matemÁtica, ciÊncias e redaÇÃo prova aplicada · fundaÇÃo universa | ucb vestibular 2/2013 2...

16
VESTIBULAR 2/2013 LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES A SEGUIR. Aguarde a ordem do chefe de sala para abrir este caderno de provas. Ao iniciar, verifique se este caderno contém 30 (trinta) questões e duas propostas do tema de redação. Verifique, também, na folha de respostas, se as informações relativas a você estão corretas. Caso haja falha de impressão em seu caderno de provas e(ou) haja algum dado a ser retificado em sua folha de respostas, solicite ao chefe de sala que tome as providências cabíveis. A folha de respostas não pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às respostas. Você dispõe de 4 (quatro) horas para fazer as provas objetivas e a redação. Controle o tempo, pois não haverá prorrogação desse prazo. Na duração das provas, está incluído o tempo destinado à entrega do material, à identificação – que será feita no decorrer das provas – e ao preenchimento da folha de respostas e da folha de redação. Não se esqueça, ao término das provas, de devolver, devidamente preenchidas, a folha de respostas e a folha de redação. Somente será permitido levar este caderno de provas após 3 (três) horas do início das provas. Nas questões do tipo A, marque na folha de respostas, na coluna com o código V, o campo correspondente, caso julgue o item VERDADEIRO; ou na coluna com o código F, o campo correspondente, caso julgue o item FALSO. Nas questões do tipo B, marque na folha de respostas, na coluna com o código V (primeira coluna), o algarismo da dezena; e na coluna com o código F (segunda coluna), o algarismo da unidade. Para marcar corretamente o campo na folha de respostas, cubra, fortemente, com caneta esferográfica azul ou preta, o espaço a ele correspondente. Para sua orientação, veja, nos exemplos a seguir, como marcar as questões tipo A e tipo B. Exemplo de questão Tipo A Exemplo de questão Tipo B A cidade de Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960, destaca-se entre as demais por diversos motivos. Com base nessa afirmação, julgue os itens a seguir. Na equação seguinte, determine o valor de x: 0 1 10 2 = x . 0.( ) Cidade de estilo arquitetônico diferente das demais capitais brasileiras. Resolução: V F 5 10 2 1 10 2 0 1 10 2 = = = = x x x x V F 1.( ) Capital mais populosa do Estado Brasileiro. 2.( ) A cidade brasileira com maiores problemas de poluição. Resposta: 05 3.( ) A cidade onde está a sede do Poder Executivo Federal. Obs. 1 a COLUNA – Marcação do item – VERDADEIRO Obs. 1 a COLUNA – DEZENAS 2 a COLUNA – Marcação do item – FALSO 2 a COLUNA – UNIDADES Realização: Aplicação: 14/7/2013 Universidade Católica de Brasília Pró-Reitoria de Graduação PROVA APLICADA

Upload: tranxuyen

Post on 23-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

VESTIBULAR 2/2013 LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS,

MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES A SEGUIR. Aguarde a ordem do chefe de sala para abrir este caderno de provas.

Ao iniciar, verifique se este caderno contém 30 (trinta) questões e duas propostas do tema de redação. Verifique, também, na folha de respostas, se as informações relativas a você estão corretas. Caso haja falha de impressão em seu caderno de provas e(ou) haja algum dado a ser retificado em sua folha de respostas, solicite ao chefe de sala que tome as providências cabíveis.

A folha de respostas não pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às respostas.

Você dispõe de 4 (quatro) horas para fazer as provas objetivas e a redação. Controle o tempo, pois não haverá prorrogação desse prazo.

Na duração das provas, está incluído o tempo destinado à entrega do material, à identificação – que será feita no decorrer das provas – e ao preenchimento da folha de respostas e da folha de redação.

Não se esqueça, ao término das provas, de devolver, devidamente preenchidas, a folha de respostas e a folha de redação.

Somente será permitido levar este caderno de provas após 3 (três) horas do início das provas.

Nas questões do tipo A, marque na folha de respostas, na coluna com o código V, o campo correspondente, caso julgue o item VERDADEIRO; ou na coluna com o código F, o campo correspondente, caso julgue o item FALSO.

Nas questões do tipo B, marque na folha de respostas, na coluna com o código V (primeira coluna), o algarismo da dezena; e na coluna com o código F (segunda coluna), o algarismo da unidade.

Para marcar corretamente o campo na folha de respostas, cubra, fortemente, com caneta esferográfica azul ou preta, o espaço a ele correspondente. Para sua orientação, veja, nos exemplos a seguir, como marcar as questões tipo A e tipo B.

Exemplo de questão Tipo A Exemplo de questão Tipo B A cidade de Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960, destaca-se entre as demais por diversos motivos. Com base nessa afirmação, julgue os itens a seguir.

Na equação seguinte, determine o valor de x: 01

102

=−x .

0.( ) Cidade de estilo arquitetônico diferente das demais capitais brasileiras.

Resolução: V F

5

102110201

102

=⇒

=⇒=⇒=−

x

xxx

V F

1.( ) Capital mais populosa do Estado Brasileiro.

2.( )

A cidade brasileira com maiores problemas de poluição.

Resposta: 05

3.( )

A cidade onde está a sede do Poder Executivo Federal.

Obs.

1a COLUNA – Marcação do item – VERDADEIRO

Obs. 1a COLUNA – DEZENAS

2a COLUNA – Marcação do item – FALSO

2a COLUNA – UNIDADES

Realização:

Apl

icaç

ão: 1

4/7/

2013

Universidade Católica de Brasília Pró-Reitoria de Graduação

PROVA APLIC

ADA

Page 2: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 1

LÍNGUA PORTUGUESA Texto para responder às questões de 1 a 3.

1 4 7

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

A gente abre o jornal de manhã e liga a televisão:notícias, apesar de seguidamente prometermos a nós mesmos não envenenar mais a alma ao começar o dia com oatroz desfile de barbaridades econômicas, policiais ou éticas.O que penso que seja burrice nossa, mas ninguém é perfeito.As novidades são violentas: um dos monstros assassinosque queimaram viva uma dentista de classe média confessouo ato e é menor de idade. Vai passar um tempinho numacasa socioeducativa? No âmbito da educação, mais espanto:as universidades não precisam mais exigir título de mestradoou doutorado para seus professores. A desculpa é que profissionais brilhantes conseguem ensinar sem esse título.Minha sugestão seria, em lugar de baixar ainda mais o nível,nesses casos raríssimos apelar para o “notório saber”... Masreceio que o autor dessa maravilha ignore o que é isso.

Nestes mesmos dias, anunciou-se outra dessaspropostas que pululam feito moscas na carniça: o Supremonão seria mais supremo, mas submetido em várias coisas àanálise e aprovação do Congresso. Liguei para meus filhos,como costumo fazer: “Está começando o fim de nossa democracia”. Será o fascismo se instalando, a Justiça nasmãos de deputados e senadores nem sempre votados — tem gente que ocupa o lugar como suplente, sem um voto queseja. Vários deles, aliás, réus condenados, mas que por umdesses nossos absurdos continuam na tribuna, votando,dando ordens, quando deviam estar recolhidos.

Manifestantes vários causam estragos sérios emedifícios públicos; o conserto pagamos nós, o povo. Elesquase sempre ficam impunes. Mas, se eu destruísse o bempúblico, certamente não estaria livre para aqui escrever.Aliás, de onde vêm essas multidões que não estão nafábrica, no escritório, na escola ou na enxada?

Enquanto escrevo esta coluna, parece que a novaproposta de reduzir o nível já inferior do nosso ensinosuperior será arquivada: resta-nos alguma lucidez. O planode amordaçar a imprensa anda quieto, mas voltará a rosnar.E o projeto de castrar o Supremo, o último reduto damoralidade e respeito, também será engavetado:continuamos uma democracia. Bom se com eleengavetassem a mentira, a roubalheira, a impunidade, ainsegurança.

Lya Luft. Três senhoras sentadas. In: Veja, ed.2.320, n.º 19, 8/5/2013 (com adaptações).

QUESTÃO 1 ______________________________________ Com base no texto, julgue os itens a seguir. 0.( ) Em ‘Está começando o fim de nossa democracia.’

(linhas 20 e 21), observa-se um jogo de contrastes também explorado no trecho “a nova proposta de reduzir o nível já inferior do nosso ensino superior será arquivada” (linhas de 33 a 35).

1.( ) As palavras destacadas nos trechos “pululam feito moscas na carniça” (linha 17) e “como costumo fazer” (linha 20) ganham, no contexto, a função de conjunção comparativa.

2.( ) Na oração “tem gente que ocupa o lugar como suplente” (linhas 22 e 23), a substituição do verbo ter por haver estaria em acordo com as regras da norma culta da língua e manteria o termo “gente” como sujeito da ação.

3.( ) Observa-se o uso de um eufemismo no trecho “quando deviam estar recolhidos.” (linha 26).

4.( ) A substituição da expressão “de onde vêm” (linha 31) por aonde vão manteria a correção gramatical.

QUESTÃO 2 _____________________________________ Considerando o texto, julgue os itens a seguir. 0.( ) O foco da crítica apresentada no texto está no

sensacionalismo com que as notícias cotidianas são apresentadas no jornal e na televisão.

1.( ) O emprego de “A gente” (linha 1) explicita a função emotiva na linguagem do texto, pois evidencia o envolvimento pessoal da autora nos fatos abordados.

2.( ) O emprego do diminutivo em “tempinho” (linha 8) realça a força depreciativa do comentário da autora em relação à punição de um criminoso.

3.( ) Com a expressão “dessa maravilha” (linha 15), a autora faz uma referência irônica ao ‘notório saber’ (linha 14) que, em seu ponto de vista, seria um artifício insuficiente para qualificar professores das escolas de educação superior.

4.( ) O trecho “o Supremo não seria mais supremo” (linhas 17 e 18) apresenta um jogo entre a mudança de classe gramatical e de sentido das palavras destacadas para expressar a crítica a um recente projeto de mudanças na estrutura do poder judiciário brasileiro.

QUESTÃO 3 _____________________________________ A respeito do texto, julgue os itens a seguir. 0.( ) No último parágrafo, o emprego de dois pontos

(linhas 35 e 38) estabelece, em ambas as ocorrências, uma relação lógica de causa e consequência entre as orações que poderia ser explicitada pela conjunção porque.

1.( ) Observa-se uma predicação verbal semelhante entre “O plano de amordaçar a imprensa anda quieto, mas voltará a rosnar.” (linhas 35 e 36) e “um dos monstros assassinos que queimaram viva uma dentista” (linhas 6 e 7).

2.( ) O aspecto conclusivo do último período do texto seria realçado com o emprego de vírgula após a palavra “Bom” (linha 39).

3.( ) As palavras “amordaçar” (linha 36) e “engavetado” (linha 38) originaram-se do mesmo processo de formação de palavras.

4.( ) Expressões como “mas ninguém é perfeito.” (linha 5) e “resta-nos alguma lucidez.” (linha 35) são compatíveis com a subjetividade da autora na abordagem do tema.

PROVA APLIC

ADA

Page 3: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2

Texto para responder às questões 4 e 5.

José

1

4

7

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

43

E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, você? você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama, protesta, e agora, José? Está sem mulher, está sem discurso, está sem carinho, já não pode beber, já não pode fumar, cuspir já não pode, a noite esfriou, o dia não veio, o bonde não veio, o riso não veio, não veio a utopia e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora, José? [...] Se você gritasse, se você gemesse, se você tocasse a valsa vienense, se você dormisse, se você cansasse, se você morresse… Mas você não morre, você é duro, José! Sozinho no escuro qual bicho do mato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja a galope, você marcha, José! José, para onde?

Carlos Drummond de Andrade.

José. São Paulo: Companhiadas Letras, 2012.

QUESTÃO 4 _____________________________________ Acerca do poema apresentado, julgue os itens a seguir. 0.( ) José é o interlocutor, individualizado pelo nome, a

quem o eu-lírico do poema se dirige com afetividade.

1.( ) Nos versos de 2 a 5, os verbos são todos transitivos diretos, embora o objeto direto não esteja expresso, e estão no pretérito perfeito, compondo cenário de uma festa encerrada.

2.( ) Nos versos 5 e 19, “a noite esfriou” é um verso que se repete, intensificando o sentimento de abandono, tornando-o um sofrimento quase físico de José.

3.( ) No verso 39, “sem teogonia” significa que José não tem deuses, credo nem religião em que se apoiar.

4.( ) Os versos são redondilhas menores e seu ritmo ajusta-se perfeitamente à simplicidade e à espontaneidade das ideias do poema.

QUESTÃO 5 _____________________________________ Considerando o poema José, de Carlos Drummond de Andrade, que foi publicado pela primeira vez no livro de mesmo nome, em 1942, e os aspectos da obra do autor, julgue os itens a seguir. 0.( ) Nos versos de 28 a 34, o emprego reiterado da

mesma estrutura sintática é o recurso de expressão empregado pelo poeta para expressar as alternativas para a existência de José.

1.( ) No verso 35, o emprego da conjunção “Mas” opõe a realidade a uma série de alternativas hipotéticas, produzindo ruptura do sentido.

2.( ) O texto poético desenvolve-se a partir de uma indagação de caráter temporal — “E agora, José?” (verso 1) — e termina com uma pergunta de caráter espacial: “José, para onde?” (verso 45), realçando a falta de rumos na vida de José.

3.( ) O poema ilustra a chamada poesia social de Carlos Drummond de Andrade, que tomou como temas a política, a guerra e o sofrimento do homem marcado pela solidão, pela impotência diante de um mundo frio e mecânico, que o reduz a objeto. Essa tendência domina os textos que compõem os livros Sentimento do Mundo, José e A Rosa do Povo, publicados na mesma época.

4.( ) A exemplo do fragmento apresentado, a poesia de Drummond ilustra a produção da segunda fase modernista tanto pelas conquistas formais — como a adoção do verso livre —, quanto pelo conteúdo menos politizado que o da primeira fase modernista e mais voltado para as questões existenciais do homem universal.

PROVA APLIC

ADA

Page 4: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 3

Texto para responder às questões 6 e 7.

1

4

7

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

43

Sem olhar para os lados, por pudor talvez, sem querer

espiar as mesas da confeitaria onde possivelmente algum

conhecido tomava sorvete, entrei, fui ao balcão e disse com

uma dureza que só Deus sabe explicar: um doce para o

menino.

De que tinha eu medo? Eu não olhava a criança,

queria que a cena, humilhante para mim, terminasse logo.

Perguntei-lhe: que doce você... Antes de terminar, o menino

disse apontando depressa com o dedo: aquelezinho ali, com

chocolate por cima. Por um instante perplexa, eu me

recompus logo e ordenei, com aspereza, à caixeira que o

servisse.

— Que outro doce você quer? Perguntei ao menino

escuro.

Este, que mexendo as mãos e a boca ainda esperava

com ansiedade pelo primeiro, interrompeu-se, olhou-me um

instante e disse-me com delicadeza insuportável, mostrando

os dentes: não precisa de outro, não. Ele poupava a minha

bondade.

— Precisa, sim, cortei eu ofegante, empurrando-o

para a frente. O menino hesitou e disse: aquele amarelo de

ovo. Recebeu um doce em cada mão, levantando as duas

acima da cabeça, com medo talvez de apertá-los. Mesmo os

doces estavam tão acima do menino escuro. E foi sem olhar

para mim que ele, mais do que foi embora, fugiu. A

caixeirinha olhava tudo:

— Afinal uma alma caridosa apareceu. Esse menino

estava nesta porta há mais de uma hora, puxando todas as

pessoas que passavam, mas ninguém quis dar.

Fui embora com o rosto corado de vergonha. De

vergonha mesmo? Era inútil querer voltar aos pensamentos

anteriores. Eu estava cheia de um sentimento de amor,

gratidão, revolta e vergonha. Mas, como se costuma dizer, o

sol parecia brilhar com mais força. Eu tivera a oportunidade

de... E para isso fora necessário um menino magro e

escuro... E para isso fora necessário que outros não lhe

tivessem dado um doce.

E as pessoas que tomavam sorvete? Agora, o que eu

queria saber com autocrueldade era o seguinte: temera que

os outros me vissem ou que os outros não me vissem? O

fato é que, quando atravessei a rua, o que teria sido piedade

já se estrangulara sob outros sentimentos. E, agora sozinha,

meus pensamentos voltaram lentamente a ser os anteriores,

só que inúteis.

Clarice Lispector. As caridades odiosas. In: A descoberta

do mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

QUESTÃO 6 _____________________________________ A respeito do texto, julgue os itens a seguir. 0.( ) O cunho realista do texto deve-se à perspectiva de

uma narradora-personagem que se concentra mais nos fatos que propriamente na análise das motivações e reações das personagens em cena.

1.( ) A recusa inicial do menino em escolher outro doce levou a narradora à constatação: “Ele poupava a minha bondade.” (linhas 18 e 19).

2.( ) Depois de feita a caridade, a narradora sente arrependimento em relação ao seu ato, conforme revelam os sentimentos contraditórios de “amor, gratidão, revolta e vergonha.” (linhas 32 e 33) que experimenta.

3.( ) Dominada pela piedade que o menino pedinte despertou, a narradora mostra-se despreocupada com a opinião alheia.

4.( ) Em acordo com o contexto, a “autocrueldade” (linha 39) praticada pela autora consistiria em reconhecer a vaidade como a motivação do seu gesto de caridade.

QUESTÃO 7 _____________________________________ Considerando o texto e os aspectos da obra da autora, julgue os itens a seguir. 0.( ) Considerando a narração do fato e as reflexões que

a narradora faz a respeito do fluxo do seu próprio pensamento, constata-se que se trata de uma narrativa fragmentada.

1.( ) O conjunto dos textos de Clarice Lispector define-se como literatura feminista por excelência, ao recriar aspectos problemáticos do comportamento de mulheres mergulhadas na vida cotidiana.

2.( ) Clarice Lispector, representante do grupo de autores da segunda fase modernista, foi a criadora do romance de introspecção psicológica, introduzindo o fluxo de consciência nas suas narrativas experimentais.

3.( ) O emprego das formas verbais “temera” (linha 39) e “estrangulara” (linha 42) no pretérito mais-que-perfeito deveu-se à intenção de indicar uma ação que ocorreu antes de outra ação já passada.

4.( ) No período “O fato é que, quando atravessei a rua, o que teria sido piedade já se estrangulara sob outros sentimentos.” (linhas de 40 a 42), as palavras em negrito exercem diferentes funções sintáticas.

PROVA APLIC

ADA

Page 5: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 4

QUESTÃO 8 ______________________________________________________________________________________________

Internet: <http://edu-cacao.blogspot.com.br>. Acesso em 19/5/2013. Com base nos quadrinhos, julgue os itens a seguir. 0.( ) Observa-se, nas falas de Calvin, a predominância da função emotiva da linguagem. 1.( ) A fala do tigre, no último quadrinho, apresenta um argumento irrelevante em relação ao protesto de Calvin, por isso o

menino o rejeita. 2.( ) No primeiro quadrinho, a substituição da preposição para por a, na contração “pra”, obrigaria ao emprego do sinal

indicativo de crase. 3.( ) No segundo quadrinho, a seguinte reescritura do segundo período atende à norma culta em relação à complementação

verbal: Gostava mais da professora quando não lhe entendia. 4.( ) No segundo período do terceiro quadrinho, a indeterminação do sujeito é mantida na reescritura Meus direitos foram

violados.

CONHECIMENTOS GERAIS QUESTÃO 9 ______________________________________________________________________________________________

Brasília, sua arquitetura, suas curvas e seus habitantes apresentam singularidades em relação ao resto do País. Acerca dessas singularidades, julgue os itens a seguir. 0.( ) A organização política do Distrito Federal (DF) é única no País, uma vez que é uma unidade federativa, mas não é

um estado. 1.( ) O traçado urbanístico da capital, muito bem representado na foto, promove em Brasília a ausência de problemas

vivenciados em outras capitais, tais como: poluição, engarrafamentos no trânsito, falta de infraestrutura etc. 2.( ) Por ter sido construída por pessoas provenientes de diferentes regiões do País, Brasília não possui uma identidade

cultural própria. A cidade é apenas um mosaico do povo brasileiro. 3.( ) As atuais regiões administrativas do DF constavam no projeto original de Lúcio Costa, uma vez que era previsto o

grande crescimento da capital do País. 4.( ) A Região Administrativa mais populosa do DF é a RA IX, ou seja, Ceilândia.

PROVA APLIC

ADA

Page 6: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 5

QUESTÃO 10 _____________________________________

A partilha do continente africano é bem posterior à da

América e ocorreu em um cenário geopolítico distinto. Acerca

das causas e consequências desse cenário, julgue os itens a

seguir.

0.( ) O neocolonialismo, que teve início na segunda

metade do século XIX, teve como diferença do

colonialismo do século XVI a necessidade de obter

mercados consumidores de manufaturados e

fornecedores de matérias-primas. Além disso, as

potências buscavam, naquele momento, colônias

para instalar parte do seu excedente populacional.

1.( ) O neocolonialismo europeu, no início do século XX,

ficou restrito ao continente africano.

2.( ) A descoberta de diamantes na região de

Johannesburgo, África do Sul, acirrou as disputas

neocolonialistas que resultaram em um dos regimes

mais perversos do século XX, o apartheid.

3.( ) O fim do regime de segregação racial na África do

Sul, o apartheid, ocorreu de forma pacífica.

O presidente Frederik Willem de Klerk iniciou

negociações para acabar com o regime e

determinou eleição multirracial e democrática, que

foi vencida por Nelson Mandela.

4.( ) As guerras civis, enfrentadas por muitos países

africanos na atualidade, não guardam relação com o

passado neocolonial.

QUESTÃO 11 ____________________________________

Internet: <http://gcuonline.georgian.edu>.

O feudalismo que edificou a Europa Ocidental durante a

Idade Média era caracterizado por uma organização peculiar

quanto à subordinação da maior parte da população a um

pequeno grupo, conforme mostra a figura acima. Em relação

a esse contexto histórico, julgue os itens a seguir.

0.( ) O Império Romano teve seu ocaso em 476 d.C.,

resultante do êxodo urbano, ou ruralização, causado

pela crise escravista e posteriormente pelas

invasões bárbaras.

1.( ) O período conhecido como Idade Média foi marcado

pelo sistema feudal. Esse sistema, mesmo variando

nas diferentes áreas da Europa Ocidental,

apresentava características próprias de produção e

organização econômica, social e política.

2.( ) O feudalismo foi caracterizado pela posse da terra

como objeto de poder e riqueza, pelo sistema

produtivo de rotação de culturas e pela

subordinação dos servos aos seus senhores.

3.( ) O sistema de servidão no feudalismo foi muito

combatido pela Igreja, que não admitia as

obrigações impostas aos servos. Essa posição fez

as relações entre Igreja e senhores feudais serem

permeadas por constantes atritos.

4.( ) Os senhores feudais não mantinham relações

econômicas, sociais ou políticas entre si. Os feudos

eram unidades totalmente fechadas cujo

funcionamento era independente das relações de

poder externas.

PROVA APLIC

ADA

Page 7: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 6

QUESTÃO 12 _____________________________________

O cartum ilustra, de forma bem-humorada, o descompasso que existe entre o aumento de salário e o aumento dos preços. Esse desequilíbrio, mais marcante nos países subdesenvolvidos, traz consequências incalculáveis para a sociedade e o desenvolvimento econômico do país. No que se refere a essa realidade, julgue os itens a seguir. 0.( ) O descompasso entre salário e custo de vida faz

muitos trabalhadores recorrerem à economia informal como forma de complementação de renda.

1.( ) A economia informal provoca um enorme prejuízo econômico para o País, uma vez que seus trabalhadores não têm carteira assinada e não pagam os impostos diretos e indiretos estabelecidos pelo Estado.

2.( ) Um trabalhador é considerado pertencente à economia informal quando ele está incluído na população economicamente inativa de um país.

3.( ) O trabalho informal é uma exclusividade dos países menos desenvolvidos.

4.( ) Existe uma relação direta entre desenvolvimento tecnológico e aumento da economia informal.

QUESTÃO 13 _____________________________________ A dinâmica dos grandes centros urbanos brasileiros traz características peculiares para a vida dos seus cidadãos. A respeito dessas características, julgue os itens a seguir. 0.( ) O fenômeno de metropolização, maior parte da

população morando nas grandes cidades do país, é um fenômeno típico de países subdesenvolvidos, como, por exemplo, Brasil, México e Índia.

1.( ) O fenômeno da metropolização, particularmente em países mais pobres, é acompanhado de graves problemas urbanos: favelização, falta de infraestrutura urbana, desemprego etc.

2.( ) A metropolização possui uma relação direta com o êxodo rural, que, por sua vez, está relacionado a um aumento demográfico superior à oferta de emprego no campo e à mecanização das atividades primárias.

3.( ) A mudança do homem do campo para a cidade não provoca alterações culturais significativas, uma vez que, na cidade, ele procura manter suas raízes e sua identidade.

4.( ) Devido ao intenso êxodo rural ocorrido no Brasil a partir da segunda metade do século XX, o fenômeno da urbanização no País já cessou.

QUESTÃO 14 ____________________________________ A litosfera ou crosta terrestre apresenta características particulares que possibilitam a vida na Terra. Em relação a essas características, julgue os itens a seguir. 0.( ) A litosfera, parte rochosa da crosta terrestre, está

constantemente sujeita ao intemperismo, ou seja, desagregação das partículas que compõem as rochas.

1.( ) A estrutura geológica do Brasil, por estar geograficamente localizada em uma área de alta pressão atmosférica, é bastante suscetível à erosão eólica.

2.( ) O elevado índice pluviométrico registrado em algumas áreas do Brasil, como, por exemplo, na região amazônica, provoca uma intensa retirada de materiais das rochas e, consequentemente, a formação de solos férteis e propícios à atividade agrícola.

3.( ) Devido à irregularidade do relevo na região do Planalto Central do País, a agricultura só pode ser praticada com a técnica de curvas de nível. O custo dessa técnica é compensado pela alta fertilidade do latossolo, solo mais comum na região do Cerrado.

4.( ) Áreas em que predomina o intemperismo físico do solo, como, por exemplo, o sertão nordestino, com técnicas adequadas de irrigação, apresentam uma boa produtividade.

QUESTÃO 15 ____________________________________

Com o final da Guerra Fria, que de fria só teve o nome, uma nova ordem geopolítica internacional foi estabelecida. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. 0.( ) O final da Guerra Fria começou realmente a ser

delineado quando, em 1987, o então presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Ronald Reagan, e Mikail Gorbachev, presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), assinaram um acordo para eliminação de mísseis de médio e longo alcance na Europa e na Ásia.

1.( ) Com o fim da Guerra Fria, ocorreu a dissolução do Pacto de Varsóvia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

2.( ) Em 1978, ocorreu a assinatura do Acordo de Camp David, que determinou o fim dos conflitos entre Israel e os países árabes.

3.( ) O atentado terrorista aos EUA, em 11 de setembro de 2001, deixou milhares de mortos, mas não abalou a segurança da maior nação do mundo.

4.( ) A explosão de duas bombas durante uma maratona em Boston (EUA), no dia 15 de abril de 2013, demonstrou que os EUA também são suscetíveis a ataques internos motivados por ódio pessoal à política do país.

PROVA APLIC

ADA

Page 8: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 7

MATEMÁTICA QUESTÃO 16 _____________________________________ Considere a progressão geométrica que tem primeiro termo igual a 32 e razão igual a 2−1. Em relação a essa sequência numérica e a seus termos an, julgue os itens a seguir. 0.( ) a3 = 128. 1.( ) a7 ⋅ a18 = a11 ⋅ a14. 2.( ) A soma de todos os termos da progressão é igual a

128. 3.( ) Essa sucessão numérica é decrescente e, portanto,

irá apresentar termos negativos. 4.( ) a4 ⋅ a5 = a3. QUESTÃO 17 _____________________________________ Considere a função real dada pela lei f (x) = 3x − 9. No que se refere a essa função e aos elementos associados a ela, julgue os itens a seguir. 0.( ) f (3) = 0, logo 3 é uma raiz real da função. 1.( ) f (0) = 3, pois 0 é uma raiz da função. 2.( ) O gráfico da função no plano cartesiano é uma

parábola voltada para cima, pois 3 > 0. 3.( ) A função f é estritamente crescente. 4.( ) O ponto de coordenadas (6, 5) pertence ao gráfico

da função f. QUESTÃO 18 _____________________________________ ABC é um triângulo retângulo em A cujo ângulo interno do vértice B mede 30°. O lado AB desse triângulo mede 8 cm. Acerca dos elementos do triângulo ABC, julgue os itens a seguir. 0.( ) O ângulo interno do vértice C mede 30°. 1.( ) A hipotenusa do triângulo ABC mede 16 cm. 2.( ) A medida do lado AC desse triângulo, em

centímetros, é dada por um número irracional. 3.( ) A altura relativa à hipotenusa do triângulo ABC

mede 4 cm. 4.( ) Não existe uma unidade de medida para a qual os

três lados do triângulo ABC sejam dados em números inteiros.

QUESTÃO 19 _____________________________________ Um quadrado ABCD tem seus lados com medidas de 4 cm, cada um, e um quadrado EFGH tem seus lados com medidas de 12 cm, cada um. A respeito dessas figuras, julgue os itens a seguir. 0.( ) A área do quadrado ABCD é igual a 16 cm². 1.( ) Os dois quadrados são figuras semelhantes. 2.( ) A diagonal do quadrado menor é maior que o lado

do quadrado maior. 3.( ) É possível colocar 9 quadrados do tamanho de

ABCD na região interna do quadrado EFGH, sem sobreposições.

4.( ) As medidas dos ângulos dos dois quadrados estão entre si em uma razão igual à das medidas de seus lados.

RASCUNHO

PROVA APLIC

ADA

Page 9: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 8

QUESTÃO 20 _____________________________________ Considere a função f (x) = 2 + 3 ⋅ 2log x . Em relação a essa função, julgue os itens a seguir. 0.( ) f (2) = 5. 1.( ) f (5) é um número irracional. 2.( ) A função f é crescente, pois 2 > 1. 3.( ) f (32) > 12. 4.( ) f (1.024) < 35. QUESTÃO 21 _____________________________________ No plano cartesiano, considere a figura dada pela equação:

(x − 3)² + (y + 4)² = 25 Acerca dessa figura, julgue os itens a seguir. 0.( ) O ponto de coordenadas (5, −5) pertence à figura

dada. 1.( ) A interseção da curva com o eixo das abscissas

dá-se no ponto de abscissa −8. 2.( ) A curva representada pela equação é uma elipse

cujo eixo maior mede 10 unidades. 3.( ) A curva apresenta pontos no segundo quadrante do

plano cartesiano. 4.( ) A curva limita, com os eixos coordenados, áreas

iguais no primeiro e no terceiro quadrantes. QUESTÃO 22 _____________________________________ Uma placa de automóvel no Brasil é identificada por três letras seguidas de um número de quatro algarismos. Uma dessas placas tem as letras A, J e D. Nessa placa, o número apresenta os algarismos 1, 5, 7 e 8. Determine a metade do total de placas que se pode fazer com essas características. Marque na folha de respostas, desprezando, se houver, a parte decimal do resultado final. QUESTÃO 23 _____________________________________ Em um baralho comum de 52 cartas, será introduzida uma carta que foi retirada ao acaso de outro baralho comum de 52 cartas. Será então retirada desse baralho, também ao acaso, uma carta. Determine a probabilidade, em porcentagem, de que essa carta seja um ás de copas. Multiplique o resultado obtido por 10. Marque na folha de respostas, desprezando, se houver, a parte decimal do resultado final.

RASCUNHO

PROVA APLIC

ADA

Page 10: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 9

CIÊNCIAS QUESTÃO 24 _____________________________________ A saúde pode ser definida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Acerca dos processos saúde × doença, julgue os itens a seguir. 0.( ) A descoberta dos micróbios fez da higiene um dos

fundamentos para a manutenção da saúde. 1.( ) A prevenção de doenças cardiovasculares não é

necessária se seus genes não apresentam predisposição a esse tipo de doença.

2.( ) Malária é uma doença provocada por nematódeos. 3.( ) A Doença de Chagas foi descoberta pelo sanitarista

brasileiro Carlos Chagas. Nela um protozoário (plasmódio) é transmitido por um mosquito.

4.( ) A dengue é causada por um Flavivirus, um tipo de vírus envelopado de RNA de cadeia simples.

QUESTÃO 25 _____________________________________ No início do século XIX, já haviam sido descobertas três partes fundamentais das células vivas: membrana, citoplasma e núcleo. Com relação à estrutura e ao funcionamento das células, julgue os itens a seguir. 0.( ) As células são as unidades morfológicas dos seres

vivos. 1.( ) Organismos procariotos são aqueles que não

possuem núcleo individualizado por membrana. 2.( ) Novas células formam-se pela reprodução de

células preexistentes, por meio de um processo denominado divisão celular.

3.( ) Vírus são células parasitas. 4.( ) A membrana celular é constituída de proteínas. QUESTÃO 26 _____________________________________ Evolução significa mudança. Hoje, a teoria moderna da evolução baseia-se em três princípios básicos: mutação gênica, recombinação gênica e seleção natural. No que se refere aos processos evolutivos, julgue os itens a seguir. 0.( ) Seleção natural significa reprodução diferencial dos

indivíduos de uma população. 1.( ) A seleção disruptiva desfavorece os indivíduos com

fenótipos extremos. 2.( ) Na seleção sexual, os indivíduos de um sexo

preferem acasalar com parceiros portadores de determinadas características.

3.( ) A recombinação gênica ocorre por meio da reprodução sexuada.

4.( ) Mutações são eventos que geram genes deletérios e não trazem benefício para o indivíduo.

QUESTÃO 27 ____________________________________

As terras raras encontram-se distribuídas pela crosta terrestre em concentrações extremamente pequenas. O hólmio (Ho) é uma das terras raras menos abundantes, estimando-se a sua presença na crosta terrestre na razão de 12 partes para 10 milhões. Entretanto, esse elemento químico é mais abundante que o antimônio, o mercúrio, o iodo e o bismuto.

Hólmio. Internet: <http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5> (com adaptações). Acesso em 30/4/2013.

Considerando que um solo apresente 1,2 miligramas de hólmio por quilograma, calcule a massa de uma amostra desse solo, em quilogramas, que apresenta 0,24 mmol de hólmio. Para isso, considere a massa molar do hólmio igual a 165 g mol–1. Marque na folha de respostas, desprezando, se houver, a parte decimal do resultado final.

RASCUNHO

PROVA APLIC

ADA

Page 11: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 10

QUESTÃO 28 _____________________________________

As neolignanas hidrobenzofurânicas são moléculas simples e pequenas, mas a diversidade configuracional de suas estruturas constitui um desafio e um estímulo para esclarecer e compreender a complexidade das moléculas na natureza. A seguir, é apresentada a estrutura de uma neolignana isolada de Licaria armeniaca (Lauraceae) designada de armenina-A.

M. Yoshida. Aspectos estruturais de algumas neolignanas hidrobenzofurânicas. In: Química Nova, v. 35, n.º 11,

2012, p. 2.267-2.270 (com adaptações). Considerando a estrutura da neolignana apresentada e demais assuntos relacionados, julgue os itens a seguir. 0.( ) A fórmula molecular da neolignana ilustrada é

C19H19O5. 1.( ) Os grupos funcionais cetona e éter estão presentes

nessa molécula. 2.( ) Nessa molécula estão presentes átomos de carbono

com hibridização sp3 e sp2. 3.( ) A indicação “Me” na fórmula estrutural indica o

grupo metila, que é composto por um carbono. 4.( ) Considerando as massas molares, em g mol–1, do

hidrogênio, do carbono e do oxigênio, respectivamente, iguais a 1, 12 e 16, a massa molar dessa molécula é menor que 330 g mol–1.

QUESTÃO 29 _____________________________________ Um estudante de Engenharia está tendo aula a respeito de refrigeradores. Seu professor explica que um refrigerador é basicamente uma máquina térmica, operando ao revés. O motor do refrigerador possibilita a extração da energia térmica do refrigerador (reservatório frio) e a transferência dessa energia para o ambiente (reservatório quente). Uma medida do desempenho de um refrigerador é dada pela

razão fQW

entre o calor removido do reservatório frio (Qf) e o

trabalho realizado sobre o refrigerador (W). Essa razão fQW

é

chamada de coeficiente de desempenho (COD). Quanto maior o COD, melhor o refrigerador. Quando chega em casa, esse estudante resolve testar os conhecimentos aprendidos em sala, fazendo gelo. Para tanto, ele distribui 0,5 litro (L) de água a 20° C em bandejas de cubo de gelo e as coloca no congelador de seu refrigerador. Considerando o COD do refrigerador da casa do estudante igual a 5; a potência do refrigerador igual a 500 W (J/s), observando que somente 10% dessa potência são utilizados para formar gelo; 1 L de água igual a 1 kg de água; o calor específico da água igual a 4,2 kJ/kg.°C; e o calor latente de fusão da água igual a 334 kJ/kg, calcule quanto tempo, em segundos, o estudante levaria para ter gelo. Divida o resultado encontrado por 10 e marque na folha de respostas, desprezando, se houver, a parte decimal do resultado final.

QUESTÃO 30 ____________________________________ Um rapaz empurra uma caixa, que se move com velocidade constante, com uma força horizontal constante de módulo 20 N. Considerando o coeficiente de atrito igual a 0,5 e a aceleração da gravidade (g) igual a 10 m/s2, julgue os itens a seguir. 0.( ) A variação da energia cinética é nula. 1.( ) O trabalho realizado pela força resultante é de 10 J. 2.( ) O trabalho realizado pela força horizontal, para

deslocar a caixa por uma distância de 20 m, é de 200 J.

3.( ) O trabalho realizado pela força de atrito, para o deslocamento de 20 m, é de – 400 J.

4.( ) A massa da caixa é de 4 kg.

RASCUNHO

PROVA APLIC

ADA

Page 12: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 11

R E D A Ç Ã O

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

Pontuação

Norma culta

Organização sintática (mecanismos de articulação frasal: subordinação, coordenação; paralelismos sintático

e semântico; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal).

Aspectos gráficos (pontuação; ortografia; emprego de maiúsculas; acentuação gráfica).

20

Tema/Texto

Adequação ao tema (pertinência quanto ao tema proposto)*.

Adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto)*.

Organização textual (paragrafação; periodização).

20

Argumentação

Especificação do tema, conhecimento do assunto, seleção de ideias distribuídas de forma lógica,

concatenadas e sem fragmentação.

Apresentação de informações, fatos e opiniões pertinentes ao tema, com articulação e consistência de

raciocínio, sem contradição, estabelecendo um diálogo contemporâneo.

20

Coesão / Coerência

Coesão textual (retomada pronominal; substituição lexical; elipses; emprego de anafóricos; emprego de

articuladores/conjunções; emprego de tempos e modos verbais; emprego de processos lexicais: sinonímia,

antonímia, hiperonímia, hiponímia).

Coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação

entre premissas e as conclusões que delas se tiram ou entre afirmações e as consequências que delas

decorrem).

20

Elaboração crítica

Elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema abordado.

Pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações

lógicas, que visem propor valores e conceitos.

20

* Em caso de inadequação ao tema ou à proposta, o candidato perde integralmente os 20 pontos referentes aos critérios

Tema/Texto.

• Escolha apenas uma das duas propostas, apresentadas a seguir, para desenvolver sua redação, com extensão máxima

de 30 (trinta) linhas.

• O texto deverá ser manuscrito, em letra legível, com caneta esferográfica azul ou preta.

• A folha de redação não poderá ser assinada, rubricada nem conter qualquer palavra ou marca que o identifique, sob pena de

anulação do texto.

PROVA APLIC

ADA

Page 13: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 12

PROPOSTA I

Com o culto ao novo, ao tecnológico, produtos que poderiam durar anos passam a ser descartados em tempos curtíssimos e de modo irregular, acelerando a geração de lixo. O uso desenfreado do plástico é outro problema, pois seu longo período de vida faz com que os danos à natureza sejam agravados. Pressionados por defensores do meio ambiente, órgãos do governo criam, às vezes, medidas isoladas, como a que proibiu a distribuição de sacolinhas plásticas em supermercados e outros pontos comerciais. Mas, afinal, o lixo é responsabilidade de quem? Que problemas ele pode trazer futuramente para a sociedade? O que precisa ser feito para que o lixo não provoque estragos ainda maiores ao meio ambiente e, consequentemente, à vida no planeta?

Internet: <http://educacao.uol.com.br> (com adaptações). Acesso em 18/5/2013.

Sopa de Lixo no Pacífico

Apelidado de “sopa de plástico”, o lixo composto em grande parte do chamado material pet, muito usado na fabricação de garrafas, forma a translúcida “mancha” que flutua rente à linha das águas do Oceano Pacífico, e, por isso, é imperceptível aos satélites. Os pesquisadores descrevem que os detritos estão agrupados numa espécie de redemoinho que começa a cerca de 900 quilômetros da costa da Califórnia (EUA). A “sopa” passa pelo Havaí e estende-se até quase o Japão.

Dois fatores contribuem para a formação do problema: a ação humana e a própria natureza. Segundo os pesquisadores, um quinto dos resíduos é jogado de navios ou plataformas petrolíferas. O restante vem da terra. No mar, o lixo flutuante é agrupado por influência das correntes marítimas e fica vagando dos dois lados do arquipélago havaiano.

De acordo com o Programa Ambiental das Nações Unidas, detritos de plástico constituem 90% de todo o lixo flutuante nos oceanos. O programa estima que 46.000 peças de plástico flutuantes provocam a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100.000 mamíferos marinhos por ano. Seringas, isqueiros e escovas já foram encontrados nos estômagos de animais marinhos mortos.

Internet: <http://planetasustentavel.abril.com.br> (com adaptações). Acesso em 18/5/2013.

No primeiro dia do ano de 2013, uma pequena cidade americana do estado de Massachusetts tornou-se uma das primeiras dos EUA — e do mundo —, a proibir a venda de água em garrafas de plástico.

A proibição foi aprovada em votação em abril, quando os residentes de Concord, cidade de cerca de 18 mil habitantes, concordaram com a proposta da ativista Jean Hill. Jean, de 84 anos, iniciou uma campanha para proibir as garrafas motivada pelo seu neto, que falou sobre a Grande Ilha de Lixo do Pacífico — uma enorme quantidade de plástico que polui o oceano. A campanha alega que a lei reduz o consumo de petróleo, utilizado para a fabricação das garrafas, e a quantidade de lixo.

Internet: <http://colunas.revistaepoca.globo.com> (com adaptações). Acesso em 18/5/2013.

_____________________________________________________________________________________________________________________ Considerando que os textos apresentados têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo argumentativo acerca do seguinte tema:

A questão do lixo nas sociedades de consumo.

PROVA APLIC

ADA

Page 14: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 13

PROPOSTA II

O que é bullying virtual?

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou “valentão”) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir pessoas incapazes de se defender. Sites de relacionamento abrem a porta para bullying virtual, comunicação com estranhos e publicação de informações confidenciais que acabam expondo as pessoas, como, por exemplo, criando apelidos, ofensas, humilhação, discriminação, isolamento do convívio social, intimidações, entre outros. As pessoas mais atingidas são principalmente as crianças e os adolescentes.

Internet: <http://duvidas.terra.com.br> (com adaptações). Acesso em 19/5/2013.

Internet: <http://edu-cacao.blogspot.com.br>. Acesso em 19/5/2013.

Bullying não deve ser tipificado como crime, defendem organizações dos direitos da criança

Brasília – A proposta do novo Código Penal de tipificar como crime a prática de bullying

recebeu críticas de organizações da área da criança e do adolescente. “Isso é criminalizar a adolescência”, disse a assessora de Políticas Públicas da Fundação Abrinq, Katerina Volcov. As organizações defendem que a proposta seja retirada do texto do novo Código Penal. “A gente acredita que o bullying tem que ser tratado de forma pedagógica, dentro do espaço escolar”, completou Volcov.

De acordo com a Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (Pense), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 21% dos casos de bullying ocorrem nas salas de aula, mesmo com os professores presentes. Classificado como “intimidação vexatória” pela proposta do novo Código Penal, o bullying — ato de agredir fisicamente ou verbalmente algum menor de idade, de forma intencional e continuada —, poderá ser considerado infração se for praticado por adolescentes.

O autor da prática, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, receberá medidas socioeducativas, como prestação de serviços, acompanhamento e internação, que poderão resultar em até quatro anos de prisão quando o autor for maior de idade.

Luciano Nascimento. Cidadania. Internet: <http://agenciabrasil.ebc.com.br> (com adaptações). Acesso em 19/5/2013.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Considerando que os textos apresentados têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo argumentativo acerca do seguinte tema:

O bullying entre jovens merece tolerância ou punição?

PROVA APLIC

ADA

Page 15: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 14

RASCUNHO

1

5

10

15

20

25

30

PROVA APLIC

ADA

Page 16: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO PROVA APLICADA · FUNDAÇÃO UNIVERSA | UCB VESTIBULAR 2/2013 2 Texto para responder às questões 4 e 5. José 1 afetividade. 4 diretos, embora

PROVA APLIC

ADA