meridiano do estômago simplificado

4
Meridiano do Estômago simplificado Quantos pontos de acupunctura constituem o meridiano? O meridiano do estômago é constituído por 45 pontos de acupuntura. Qual o seu percurso? O meridiano começa na face, por baixo do olho. Segue um percurso descendente até se dividir em 2 ramos. Um ramo ascendente segue até à região onde se unem as linhas de implantação frontal e temporal do cabelo. Uma linha descendente segue ao longo do pescoço, peito e abdómen. Do abdómen segue para a face Antero externa da coxa e da perna terminando no 2º dedo do pé. Qual o seu meridiano acoplado? O seu meridiano acoplado é o meridiano/canal do Baço. Qual o par de meridianos do meridiano do Estômago? Este meridiano pertence ao par de meridianos Yang Ming. Qual o meridiano com que se liga nesse mesmo par? O meridiano que se liga com o Estômago neste par (meridianos com o mesmo nome) é o meridiano do Intestino Grosso. Que problemas podem tratar os meridianos deste par de meridianos? Os meridianos deste nível energético são muito usados em conjunto para tratar problemas que afectem a garganta e a face, entre outros. Por exemplo podemos fazer uma associação dos pontos 6E, 4E, 20IG e 4IG para paralisia facial; 9E, 18IG e 4IG para problemas de garganta, 8E e 4IG para cefaleia frontal, etc… Quais os pontos de acupuntura mais usados?

Upload: tibakarate

Post on 18-Feb-2015

49 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Meridiano do Estômago simplificado

Meridiano do Estômago simplificado

Quantos pontos de acupunctura constituem o meridiano?

O meridiano do estômago é constituído por 45 pontos de acupuntura.

Qual o seu percurso?

O meridiano começa na face, por baixo do olho. Segue um percurso descendente até se dividir em 2 ramos. Um ramo ascendente segue até à região onde se unem as linhas de implantação frontal e temporal do cabelo.

Uma linha descendente segue ao longo do pescoço, peito e abdómen. Do abdómen segue para a face Antero externa da coxa e da perna terminando no 2º dedo do pé.

Qual o seu meridiano acoplado?

O seu meridiano acoplado é o meridiano/canal do Baço.

Qual o par de meridianos do meridiano do Estômago?

Este meridiano pertence ao par de meridianos Yang Ming.

Qual o meridiano com que se liga nesse mesmo par?

O meridiano que se liga com o Estômago neste par (meridianos com o mesmo nome) é o meridiano do Intestino Grosso.

Que problemas podem tratar os meridianos deste par de meridianos?

Os meridianos deste nível energético são muito usados em conjunto para tratar problemas que afectem a garganta e a face, entre outros. Por exemplo podemos fazer uma associação dos pontos 6E, 4E, 20IG e 4IG para paralisia facial; 9E, 18IG e 4IG para problemas de garganta, 8E e 4IG para cefaleia frontal, etc…

Quais os pontos de acupuntura mais usados?

O meridiano do Estômago é constituído por 45 pontos de acupunctura. Alguns são muito usados mas só num determinado tipo de queixas como 9E para dor de garganta ou 4E, para desvio da boca, 6E para desvio da boca, dor de dentes no maxilar inferior, etc. O ponto 18E é muito usado em problemas mamários, o 21E para vómitos, náuseas; o 25E para diarreia ou obstipação, o 36E para problemas no membro inferior, problemas digestivos, entre outros problemas. Além destes pontos também é costume usar os pontos 8E, 28E, 29E, 30E, 35E, 37E, 40E, 41E, 44E, etc.

Que tipo de problemas os pontos deste meridiano podem tratar?

Todo o tipo de problemas relacionados com o percurso ou funções do meridiano. Destaca-se: cefaleia frontal, paralisia facial, odontalgia (dor de dentes), problemas de

Page 2: Meridiano do Estômago simplificado

garganta, problemas mamários, pulmonares, digestivos, dor ao longo do meridiano, problemas no bordo anterior da coxa e perna (paralisia, diminuição de sensibilidade, atrofia muscular, dor, etc.)

Meridiano do Baço Simplificado

Quantos pontos constituem o meridiano?

O meridiano do Baço é constituído por 21 pontos.

Qual o seu percurso?

O meridiano do Baço tem início no ângulo ungueal interno do hálus (dedo grande do pé). Segue ao longo do bordo interno do pé entre as suas peles plantar e dorsal e ao longo do bordo interno da perna entre o bordo posterior da tíbia e o bordo anterior do tendão de Aquiles.

Na coxa percorre a face Antero-interna, ao longo de parte da fronteira entre vasto interno e aductores e segue até à região abdominal.

Apresenta um percurso ascendente ao longo do abdómen e tórax, até ao bordo inferior da clavícula onde muda e desce até ao 6º espaço intercostal, directamente abaixo da axila, onde se encontra o seu último ponto.

Qual o seu meridiano acoplado?

O seu meridiano acoplado é o meridiano do Estômago.

Qual o seu par de meridianos?

O Baço forma o par de meridianos Tai Yin.

Qual o meridiano do mesmo par?

O par de meridianos Tai Yin ainda contempla o meridiano do Pulmão.

Quais o principais problemas/sintomas tratados pelo meridiano do Baço-Pâncreas?

O meridiano do Baço pode ser usado para tratar uma série de problemas como: problemas no membro inferior que afectem o meridiano como paralisia, dormência, dor, edema, etc., problemas urinários e menstruais, problemas digestivos. Uma vez que o ponto 6BP/sanyinjiao é o ponto de reunião dos 3 meridianos Yin da perna (Baço, Fígado e Rim) e que muitos problemas no Aquecedor Superior podem envolver alguns destes órgãos, este ponto também pode tratar problemas como palpitações e problemas psíquicos entre outros.

Page 3: Meridiano do Estômago simplificado

Quais os seus pontos mais usados?

O meridiano do Baço apresenta alguns pontos bastante importante dos quais se destacam: 1BP/yinbai, 2BP/dadu, 3BP/taibai, 4BP/gongsun, 6BP/sanyinjiao, 8BP/diji, 9BP/yinlingquan, 10BP/xuehai, 12BP/chongmen, 15BP/daheng, 20BP/zhourong, 21BP/dabao.

Apresenta pontos de abertura de meridianos maravilhoso?

Sim. O meridiano do Baço apresenta um ponto de abertura de meridianos maravilhosos, nomeadamente o ponto 4BP/gongsun que é ponto de abertura do meridiano maravilhoso chong mai.

Qual o seu ponto de acupunctura mais usado?

Muito provavelmente será o ponto 6BP/sanyinjiao que é bastante usado no tratamento de uma série de problemas desde sintomas que afectem o sistema digestivo (diarreia, obstipação, vómitos, etc…) a sintomas menstruais (amenorreia, dismenorreia), sintomas urinários (dor ao urinar, etc…) ou sintomas sexuais (impotência, infertilidade, etc…)