meridiano notícias no. 30

6
Boletim Informativo da Indústria Meridiano - Colatina/ES - N° 30 - Outubro/Novembro/Dezembro2009 F oi realizado de 31 de agosto até 03 de setembro o 1º Curso de Barista promovi- do pelo Café Meridiano em Porto Seguro, cidade turística da Bahia. Os baristas da empresa junto com a barista da Cafemaq, Gicélia Amaral, deram as aulas, que tam- bém contaram com o representan- te local do Meridiano. O curso, com um total de 32 horas/aula, só foi possível graças ao patrocínio da Secretaria Muni- cipal de Turismo de Porto Seguro, da loja maçônica (onde houve as aulas) e de um dos hotéis locais. Os alunos tiveram 08 horas/aulas diárias, divididas entre as partes teórica e prática. Os alunos, ao final, passaram a conhecer tudo o que se relaciona com café espres- so, desde as máquinas de grupo usadas à melhor maneira de pre- parar bebidas com café. 15 participantes/alunos fizeram o curso para suprir aquela região baiana da falta de profissionais habilitados na atividade. Eles tive- ram a oportunidade de formação e treinamento sobre a cultura do café para gerar profissionais capa- citados aos hotéis, restaurantes e cafeterias, a fim de oferecer uma experiência memorável aos consu- midores e turistas daquela região. Trazemos sempre baristas de fora para a formação dos participantes dos cursos, juntamente com nos- sos próprios profissionais da área. Curso de Barista em Porto Seguro Mais três parceiros Conheça quais são mais três dos nossos parceiros no Espírito Santo e na Bahia. Páginas 03, 04 e 05 Volta à ACAPS Depois de algum tempo afastados, voltamos à Feira da ACAPS este ano, de novo com sucesso. Página 06 As aulas dos baris- tas de Porto Seguro foram realizadas na Loja Maçônica e formaram os pri- meiros profissionais da cidade

Upload: cafe-meridiano

Post on 18-Jul-2015

694 views

Category:

Health & Medicine


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Meridiano Notícias no. 30

1

Boletim Informativo da Indústria Meridiano - Colatina/ES - N° 30 - Outubro/Novembro/Dezembro2009

Foi realizado de 31 de agosto até 03 de setembro o 1º Curso de Barista promovi-

do pelo Café Meridiano em Porto Seguro, cidade turística da Bahia. Os baristas da empresa junto com a barista da Cafemaq, Gicélia Amaral, deram as aulas, que tam-bém contaram com o representan-te local do Meridiano.

O curso, com um total de 32 horas/aula, só foi possível graças ao patrocínio da Secretaria Muni-cipal de Turismo de Porto Seguro, da loja maçônica (onde houve as aulas) e de um dos hotéis locais. Os alunos tiveram 08 horas/aulas diárias, divididas entre as partes teórica e prática. Os alunos, ao fi nal, passaram a conhecer tudo o que se relaciona com café espres-so, desde as máquinas de grupo usadas à melhor maneira de pre-parar bebidas com café.

15 participantes/alunos fi zeram o curso para suprir aquela região baiana da falta de profi ssionais habilitados na atividade. Eles tive-ram a oportunidade de formação e treinamento sobre a cultura do café para gerar profi ssionais capa-citados aos hotéis, restaurantes e cafeterias, a fi m de oferecer uma experiência memorável aos consu-midores e turistas daquela região. Trazemos sempre baristas de fora para a formação dos participantes dos cursos, juntamente com nos-sos próprios profi ssionais da área.

Curso de Barista em Porto Seguro

Mais três parceirosConheça quais são mais

três dos nossos parceiros no Espírito Santo e na Bahia.

Páginas 03, 04 e 05

Volta à ACAPSDepois de algum tempo afastados, voltamos à Feira da ACAPS este ano, de novo com sucesso. Página 06

As aulas dos baris-tas de Porto Seguro foram realizadas na Loja Maçônica e formaram os pri-meiros profi ssionais da cidade

Page 2: Meridiano Notícias no. 30

2

CAFÉ MERIDIANO IND. E COM. LTDAMATRIZ - Rodovia Gether Lopes de Faria,

3660 - KM 09 - Carlos Germano Naumann - Co-latina/ES, Tel: (27) 3721-2388,

Site: www.meridiano.com.brFILIAL - Rua Neves Armond, 399 - Praia do Suá

- Vitória/ES - Tel: (27) 3225-9886

DIRETORIADiretor Presidente - Cleverson Affonso PancieriDiretor Comercial – Geferson Luiz Pancieri

Diretor Comercial – Robson Renato Pancieri

Órgão ofi cial de Café Meridiano Ind. e Com. Ltda.Jornalista Responsável - Álvaro José Silva - Pro-

duzido por RS COMUNICAÇÃO LTDA. - Rua José Alexandre Buaiz, 190, sala 1609, CEP 29055-221 – Enseada do Suá – Vitória – ES., Tel: (27) 3327-0710, site: www.rscom.com.br

Impressão: GRÁ-FICA ESPÍRITO SANTO

Rua Doutor A. Oliveira, 154, CEP 29045-560, Vitó-ria – ES, telefone: 3212-7800, site:www.grafi caes.com.br

O Meridiano esteve presente ao Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2009 (acima), um dos mais importantes eventos de economia internacional já realizados no Espírito Santo e levado

a cabo no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia. No stand da Federação da Indústria do Espírito Santo, a Findes, e a convite desta e da Certifi cadora Chão Vivo, montamos máquina de café espresso. Nossos baristas participaram o tempo todo, servindo às pessoas participantes dos trabalhos. Inclusive no caso do governador Paulo Hartung, que esteve no evento dia 31 – abertura ofi cial – logo nas primeiras horas da manhã.

Beijinho DoceIngredientes:1 colher de doce de leite1 colher de coco ralado em fl ocos60 ml de Café Meridiano Classic3 bolas de sorvete de creme4 cubos de geloChantilly e coco ralado para deco-rar

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidifi cador, despejar em uma taça e decorar com chantilly e coco ralado.

Beber cinco xícaras de café ao dia pode reverter os sintomas do mal

de Alzheimer, sugere uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. O estudo, feito em ratos, revelou ainda que a cafeína também pode inibir a produção da proteína beta-amiloide, considerada a causadora da doença.

Os pesquisadores usaram 55 camun-dongos criados para desenvolver o Al-zheimer, com idade entre 18 e 19 meses, equivalente a cerca de 70 anos de idade humana, e os separaram em grupos. Um grupo recebia 500 miligramas de cafeína misturada na água todos os dias e o outro recebia água pura.

Quando os cientistas fi zeram testes comportamentais com os animais para ver como eles reagiriam, o grupo que ingeriu cafeína se saiu muito melhor nos testes de memória, habilidade e pensa-mento. Sua performance foi equivalente à de camundongos sadios. Os que beberam água pura não evoluíram no teste.

O diagnóstico mostrou ainda que nos cérebros dos ratos que tomaram cafeína, a produção de beta-amiloide caiu cerca de 50%. Os cientistas também criaram outros camundongos para desenvolver Alzheimer, mas eles tomaram cafeína na idade adulta e não foram afetados por problemas na memória.

O pesquisador Gary Arendash, que liderou o último estudo, comemorou o re-sultado: “Isso mostra que a cafeína pode ser viável para o tratamento de Alzhei-mer e não simplesmente uma estratégia protetora”, disse. Apesar dos ótimos resultados da pesquisa, os cientistas afi rmam que ainda é cedo demais para concluir que a cafeína de fato colabora para a reversão da doença. Mas sabe-se agora que o próximo passo é repetir o teste em seres humanos. (Fonte: Época)

Café reverte sintomas do Alzheimer

Page 3: Meridiano Notícias no. 30

3

Inaugurado em 30 de março último, o Empório da Mas-sa está fazendo sucesso em

Montanha, Norte do Estado, qua-se divisa com a Bahia e Minas Ge-rais. É lá que o casal Sérgio Luís Rodrigues Passos e Camila Tardin Mariano Passos montaram o esta-belecimento e apresentaram à po-pulação local o novo sucesso da região: o delicioso café espresso.

Camila é formada em Direito, Mestra, e leciona na cidade minei-ra de Nanuque, 36 quilômetros distante da sua. Sérgio é o dono da casa de produtos de pesca local. Os dois viram que Montanha precisava de um estabelecimento como o Empório, passaram um ano e meio construindo e o inau-guraram.

Mas antes Camila foi a Colati-na, levada pelo vendedor regional Ávila. Conheceu o diretor Clever-son Hercílio Pancieri, nossa fá-brica e levou toda a carta de cafés Meridiano para sua cidade. “Para ousar”, como diz, adquiriu logo, a moderna máquina de grupo LaS-paziale. Com moinho e tudo.

Baristas nossas treinaram os funcionários. E o “Festival Meri-diano de Café”, realizado no fi nal de agosto, mostrou o espresso aos moradores locais. Um sucesso absoluto, pois quem ainda não conhecia essa forma de apreciar

Referência em Montanha

a bebida, pôde fazer isso gratuita-mente para ver como ela é gosto-sa.

O Empório da Massa é uma casa ambiciosa para a cidade de 16 mil habitantes. Fecha somente às 22 horas, serve chopp, pizzas, porções e, no tocante ao Café Me-ridiano, oferece todos os nossos cappuccinos, além dos blends, in-sumos e receitas que fazem muito

sucesso em vários lugares, como são os casos do Café Bombom, do Cappuccino Italiano e outros mais.

Camila tem todo o direito de se orgulhar de seu Empório. Afi nal, além de tudo, Montanha já conta com uma confeitaria de alto nível para servir até em casamentos, além de internet sem fi o que aten-de a crianças.

Um luxo só!

O Município de Montanha (foto) está localizado na Microrregião Extremo Norte do Espírito Santo, com área de 1.103,7 quilô-metros quadrados, distando 334 quilômetros de Vitória. Tem altitude de 180 metros. O grande destaque na economia munici-pal é seu rebanho bovino, benefi ciado pela baixa precipitação da região e distribuição dos córregos. Existe um rebanho de 102.200 cabeças, sendo 70% para corte e 30% para leite. Este setor tem forte infl uência no município. A cultura do café possui área

plantada de 6.000 hectares com produção de 80.000 sacas. Na época da colheita, por 60 dias, são gerados, em média, cinco empregos em cada pequena propriedade. (Fonte: Dados municipais do Espírito Santo. Instituto Jones dos Santos Neves)

Destaque para a pecuária

Os profi ssionais do Empório da Massa foram todos treinados por baristas do Meridiano. E agora atendem à população de Montanha

Page 4: Meridiano Notícias no. 30

4

Luciano e Nelson coman-dam o negócio que deu certo na Praia do Canto e que conta com a parceria com o Meridiano

Quando montaram o Restaurante e Cafeteria Fitto’s, em 12 de ou-

tubro do ano passado, Luciano Junqueira de Faria e Nelson Ro-manelli Gava, os dois sócios, ima-ginavam que comandar o negócio num dos pontos mais centrais da Praia do Canto daria certo. E deu. Com a parceria do Meridiano.

Aliás, a casa começou a vender produtos de nossa empresa no dia em que abriu as portas. Para Lu-ciano, “foi uma excelente parceria, tanto no preço quanto na qualida-de. Foi a empresa que melhor nos atendeu, com atenção diferenciada tanto nos produtos quanto na assistência técnica”.

E vem dando certo mesmo. Além do Café Meridiano Espres-so, que é vendido na máquina LaSpaziale de um grupo instalada na cafeteria, a Fitto’s vende bebi-das como o cappuccino italiano, o carioquinha, café com leite e a linha de cappuccinos da empresa. O que sai mais é o de chocolate, mas ganhando de pouco do fra-ppuccino, outra receita de muito sucesso lá.

A casa oferece também outras comodidades aos clientes, além de nossos produtos. Como, por exemplo, jornais do dia, revistas da semana e a internet gratuita que os que vão lá com o notebooks utilizam, e muito.

Hoje, quase um ano por com-pletar, o restaurante e cafeteria abre de terça a quintas-feiras das 11 às 21 horas e às sextas-feiras até às 20 horas. Mas Luciano re-vela que um dos projetos da dupla de proprietários é abrir também nos fi nais de semana, além de fechar as portas mais tarde. Afi nal de contas, a clientela de hoje é marcadamente de trabalhadores, mas trabalhador descansa.

Fitto’s: parceria e qualidade

Uma “ilha” no CarrefourFoi muito

elogiada, até mesmo pela gerência da loja, além dos con-sumidores em geral, a “ilha” de produtos, um tipo de expositor mais destacado, que o Café Meridiano montou no hiper-mercado Carre-four da Avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória, no mês de julho último. Bem localizada, num corredor de passagem quase obrigatória para os clientes, ela expôs os produtos, sobretudo blends de café, que comercializamos naquela rede. E foi “embelezada” por máquina de preparar café, bules, xícaras, sacas, enfi m, tudo o que remete o consumidor dessa bebida energética ao seu universo de sabor incomparável. Um exemplo da dedicação da equipe de vendas da nossa empresa.

Page 5: Meridiano Notícias no. 30

5

Darci, Denise (preparando-se para degustar o nosso café) e Alessandro, no Supermercado Suellen, Sul da Bahia

Localizado no centro da cidade, com área de exposi-ção de 500 m², quatro check

outs, o Supermercado Suellen tem nos produtos Meridiano, sobretudo nos cafés, seu maior trunfo de ven-das. Só que o Suellen não fi ca no Espírito Santo, mas sim em Medei-ros Neto, no Sul da Bahia.

Como o Meridiano chegou a ser a marca de café mais vendida naquela região baiana, mesmo com tanta concorrência? O gerente da loja da empresa, Alessandro Cristino Barbosa da Silva, diz que isso é o resultado de quase 12 anos de trabalho. Afi nal, começamos a vender lá pouco tempo depois da abertura da empresa, o que ocor-reu em dezembro de 1997.

Alessandro explica melhor: quando começou em Medeiros Neto, o Meridiano era a marca menos vendida. Mais comerciali-zados eram cafés de um município vizinho. Mas aos poucos as vendas foram crescendo, a qualidade foi sendo mais conhecida e hoje o Café Meridiano é referência no segmento café. Em mais de um blend.

Segundo o gerente, “houve difi culdades para implementar a marca. Mas hoje é o café que mais se destaca aqui. O Meridiano foi crescendo devagar e, graças à par-ceria conosco, chegou onde está. Quando a demonstradora o prepa-ra aqui na loja então, com aquele cheirinho, todo mundo quer. É o que tem acontecido sempre: o cliente toma o café e volta para comprar de novo.”

É que temos um balcão de café lá. Grãos, balança e moinho. O cliente pesa o Tradicional em Grãos e seu café é moído na hora. Sai de lá com o tal “cheirinho irre-sistível” nas mãos. Mas o blend que mais vende, dentre os que temos, é o Café Meridiano Alto Vácuo Extra Forte. E toda a linha de

produtos da empresa oferecida em Medeiros Neto sai. E sai bem.

A razão social do Suellen é Supermercado Santos & Lúcio. Pertence ao casal Darci Pereira dos Santos e Edna Lúcio Ferreira dos Santos. Foram eles que entre-

Suellen vende Meridiano na Bahia

Município recenteNa área onde o Córrego de Água Fria lança as águas no rio Itanhém, foi criado o comércio de Água Fria. O Rio Itanhém, na boca do povo chamado Rio de Alcobaça, nasce na serra do Pam-Pam. O Córrego de Água Fria, seu afl uente esquerdo, nasce na Serra de Ibirajá. A primeira casa à beira da Barra de Água Fria havia sido construída por Gaudêncio Gangá em 1928, perto da igreja velha. Água Fria foi batizada como Medeiros Neto em homenagem ao Senador Antônio Medeiros Neto, líder da maioria do governo de Getúlio Vargas no Senado. Foi criado o Distrito de Alcobaça em 1954 e, desmembrados do município de Alcobaça em 14 de agosto de 1958, os novos municípios de Medeiros Neto e Itanhém. Eles terminaram emancipados por Decreto número 1031. Passaram a ter existência legal a partir de 29 de abril de 1959, data da posse da primeira Câmara de Vereadores de Medeiros Neto e da posse do Prefeito Municipal. O primeiro prefeito desta cida-de baiana foi Jadi Teixeira de Freitas. (Fonte: site www.medeirosneto.com)

garam a gerência ao Alessandro e o espaço generoso de gôndola ao Meridiano. Hoje, garantem todos, não têm porque se arrepender.

Page 6: Meridiano Notícias no. 30

6

O Meridiano retornou este ano à Feira da ACAPS – 23ª Con-

venção Capixaba de Supermer-cados –, no Parque de Expo-sições Floriano Varejão, em Carapina. E com sucesso, como prova o fato de nosso stand ter fi cado superlotado durante todos os três dias do evento.

A feira foi realizada em 21, 22 e 23 de julho, sempre das 17 às 23 horas (antes disso havia palestras e outras programações paralelas). Os blends da em-presa estavam sendo servidos e encantaram os frequentadores

Os prefeitos de Vitória, Vila Velha e Serra, João Coser, Neu-cimar Fraga e Sérgio Vidigal, estiveram no stand na abertu-ra do evento. Junto com eles, Guerino Balestrassi, ex-prefeito de Colatina e atual presidente do Bandes e outras autoridades, que degustaram nossos cafés e deixaram o local com embala-gens do Café Meridiano Or-gânico, um dos produtos mais comentados.

A maioria das pessoas co-nheceu também mais de perto a nova embalagem do Café Meridiano Tradicional, que ganhou um prêmio nacional de tecnologia de embalagens, bem como degustou outras bebidas, além do espresso.

Fizeram sucesso o achoco-latado Chocant e o cappuccino italiano, este último preparado por nossos baristas, que faziam questão de “escrever” os no-mes das pessoas e instituições, no chocolate que participa da receita juntamente com o café e o leite.

Um sucesso absoluto!

A volta à feira da ACAPS

Meridiano em Simpósio de ConilonO Meridiano esteve presente

no 6º Simpósio Brasil de Café Conilon, realizado dias 16 e 17 de setembro no ginásio de esportes de São Gabriel da Palha. A abertura do evento contou com a participação do governador Paulo Hartung, bem como do vice-governador Ricardo Ferraço e mais 500 pessoas.

E com uma novidade que fez sucesso: nosso espaço, com máquina de café espresso, preparou dois blends com o café ganhador do Concurso Conilon de Excelência. Um de conilon e arábica das montanhas capixabas e outro 100 por cento conilon. Ambos fi zeram muito sucesso, claro.

Como o evento era importante, outras autoridades compareceram: o secretário de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), Ricardo Santos; o presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Ru-ral (Incaper), Evair Vieira de Melo; a prefeita municipal Raquel Lessa; o presidente do Bandes, Guerino Balestrassi e prefeitos do Norte do Estado, deputados estaduais e lideranças locais.

O Deputado Federal Lelo Coimbra, os Prefeitos Neucimar Fraga, de Vila Velha, João Coser, de Vitória, e Helder Salomão, de Cariacica, junto com o presidente do Bandes, Guerino Balestrassi, apreciam o cappuccino no stand do Meridiano na ACAPS 2009

Bento Venturim, diretor do SICOOB (E), Clevinho Pancieri, do Meridiano, Raquel Lessa, Prefeita de São Gabriel da Palha e os vereadores Leo Bragato e Carlos Canal durante o Simpósio