mestrado profissional - universidade.up.edu.br · mestrado interinstitucional na área de...

8
MESTRADO PROFISSIONAL em Administração

Upload: others

Post on 12-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MESTRADO PROFISSIONAL - universidade.up.edu.br · Mestrado interinstitucional na área de Administração, em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dez anos depois,

MESTRADO PROFISSIONAL em Administração

Page 2: MESTRADO PROFISSIONAL - universidade.up.edu.br · Mestrado interinstitucional na área de Administração, em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dez anos depois,

MES

TRA

DO

PR

OFI

SSIO

NA

L em

Adm

inis

traçã

oMENSAGEM DO COORDENADOR DO MPA SOBRE A UNIVERSIDADE POSITIVO

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo existem desde 2005, reafirmando o posicionamento da Business School como um centro de excelência em pesquisa e ensino na formação gerencial e de negócios. É assim que o Mestrado Profissional em Administração (MPA) surge como mais uma opção de qualificação gerencial de alto nível, destacando sua orientação para a pesquisa aplicada às questões de competitividade, inovação e outros aspectos da sustentabilidade dos negócios.

O grande diferencial do MPA é o foco no problema gerencial ou do setor de atuação do aluno. Ou seja, o aluno do Mestrado Profissional traz a realidade da sua empresa ou organização para abordá-la durante sua formação, tendo por base o conhecimento teórico e as metodologias científicas tratadas nas disciplinas. Esse conhecimento científico profundo será aplicado pelo aluno e corpo de professores doutores para propor soluções efetivas aos problemas gerenciais de natureza complexa. Assim, o aluno desenvolve seu trabalho de Mestrado a partir de estudos, diagnósticos, modelagens e outras ferramentas de gestão que serão resultados práticos objetivados pelo curso.

Nesse sentido, um dos grandes benefícios para o aluno é que, além de uma formação de base científica direcionada para problemas gerenciais práticos, ele poderá terminar o curso com uma série de produtos tecnológicos aplicados à sua realidade profissional, alavancando a sua carreira. No MPA, todos saem ganhando: o aluno e a empresa em que ele atua.

Quer saber mais? Inscreva-se em nosso processo seletivo e receba uma série de conteúdos exclusivos sobre nossa metodologia diferenciada e formação única na área de negócios em Curitiba.

Prof. Dr. Fabio VizeuCoordenador do MPA da [email protected]

A UP teve origem nas Faculdades Positivo, em 1988, com a oferta de cinco cursos de Graduação, dois cursos de Especialização – Pós-Graduação Lato Sensu – e um Mestrado interinstitucional na área de Administração, em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dez anos depois, em 1998, as Faculdades Positivo foram transformadas no Centro Universitário Positivo, passando a oferecer 18 cursos de Graduação. Em 2000, a Instituição transferiu seu câmpus para uma área especialmente projetada e edificada no bairro Campo Comprido, em Curitiba, proporcionando ao acadêmico conforto e comodidade, assim como estímulos à atuação profissional e/ou beneficente voltada às comunidades da região. Em 2008, o Ministério da Educação autorizou a transformação do Centro Universitário Positivo (UnicenP) em Universidade.

A partir de 2020, a Universidade Positivo passa a ser a 12ª instituição de Ensino Superior a integrar o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que, com o ensino presencial, já atua nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba e Distrito Federal, além de estar presente em todo o país e no Japão por meio do Ensino à Distância.

Hoje, com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta, mais de 400 mil m² de área verde no câmpus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A instituição conta com quatro unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil.Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação, centenas de programas de Especialização e MBA, sete programas de Mestrado e Doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam mais de 3.500m².

Page 3: MESTRADO PROFISSIONAL - universidade.up.edu.br · Mestrado interinstitucional na área de Administração, em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dez anos depois,

BUSINESS SCHOOL EM NÚMEROS O MPA

Para quem é o curso

Como esse Mestrado atua

O que esperar

O que esperar

POR QUE ESCOLHER A UP?

Está entre as duas Top Business Schools privadas do Paraná e entre as cinco do estado.*

Uma das Universidades mais sustentáveis do mundo.**

estudos e pesquisas concluídas***

eventos promovidos e copromovidos*** livros editados***

Alunos de Graduação em Business presencial atualmente.

alunos de educação executiva e continuada atualmente.

Produções intelectuais de professores e pesquisadores da Business School***

100

80 53 19

3.000

3501.800

*Ranking MEC – Conjunto de CPCs**(Ranking UI GreenMetric)***de 2017 a 2020.

Nossa Universidade é inovadora e sustentável. Está no DNA dos professores e alunos da Business School, tanto na Graduação quanto no Mestrado e Doutorado.

Nossas parcerias nacionais estão vinculadas à circulação dos nossos professores em programas de excelência no Brasil, como FEA/USP e GV, participando de congressos, eventos e bancas para Mestrado e Doutorado.

Nossos professores do Mestrado Profissional têm formação em instituições nacionais de elite em negócios e estágio doutoral no exterior em instituições de renome global como Universidade de Cambridge, na Inglaterra, TU Delft,na Holanda, Technion, em Israel, Universidad de Málaga, na Espanha e University of Zurich, na Suíça.

O Mestrado Profissional em Administração visa à resolução de problemas aplicados, em empresas de renome internacional como Bosch, Volvo, Electrolux, Renault, entre outras.

E esse é o grande diferencial do programa: o foco no problema gerencial ou do setor de atuação do aluno. Trazendo a realidade de sua organização para as aulas, o profissional tem a oportunidade de solucionar questões, por meio do conhecimento teórico e das metodologias científicas abordadas nas disciplinas.

Profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar em posições de alta e média gestão e organizações interessadas em desenvolver sua capacidade competitiva e sustentabilidade.

A partir desses dois públicos, o MPA atua na formação e no desenvolvimento de estudos comparativos, diagnósticos, modelos e tecnologia de gestão.

Você irá se desenvolver a partir de atividades, projetos e pesquisa aplicada dentro da temática de Inovação, Competitividade e Sustentabilidade, participando de disciplinas com conteúdo inovador e constantemente atualizadas.

Além de obter uma formação de base científica direcionada para problemas gerenciais práticos, poderá terminar o curso com uma série de produtos tecnológicos aplicados à sua realidade profissional, alavancando a sua carreira.

• Encontros digitais, quando o aluno pode assistir às aulas e realizar as atividades de onde estiver, com participação síncrona do professor e mestrandos, contribuindo para o seu aprendizado.• Aulas à noite e aos finais de semana, facilitando a conciliação com a agenda muitas vezes cheia de compromissos durante a semana.• Professores atuantes no mercado de trabalho, atualizados e com grande experiência em suas áreas de atuação.• Oferta de bolsas de estudos para os melhores candidatos.• Projetos aplicados durante o curso todo, com o desenvolvimento de soluções para problemas reais, por meio de parcerias com grandes empresas.• Possibilidade dos alunos realizarem disciplinas ou intercâmbio em instituições internacionais parceiras da Business School.

Page 4: MESTRADO PROFISSIONAL - universidade.up.edu.br · Mestrado interinstitucional na área de Administração, em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dez anos depois,

Área: Competitividade e Sustentabilidade

Governança e Modelos de Gestão Sustentáveis

Carga horária

Duração do programa

Frequência e horários

Inovação e Competitividade

O objetivo da área de concentração do Mestrado Profissional em Administração é o desenvolvimento da Sustentabilidade e Competitividade das organizações por meio de processos de construção de valor que promovam a Vantagem Competitiva Sustentável (VCS).

Desenvolvido pela Resource-Based View, o conceito de VCS induz a se pensar em processos de gestão voltados para a análise de competitividade do ambiente organizacional, procurando identificar recursos e competências organizacionais que promovam a diferenciação neste cenário.

Essa linha de atuação avança os estudos aplicados sobre a prática da gestão, com foco nos processos que promovem a eficiência e efetividade organizacional em acordo com o conceito de cidadania empresarial.

Tem como grandes temas de estudo e desenvolvimento: • A questão da governança – entendida aqui como sistema de gestão centrado na transparência e em processos de controle plurais e descentralizados;• E os modelos de gestão alinhados com o conceito de desenvolvimento sustentável (triple bottom line).

Você deverá cumprir um mínimo de 25 créditos de disciplinas e 7 créditos de trabalho de conclusão (dissertação).

Normalmente, cada disciplina tem 30 horas.• 12 disciplinas curriculares: 360 horas• 4 seminários de projetos (15 horas cada): 60 horas• 4 trabalhos aplicados de curso (15 horas cada): 60 horas• Carga horária aproximada do programa: 480 horas

24 meses, com possível pedido de prorrogação para 30 meses

As aulas ocorrem mensalmente de forma presencial e digital, concentrando-se às quintas e sextas-feiras à noite e sábados pela manhã. Assim, atendemos a agenda dos alunos executivos e gestores que têm compromissos e viagens.

A gestão estratégica voltada para a vantagem competitiva sustentável se faz a partir de indicadores de competitividade. Estes são de natureza econômicofinanceira, baseados em ativos tangíveis e intangíveis, e em modelagens de inovação que garantem um posicionamento competitivo consolidado.

Por isso, a segunda linha de atuação do MPA está centrada no estudo de indicadores de inovação e competitividade e da aplicação das metodologias. Assim sendo, promove estudos comparativos sobre inovação e competitividade em diferentes setores, com o objetivo de desenvolver modelos e ferramentas de mensuração ou criação de tais indicadores.

LINHAS DE ATUAÇÃO

Disciplinas

Linha de Atuação 1

Linha de Atuação 2

1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre

Inovação, Tecnologia e

Sustentabilidade

Imersão Tecnológica nas

Empresas

Tópicos Avançados

Estatística Aplicada

Modelos de Gestão

Seminário Projetos 1

TAC 1T AC 2 TAC 3T AC 4

Seminário Projetos 2

Seminário Projetos 3

Seminário Projetos 4

Estratégia para competitividade

Estratégia para Mercadológica

Tópicos Avançados GMS

Técnica Qualitativas Data Analytics

Diciplina 10

Diciplina 16

Nome do ProgramaI ES UF Nota Área L1 L2

PMPA - Profissionalem administração UP PR S/N

Competitividade eSustentabilidade

Governaça e Modelosde Gestão Sustentaveis

Inovação e Competitividade

Page 5: MESTRADO PROFISSIONAL - universidade.up.edu.br · Mestrado interinstitucional na área de Administração, em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dez anos depois,

ConvêniosO MPA mantém convênios com empresas e outras entidades do setor público com projetos de finalidade específica, com tempo de execução compatível com o período de integralização de créditos do aluno do Mestrado.

Assim, de acordo com a necessidade da empresa e por meio dos estudos realizados no programa, viabiliza-se a entrega de produtos como softwares de gestão, modelos de desenvolvimento de lideranças, modelos de governança, de inovação, diagnósticos de suporte para planejamento estratégico, análise de competidores (benckmarking), de mercado (analytics) e de inovação.

os cursos de tecnólogo em Gastronomia, Eventos e Hotelaria; e coordenou o curso de Comércio Exterior. É professor adjunto tempo parcial no curso de Turismo da UFPR; avaliador de cursos de Bacharelado e Tecnologia nas áreas de Turismo, Gastronomia, Hotelaria, Comércio Exterior e Gestão pelo INEP/MEC; e membro da Comissão do Enade de Turismo (2002 a 2009). Como empresário, implantou a MPlace (Agência de Turismo Receptivo); a Agatur (Agência Acadêmica de Turismo); a ADN Eventos (Organizadora de Eventos); e a Choice Academia de Profissões (Escola de Educação Profissional). Foi presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau; consultor de organizações da área de Hospitalidade, com especialização em Gestão Estratégica e MBA em Gestão de Organizações Educacionais. Tem experiência teórico-prática e profissional nas áreas de Planejamento e Marketing de Destinos Turísticos; Gestão Educacional; Planejamento Estratégico; Formação e Capacitação de Recursos Humanos; Empregabilidade; Gastronomia; Eventos; Hotelaria; Termalismo e Cassinos.

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado em Direito Civil e Doutorado em Fundamentos da Experiência Jurídica (Direito Privado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Pós-Doutorado em Estudos Interdisciplinares Latino-Americanos pela Universidade da República Oriental do Uruguai. Atualmente, é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Positivo e

técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em exercício no International Policy Centre for Inclusive Growth do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Brasília, DF. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito e Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Privado; Direito e Políticas Públicas; e Estudos Fronteiriços.

Coordenador geral da Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada, e professor do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Positivo; Bacharel em Turismo pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, Mestre em Turismo pela ULPGC - Universidad de Las Palmas de Gran Canaria e Doutor em Gestión y Desarrollo Turístico Sostenible pela UMA - Universidad de Málaga. Na

Universidade Positivo implantou e coordenou o curso de Turismo; implantou e coordenou

Com formação integral na área de Administração, tem Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Atualmente é professor da Universidade Positivo, onde atua como coordenador adjunto do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração. Também atua como diretor administrativo-financeiro (gestão 2018-2020) da Anpad, a maior associação científica da área de

Administração na América Latina. Seus interesses de pesquisa são ligados às áreas de Estudos Organizacionais e Estratégia, com ênfase nos seguintes temas: História da Administração, Estudos Críticos em Administração, Liderança, Comunicação e Discurso. Atua como consultor na área de Estratégia, Análise Organizacional e Comunicação, tem diversas publicações em periódicos qualificados pelo sistema Qualis/Capes, além de livros e capítulos de livro. Participa de programas de rádio como comentarista na área de Administração e Comportamento Organizacional, ministra palestras sobre seus interesses de pesquisa em Instituições de Ensino Superior e em órgãos públicos.

PROFESSORES DA LINHA DE ATUAÇÃO GOVERNANÇA E MODELOS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS

Alexandre Cunha

Dario Paixão

Fábio Vizeu

Possui Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Professor titular da Universidade Positivo, já foi professor da Fundação Getúlio Vargas, de 2011 a 2017, e professor da UFPR, de 1994 a 2011. Coordena o Grupo de Pesquisa Estratégia e Processos Organizacionais. Coordenou os programas de Pós-Graduação da

Sergio Bulgacov

Page 6: MESTRADO PROFISSIONAL - universidade.up.edu.br · Mestrado interinstitucional na área de Administração, em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dez anos depois,

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com Estágio Doutoral no Centre for Industrial Sustainability (CIS) da Universidade de Cambridge. Mestre em Administração pela FEA-USP, com MBA em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas

(Ebape-FGV). Graduado em Administração com habilitação em Comércio Exterior. Coordenador de curso na Positivo Business School, coordenador adjunto e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Positivo. Pesquisador do Núcleo de Gestão e Política Tecnológica da USP (PGT/USP), revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais, e consultor organizacional em gestão da inovação. Atua em temas da inovação e da sustentabilidade, como Ecoinovação; Gestão de Startups; Cooperação em P&D Verde; Empreendedorismo Sustentável e Design inspirado na Natureza – Biomimética.

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Professor Titular da Universidade Positivo, lecionando no Programa de Pós-Graduação em Administração e nos cursos da Business School. Como pesquisador, participa da linha de pesquisa de Estratégia e Processos Organizacionais. Leciona

no Mestrado a disciplina de Economia e Organizações. Tem experiência na área de Macroeconomia, com ênfase em Teoria Monetária e Financeira e Econometria, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Monetária e Fiscal; Teoria Econômica e Econometria.

Professor e pesquisador na Business School da Universidade Positivo. Doutor em Administração de Empresas pela da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), linha de Estratégia Empresarial. Visiting Researcher na Universidade de Zurich (UZH) entre 2018 e 2019, mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná, na linha de Inovação e Tecnologia, e bacharel em Administração

de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas centrais de estudo concentram-se nas abordagens organizacionais de processos e de práticas,

Doutora em Administração pela Universidade Positivo com Doutorado sanduíche pela TU DELFT (Faculty of Technology, Policy and Management), na Holanda. Estágio Pós-Doutoral em Políticas para Tecnologia no Technion (Israel Institute of Technology), em Israel. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná

Cleonir Tumelero

Lucas Dezordi

Rodrigo Rosa

Danielle Dennes

PROFESSORES DA LINHA DE ATUAÇÃO INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE

UFPR e da UP. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Desenvolveu Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Birmingham - Reino Unido. Participou da comissão de criação do Eneo e 3Es e coordenou a Divisão de Estratégia da Anpad. Foi membro da Comissão de Avaliação da Capes durante o período 1997 a 2009. Membro do Comitê de Assessoramento de Administração, Contábeis e Economia do CNPq de 2011 até 2015. Parte da liderança do tema Tema 10 - Estratégia como prática social e perspectivas processuais da estratégia: convergências e divergências da Área ESO da Anpad em 2019, e em 2020 do tema Microfundamentos das Capacidades e Rotinas Organizacionais. Atua com pesquisa nos seguintes temas: Estratégia e Processos Organizacionais; Capacidades, Rotinas Dinâmicas e Criação de Valor.

(UFPR), graduada em Administração de Empresas pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e graduada em Comunicação – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é coordenadora do PPGA (Programa de Pós-Graduação em Administração) e professora da Escola de Negócios na Universidade Positivo. Possui mais de 18 anos de experiência em magistério superior, tendo atuado em diversas instituições de ensino, entre elas a Universidade Positivo, a PUC- PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), a Uninter e a UTP (Universidade Tuiuti do Paraná). Avaliadora de artigos em eventos científicos internacionais e elaboradora de itens para Enade (processos gerenciais). Atuou por mais de 20 anos como consultora nas áreas de Planejamento Estratégico, Pesquisa de Mercado e Marketing Empresarial, tendo desenvolvido diversos projetos de pesquisa qualitativos e quantitativos, com experiência em análise de dados e elaboração de relatórios de pesquisa de mercado. Áreas de interesse: Transição Tecnológica; Teoria da Inovação; Gestão da Inovação; Políticas para Tecnologia; Economia Circular; Economia Colaborativa e Ecossistema Empreendedor.

F O TO

Page 7: MESTRADO PROFISSIONAL - universidade.up.edu.br · Mestrado interinstitucional na área de Administração, em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dez anos depois,

com foco nas temáticas de estratégia, mudança organizacional, inovação e tecnologia. Interesses de pesquisa no setor de Educação em seus diferentes níveis. Na área de Ensino e Pesquisa tem interesse nas temáticas sobre periódicos científicos, publicação científica, bases e indexadores científicos. Membro integrante e colaborador do projeto Routines Research.Community, comunidade científica internacional sobre Rotinas Dinâmicas - Routine Dynamics, e idealizador do blog Ciência e Organizações (sciandorg.wordpress.com), cujo objetivo é disseminar informações a respeito das práticas de pesquisa científica e suas possibilidades no campo de Administração, Contabilidade e Turismo. Conselheiro editorial e revisor de alguns periódicos de Administração no Brasil e no mundo, sendo também parecerista dos congressos internacionais Annual Meeting of the Academy of Management e Strategic Management Society nas divisões de estratégia como prática, Americas Conference on Information Systems (AMCIS), e dos congressos nacionais Anpad e Semead. Quer ser um Administrador de elite com

formação de ponta em Business?Venha fazer Mestrado Profissional na UP!

Para mais informações, entre em contato:inseririnserir

up.edu.br

CONTATO:

Page 8: MESTRADO PROFISSIONAL - universidade.up.edu.br · Mestrado interinstitucional na área de Administração, em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dez anos depois,