medidas de prevenção devem continuar durante e após … · 2021. 2. 19. · deus e que respeita...

8
1 Sol com algumas nuvens. Não chove. Fonte: CLIMATEMPO máx.35º mín.22º EDIÇÃO IMPRESSA Nível do rio Paraguai (Ladário) ÚLTIMOS 3 DIAS SEXTA-FEIRA Edição: 2636| Ano: XIV Preço: R$ 1,00 Corumbá, 19 de fevereiro de 2021 17/02 16/02 1,45 m 1,44 m 1,40 m 18/02 Anderson Gallo Leonardo Cabral Medidas de prevenção devem continuar durante e após vacinação contra a covid-19 População deve manter rotina de cuidados, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social para evitar transmissão da doença. >>PÁGINA 03 Pai "some" com filho de 11 anos e mobiliza Polícia, familiares e redes sociais CORUMBÁ Corumbá já tem alta incidência de notificações suspeitas de dengue BANDEIRA VERMELHA >>PÁGINA 04 >>PÁGINA 06

Upload: others

Post on 24-Feb-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Medidas de prevenção devem continuar durante e após … · 2021. 2. 19. · Deus e que respeita isso, procu-rando viver de acordo com Seus mandamen-tos e ensinamentos, vive muito

Diário Corumbaense - Corumbá - MS19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

1Sol com algumas nuvens. Não chove.

Fonte: CLIMATEMPOmáx.35º

mín.22º

EDIÇÃO IMPRESSA

Nível do rio Paraguai(Ladário)ÚLTIMOS 3 DIAS

SEXTA-FEIRA Edição: 2636| Ano: XIVPreço: R$ 1,00Corumbá, 19 de fevereiro de 2021

17/0216/021,45 m1,44 m1,40 m18/02

>>PÁGINA 05

Anderson Gallo

Leonardo Cabral

Medidas de prevenção devem continuar durante e após vacinação contra a covid-19

População deve manter rotina de cuidados, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social para evitar transmissão da doença. >>PÁGINA 03

Pai "some" com filho de 11 anos e mobiliza Polícia, familiares e redes sociais

CORUMBÁ

Corumbá já tem alta incidência de notificações suspeitas de dengue

BANDEIRA VERMELHA

>>PÁGINA 04>>PÁGINA 06

Page 2: Medidas de prevenção devem continuar durante e após … · 2021. 2. 19. · Deus e que respeita isso, procu-rando viver de acordo com Seus mandamen-tos e ensinamentos, vive muito

Diário Corumbaense - Corumbá - MS19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

2

Expediente

Jornal Diário CorumbaenseRua Cabral, nº 1.283 - CentroFones: 3232-4690 / 3232-4691 Corumbá-MS

www.diariocorumbaense.com.brwww.diarionline.com.br

A redação não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida, portanto, os mesmos podem não representar, necessariamente, a opinião deste jornal.

Diagramação, Criação e Design

Repórter Fotográfico

Anderson Gallo - DRT-MS 1271

Ricardo Albertoni MirandaJoão Victor Nunes

RedaçãoDireção Geral:Rosana Nunes - MTB-064/[email protected]

Ricardo Albertoni - DRT 1765/[email protected]

/diarionline /diarionline Leonardo [email protected]

ARTIGO

Sua vida tem um propósito Divino

T odo indivíduo que realmen-te acredita em Deus e que

respeita isso, procu-rando viver de acordo com Seus mandamen-tos e ensinamentos, vive muito melhor que qualquer outro. Esse simples conhecimen-to, seguido de um profundo desejo de obediência a Ele, pode proporcionar verda-deiros milagres na vida de qualquer um. O problema é que nem todos agem dessa ma-neira, da qual se pro-puseram a seguir há muito tempo, muito antes da criação da Terra.

Para esclarecer e confirmar essas duas afirmações de que vi-víamos com Ele antes da formação da Terra e que escolhemos fa-zer parte desse Plano para nosso crescimen-to (moral e espiritual) e consequentemente da nossa salvação, (*) Wilson Aquino é jornalista e professor.

Wilson Aquino (*)

devemos recorrer às Escrituras Sagradas, que têm respostas para absolutamen-te todas as questões pessoal, profissional, familiar, espiritual... que o indivíduo dese-jar saber.

Quanto à primei-ra afirmação, de que vivíamos com Ele an-tes de virmos à Terra, apesar de muitas igre-jas não creem nisso, o próprio Senhor a confirma. Acompanhe Sua conversa com Jó: “Onde estavas tu, quando eu fundava a Terra? Faze-mo saber, se tens enten-dimento. Quem lhe pôs as medidas, se tu o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre o que estão fundadas as suas bases? Ou quem assentou a sua pedra de esquina; Quando as estrelas da alva juntas ale-gremente cantavam, e todos os filhos de

Deus jubilavam? ”(Jó 38: 1-7).

Alguma dúvida de-pois desta informação dada pelo próprio Se-nhor?

A outra questão é a de que aceitamos os mandamentos e ensinamentos do Se-nhor, para segui-los na Terra. Somos pri-vilegiados por estar-mos aqui, pois somos filhos especiais Dele.

O Plano de Deus era que viéssemos à Terra, ganhando um corpo mortal, passan-do por um véu de es-quecimento de como e onde vivíamos no mundo espiritual. De acordo com esse pla-no, enquanto estivés-semos longe (Dele), todos nós cometería-mos pecados e alguns se perderiam.

O Pai Celestial co-nhecia e amava cada um de nós e sabia que precisaríamos de aju-da; assim, planejou um meio de auxiliar-

-nos.Precisaríamos de

um salvador para pa-gar pelos nossos peca-dos e para nos ensinar como voltar ao Pai. Jesus Cristo estava disposto a vir e dar a vida por nós, toman-do sobre si os nossos pecados. Ele, como o Pai Celestial, deseja-va que decidíssemos se obedeceríamos aos mandamentos. Sabia que era necessário que fôssemos livres para provar que mere-ceríamos a exaltação.

Satanás, que se cha-mava Lúcifer, também se apresentou e disse que redimiria a huma-nidade toda, de modo que nenhuma alma se perderia, não nos per-mitindo escolher. Tira-ria a nossa liberdade de escolha que nos fora dada pelo Pai.

E mais: desejava ter toda honra por nossa salvação. No final, como sabemos, Jesus Cristo foi esco-

lhido e preordenado para ser nosso Salva-dor. Satanás ficou ira-do e rebelou-se. Hou-ve uma batalha no céu. Satanás e seus seguidores lutaram contra Jesus Cristo e seus seguidores, que “venceram pelo san-gue do cordeiro e pela palavra do seu testemunho” (Apoca-lipse 12:11).

E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e satanás, que engana todo o mundo; ele foi lançado na Terra e os seus anjos foram lançados com ele” (Apocalipse 12:9).

Observe que de-pois de perder lugar no Reino de Deus, Satanás foi deixado aqui na Terra junto com seus demônios para tentar infernizar a vida do homem e

desviá-lo do caminho de volta ao Senhor. Ele quer que todos os homens e mulheres de toda a Terra, de todos os tempos, sejam fra-cassados como ele.

No entanto, o Plano de Deus para nós, que já tivemos a honra de aprovar esse projeto e fazermos parte dele para enfrentarmos to-das as adversidades e tentações da vida, é lutarmos com todas as forças, alicerçadas Nele, para sermos sal-vos agora e para sem-pre.

Portanto, o Senhor tem sim um propósito Divino para você e a cada um de nós, seus filhos, que já estive-ram, estão e estarão aqui na Terra. Tudo o que precisamos fa-zer para descobrirmos qual é esse propósito e nos voltarmos a Ele em ação e oração.

Page 3: Medidas de prevenção devem continuar durante e após … · 2021. 2. 19. · Deus e que respeita isso, procu-rando viver de acordo com Seus mandamen-tos e ensinamentos, vive muito

Diário Corumbaense - Corumbá - MS19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

3

SAÚDE

AGÊNCIA BRASILwww.agenciabrasil.ebc.com.br

Saúde orienta população a manter cuidados de combate à covid-19

Corumbá já registrou 9,2 mil casos positivos e 252 mortesDivulgação

Vacinação de todos os grupos prioritários deve durar até o final do ano, estima secretário

ROSANA NUNES COMASCOM PMC

Com o início da imunização dos grupos priori-tários contra a

covid-19, houve dimi-nuição dos cuidados de biossegurança, que são fundamentais para a prevenção. Desde o início da pandemia, Corumbá já registrou 9.216 casos positivos da doença e 252 óbitos. Do total de notifica-ções, 8.758 infectados se recuperaram.

O prefeito Marcelo Iunes pede para que a população mantenha a atenção necessária.

“Faz quase um ano que lutamos contra este inimigo, o município já tomou inúmeras medi-das visando a preven-ção, e a assistência em saúde dos casos positi-vos, como a criação de leitos de CTI exclusivo, uma Central de Atendi-mento específica para suspeitos e confirma-dos, bem como uma rede de mapeamento e monitoramento dos casos positivos”, enfa-tizou.

“Percebemos que muitas pessoas não conseguem manter o nível de atenção e cui-dado do começo, mas é fundamental para se

evitar a contaminação. A vacinação está ocor-rendo de forma grada-tiva, no momento toda a produção é do Minis-tério, não temos como comprar, mas quando puder vamos adquirir”, complementou o chefe do Executivo corumba-ense.

Até o momento o município recebeu 5.526 doses dos imuni-zantes e aplicou 4.968 doses em trabalhado-res da saúde, idosos acima de 80 anos e indígenas. Desse total, 3.596 pessoas recebe-ram a primeira dose e, 1.372, a segunda.

“A vacina é funda-

mental, mas somente ela não é suficiente, não estamos falando de um elixir mágico

que vai resolver a pan-demia. Iniciamos a imunização dos traba-lhadores de saúde, in-

dígenas e idosos acima de 80 anos, a vacina-ção de todos os grupos prioritários deve durar até o final do ano. A po-pulação deve continu-ar a fazer a sua parte, caso contrário, a curva epidemiológica voltará a subir”, advertiu o se-cretário de Saúde, Ro-gério Leite.

As principais me-didas de prevenção devem ser uso de máscara, distancia-mento social, higiene das mãos e testagem sempre que tiver sinto-mas suspeitos. O agen-damento dos testes é pelo telefone 0800 647 0911.

Imunidade pós-vacina pode demorar semanas

O alerta para não abrir mão de cuidados pessoais, sob risco não só de adoecer em um momento em que o sis-tema de saúde continua sob pressão, mas tam-bém de colocar em peri-go a estratégia nacional de imunização contra a covid, também é refor-çado por especialistas que lembram que, além de nenhuma vacina ser 100% eficaz, principal-mente diante do risco de surgimento de no-vas variantes, o corpo humano demora algum tempo para começar a produzir os anticorpos que protegerão o orga-nismo contra a ação do novo coronavírus.

Segundo a vice-pre-sidente da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), a pediatra Isa-bella Ballalai, em média o tempo mínimo para que o sistema imune esteja apto a responder adequadamente contra a presença de qualquer agente patogênico cau-sador de doenças é de, no mínimo, 14 dias após

receber a primeira dose de uma vacina. Mas cada imunizante tem seu pró-prio tempo médio para ativar o sistema imuno-lógico, conforme descrito por seus fabricantes.

Fiocruz

A dose da AstraZene-ca, por exemplo, é capaz de atingir uma eficácia geral de proteção da or-dem de 76% 22 dias após a aplicação da pri-meira dose. O percentu-al pode superar os 82% após a pessoa receber a segunda dose, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável por produzir, no Brasil, a vacina em parceria com a farmacêutica e a Univer-sidade de Oxford.

Um estudo publica-do na revista científica The Lancet, no início do mês, sustenta que a maior taxa de eficácia é atingida quando respei-tado o intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose.

Butantan

O Instituto Butantan, parceiro do laboratório

chinês Sinovac no de-senvolvimento da Coro-naVac, afirma que são necessárias, em geral, duas semanas após a segunda dose para que a pessoa esteja pro-tegida, já que esse é o tempo que o sistema leva para criar anticor-pos neutralizantes que barram a entrada do vírus nas células. Ain-da segundo o instituto, uma quantidade maior de anticorpos pode ser registrada até um mês após o fim da vacina-ção, também variando de indivíduo para indi-víduo.

Cuidados

“Ao tomar uma va-cina, a pessoa tem que aguardar pela ação do seu próprio sistema imunológico, que vai produzir os anticorpos que irão protegê-la”, reforça Isabella, des-tacando a importância de, mesmo após tomar a segunda dose, a pes-soa continuar usan-do máscaras, evitando aglomerações, higieni-zando as mãos e ob-jetos e respeitando as

Quinto lote de vacina deve chegar na próxima semana

NOTÍCIAS MSwww.noticias.ms.gov.br

Já na próxima sema-na, deve chegar a Mato Grosso do Sul, mais um lote da vacina contra a covid-19. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde ao Fórum Nacio-nal de Governadores, na quarta-feira (17) e nesta nova remessa de-vem ser liberadas 4,8 milhões de doses da Coronavac aos estados.

O Secretário de Es-tado de Saúde, Geraldo Resende diz estar espe-rançosos com a possi-bilidade de envio des-sas novas doses para

Mato Grosso do Sul. Segundo ele, assim que o Ministério fizer a distribuição das novas remessas das vacinas, elas serão encaminha-das aos municípios o mais rápido possível.

Mato Grosso do Sul recebeu até agora 222.746 (vacinas), em quatro carregamentos enviados pelo Ministério da Saúde. A primeira (re-messa) chegou no dia 18 de janeiro, com um lote de 158,7 mil doses da vacina Coronavac.

O segundo lote de-sembarcou no Estado em 24 de janeiro, com 22 mil doses da vacina

AstraZeneca/Oxford. Já o terceiro lote che-gou ao Estado em 25 de janeiro, em um reforço de mais 10,2 mil doses da Coronavac. A quar-ta remessa com 32 mil doses de vacina contra a Covid-19 foi entregue ao Governo do Estado no dia 7 de fevereiro.

Além da distribuição das vacinas, Mato Gros-so do Sul também se tor-nou destaque nacional na aplicação dos imuni-zantes, estando entre os primeiros colocados em todo País na vacinação, quando é feita a conta-gem proporcional ao nú-mero de habitantes.

recomendações das au-toridades sanitárias.

“É muito importante que as pessoas enten-dam que será preciso continuar tomando os mesmos cuidados por mais algum tempo.

Este ano tende a ser melhor que 2020, pois já temos mais conheci-mento e algumas res-postas à doença, mas, infelizmente, 2021 será ainda de distanciamen-to e de uso de másca-

ras”, acrescenta a vice--presidente da SBIm, acrescentando que, para diminuir a trans-missão da doença, será preciso vacinar, no mí-nimo, 60% da popula-ção brasileira.

Page 4: Medidas de prevenção devem continuar durante e após … · 2021. 2. 19. · Deus e que respeita isso, procu-rando viver de acordo com Seus mandamen-tos e ensinamentos, vive muito

Diário Corumbaense - Corumbá - MS19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

4

SAÚDE

Na bandeira vermelha, Corumbá já tem alta incidência de notificações de dengue

Anderson Gallo/Arquivo Diário

Moradores devem manter quintais limpos para evitar proliferação do mosquito transmissor

LEONARDO [email protected]

C orumbá está na bandeira vermelha, com alta incidência

de casos de dengue neste segundo mês do ano. É o que informou o boletim epidemioló-gico, que corresponde à semana seis, da Se-cretaria Estadual de Saúde (SES), divulga-do na quarta-feira, 17 de fevereiro. Ou seja, o Município pantanei-ro aparece acima de 300 casos por 100 mil habitantes.

O boletim é divul-gado semanalmente pela SES. Corumbá aparece com 371 ca-sos suspeitos, 47 a mais de uma semana para a outra. Já em relação a casos posi-tivos, o SES indica a cidade com 64 pesso-as confirmadas com a doença, 15 a mais do que na semana cinco.

Já a Secretaria Municipal de Saú-de informou que até o dia 13 de fevereiro, a cidade já havia ul-trapassado os dados contabilizados pelo Estado. Foram 709 notificações suspeitas na semana epidemio-lógica de número seis, 56 deles confirmados por exame laborato-rial.

Bairros com maior incidência

A Secretaria de Saúde de Corumbá, também informou que os bairros com maior incidência da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, são a região do Centro, com 44 no-tificações e o bairro Cristo Redentor, com 43.

Seguindo os dois primeiros, os bairros com maior incidência são: Guatós e Popular Nova que têm 36 noti-ficações cada; Univer-sitário com 30; Maria Leite com 24; e Ae-roporto, Dom Bosco, Jardim dos Estados

com 20 cada um.Com os números

subindo, o mutirão para combater a pro-liferação do mosquito, que também é respon-sável pela transmis-são zika vírus e febre chikungunya, está sendo reforçado e co-meçou ontem no Cris-to Redentor e vai até este sábado (20).

O mutirão tem o objetivo de desenvol-ver ações educativas, eliminar pequenos e grandes depósitos de larvas, colocar te-las em caixas d’água que estejam abertas e cal em fossas. Mas a ação individual dos moradores é a manei-ra mais eficaz de se combater o mosqui-to, já que os focos se concentram principal-mente nos domicílios.

Nesta sexta-feira (19) o mutirão aten-derá as ruas Paraná, Ladário, Oriental e Minas Gerais. No sá-bado, será a vez das ruas Antônio Maria, São Paulo, Tiradentes e Salgado Filho.

Primeira morte

O boletim epide-miológico estadual também confirmou a primeira morte por dengue em Mato Grosso do Sul. Trata--se de um idoso, de 66 anos, morador em Dourados. Ele morreu no dia 29 de janeiro.

Em 2020, quan-do Corumbá enfren-tou uma epidemia de dengue, com quatro mortes, Mato Grosso do Sul bateu recorde nos óbitos se compa-

rado aos últimos cinco anos. Foram 42 pesso-as que perderam a ba-talha para a doença.

Sintomas e tratamento

Os sintomas da do-ença são: febre alta com início súbito (en-tre 39º a 40º C); for-te dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimen-to dos mesmos; man-chas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com co-ceiras; extremo can-saço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articula-ções; náuseas e vômi-tos.

O Ministério da Saúde apenas reco-menda o uso de para-cetamol para o contro-

le da febre e da dor na suspeita de dengue, nunca ultrapassando o limite de 3 gramas por dia. No entanto, o uso de qualquer me-dicamento só deve ser

feita após indicação de um médico.

É importante man-ter-se hidratado e fi-car em repouso para facilitar o combate ao vírus pelo organismo.

As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:

Manter bem tampados tonéis, caixas e barris de água;

Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

Manter caixas d’agua bem fechadas;

Remover galhos e folhas de calhas;

Não deixar água acumulada sobre a laje;

Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana;

Trocar água dos vasos e plantas aquáti-cas uma vez por semana;

Colocar lixos em sacos plásticos em li-xeiras fechadas;

Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;

Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

Acondicionar pneus em locais cobertos;

Fazer sempre manutenção de piscinas;

Tampar ralos;

Colocar areia nos cacos de vidro de mu-ros ou cimento;

Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

Limpar sempre a bandeja do ar condi-cionado;

Lonas para cobrir materiais de constru-ção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;

Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

Page 5: Medidas de prevenção devem continuar durante e após … · 2021. 2. 19. · Deus e que respeita isso, procu-rando viver de acordo com Seus mandamen-tos e ensinamentos, vive muito

Diário Corumbaense - Corumbá - MS19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

5

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO DA PMCwww.corumba.ms.gov.br/

GERAL

Prefeito atende pedido e Município vai arcar com parte de plano de saúde de aposentados e pensionistas

Divulgação/PMC

Decreto assinado pelo prefeito Marcelo Iunes foi publicado na segunda-feira

O prefeito Marce-lo Iunes aten-deu a um an-seio antigo dos

servidores da Prefeitu-ra de Corumbá. Com o Decreto N° 2.499, publicado na edição de segunda-feira (15) do DIOCORUMBÁ, o Município passa a ar-car com parte do plano de saúde dos aposen-tados e pensionistas do regime próprio da Previdência Social do Município (Funprev) e os pagos pelo Tesouro Municipal.

“Atualmente, os servidores que se apo-sentam e que desejam continuar no plano de saúde devem contribuir

com o valor integral deste, sem nenhuma contrapartida do Poder Público”, observou o prefeito. “E isso acaba-va por onerar muito os aposentados, os quais dedicaram tempo con-siderável de sua vida para a Administração Pública”, completou Iu-nes.

O secretário mu-nicipal de Finanças e Gestão, Luiz Henrique Maia de Paula, expli-cou que, para o bene-fício ser estendido aos aposentados e pensio-nistas, foi necessária uma adequação dos percentuais pagos pe-los servidores efetivos e comissionados, de modo a manter o equi-líbrio econômico e fi-nanceiro da ação.

“Os servidores efe-tivos e comissionados terão um reajuste míni-mo na contribuição do plano de saúde, a qual resultará em enorme ganho social por per-mitir a inclusão dos aposentados com este benefício”, reforçou o secretário.

Conforme estabele-ce o Decreto N° 2.499, “de cada beneficiário ti-tular efetivo, o desconto na remuneração men-sal em valor equivalen-te a 7,5% (sete e meio por cento) e de cada beneficiário titular não--efetivo, desconto na remuneração mensal em valor equivalente a 10% (dez por cento)”.

O texto estabelece ainda que “do patro-cinador integrante da

Administração Dire-ta e Indireta do Poder Executivo Municipal, o recolhimento no valor correspondente a 7,5% (sete e meio por cento) da folha de pagamento mensal do beneficiário efetivo e do beneficiá-rio especial e 5% (cinco por cento) da folha de pagamento mensal do beneficiário não-efeti-vo, respeitado o limite

de 3% das respectivas despesas de pessoal e até 70% do valor de contribuição de cada segurado”.

De acordo com a su-perintendente de Pre-vidência Social da Se-cretaria de Finanças e Gestão, Gabriela Wink-ler, dos 755 aposenta-dos e pensionistas da Prefeitura, apenas 104 eram beneficiários no

plano de saúde. “Mui-tos não aderiam por ter de contribuir na inte-gralidade. Agora, com contribuição por parte do Poder Público, será possível estender esse número”, afirmou, re-forçando que o plano dos aposentados e pen-sionistas não será pago com recursos do Fun-prev e sim com recursos próprios da Prefeitura.

Marinha abre inscrições para concurso de níveis fundamental e médio

Anderson Gallo/Arquivo Diário

Sexto Distrito Naval tem 19 vagas em processo seletivo

A Marinha do Brasil abriu inscrições para processo seletivo de profissionais de níveis fundamental e médio para prestação do Ser-viço Militar Voluntário de Praças Temporários (SMV-PR), nas áreas Industrial, de Saúde, Apoio e Administrati-va.

As vagas são para

ROSANA [email protected]

ambos os sexos, com mais de 18 anos de idade e no máximo 40 anos, até 31 de de-zembro do ano de sua incorporação, a fim de comporem as fileiras militares como Praças da Reserva de 2ª Clas-se da Marinha (RM2).

O Comando do 6º Distrito Naval, sedia-do em Ladário, oferece vagas na área Indus-trial com especialidade em Eletrotécnica (1),

Mecânica (1), Motores (2) e Química (1); Saú-de com especialidade em Higiene Dental (1) e Patologia Clínica (1); Apoio com especialida-de em Administração (7) e Processamento de Dados (1); e Adminis-trativa - Motorista de viaturas (4).

Os interessados devem acessar o site www.ingressonamari-nha.mar.mil.br, clicar em “Serviço Militar Voluntário”, escolher o Distrito Naval para o qual desejam concor-rer e acessar o link da inscrição e o respecti-vo Aviso de Convoca-ção.

As inscrições ficam abertas até 04 de mar-ço de 2021 e a taxa é de R$ 60,00. Mais in-formações pelos tele-fones: (67) 3234-1061 ou pelo e-mail: [email protected]. Com informa-ções da assessoria de imprensa do Comando do 6º DN.

Começam hoje inscrições em concurso para recenseador e agente para o Censo 2021

AGÊNCIA BRASILwww.agenciabrasil.ebc.com.br

O Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística (IBGE) pu-blicou ontem (18) o edital para o concurso do Censo Demográfico 2021. No total, serão oferecidas, 204.307 vagas temporárias, das quais 181.898 para a função de recenseador, 16.959 para a ativida-de de agente censitá-rio supervisor e 5.450 para o cargo de agente censitário municipal.

Para os cargos de agente censitário mu-nicipal e agente cen-sitário supervisor, as inscrições começam hoje (19) e vão até 15 de março. A taxa de inscrição é de R$ 39,49 e podem ser fei-tas pelo site da banca de avaliação Cebraspe

(https://www.cebras-pe.org.br/concursos/ibge_20_agente).

Já para as vagas de recenseador, as inscri-ções começam no dia 23 de fevereiro e vão até 19 de março. A taxa de inscrição é R$ 25,77 e a inscrição pode ser feita no endereço ele-trônico https://www.cebraspe.org.br/con-cursos/ibge_20_%20recenseador.

O salário previsto para agente censitário municipal é R$ 2.100; para agente supervi-sor é R$ 1.700. Já a remuneração do re-censeador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada, unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas

recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

A previsão é de que as provas objetivas se-jam aplicadas presen-cialmente em 18 de abril para o cargo de agente censitário mu-nicipal e agente cen-sitário supervisor. Já para a função de recen-seador, as provas pre-senciais devem ocorrer no dia 25 de abril, "se-guindo os protocolos sanitários de preven-ção da covid-19".

De acordo com o edital, caberá ao recen-seador realizar a co-leta, presencialmente e/ou por telefone, das informações do Censo Demográfico 2021 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua área de trabalho.

Page 6: Medidas de prevenção devem continuar durante e após … · 2021. 2. 19. · Deus e que respeita isso, procu-rando viver de acordo com Seus mandamen-tos e ensinamentos, vive muito

Diário Corumbaense - Corumbá - MS19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

6

GERAL

Campanha da Fraternidade será aberta neste sábado

em Corumbá e LadárioDivulgação

Campanha da Fraternidade deste ano tem o tema "Fraternidade e Diálogo"

A quarta-feira de cinzas, 17 de feverei-ro, marcou o início da Quaresma, perío-do de quarenta dias que antecede a prin-cipal celebração do cristianismo: a Pás-coa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada num domingo e praticada desde o século IV.

Em entrevista ao Diário Corumbaen-se, o Bispo Diocesa-no de Corumbá, Dom João Aparecido Ber-gamasco, disse que é tempo de interioriza-ção maior da vivência da palavra de Deus.

“Para nós, a Qua-resma é um tempo de preparação para a celebração da Pás-coa, identificação pe-nitencial, onde bus-camos assim, fazer da Quaresma o ca-minho para celebrar a Páscoa de Jesus. Mesmo com o tempo que estamos vivendo, com a pandemia, os protocolos e restri-ções serão seguidos e celebrações nas igre-jas serão realizadas, como a imposição das cinzas, momento que representa a introdu-ção dos fieis no tempo da Quaresma”, falou o Bispo.

“Durante toda a Quaresma a igreja oferece aos fieis, mo-mentos penitenciais, de sacramento da pe-nitência e confissão, convida-os para exer-cícios quaresmais, como a oração, tão importante também o jejum e a caridade, que é uma manifes-tação do nosso amor ao próximo, da nossa

LEONARDO [email protected]

solidariedade com os que sofrem, despren-dimento, quebrando nosso orgulho, egoís-mo”, mencionou.

A Quaresma termi-na no Sábado de Ale-luia, anterior ao Do-mingo de Páscoa. Os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se reco-lhem em oração e pe-nitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Campanha da Fraternidade

Além do início da Quaresma, a Igreja também abre a Cam-panha da Fraternida-de 2021. Não haverá este ano a tradicional caminhada entre La-dário e Corumbá. Por causa da pandemia da covid-19, a Cam-panha será lançada no sábado (20) com celebração pelas re-des sociais, reunindo as comunidades da Diocese de Corum-bá e Ladário. O tema este ano é: “Fraterni-dade e Diálogo: com-promisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma uni-dade”.

“Todos os anos a Campanha da Fra-ternidade acompa-nha o tempo quares-mal, gesto concreto da nossa convivência cristã. Ela será ecu-mênica e envolve o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), com um tema importan-te para nós, fala da fraternidade e diálo-go, compromisso de amor”, explicou Dom João Bergamasco.

“Objetivo da cam-panha é através do diálogo amoroso, do testemunho da uni-dade, nessa diversi-dade, inspirarmos no amor de cristo, que-remos convidar a co-munidade de fé, pes-soas de boa vontade a pensar, avaliar e superar os caminhos da polarização e da violência que marca o mundo atual, quere-mos construir um ca-minho de paz”, com-pletou o Bispo.

O lançamento da Campanha da Frater-nidade na região será pela rede social, pá-gina da Diocese, no Facebook, e poderá ser acompanhada pe-los fieis, a partir das 17h de sábado (20): @pascomdioceseCo-rumba.

Polícia Civil descobre que menino desaparecido estava o tempo todo com o pai

Anderson Gallo

Logo que chegou à delegacia, Fernando foi ao encontro da mãe; ambos choraram muito

ROSANA NUNES

O menino Fer-nando Hen-rique Santos Pereira, de

11 anos, que estava desaparecido desde a manhã de quarta--feira (17), chegou no fim da tarde desta quinta (18) à Delega-cia de Polícia Civil. O Diário Corumbaense apurou que trabalho conjunto da equipe de investigação do 1º Distrito Policial e da Delegacia Regional de Polícia Civil che-gou à criança.

Fernando estava o tempo todo sob os cui-dados do pai, Fernan-do de Souza Pereira,

na casa de uma irmã dele, no bairro Popu-lar Nova. O pai, que está separado da mãe da criança, chegou a registrar boletim de ocorrência sobre o de-saparecimento do fi-lho.

Ele foi detido, leva-do para a delegacia e será interrogado pela delegada Tatiana Zin-gier e Silva, para es-clarecer o que o levou a "sumir" com o me-nino. Logo que che-gou ao DP, Fernando Henrique foi ao en-contro da mãe, Cris-tiane Santos Lima Pereira, e a emoção tomou conta dos dois.

O desaparecimen-to do menino causou grande comoção na ci-

dade, mobilizando fa-miliares, amigos e as redes sociais. A famí-lia chegou até a ofere-cer recompensa para quem desse informa-ção que levasse ao pa-radeiro do garoto.

"Graças a Deus ele está bem. Mas fomos feitos de palhaços. Desde que o menino desapareceu estamos à procura dele e até recompensa oferece-mos, para agora des-cobrirmos que o pai foi o responsável pelo sumiço do Fernando. Agora ele vai arcar com as consequência do que fez", disse à reportagem, a prima de Fernando de Sou-za Pereira, Elizandra Marinho.

LEONARDO CABRAL

Page 7: Medidas de prevenção devem continuar durante e após … · 2021. 2. 19. · Deus e que respeita isso, procu-rando viver de acordo com Seus mandamen-tos e ensinamentos, vive muito

Diário Corumbaense - Corumbá - MS19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636

[email protected]

twitter.com/diarionlinefacebook.com/diarionline

7

ENTRETENIMENTOPUBLICIDADE

Solução

BANCO 32

PALAVRAS CRUZADAS DIRETASwww.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

RPMERETIRANTE

TOLERANCIALEVANTAROEGAROA

CCCDEERCORPOACEM

MARGARIDAAPTOTEMOR

REPAJEIERMOANDO

ISAMARTESCATODE

COMEDIAOSRAMABASE

Ação ouresultadode tolerar

Móvelpara

guardarroupas

Buracoformado

pela quedado meteoro

A favorde; emprol de

Sufixo de"vinhedo"

Chefeespiritualindígena

O lugarvazio;desa-bitado

Esse, emespanhol

Poemalírico

para sercantado

Vitaminaencon-

trada nacenoura

Esmalteincolor para

unhas

Dispositivo decircuitos eletrônicos

A fogueiraolímpicaTelevisão

(red.)

Aumento do preço de um produto

Disparode arma

Vogais de "pera"

O planetavermelhoOs anos

do século

Erguer do chão300, emromanos

Hábil; capaz

Acusada deum crime

Medo;receio

Remédioem creme

Faço cami-nhadasGaivota,em tupi

Chuva finaHot (?),

cachorro-quente

Carne paraassadosRegistro

de reunião É coberto pela roupaTipo de flordo campo

Apelido de"Isabela"

Filmedivertido

Conjuntode galhosde umaplanta

Antecedeo "F"

Ventilar (o cômodo)

Iodo(símbolo)Acionamas teclas

Migrantedo sertão

Máquina usada napavimentação de

estradas

Espécie decobertor

Roça (os dentes)

Malvada

(?)Stevens,músico

3/ati — cat — ese — ode. 4/pajé — relê. 6/arejar.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br© Revistas COQUETEL

DICAS E JOGOS PARA DESENVOLVER

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

��������������������������

@COQUETEL

/REVISTASCOQUETEL

BANCO45

L FE D I T O G A L

I N E R E N T EA C R E T A ID O R I A L T

S E L A D O R US N O E A RÃ O F E N S AO S C U L O D

D N A T E I M AU A E R O IN I M B O R RC B O N S A I

H A B I L M R S

Ordem ju-dicial pu-blicada

em jornais

Datafixada quejamais háde chegar

Método de reconhe-cimento

biométrico

(?) chi chuan, arte

marcial

Auguste(?), pintor impres-sionista

LevTolstoi,

romancis-ta russo

"The (?)",seriado de

TV daWarner

(?) moral,ataque àhonra dealguém

Habitar;ter

residência

Tira-(?): éusado naexibição

de futebol Nuvemdensa ecinzentade chuva

"Ambos",em "ambi-

destro"

Mastiga àmaneira

das preás

Selton Mel-lo, ator de "O Palha-ço" (Cin.)

Cultivojaponês

de árvoresanãs

"Me And(?) Jones", sucesso de

Billy Paul

Vitaminacontra a

gripeQue execu-ta tarefascom agili-

dade eeficiência

Orelha,em inglês

A (?): lhe

É formado por adeni-na, timina,citosina eguanina

Estanho(símbolo)Beijo que

indicaamizadeou conci-

liação

Nato;congênito

Aboliu a escravidãonos EUAElemento

dos signos Touro,Virgem e Capricórnio

A vítima morta emacidente

Material imper-

meabili-zante

De saboramargo

João (?) Jr,prefeito deSão Paulo

(2017)

Epíteto dePelé

Musa da Tropicália

Canal do"Superbonita" (TV)

2/oc. 3/ear — tai. 5/nimbo. 6/renoir.

Solução Anterior

Page 8: Medidas de prevenção devem continuar durante e após … · 2021. 2. 19. · Deus e que respeita isso, procu-rando viver de acordo com Seus mandamen-tos e ensinamentos, vive muito

Diário Corumbaense - Corumbá - MS19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636

[email protected]

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

8