marketing de conteúdo para advogados

90
marketing de conteúdo para advogados - como divulgar a sua marca e atrair clientes utilizando a internet -

Upload: enrico-cardoso

Post on 08-Aug-2015

221 views

Category:

Marketing


3 download

TRANSCRIPT

marketing de conteúdo

para advogados

- como divulgar a sua marca e atrair clientes utilizando a

internet -

um pequeno resumo sobre a economia…

estamos em um momento de crise? O que você tem a dizer?

o que é marketing de conteúdo?

Não é de hoje que a publicidade tradicional vem diminuindo os índices de retorno para os anunciantes. Isso acontece porque ela interrompe os clientes de diferentes maneiras em um momento em que ele não está interessado na compra, e comete 3 falhas fatais: 1.  Prende atenção por pouco tempo. 2.  Interrompe em vez de oferecer valor. 3.  Tende a ser cara.

O conteúdo, por outro lado, veio para oferecer valor ao seu público. Suas principais vantagens, frente à forma de publicidade tradicional e usual são: •  Gerar valor para os clientes e criar fidelidade. •  Educar clientes atuais e potenciais

compradores no futuro. •  Atrair clientes para o blog. •  Criar conteúdo para levar o usuário ao site. •  Ganhar a atenção através de diversos canais.

resumindo...

Marketing de conteúdo é uma forma de marketing que envolve a criação e compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes. O conceito se baseia em gerar fidelização dos clientes ao entregar informações valiosas, de maneira consistente. O conteúdo é produzido pelas marcas visando se aproximar do cliente, educando o cliente com informações e conhecimento que eles não possuem.

+ -

resultados

investimento

por que marketing de conteúdo?

91% das empresas B2B e 86% das empresas B2C utilizam marketing de conteúdo de alguma forma.

Compartilhar algo interessante é o motivo principal de acesso à internet para 63% das pessoas.

75% das pessoas não confiam em anúncios.

60% dos consumidores se sentem mais confiantes em comprar produtos e serviços após ler seu conteúdo.

68% dos consumidores estão propensos ler conteúdo de um produto ou serviço que lhes interessa.

78% dos consumidores acreditam que quem produz conteúdo, está interessado em melhorar o relacionamento.

alguns dados…

fonte: IAB Brasil

Fazer marketing de conteúdo custa 62% mais barato do que a publicidade tradicional.

O ROI potencial de uma campanha de marketing de conteúdo é de até 275%.

O blog corporativo de uma empresa pode ser responsável por 90% dos cliques no seu site.

Empresas que publicam ao menos 2 posts por semana em seu blog geram até 97% mais acesso em seu site.

de onde surgiu o marketing de conteúdo?

Diferentemente do que se pensa, o marketing de conteúdo não foi criado exclusivamente para existir online. Ele pode estar presente em qualquer mídia, como TV, revistas ou até mesmo rádio. Um grande exemplo de conteúdo são informes publcitários, que mistura publicidade e informação educativa em uma única peça de conteúdo.

informe publicitário

case #1 Red  Bull  te  dá  asas?  

A Red Bull criou uma divisão focada em criar conteúdo incrível, a Red Bull Media House. Alguns fatos sobre ela: •  Lançada em 2007. •  Lançaram a revista The Red Bulletin, (mais de 5

milhões distribuídas). •  Gastaram mais de 2 milhões com um filme

chamado The Art of Flight. •  O faturamento da divisão supera as despesas.

Alguns especialistas consideram a Red Bull o maior case de marketing de conteúdo do mundo.

O austríaco Felix Baumgartner atingiu a altura de 38,6 mil metros e realizou um salto histórico da estratosfera. Na queda livre ele se tornou o primeiro homem a ultrapassar a velocidade do som sem o auxílio de equipamentos mecânicos.

case #2 BMW  

No final da década de 90, a BMW decidiu investir toda a sua verba de marketing para criar vídeos em que não se falava sobre os atributos do produto, mas contavam uma história de como o produto era bom. A missão das campanhas era mostrar o produto em diversos contextos, em vez de falar. As produções contaram com atuações famosas, como Clive Owen, e diretores como Steve Spielberg.

case #2 Patricia  Peck  Pinheiro  

por que advogados devem apostar no conteúdo?

A propaganda na advocacia não tem natureza persuasiva, ou seja, não é, apenas e tão-somente, um meio para convencer, influenciar e direcionar o público, buscando uma futura contratação. A propaganda na advocacia é puramente informativa, tendo por objetivo levar ao conhecimento da sociedade em geral, dados e informações, objetivos e verdadeiros, sobre a atividade realizada pelo advogado (v. art. 1º e 2º, do Provimento OAB nº 94/2000, bem como arts. 5º e 28, do Código de Ética e Disciplina). Dito isso, o marketing de conteúdo desponta como alternativa de baixo custo e fácil manutenção para que advogados promovam seu serviço e sua marca pessoal.

passo-a-passo para implementar um processo de marketing de conteúdo

passo #1 atrair

É aqui que você traz o leitor para o seu site, sua empresa, e para conhecer mais o seu produto. Para isso, tenha uma estratégia de palavra-chave bem elaborada e produza conteúdo com base nelas para ficar bem posicionado nos buscadores. Não se esqueça que os anúncios em mídias sociais podem ser uma ótima porta de entrada.

você precisa aparecer

quando as pessoas procuram pelo que você faz

Para começar, crie um calendário editorial. É nele que você vai organizar os dias que irá escrever e publicar conteúdo em seu site/blog. É justamente com o conteúdo que você atrai seus potenciais clientes para o seu site/blog. As pessoas que buscam informação sobre o que você faz encontram o seu site, e você oferece informações para que ela entenda mais sobre seus direitos, criando autoriade na sua área de atuação.

o que fazer?

#1. estabeleça o seu calendário editorial.

#2. publique o seu conteúdo em seu blog.

#3. distribua em seus canais sociais.

#4. promova o conteúdo para ampliar seu alcance

#5. interaja constantemente com seus seguidores.

Antes de prosseguir para a próxima fase, lembre-se de: 1.  Otimizar o seu site para os buscadores (ser

encontrado quando as pessoas procurarem pela sua área de atuação).

2.  Criar conteúdo com um sentido e um propósito claro.

3.  Os fundamentos da produção de conteúdo (webwriting e dicas de redação).

4.  Ampliar o alcance do seu conteúdo com a ajuda das mídias sociais.

passo #2 converter

Quando o usuário chega até você, via mídias sociais ou através dos buscadores, você precisa convertê-los em seguidores, para que vocês iniciem um relacionamento. É assim que você reforça a sua autoridade e entrega conhecimento para ele. Para isso, crie formulários de contato, que permitam você não perder o usuário na multidão e que garanta que ele continue voltando para o seu site.

Antes de prosseguir para o próximo passo, lembre-se de: 1.  Criar botões atraentes de call-to-action

(curta nossa fanpage, inscreva-se em nossa newsletter. Lembre-se que você precisa chamar o seu usuário para a ação. Caso contrário ele entra no seu site, lê o seu conteúdo e vai embora sem nunca mais voltar, nem lembrar de você).

passo #3 aproximar

Agora que o seu usuário já é um visitante frequente, você precisa se aproximar dele. Você pode fazer isso com newsletter, downloads (livros, estudos, pesquisas, planilhas comparativas, ou até mesmo cases que mostram o que o seu cliente tem a ganhar ao fazer como é fazer negócios com a sua empresa). É aqui que você mostra o que pode entregar a seus clientes.

Antes de prosseguir para o próximo passo, lembre-se de: 1.  Certificar-se de que você está enviando o

e-mail certo para a pessoa certa. 2.  Crie um banco de dados de seus clientes

para saber de onde ele veio: indicação, busca na internet, etc. (um CRM pode ser uma ótima maneira de fazer isso).

passo #4 encantar

Agora que você já se relacionou com o seu cliente e ele já contratou ou comprou pelos seus serviços, está na hora de levar o relacionamento para um próximo nível. Continue educando seu cliente com conteúdo, como pesquisas, réguas de relacionamento, e programas de fidelidade. Esse é o segredo para transformar clientes em advogados da sua marca.

recaptulando...

#1. seja encontrado facilmente

Ser encontrado online é um dos principais desejos de quem tem site, blog ou perfil em redes sociais. Algo importante na fase de criação de conteúdo é a pesquisa de palavras-chave. Quais são os termos que o seu público-alvo costuma utilizar para buscar determinado conteúdo? Essa pesquisa pode ser feita com os próprios consumidores, mas também é bastante produtivo realizar uma análise competitiva.  Uma vez que você foi encontrado online, você precisa entregar conteúdo de qualidade para dar continuidade ao processo.

#2. converta visitas em leads e clientes

Como aproveitar a oportunidade e fazer com que uma visita anônima se torne um lead conhecido?  Ofereça conteúdo rico, exclusivo e irresistível para ele. Exemplos desse tipo de livros, estudos, pesquisas, planilhas comparativas, ou até mesmo cases que possam resolver problemas que o seu público-alvo tem. Uma vez que o lead foi gerado, você precisa iniciar um processo segmentação. A pior coisa nesse processo é ir com muita pressa de concretizar o negócio e acabar perdendo o lead. 

#3. analise e melhore os resultados

A internet nos dá a possibilidade de agregar informações sobre o comportamento dos clientes e futuros clientes, esse potencial pode e deve ser utilizado.  Um dos aspectos mais importantes do conteúdo, e do marketing digital como um todo é a mensuração dos resultados obtidos e a aplicação dessa análise na melhoria das ações. Vamos mostrar algumas das principais métricas que podem ajudá-lo nesse processo: 1.  Tempo de permanência no site. 2.  Taxa de conversão em links. 3.  Links internos. 4.  Engajamento/alcance. 5.  ROI.

Em um mundo perfeito, você deve eliminar o que não dá resultado, e intensificar suas ações em coisas que dão resultado para a sua empresa. Por isso é preciso mensurar constantemente o seu desempenho. Será que os usuários estão visitando o seu site? Se estão visitando, estão se cadastrando? Se a resposta for não, o que fazer para cadastrarem? Se eles se cadastraram, você está nutrindo esse lead para que ele compre? Está qualificando? Otimize o seu processo a todo momento, fazendo um diagnóstico do que funciona e do que não funciona.

tipos de conteúdo para movimentar seu plano de inbound marketing

Imagens: imagens são uma ótima maneira de criar contexto e transmitir conteúdo, utilizando-se de imagens, que como o ditado diz, valem mais do que mil palavras.

Vídeos: vídeos podem ser a maneira mais efetiva de produzir conteúdo, porque utiliza os sentidos visual e auditivo. Além disso, podem servir como fonte de tráfego para seu site, já que podem ser distribuídos em multi-plataformas.

Texto: com texto você pode produzir: artigos, e-books, whitepapers, píluas de conhecimentos, dicas rápidas, comentários sobre outros materiais, e milhares de artigos para alimentar o seu blog.

Infográficos: os infográficos são uma maneira simples de representar conhecimento de forma gráfica. Geralmente são um guia visual com conteúdo que pode ser aplicado imediatamente.

Podcasting: os podcasting são uma maneira de transmitir conhecimento em áudio, que pode ser consumido, por exemplo, no trânsito, durante uma viagem, ou até mesmo, enquanto o seu usuário faz alguma outra tarefa

Apresentações: as apresentações são uma maneira visual de criar um guia, uma ideia ou um apresentar um conteúdo relevante de maneira rápida e fácil de ser consumida.

Quizz: você pode criar conteúdo em forma de quizz para entreter, informar e educar seus usuários, de forma divertida, e com grandes chances e viralizar.

[email protected]

Obrigado! /enrico.cardoso/enricocardozo

/enricocardoso/enricocardozo