metrô news 26/12/2013

16

Click here to load reader

Upload: jornal-folha-metropolitana-e-metro-news

Post on 16-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Metrô News - a gente circula com você

TRANSCRIPT

Page 1: Metrô News 26/12/2013

0,72% R$ 678Salário MínimoSelic

www.metronews.com.br Distribuição Gratuita nas Estações do Metrô

SAÚDE&VOCÊ Págs. 9 e 10 São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013 | 6994 | Ano 39 Venda Proibida ESPORTES Pág. 12

QR code generated on http://qrcode.littleidiot.be

Os cuidados com a micose

Futuro do zagueiro Lúcio só será decidido em janeiro pelo São Paulo

shut

ters

tock

Tarde NoiteManhãPrevisão para hoje 31oC 20oC

Lentidão – Na Rodovia dos Imigrantes movimento foi intenso sobretudo no fim da tardeEsperança – Voluntários e religiosos confortaram os usuários de drogas em pleno Natal

No Espírito Santo, mortes em razão das chuvas chegam a 18

Trânsito na volta a SPNatal na Cracolândia

Haddad propõe creches em bairros tombadosO prefeito Fernando Haddad enviou projeto à Câmara que libera a construção de creches e postos de saúde em qualquer bairro de São Paulo, até nas ruas sem saída e nas áreas de proteção permanente. Com a mudança não haverá restrição para as construções. Pág. 3

Pág. 8

Pág. 4Pág. 6

Papa Francisco pede fim dos conflitos no Oriente Médio Pag. 7

tIAGo QueIroZ / AeJF DIorIo / Ae

Page 2: Metrô News 26/12/2013

Gerente Comercial: Guile Horta de Lima Rocha - [email protected] Comercial (Grandes Agências): Ramon Martins Silva - [email protected]ção: [email protected]. Comercial: [email protected]. Distribuição: [email protected]. Recursos Humanos: [email protected]ário: Reportagem local, Agência Estado e Associated Press (AP)Representantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de Souza & Cia Ltda. Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070Impressão: FolhaGráficaOs artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

Presidente: Paschoal Thomeu (in memoriam)Diretora-Presidente: Andréa Santos Thomeu - Diretor-Geral: Orlando Reinas Jr.Gerente de Marketing: Alberto Frazão Junior - [email protected] e Jornalista Responsável: Paulo Manso - [email protected]: Carlos Ferreira Lima - [email protected] e Mônica Kikuti - [email protected]. Chefe de Reportagem: Laís Domingues - [email protected]. Editor de Arte: Sidney João de Oliveira - [email protected] de Arte: Ricardo Leocadio - [email protected]. Diagramação: Rafael dos Anjos Candido, Mauro Dias dos Santos e Neri Gonçalves Pereira. Chargista: Maurício Morini - Revisão: Felipe Rabello Gonçalves.Fotos: Guilherme Kastner, Silvio Cesar e Lucas Dantas. Redação: [email protected]

O Metrô News é distribuído de segunda a sexta-feiraSede, Redação e Publicidade: Rua Ipê, 144 - Jardim Guarulhos - Guarulhos - SP

CEP: 07090-130 - Fone: (11) 2475-7800 - CNPJ: 44.193.423/0001-40

Tiragem e distribuição auditada por:

Relatório em poder da Administração

www.metronews.com.br Tiragem: 150 mil exemplares

OPINIÃOSão Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

2

EDITORIAL MORINI

Legislativos protegem e só investigam conforme interesses

O que se espera do Poder Legislativo? Criação de leis e fis-calização eficiente, certo? As atribuições estão na lista de obri-gações de Câmaras e Assembleias Legislativas. Pois bem: como se não bastasse a lista enorme de leis inócuas ou de projetos que caem por inconstitucionalidade, deputados e vereadores se especializam em barrar investigações quando os acusados são do grupo político que detém a maioria nas casas legislativas.

Na Assembleia do maior estado do País, por exemplo, não se consegue emplacar qualquer comissão para averiguar as fartas denúncias de formação de cartel no sistema metroferroviário do governo comandado pelos tucanos desde 1995. O Cade (Conse-

lho Administrativo de Defesa Econômica) investiga a acusa-ção de cartelização do sistema com a ajuda da multinacional Siemens, que teria participado do esquema iniciado, de acor-do com as denúncias, no início do governo Covas. Mas a base de sustentação na Assembleia

Legislativa de São Paulo blinda com primor o Palácio dos Bandei-rantes de uma investigação paralela feita por deputados.

Reportagem do jornal Folha de São Paulo desta semana traz o número de tentativas frustradas de convocações de au-toridades para explicar as denúncias. Sem quórum suficiente para aprovarem CPIs, os deputados da oposição apresenta-ram, desde agosto, 38 requerimentos para serem ouvidas 26 pessoas. Apenas três compareceram.

Na Câmara paulistana, outras duas CPIs “indesejadas” por quem está ou estava no Poder Executivo devem “morrer na praia”. Uma, apresentada para investigar a máfia do ISS, não deve sair do papel tão cedo. Outra, a dos transportes, que nasceu no calor das manifestações de junho e prometia abrir a caixa preta das finanças do setor, nasceu criticada pelo secre-tário de Transportes Jilmar Tatto (PT) - que disse ser ela uma ferramenta de “achaque” a empresários - e teve o foco desviado justamente para as denúncias de cartel contra os adversários tucanos. Triste, mas verdadeira a ineficiência legislativa.

Casos do suposto cartel em São Paulo, da máfia

do ISS e da “caixa preta” dos transportes

paulistanos são exemplos às compras. É a verdadeira “black friday” brasileira, onde os preços efetivamente são rebaixados. No entanto, gostaria de questionar: será que não há mais nada a fazer do ponto de vista promocional além da baixa de preços neste pe-ríodo com tendência de queda de consumo? Acredito que sim, mas depende muito de cada categoria de produto a ser trabalhada.

Como exemplo, podemos fazer combos como “leve um e pague dois”, parcelamentos, oferecer prê-mios ou brindes na compra de um determinado valor ou volume, criar programas de fidelização e uma in-finidade de opções. Basta ser criati-vo e não ter medo de errar.

O mais interessante é que ape-sar desta ação ser uma tática de vendas específica para solucionar uma questão pontual de redução de estoque, pode e deve ser pre-viamente estabelecida dentro de um planejamento estratégico re-alizado para o PDV – por menor que ele seja.

Desta forma podemos afirmar que aproveitar muito bem a “res-saca do Natal” é importantíssimo para o PDV iniciar bem o ano – e pode fazer toda a diferença para o resultado final do seu negócio, tanto no aspecto de resultado de vendas e lucratividade quanto no relacionamento com seus clientes, buscando a proximidade e fideli-zação durante um período de bai-xa demanda.

cada um contabiliza seus lucros e começa a planejar o próximo ano.

Mas e agora, o que fazer com os espólios deste período de bo-nança, minimizando investir os ganhos obtidos durante o perío-do da fartura? Sim, é sabido que sempre sobram estoques pós--períodos de alta demanda. Para aqueles consumidores que sabem trabalhar muito bem sua ansie-dade é o período ideal para irem

A ressaca no ponto de venda

O Natal ainda não passou ofi-cialmente, mas para os PDVs (pon-tos de venda) ele já se foi – com exceção para alguns poucos atra-sadinhos. Fica aquela sensação de fim de festa, com as lojas em com-pleta desordem, mas com o senti-mento de dever cumprido, onde

Aproveitar bem a ressaca de Natal é importante para o PDV iniciar bem o novo ano

ANOTEn A cidade de São Paulo ganhará a partir da primeira semana de janeiro o segundo hospital público veterinário para atendimento gratuito de cães e gatos. O complexo hospitalar, que ficará na Avenida Ataliba Leonel, na Zona Norte, irá operar de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h. A primeira unidade inaugurada funciona no Tatuapé, na Zona Leste.

n A festa de Réveillon na Avenida Paulista chega à sua 17ª edição nesta virada de ano. A estimativa da SPTuris é de que um milhão de pessoas compareçam ao evento. Os shows terão início às 20h. Na ocasião se apresentarão os grupos e músicos Sampa Crew, NXZero, Paulo Ricardo, Maurício Gasperini, Supla, Marcelo Bonfá, Toquinho, Fernando e Sorocaba, Baile do Simonal e também a escola de samba Mocidade Alegre – a grande campeã do Carnaval de São Paulo deste ano.

n O Theatro Municipal vai abrir hoje, às 20h, e nos dias 28 (às 20h) e 29 (às 18h) para as apresentações da Ópera La Bohème, de Giacomo Puccini.

Ponto de VistaMarcelo Murin

É administrador de empresas, especializado em marketing.

Page 3: Metrô News 26/12/2013

São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

3cidade

Creches poderão ser instaladas em ruas com largura inferior a dez metros

Proposta – Haddad enviou projeto à Câmara: liberação de áreas

As polícias também tiveram recordes de apreensões de drogas. Em novembro, foram 3.338 apreensões, duas a mais que no mesmo mês do ano passado. A quantidade é a maior dos últimos 13 anos. O recorde também aconteceu no ano, com 40.692 apreensões, 2.749 a mais que entre janeiro e novembro de 2012.

drogas e armas

Homicídios e latrocínios têm queda no EstadoRonaldo Paschoalino - Os ho-micídios dolosos (quando existe intenção de matar) no Estado de São Paulo tive-ram retração de 25,3% em novembro deste ano ante o mesmo período de 2012. Os dados são das estatísticas cri-minais divulgadas na última terça-feira pela Coordena-doria de Análise e Planeja-mento (CAP) da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). Foi a oitava queda seguida do ano nesse tipo de crime.

Ainda conforme a SSP, a redução em novembro é a maior dos últimos cinco anos e sete meses (67 meses), desde abril de 2008, quando o indicador registrou 123 casos a menos que o mês respectivo do ano anterior. A redução no mês passado foi de 119 homicídios (471 a 352). A queda foi puxada

principalmente pela Gran-de São Paulo, que registrou redução de 41,35%, com 55 casos a menos.

Latrocínios - O Estado registrou também queda de 3,8% nos casos de latrocínio em novembro. No entanto, os números continuam maiores em comparação com 2012. Ao todo foram 86 casos re-gistrados até o momento.

Recorde – Conforme os números da SSP, as polícias Civil e Militar bateram re-corde de prisões no mês de novembro. Ao todo foram 14.393 no mês em todo o Estado. O número também é recorde se comparados os onze meses do ano. De janei-ro a novembro foram feitas 155.929 prisões, o maior nú-mero da série histórica ini-ciada em 2001. Nos mesmos onze meses do ano passado foram 133.652.

LUCAS DANTAS

Haddad quer creches em bairros tombadosaE - O prefeito Fernando Ha-ddad (PT) enviou projeto à Câmara que libera a constru-ção de creches e postos de saúde em qualquer bairro de São Paulo, até nas ruas sem saída e nas áreas de prote-ção permanente. A mudança vale para zonas estritamen-te residenciais, incluindo bairros tombados como City Lapa e Pacaembu, na Zona Oeste, e Jardim Paulistano, na Zona Sul. Nesses locais, os equipamentos públicos de saúde, educação e assistência social poderão ser construí-dos sem nenhuma restrição.

Pelo projeto, Haddad

acaba com qualquer tipo de limite de horário de funcio-namento para escolas, que também não precisam ter mais área de embarque e de-sembarque. As creches po-derão ser instaladas em ruas com largura inferior a dez metros, restrição que hoje dificulta a construção de unidades de ensino infantil em bairros da periferia. Por determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo, até 2016 a gestão atual precisa cumprir sua meta de cons-truir 243 creches e criar 155 mil vagas para crianças en-tre zero e quatro anos.

A proposta altera a Lei de Zoneamento em meio ao de-bate sobre o novo Plano Dire-tor, em discussão no Legisla-tivo. Na prática, essas novas regras deveriam ser estabele-cidas na proposta em debate ou em audiências públicas do Legislativo, iniciadas em novembro. “É uma necessi-

dade urgente, não podemos esperar um ano e meio de [discussões do] Plano Diretor para facilitar a construção das escolas. Senão o governo não tem como cumprir sua meta para construir escolas”, argumenta o vereador Na-bil Bonduki (PT), relator do Plano Diretor e integrante da

Nova regra acaba com restrição

Daniel Montandon, dire-tor do Departamento de Uso do Solo da Prefeitura, confir-ma que a nova regra, se apro-vada pelos vereadores, acaba com qualquer restrição para a construção de creches e postos de saúde. “Nós tínha-mos um entendimento de que o zoneamento criava res-trições para equipamentos públicos essenciais, que não podem ser tratados como empresas ou alguma entida-de do meio econômico”, diz.

A proposta foi elaborada para facilitar a construção de creches nas periferias. “O elemento de motivação maior foi acabar com as res-trições físicas [como limites para área construída e altu-ra] que hoje existem para es-ses equipamentos”, acrescen-tou Montandon.

Comissão de Política Urba-na. “Hoje temos muitas es-colas com dificuldades para funcionar, por causa da Lei de Zoneamento. Recebi li-gação de uma liderança de São Miguel Paulista dizen-do que uma escola lá vai fechar porque não cumpre o zoneamento.”

HELVIO ROMERO / AE

Page 4: Metrô News 26/12/2013

cidadeSão Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

4

Na Régis, água acumulou sobre a pista na região de Taboão da Serra

Lentidão – Na Rodovia Fernão Dias, os que voltavam à Capital enfrentaram trânsito na região de Mairiporã

Motoristas enfrentam lentidão na volta do NatalAE - Motoristas enfrentavam trechos com lentidão e chu-va no retorno do feriado do Natal para São Paulo, nas estradas paulistas, no final da tarde de ontem. Na Ro-dovia Castelo Branco, uma van caiu numa vala no can-teiro central e capotou, no km 46, em Araçariguama, por volta das 17 horas. As quatro pessoas que esta-vam no veículo – um casal e duas filhas – sofreram ferimentos. Uma das meni-nas, de sete anos, sofreu le-sões mais graves e foi leva-da pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, ao Hos-

pital Regional de Sorocaba. O congestionamento, na pista sentido Capital, che-gou a 17 quilômetros.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o aci-dente não causou a interdi-ção de faixas de rolamento, mas o socorro às vítimas despertou a curiosidade dos motoristas, que passa-ram a reduzir a velocidade, provocando retenção no tráfego. Uma hora depois, a fila de carros ainda chega-va a 12 quilômetros. Havia lentidão também na região de Barueri, do km 28 ao km 25, em razão do exces-so de veículos.

Na Rodovia dos Bandei-rantes, às 17h30, o motoris-ta pegava 20 quilômetros de congestionamento no trecho de Jundiaí à Capi-tal, mas apenas em razão do excesso de veículos, se-gundo a concessionária. Os

trechos com fila de carros seguiam do km 64 ao km 58 e do km 41 ao 27, en-tre Jundiaí e Caieiras. Na Anhanguera, também ha-via congestionamento do km 63 ao 58, em Jundiaí.

Na Rodovia Régis Bit-

tencourt, a chuva forte deixava o trânsito lento na chegada a São Paulo. A água acumulou-se sobre a pista km 273, em Taboão da Serra, obrigando os ve-ículos a reduzir a veloci-dade. Às 17h30, havia um

quilômetro de fila na pas-sagem pelo trecho.

Já na Fernão Dias o trân-sito ficou lento na região en-tre Atibaia e Mairiporã, por conta do excesso de veícu-los, como é comum em vol-tas de feriados e domingos.

LUIS MOURA / AE

No caso de intoxicação, deve-se evitar alimentos derivados de leite, uma vez que estes podem agravar o quadro

Intoxicação alimentar pode virar infecçãodEisy dE Assis - Durante as fes-tas de fim de ano, os ali-mentos permanecem mui-to tempo expostos sobre as mesas. Médicos indicam a refrigeração e atenção com os pratos para evitar inges-tão de alimentos estragados. Casos de intoxicação podem evoluir para infecção.

O clínico geral Paulo Ca-miz, professor no Hospital das Clínicas, explica que uma intoxicação tem como sinto-mas vômito, diarreia e náuse-as. “No entanto, os sintomas são comuns por, no máximo, 48 horas, quando o corpo ten-ta expelir as toxinas”, diz.

Nesses casos, a indicação médica é de ingestão de mui-to líquido. “Mas não deve ser de uma vez para não pro-vocar mais náusea. Deve-se beber o líquido aos poucos”, orienta Camiz.

No que se refere à ali-

mentação, os alimentos contra-indicados são os de-rivados de leite, uma vez que estes podem agravar o quadro ao irritar a mucosa estomacal. Também não é indicado comer em excesso nem tomar refrigerantes.

Se o quadro persistir e houver febre, há a possibilida-de de uma infecção intestinal. Camiz orienta que seja procu-rada ajuda médica para o tra-tamento adequado.

recorde

Check-in - Passageiros comemoravam a rapidez no embarque ontem

Movimento em aeroportos no feriado é tranquilo

Entre a meia-noite e as 10h de ontem, 101 voos saí-ram do Aeroporto Interna-cional de São Paulo/Guaru-lhos, informa a GRU Airport, concessionária responsável pelo aeroporto. Deste total, somente quatro se atrasaram e um foi cancelado. A ten-dência de calmaria se refletiu também nos saguões de em-barque do Aeroporto de Con-gonhas, em São Paulo, onde 6,1% de 66 voos atrasaram (4) e 9,1% foram cancelados (6), entre meia-noite e 11h.

A garçonete Maria Adeil-da afirma que “estranhou” a tranquilidade para se fazer o check-in e aguardar o embar-que. Ela embarcaria para Re-cife, onde passará o final de ano com familiares. O marido dela, o segurança José Marcos, afirma ser experiente em voos e concorda com a mulher. “Já

peguei muito avião e hoje [on-tem] de fato está muito tran-quilo aqui no aeroporto”.

Segundo a Infraero, en-tre 0h e 11h de ontem, hou-ve atraso em 3,6% de 685 voos em todo o País. A GRU Airport acrescenta que até sexta-feira irá atualizar o número de passageiros que passaram por Guarulhos en-tre os dias 24 e 25.

A GRU Airport informa que entre os últimos dias 20 e 22, 370 mil passageiros embarcaram e de-sembarcaram no Aeroporto de Cumbica. Este é o maior número de passageiros da história no período, equivalendo a 18% a mais que em 2012. Segundo a concessionária, foram 1.190 pousos e 1.174 deco-lagens. Destes, 264 se atrasaram mais de 30 minutos.

LUcAS DAntAS

Page 5: Metrô News 26/12/2013

5São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Page 6: Metrô News 26/12/2013

cidadeSão Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

6

O Largo Coração de Jesus é considerado o principal local de uso de drogas na região da Cracolândia, em SP

A chuva que atingiu a Capital no fim da tarde de ontem causou vários pontos de alagamento, como na Avenida do Estado (foto). As regiões Norte e Leste da cidade fo-ram as mais afetadas. Na Rodovia Ayrton Senna houve bloqueio de duas pistas, sentido Interior, em Guarulhos.

Além do recesso de final de ano, Dilma (acima em foto de 2011) prefere descansar na base de Aratu durante o feriado de Carnaval. Em 2013, a presidente sofreu uma fissura no dedão do pé direito assim que chegou ao local. Ela tropeçou na escada da casa na base e precisou imobilizar o pé.

alagamento

acidente

FALECIMENTOEm cumprimento à Lei nº 8.501 e item 100.2 das Normas de Corregedoria de Justiça do Estado de São Paulo, comunica-se, a título de utilidade publica, o falecimento de Marcos Antonio Ribeiro, Parda, masculino, 40 anos, demais dados ignorados, falecimento nesta capital em 27/08/2013, Pronto Socorro Municipal de Perus, Rua Julio de Oliveira, 80, Perus, cep: 05201-070. Os parentes ou responsáveis legais poderão dirigir suas reclamações ao Cartório e Registro Civil de Pessoas Naturais de Perus, R. Crispim do Amaral, 10 - Perus - CEP 05202-080 – São Paulo.

Na Cracolândia, uma trégua para ouvir a palavra de Deusae - O Largo Coração de Jesus, na Cracolândia, no Centro de São Paulo, foi palco de uma celebração dupla na tarde de ontem: católicos e batistas or-ganizaram cerimônias para festejar o Natal e incentivar os moradores a largar as drogas.

Enquanto o padre Júlio Lancellotti rezava uma mis-sa ao lado do padre João Pedro Carraro, da Missão Belém, voluntários da Mis-são Batista Cristolândia can-tavam músicas religiosas e distribuíam panetones aos usuários de crack. Durante a celebração, o largo, que é considerado o centro da Cra-colândia e principal local de uso de drogas da região, vi-veu uma trégua e cachimbos de crack não foram acesos.

“A nossa ideia é aproveitar esse momento de corações

abertos das pessoas para mostrar que ainda há espe-rança. Estamos de portas abertas para receber quem precisa de ajuda”, disse So-raia Machado, coordenadora do Ministério Cristolândia.

Após a missa do padre Júlio, foi organizado um auto de Natal, com uma encenação e a montagem de um presé-pio vivo com a participação

de dependentes químicos que circulavam no cruzamento da Alameda Dino Bueno com a Rua Helvétia.

“Não há soluções fáceis para problemas complexos. Não basta um caminhão jo-gar água na rua e um carro da polícia passar para permi-tir o fluxo”, criticou o padre Júlio. Pouco antes, um cami-nhão havia jogado água nas ruas da região e viaturas da Polícia Militar circulavam pe-las redondezas.

Missa – No fim da tarde, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropo-litano de São Paulo, celebrou uma missa de Natal para moradores de rua do Arse-nal da Esperança, uma casa de acolhida para adultos em situação de rua que atende atualmente 1,2 mil pessoas.

Dilma inicia recesso em base naval da Bahiaae - A presidente Dilma Rous-seff escolheu, mais uma vez, a base naval de Aratu, no litoral baiano, para passar o recesso de final de ano. Ela deve embarcar, acompa-nhada de familiares, para a residência dos oficiais da Marinha na tarde de hoje. A volta a Brasília deve ocorrer depois de dez dias de des-canso, entre 5 e 6 de janeiro.

Na base de Aratu, que fica no subúrbio de Salvador, Dilma tem total privacidade na praia de Inema, de acesso restrito aos militares. Ela fica

hospedada em uma casa que costuma receber presidentes da República nos períodos de férias. No fim de 2011, primeiro ano do mandato de Dilma, a residência foi refor-mada e novos móveis e ele-trônicos foram comprados.

Só é possível acompa-nhar a movimentação da presidente a 2 km do local. Fotógrafos e cinegrafistas costumam ficar em um píer montado pela Prefeitura de Salvador na praia vizinha de São Tomé de Paripe aguar-dando a aparição de Dilma.

Na passagem de 2012 para 2013, a presidente foi à base de Aratu acompanhada da mãe, Dilma Jane, da filha, Paula, do neto, Gabriel, e do genro, Rafael Covolo. Ela fi-cou a maior parte do tempo descansando na casa, mas também recebeu o governa-dor da Bahia, Jaques Wagner (PT), com quem passeou por três horas pelas ilhas da Baía de Todos os Santos a bordo da lancha Amazônia Azul.

A Marinha geralmente reforça em 30% o efetivo de segurança quando recebe a presidente e seus familiares.

Pela localização reserva-da, a praia de Inema, a cerca de 40 km de distância da ca-pital da Bahia, também ser-viu de refúgio para Fernan-do Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva quando ocupavam o Planalto. Em 2010, Lula foi fotografado carregando uma caixa de isopor na cabeça.

JF DIORIO / AE

ED FERREIRA / AE

Page 7: Metrô News 26/12/2013

São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

7mundo

Presidente Abdullah Gül prometeu que fará uma mudança ministerial no país

Apelo – Papa também pediu paz entre palestinos e israelenses

Papa pede mundo melhor e fim de conflitos na Síriaae - Em seu primeiro discurso de Natal, o papa Francisco disse ontem que espera um mundo melhor, incluindo um sucesso nas negociações de paz no Oriente Médio e em países africanos. O pon-tífice também pediu digni-dade para os refugiados das nações em guerra que fogem da miséria e dos conflitos.

O papa falou pela manhã, por volta das 9h (de Brasília), da varanda central da Basílica de São Pedro. Cerca de 70 mil turistas, peregrinos e roma-nos acompanhavam o evento.

Entre os lugares devasta-dos por conflitos, Francisco destacou a Síria, que pelo ter-ceiro Natal consecutivo está em guerra civil, o Sudão do Sul, a República Centro Afri-cana, a Nigéria e o Iraque. O papa fez uma oração a Jesus

para “que abençoasse a terra onde ele escolheu para vir ao mundo e dar um resultado favorável para as negocia-ções de paz entre israelenses e palestinos”. “Precisamos curar as feridas do amado país Iraque, mais uma vez

atingido por frequentes atos de violência”, destacou.

O pontífice também fez referência aos ataques con-tra os cristão na África e em parte do Oriente Médio. “Que Deus proteja todos os que são perseguidos em seu nome”.

Em crise, três ministros deixam governo turcoabr - Os ministros turcos da Economia, Zafer Caglayan, e do Interior, Muammer Guler, pediram demissão de seus cargos ontem, poucos dias depois que seus filhos foram presos sob suspeita de corrupção. No início da tar-de, o ministro do Meio Am-biente, Erdogan Bayraktar, também deixou o cargo, o que deu início a uma crise política no país. Uma am-pla operação anticorrupção lançada na Turquia na últi-ma semana já prendeu 24 pessoas – entre as quais o presidente do banco estatal Halkbank, Hasan Cebeci.

“Deixo meu posto para que possa ser esclarecida essa ignóbil operação con-tra nosso governo”, disse o ex-ministro da Economia, Zafer Caglayan, em um co-municado. O ministro do

Meio Ambiente, Erdogan Bayraktar, aconselhou o primeiro-ministro, Recep Erdogan, a também deixar o poder.

A operação policial lan-çada no dia 17 de dezembro para apurar um escândalo financeiro abalou a popula-ridade do primeiro-ministro Recep Erdogan, que se ele-geu em 2007 com uma for-te bandeira anticorrupção. Quatro ministros do gabine-te de Erdogan foram citados no escândalo.

GREG

ORIO

BOR

GIA

/ ASS

OCIA

TED

PRES

S / A

E

Page 8: Metrô News 26/12/2013

nacionalSão Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

8

Além de Sardoá, outros 23 municípios mineiros já decretaram situação de emergência por causa das chuvas

O governo do ES solicitou ao Ministério da Saúde envio de kits de remédios para prevenir doenças

Enchente – No município de Serra, cerca de 25 km ao norte de Vitória, automóvel e casa debaixo d’água

No ES, mortes pelas chuvas sobem para 18abr - A Defesa Civil do Espí-rito Santo registrou ontem mais três mortes em decor-rência da chuva que atinge o Estado desde o início de dezembro. Com isso, subiu para 18 o total de vítimas: são duas em Baixo Guandu, uma em Barra de São Fran-cisco, cinco em Colatina, uma em Domingos Martins, oito em Itaguaçú e uma em Nova Venécia.

As últimas quatro mor-

tes – três em Colatina, em um grande deslizamento de terra, e uma em Bar-ra de São Francisco, onde uma enxurrada matou um jovem de 17 anos – ocorre-ram na terça-feira, mas só foram registradas ontem.

O número de cidades afetadas também cresceu e agora são 50 conforme o último boletim da Defe-sa Civil no fim da tarde de ontem. O governo estadual decretou situação de emer-gência ou estado de calami-dade em 48 dos 78 municí-pios capixabas.

Ao todo, 48.601 pessoas tiveram que deixar as casas por problemas relaciona-dos com as chuvas. Destas, 4.565 foram acolhidas em abrigos e 44.036 estão em casas de parentes e amigos. Na terça-feira, dia 24, esse número chegou a 49.886.

Corpo de menino é encontrado em MGae - Após uma semana de buscas, a Coordenadoria Es-tadual de Defesa Civil (Ce-dec) de Minas confirmou ontem, que o corpo encon-trado no dia anterior é o de Leandro de Souza Batista, de sete anos, que estava de-saparecido desde que a casa da família foi destruída por um deslizamento de terra no último dia 17. Com a confir-mação da morte do garoto, chega a 17 o número de óbi-tos no Estado no período de chuvas deste ano.

Leandro foi vítima do deslizamento de uma encos-ta na zona rural de Sardoá, no Vale do Rio Doce, que destruiu completamente a residência da família, cau-sando a morte de mais cinco pessoas. No local morreram Vladmir Souza, 24, Maria Conceição de Souza, 50, Wallave Catarino Costa Sou-za, de nove anos, Wander-

son de Souza, de dez anos, e Gabriela de Souza Batista, de seis. Com exceção de Le-andro, os corpos das outras vítimas foram encontrados horas depois da tragédia.

Os trabalhos de busca fo-ram dificultados pelos tem-porais que atingem o mu-nicípio há duas semanas. O município decretou estado de emergência e foi necessá-rio o deslocamento de bom-beiros e policiais de outras cidades para auxiliar.

NELSON ANTOINE / FOTOARENA / AE

Page 9: Metrô News 26/12/2013

São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

9saúde&VOCÊ

é comum no verão, cuide-se!

Calor, areia, praia, piscina e o aumento da transpiração, comum neste período, formam o cenário ideal para o surgimento da doença.

shutterstock

Page 10: Metrô News 26/12/2013

saúde&VOCÊSão Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

10

Brotoejas - Ideal é que as mães coloquem roupas fresquinhas nos bebês

Aberta a temporada das micoses. Todo cuidado é poucoDa reDação - Com a chegada da estação mais quente do ano, crescem os casos de prolife-ração de fungos e microorga-nismos. Eles podem provocar infecções incômodas e persis-tentes, chamadas de micoses de verão. Calor, areia, praia, piscina e o aumento da trans-piração, comum neste perío-do, formam o cenário ideal para o surgimento da doença. “Unhas, virilhas e pés são as regiões mais atingidas, pois tendem a acumular com fa-cilidade umidade e sujeira”, alerta o infectologista do La-voisier Medicina Diagnóstica, Jaime Rocha.

Segundo o médico, a pre-sença de fungos no meio ambiente é natural e nem sempre representa risco à saúde. Isso significa que os microorganismos só preju-dicam se houver condições propícias para sua manifes-tação. “As altas temperaturas fazem com que a propagação aconteça de modo acelera-do”, diz Rocha.

Geralmente, as mico-ses se iniciam como uma lesão avermelhada. Logo provocam coceira e esca-mação da pele. No caso das unhas, as micoses podem provocar deformação e des-colamento. O infectologis-ta avisa que evitar sapatos apertados, procurar secar bem as dobras do corpo e não compartilhar roupas e toalhas são algumas medi-das de prevenção bastante eficazes.

Ao detectar o problema é fundamental consultar um especialista. “O trata-mento pode envolver admi-nistração de medicamentos orais e tópicos, de acordo com o local atingido e com a extensão da infecção, que pode ser superficial ou pro-funda. Quanto mais cedo o problema for detectado, mais rápido será o trata-mento”, explica o médico. E complementa: “o paciente nunca deve se automedicar”.

Não compartilhe toalhas e roupas, mesmo com pessoas conhecidas;

Evite andar descalço em pisos úmidos e públicos;

Procure secar bem as dobras do corpo;

Evite usar calçados fechados por muito tempo;

Não use calçados apertados;

Evite o uso de meias que não sejam de algodão (o algodão deixa a pele respirar e não retém o suor);

Não utilize lava-pés de piscinas e saunas;

Só utilize tesouras, lixas de unha e alicates de cutícula próprios ou este-rilizados.

Medidas para evitar micoses no verão

As crianças também cos-tumam ter brotoejas, ou seja, bolinhas de água. Segundo a infectologista Maria Bussade, isso acontece porque a pele da criança ainda está em desen-volvimento e quando a tem-peratura aumenta demais, a

criança ainda não consegue eliminar totalmente o suor, que acaba saindo em forma de brotoejas. “O ideal é que as mães deixem as crianças com roupas fresquinhas não pas-sem cremes e deem banho morno”, aconselha.

Crianças precisam usar roupas levesOs dermatologistas ainda ressaltam os cuidados com o sol. “O sol abaixa a imunidade da pele. Usar protetor solar e não dividir copos com outras pes-soas é fundamental, já que a herpes também surge para quem tem predis-posição”, alerta a médica.

Herpes

ShuttErStock

divulgação

Into estuda perfil de pacientes com artroseabr - Pacientes que sofrem de artrose podem ter, em menos de dois anos, novas formas de tratamento da doença. Pes-quisadores que trabalham em um estudo desenvolvido pela Coordenação de Ensino e Pes-quisa do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Ja-mil Haddad (Into), no Rio de Janeiro, em parceria com uma tese de doutorado do Progra-ma de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), preten-dem identificar fatores genéti-

cos em pacientes com artrose, prevenir e até impedir que a doença se instale em pessoas que tenham o gene de predis-posição à doença.

Responsável pela pesqui-sa, o ortopedista do Into Edu-ardo Branco de Sousa infor-ma que o trabalho é inédito e está usando também o banco de tecidos de pessoas mais jo-vens que morreram a fim de fazer estudos comparativos com outras faixas de idade. “A ideia é pegar as células dessas pessoas e cultivar com

as células de pacientes doen-tes e ver se isso se reproduz de novo”, explica.

O ortopedista informa ainda que a artrose é uma doença degenerativa e que, por desconhecimento, mui-tos pensam que só atinge pessoas idosas. Ele diz que embora a maior incidência esteja na faixa acima dos 60 anos, a doença ataca tam-bém pessoas com obesidade e até atletas que fizeram es-portes com alta intensidade em faixa etária mais baixa.

Segundo o médico, a dor é o sintoma mais comum da doença, principal-mente no início das ati-vidades do dia, quando a pessoa levanta da cama. Mas durante o dia, com o movimento, a tendên-cia é diminuir.

sintoma

Degenerativa - Doença não atinge apenas idosos, mas obesos e atletas

Page 11: Metrô News 26/12/2013

São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

11economia

Acordo prevê que a dívida de 5,8 bilhões de dólares seja convertida em ações e que haja injeção de US$ 200 milhões

O Idec é feito por pessoas como você. Associe-se!

Conheça os prazos de troca de produtos

O prazo de troca de pro-dutos é um direito garanti-do a todos os consumidores pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Embora algumas lojas/empresas não respeitem as normas aponta-das na lei, é importante que o consumidor saiba que os fornecedores e fabricantes têm 30 dias, a partir da recla-mação, para sanar o proble-ma do produto. Depois desse período, deve-se exigir um produto similar, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço. Vale lembrar ainda que essas exigências podem ser feitas antes dos 30 dias se a substituição das partes com defeito puder comprometer as características do produ-to, diminuir-lhe o valor, ou quando se tratar de um “pro-duto essencial” (como a gela-deira, por exemplo).

Mais detalhes

De acordo com o artigo 26 do CDC, quando o defeito é aparente, o prazo para reclama-ção é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da data da compra. Se o problema for oculto, os prazos são os mesmos, mas começam a valer no momento em que o defeito é detectado pelo consumidor.

Além disso, de acordo com o artigo 18 do CDC, no caso de o produto ter defeito, o consumidor pode reclamar tanto ao fabricante quanto à loja onde comprou a mercadoria.

No caso de compras virtuais, como o consu-midor não pode avaliar o produto em mãos, o CDC garante o direito de arre-pendimento pela compra. Com ele, o consumidor tem sete dias, a contar da data de entrega, para avaliar se o produto recebido atende às expectativas prometidas pelo site de compras ou pelo catálogo.

1 2 3Vício oculto e aparente

montagem / shutterstock

É preciso diferenciar ainda os dois tipos de defeitos, o aparente e o oculto, além dos dois tipos de pro-duto, os duráveis e os não duráveis. O chamado aparente é o produto em que o defeito pode ser constatado facilmente, como a superfície risca-da do freezer. O oculto é o defeito que surge repentinamente, com a utilização do produto, como um problema no motor. Quanto aos pro-dutos, os duráveis são aqueles que deveriam ter vida útil razoavelmente longa, tais como os aparelhos ele-trônicos, enquanto os não duráveis são aqueles consumidos em prazos curtos, como os alimentos.

O fato de o fornecedor ser solidariamente responsável pode parecer apenas um de-talhe, mas é necessário des-tacar que as grandes redes de varejo estão espalhadas pelas principais cidades do País, enquanto as assistên-cias técnicas, apontadas ao consumidor como canal para resolução dos problemas com os produtos defeituosos, são bem menos numerosas.

Há empresas que não se responsabilizam por proble-mas aparentes, outras que exigem que o consumidor responda a uma série de per-guntas no ato da compra ou da entrega e, dependendo das respostas do consumi-dor, uma eventual reclama-ção posterior não será aten-dida. Para o Idec, ambas as atitudes contrariam os di-reitos do consumidor clara-mente expressos no CDC.

Eike Batista faz acordo com credores internacionaisae - O empresário Eike Batista fechou acordo com credores internacionais para salvar a OGP (antiga OGX), do ramo petrolífero, que entrou com pedido de recuperação judi-cial este ano. Segundo nota divulgada na noite de terça-feira pela companhia, o acor-do prevê a conversão da dí-vida de US$ 5,8 bilhões em ações e a injeção de US$ 200 milhões a US$ 215 milhões pelos investidores.

A manobra é um impor-tante passo para recuperação da companhia e, após sua exe-cução, os credores da empresa passarão a deter perto de 90% dela, enquanto Batista verá sua participação cair para 12%.

A dívida da empresa consiste em US$ 3,8 bilhões detidos pelos principais credores, US$ 1,5 bilhão de indenização por anulações de contrato e US$ 500 mi-lhões de pagamentos a ou-

tros fornecedores.Segundo a empresa, o

acordo permitirá a extin-ção da dívida e o regresso às atividades de exploração e produção de petróleo. A proposta de reestruturação precisa ainda ser aprovada pelos credores e pelo juiz responsável pelo processo No fim de outubro, a OGX entrou com pedido de re-cuperação judicial no Tri-bunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Page 12: Metrô News 26/12/2013

esportesSão Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

12

Segundo o clube, valor a ser pago a Lúcio seria 3 milhões de reais. Mas ele não aceita esta cifra

Presidente da escuderia italiana, Luca di Montezemolo garantiu que Alonso não sairá

n O Palmeiras tem negociação encaminhada com dois jogadores para reforçar o elenco no ano que vem. O lateral-esquerdo William Matheus, do Goiás, e o atacante Anselmo Ramón, do Cruzeiro, podem ser os próximos reforços a acertar com o time para a temporada de 2014.

n De férias após a decepcionante campanha do Atlético Mineiro no Mundial de Clubes da Fifa – ficou em terceiro lugar depois de perder na semifinal para o Raja Casablanca, do Marrocos –, Ronaldinho Gaúcho só deve acertar a renovação do seu contrato em janeiro. A expectativa é que as duas partes cheguem a um acordo ainda na primeira semana do próximo mês.

FLASh newS

No aguardo – Zagueiro queria definição em 2013, mas não conseguiu

Novela de Lúcio continua até janeiroae - O São Paulo esperava ter a situação de Lúcio resolvida até o início de dezembro, mas a viagem do gerente executi-vo Gustavo Vieira de Oliveira para a Europa atrasou os pla-nos e o zagueiro precisará es-perar até o início do ano para conseguir acertar a sua saída do clube do Morumbi.

O São Paulo quer se livrar de Lúcio, mas estuda uma maneira de não ter que pagar a multa correspondente a to-

Ferrari minimiza rumores sobre saída de Alonsoae - O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, negou qualquer preocupação com os rumores de que o espa-nhol Fernando Alonso esta-ria no alvo da McLaren para a temporada de 2015. O diri-gente não vê nenhum risco de o piloto romper o contra-to com a equipe italiana, que tem duração até 2016.

“Esta especulação é muito boa para os jornais, algumas vezes até para o público”, mi-nimizou Montezemolo. “Estou muito tranquilo com Fernan-do. Ele tem contrato conosco até o fim de 2016. Minha úni-ca preocupação é preparar um bom carro para ele”, declarou.

As especulações sobre o futuro de Fernando Alonso tiveram início na semana passada, quando a BBC divul-gou um possível interesse da McLaren na contratação do espanhol. O bicampeão mun-dial seria o alvo ideal para re-

erguer a equipe inglesa, ain-da abalada pelo desempenho decepcionante na temporada 2013 da Fórmula 1.

A partir de 2014, Fer-nando Alonso deverá sofrer maior pressão dentro da pró-pria Ferrari por causa da con-corrência direta com o novo companheiro, o finlandês Kimi Raikkonen. Substituto do brasileiro Felipe Massa, Raikkonen mostrou gran-de desempenho nas últimas duas temporadas, pela Lotus.

dos os seus salários até o fim do ano que vem – o que tota-lizaria cerca de R$ 6 milhões.

Lúcio foi contratado no início deste ano e apresen-tado com pompa. O mau desempenho em campo e os frequentes atos de indiscipli-na acabaram resultando no seu afastamento a pedido do técnico Paulo Autuori.

O estopim foi em julho, quando o zagueiro levou um preparador físico particular por duas vezes no CT sem avi-sar ninguém. Em entrevista à TV Globo, Lúcio diz que levou um primo que apenas ficava pegando bolas no campo.

O defensor gostaria de ter a sua situação resolvida antes do fim do ano, mas precisará se contentar em passar as fes-tas de fim de ano com futuro indefinido. Mesmo afastado, desperta interesse de alguns clubes, como o Palmeiras.

divulgação

Page 13: Metrô News 26/12/2013

São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

13espetáculos

O Museu do Café está localizado na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos

cabeça liberta

M. KiKuti Blog: cabecaliberta.wordpress.comEmail: [email protected]

Por pouco e para sempre

Gosto do clima de Natal e das coisas boas que os seres humanos são capazes de fazer quando se irmanam no sentimento de fazer o bem. Vemos muita generosidade, visitas a do-entes, idosos, crianças carentes. A esperança re-nasce nos corações outrora embrutecidos pelas mazelas do dia a dia: trânsito infernal, falta de educação em número e grau, egoísmo, inveja.

Tanta gente se solidariza com as tristezas do próximo e estende a mão. Doa tempo, doa cari-nho, doa presentes materiais. E isto é tão boni-to! Tão gratificante! Pena que dura quase nada, como aquele doce da vovó na mesa da ceia.

A gente pode fazer mais e sabemos que, uni-dos, podemos fazer mais ainda. Afinal, a cari-

dade é uma virtude que se exercita, se pratica continuamente e não apenas nesta época do ano, em que vale apenas uma visitinha num lo-cal carente para depois aparecer só no Natal do ano que vem (e olha lá). “Já fiz a minha parte”, há quem diga para si a fim de eximir-se de ou-tros pecados da humanidade.

Temos tempo para muitas coisas no nos-so dia a dia. Doutrinamo-nos a ir à academia com uma religiosidade ímpar. Sabemos de cor e salteado as falas dos personagens da novela das nove e, por vezes, até adiantamos diálogos, quando nos dispomos a ler as revistinhas com os resumos dos capítulos. Temos tempo (e di-nheiro) para o cinema e para a cervejinha gela-da. Temos tempo para as baladas, para os jogos de futebol, para os happy hours da vida e para reclamarmos de tudo e mais um pouco.

Admiro muitas pessoas! As que sabem cozi-nhar com primazia. As que sabem ouvir e acon-selhar. As que sabem contar histórias e as que sabem ficar em silêncio quando o que a gente precisa é de um abraço, um conforto emocional, maior do que palavras. Cada um tem um dom, algo presenteado por Deus, que precisa ser exer-citado: afinal, não se coloca uma luz dentro da gaveta para ficar escondida.

Assim, se cada um usar um pouco disto para a caridade, durante o ano todo, podemos ter

mais refeições feitas com amor aos mais neces-sitados, podemos ter gente aconselhando os que não estão no bom caminho, podemos ter histó-rias encantadoras a crianças e adultos que não sabem ler, podemos ter mais abraços e afagos em silêncio do que fogos de artifício de violên-cia e desamor.

Podemos fazer mais, mesmo que isto seja pouco. E se cada um fizer mais, mesmo que seja pouco, já é um montão de gente fazendo pouco, mas fazendo o bem. Como diz a minha mãe: “O pouco com Deus é muito”. E assim podemos estar um pouco mais caridosos e muito mais humanos. Namastê!

Em Santos, Museu do Café tem programação especialda rEdação - A programação de férias do Museu do Café, em Santos, está recheada de atrações a partir de janeiro. Com atividades voltadas a crianças e adultos, o mu-seu prepara jogos lúdicos e atrações musicais para o seu público em janeiro.

Com o objetivo de levar a cultura do café, sua histó-ria e curiosidade às pessoas por meio de atividades lúdi-cas, o Museu chega ao Or-quidário de Santos, no dia 1º de janeiro, com a mostra “Conhecendo o Café”.

Os painéis abordam as etapas da plantação de café, iniciando com o tratamen-to das mudas, viveiros, pre-paro para o plantio, covas ou sulcos, manejo do ca-fezal, colheita e abanação, lavagem, preparo do café, secagem, beneficiamento, rebeneficiamento e armaze-namento. A mostra fica em cartaz no local até o dia 31

de janeiro. Aprendendo a plantar

– O museu também vai oferecer atrações desenvol-vidas pelo setor Educativo e pelo Centro de Prepara-ção do Café. Uma delas é o plantio de mudas de café, destinado ao público in-fantil, que propõe o conta-to com mudas de café por meio do manuseio com a terra e técnicas de plantio. No final, o participante pode levar a muda planta-da para cultivá-la em casa.

Page 14: Metrô News 26/12/2013

espetáculosSão Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

14

Sustentabilidade – Artista valoriza, em sua instalação, fragmentos de ipê de demolição: aproveitando tudo

Serviço

Instalação “Balanços Sobra” – Zanini de ZanineVisitação prorrogada: até 30 de janeiro de 2014Local: Museu da Casa BrasileiraHorário: de terça a domingo das 10h às 18hEndereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim PaulistanoTel. 3032-3727Obs. O MCB estará fechado, excepcionalmen-te em duas terças e quartas-feiras consecutivas, nos dias 24 e 25/12, 31/12 e 1/1, devido às ce-lebrações de final de anoIngresso: R$ 4 – Estudantes R$ 2Domingos e feriados – Gratuito

palavras cruzadas diretas Revistas coquetel 2013www.coquetel.com.br

ÁRIES: Será bem sucedido no período. A atual fase vai favorecê-lo no seu trabalho. Cuidado com o amor à primeira vista. Confie em si e fará associações que trarão bons resultados.

TOURO: Para tirar algum proveito deste dia, será necessário usar toda a sua habilidade comercial. Todavia, previna-se contra escândalos, injúrias e acidentes.

GÊMEOS: Boas amizades, sucesso profissional, social e financeiro é o que prenuncia este dia para você. Poderá ter, por outro lado, algum aborrecimento passageiro provocado pelos filhos ou pais.

CÂNCER: Tire da mente as más intenções, o pessimismo e o desânimo. Coloque no lugar, otimismo e força de vontade que tudo deverá melhorar para você.

LEÃO: Muito boa influência para você. Aproveite o bom fluxo para tratar dos assuntos familiares pendentes, para obter melhores resultados profissionais possíveis.

VIRGEM: Examine com atenção suas possibilidades de se realizar profissionalmente e descobrirá contatos pessoais e amizades, que poderão lhe ser altamente proveitosos.

LIBRA: Os novos planos para a sua elevação de cargo e conhecimentos profissionais deverão ser estudados agora. De resto, a influência será ótima para a vida amorosa

ESCORPIÃO: Dificuldade na vida doméstica e desejos, poderão ser concretizados neste dia, principalmente se manter-se otimista e mais confiante. Sucesso amoroso, social e profissional.

SAGITÁRIO: Dia indicado para o êxito e sucesso em todas as coisas que empreender, principalmente, no trabalho.

CAPRICÓRNIO: Notáveis probabilidades de sucesso em questões relacionadas com a vocação, concurso, testes, empregos, aumento de vencimento e rendimentos.

AQUÁRIO: Depois do meio-dia, você terá ótimas influências para cuidar de questões financeiras, contábeis, bancárias. Obterá lucros através de publicidade, rádio, jornal, e televisão.

PEIXES: Sua energia atual, aliada à sua persistência, poderá lhe proporcionar vantagens reais. Evite depender dos demais tomando suas próprias iniciativas.

21 MAR.20 ABR.

21 ABR.20 MAI.

21 MAI.20 jUN.

21 jUN.21 jUL.

22 jUL.22 AGO.

23 AGO.22 SET.

23 SET.22 OUT.

23 OUT.21 NOV.

22 NOV.21 DEz.

22 DEz.20 jAN.

21 jAN.19 fEV.

20 fEV.20 MAR.

horóscopo omaR caRdoso Filho | www.omarcardoso.com.br

Instalação pode ser vista até o dia 30 de janeiroda RedaÇÃo - O Museu da Casa Brasileira e o BoomSPDe-sign apresentam os “Balan-ços Sobra”, do designer Za-nini de Zanine. Projetadas especialmente para a ins-talação no jardim do MCB, as peças estão disponíveis para visitação até 30 de ja-neiro do ano que vem. De forma interativa, o público pode experimentar a obra, acessível para pessoas de to-das as idades.

“Sobra”, cuja visitação estava inicialmente prevista para ser encerrada em 15 de dezembro, traz em sua com-posição quatro placas uni-das por pedaços de madei-ras menores e suspensas em suas extremidades, por cor-

das de sustentação. A insta-lação dá continuidade ao ci-clo promovido pelo MCB e o BoomSPDesign iniciado em agosto. A série tem apoio do Programa de Ação Cultural 2012 (ProAC) e patrocínio de 3M, by Kamy, Dudalina, Ornare e Poty.

Zanini de Zanine va-loriza em seu trabalho a madeira de demolição, matéria-prima a partir da qual produz, desde 2003, móveis com colunas, vigas e mourões de casas antigas, batizando a técnica de “Car-pintaria Contemporânea”. O balanço “Sobra” nasceu a partir desse conceito, cons-truído com fragmentos de ipê de demolição exceden-

tes da marcenaria de seu ateliê, Studio Zanini, no Rio de Janeiro. “Pedaços de uma matéria-prima tão especial e de alta qualidade não po-deriam ser perdidos assim, gratuitamente. Por isso, transformei-os no balanço”, ressalta Zanini.

DivuLgAçãO

Page 15: Metrô News 26/12/2013

São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

15CLASSIFICADOSAnuncie 2475-7810

Cursos Técnicos

Especializações

R$189,00Mensalidades

a partir de

Vagas LimitadasGaranta já a sua!

Rua dos Comerciários, 206 - Metrô Jabaquara 2348-1030 www.essa.g12.br

Auxiliar de EnfermagemTécnico em EnfermagemRadiologiaEstética

Segurança do TrabalhoAdministraçãoLogística

Enfermagem do TrabalhoMamografia

Por que estudar naESSA?

Cursos de qualidadePreço acessívelExcelente localização

Cursos

EMPREGOS

Contrata

AUX. TECNICODe Enfermagem p/ casa de repouso,12x36, cooperativa. P/ trabalhar em Tucuruvi, ZN. F: (11) 2987-8688 CONTROLADORDe Acesso - S. B. C e Zona Les-te. Início imediato. Agende sua entrevista ( 11 ) 3496-5383 ou ( 11 ) 2822-4775 HOSPITAL GERALDa Zona Sul de São Paulo con-trata pessoas com deficiência, atuar em diversas áreas. Enviar CV p/ [email protected] assunto PCD JOVENS/ CRIANÇASBebês. Mesmo s/ exp. p/ figuração comerciais TV e catálogos. 4990-0000 agenciaSdemodelo.com.br MOÇAS MAIORESP/ trabalhar em Privê, diurno/ noturno, c/ moradia. 2814-7878 Socorro falar c/ Adriana. MOÇAS PRIVÊMaiores, urg. inicio imediato, 98179-8330 Ligue á cobrar Tatuapé PRECISA-SE GAROTASP/ 2 turnos, das 14h às 22h e das 18h às 04h00. Choppe-ria Casa das Primas. Pq. Dom Pedro II, 698. F: 99532-6309/ 3104-8154 RASTELEIROOp. rolo/ chapa/ rolo de pneu, c/ registro, F: 98459-0014 SERV. TEMPORÁRIO2º grau completo, maior, dis-ponibilidade hs. 3151-6011

IMÓVEIS

Aluga-se

APTO 2 DORMSTremembé, 1vg gar R$ 1.000,00 F:2995-5882/ 99515-3541 QUARTOS1 comodo c/ banheiro comunitá-rio. F: 22760911.C/ proprietario.

Salas & Quartos

ALUGO QUARTOIndividual, coz. coletiva, lav., água/ luz incluso. A partir de R$ 360,00, próx. Mt. Pedro II e Brás. Rua Carneiro Leão, 186 e 194. F: 95487-3155 ALUGO QUARTOIndividual. R. Dr. Miranda de Azevedo, 399 Pompéia, próx. Av. Pompeia. 98402-7181

QTO INDIVIDUALPróx. Mt. Tatuapé p/ solteiro (a) ou casal s/ filhos. C/ lavan., wc. A partir R$ 350. Av. Celso Garcia, nº 3386. C/ Fátima. Temos também no nº 3939: quarto c/ pia dentro, wc c/ cha-ves a R$ 450,00 c/ Claudia. F: 2084-3625/ 99109-6520 QUARTO INDIVIDUALR: Dr. Neto de Araujo, 154 Próx. Mt. V. Mariana, coz. lav. água/ luz/ internet incluso. 95487-3155 QUARTO MOBILIADOP/ moças, indiv. seguro e des-cente próx. Mt. Belém. coz. compl., sl. c/ tel./ TV, etc. R: Herval, 429 c/ Vilma. F: 2084-3625/ 99109-6520

Sitios & Chácaras

SUL DE MINASChácaras 1000m² c/ água luz ruas iluminadas px. a lagos p/ pesca e cachoeiras 1h30 de São Paulo R$ 25 mil doc escrit. Direto c/ prop (11) 2225-1379

Temporada

PRAIA GRANDE Alugo Urgente casa p/ Natal e Reveillon. Motivo desistência. F: 96348-5934 PRAIA GRANDEAlugo p/ Reveillon, urgente. Tratar: 98138-9180 Tim UBATUBAEm Maranduba apt. mobilia-dos p/ temporada. Tel: 13- 3363-1517/13- 7803 4109 .www.marl incondominio.com.br/ email: [email protected]

Vende-se

AP 2 E 3 DORMS METRÔEnvie SMS, receba link (foto). F: 99586-4031 Creci 62455 AP NA PLANTA 76M²3 dorm c/ ste,Terraço (espaço p/ sac gourmet), 1 vg. Entr. prevista 03/2014. Dir. c/ propr. Não paga tx. comis. e interm. imobil. Empr. Tecnisa localiz. Av Dr. Timoteo Penteado, 2.410 Vl Galvão/GRS. Invest. R$ 95 mil entr. R$ 243 mil fi-nanc c/ bco sua escolha. Invest. total R$ 338 mil. 98407-1778 c/ Karla APTO 2 DORMSGuaianazes/ R$ 7 mil entr., + R$ 800/ mensais. F: 4574-5182 APTO. 2 DORMSCumbica/ Guarulhos, entr. R$ 4mil + parc. R$599,00.F: 2268-0482 CASA 200M²R. Sérgio Antunes de Andrade, 157 Itaim Pta. c/ propr. 3104-6587 CASA COTIA5 dorms, 2 vg,local residencial, area verde. R$ 280 mil c/prop. A/c financiamento.Tel: 3221-1261.

NEGÓCIOS

Dinheiro

ASTRÓLOGA DO Amor. Seu amor de volta 3 dias.Realizo qqer trab. 5666-8685 CHEGA DE SOFRERFaço e desfaço qq. trab., amar-ração p/ o amor, 100% garan-tido 2046-6774/ 96428-2729 DEUSA DO PODERFaz união e separação de ca-sais, por + difícil que seja. F: 3452-4178/ 2283-0362/ 99825-4370 DONA JULIAPare de sofrer! Joga-se búzios, cartas e tarô. Faço mais de 21 magia africana para obter seu amor de volta. Não faço falsas promessas, meus trab. são rap. e garantidos. Trago seu amor de volta. Consulta grátis. F: 95153-3864tim/ 96405-3123vivo/ 3715-7463

Festas

FOTO/ VÍDEOFotográfia e Vídeo p/ casamen-to. 99800-8441 V/ 98107-5898 T

Informática

CARTUCHOS/TONERSCompramos cartuchos e to-ners novos. Pagamos à vista. F: 3101-9117

Massagem

ADÉLIA 25A MASSAGRelax e Tailandesa c/ algo mais 3107-0972/ tim 94960-3241 até 19h. ALINE-ATENDO SÓMassag. Clássica e Sensual. P/ vc relaxar. Bela Vista. 3263-0752. AMOR DE MASSAGEM Sensual lingam relaxante local discreto Mtr Paraíso 3496-3811 JÉSSICA MASSRelax. Sensual, p/ homens de bom gosto. 3715-5104/ 98265-3018 MIEKO R$ 100,Aumento peniano impotênc ejaculaç precoce 3141-0752

Relax

ABARY JAPONESA18anos linda manequim foto-gráfica Local discreto 96581-9266 ACÁCIO MALHADOAtivo, passivo/dotado,p/eles R. Augusta. F: 9 6424-4931 ALINE 25 ANOSLinda, meiga e carinhosa. Me-trô Liberdade. 3271-0402 ALINE LOIRINHA19a. carinhosa adoro ser chup. ac. cartões. 3207-6649 Mt. Lib. AMIGAS SAFADINHAS12 Gatas ninf/ coroas lib. á par-tir $25. R Drº Zuquim, 487. F: 2283-3685

ANALU GULOSA Tx. $15, Oral guloso + amigas. Av. Jabaquara, 2.604 Mt S. Ju-das. 2362-8122 ANALY + AMIGASGul. no orl/ anl tds. posiç. atv/ pass. Mt. S. Cruz 5084-0947 ANITA E AMIGASAtend. c/ carinho, á partir R$20 Mt. V. Mariana. 5083-5972 BIA ATENDO SÓMass.Anti stress e algo + local discreto. 2855-0569 Mt Rep BRUNA NOVIDADEMary anal c/ força, + amig. 2091-6140/ 2093-1177 M. Carrão BRUNA SAFADALiberal s/ frescura + amigas R$40 Tatuapé. 2093-9083 CAMILA PARAIBANAQuente ad. s/ chup. Anl s/ fres-cura. 5589-8387 M. Saúde CAMILY LOIRINHA20a. Orl s/ camis. anl c/ certeza. +4 amigas. 3104-9007 M. Lib. CARLA PEITÃORabuda, fço anl de 4 c/ força. R. Guaiaúna, 419 M. Penha 2092-2945 CLÍNICA TOKIOLoiras, Morenas e Japonesas Loc. discreto c/ estacionamen-to Mt Pça da Árvore 5071-5808 CLUB CASAIS LIBERAIS3ª/dom. Moema 2507-4505 www.baladaliberal.com.br CLUB DE SWINGwww.innerclub.com.br dan-ceteria shows reservados la-birinto cinema, adeptos/ inic. Al. dos Pamaris 160 Moema 5531-4067 FONE ERÓTICO Mulheres de verdade ! Ligue 09117-7878-3737 é ao vivo. HUGO 23 ANOSLoira dot. grosso ativo/ pass. próx. Mt. República 2822-6411 LORAINE ANAL FORTECamila, Bia loiraça Oral s/ ca-mis. 2082-2050 Penha MEL MULATA R$20O. s/camis. até fim, Anl s/ fresc. at. só. 3462-8912 B. Vista NOVO VINTÃOLindas gatas, a melhor casa pri-vê do Largo Treze. Sto. Amaro, ac. cartões. 5521-2082 PARAISO DO PRAZERa partir $30. R. domingos de Moraes, 259, ganhe 1 drink. 3283-1411 TAIS COROACarinh. todas posiç. + amigas insaciáveis. 2093-8569 Tatu-apé

Serviços

OURO - PRATAAlianças, Compra, Vende, Conserta Relógios, Canetas, Moedas. Telefone: ( 11 ) 3255-2272 email: [email protected]

Telefones

VENDE-SE LINHATel. c/ internet, mesmo c/ res-trição. 2016-2262/ 2773-8573

Telemensagens

TELEMENSAGENS24h c/reação, kit lembrança, Env CD 2687-1169/ 2023-0820

Turismo

LUZES NATALINASexcursão /Shop. Ibirap. e Pau-lista 2409-1000/99409-1000

VEÍCULOS

Carros

AUTOS BATIDOSCompro mal estado/ dív./ mul-tas. 3537-9763/ 7888-4999

FIAT IDEA 1.6 16VMPI Essence, flex, 4p, autom. 10/11. Al., ar cond., bco moto-rista c/ ajuste alt, comp. de bor-do, DT, DH, encosto de cabeça traseiro, LT, rádio, CD player e toca fitas, RE, rodas de liga leve, TE, VE, volante c/ regulagem altura,bcos couro. IPVA pago e lincenciado R$ 31.500. 94138-1778/ 7887-1372 Ramon

PNEUS MEIA VIDANacionais, Pirelli, Firestone, Goodyear, carros, Pick ups e utilitários aro 13 ao 17. Todas medidas. Bom preço. 7724-1871/ 7724-5681 www.pes-capneus.com.br

SPACEFOX 07Flex / Preta / Completa - R$23.600,00 F:99138-0874

APROVO P/ TEL.3257-9246 / 3259-7530 p/ as-sal., c/ ou s/ cheq. e tbm prefei-tura de São Paulo c/ restrição. LIMPE SEU NOMECheque, Protesto, SCPC, Se-rasa. A partir de R$ 50,00. F: 2601-0494

Oportunidades

ALUGO BOXComercial no centro de São Miguel Paulista. R$ 500,00/mês. F: 99947-4236 / 2031-2666 CABELOScompra cabelo humano, paga--se bem. F: 96213-4269 LOTOFÁCIL20 grupos que garantem 14 pontos em todos os sorteios da Lotofácil. Até o concurso 974 este esquema já acertou 15 pontos, 293 vezes. Retire grátis em nosso site: www.ca-dernodasloterias.com.br

SERVIÇOS

Beleza e Estética

CALVÍCIE NÃO +Rejuvenesça s/ dor e camu-flagem. F: 2742-3238/ 2742-2818 MILA DEPILAÇÃOCera quente, pacote R$ 50, ac. cartões. 3105-7578/ 5573-1261

Esoterísmo

ASTRO. MAGIANão prometo, cumpro! Trago seu amor c/ garantia e rapidez! Claro 96336-0568/Tim 96420-2963 ASTRÓLOGA DO Amor. Seu amor de volta 3 dias.Realizo qqer trab. 5666-8685

Gastronomia

Page 16: Metrô News 26/12/2013

16 São Paulo, quinta-feira, 26 de dezembro de 2013