matéria orgânica em decomposição - 10º b

9
Biomassa e biogás Realizado por: Helena Andrade Eduardo João Lopes

Upload: fisica-quimica-a

Post on 21-Jun-2015

6.863 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Matéria Orgânica em Decomposição - 10º B

Biomassa e biogás

Realizado por:Helena AndradeEduardoJoão Lopes

Page 2: Matéria Orgânica em Decomposição - 10º B

A biomassaÉ todo o recurso renovável proveniente de matéria orgânica (esta pode ser de origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada na produção de energia. A energia acumulada nos combustíveis tradicionais (lenha) e industrias, como os subprodutos resultantes da transformação da madeira, pode ser aproveitada para a produção de electricidade ou para o aquecimento. Também as plantas terrestres com elevado teor energético, como o milho e cana de açúcar, podem ser utilizadas como combustíveis. A energia vegetal armazena energia química através do processo da fotossíntese.

Page 3: Matéria Orgânica em Decomposição - 10º B

Vantagens: Baixo custo de aquisição;

Não emite dióxido de enxofre;

As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;

Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);

Menor risco ambiental;

Recurso renovável;

Emissões não contribuem para o efeito estufa.

Page 4: Matéria Orgânica em Decomposição - 10º B

Desvantagens:

Menor poder calorífico;

Maior possibilidade de geração de material particulado para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particulado;

Necessária a criação de um sistema mais eficiente de transporte de bio-combustíveis;

Afecta o ecossistema;

Provoca poluição;

Page 5: Matéria Orgânica em Decomposição - 10º B

Produtos derivados da biomassaAlguns exemplos de produtos derivados da biomassa são:

•Bio-óleo: líquido negro obtido por meio do processo de pirólise cujas destinações principais são aquecimento e geração de energia eléctrica.

•Biogás: metano obtido juntamente com dióxido de carbono por meio da decomposição de materiais como resíduos, alimentos, esgoto e esterco em digestores de biomassa.

•Biomass-to-Liquids: líquido obtido em duas etapas. Primeiro é realizado um processo de gasificação, cujo produto é submetido ao processo de Fischer-Tropsch. Pode ser empregado na composição de lubrificantes e combustíveis líquidos para utilização em motores do ciclo diesel.

•Etanol Celulósico: etanol obtido alternativamente por dois processos. Em um deles a biomassa, formada basicamente por moléculas de celulose, é submetida ao processo de hidrólise enzimática. O outro processo é composto pela execução sucessiva das três seguintes fases: gasificação, fermentação e destilação.

•Bioetanol "comum": feito no Brasil à base do sumo extraído da cana-de-açúcar (caldo-de-cana). Há países que empregam milho (caso dos Estados Unidos).

Page 6: Matéria Orgânica em Decomposição - 10º B

O biogás É um gás combustível que resulta da decomposição dos detritos animais e

vegetais pela acção de bactérias em meio anaeróbio. Da fermentação destes detritos vegetais liberta-se dióxido de carbono, metano e outros gases que constituem o biogás combustível. É uma fonte de energética que pode ser usada para aquecimento de instalações agrícolas e estufas, iluminação, funcionamento de motores de alfaias agrícolas, bombagem de água.

Page 7: Matéria Orgânica em Decomposição - 10º B

BIOGÁS EM SUBSTITUIÇÃO A DERIVADOS DE PETRÓLEO•Com o aumento do preço internacional do petróleo, que mesmo assim nem sempre

esteve disponível, tornou-se necessária a intensificação das pesquisas relativas a fontes alternativas de energia, de forma que as mesmas condições de desempenhar expressivo papel na substituição do petróleo e seus derivados.•Como no presente estágio da economia mundial, os combustíveis fósseis ocupam substancial parcela no sector energético, a alternativa que se basear em fontes renováveis terá, de médio a longo prazo, perspectivas decididamente positivas.•O processo de encarecimento progressivo dos combustíveis fósseis irá de forma progressiva, tornando viáveis outras fontes energéticas hoje consideradas ainda não económicas.•A crise energética mundial evidenciou a nossa vulnerabilidade; cerca de 50% dos nossos derivados de petróleo, nos quais se apoiam praticamente todo nosso transporte terrestre, marítimo, fluvial e todo aquecimento para fins industriais, dependem exclusivamente do petróleo. A produção nacional de petróleo não é suficiente para atender a demanda interna, apontando-nos uma necessidade imediata de se diversificar as fontes e a natureza dos combustíveis, de modo a garantir a nossa sobrevivência, o nosso desenvolvimento e a nossa tranquilidade.•Gás metano, nosso combustível doméstico mais limpo e mais barato, praticamente inesgotável, pois existe em qualquer lixo e esgoto (além de jazidas naturais), se apresenta aqui, como importante alternativa energética, com condições de desempenhar expressivo papel na substituição do petróleo e seus derivados.

Page 8: Matéria Orgânica em Decomposição - 10º B

• A substituição do GLP, um derivado de petróleo importado; • Comodidade e segurança para o consumidor, vantagens

inerentes ao gás canalizado; • Não é necessária a sua purificação, removendo-se apenas os

líquidos condensados ao longo das vias de captação e distribuição;

• Os equipamentos adaptados mostraram um desempenho razoável; as donas de casa que utilizam o gás têm se mostrado satisfeitas com a mudança pois, a chama é bastante limpa, não deixando resíduos de fuligem nas panelas.

Vantagens: