melhor idade

1
VIVA SAÚDE | 95 WWW.REVISTAVIVASAUDE.COM.BR Melhor idade | por Jéssie Panegassi Pesquisa estuda declínio da atividade cerebral Pesquisadores da Universidade Yale (EUA) descobriram, por meio de análise em animais, que o cérebro que está envelhecendo possui maior dificuldade em reconhecer quando é hora de se mover para uma nova tarefa. Eles explicam que o objeto desse estudo era o tipo de memória que permite que a pessoa se recorde que o jantar está no fogão enquanto conversa ao telefone, por exemplo. E, para isso, os estudiosos analisaram a atividade cerebral no córtex pré-frontal médio dos ratos. Eles descobriram que esses neurônios reagiram mais devagar aos sinais nos mais velhos, enquanto os mais jovens tiveram o processo quase que de forma imediata. A partir daí concluíram que também o cérebro das pessoas mais velhas parece perder a habilidade de responder a estímulos que indicam a hora de se mover para uma nova tarefa. Com esses dados, os pesquisadores da universidade esperam um dia poder entender quais são os mecanismos de como funciona a memória. E, por meio desses dados, os cientistas poderão encontrar uma forma de diminuir, ou até mesmo eliminar, o processo de deterioração do cérebro durante o tempo de vida de uma pessoa. É POSSÍVEL GARANTIR UMA EXPOSIÇÃO SAUDÁVEL AO SOL SEM PREJUDICAR A PELE? Com o envelhecimento, o tecido da pele fica mais fino e as pessoas, mais suscetíveis a queimaduras solares. Também é comum aparecerem lesões de pele pré-malignas e malignas decorrentes dos anos de exposição crônica ao sol. Essa exposição em excesso pode causar até lesões arroxeadas, que acontecem porque o tecido de sustentação ao redor dos vasos sanguíneos diminuem com a idade — rompendo-se, assim, com mais facilidade. Portanto, “é fundamental que o idoso não se esqueça de usar o protetor solar, que não se exponha entre 11h e 16h e que opte pelo uso de roupas com fator de proteção solar, chapéu e óculos”, ensina Vanessa Metz, membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD). Apesar dessas recomendações, tomar sol é bastante importante para a saúde — principalmente para a formação da vitamina D, que tem relação com o cálcio ósseo. Por isso, os idosos devem ser encorajados a praticar atividades físicas ao ar livre, como caminhadas. “Meia hora de exposição solar por dia, com o filtro, já é suficiente para produção de vitamina D”, alerta a dermatologista. Mas atenção: o horário mais indicado para a prática desses exercícios é no início do dia. Essa estratégia é mais uma forma de ajudar a estimular a disposição. FOTOS: SHUTTERSTOCK; DIVULGAÇÃO. de proteção contra os raios UV, é o que as roupas e os acessórios da UV.Line garantem. Os modelos são divididos entre masculinos, femininos e também infantis 98 %

Upload: jessie-panegassi

Post on 11-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

viva saúde | 95 www . revistavivasaude . com . br de proteção contra os raios UV, é o que as roupas e os acessórios da UV.Line garantem. Os modelos são divididos entre masculinos, femininos e também infantis : shutterstock ; divulgação fotos .

TRANSCRIPT

viva saúde | 95www.revistavivasaude.com.br

Melhor idade | por Jéssie Panegassi

Pesquisa estuda declínio da atividade cerebral Pesquisadores da Universidade Yale (EUA) descobriram, por meio de análise em animais, que o cérebro que está envelhecendo possui maior dificuldade em reconhecer quando é hora de se mover para uma nova tarefa. Eles explicam que o objeto desse estudo era o tipo de memória que permite que a pessoa se recorde que o jantar está no fogão enquanto conversa ao telefone, por exemplo. E, para isso, os estudiosos analisaram a atividade cerebral no córtex pré-frontal médio dos ratos. Eles descobriram que esses neurônios reagiram mais devagar aos sinais nos mais velhos, enquanto os mais jovens tiveram o processo quase que de forma imediata. A partir daí concluíram que também o cérebro das pessoas mais velhas parece perder a habilidade de responder a estímulos que indicam a hora de se mover para uma nova tarefa. Com esses dados, os pesquisadores da universidade esperam um dia poder entender quais são os mecanismos de como funciona a memória. E, por meio desses dados, os cientistas poderão encontrar uma forma de diminuir, ou até mesmo eliminar, o processo de deterioração do cérebro durante o tempo de vida de uma pessoa.

é possível garantir uma exposição saudável ao sol sem prejudicar a pele?com o envelhecimento, o tecido da pele fica mais fino e as pessoas, mais suscetíveis a queimaduras solares. também é comum aparecerem lesões de pele pré-malignas e malignas decorrentes dos anos de exposição crônica ao sol. essa exposição em excesso pode causar até lesões arroxeadas, que acontecem porque o tecido de sustentação ao redor dos vasos sanguíneos diminuem com a idade — rompendo-se, assim, com mais facilidade. portanto, “é fundamental que o idoso não se esqueça de usar o protetor solar, que não se exponha entre 11h e 16h e que opte pelo uso de roupas com fator de proteção solar, chapéu e óculos”, ensina vanessa metz, membro da academia americana de dermatologia (aad). apesar dessas recomendações, tomar sol é bastante importante para a saúde — principalmente para a formação da vitamina d, que tem relação com o cálcio ósseo. por isso, os idosos devem ser encorajados a praticar atividades físicas ao ar livre, como caminhadas. “meia hora de exposição solar por dia, com o filtro, já é suficiente para produção de vitamina d”, alerta a dermatologista. mas atenção: o horário mais indicado para a prática desses exercícios é no início do dia. essa estratégia é mais uma forma de ajudar a estimular a disposição.

foto

s: sh

utt

erst

ock

; div

ulg

ação

.

de proteção contra os raios UV, é o que as

roupas e os acessórios da UV.Line garantem.

Os modelos são divididos entre

masculinos, femininos e também infantis

98%

L_Melhor idade.indd 95 17/5/2012 14:55:07