material digital de apoio ao professor - rocco · coraline nos lembrará das muitas cores e de...

5
PNLD 2018 LITERáRIO CATEGORIA 4 – CONTO ENSINO FUNDAMENTAL MATERIAL DIGITAL DE APOIO AO PROFESSOR

Upload: others

Post on 28-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: materiaL DigitaL De aPoio ao Professor - Rocco · Coraline nos lembrará das muitas cores e de tantas belezas que encontramos nas pessoas. Cada cor de pele tem um significado, uma

PNLD 2018 Literário

categoria 4 – coNtoeNsiNo fuNDameNtaL

materiaL DigitaL De

aPoio ao Professor

Page 2: materiaL DigitaL De aPoio ao Professor - Rocco · Coraline nos lembrará das muitas cores e de tantas belezas que encontramos nas pessoas. Cada cor de pele tem um significado, uma

Material digital de apoio ao professor

o autor e ilustrador

Alexandre Rampazo é paulistano, formado em Design pela Faculdade de Be-las Artes. Trabalhou por muito tempo como diretor de arte para publicidade e como designer, desenvolvendo capas de livros e projetos editoriais. Atual-mente, dedica-se à produção literária, como escritor e ilustrador, e tem diversos livros publicados com suas histórias e/ou desenhos. Em 2015, Os olhos cegos dos cavalos loucos, com ilustrações suas e escrito por Ignácio de Loyola Bran-dão, recebeu o Prêmio Jabuti como melhor livro juvenil. Em 2016, O mundo dos livros, com texto de Bia Bedran e ilustrado por ele, foi premiado em 3º lugar na categoria paradidático.

o tema

Coraline ouve o pedido de seu amigo Pedrinho:– Coraline, me empresta o lápis cor da pele?Coraline para, pensa, repensa, faz cara de lagosta e percebe que não sabe o que Pedrinho quer...O que é a “cor da pele”? Pele de quem?

a motivação

A leitura de A cor de Coraline oferecerá ao professor a oportunidade de tratar com seus alunos de questões fundamentais e necessárias relativas à pluralida-de e à diversidade. De grande importância no momento atual, tais questões têm mobilizado a todos e sua abordagem se torna cada vez mais urgente, na busca de um caminho de respeito e tolerância entre as pessoas. Coraline nos lembrará das muitas cores e de tantas belezas que encontramos nas pessoas. Cada cor de pele tem um significado, uma razão; a diversidade torna nosso mundo mais interessante, mais rico e colorido. Somos todos iguais e diferentes.

1

Page 3: materiaL DigitaL De aPoio ao Professor - Rocco · Coraline nos lembrará das muitas cores e de tantas belezas que encontramos nas pessoas. Cada cor de pele tem um significado, uma

sugestões de atividades • Língua portuguesa

Ao introduzir o livro na sala de aula, peça a seus alunos que, após localizar e ler o título, o nome do autor e ilustrador e observar capa e contracapa, levantem hipóteses a respeito do conteúdo do livro.

“Do que será que ele vai falar?”

Sugerimos que você anote as hipóteses de seus alunos, pois assim poderá, ao final da leitura, comparar as hipóteses levantadas com o tema do livro, reali-zando atividade de exploração dos indícios que nos oferece a observação dos livros. Desta forma você estará estimulando a capacidade de seus alunos de realizar boas escolhas de leitura em seu dia a dia.

Faça a leitura coletiva da obra com o grupo, a qual poderá ser realizada por você ou pelos alunos, de acordo com o nível de fluência da classe.

Durante a leitura sugira que seus alunos fiquem atentos às imagens que tam-bém contam a história e enriquecem grandemente o tema.

Ao final da leitura estimule seus alunos a recontarem a história oralmente, o que permitirá observar o quanto apreenderam do texto. Eles poderão, em se-guida, realizar a reescrita do conto em duplas ou trios.

Introduza a questão da cor da pele das pessoas, levan-tando, através de conversa, o valor e a beleza da di-versidade e a necessidade do respeito a todos os indivíduos, independentemente da cor de sua pele.

Investigue o conhecimento prévio do grupo sobre o assunto introduzindo a pergunta: ”O que faz com que as pessoas tenham cores de pele tão variadas?”

1

2

3

4

2

Page 4: materiaL DigitaL De aPoio ao Professor - Rocco · Coraline nos lembrará das muitas cores e de tantas belezas que encontramos nas pessoas. Cada cor de pele tem um significado, uma

apoio pós-leitura/ atividade de interdisciplinaridade (estudos sociais/História)

Professor(a), para tratar da questão da cor da pele, e portanto da diversidade étnica, será necessário abordar a questão da etnia e da miscigenação étnica tão presente em nosso país. O texto a seguir lhe dará essa possibilidade. O que é etnia?

Etnia significa grupo de pessoas que é culturalmente homogêneo, povo que tem os mesmos costumes, e tem também a mesma origem, cultura, língua, religião etc. Aspectos físicos como a cor da pele, por exemplo, em geral são características étnicas.

O Brasil é um país onde diversas etnias se encontram e se misturam, compondo sua população. A população brasileira é constituída de diferentes povos:

s os nativos (índios), que se encontravam no território antes da chegada dos portugueses;

s os portugueses, que vieram para o Brasil a fim de explorar nossas riquezas;

s os negros africanos, forçados a virem para o Brasil para trabalhar nos enge-nhos e na terra;

s os imigrantes, povos que vieram da Europa, Ásia e Oriente Médio, principalmente.

3

Page 5: materiaL DigitaL De aPoio ao Professor - Rocco · Coraline nos lembrará das muitas cores e de tantas belezas que encontramos nas pessoas. Cada cor de pele tem um significado, uma

Ao longo do tempo as relações que se estabeleceram entre pessoas de origens tão diversas foram gerando uma miscigenação étnica, ou seja, o cruzamento entre diferentes etnias.

Ao se unir e ter filhos, pessoas de etnias diferentes transmitem aos filhos suas ca-racterísticas. O indivíduo que nasce a partir da miscigenação étnica é considera-do mestiço. No Brasil muito raramente encontramos pessoas que não sejam mesti-ças, ou seja, cuja família não seja formada por diversas etnias.

Cores de pele muito variadas estão presentes no Brasil e isso se deve à miscigenação.

Após a atividade de leitura do texto e a conversa a respeito do tema, você pode-rá sugerir aos alunos que levem para casa perguntas que deverão ser respondi-das com a ajuda dos familiares:

s De onde vêm seus pais, seus avós, seus bisavós, seus tataravós? Eles vieram de outros lugares do mundo que não o Brasil?

s Que costumes e hábitos cada um trouxe do seu lugar de origem e que hoje fazem parte dos costumes da sua família?

Dando fechamento ao trabalho realizado, você poderá fazer com seus alunos a construção de um painel de figuras de rostos que expressem a beleza da miscigenação pre-sente no Brasil, expondo-o nos corredores da escola e informando às outras salas o que ele representa.

É muito importante que ao final do trabalho o grupo tenha adquirido a noção de que, com rarís-simas exceções, no Brasil somos todos mestiços, já que somos provenientes de miscigenação.

Esperamos que seus alunos aprendam mais e tenham uma leitura prazerosa!Bom trabalho, mestre!

1

2

ilustrações de alexandre rampazo

organização de sonia dreyfuss

4