICAS GERAIS VALOR

Cores Disponíveis em catálogo

Aspeto final Mate

Consumo teórico(1) 1,5 a 1,8 kg/m2/demão

Densidade 1,45 ± 0,001 kg/m3

Intervalo de secagem entre demãos 4 h(2)

Tempo de vida útil (pot-life) da mistura (Componente A+

Componente B)

10 ˚C – 5 h 20 ˚C – 4 h 30 ˚C – 3 h

Compostos orgânicos voláteis Diretiva 2004/42/CE

DL nº 181/2006

Valor limite da EU para este produto (cat A/j):140 g/l 2010; O componente A contém no máximo < 1 g/l e o componente

B contém no máximo 30 g/

(1) Os valores são teóricos e não contemplam consumos adicionais como consequência da porosidade do suporte, perfil da superfície, variação no nivelamento, etc. (2) Estes valores requerem condições de humidade do ar (máx. 70%) e temperatura (23ºC) constantes.

Page 2: MICRO ART MC 01 · No caso de aplicação sobre argamassas e betões bastante absorventes recomenda-se o uso do primário MICRO ART AD 21. Sobre suportes fissurados deverá proceder-se

2

FICHA TÉCNICA MICRO ART MC 01 ARGAMASSA DE REGULARIZAÇÃO E ACABAMENTO RÚSTICO NO SISTEMA MICRO ART

4. APLICAÇÃO

a) Preparação de suportes

Condições gerais

Os suportes devem estar secos, endurecidos, coesos, limpos de poeiras ou outros resíduos (óleos, hidrófugos, vernizes, gorduras, entre outros) que afetem as condições de aderência.

O suporte deve apresentar-se plano e nivelado sendo esta característica essencial para o bom desempenho deste revestimento decorativo. O sistema MICRO ART é aplicado numa espessura total de 3 a 5 mm pelo que este produto não resolverá qualquer problema de planimetria do suporte.

O MICRO ART MC 01 não deve ser aplicado em superfícies com humidade, se existir, antes da aplicação do sistema, a sua origem deve ser eliminada ou tratada. Em todo o caso, recomenda-se a utilização de um medidor de humidade de modo a comprovar que a humidade presente no suporte não excede os 10 %.

Antes da aplicação do MICRO ART MC 01, proteger adequadamente a área envolvente superfícies de modo a evitar manchas, dada a dificuldade em remover o material sobre diversas superfícies.

Renovação

Em operações de renovação, não proceder à aplicação sobre argamassas/betão não aderentes nem sobre cerâmicos soltos. Nestes casos, devem remover-se todas as superfícies instáveis ou não aderentes procedendo-se à sua estabilização e regularização com REDUR MAX FORCE em caso de paredes ou com o PLAN LEVEL 315 em pavimentos.

No caso de aplicação sobre argamassas e betões bastante absorventes recomenda-se o uso do primário MICRO ART AD 21.

Sobre suportes fissurados deverá proceder-se à sua reparação.

Caso as superfícies estejam tratadas com vernizes, pinturas ou outro tipo de resinas, estas têm que ser removidas através de lixagem ou por meios mecânicos. Recomenda-se, nestes casos, a utilização do regulador de absorção, MICRO ART AD 21.

Em superfícies novas de contraplacado marítimo recomenda-se a aplicação prévia de MICRO ART AD 21. Em caso de superfície antigas de MDF ou de gesso cartonado deve avaliar-se a necessidade da aplicação do primário, caso este se encontre com resíduos de outros materiais.

Caso se pretenda revestir balcões de cozinha, bases de chuveiro, banheiras ou móveis de casa de banho, estes devem ter uma impermeabilização adequada. O MICRO ART MC 01 é resistente à água, no entanto, este produto não deve ser encarado como um revestimento impermeabilizante.

O MICRO ART MC 01 não deve ser aplicado sobre soalho em madeira ou parquet, nestes casos deve proceder-se à remoção dos mesmos antes da aplicação do sistema.

Após a aplicação do primário de aderência MICRO ART AD 21, aguardar que o mesmo se encontre seco ao toque, pelo menos 3 horas, antes da aplicação do MICRO ART MC 01.

b) Preparação da argamassa

Agitar bem o componente B. Verter todo o conteúdo para o balde. Introduzir gradualmente todo o componente A, enquanto se misturam os componentes, com um agitador elétrico de baixa rotação (≈ 300 rpm). Fazer uma pausa na mistura de cerca dois minutos e voltar a misturar até obter-se uma mistura uniforme e sem grumos.

Page 3: MICRO ART MC 01 · No caso de aplicação sobre argamassas e betões bastante absorventes recomenda-se o uso do primário MICRO ART AD 21. Sobre suportes fissurados deverá proceder-se

3

FICHA TÉCNICA MICRO ART MC 01 ARGAMASSA DE REGULARIZAÇÃO E ACABAMENTO RÚSTICO NO SISTEMA MICRO ART

A mistura dos componentes A e B deve ser realizada na sua totalidade, não se podendo repartir a embalagem em diversas amassaduras.

c) Aplicação

O MICRO ART MC 01 em paredes de construção nova pode ser aplicado com o recurso a uma talocha ou liçosa de aço em camadas com espessura nunca inferior a 1 mm.

Em pavimentos ou sobre revestimentos cerâmicos, o MICRO ART MC 01 deve ser sempre aplicado com recurso a uma talocha denteada de 3mm de forma a criar uma distância uniforme do suporte para ser introduzida a rede antialcalina, MICRO ART REDE 90, entre a primeira e a segunda demão de MICRO ART MC 01.

O esquema de aplicação é função do tipo/estado de suporte e do tipo de acabamento pretendido. Deste modo, recomenda-se os seguintes esquemas:

ESQUEMA DE APLICAÇÃO GENÉRICO

Text

ura

Suportes

Nº demãos mínimas(3)

Re

de

Esp

.(mm

)

MC 01 MC 02

stic

a Parede (1) 3 - - 3(4)

R. Cerâmico (2)

4 - Sim

5(4) Pavimento - Sim

Lisa

Parede 1 2 - 3(4)

R. Cerâmico (1) 2 2 Sim 5(4)

Pavimento 2 2 Sim (1) Estuque, gesso cartonado hidrófugo, MDF hidrófugo e reboco. (2) Revestimento cerâmico parede ou pavimento (3) O nº de demãos é indicativo, podendo em casos específicos ser necessário a aplicação de um maior número de demãos para a obtenção do acabamento pretendido (4) Espessura total do sistema MICRO ART

Para obter-se de um acabamento de qualidade, a aplicação deve ser cuidada desde a sua base, devendo trabalhar-se cada camada como se fosse a final, eliminando rebarbas e lixando entre cada camada para eliminar as irregularidades.

Com a exceção da camada onde foi introduzida a rede, depois de cada aplicação deve proceder-se à lixagem para a eliminação de pequenas imperfeições. Nesta etapa pode utilizar-se uma lixa de ferro de 100, após cerca de 4 horas da aplicação da camada (condições de humidade do ar <70% e temperatura 20°C). Finalmente deve proceder-se à aspiração das poeiras e limpeza da superfície.

Para a obter o acabamento liso, proceder à aplicação do MICRO ART MC 02, que poderá ser executado após um período secagem de pelo menos 4 horas do MICRO ART MC 01.

No caso da execução do acabamento rústico, na última camada deve realizar-se o espatulado em todas as direções, em traços ondulados de forma a não se evidenciar as juntas de aplicação. Caso surja alguma anomalia na aplicação da última camada, não é recomendável a execução de um remendo. Nesta situação, deverá lixar novamente toda a superfície, limpar e reaplicar uma nova camada de MICRO ART MC 01.

Page 4: MICRO ART MC 01 · No caso de aplicação sobre argamassas e betões bastante absorventes recomenda-se o uso do primário MICRO ART AD 21. Sobre suportes fissurados deverá proceder-se

4

FICHA TÉCNICA MICRO ART MC 01 ARGAMASSA DE REGULARIZAÇÃO E ACABAMENTO RÚSTICO NO SISTEMA MICRO ART

d) Protetores de superfície

Para acabamentos rústicos deve aplicar-se exclusivamente o MICRO ART MC 01. Neste caso é obrigatório a aplicação de um protetor de superfície. Para a sua aplicação, o sistema deve encontrar-se seco, com um tempo de cura de 24 horas a 7 dias.

O MICRO ART MC 01 está apto para a receção de protetores de superfície do tipo: verniz acrílico brilhante, MICRO ART AD 45; verniz acrílico acetinado, MICRO ART AD 46; cera concentrada, MICRO ART AD 47 ou de um verniz poliuretano, MICRO ART AD 50.

Antes da aplicação dos acabamentos MICRO ART AD 45 ou MICRO ART AD 46 deve sempre proceder-se à aplicação do selante, MICRO ART AD 91.

e) Restrições

O MICRO ART MC 01 não deve ser aplicado a temperaturas ambientes e de suporte inferiores a 10 °C, superiores a 30 °C e humidade relativa do ar superior a 70%.

Em tempo quente e/ou seco ou no caso de suportes expostos à ação direta dos raios solares, utilizar mecanismos de sombreamento, devendo humedecer-se previamente o suporte iniciando a aplicação quando este se mostrar seco.

Caso a temperatura seja inferior a 10 °C e a humidade relativa > 70 %, a cura do MICRO ART MC 01 é mais lenta aumentando os tempos de secagem.

A aplicação na presença de ventos fortes pode provocar a fissuração do sistema, neste caso, proceder à proteção dos paramentos de modo a minimizar os efeitos da ação do vento.

Em aplicações em interiores, os locais devem ser ventilados.

Por ser um acabamento de elevado desempenho arquitetónico, a aplicação deste revestimento deve ser efetuada apenas por equipas especializadas.

Por se tratar de um revestimento sem juntas, o trabalho deverá ser coordenado para se realizar o trabalho sem interrupções. Será necessário determinar onde se inicia o trabalho (no ponto oposto à saída), bem como, calcular o número de aplicadores necessários para cada frente de trabalho.

Garantir que durante a aplicação o revestimento não é sujo nem manchado, utilizando sempre calçado limpo, bem como, evitando a queda de água, suor ou outro tipo de líquido que possa manchar a superfície.

f) Conselhos Complementares

• Não deve ser aplicada qualquer argamassa que tenha ultrapassado o seu tempo aberto. Não amolentar as argamassas pela adição de água, ou qualquer outro componente após preparação;

• O componente A e o componente B do MICRO ART MC 01 não podem em qualquer circunstância ser utilizados em separado;

• Não adicionar quaisquer outros produtos à argamassa, devendo o MICRO ART MC 01, ser aplicado tal como é apresentado na sua embalagem de origem.

Page 5: MICRO ART MC 01 · No caso de aplicação sobre argamassas e betões bastante absorventes recomenda-se o uso do primário MICRO ART AD 21. Sobre suportes fissurados deverá proceder-se

5

FICHA TÉCNICA MICRO ART MC 01 ARGAMASSA DE REGULARIZAÇÃO E ACABAMENTO RÚSTICO NO SISTEMA MICRO ART

5. EMBALAGEM E VALIDADE

Embalagem Baldes de 3 e 12 kg, contendo no seu interior o respetivo componente A e componente B.

Validade

12 meses, desde que permaneçam inalteradas as condições da embalagem originais e em condições de armazenagem ao abrigo de temperaturas extremas e da humidade.

6. HIGIENE E SEGURANÇA

(NÃO DISPENSA A CONSULTA DA FICHA DE SEGURANÇA DO PRODUTO)

• Irritante para os olhos, vias respiratórias e pele;

• Pode causar sensibilização em contacto com a pele;

• Não respirar as poeiras;

• Evitar o contacto com a pele e os olhos;

• Em caso de contacto com os olhos, lavar imediatamente e abundantemente com água e consultar um especialista;

• Usar vestuário de proteção, proteção ocular e luvas adequadas;

• Conservar fora do alcance das crianças.

Estando as condições de aplicação dos nossos produtos fora do nosso alcance não nos responsabilizamos pela sua incorreta utilização. É dever do cliente verificar a idoneidade do produto para o fim previsto. Em qualquer caso a nossa responsabilidade está limitada ao valor da mercadoria por nós fornecida. A informação constante da presente ficha pode ser alterada sem aviso prévio. Em caso de dúvida, e se pretender esclarecimentos complementares solicitamos o contacto com os nossos serviços técnicos.

Revisão de Janeiro 2019 FT.05001.01