meridiano notícias n° 31

6
Boletim Informativo da Indústria Meridiano - Colatina/ES - N° 31 - Janeiro/Fevereiro/Março 2010 O Meridiano abriu 2009 inovando. E agora abre 2010 da mesma forma: em breve os consumidores de nossos produtos vão encontrar nas gôndolas de supermercados e em outros pontos de venda o achocolatado Chocant sendo oferecido em nova em- balagem, com mais conforto e praticidade. Até agora, o Chocant, que é produzido com mais chocolate e menos açúcar do que a maioria dos con- correntes, vem sendo comercializado em embalagem do tipo stand-up pouch. A nova apresentação será um pote com rotulagem em tons vermelhos. Como na forma anterior, o conteúdo continuará sendo de 400 gramas do produto. O pote possui vantagens sobre a atual embala- gem, tanto para o cliente se servir do achocolatado, quanto na armazenagem em casa ou em estabeleci- mentos comerciais. Na ilustração ao lado você pode conferir como vai encontrar sua bebida de chocolate preferida em muito pouco tempo. Essa é a última inovação da empresa que sempre as apresenta e, como sabem todos os seus clientes, também aposta em qualidade. 2010 Chocant! O s supermercados Oriundi (Aracruz) e Tres- mann (Santa Maria de Jetibá) e a Cafeteria Salpic Express (Cachoeiro de Itapemirim) são nos- sos parceiros desse trimestre (fotos acima). Conheça cada um deles e seus municípios. Páginas 4, 5 e 6 PARCEIROS

Upload: cafe-meridiano

Post on 11-Jul-2015

729 views

Category:

Entertainment & Humor


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Meridiano Notícias n° 31

1

Boletim Informativo da Indústria Meridiano - Colatina/ES - N° 31 - Janeiro/Fevereiro/Março 2010

O Meridiano abriu 2009 inovando. E agora abre 2010 da mesma forma: em breve os consumidores de nossos produtos vão encontrar nas gôndolas

de supermercados e em outros pontos de venda o achocolatado Chocant sendo oferecido em nova em-balagem, com mais conforto e praticidade.

Até agora, o Chocant, que é produzido com mais chocolate e menos açúcar do que a maioria dos con-correntes, vem sendo comercializado em embalagem do tipo stand-up pouch. A nova apresentação será um pote com rotulagem em tons vermelhos. Como na forma anterior, o conteúdo continuará sendo de 400 gramas do produto.

O pote possui vantagens sobre a atual embala-gem, tanto para o cliente se servir do achocolatado, quanto na armazenagem em casa ou em estabeleci-mentos comerciais. Na ilustração ao lado você pode conferir como vai encontrar sua bebida de chocolate preferida em muito pouco tempo.

Essa é a última inovação da empresa que sempre as apresenta e, como sabem todos os seus clientes, também aposta em qualidade.

2010 Chocant!

Os supermercados Oriundi (Aracruz) e Tres-mann (Santa Maria de Jetibá) e a Cafeteria

Salpic Express (Cachoeiro de Itapemirim) são nos-sos parceiros desse trimestre (fotos acima). Conheça cada um deles e seus municípios. Páginas 4, 5 e 6

PARCEIROS

Page 2: Meridiano Notícias n° 31

2

CAFÉ MERIDIANO IND. E COM. LTDAMATRIZ - Rodovia Gether Lopes de Faria,

3660 - KM 09 - Carlos Germano Naumann - Co-latina/ES, Tel: (27) 3721-2388,

Site: www.meridiano.com.brFILIAL - Rua Neves Armond, 399 - Bento

Ferreira - Vitória/ES - Tel: (27) 3225-9886

DIRETORIADiretor Presidente - Cleverson Affonso PancieriDiretor Comercial – Geferson Luiz Pancieri

Diretor Comercial – Robson Renato Pancieri

Órgão ofi cial de Café Meridiano Ind. e Com. Ltda.Jornalista Responsável - Álvaro José Silva - Pro-

duzido por RS COMUNICAÇÃO LTDA. - Rua José Alexandre Buaiz, 190, sala 1609, CEP 29055-221 – Enseada do Suá – Vitória – ES., Tel: (27) 3327-0710, site: www.rscom.com.br

Impressão: GRÁFICA ESPÍRITO SANTO

Rua Doutor A. Olivei-ra, 154, CEP 29045-560, Vitória – ES, telefone: 3212-7800, site:www.grafi caes.com.br

Pela primeira vez desde que a publicação foi criada, há 16 anos, um produto

capixaba ligado a café fi gura entre os “TopFive” da revista Super-mercado Moderno, publicação de circulação nacional ligada ao setor

Ingredientes:50 ml de suco de laranja50 ml de Café Meridiano Classic3 barrinhas de chocolate3 colheres (sopa) de leite condensado1 colher (sopa) de fécula de batata.Modo de preparo:Misturar todos os ingredientes, levar ao fogo até engrossar e decorar a taça com leite condensado.

Fondue de laranja com café

Filtro Meridiano vira “TopFive”

O Meridiano tem um prova-dor com curso de degus-tação avançada. Trata-se

de Adauto Werneck, (à esquerda, foto acima). Ele fez o curso De-gustação Avançada de cafés – me-todologia SCAA - em São Paulo, no Centro da cidade, de 27 a 30 de outubro com o professor Ensei Uejo Neto. Na prática, esse curso representou uma “calibragem” de nosso profi ssional, responsá-vel pelo laboratório de análise de qualidade de café da empresa, por onde passam os produtos adqui-ridos para serem industrializados e se tornarem os diversos blends que o Meridiano fabrica e distribui em três Estados - Espírito Santo, Minas e Bahia.

supermercadista brasileiro. Trata-se do Filtro de Papel para Café Meridiano. E está na revista, à página 318, com o selo “Estreia”.O Filtro de Papel, fornecido pelo Meridiano nos formatos 102 e 103, fi cou em 5º lugar, logo após

produtos, na maioria dos casos de multinacionais. Isso na Edição Especial TopFive 2009/10 da revista, que saiu com a publicação do “Guia Prático de Sortimento 2009”, uma longa pesquisa.A eleição para os fi ltros mais lem-brados do setor supermercadista, de acordo com o “Índice de Prefe-rência do Varejista”, foi feita com a revista ouvindo nada menos que 321 representantes do setor super-mercadista. Já na classifi cação de acordo com o “mix de marcas”, outra apuração feita pela publica-ção, os fi ltros da nossa empresa fi guram em 8º lugar.

Degustação avançada

Caso não esteja interessado em receber o Me-ridiano Notícias, por favor, envie um e-mail para [email protected] com o assunto CANCELAR RECEBIMENTO

Page 3: Meridiano Notícias n° 31

3

Faz pouco tempo que o Meridiano está presente em Cachoeiro de Itapemi-rim, nos dois endereços

da Salpic, uma referência da cidade em panifi cação já há 13 anos e, agora, há seis meses, em cafeteria. Há mais ou menos quatro meses, nossos cafés passaram a vender lá, e muito bem.

Rogério Veloso Antônio, pro-prietário da empresa, explica que o endereço mais antigo, há 13 anos na Rua Jerônimo Ribeiro 398, em Amarelos, a Salpic Panifi cadora Ltda., foi base para a criação da Sal-pic Express, essa a que tem pouco mais de meio ano e fi ca na Avenida Aristides Campos, 221, Bairro Gil-berto Machado, uma região nobre de Cachoeiro.

Rogério contratou os serviços do Meridiano e não se arrepende nem um pouco: “o Meridiano está se saindo muito bem”, diz ele. No caso da padaria, a máquina utilizada é automática, e como a clientela é tradicionalista, a Salpic serve ali o café coado preparado com o blend Café Meridiano Extra Forte.

O endereço de Amarelos, por sinal, concentra a parte de produ-

Meridiano faz sucesso na Salpic

A Capital Secreta do mundo

O Governador Francisco Alberto Rubim, que pode ser considerado como fundador da cidade, escreveu ofício datado de julho de 1819, ao referir-se à medição de estrada que mandou

abrir : “...Principia próximo do Quartel da Barca que fi z levantar na margem Sul do Rio Itapemirim defronte a primeira caxoeira (sic) seis léguas para o sertão da vila que faço menção...” Nascia Cachoeiro de Itapemirim (foto). Sua população estimada para 2007 foi de 198.962 habitantes. Ocupa área de 892,9 km², fi ca situado no Sul do Espírito Santo, às margens do Rio Itapemirim. É carinhosamente chamado de A Capital Secreta do mundo. Com altitude média de 37 metros acima do nível do mar, tem o ponto habitado mais alto da cidade a cerca de 180 metros de altura. Está 139 qui-lômetros ao sul de Vitória. É onde nasceram o cantor e compositor Roberto Carlos, o cronista Rubem Braga e outros famosos e apaixonados. Dos que têm paixão mes-mo, imorredoura, pela terra de belezas naturais como os maciços O Frade e a Freira e o Itabira. (Fontes: Prefeitura Municipal de Cachoeiro e Wikipédia)

ção da empresa e que consta de 20 por cento de congelados forneci-dos por uma indústria do ramo e

os 80 por cento restantes feitos lá. Depois, tem fração dessa produção direcionada para a cafeteria recém inaugurada.

Nela as baristas, treinadas por nossa empresa, operam um equipa-mento profi ssional. E os preferidos da clientela são os Cappuccinos, o Café Meridiano Espresso, drinks com café e também bebidas gela-das. Todas, receitas passadas pelo Meridiano para as profi ssionais da Salpic.

Rogério acredita que a parce-ria com o Meridiano vai crescer. Quando a população da cidade conhecer melhor o novo endereço Salpic e souber que estamos lá com a boa recepção que já tivemos, as vendas tenderão a disparar. Por sinal, como fala o proprietário, “a primeira compra que fi zemos a vocês terminou antes do esperado. Tivemos que fazer logo um segun-do pedido”

A loja da Salpic, em área privilegiada de Cachoeiro, e um dos drinks preparados lá. Muitos foram passados aos baristas locais pelo Meridiano

Page 4: Meridiano Notícias n° 31

4

O Meridiano já está presente há vinte anos nas pratelei-ras do Supermer-

cado Tresmann, de Santa Maria de Jetibá, hoje com uma loja de 10 check-outs e atendendo a uma clientela muito diversifi cada. O que prova uma coisa: estamos presentes tanto no litoral como nas monta-nhas, como é esse caso. Os desta-ques locais fi cam, segundo Miquele Tresmann, uma das diretoras da empresa, com os Cafés Meridiano Extra-Forte e Tradicional.

Mas isso não quer dizer que

somente eles estejam à disposição do público do município. Ao longo dessas duas décadas, a população de origem pomerana conhece e consome nas gôndolas os demais produtos da empresa como outros cafés, Cappuccinos e acessórios.

Justamente por esses motivos somados, Miquele tem um concei-to fi rmado de nossa empresa, que é de todos no Supermercado: “o Café Meridiano sempre foi par-ceiro do Tresmann, está sempre participando das nossas campa-nhas, oferecendo degustação de seus blends na loja e oferecendo

produtos de qualidade. São fatores que proporcionam o crescimento das empresas, bem como o fortale-cimento da marca.”

A história da empresa come-çou em 30 de junho de 1978, na esquina cruzada pela Avenida Frederico Grulke e Rua Hermann Roelke, quando Renildo Tresmann e Adolfo Frederico, este já faleci-do, fundaram a Casa Dos Tecidos Santa Maria. Na época o mix de produtos era bem reduzido e se concentrava, principalmente, no comércio de tecidos e utilidades do lar, pois as famílias da região ainda produziam a própria alimentação nas lavouras.

Da pequena venda e partindo para o ramo varejista, em 1983 foi adquirida sede própria em um novo ponto comercial mais amplo, na Avenida Frederico Grulke, onde ela está localizada até hoje. Na oca-sião, foi agregada maior variedade de produtos, incluindo açougue, hortifruti, eletrodomésticos, etc.

Em 1988 a empresa passou a ser dirigida por Renildo e esposa e ter o nome Comercial Tresmann Ltda. Ganhando cada vez mais conceito no mercado, em 1995 houve necessidade de dar mais um passo, com ampliação de espaço físico, pois já não era mais o sufi -ciente para atender aos clientes.

A expansão e a modernização do espaço físico não foram as únicas mudanças positivas. Houve, também, um aumento de 50% do quadro de funcionários da empre-sa. Para comemorar a reinaugura-ção, nos primeiros dias de novem-bro de 2005 o município teve o seu maior evento empresarial realizado até hoje, que foi a Festa de Reinau-guração do Tresmann Supermer-cado. Essa história mostra a visão da empresa onde o Meridiano faz sucesso: ser o primeiro hipermer-cado da região serrana capixaba.

Tresmann cresce em Santa Maria

Município pomeranoEm 1872 e 1873 desembarcaram no porto de Vitória algumas centenas de famílias alemãs. Esses alemães eram provenientes, em sua maioria, da Pomerânia, então perten-

cente à Prússia e atualmente território da Polônia. Ao todo, chegaram ao estado do Espírito Santo uns 4 mil pomeranos (foto). Na colônia houve uma divisão étnica: de um lado do Rio Jucu viviam os alemães provenientes do Hunsrück e do outro lado os colonos provenientes da Pomerânia. Mas os pomeranos eram em maior número e, com o passar do tempo, os hunsrückers foram assimilados pelos outros. O isolamento contribuiu para a cultura da região: mantendo pouco contato

com o resto da população brasileira, os pomeranos preservaram sua cultura e idioma. Ainda hoje, os descendentes deles levam estilo de vida muito semelhante ao dos imigran-tes que ali chegaram no fi nal do século XIX. (Fonte: Wikipédia)

Na loja do Supermercado Tresmann, a gerente de loja Sofi a Hofmann, a consultora do Meridiano Eliane e o gerente de compras Ezequiel

Page 5: Meridiano Notícias n° 31

5

Desde o dia 24 de novembro o Me-ridiano fi gura com destaque na mais nova

loja supermercadistas da Grande Vitória. Mais precisamente, desde que foi inaugurado o Carone Mall de Laranjeiras, novo conceito de supermercado, que une a loja tradi-cional a um mix de outras. É a 8ª do grupo capixaba.

Na prática, o Carone Mall é um Mini-Shopping Center, onde o cliente pode encontrar de prati-camente tudo. Principalmente de tudo o que oferece o Café Meridia-no. Ele está localizado na Avenida Civit, a principal do bairro e numa das regiões mais populosas da região metropolitana.

No dia 24 de novembro, quan-do da inauguração da loja às 09 horas, os clientes foram recebidos por nós e para conhecer o espaço de degustação lá montado. Somos a única empresa do ramo com degustação fi xa. Esse espaço, por sinal, fi ca bem ao lado dos exposi-tores onde os clientes já estão ad-quirindo os produtos da empresa, feitos com café ou para o café.

Lá está também a nova loja da Cafeteria da Mama, no Mall ven-dendo o Café Meridiano Espresso, drinks e outras bebidas com café. Ela já é uma tradicional comercia-lizadora de nossa marca, obtendo sucesso nos endereços onde ofe-rece cafés de primeira qualidade, outras bebidas e comidas.

Cafeteria reabreA Cafeteria Meridiano de Colatina

reabriu depois de passar por reforma e ampliação. Agora dirigida pelos casais Sandro/Vânia e Mazinho/Késia, ela incorporou uma choperia. Acrescentou também novos pratos como pastéis, bolinho de bacalhau, combo árabe e algumas tortas como a de bacalhau e a de frango com queijo Catupiri. No dia-a-dia os destaques continuam sendo o Café Meridiano Espresso, as bebidas quentes e gela-das, alcoólicas ou não, todas com café.

Com destaque no Carone Mall

Siga-nos no Twitter

O Café Meridiano já tem conta no Twitter, o novo canal para a troca de informações com seus clientes, amigos e interessados em bons cafés. Agora, para saber das últimas novidades, basta ao usuário digitar o mais novo

endereço da empresa: www.twitter.com/cafemeridiano. Nele, ele vai acompanhar as mais recentes notícias relativas a uma deliciosa bebida. E também poderá tirar dúvidas.Por sinal, o Twitter – a rede social de microblogs que vem conquistando grande número de usuários da internet no Brasil e no restante do mundo – e nosso endereço eletrônico institucional já foram integrados (www.meridiano.com.br) e a proximidade entre clien-tes e Meridiano aumentou ainda mais com a medi-da. Logo na home do site está o link que direciona o internauta. Com o “passarinho” identifi cando. Desta forma e também agora através do Twitter, o Meridiano compartilha novida-des as mais variadas com seu público. São dicas e informações sobre a empresa e as atividades que exerce. Os amantes de cafés de ótima qualidade terão notícias gerais, receitas diversas, informações sobre a bebida e também poderão saber dos próximos lançamentos da marca capixaba que aposta em qualidade.Esse é mais um canal de comunicação entre o Meridiano e os seus milhares de clientes no Espírito Santo e em outros estados, como Minas Gerais e Bahia.

O gerente Vagner, do Carone Mall, ao lado do espaço de de-gustação montado na loja pelo Meridiano

Page 6: Meridiano Notícias n° 31

6

O Meridiano é referência para nós. Temos por essa empresa um con-ceito muito elevado,

de instituição séria. É afi nidade que transcende relacionamento comercial, gerando amizades pes-soais entre nossa família e os que dirigem a sua, que atua aqui desde que surgimos.

As palavras são de Aderbauer Pedroni, o Babau, diretor do Supermercado Oriundi – respon-sabilidade que divide hoje com os irmãos Aderjânio, o Jânio, e Ader-vânio, o Vânio –, referência em Aracruz, ele tem agora o projeto de se instalar em Linhares.

Babau conta que sua empresa era um pequeno supermercado em área alugada, surgido em 04 de novembro de 1977 e fundado por seu irmão Adenauer Pedroni. Hoje a família tem uma loja com área de vendas de dois mil metros quadra-dos, 16 check-outs e cerca de 15 mil itens ativos. O Supermercado Aracruz Ltda tem nome de fanta-sia de Oriundi (aquele que veio da Itália) porque toda a família é de “oriundis”.

O Meridiano chegou lá no iní-cio. “Sua empresa foi conquistando mercado na loja e em toda a região, como resultado de um trabalho forte. Isso não cai do céu”, segun-do diz Babau, que completa: “Ai de mim se o Meridiano não vender bem aqui!”

O Oriundi não é um super-mercado comum. Dá conforto aos clientes, tem lojas de entorno e participa de muitos projetos. Iniciativas como Domingo no Trem, Caminho da Roça, Agrotu-rismo, Passeio de Escuna, Passeio Ecológico, Consumidor Ecológico, Exposições de Flores, Desfi les de Moda, Passeio Ciclístico, Vida Sau-dável, Centro Cultural, Exposições e recolhimento da gordura produ-zida na empresa, para e reciclagem em Vitória.

Os programas destinados a clientes montam grupos defi nidos por sorteio. Os de caráter social

Uma referência em Aracruz

Município turístico

Localizado no litoral norte capixaba, o município de Aracruz iniciou-se como o aldeamento jesuíta Aldeia Nova, à margem do rio Piraqueaçu, em 1556. Ao longo de sua formação, teve nomes como Santa Cruz, Sauaçu e, por fi m,

Aracruz. Sauaçu em tupi-guarani signifi ca macaco grande e surgiu devido ao fato de a região ser mata fechada habitada por macacos de grande porte. Por não existirem na Itália, esses animais, com suas algazarras, atraíam a atenção de imigrantes italianos. Em 1832 o imigrante italiano Pietro Tabacchi chegou à região de Santa Cruz e fundou a Fazenda Nova Trento em homenagem a sua terra natal. Ela seria responsável pela vinda de 386 famílias italianas saídas de Gênova em 1874. Em 3 de abril de 1848 foi criado o Município de Santa Cruz (hoje Aracruz). Mas só em 1891 a Vila foi elevada a cidade, no decreto estadual nº 19. A transposição da sede foi aprovada na câmara de vereadores em 1948, mas houve problemas com a população de Santa Cruz. A transferência ocorreria dois anos depois. A transposição foi feita para unir vários distritos, pois a sede fi cava no meio do município. (Fonte: Wikipédia)

têm renda total destinada a entida-des assistenciais ou benefi centes. Os produtos são vendidos e a renda vai para orfanato. E o Centro Cultural promove a cultura regional como o artesanato indígena.

A primeira empresa a vender produtos orgânicos no Estado, também a primeira a vender carnes

de origem controlada, o Oriundi orgulha-se disso. E o Meridiano também. Tanto que os grupos de clientes do supermecado já partici-param mais de uma vez de cursos sobre café oferecidos em Aracruz por baristas de nossa marca. Além de outras promoções ligadas aos projetos.

Na foto aérea, a bela área do Oriun-di e suas lojas em Aracruz, e um dos cursos sobre Café Meridiano