métodos e técnicas de conservação do solo

20
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI CAMPUS RIO MARATAOAN CURSO: LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA DISCIPLINA: GEOGRAFIA AGRÁRIA ACADÊMICOS: ACELINO VIEIRA BRUNO ALVES ÉLIDA LIRA FRANCIMAR GIRLENO OLIVEIRA IRANILDO FRANCISCO

Upload: girleno-oliveira

Post on 17-Jan-2017

116 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Métodos e técnicas de conservação do solo

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPICAMPUS RIO MARATAOAN

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIADISCIPLINA: GEOGRAFIA AGRÁRIA

ACADÊMICOS:ACELINO VIEIRABRUNO ALVES

ÉLIDA LIRAFRANCIMAR

GIRLENO OLIVEIRAIRANILDO FRANCISCO

Page 2: Métodos e técnicas de conservação do solo

MÉT

OD

OS

E TÉ

CN

ICA

S D

E C

ON

SERV

ÃO

DO

SO

LO

PAR

TE I

– PR

ÁTI

CA

S V

EGET

ATIV

AS

Page 3: Métodos e técnicas de conservação do solo

INTRODUÇÃO

Como se sabe, o solo é um recurso natural que deve ser utilizado como patrimônio da coletividade, independente do seu uso ou posse.

A ciência da conservação do solo (assim como a ciência da conservação da água e, principalmente, a conservação integrada de solo e água) preconiza um conjunto de medidas, objetivando a manutenção ou, muitas vezes a, de recuperação das condições físicas, químicas e biológicas do solo, estabelecendo critérios para o uso e manejo das terras, de forma a não comprometer sua capacidade produtiva.

Page 4: Métodos e técnicas de conservação do solo

PRINCÍPIOS BÁSICOS

o Dentre os princípios fundamentais do planejamento de uso das terras, destaca-se um maior aproveitamento das águas das chuvas.

o Hoje esse tema de aproveitamento de água de chuva é tão sério e importante, que não apenas no meio rural, como também no urbano o mundo aceita a expressão “colheita de água de chuva” e seus múltiplos usos..

o Mas voltando ao tema, com isso, evitam-se perdas excessivas por escoamento superficial, podendo-se criar condições para que a água pluvial de infiltre no solo.

Page 5: Métodos e técnicas de conservação do solo

PRÁTICAS VEGETATIVAS

Florestamento e reflorestamentoRespectivamente, é a implantação de florestas em áreas naturalmente florestais e a implantação de floretas em áreas que não eram florestadas naturalmente.

Page 6: Métodos e técnicas de conservação do solo

Plantas de coberturaAs plantas de coberturas dos solos tem por finalidade proteger o solo contra o impacto das gotas da chuva, assim diminuindo o risco de erosão e tornando o ambiente mais propicio para que haja ciclagem dos nutrientes que estão contidos nas demais folhas.

Page 7: Métodos e técnicas de conservação do solo

Cobertura morta É uma prática agrícola que consiste em

cobrir a superfície do solo, preferencialmente nas entrelinhas, como uma camada de material orgânico, geralmente com sobras de culturas como a palha ou cascas.

Page 8: Métodos e técnicas de conservação do solo

Rotação de cultura

A rotação de cultura consiste em alternar, anualmente, espécies vegetais, numa mesma área agrícola;

As espécies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propósito de valor comercial e de recuperação do solo;

As vantagens da rotação de cultura são inúmeras. Além de proporcionar a produção diversificada de alimentos e outros produtos agrícolas.

Page 9: Métodos e técnicas de conservação do solo
Page 10: Métodos e técnicas de conservação do solo
Page 11: Métodos e técnicas de conservação do solo

Formação e manejo de pastagem

O grande objetivo do manejo de pastagem no sistema de produção leiteira é permitir às vacas uma eficiente utilização de forragem da melhor qualidade, durante o ano inteiro, sem comprometer a sustentabilidade da pastagem

Page 12: Métodos e técnicas de conservação do solo
Page 13: Métodos e técnicas de conservação do solo
Page 14: Métodos e técnicas de conservação do solo

Cultura em faixa Um terreno sem proteção, após uma chuva violenta, perde o solo pela ação da erosão, isto é, a agua não encontra barreira e arrasta a terra rica e solta que encontra.

Page 15: Métodos e técnicas de conservação do solo

Faixa de bordadura Não confundir com faixa de bordadura em experimentação agrícola onde a parte central da parcela é estudada, desprezando-se o que se encontra ao redor. Essa faixa de bordadura agro ecologicamente falando consiste na ação do quebra-vento.

Page 16: Métodos e técnicas de conservação do solo

Quebra-vento e bosque sombreadorAs faixas marginais das terras cultivadas apesentam, muitas vezes, problemas de controle de erosão e de preparo do solo, que são resolvidos com o estabelecimento de faixas, pois controlam a velocidade do vento e contem os excessos de enxurrada que possam escorrer sem provocar danos.

Page 17: Métodos e técnicas de conservação do solo

Manejo do mato e alternância de capinasConsiste em alternar as épocas de capinas em ruas adjacentes durante o período de chuvas. Realiza-se a capina sempre pulando uma ou duas ruas e somente após algum tempo deve-se capina-las, permitindo assim que sempre uma ou duas ruas imediatamente abaixo de ruas recentemente capinadas permaneçam com o mato.

Page 18: Métodos e técnicas de conservação do solo
Page 19: Métodos e técnicas de conservação do solo

Por que os princípios básicos de conservação do solo estão em conservar água?

Ora, se 2/3 de todo o planeta é constituído de água (alguns até dizem que o nome desse planeta deveria se chamar água e não terra) por que água passa a ser um bem finito?

Por que os solos agrícolas têm que estar cobertos?

Page 20: Métodos e técnicas de conservação do solo

OBRIGADO PELA ATENÇÃO!