medidas apresentadas no cmj de 25 de maio

2
Exmº Sr. Presidente do Conselho Municipal de Juventude A Juventude Socialista de Abrantes pensa que a importância de um Conselho Municipal de Juventude (CMJ) passa essencialmente pela eficácia que tem perante o executivo autárquico. Neste sentido, vimos propor ao CMJ e a todos os elementos que o compõem que as medidas apresentadas e as tomadas de posições que o CMJ considere de determinada importância, deveriam ser do conhecimento da Assembleia Municipal através do próprio presidente do CMJ ou de um membro eleito pelas associações presentes no CMJ. Bem sabemos que os pareceres emitidos por este órgão não são vinculativos, todavia, poderiam eventualmente ter mais eficácia desta forma. Para além disso, a JS Abrantes sente que a atracção de novas pessoas para todas as associações aqui presentes não é nada fácil, sendo por vezes um obstáculo ao desenvolvimento de algumas associações. Sabemos bem que esta é uma “batalha” difícil, mas, achamos nós, que esta “abstenção” pode ser combatida em primeira linha nas escolas secundárias do nosso concelho. Neste sentido, propomos a seguinte acção para tentar combater este problema: 1. em primeira linha, que o CMJ (enquanto órgão em si) apresente nas escolas, ás suas turmas de secundário, questões sobre temas que cativem os jovens e estimulem a sua opinião; 2. depois, em cada escola, organizar um debate (em casa uma das escolas) em que esteja presente um membro de cada associação, para que possa apresentar aos jovens a existência da associação, o seu trabalho, os seus objectivos e o seu âmbito de intervenção na sociedade. Nesse mesmo debate, poderão ser discutidas essas mesmas questões. Note-se que com estas medidas, pretendemos apenas que os jovens se aproximem das associações e da sociedade. Pretendemos agir perante os jovens e com os jovens. Sublinhamos o facto de que estas medidas, consideramos nós, abrangem

Upload: afonso-costa

Post on 14-Aug-2015

52 views

Category:

News & Politics


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Medidas apresentadas no CMJ de 25 de Maio

Exmº Sr. Presidente do Conselho Municipal de Juventude

A Juventude Socialista de Abrantes pensa que a importância de um Conselho Municipal de Juventude (CMJ) passa essencialmente pela eficácia que tem perante o executivo autárquico.

Neste sentido, vimos propor ao CMJ e a todos os elementos que o compõem que as medidas apresentadas e as tomadas de posições que o CMJ considere de determinada importância, deveriam ser do conhecimento da Assembleia Municipal através do próprio presidente do CMJ ou de um membro eleito pelas associações presentes no CMJ.

Bem sabemos que os pareceres emitidos por este órgão não são vinculativos, todavia, poderiam eventualmente ter mais eficácia desta forma.

Para além disso, a JS Abrantes sente que a atracção de novas pessoas para todas as associações aqui presentes não é nada fácil, sendo por vezes um obstáculo ao desenvolvimento de algumas associações.

Sabemos bem que esta é uma “batalha” difícil, mas, achamos nós, que esta “abstenção” pode ser combatida em primeira linha nas escolas secundárias do nosso concelho.

Neste sentido, propomos a seguinte acção para tentar combater este problema:1. em primeira linha, que o CMJ (enquanto órgão em si) apresente nas escolas, ás

suas turmas de secundário, questões sobre temas que cativem os jovens e estimulem a sua opinião;

2. depois, em cada escola, organizar um debate (em casa uma das escolas) em que esteja presente um membro de cada associação, para que possa apresentar aos jovens a existência da associação, o seu trabalho, os seus objectivos e o seu âmbito de intervenção na sociedade. Nesse mesmo debate, poderão ser discutidas essas mesmas questões.

Note-se que com estas medidas, pretendemos apenas que os jovens se aproximem das associações e da sociedade. Pretendemos agir perante os jovens e com os jovens. Sublinhamos o facto de que estas medidas, consideramos nós, abrangem todas as associações presentes no CMJ, tendo sido pensadas por nós para benefício de todos.

Agradecemos a atenção dada as estas medidas, voltando a destacar o facto de terem sido elaboradas tendo sempre em mente todas as associações presentes, não pretendendo aqui qualquer tipo de protagonismo por parte da nossa estrutura.

Com os devidos cumprimentos,

Juventude Socialista de Abrantes