mev estudo de celulas mai-2013

9
Queridos irmãos em Cristo. Assim como era de se esperar, ou melhor, de se CRER, nossos encontros com Deus, realizados em abril foram tremendos! O mês de Maio ainda será muito especial. Teremos o ECD dos jovens e depois o evento de colheita geral da igreja. Estejam portanto, amados irmãos, orando e jejuando juntamente com os irmãos das células para que estes trabalhos sejam muito abençoados. Os estudos a seguir deverão ser utilizados durante o mês de MAIO de 2013. Como nas vezes anteriores, este pacote contem um estudo adicional no caso de você já haver ministrado um destes para sua célula. Faça bom proveito destas mensagens e que Deus abençoe grandemente o seu trabalho como líder e também a sua célula para que dê muitos frutos em o nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Deus abençoe grandemente você e toda a sua célula. Estamos orando por vocês. Precisando de ajuda, favor contatar-nos. E não esqueçam da nossa meta: 10 + 15 + 15 = 40 células!

Upload: marcos-vinicius-dias

Post on 24-Apr-2015

20 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: MEV Estudo de Celulas MAI-2013

Queridos irmãos em Cristo.

Assim como era de se esperar, ou melhor, de se CRER, nossos encontros com Deus, realizados em abril foram tremendos! O mês de Maio ainda será muito especial. Teremos o ECD dos jovens e depois o evento de colheita geral da igreja. Estejam portanto, amados irmãos, orando e jejuando juntamente com os irmãos das células para que estes trabalhos sejam muito abençoados.

Os estudos a seguir deverão ser utilizados durante o mês de MAIO de 2013. Como nas vezes anteriores, este pacote contem um estudo adicional no caso de você já haver ministrado um destes para sua célula.

Faça bom proveito destas mensagens e que Deus abençoe grandemente o seu trabalho como líder e também a sua célula para que dê muitos frutos em o nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Deus abençoe grandemente você e toda a sua célula. Estamos orando por vocês. Precisando de ajuda, favor contatar-nos.

E não esqueçam da nossa meta: 10 + 15 + 15 = 40 células!

E também do evento abaixo:

Dia 25/05/13 – as 19.30 – sábado – Evento de Colheita Geral MEV – Todos os membros de célula devem levar convidados! Local a ser definido em breve.

Page 2: MEV Estudo de Celulas MAI-2013

Um grande abraço, seu irmão em Cristo, Marcos Vinicius

(41) 84101907 – Tim

Maio/2013

MEV – ESTUDO PARA CÉLULASESTUDO 28 – VOCÊ É ÚNICO

“Um é o esplendor do sol, outro o da lua, e outro o das estrelas; e as estrelas diferem em esplendor uma das outras. ” (I Coríntios 15.41)

Deus nos criou para sermos diferentes uns dos outros; e Ele fez isso de propósito. Cada um de nós responde a uma necessidade, e todos somos parte do grande plano de Deus. Quando lutamos para sermos como outros, não só nos perdemos, mas também entristecemos o Espírito Santo. Deus quer que nos encaixemos em Seu plano, não que nos sintamos pressionados a tentar nos encaixar nos planos de outros. Ser diferente é legal, e não há o menor problema nisso.

Nascemos com um temperamento diferente, com características físicas diferentes, impressões digitais diferentes, dons e capacidades diferentes. Nossa meta deveria ser encontrar aquilo em que somos bons e depois nos lançarmos de coração nisso.

Algumas pessoas sentem que não são boas em nada, mas isso não é verdade. Quando nos esforçamos para fazer o que os outros sabem fazer bem, frequentemente falhamos porque não temos o dom para essas coisas. Mas isso não significa que não somos bons em anda. Temos nossas limitações e devemos aceitá-las. Isso não é ruim; é apenas um fato. É maravilhoso ser livre para ser diferente, e não sentir que há algo de errado conosco porque somos assim.

Devemos nos sentir livres para amar, nos aceitar e aceitarmos uns aos outros sem a pressão de nos compararmos ou competirmos. Pessoas seguras que sabem que Deus as ama e tem um plano para elas não se sentem ameaçadas pelos talentos de outros. Elas desfrutam do que as outras pessoas podem fazer e desfrutam o que elas podem fazer também. Quando nos apresentarmos diante de Deus, Ele não me perguntará por que não fui como Davi, ou como o apóstolo Paulo, ou como a esposa do meu pastor, ou como minha amiga. Não quero ouvi-lo me dizer: “Por que você não foi Joyce Meyer?” Quero ouvi-lo dizer: “Muito bem, servo bom e fiel”.

Page 3: MEV Estudo de Celulas MAI-2013

MEV – ESTUDO PARA CÉLULASESTUDO 29 – DIREÇÃO PARA A VIDA

Textos para base: Salmos 37:23

Introdução: Gostando ou não todo e qualquer indivíduo tem seus passos conduzidos por algo.

Dirigir é: guiar, controlar, direcionar.

O problema não é mais se somos conduzidos ou não, porque todos somos, o fato é quem conduz nosso caminho (nossa vida).

Existem várias circunstâncias, valores, emoções e atitudes que podem direcionar nossa vida.

Veja qual pode estar lhe dirigindo.

D irigidos pela culpa – Caim carregava uma culpa muito grande devido ao seu pecado e por negar arrependimento Deus o disse: Você será um fugitivo (sem rumo) pelo mundo.

Isto descreve a maioria das pessoas hoje em dia, andando sem rumo, sem propósito de vida, sem DEUS.

Somos produto de nosso passado, mas não devemos ser prisioneiros dele. O propósito de DEUS não é restringido pelo nosso passado, quer seja ele bom ou ruim. DEUS é especialista em perdoar os pecados, dar novo começo, mostrar novos rumos e visões que jamais vimos e confundir os arrogantes.

DEUS diz: “Como é feliz o homem cujas transgressões (ofensas, desobediência) são perdoadas – Salmos 32.1”.

A culpa nos deixa sem rumo como Caim, mas o arrependimento seguido da confissão e do perdão do Senhor nos coloca novamente na rota dos sonhos de Deus.

Dirigidos pelo rancor e pela raiva – São pessoas que se apegam às mágoas, sem jamais superá-las. Em vez de aliviarem seu fardo pesado através do compartilhar e do perdão, revivem-no todos os dias de sua vida e mais cedo explodem tudo o que tem em seu coração.

Ser dirigido pela raiva ou magoa não é correto, é como entregar seu futuro ao passado, ou seja, sua vida nunca irá para frente. Deus diz que a raiz de amargura quando não tratado pode contaminar a muitos e às vezes não temos noção das proporções desta contaminação. Por isto convém fazer de tudo para deixar toda amargura e mágoa, doa o quanto doer e custe o que custar. Jesus disse: “basta a cada dia o seu mal”. Se cada dia tem o seu mal, pra que viver o mal de ontem também?

Dirigidos pelo medo – Pessoas dirigidas pelo medo perdem grandes oportunidades por terem medo de correr os riscos. O medo o coloca em uma prisão que o impede de se tornar o que DEUS  pretende que você seja. Lute contra isso com armas espirituais, a fé e o amor de Deus.

Há algo correto a ser feito ou mudado através de você?

Há algum desafio a encarar, algo novo a fazer?

Dirigidos pelo materialismo – O desejo de adquirir se torna o único objetivo da vida de muitas pessoas. O impulso de sempre querer mais se baseia no conceito errôneo “de que ter mais me tornará mais feliz, mais importante e mais protegido, ou mostra que Deus está comigo.” Alegria/vida abundante e patrimônio não são a mesma coisa. Ter Deus em

Page 4: MEV Estudo de Celulas MAI-2013

nossa vida não é determinado pelo que tenho de bens ou tenho no banco, DEUS deixa claro que as coisas mais valiosas da vida não são os bens materiais! Coisas materiais e negócios, ambos podem ser perdidos num piscar de olhos.

Não deixe que as coisas visíveis e materiais conduzam seus passos. Priorize seu relacionamento íntimo com Deus, seus relacionamentos pessoais (principalmente famíliar).

Renúncia, este é o caminho para deixar o materialismo. Renuncie às coisas e adquira Deus, adquira relacionamentos.

Dirigidos pela necessidade de aprovação – Muitas são as pessoas que ainda tentam ganhar a aprovação dos que estão ao seu redor e outras são dirigidas pela pressão social: elas estão sempre preocupadas com o que os outros pensam.

Infelizmente, os que seguem a multidão sempre acabam se perdendo nela. Irmão, você pode não ter descoberto o sucesso, mas para descobrir o fracasso é só tentar agradar a todo mundo.

Se falta em sua vida propósito, sonhos, se falta a profecia de Deus em seu coração então mude seu foco, em vez de tentar agradar a todos ou buscar aprovação nas pessoas busque em Deus, pois Ele o ama, o recebe e verdadeiramente cuidará de você.

Conclusão

De tudo o que você ouviu quem dirige sua vida?

Deus quer dirigir seus passos se você abrir mão das outras direções. Renuncie tudo e se entregue a ELE.

Quem é dirigido pelo Senhor pode desfrutar da provisão e do deleite (descanso de Deus).

“Entregue seu caminho a Ele, deixe-O conduzir seus passos, é a melhor opção”.

Page 5: MEV Estudo de Celulas MAI-2013

MEV – ESTUDO PARA CÉLULASESTUDO 30 – O MESTRE DA PREPARAÇÃO

Textos para base: Provérbios 14:15.

Introdução: Sabemos que a vida passa, portanto não devemos fazer investimentos na nossa vida que sejam duvidosos, pois não há tempo para derrotas, frustrações e perda de tempo.

Sendo assim se queremos alcançar grandes coisas, devemos observar os grandes mestres da vida, aqueles que alcançaram seus objetivos, pois não há tempo a perder. Por isso vamos direto ao ponto e observemos o maior mestre de todos os tempos, seu nome é JESUS!

OUÇA E INTERROGUE OS SÁBIOS:

No Evangelho de Lucas cap 2:46 vemos o Mestre da Vida com apenas doze anos de idade interrogando e ouvindo os mais experientes, pois Ele sabia que seu projeto era grande demais para perder tempo com piadas, fofocas e conversas banais (Provérbios 13:20).

Se observarmos os seus passos, certamente teremos sucesso e crescimento.

A prudência é essencial, pois nos caminhos da vida encontraremos três tipos de pessoas: As sábias, as comuns e as tolas. Veja:

As sábias: são aqueles que falam de projetos e suas atitudes sempre tendem a mudar algo que esteja errado.

As comuns: são aqueles que falam de coisas como: jogos, programas de televisão, marcas de tênis, roupas, carros, etc.

As tolas: são aqueles que falam mal das outras pessoas, vivem reclamando e se consideram perfeitas.

QUEM VOCÊ É?

QUEM SÃO SEUS MESTRES?

INVESTIR PROFUNDAMENTE NA PREPARAÇÃO:

Se quisermos ter sucesso nos nossos projetos devemos nos preparar intensamente, este é o segredo do Mestre da Vida.

Se a preparação for intensa, o resultado será tremendo, veja:

30 anos de preparação + 3 anos de ação = a resultados infinitos.

Este é o segredo do Mestre dos mestres, pois 3 anos foram suficientes para mudar a história da humanidade.

Você está disposto a investir nos seus projetos?

Então faça de Jesus o seu Mestre! Prepare-se!

QUAIS SÃO SEUS PROJETOS?

Conclusão:

O que determina o resultado dos nossos projetos é o quanto estamos dispostos a investir: nosso tempo, nossa dedicação, nossa disposição e nossos recursos nos preparando, pois as oportunidades sempre batem na porta daqueles que a desejam, mas elas só entram na casa dos que estão preparados para recebê-la. Pense nisso!!!

Page 6: MEV Estudo de Celulas MAI-2013

MEV – ESTUDO PARA CÉLULASESTUDO 31 – RECEBENDO UMA VISÃO PROFÉTICA

Textos para base: Isaías 54:2-3.

Introdução: Existem duas maneiras de recebermos a palavra de Deus.

Vejamos:

Logos: É a palavra escrita, a palavra que nos dá conhecimento.

Rhema: É a palavra revelada de Deus, a partir da palavra escrita e falada.

Já chegou ou está chegando hoje a você a palavra Logos, ou seja, o conhecimento sobre as orientações e o desejo daquilo que Deus está preparando para este ano a nós como comunidade cristã local, porém não significa que quando conhecemos uma palavra de Deus ela se cumprirá em nossa vida. Você pode até decorar o texto bíblico, mas ele não se cumprirá por si próprio.

Já a palavra Rhema é o Logos(conhecimento) que é adquirido com temor e com fé. Quando uma palavra de Deus é revelada ao coração de uma pessoa ela cumpre seu propósito, ou seja, se você se apossar desta palavra com temor, crer de todo coração e buscar ao Senhor quanto a ela, então ela será Rhema em sua vida.

A palavra Rhema surge do conhecimento da palavra Logos e o conhecimento você já tem agora, então é receber, crer e prosseguir para o resultado.

Como você tem recebido a palavra de Deus em sua vida?

Apenas como letra Logos (conhecimento) ou como Rhema (revelação) em sua vida.

Se você tem ouvido a palavra de Deus apenas com seu intelecto, você tem adquirido apenas um entendimento, o que não é ruim, porém não trará o sobrenatural de Deus em sua vida. Agora se você tem recebido a palavra de Deus com a mente e o coração, então você a tem recebido com fé, e isso trará os resultados dos céus a você.

Receba Isaías 54:2-3 como Rhema em seu coração, ore sobre ela, observe a revelação que nos foi dada por ela e prepare-se.

Prepare-se, para que os resultados do verso 3 se cumpram em todas as áreas de sua vida.

Esteja preparado para:

Casar, ficar noivo, entrar em um relacionamento, ser promovido, comprar, vender, administrar algo, trabalhar para o Senhor, ter filhos etc.

A preparação não abrange apenas as áreas boas e de conquistas de nossa vida, ela também diz respeito às dificuldades, por isso seja firme no Senhor, conserve sua fé Nele, para que quando o dia mal chegar, as tempestades vierem sobre sua vida, você estará firme e não será abalado nem tão pouco destruído.

A bíblia nos diz que sem profecia (visão) o povo se corrompe (Provérbios 29:18), por isso receba a visão que está lhe sendo entregue, receba-a como Rhema (revelação) para sua vida e Deus firmará e respaldara sua caminhada e fará proezas em sua vida.

MEV – ESTUDO PARA CÉLULASESTUDO ADICIONAL – ORGULHO

Page 7: MEV Estudo de Celulas MAI-2013

Textos para base: Mateus 5:5 – 5:11-18

Introdução: Este estudo tem como objetivo mencionar uma área em que, muitas vezes, temos a tendência de não observar: o orgulho. Este é um mal que corrói o homem sem que ele perceba.

É preciso reconhecer quando temos dificuldades para vencer o orgulho.

Deus desaprova o orgulho (Pv 16.5)

Sabemos que Deus prova todo aquele que ama, sendo assim necessitaremos de uma aprovação. Imagine se estiver estampado em nosso coração a palavra ORGULHO bem no exato momento em que Deus visitar seu coração para retribuir-te ou quando você o chamar a sondá-lo.

Uma coisa é certa: Os orgulhosos nunca estão prontos para uma aprovação, pois para receber os dons de Deus se requer humildade.

Deus não levanta soberbos.

Você é orgulhoso?

Testes para identificando o orgulho:

Teste da Inveja : Como reagimos quando outra pessoa foi selecionada para a posição ou cargo que esperávamos?

Como reagimos quando alguém é lembrado e nós esquecidos?

Como reagimos quando alguém nos ultrapassa em talentos, dons ou realizações?

Todos dirão que inveja é algo feio e ruim, mas o difícil é reconhecer que tivemos inveja.

Teste da Sinceridade : A primeira barreira a vencer quanto a sinceridade é sermos sinceros quanto a nós mesmos, porém está não é a sinceridade que definirá se há orgulho e nós.

A questão é: Como nos sentimos quando outra pessoa diz a nós, exatamente aquilo que nós sinceramente sabemos a nosso respeito?

Uma coisa é você dizer de si mesmo que é preguiçoso, outra coisa é alguém chegar a você e dizer: “Olha, você é muito preguiçoso”.

Teste da Crítica : Na verdade ninguém gosta de crítica, porém uma verdade é também que todo vencedor teve que superar as críticas, pois elas são inevitáveis na vida de quem quer ser um vencedor.

Geralmente toda crítica levanta hostilidade e ressentimento no coração do orgulhoso e este o mais depressa critica o crítico.

E você o que faz?

Não se alegre com as criticas, pois só um louco se alegraria, porém as receba quando vier de quem o ama e quem você sabe que quer vê-lo crescer, mas quando vier de OUTROS, então silencio, ore e limpe o coração imediatamente.

Testando nosso Objetivo : Quando você coloca um alvo, faz algum bem ou faz algo importante.

Qual seu objetivo principal?

Page 8: MEV Estudo de Celulas MAI-2013

Sua glória ou a de Deus?

Essa é difícil, pois é duro pensar que queremos os holofotes, os tapas nas costas, as palmas, a honra, pois não foi assim que Jesus ensinou.

Convém que Jesus cresça e eu diminua, porém para um orgulhoso, é um GIGANTE passo reconhecer, este já alcançou misericórdia.

Conclusão

O orgulho é algo que está agarrado à carne, porém pode ser vencido pelo domínio do Espírito Santo em nossa vida e o maior passo é o reconhecimento a Deus.

Quem sabe hoje é seu dia de ser aprovado por Deus que por te amar tanto assim, colocou este estudo em sua mão ou trouxe você hoje aqui nesta célula. Você duvida?

“Normalmente não tropeçamos em grandes pedras, mas em pequenas e essas por sua vez são as que sempre estão nos derrubando”.