mÊs de maio visita do papa a portugal · ro ferreira, filho de hélder renato pinheiro fernandes...

4
Chega o mês de Maio e invade-nos a ternura no pri- meiro domingo, prestamos homenagem de gratidão às mães, que nos transmitiram a vida. Com que alegria as crianças de todas as idades oferecem às suas mães as prendas que significam o seu amor, e com que sau- dade se recordam aquelas que já partiram para a Eter- nidade. Prestada esta justa ho- menagem às mães terrenas, voltamo-nos para Aquela que nos foi dada como Mãe por Jesus, no alto do Cal- vário: Maria de Nazaré. Ela, a amada do Senhor, é a Mãe da Humanidade, percorre os nossos cami- nhos, e orienta-nos até ao Céu. Com este objectivo, em Maio de 1917, apareceu a três pastorinhos na Cova da Iria a pedir-nos conver- são. Ao aproximarem-se as datas comemorativas das aparições, muitos peregri- nos deslocam-se ao Santu- ário de Fátima. E, este ano, há um mui- to especial: o Papa Bento XVI. Ali, de pé, de joelhos ou sentados, fazem as suas orações: agradecem, su- plicam, disponibilizam-se para cumprir a vontade de Deus... MENSÁRIO PAROQUIAL MAIO DE 2010 Registo n.º 116762 ANO XIX N.º 190 MÊS DE MAIO No Dia Mundial das Co- municações Sociais - este ano a 16 de Maio - reflecte- se sobre os novos meios de comunicação social ao ser- viço do Evangelho. A tarefa primária do sa- cerdote é anunciar Cristo, Palavra de Deus, e comu- nicar a salvação que Ele dá mediante os sacramentos. Aos presbíteros é pedi- da a capacidade de estarem presentes no mundo digital para serem animadores das comunidades e anunciarem o Evangelho, recorrendo também à nova geração de audiovisuais: páginas da in- ternet. Através destes meios modernos de comunica- ção, pode-se ajudar as pes- soas a descobrirem o rosto de Cristo e dar a conhecer a vida da Igreja, e mostrar à Humanidade de hoje que «Deus está próximo, que, em Cristo, somos todos parte uns dos outros». PARÓQUIA NA INTERNET AGENDA DE MAIO Dia 1 Dia do Trabalhador Dia 2 Dia da Mãe Dia do Riso Dia 3 Dia da Liberdade de Imprensa Dia 8 Dia do Comércio Justo Dia das Aves Migratórias Dia 9 Dia da Europa Início da Semana da Vida Dia 15 Dia das Famílias Dia 16 Dia das Comunicações Sociais Dia 18 Dia dos Museus Dia 21 Dia da Diversidade Cultural Dia 22 Dia da Diversidade Biológica Dia 23 Dia de Luta contra a Obesidade Dia 24 Jornada de Oração pela Igreja na China Dia 25 Dia da África Dia das Crianças Desaparecidas Dia dos Vizinhos Dia 27 Dia de Prevenção do Cancro da Pele Dia 28 Dia da Energia Dia dos Soldados da Paz da ONU Dia 31 Dia sem Tabaco VISITA DO PAPA A PORTUGAL A visita do Papa Bento XVI ao nosso país para assinalar o décimo aniversário da beatifi- cação dos Pastorinhos decorre de 11 a 14 de Maio e será a quinta deslocação de um Papa ao Santuário Mariano Portu- guês, um dos mais importantes do mundo, e a quarta visita de um Sumo Pontífice a Portugal. O interesse por Fátima e pela sua mensagem come- çou com Bento XVI, que ocupava a cadeira de S. Pedro em 1917 por altura das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

Upload: vuongbao

Post on 01-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Chega o mês de Maio e invade-nos a ternura no pri-meiro domingo, prestamos homenagem de gratidão às mães, que nos transmitiram a vida.

Com que alegria as crianças de todas as idades oferecem às suas mães as prendas que significam o seu amor, e com que sau-dade se recordam aquelas que já partiram para a Eter-nidade.

Prestada esta justa ho-

menagem às mães terre nas, voltamo-nos para Aquela que nos foi dada como Mãe por Jesus, no alto do Cal-vário: Maria de Nazaré. Ela, a amada do Senhor, é a Mãe da Humanidade, percorre os nossos cami-nhos, e orienta-nos até ao Céu. Com este objectivo, em Maio de 1917, apareceu a três pastorinhos na Cova da Iria a pedir-nos conver-são.

Ao aproximarem-se as datas comemorativas das aparições, muitos peregri-nos deslocam -se ao Santu-ário de Fátima.

E, este ano, há um mui-to especial: o Papa Bento XVI. Ali, de pé, de joelhos ou sentados, fazem as suas orações: agradecem, su-plicam, disponibilizam-se para cumprir a vontade de Deus...

MENSÁRIO PAROQUIALMAIO DE 2010

Registo n.º 116762ANO XIXN.º 190

MÊS DE MAIO

No Dia Mundial das Co-municações Sociais - este ano a 16 de Maio - reflecte-se sobre os novos meios de comunicação social ao ser-viço do Evangelho.

A tarefa primária do sa-cerdote é anunciar Cristo, Palavra de Deus, e comu-nicar a salvação que Ele dá mediante os sacramentos.

Aos presbíteros é pedi-da a capacidade de estarem presentes no mundo digital para serem animadores das

comunidades e anunciarem o Evangelho, recorrendo também à nova geração de audiovisuais: páginas da in-ternet.

Através destes meios modernos de comunica-ção, pode-se ajudar as pes-soas a descobrirem o rosto de Cristo e dar a conhecer a vida da Igreja, e mostrar à Humanidade de hoje que «Deus está próximo, que, em Cristo, somos todos parte uns dos outros».

PARÓQUIA NA INTERNET

AGENDA DE MAIODia 1 Dia do Trabalhador Dia 2 Dia da Mãe Dia do Riso Dia 3 Dia da Liberdade de ImprensaDia 8 Dia do Comércio Justo Dia das Aves Migratórias Dia 9 Dia da Europa Início da Semana da Vida Dia 15 Dia das Famílias Dia 16 Dia das Comunicações Sociais Dia 18 Dia dos Museus Dia 21 Dia da Diversidade Cultural Dia 22 Dia da Diversidade Biológica Dia 23 Dia de Luta contra a Obesidade Dia 24 Jornada de Oração pela Igreja na China Dia 25 Dia da África Dia das Crianças Desaparecidas Dia dos Vizinhos Dia 27 Dia de Prevenção do Cancro da Pele Dia 28 Dia da Energia Dia dos Soldados da Paz da ONU Dia 31 Dia sem Tabaco

VISITADO PAPA A PORTUGAL

A visita do Papa Bento XVI ao nosso país para assinalar o décimo aniversário da beatifi-cação dos Pastorinhos decorre de 11 a 14 de Maio e será a quinta deslocação de um Papa ao Santuário Mariano Portu-guês, um dos mais importantes do mundo, e a quarta visita de um Sumo Pontífice a Portugal.

O interesse por Fátima e pela sua mensagem come-çou com Bento XVI, que ocupava a cadeira de S. Pedro em 1917 por altura das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

IMPORTANTE MENSAGEMNO CUIDADO COM AS BURLASBAPTIMOS

24-4 - Lucas Dinis da Costa Cunha, filho de Pau-lo Manuel Ribeiro da Cunha e Aurora Firmina Correia da Costa, Rua do Souto. Padri-nhos: José Maria Macedo Ferreira da Costa e Sofia Fa-ria da Costa.

1-5 - Maria Luis Pinhei-ro Ferreira, filho de Hélder Renato Pinheiro Fernandes Salgado Ferreira e Dânia Carina Mendes Pinheiro, Travessa Nova Senhor dos Perigos. Padrinhos: Frede-rico Diogo Pinheiro da Cos-ta e Marta Cristina Costa Pinheiro.

2-5 - Francisca Alves Silva, filha de Vítor Manuel Marinho da Silva e Donária da Luz Martins Alves, Rua Senhor dos Perigos. Padri-nhos: Leandro Magno Mar-tins Alves e Andreia Cristi-na Marinho da Silva.

CELEBRAÇÕESMATRIMONIAIS

17-4 - Romeu Alexan-dre Machado Pinto, filho de Avelino Ferreira Pinto e Maria Conceição Lopes Machado Pinto - Serzedelo, com - Célia Marta Miranda Rodrigues, filha de Augus-to Silva Rodrigues e Maria de Fátima Ribeiro Miranda - Figueiredo. Padrinhos: José Fernando Miranda Ro-drigues e Fernanda Julieta Machado Pinto.

1-5 - Ângelo Felismino Pereira Mendes, filho de José Mendes e Margarida Mendes Pereira, Ronfe - com Diana Fortunata Al-meida Fernandes, filha de António Pereira Fernandes e Teresa Mendes de Almeida, Rua da Ladoso.Padrinhos: José Mendes de Almeida e Maria Josefa Correia de Abreu Pereira.

2-5 - Marco Paulo Car-valho de Sousa, filho de José Manuel Lopes de Sou-sa e Maria Adelina Carvalho da Silva, São Paio (Guima-

rães) - com Zita Gabriela Moreira de Freitas, filha de António dos Santos Freitas e Rosa de Freitas Moreira, Rua de Casas Novas. Padri-nhos: Cândido Agostinho Meireles Salgueiro e Liliana Andreia Moreira de Freitas.

OUTRASCELEBRAÇÕES

PARA O EXTERIOR

São Miguel de Varziela - Felgueiras - João Afonso Salazar de Almeida, filho de João Fernandes de Al-meida e Maria José de Al-meida Salazar, Rua Albano Coelho Lima, - com Helena Manuela Lopes da Costa, Varziela - Felgueiras.

Cabeceiras de Basto - António Miguel Leite An-drade, filho de Fernando Teixeira de Andrade e Maria Adelina de Abreu Leite de Andrade.

NO ETERNODESCANDO

21-4 - Ar-mando José Ri-beiro Machado de Abreu, 82 anos, casado, com Maria Fi-lomena Ferreira

Areias Ribeiro de ABreu, residente em Guimarães.

22-4 - Ana da Caridade Pe-reira, 83 anos, viúva de João Machado, resi-dente na Rua da

Circunvalação.22-4 - Ana

de Jesus Ferrei-ra, 73 anos, viú-va de Adão Men-des, residente na Rua da Lapa.

2-5 - An-tónio Pereira Cerqueira, 62 anos, casado se-parado, de Maria Ivone Martins da Silva, residente

no Lar de São Jorge.

Conselhos da GNR para evitar as burlas

1) Em casa mantenha as portas e janelas fechadas. Caso seja possível, coloque um óculo e uma corrente de segurança na sua porta. Não deixe entrar pessoas suspeitas ou desconheci-das, sem ter a certeza de quem são.

2) Todos os funcionários dos serviços oficiais co-bradores de água, seguros, etc... têm cartões de iden-tificação própria. Verifique pela fotografia. Não confie em estranhos bem-falantes e cheio de boas intenções. Em caso de dúvida não dei-xe entrar e comunique de imediato à GNR ou PSP.

3) Não demonstre estar sozinho, mesmo que não esteja ninguém em casa, não hesite em chamar por um familiar próximo, isso afasta qualquer burlão. Não demonstre sinais de ter pos-ses, dinheiro, ouro ou ou-tros bens valiosos em casa.

4) Não forneça qualquer informação sua, de vizinhos ou de conhecidos a estra-nhos, pois poderá ser usa-da para a prática de outras burlas.

5) Procure cultivar re-lações de boa vizinhaça. O apoio mútuo entre vizinhos de confiança pode ajudar

em situações duvidosas ou de emergência,

6) Na rua transporte consigo apenas o dinheiro necessário. Evite usar ob-jectos de valor, carteiras na mão ou no bolso, de forma visível.

7) Tenha sempre à mão os números de telefone para poder comunicar com al-guém, principalmente com a GNR.

Como agir se con-frontado com este tipo de situação:

1) Se for ameaçado ou agarrado, procure chamar a atenção gritando.

2) Mantenha sempre a calma, não se precipite, não mostre sinais de nervossi-mo e tente anotar a matrí-cula, marca e modelo do veículo.

3) Memorize o número de indivíduos e sua des-crição física (altura, sexo, raça, cabelo, cor olhos, bi-gode, barba, óculos, etc.) bem como vestuário (tipo de roupa, cores, etc.).

4) Atente ainda nos si-nais particulares (tatuagens, sinais, «piercings», defici-ências, etc.), na pronúncia e/ou nacionalidade.

Apresente a sua queixa imediatamente

Aviso da PSP - ATENÇÃO NÃO VÁ SOZINHO, CUIDADO!

Está com os seus amigos num restaurante bar (ou noutro sítio qualquer), a divertir-se. De repente, chega um indi-víduo e pergunta de quem é o carro tal, cor tal, matrícula tal, estacionado ali na rua. Pedem que o (a) dono (a) dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está a dificultar a saída de um outro. Bastante solícito (a) vai e, ao chegar ao seu carro, anunciam-lhe o assalto. Levam o veículo, os pertences e ainda tem sorte se não levar um tiro.

Numa mesma noite, a polícia atendeu três pessoas feri-das, todas envolvendo a mesma história.

Foi Santo Agostinho que nos deixou uma máxi-ma de expressão singular: - “Com caridade o pobre é rico, - sem caridade todo o rico é pobre”.

Por aqui se vê, - quão admiráveis são todas estas dádivas de muita generosidade que sustentam e dão vida neste modesto órgão informativo, exprimindo-se da nossa parte um profundo reconhecimento.

Com 75€ - Doroteia Maria Ferreira da Silva, Gui-marães.

Com 50€ - Manuel Isidro Ribeiro da Cunha, Gui-marães.

Com 40€ - Soares Maria Rosa da Silva, França.Com 25€ - Almerinda de Castro, França; Joa-

quim Fernandes de Faria, França.Com 20€ - António Lemos Varela de Almeida,

Creixomil; Maria José Alves Ribeiro de Castro, Rua 25 Abril; Jorge Manuel Santos Pereira Lemos, Rua Bairro.

Com 15€ - Vitor Luis Abreu de Freitas, São Cris-tóvão de Selho.

Com 10€ - Anabela Lemos Silva, Vila Nova de Famalicão; Manuel da Silva Pereira, Rua Barreiro de Cima; João Paulo Pereira da Costa, Rua João P. Fernandes; Felícia da Glória Castro Abreu Almeida, Urbanização da Lapa; Maria do Carmo Mendes Ri-beiro, Barreiro; Francisca Isabel Machado Lemos, São Cristóvão de Selho.

Com 5€ - Fernando Filipe Fernandes Freitas, Rua Souto; António Vaz Pinheiro, Rua João P. Fernandes; Ana de Oliveira Pinto de Castro, R. Souto.

“Somos jovens. Reza-mos. E temos fé”.

“Um milhão de Terços Diários por Portugal” é um projecto ambicioso liderado por jovens portugueses que visa precisamente atrair as pessoas especialmente os jovens, à oração do terço. “O Terço é uma oração cheia de tradição, que tem séculos de história na Igre-ja, mas que continua a ser actualíssimo.

Na Carta Apostólica do Papa João Paulo II referia:

“O Rosário da Virgem Maria é uma oração tão fácil, e ao mesmo tempo tão rica e merece verdadeiramente ser descoberta de novo pela comunidade cristã”.

Patronos do lançamen-to do projecto: -O projecto “Um Milhão de Terços

Diários por Portugal” tem dois patronos, muito liga-dos a Portugal:

1) “Nossa Senhora, que nos apareceu a 13 de Maio de 1917, e que à pergunta de Lúcia ‘Que é que Vosse-mecê me quer?’, responde sempre a mesma coisa: ‘Que continueis a rezar o terço todos os dias’.

2) São Nuno de Santa Maria que em Outubro de 1385, na guerra, se re-tira para rezar, pondo nas mãos de Deus a sua sorte e dos seus”.

“São Nuno esforçava-se por não pôr obstáculos à acção de Deus na sua vida, imitando Nossa Senhora de quem era devotíssimo e atribuía publicamente as suas vitórias”.

Site da campanha: www.tercosporportugal.com.pt

JOVENS QUEREM INCENTIVAROUTROS JOVENS A REZAR O TERÇO

Celebra-se anualmente na semana de 15 de Maio, Dia Mundial da Família.

Objectivo: «suscitar nas consciências, nas famílias, na igreja e na sociedade, o reconhecimento do sen-tido e valor da vida hu-mana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravida-de do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e as-pectos da vida...»

A VIDAÉ SEMPRE UM BEM

Uma vida humana nunca perde sentido nem dignida-de. A revelação bíblica mos-

tra-nos a existência humana como resultado da bonda-de divina, isto é, como um dom que suscita em nós gratidão e não nos dispensa da respon sabilidade de cui-dar dele ...

Só Deus é o Senhor da vida. Tal facto não retira ao homem a sua responsabili-dade de procurar as melho-res opções para cuidar da vida que tem diante de si.

A vida humana é prévia a qualquer projecto pessoal, por isso ninguém é senhor absoluto da sua própria vida, e muito menos senhor da vida dos outros.

Para mais informações e recolha de documentação

Consulte o Site www.lei gos.pt/semanadavida.html

Poema à vida Vida, na tua essência és rainha dos perfumes,primor das inocênciasculpada e sempre impune.

Pura como lírio, bela como as açucenas,brilhante como o círio,sábia e não condenas! És suporte de derrotas e vitórias,de fracassos e sucessos, de vaidades inglórías, de frustrações e retrocessos.

És milagre por Deus forjado, dom por Ele abençoado. Por nada substituída, e pelos homens desprezadae por vezes perseguida.

És a origem de tudo,és o princípio dum fimés algo de fabuloso,mesmo que sejas ruim.

Por ti luto, por ti rezo.Oh Vida! Muito te prezo.

M.ª Otília Guerreiro

SEMANA DA VIDA 20109 a 16 de Maio Avé Maria

Cantar “Avé Maria”Lindo hino de louvorQuem o canta tem alegriaLouva a mãe do Senhor.

Quem canta sente na almaMais alegria para viverCheio de paz e calmaDesde manhã ao anoitecer.

Cantar pode ser orarSe for canto de louvorQuem canta quer levarÀ mãe do céu, o seu amor.

Quem canta é felizSente mais alegriaQuem canta sabe o que dizQuando canta “Avé Maria”.

Alexandre Moreira

SERVIÇO NOTICIOSO1) III ENCONTRO DE CO-

ROS INFANTIS E JUVENIS DA ZONA PASTORAL DE PE-VIDÉM - Realiza-se na Igreja Paro-quial de Gondar, no dia 22 de Maio (sábado) das 20 às 21 horas.

O tema dos cânticos é sobre: - Pa-lavra de Deus, Sacerdócio, Páscoa e um cântico de tema livre. Congrega os mais jovens ao serviço do canto na animação litúrgica.

2) ALEGRE CONVÍVIO DA NUMEROSA FAMÍLIA PINTO E SANTA MARTA - Num gesto bo-nito de confraternização entre os mem-bros desta família na sua grande parte a labutar em França, fizeram em conjunto com os de cá, um passeio em autocarro por terras de Espinho, tendo depois re-gressado a França alguns dias depois, devido ao bloqueamento dos aviões pelas nuvens das cinzas vulcânicas.

3) ESPECTÁCULOS PARA MÊS DE MAIO 2010 PELO TEA-TRO COELIMA - Dia 9 - “Falar Ver-dade a Mentir” - Montemor-o-Velho.

Dia 15 - “Falar Verdade a Mentir - Braga.

Dia 20 - Estreia nova Peça “O Santo e a Porca” de Ariano Suassuna - Centro Cultural Vila Flor - Guimarães 22 horas.

4) GEN VERDE EM GUI-MARÃES - A Pastoral Universitária junto da Comunidade Académica pro-move no Pavilhão Multiusos de Gui-marães, um espectáculo intitulado da Rapsódia, no dia 9 de Maio pelas 17 ho-ras, em que a música rima com a frater-nidade e o espectáculo com o diálogo.

5) CENTRO LOCAL DE APOIO À INTEGRAÇÃO DO IMIGRANTE - É agora inaugura-do no Complexo Multifuncional de Couros, no Edifício Cybercentro, - de 2.ª a 5.ª feira, das 9.30 às 12h e 14 às 17.30h; e à 6.ª feira das 10 às 12.

É um espaço de atendimento, in-formação e apoio descentralizado visando proporcionar respostas arti-culadas ao nível das necessidades de acolhimento e integração dos imigran-

tes que se encontram a residir no con-celho de Guimarães.

6) RESSONÂNCIA DO WE-BSITE NA INTERNET EM www.saojorgeparaiso.com - Che-gou-nos de Madrid onde se encontra a Irmã Madalena Pinto leitora assídua do Boletim Paroquial, dizendo-se mui-to contente por ter entrado na Internet no site Paroquial que achou bonito de informação ampla, podendo ver-se em qualquer parte do mundo. Na verdade, até o "Aqui Pevidém" pode ler-se com um simples clic, mesmo antes de chegar às mãos pelo correio normal. São os tem-pos das novas tecnologias que fazem do nosso mundo, um mundo global.

7) PROCISSÃO DE VELAS - Durante o mês de Maio a comunidade paroquial continua a rezar à Virgem Maria pela fecundidade da visita do Santo Padre, pela santificação dos sa-cerdotes e vocações sacerdotais.

No último sábado de Maio, de 29 haverá a procissão de velas que mo-biliza multidão de fiéis com o andor de Nossa Senhora de Fátima, onde pelas 21h junto do frontal do Centro Paroquial, se congregará o povo devo-to, descendo pela Rua Albano C. Lima, Rua João de Castro ao Intermarchê, Rua Trabalhador têxtil, Pelourinho, Rua P.e José Gonçalves, Igreja de São Brás.

8) CONVÍVIOS - No dia 3 de Ju-lho, na Igreja de São Brás, às 12h de ho-mens e mulheres, - nascidos em 1948.

Também os nascidos em 1950 es-tão convocados para comparecer, no Sábado, dia 5 de Junho, pelas 16 horas, junto à Igreja Paroquial de Pevidém.

9) CLICKONENGLISH - Aca-de mia de Informática e Inglês radi-cada em Vila Nova de Famalicão foi estabelecido um acordo de cedência da sala própria no Centro Paroquial de Pe-vdiém para preparação de cursos para crianças, jovens e adultos para se torna-rem versáteis na língua inglesa a vários níveis com professores qualificados.

10) AGRADECIMENTO DE-POIS DA FESTA NA VILA DE PEVIDÉM - A Associação das Fes-tas de S. Jorge, agradece à população de Pevidém, Comércio, Indústria, aos Pevidenses a residir fora da sua terra, Junta de Freguesia de Selho S. Jorge, Câmara Municipal de Guimarães, pes-soas anónimas, e todos aqueles que directa e indirectamente colaboraram connosco no êxito da realização das festas a São Jorge. Entretanto as Contas das festas, serão apresentadas no próxi-mo número do Jornal da Paróquia.

Encontro TT: Pela primeira vez em Pevidém va-

mos realizar a 15 de Maio um encontro de veículos todo terreno, com início e saída da Praça Francisco Inácio pelas 9:30, para um Raid por alguns mon-tes do concelho, de salientar que um dos pontos altos aberto à população, com entrada gratuita, será pelas 16h uma prova de Trial que terá lugar na Quinta de Portela, onde todos vamos poder apreciar quer as máquinas quer a destreza dos pilotos perante as dificul-dades. Para a participação no encontro terá de efectuar uma inscrição. Presen-ça já assegurada neste encontro é a do campeão do mundo de Ralli Armindo Araújo, estará presente com o carro que o levou ao pódio, bem como trará vários artigos a serem sorteados pelos participantes.

Banco Alimentar Contra a Fome: Tal como anunciado o último “Aqui

Pevidém”, foi-nos solicitado pela Di-recção Regional do Banco Alimentar para assumir e representar esta asso-ciação em Pevidém.

Como tal já estamos a preparar a recolha de géneros alimentícios que terá lugar no último fim-de semana de Maio.

Os voluntários interessados em nos ajudar a preencher todos os turnos ne-cessários, para que esta recolha, em Pevidém, seja um êxito, devem inscre-ver-se directamente no sítio da internet do Banco Alimentar ou junto do nosso Agrupamento. Todos os inscritos tere-mos uma acção de formação no dia 21 de Maio para aferirmos quais os pro-cedimentos correctos a adoptar, bem como elaborar o calendário das dis-ponibilidades para que nos dias 29/30 de Maio tudo esteja operacional. Os géneros recolhidos serão transporta-dos para o armazém central do Banco Alimentar em Braga e posteriormente aqueles que julgarmos necessários se-rão requisitados por nós e distribuídos pelo Vestir de Novo as pessoas neces-sitadas de Pevidém.

Se não podemos fazer o milagre da multiplicação dos pães, façamos o da divisão.

Mês de Maio, Mês de Maria: Como habitual estámos já a traba-

lhar na organização e preparação do culminar das celebrações do mês de Maria, com a tradicional procissão de Velas, a ter lugar no último sábado deste mês, por varias ruas de Pevidém e termina com a consagração de Pevi-dém à Nossa Senhora.

NOTÍCIAS DO ESCUTISMO