marcos papa vereador - informativo 2013 02 - saúde

4
1 informativo do vereador MARCOS PAPA Ribeirão Preto sustentável e criativa 2013 nº02 Muitas vezes, temos a impressão de que os serviços públicos (inclusive os de saúde) não respeitam o nosso tempo. Filas de espera interminá- veis e agendamentos no escuro, só nos deixam ansiosos e desesperan- çados, piorando as nossas condi- ções sicas e mentais. Na verdade, cada cidadão é “dono” do SUS - Sistema único de saúde, mas não é assim que nos senmos. Em um bom sistema de saúde, as Por mais transparência e parcipação na Saúde ações devem ocorrer para que as pessoas não fiquem doentes e, se ficarem, que sejam tratadas com o máximo de eficiência e respeito. Ribeirão Preto enfrenta muitos de- safios e precisamos invesr em me- lhorias. Mas mudanças verdadeiras na saúde só ocorrerão se todos nós esvermos juntos. Poderes públicos e sociedade precisam dialogar e se entender, para que o que tratamos como ideal se torne logo concreto! entrevista Toda mãe tem direito de escolher como deseja dar a luz! Produzido com recursos próprios do Marcos Papa - Mantenha a cidade limpa: se não for reulizar, por favor, jogue no lixo Eli Zacarias www.marcospapa.com.br | [email protected] | facebook.com/marcospapa | @marcos_papa | 16 3607.4008 ponto de vista Vamos cuidar juntos do ‘antes’ para não sofrermos com o ‘depois’

Upload: marcos-papa

Post on 25-Mar-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Por mais transparência e participação na Saúde | Opinião sobre o orçamento da Saúde em ribeirão Preto e as ações possíveis | Entrevista com Heloísa Salgado e Eleonora de Moraes sobre a Humanização do Parto | Notas do mandato

TRANSCRIPT

Page 1: Marcos Papa vereador - informativo 2013 02 - Saúde

1

informativo do vereador

MARCOS PAPARibeirão Preto sustentável e criativa 2013 nº02

Muitas vezes, temos a impressão de que os serviços públicos (inclusive os de saúde) não respeitam o nosso tempo. Filas de espera interminá-veis e agendamentos no escuro, só nos deixam ansiosos e desesperan-çados, piorando as nossas condi-ções físicas e mentais. Na verdade, cada cidadão é “dono” do SUS - Sistema único de saúde, mas não é assim que nos sentimos.

Em um bom sistema de saúde, as

Por mais transparênciae participação na Saúde

ações devem ocorrer para que as pessoas não fiquem doentes e, se ficarem, que sejam tratadas com o máximo de eficiência e respeito.

Ribeirão Preto enfrenta muitos de-safios e precisamos investir em me-lhorias. Mas mudanças verdadeiras na saúde só ocorrerão se todos nós estivermos juntos. Poderes públicos e sociedade precisam dialogar e se entender, para que o que tratamos como ideal se torne logo concreto!

entrevista

Toda mãe tem direito

de escolher como

deseja dar a luz!

Produzido com recursos próprios do Marcos Papa - Mantenha a cidade limpa: se não for reutilizar, por favor, jogue no lixo

Eli Z

acar

ias

www.marcospapa.com.br | [email protected] | facebook.com/marcospapa | @marcos_papa | 16 3607.4008

ponto de vista

Vamos cuidar juntos do

‘antes’ para não

sofrermos com o ‘depois’

Page 2: Marcos Papa vereador - informativo 2013 02 - Saúde

2

ponto de vista

informativo do vereador Marcos Papa | Ribeirão Preto sustentável e criativa

Marcos Papa (47 anos) nas-ceu em Ribeirão Preto e foi eleito vereador com 4.941 votos, comprometendo-se com as causas sociais e com a ética e a transparência na política.Bacharel em Direito, foi ge-rente comercial da Duracell e da Gillette do Brasil. Mais tarde, foi gerente executivo da FIPASE – Fundação Insti-tuto Polo Avançado da Saú-de de Ribeirão Preto e cons-truiu o convênio entre USP, Governo de São Paulo e Pre-feitura, para a construção de nosso Parque Tecnológico. Liderou a equipe técnica que elaborou o Projeto de Lei do MEI – Micro Empreendedor Individual em parceria com o SEBRAE, ACI, SINCOVARP e Casa do Contabilista.É presidente da Unificação Kardecista de Ribeirão Preto e membro do Conselho deli-berativo da Casa do Vovô.

Jornalista Responsável: Maria Da-niela Marques - MTB 56220SPEdição: Cordeiro de Sá, Dário Sche-zzi e Marcos PapaDiagramação: Cordeiro de SáColaboração: Aparecido Rosa, Fer-nanda Zaccaro e Luiz Scarpino

Ribeirão Preto destina 30% do seu orçamento à Saúde - mais do que a lei exige - mas vivemos em calami-dade. Entendo que isso ocorra por-que ainda não se prioriza a preven-ção e a promoção da saúde, nas quais o investimento é pífio. Como em muitos outros lugares, o mo-delo municipal de Saúde está fo-cado em curar a doença e não em evitar que a pessoa fique doente. Essa cultura imposta faz com que os cidadãos procurem os serviços apenas em urgências, sobrecarre-gando os postos de atendimento.

Sei que a transparência e o respei-to são pontos fundamentais para promover a participação popular. Por isso, criei a lei que disponibiliza, via internet, aos cidadãos, suas si-tuações reais nas filas de espera de exames e consultas, com garantia da privacidade de cada paciente.

Meu gabinete fiscalizou a contrata-ção dos profissionais aprovados no último concurso público e a aber-

tura de cargos da Rede Municipal de Saúde para nutricionistas e mé-dicos especialistas.

Com a participação da sociedade, propus dois projetos de lei para criar o Dia da Homeopatia (21/11) e o Dia Municipal do enfrentamen-to à Fibromialgia (12/05). Vamos chamar a atenção da população e das autoridades para estes temas e dar visibilidade às ações de preven-ção e apoio que vêm dando certo.

Também fizemos o projeto que cria o Pacto Municipal Social para a Hu-manização do Parto (veja a entre-vista) e encaminhamos uma indi-cação para a criação de um Centro do Parto Normal, uma unidade de assistência especial às mulheres e aos bebês.Entendo que saúde integral vem de ações integradas. A equação é simples: se todos nós nos unirmos e cuidarmos do “antes”, não sofre-remos tanto com o “depois”.

Marcos Papa

Cord

eiro

de

Arqu

ivo

www.marcospapa.com.br | [email protected] | facebook.com/marcospapa | @marcos_papa | 16 3607.4008

Page 3: Marcos Papa vereador - informativo 2013 02 - Saúde

3

informativo do vereador Marcos Papa | Ribeirão Preto sustentável e criativa

entrevistaHumanização:direito da mulher

e das criançasDurante a Semana do Parto Humaniza-do de 2013, conversamos muito com as psicólogas Eleonora de Deus Vieira de Moraes, diretora da “Despertar do Par-to” e Heloisa de Oliveira Salgado, mem-bro do “Parto do Princípio - Mulheres em Rede pela Maternidade”. Depois, resumimos nesta rápida entrevista um pouco de todo o conhecimento adquiri-do na série de eventos.

Na prática, o que significa o termo “Humanização do parto”?Humanização do Parto é o nome dado a um movimento mundial de cons-cientização sobre como os partos e nascimentos têm sido conduzidos nas últimas décadas. Movimento que olha para taxas de mais de 80% de Cesa-rianas no setor privado no Brasil - os índices propostos pela OMS são de no máximo 15%. Em Ribeirão Preto, por exemplo, temos taxas de acima de 50% no setor público e chegamos a quase 90% no setor privado. Nós questionamos se este é um caminho realmente seguro e necessário em ter-mos de saúde e desenvolvimento.

Mesmo assim, muita gente acredi-ta que as Cesarianas são o caminho mais prático, não é mesmo?A obstetrícia atual, muitas vezes acon-tece pautada em procedimentos mé-dicos que já se mostraram ineficientes e prejudiciais quando utilizados de for-ma rotineira e indiscriminada.As pessoas se confundem e acreditam que humanizar o parto é tirar a mulher de qualquer suposto sofrimento e ace-lerar o processo através de medicações e de manobras técnicas invasivas. Nos-sa cultura, assim como a formação mé-dica, deixou de acreditar que o parto é um processo natural e fisiológico e que as mulheres e os bebês sabem como

parir e como nascer. Precisamos, cla-ro, do acompanhamento profissional para um parto seguro, mas sem a ten-dência de enxergar um “adoecimento” onde ele não existe. Esta luta se faz necessária, por exem-plo, por temos índices altíssimos de internação neonatal em UTI porque os bebês são retirados por Cesarianas ele-tivas antes da maturidade pulmonar necessária.

Há que se lembrar que o conceito da Humanização do parto parte de prin-cípios científicos...Claro! Nós temos anos de pesquisas e estudos científicos que confirmam que a melhor assistência ao parto, que real-mente resultará em bebês e mulheres saudáveis e satisfeitos, é aquela em que a mulher recebe um bom pré-na-tal, em que é informada de forma clara e completa sobre sua situação e alter-nativas, a ponto de poder fazer suas escolhas tranquilamente. Não importa se o parto ocorre na cama, na água, em casa ou no hospital. Em um parto humanizado, a ação é toda da mulher que segue o processo fisiológico, com possibilidade de passar por um parto natural e tendo à disposição profissio-nais que tanto saibam conduzir um parto fisiológico, quanto fazer a indica-ção de uma intervenção quando, e se, esta for necessária.

Então, a humanização do parto res-gata um papel central da mulher?Sim. Em resumo, resgatar o protagonis-mo da mãe é entender que ninguém é melhor do que a própria mulher para saber o que é o ideal para si e para o seu bebê, desde que ambos estejam saudáveis e que ela esteja devidamen-te informada sobre todas as alternati-vas e possibilidades.O resgate do protagonismo da mulher na sua decisão reflete pontos muito relevantes: o primeiro é a construção de uma relação horizontal entre a fa-mília, o médico obstetra e sua equipe. Depois, as informações e decisões pas-sam a ser discutidas e compartilhadas. Por fim, devolve-se para a mulher o foco de um evento fisiológico feminino (a gravidez e o parto) que está ocorren-do no corpo dela e no âmbito de sua família.

As senhoras disseram que se trata de um movimento mundial, uma luta...A luta pela assistência humanizada ao parto não difere em nada das de-mais lutas em outros segmentos da sociedade. Esta luta existe por muitos motivos. Entre eles, o de que muitas mulheres querem viver a experiência do parto por entendê-la importante para sua saúde física e emocional e não encontram a assistência que as permita tomar esta decisão.

Mar

ia D

anie

la M

arqu

es

www.marcospapa.com.br | [email protected] | facebook.com/marcospapa | @marcos_papa | 16 3607.4008

Eleonora, Papa e Heloisa, em exposição fotográfica da Semana do Parto Humanizado 2013

Page 4: Marcos Papa vereador - informativo 2013 02 - Saúde

4

Vitória do Esporte e da CulturaMarcos Papa apresentou várias emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Houve grande apoio popular e presença de mo-vimentos e entidades no dia da votação.Duas de suas propostas foram aprovadas e retiraram as Secretarias da Cultura e dos Esportes da linha obrigatória de corte de recursos, em caso de crise financeira do município.

Mais esgoto no meio do caminhoEm uma das visitas ao Jardim Paiva II, assessores de Marcos Papa registraram esta imagem triste: um riacho de esgoto atravessava o caminho de duas mães que levavam seus filhos a um Posto de Saúde que fica ao lado de uma Creche.O problema pontual foi solucionado, mas precisamos ficar atentos: além da conta-minação óbvia, vazamentos frequentes e a falta de fiscalização da Prefeitura com matagais, também proliferam outras do-enças como a Dengue, por exemplo.

Presença conscienteO vereador Marcos Papa apoiou o Movi-mento Passe Livre em suas manifestações populares legítimas e pacíficas e acompa-nhou os estudos e as propostas sobre o Transporte Coletivo que surgiram a partir das demandas do movimento na cidade. Na Câmara, Papa votou contra a isenção do ISS às Concessionárias de Transportes.

www.marcospapa.com.br | [email protected] | facebook.com/marcospapa | @marcos_papa | 16 3607.4008

finalmentes

informativo do vereador Marcos Papa | Ribeirão Preto sustentável e criativa Co

rdei

ro d

e Sá

Fern

ando

Gom

es

Cam

ila V

incc

i