material da disciplina de filosofia (platÃo) para a aula do dia 02/04/12

13
 FILOSOFIA ANTIGA PLATÃO E A RAZÃO PURA

Upload: direitofasc

Post on 17-Jul-2015

84 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12

5/14/2018 MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12. - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/material-da-disciplina-de-filosofia-platao-para-a-aula-do-dia-020412 1/13

 

FILOSOFIA ANTIGA

PLATÃO E ARAZÃO PURA

Page 2: MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12

5/14/2018 MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12. - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/material-da-disciplina-de-filosofia-platao-para-a-aula-do-dia-020412 2/13

Page 3: MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12

5/14/2018 MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12. - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/material-da-disciplina-de-filosofia-platao-para-a-aula-do-dia-020412 3/13

 

PEQUENO HISTÓRICO DA VIDA DEPLATÃO

• Platão nasceu em uma família tipicamente aristocrata, na qual participava,enquanto jovem, intensamente da vida política em Atenas. Nesse ínterim,conhece seu mestre e passa a dedicar-se ao estudo da filosofia. Entretanto,quando o governo ateniense condena Sócrates à morte, tem-secaracterizado um momento decisivo que guiará e ressaltará os estudos dePlatão: a sua cidade, na qual tanto ama e preza, está longe de ser ideal. Apolítica, nesse diapasão, deve ser estudada, segundo um enfoquefilosófico.

• Essa atitude se torna o projeto platônico, qual seja, o de buscar osfundamentos necessários para a ratificação e criação de uma sociedadeideal. Tal perquirição terá como conseqüência lógica o pensamento deSócrates, cujos alicerces são: a alma humana ( phsyché) e a virtude (areté).

• Segundo Bittar (2005, p. 77): todo sistema filosófico platônico é decorrência

de pressupostos transcendentes, quais a alma, a preexistência da alma, areminiscência de idéias, a subsistência da alma [...]. • Para se entender o que significa a palavra idéia na concepção de Platão,

deve-se ter em mente as seguintes características: a) a parte lógica daalma, bem como a virtude e; b) o papel da dialética e do método dosgeômetras.

Page 4: MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12

5/14/2018 MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12. - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/material-da-disciplina-de-filosofia-platao-para-a-aula-do-dia-020412 4/13

 

A concepção de idéia em Platão

• O termo idéia foi originalmente deturpado pela Modernidade, aocontrário do pensamento de Platão.

•  A categoria sugere alta carga genérica, remontando representaçõesmentais, caracterizando-o como fenômeno psicológico.

• Para Platão, segundo Reale, a Idéia [...] não é de modo algum um

  puro ser de razão e sim um ser e mesmo aquele ser que éabsolutamente, o ser verdadeiro. (2007, p. 61)• O pensamento platônico, ao refletir o sentido de Idéia, permite a

perquirição do Eidos, a essência interior que existe no ato depensar, delimitando sua natureza como puramente inteligível.

• É necessário perceber a realidade íntima das coisas. No

pensamento de Platão, essa possibilidade se concretiza no trinômiover-forma-ser •   A qualidade em Platão reside na imaterialidade, refutando a

concepção de Demócrito quantidade-materialidade.

Page 5: MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12

5/14/2018 MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12. - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/material-da-disciplina-de-filosofia-platao-para-a-aula-do-dia-020412 5/13

 

A concepção de idéia em Platão

•  A categoria Idéia em Platão, segundo aquela tríade, nãopode ser percebida pelo olho humano (físico), já queestar-se-ia na dimensão da imaterialidade.

• O ver a fim de corroborar a elaboração do pensamentoestá intimamente ligado à categoria alma (nôus).Procurar desenvolver a inteligibilidade, a essênciainterior, é necessário o olho da alma, pois, segundoReale, [...] o ver da inteligência capta forma inteligíveis,que são, exatamente, essências puras. [...] O ver intelectivo implica, como sua razão de ser, o objeto visto

intelectivo, ou seja, a Idéia. (2007, p. 63).•  A Idéia do pensamento platônico implica na formação deuma visão que compreende a elaboração de algo alémda simples percepção física humana: uma compreensãometafísica.

Page 6: MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12

5/14/2018 MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12. - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/material-da-disciplina-de-filosofia-platao-para-a-aula-do-dia-020412 6/13

 

O sentido da alma

• Platão retoma o conceito oferecido por seu mestre Sócrates para definir alma: é o eu, consciente, intelectual e moral. É precisamente no aspectointelectual na qual reside a primeira base dos estudos do filósofo helênico. A alma humana consegue, por meio da lógica, desenvolver a essência doconhecimento que guia as ações humanas. A partir desse pensamento,forma-se a Ciência.

• Conforme Bittar (2005, p. 78): a ciência só é possível do que é certo, eternoe imutável. Somente as idéias são, para Platão, certas, eternas e imutáveis.•   A alma socrática ( psyché), entretanto, não estabeleceu a ordem natural

dessa categoria. Pertenceria ela à materialidade do corpo ou estaria alémdessa dimensão?

• Platão transcendeu seu mestre nessa particularidade. Se o a vida pertenceao viver o corpo, o apego á matéria, toda forma de conhecimento poderia

ser refutada como inútil, pois tem um limite temporal. A alma pertenceria,portanto, à ordem da Imortalidade. Viver para a alma significa, nas palavrasde Reale, um [...] progressivo desapego do corpóreo. (2007, p. 183)

• Eis a questão fundamental em Platão: a alma é a dimensão imaterial einteligível do Homem. A imaterialidade e a inteligibilidade são eternas, logo,a alma é imortal.

Page 7: MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12

5/14/2018 MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12. - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/material-da-disciplina-de-filosofia-platao-para-a-aula-do-dia-020412 7/13

O sentido da alma•  A Razão, orientada pela alma, se concretiza pela virtude a fim de se

proporcionar ordem e equilíbrio ao comportamento humano.•   Além desse significado transcendente, a Ciência se efetiva a partir desse pensamento para elaborar modelos universais no intuito de seaprimorar o conhecimento dos fenômenos sensíveis.

• Para Platão, o conhecimento sensível é aquele momentâneo, ou seja,aquilo em que as sensações percebem em um dado momento, porém,essa percepção limita-se a uma esfera materialista, sendo necessário,portanto, a existência desses modelos de idéias que transcendem àmaterialidade: seu significado é o mesmo em qualquer época, língua oulugar (essência).

•   A fim de se corroborar essa formação, Platão utiliza-se de métodosmatemáticos para formular tais regramentos, destacando-se o métododos geômetras. Esse método é uma dialética ascendente, na qual se

parte de uma hipótese até se chegar em uma afirmação boa em simesma que explique todas as outras hipóteses (relação desubordinação).

• Diante desse quadro, torna-se perceptível o papel das idéias comofonte do exercício filosófico/mental, haja vista que ela é umadecorrência natural do espírito (logística/virtude) e da própria filosofia(dialética).

 

Page 8: MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12

5/14/2018 MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12. - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/material-da-disciplina-de-filosofia-platao-para-a-aula-do-dia-020412 8/13

Platão e a criação da Academia•  A história de Platão demonstra um momento decisivo em sua vida: a morte de

seu mestre. Esse fato lhe permitiu concluir que o pensamento filosófico nãodeveria encontrar sua meditação no meio social, e, sim, num meio no qual sepoderia observar e concretizar seu desenvolvimento pleno, umdesenvolvimento puramente teórico. Esse lugar foi chamado de  Academia.Contudo, tal fato não pode ser lido como uma aversão à polis, pelo contrário, foia forma que ele encontrou de aperfeiçoar as idéias de democracia e gestãopública.

• Para Bittar (2005, p. 07): a cisão traz como conseqüência uma forte inversão

dos ideais socráticos como tais; o filósofo, de agente maiêutico da sociedade,incumbido da tarefa de participar da elaboração arquitetônica do social, torna-seagente especulativo do saber e da theoría.

• Essa transformação do filósofo como agente participativo em pensador propriamente dito constitui a pedagogia platônica de educação (bíostheoretikós). Nesse preciso momento, tem-se fundada a educação (Paidéia)superior e, também, a primeira idéia de que o estado deve possuir o monopólio

da educação como forma de aperfeiçoamento de seus habitantes• O sentido da Academia repousa na intenção platônica de redimensionar asociedade, utilizando-se dos ensinamentos socráticos (filosofia como forma de(re)descobrir o homem).

• Nas palavras de Bittar (2005, p. 89): [...] No mundo, a tarefa de educação dasalmas, para Platão, deve ser levada a cabo pelo Estado, que monopoliza, nodiálogo da República, a vida do cidadão. A educação deve ser pública, com

vistas no melhor aproveitamento do cidadão pelo Estado e do Estado pelocidadão.

 

Page 9: MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12

5/14/2018 MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12. - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/material-da-disciplina-de-filosofia-platao-para-a-aula-do-dia-020412 9/13

Justiça, Ética e Educação•   Antes de se adentrar na discussão sobre as categorias citadas, é necessário

compreender a idéia de virtude no pensamento platônico. Essa primeiradefinição expõe a Justiça, Ética e Educação como ideais do convívio humano.•   A virtude, segundo Platão, refere-se à busca do bem que começa a ser 

elaborada a partir do ato de pensar. Procurar o bem significa a orientaçãohumana na disseminação do que é bom.

•  A virtude, portanto, direciona o pensar/agir individual (virtude moral) e coletivo(virtude política).

• Mas, como saber diferenciar o bem do mal? Conforme Platão, essapossibilidade existe somente por meio da Educação.

•   A Educação se torna uma virtude porque a procura do saber permite taldistinção, corroborando a concretização do bem. Entretanto, as virtudes moraise políticas são aperfeiçoadas para esse fim quando (re)pensadas a partir doConhecimento Científico.

• Para Silva (2006, p. 30): [...] o conhecimento pela experiência em si não conduz à plenitude da virtude senão pela educação. A virtude pela educação, teorizada

 por Platão, volta-se para o aperfeiçoamento moral do ser humano.

• E continua o autor (2006, p. 31): [...] o conhecimento comum, também chamadode opinião (doxa), age no plano dos sentidos. Esta instância do sensível não

 pode reivindicar, para si, o saber crítico, reflexivo. [...] o conhecimento científico(episteme) corresponde ao saber adquirido pela educação.

 

Page 10: MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12

5/14/2018 MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12. - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/material-da-disciplina-de-filosofia-platao-para-a-aula-do-dia-020412 10/13

Justiça, Ética e Educação•   A Justiça, no pensamento de Platão, é uma virtude, pois

direciona o pensar/agir em busca do bem a fim de promover aalteridade em detrimento ao egoísmo.

•   Ao pensar o outro, efetiva-se a construção de uma ordemsocial e estatal pautada não nos interesses particulares, mas

no aperfeiçoamento da virtude moral e política.• Segundo Silva (2006, p. 34): [...] Ninguém pode criar justiça

como bem individual para satisfazer interesses particulares.

• Para Platão, o desenvolvimento da República, por meio davirtude política, é o ponto essencial no qual os governantes

devem-se preocupar. A Justiça, a partir desse pensamento,impõe o que é justo ou injusto pela força do Estado (criaçãode leis). Conforme Silva (2006, p. 35), [...] A Justiça convém

ao Estado, por ser princípio ditado pela razão.

 

Page 11: MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12

5/14/2018 MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12. - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/material-da-disciplina-de-filosofia-platao-para-a-aula-do-dia-020412 11/13

Justiça, Ética e Educação• Veja-se a idéia de Platão no diálogo entre um ateniense e Clínias (1999, p.

186/188):•  Ateniense: [...] a justiça consiste no interesse do mais forte.

• Clínias: Explicate-se com maior clareza.

•   Ateniense: Ora, é assim que é: as leis num Estado – dizem – sáo sempre promulgadas pelo poder que nele vigora no momento. Não é assim?

• Clínias: Isso é inteiramente verdadeiro.

•   Ateniense: Supões então – argumentam eles – que uma democracia ouqualquer outra forma de governo, até mesmo uma monarquia despótica, tendoela conquistado a hegemonia, irá, por sua própria ação, produzir leis que nãotenham como objetivo primordial assegurar sua própria permanência no poder?

• Clínias: Certamente que não.

•  Ateniense: Por conseguinte, o legislador classificará como justas, as leis assim promulgadas, punindo todos aqueles que as violem como culpados de injustiça.

• Clínias: Não há duvida de que isso é provável.

•  Ateniense: E assim tais leis promulgadas constituirão aí sempre a justiça. [...]  Assim quando as leis são promulgadas no interesse de uma parte, chamaremosa estes promulgadores de partidários e aquilo que julgam sua forma de governode enfeudamento e não de uma autêntica forma de governo, sendo a justiçaque atribuem a essas leis meramente um nome vazio.

 

Page 12: MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12

5/14/2018 MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12. - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/material-da-disciplina-de-filosofia-platao-para-a-aula-do-dia-020412 12/13

Justiça, Ética e Educação• Justiça e Educação são virtudes porque representam o caminhar 

paulatino do Ser humano ao afastamento dos excessos. Justiça(sabedoria), Injustiça (ignorância), Virtude (sabedoria), Vício(ignorância), entre outros exemplos.

•  A Ética em Platão representa a orientação fornecida pela Razão, ouseja, essa categoria torna-se o princípio do Ser humano noquestionamento de suas ações a fim de promover o bem quandovislumbra as luzes do conhecimento.

• Para Silva (2006, p. 46), pode-se perceber duas proposiçõesacerca do pensamento de Platão no intuito de considerar oconhecimento como a medida ética do progressivoaperfeiçoamento moral e político do Ser humano: a)   A Razão

funciona como princípio de estrutura do pensamento, busca clarezadas idéias, ordem do raciocínio, coerência das proposições,objetividade na investigação; racionalidade no resultado; nestadimensão a razão separa o conhecimento da opinião, a verdadedas crenças, [...] as aversões do razoável; b) A Razão, como

  princípio de natureza reflexiva procura [...] o sentido da virtude

moral e política. Orienta o pensamento na busca de fundamentosde justiça.

 

Page 13: MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12

5/14/2018 MATERIAL DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA (PLATÃO) PARA A AULA DO DIA 02/04/12. - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/material-da-disciplina-de-filosofia-platao-para-a-aula-do-dia-020412 13/13

REFERÊNCIA DAS FONTES CITADAS

• BITTAR, Eduardo C. B; ASSIS, Guilherme Almeida de.Curso de filosofia do direito. 4. ed. São Paulo: Atlas,2005.

• PLATÃO. As leis. Tradução de Edson Bini. Bauru, (SP):EDIPRO, 1999.

• REALE, Giovanni. História da filosofia grega eromana: platão. Tradução de Henrique Cláudio de LimaVaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2007, v. III.

• SILVA, Moacyr Motta da. Direito, justiça, virtude morale razão: reflexões. Curitiba: Juruá, 2006.