manutenção ações para melhorar o folha de jurerê · das empresas do grupo habitasul), junto ao...

12
IMÓVEIS INTERPRAIAS Ações para melhorar o sistema de drenagem O delicado e insuficiente sistema de drenagem de Jurerê Internacional é uma questão de preocupação constante para a AJIN. Fortes chuvas já bastam para ocorrer pontos de alagamento no residencial. Por isso, a limpeza periódica dos canais de drenagem é necessária. A ação depende dos órgãos públicos e de licenciamento ambiental. Entre 31 de agosto e 4 de setembro, por exemplo, precipitações constantes resultaram vários pontos de alagamentos. Na ocasião, a AJIN realizou um levantamento dos locais considerados críticos. Desde 2015 estamos discutindo medidas a serem implementadas para solucionar e mitigar o problema de colapso do sistema de drenagem de Jurerê Internacional. A AJIN está preparando relatório detalhado com a reavaliação das ações já definidas e em andamento para discussão, principalmente, com a próxima gestão do poder Público Municipal. Estamos intensificando a limpeza dos pontos de drenagem existentes e interagindo com as equipes de manutenção da PMF/Comcap para manter os canais desobstruídos. Manutenção Folha de Jurerê Folha de Jurerê Informativo da Associação de Proprietários e Moradores de Jurerê Internacional - AJIN | OUT.2016 / Ano 19 / Nº 92 / www.ajin.org.br Já solicitamos a limpeza e desassoreamento dos canais de terra – trecho entre a Avenida dos Salmões e o canal do DNOS, junto ao trevo de acesso à Jurerê Internacional e a SC - 400, numa extensão de aproximadamente 300 metros, que faz a interligação com a lagoa de água bruta do residencial. Para que este serviço possa ser executado, a Associação encaminhou solicitação de anuência dos órgãos ambientais ICMbio/ESEC e Fatma. O ICMbio nos informou que não há obstruções ambientais para a limpeza periódica do trecho em questão. Confira o andamento da questão dos beach clubs págs. 04 e 05 Aplicativo para interação maior com nossos Associados pág. 18 Entre várias demandas da entidade, colaborar com as polícias para tornar JI mais seguro é prioridade pág. 10, 11, 12 e 13 AJIN alerta à segurança do bairro

Upload: hahuong

Post on 20-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manutenção Ações para melhorar o Folha de Jurerê · das empresas do grupo Habitasul), junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, RS, até o julgamento

IMÓVEISINTERPRAIAS

Ações para melhorar osistema de drenagemO delicado e insuficiente sistema de drenagem de Jurerê

Internacional é uma questão de preocupação constante para a

AJIN. For tes chuvas já bastam para ocorrer pontos de

alagamento no residencial. Por isso, a limpeza periódica dos

canais de drenagem é necessária. A ação depende dos órgãos

públicos e de licenciamento ambiental.

Entre 31 de agosto e 4 de setembro, por exemplo, precipitações

constantes resultaram vários pontos de alagamentos. Na

ocasião, a AJIN realizou um levantamento dos locais

considerados críticos. Desde 2015 estamos discutindo medidas

a serem implementadas para solucionar e mitigar o problema de

colapso do sistema de drenagem de Jurerê Internacional.

A AJIN está preparando relatório detalhado com a reavaliação das

ações já definidas e em andamento para discussão, principalmente,

com a próxima gestão do poder Público Municipal. Estamos

intensificando a limpeza dos pontos de drenagem existentes e

interagindo com as equipes de manutenção da PMF/Comcap para

manter os canais desobstruídos.

Manutenção

Folha de JurerêFolha de Jurerê

Informativo da Associação de Proprietários e Moradores de Jurerê Internacional - AJIN | OUT.2016 / Ano 19 / Nº 92 / www.ajin.org.br

Já solicitamos a limpeza e desassoreamento dos canais de terra – trecho entre a Avenida dos Salmões e o canal do DNOS, junto ao trevo de acesso à Jurerê Internacional e a SC - 400, numa extensão de aproximadamente 300 metros, que faz a interligação com a lagoa de água bruta do residencial. Para que este serviço possa ser executado, a Associação encaminhou solicitação de anuência dos órgãos ambientais ICMbio/ESEC e Fatma.

O ICMbio nos informou que não há obstruções ambientais para a limpeza periódica do trecho em questão.

Confira o andamento da

questão dos beach clubspágs. 04 e 05

Aplicativo para interação maior

com nossos Associadospág. 18

Entre várias demandas da entidade,

colaborar com as polícias para tornar JI

mais seguro é prioridade

pág. 10, 11, 12 e 13

AJIN alerta à segurança do bairro

Page 2: Manutenção Ações para melhorar o Folha de Jurerê · das empresas do grupo Habitasul), junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, RS, até o julgamento

Quando se observa atentamente o nosso residencial, é fácil constatar que há muito a se fazer. Mas, somente com o apoio, e a união de todos os interessados, nossa dedicação, de forma voluntária, se transformará em ganhos concretos para toda a coletividade.

Agradecemos aos Proprietários e Moradores Associados, àqueles que de fato fazem a diferença e propiciam que “Jurerê Internacional” tenha destacado padrão de qualidade de vida, pelo apoio e espírito comunitário que mantém as estruturas de serviços de segurança, manutenção e demais atividades.

Assumimos o compromisso de conduzir nossa organização comunitária, obedecendo os princípios éticos e os valores universais.

Muito obrigado pela confiança depositada!

Nas últimas décadas, Florianópolis vem sendo periodicamente vítima do mandarinato dominante de diferentes matizes no tratamento do tema do título. E o mal maior parece estar materializado nos diferentes Planos Diretores colocados em prática até aqui, em que a tônica tem sido a discordância da vontade popular.

Historicamente o Plano Diretor de nossa cidade mais aceito e perene foi criado no tempo de Brasil Colônia e do Brasil Império. De Por tugal vieram os projetos urbanísitcos de obras públicas e praças introjetados na opinião popular pela sua qualidade e funcionalidade - vide nossas igrejas centenárias de Santo Antonio de Lisboa, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora do Rosário, For tes Militares, Alfândega e Mercado Municipal, que vêm resistindo à sanha de diversos Planos Diretores. Alguém aceitaria mexerem nesta arquitetura?

Seria utopia desejarmos que aqui se pense como a atual prefeita de Pa r i s , que dec id iu t i r a r da oc ios idade , ou mau aprovei tamento, propr iedades munic ipa is ou mesmo abandonadas, condicionando aos vencedores dos leilões projetos que causassem impactos positivos – construir novos mercados, hotéis residências, espaços de co-working (escritórios compar tilhados), coexistindo com moradias populares, todos com amplos jardins e hor tas ver ticais nas cober turas para refresco urbano. Em Paris deu cer to e já vão expandir o projeto para “Reinventar o Sena”. E o critério para

Novo Plano Diretor ou Plano Diretor Novo

escolher os vencedores não foi o valor oferecido por algum por tentado ou grupo financeiro, mas sim, a qualidade do projeto e interesse popular.

Na nossa Floripa de hoje se discute a elaboração de novo Plano Diretor, que se prolonga há mais tempo que o necessário, resultante da posição de alguns grupos dominantes, conflitando com interesses comunitários. A metodologia à aprovação deste Plano é submetê-lo à aprovação popular através de treze audiências públicas em diversas regiões da cidade, por imposição do Ministério Público, para se tirar a média do interesse público. A forma como aconteceram tais audiências está sendo contestada pelo MPF e poderá vir a desembocar no judiciário.

A AJIN acompanhou todas as fases das discussões em tais audiências e a nossa maior preocupação foi obstar tentativas de aumentar o gabarito das construções nas áreas ainda não ocupadas em nosso bairro, a liberação das fímbrias da Reserva Carijós, permitindo prédios de até seis andares e a rede de tratamento sanitário de toda a cidade, garantindo a saúde pública e a balneabilidade das praias.

O caminho, entendemos, é que se faça pressão sobre aqueles que por nós decidem, seja por contato direto com políticos, pelas redes sociais ou pela imprensa. Mas não fiquemos infensos ao assunto, pois defender o interesse de todos é defender o interesse de cada um.

2 Editorial

A Folha de Jurerê é uma publicação bimestral da Associação de Proprietários e Moradores deJurerê Internacional - AJIN

EndereçoAvenida dos Salmões, 600 - sala 03Open Shopping Jurerê Internacional - CEP: 88053-365(48) 3282-1590 / www.ajin.org.br / [email protected]

Estamos procurando fazer o melhor! Se for o caso, ligue-nos!

Jornalista Responsável: Adalgisa Frantz (RS 5397/JP)Diagramação: Wmidia - comunicação total

EXPEDIENTE

Cidadania 3

Palavra doPresidente

Sérgio Rodrigues da Costa

Presidente AJIN

Avançar nas ações em prol da melhoria da qualidade de vida do bairro é o objetivo principal da equipe que compõe a atual Diretoria Executiva. Criada em 1986, a AJIN mantém-se firme ao longo dos anos, no propósito de trabalhar para a manutenção da identidade conceitual do “Residencial Jurerê Internacional”.

Nos últimos anos se expõe uma nova situação desconectada com o ambiente agradável da praia e modelo urbanístico do residencial, antes procurado, principalmente, por turistas e visitantes que se integravam aos moradores residentes. Lamentavelmente, a partir da implantação dos chamados “clubes de praia” e o uso inadequado dos espaços públicos e privados, com a realização de festas no período noturno – “baladas privês” – tem levado a Associação a decisões de representação pela via judicial, como último recurso de resgate ao respeito aos princípios básicos da convivência social e da integridade de áreas públicas e de áreas de preservação permanente. Entendemos que num primeiro momento poderão provocar atritos, mas são necessários, tendo em vista o respeito às leis e ao meio ambiente.

Um dos principais pontos de permanente atenção de nossa Associação está em manter e buscar cada vez mais um ambiente de segurança para você e sua família. Não devemos esperar por situações de violência para começar a participar. Parcerias e reavaliação de novas estratégias estão sendo discutidas com os órgãos públicos de segurança. Melhorias no sistema de monitoramento eletrônico “Projeto Olhar Digital” estão em andamento, e precisamos de colaboração e comprometimento de todos para implementá-las preventivamente.

Muitos problemas considerados essenciais pelos moradores exigem planejamento e interação constante com diversos órgãos públicos e entidades privadas. Para exemplificar, destacamos algumas ações: a complementação do sistema de saneamento básico do residencial, a implementação de melhorias no sistema de drenagem pluvial e a proteção das áreas de preservação ambiental. Pensar num bairro que proteja as pessoas e o meio ambiente é estar, permanentemente, proporcionando qualidade de vida aos residentes e visitantes. Para isso, é fundamental o engajamento de todos neste processo.

Presidente: Sérgio Rodrigues da Costa

Vice Presidente: Mark de Matos

Diretoria de Comunicação: Aluisio Dobes e Bernardo Aécio Boiteux

Diretoria Financeira: Antonio Carlos Dainez, Jaime Milnitsky e José Carlos Benatto

Diretoria Jurídica: Luiz Alberto Villa Real e Luiz Carlos Zucco

Diretoria de Meio Ambiente: Paulo Roberto Ramos e Suzana Jorge Netto

Diretoria de Operações: José Michelli Vasques e Marcelo Martins

Diretoria de Segurança: Ildo Raimundo Rosa, Manoel Azeredo Saraiva e Paulo Cezar Maciel da Silva

Diretoria Social e de Esportes: Elizabete Tesser e Luiza Milnitsky

Consultoria em Segurança: Edson Correia

Apoio Administrativo: Inajara Castro, Luciana Menezes e Tânia Nara Machado de Souza

“Um dos principais pontos de permanente atenção de nossaAssociação está em manter e buscar cada vez mais um ambiente de segurança para você e sua família”

Aluisio Dobes

Diretor de Comunicação

Page 3: Manutenção Ações para melhorar o Folha de Jurerê · das empresas do grupo Habitasul), junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, RS, até o julgamento

AJIN x Beach Clubs:uma velha luta Mariana Bodenmüller

Advogada da AJIN

Mobilidade44 Jurídico 5

Quando os Postos de Praia começaram a se transformar em

beach clubs, ou seja, verdadeiras boates a céu aber to, os

moradores do bair ro passaram a enfrentar problemas

relacionados ao funcionamento desses estabelecimentos. A

principal queixa era a de per turbação do sossego, causada pelo

volume do som oriundo das festas realizadas nos beach clubs,

n a c o l o c a ç ã o d e s o f á s , g u a r d a - s ó i s , c a d e i r a s ,

espreguiçadeiras, etc, tanto nos decks de acesso à praia, bem

como sobre a praia, gerando a “privatização” do espaço público.

E, com o tempo, o problema foi se agravando, com o aumento do

espaço físico (construções) desses beach clubs, sobre o

passeio dos namorados, sobre a praia, etc...

A AJIN buscou, incansavelmente, formas de amenizar o

problema de forma amigável, através de inúmeras reuniões

realizadas com os proprietários dos empreendimentos, bem

como com a Habitasul, proprietária daqueles imóveis, desde

2003/2004. Ocorre que, com o passar do tempo, os pedidos da

AJIN passaram a ser completamente ignorados e, sem a

fiscalização dos órgãos responsáveis, a situação tornou-se

incontrolável.

Desta forma, em 2008, foi proposta a Ação Civil Pública nº

5026468-07.2014.4.04.7200, chamada pela mídia de “Ação

dos Beach Clubs”. O processo está em trâmite há 8 anos, onde

pôde-se comprovar, através de perícias (sim, mais de uma)

realizadas no local, que todos os beach clubs estão edificados

sobre Área de Preservação Permanente e parcialmente em

terreno de marinha, causando danos ao meio ambiente.

Ao proferir a sentença, o Dr. Marcelo Krás Borges, Juiz da 6ª Vara

Federal de Florianópolis, foi bem claro ao dizer que “a

manutenção dos beach clubs acaba por gerar um precedente

perigoso e até mesmo um estímulo para que outras pessoas

venham a ocupar áreas de preservação permanente, seja de

restinga ou manguezais. Se os réus podem ocupar uma área de

preser vação permanente i legalmente, por que outros

proprietários não poderiam? Assim trata-se de aplicar o

Princípio da Igualdade. Todos são iguais perante a lei, não

podendo este Juízo permitir a ocupação ilegal, já que outros

estabelecimentos similares já foram demolidos em casos

semelhantes”.

Por fim, ele determina a demolição integral de todos os Beach

Clubs da orla de Jurerê Internacional, bem como que eles

paguem uma indenização pelo tempo em que ocuparam

ilegalmente a área.

Hoje, a decisão encontra-se suspensa em razão de um recurso

proposto pela CIACOI – Administradora de Imóveis Ltda (uma

das empresas do grupo Habitasul), junto ao Tribunal Regional

Federal da 4ª Região, em Por to Alegre, RS, até o julgamento de

outro recurso (cujo prazo inicial era, aproximadamente, 90 dias).

Porém, ao analisar os pedidos de tal recurso, o Desembargador

Fernando Quadros da Silva deixa claro que há poucas

possibilidades de provimento do recurso, ou seja, será difícil

alterar a sentença, uma vez que todos os argumentos trazidos

pelas par tes foram minuciosamente analisados, bem como

houve um exaustivo debate sobre as provas produzidas, em

especial a perícia.

Assim, a AJIN mantém-se firme em sua posição de querer trazer

aos seus associados e demais moradores do bairro o sossego e

a paz condizentes com a proposta de ser, e continuar sendo, um

bairro residencial, que preza, antes de tudo, pelo fiel

cumprimento da lei e das decisões judiciais.

Em 29 de setembro, o Presidente da AJIN Sérgio Rodrigues da Costa, acompanhado dos Diretores Bernardo Boiteux e Aluisio Dobes, foram novamente recebidos no Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra, pelo Engº Clayton Bortoluzzi, Consultor Executivo, e técnicos do Órgão. A outra reunião ocorreu em 15 de junho. Na nova oportunidade foi discutida a continuidade das tratativas iniciadas em junho para solução do problema de acesso às praias Jurerê Internacional, Jurerê Tradicional, Daniela e Praia do Forte, quando da realização de grandes eventos privados no estabelecimento comercial Stage Music Park, bem como outras melhorias no sistema viário do local e, também, no trevo da SC- 402 (Rodovia Maurício Sirotsky Sobrinho) com a SC- 400 onde, com certa frequência, ocorrem acidentes graves .

Como sugestão da AJIN, aceita pelo Deinfra, estará sendo elaborado projeto de adequações no acesso à casa noturna e, também, foi discutido o alargamento das alças de acessos no trevo que leva a SC- 401/402, assim como passagem específica para pedestres e ciclistas junto à ponte sobre o Rio Ratones na SC- 402.

A recuperação do “guard rail” do acesso à SC - 402 e as grades de proteção sobre o elevado no trevo de acesso aos bairros citados, igualmente solicitadas pela AJIN, foi acatada e será incluída nas obras emergenciais de melhorias da SC- 401, ainda em 2016.

Na reunião ficou decidido que, tão logo a equipe técnica do Deinfra conclua os trabalhos de avaliação técnica e elaboração do projeto especifico de melhorias no traçado do sistema viário do local, faremos um novo encontro para discutir os encaminhamentos a serem dados.

Reuniões noDeinfra paramelhorar o trânsito

Certeza de bons negócioscom a maior audiência

e o melhor retorno

An

un

cie

na

Fo

lha

de

Jure

48

328

2 15

90

Page 4: Manutenção Ações para melhorar o Folha de Jurerê · das empresas do grupo Habitasul), junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, RS, até o julgamento

A Ilha Floripa Condomínios atua exclusivamente em Jurerê e Jurerê Internacional e tem por objetivoproporcionar serviços de qualidade para condomínios, síndicos condôminos e síndicos externos.Oferece serviços de administração financeira e contábil, de gestão de pessoal e síndico externo

sob medida para o seu Condomínio.

A Ilha Floripa Condomínios espera sua visita na Rua Deputado Paulo Preis, 188 loja 01Conselho Regional de Administração - SC - registro nº 1775-J

Administradora Rosana Gualiato Marcondes - registro nº 18.787

Ilha Floripa Condomínios a sua administradora de condomínios em Jurerê.www.ilhafloripacondominios.com.br

+ 55 48 3209-8181 + 55 48 9815-4140

Segurança 76 Segurança

Ações Preventivas e Ocorrências : AGO/2016

Em 20 de setembro foi assinado o Contrato de Patrocínio ao

Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd,

desenvolvido pelo 21º Batalhão de Polícia Militar firmado entre o

21º Batalhão de Polícia Militar e a empresa Engie Brasil Energia

S/A, tendo como anuentes a Associação de Proprietários e

Moradores de Jurerê Internacional- AJIN, e o Resort Costão do

Santinho, com o objetivo de auxiliar na formatura do projeto. O

contrato foi assinado pelo Sérgio Rodrigues da Costa – Presidente

da AJIN, Júlio Cesar Lunardi – Diretor Administrativo da Engie e o

Tenente Coronel José Vieira Nunes – Comandante do 21º BPM.

Na ocasião, ocorreu a palestra “Prevenção aos Crimes de

Violência e Danos ao Comércio”, proferida pelo Coronel PM RR

Fernando José Luiz – Consultor de Segurança, promovida pelo

21º BPM em Canasvieiras.

“O Proerd tem por objetivo capacitar jovens estudantes de

informações e habilidades necessárias para viver de maneira

saudável, sem drogas e violência. Secundariamente se propõe a

trabalhar sobre as causas do uso de drogas lícitas e ilícitas,

estabelecendo sobre os riscos decorrentes da dependência

química e orientando as crianças, adolescentes, assim como

seus pais ou responsáveis, acerca da busca de soluções e

medidas eficazes quanto à resistência às drogas; ...”

(http://www.pm.sc.gov.br/cidadao/proerd.html)

AJIN assina contrato de patrocínio ao Proerd

Page 5: Manutenção Ações para melhorar o Folha de Jurerê · das empresas do grupo Habitasul), junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, RS, até o julgamento

SEGURANÇA é uma das principais prioridades dos serviços prestados pela AJIN, o que necessita de uma permanente avaliação de sua eficácia e reavaliação da metodologia de fiscalização patrimonial contratada pelos Associados.

A AJIN está instalando um novo programa de gerenciamento de imagens do sistema de vídeo monitoramento de Jurerê Internacional, complementando o Projeto Olhar Digital. A instalação deste software permitirá a implantação de novas funcionalidades de gestão e informações das imagens capturadas. O programa foi desenvolvido pela empresa canadense Genetec, especializada em segurança eletrônica, numa parceria com a Intelbras.

Para isso, a Associação adquiriu um novo servidor (computador) com maior capacidade de instalação de aplicativos específicos de gerenciamento e que, também,

permitirá a ampliação do número de câmeras, sem prejudicar, principalmente, o tempo de armazenamento das imagens. Atualmente o sistema é composto de 66 câmeras de vídeo monitoramento numa abrangência de cobertura em torno de 70 % da área do residencial.

O nosso parceiro tecnológico Intelbras disponibilizou, para substituição, duas novas câmeras “dome”, de última geração, já instaladas na Avenida dos Búzios, no entroncamento da Avenida das Algas com Avenida dos Icaraís e na Avenida dos Salmões. Também, foi instalada um novo ponto de monitoramento com uma câmara “dome” na esquina da Avenida dos Tandujus com a Rua dos Marimbaus, com o apoio de moradores Associados próximos a esta localidade. A AJIN está adquirindo mais cinco câmaras fixas para possibilitar a cobertura de todas as saídas e entradas pelo perímetro leste do residencial.

AJIN promove melhorias no sistema de monitoramento

8 Segurança 9Temporada

A AJIN participou do lançamento do projeto Operação Verão 2016/2017 em oito de agosto. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Turismo – Setur, que coordena o programa, apresentou o relatório de avaliação da última temporada, tendo a deficiência nas fiscalizações como principal problema diagnosticado. De acordo com o cronograma, está prevista a implantação das ações no período de outubro/2016 a março/2017. A AJIN, Em reunião técnica de planejamento das ações em 11 de junho, a AJIN antecipou, segundo a sua avaliação, lista com as principais ações necessárias para a temporada de verão: revitalização das passagens de pedestres nas principais Avenidas do residencial – principalmente na passagem entre as plataformas do calçadão na Avenida dos Búzios; instalação de banheiros públicos e chuveiros de praia – gratuitamente para todos os usuários; melhoria na coleta e destinação de resíduos sólidos por bares, restaurantes e barracas de praia (as barracas de praia devem possuir contentores próprios para a destinação do lixo, não podendo utilizar as lixeiras da praia – como previsto no licenciamento); recuperação de duas passarelas de acesso à praia; limpeza de bueiros e bocas de lobo; não autorização de ambulantes no Passeio dos Namorados (como na temporada 2015/2016 –

Associação reivindica ações daOperação Verão 2016/2017

autorizado pela PMF/SESP); fiscalização da vigilância sanitária na praia (ambulantes), bares e restaurantes; fiscalização efetiva de invasões na restinga por ambulantes clandestinos, para guarda de produtos e materiais na Área de Preservação Permanente; definição de local para parada de ônibus de turistas, não permitindo o estacionamento ao longo das avenidas dos Búzios e adjacentes; revitalização dos pontos de abrigos de paradas de ônibus; intensificação da fiscalização nas ruas próximas à praia para coibir abusos e invasões de flanelinhas; reformulação da iluminação da Praça dos Dourados; presença efetiva da Guarda Municipal durante toda a temporada de verão; fiscalização por parte da Delegacia de Jogos e Diversões/Floram/Polícia Militar do uso de residências par ticulares para realização de festas clandestinas com venda de ingressos – “boates” em Área Residencial; fiscalização efetiva dos alvarás de funcionamento – Alvará Policial emitidos pela Delegacia de Jogos e Diversões face ao barulho produzido em horários destinados ao repouso; fiscalização para coibir a ação de cambistas nas avenidas e ruas do residencial; revitalização do pavimento de asfalto no acesso ao Residencial nas avenidas das Raias e Salmões – do trevo até a avenida dos Dourados, dentre outras reivindicações.

Verão requer maior presença da Guarda Municipal Queremos fiscalização efetiva do trabalho ambulante

Page 6: Manutenção Ações para melhorar o Folha de Jurerê · das empresas do grupo Habitasul), junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, RS, até o julgamento

10 Gestão

Sérgio Rodrigues da Costa tomou posse

como presidente da AJIN para o biênio

2016/2017, em cerimônia realizada no

Templo Ecumênico no dia 21 de junho.

Para a vice-presidência foi empossado

Mark de Matos. A equipe de voluntários

que trabalha pela qualidade de vida de

Jurerê Internacional também é integrada

por Aluisio Dobes e Bernardo Aécio

Boiteux (Diretoria de Comunicação),

Antonio Carlos Dainez, Jaime Milnitsky e

J o s é C a r l o s B e n a t t o ( D i r e t o r i a

Financeira), Luiz Alberto Villa Real e Luiz

Carlos Zucco (Diretoria Jurídica), Paulo

Roberto Ramos e Suzana Jorge Netto

(Diretoria de Meio Ambiente), José

Michelli Vasques e Marcelo Mar tins

(Diretoria de Operações), Ildo Raimundo

Rosa, Manoel Azeredo Saraiva e Paulo

Cezar Maciel da Silva (Diretoria de

Segurança) e Elizabete Tesser e Luiza

Mi ln i tsky (Diretor ia Socia l e de

Esportes). Na ocasião foram escolhidos

o s m e m b r o s d o s c o n s e l h o s

Deliberativos e Fiscal.

Nova gestão focana segurança e no avanço de projetosde revitalização do bairro

11Gestão

Tendo em vista o crescimento acelerado do bairro, trabalhar por maior segurança tem sido a tônica dos trabalhos e discussões da diretoria. Com este objetivo, a AJIN está desenvolvendo ações importantes para ampliar a sua colaboração junto ao trabalho das polícias militar e civil. Neste sentido, o encontro de representantes da associação com o Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba em 16 de agosto, foi bastante importante. A manutenção da parceria com a Polícia Militar e apoio às iniciativas da Polícia Civil quanto à fiscalização dos alvarás de bares, boate e comérc io ambulante foram os temas em destaque.O presidente da AJIN, Sérgio Rodrigues da Costa, destacou a atuação da AJIN, como o projeto Olhar Digital, com a instalação de 60 câmeras em todo o bairro. As imagens são compartilhadas com instituições da segurança.

Segundo o secretário, a parceria com a AJIN terá continuidade em busca da melhoria do serviço à população daquele bairro. Para ele, “essa tecnologia é uma aliada muito importante na defesa do cidadão. Estatísticas comprovam que onde há câmeras, a criminalidade reduz”.

Tema prioritário

Grubba destacou ainda que a fiscalização não pretende inviabilizar o trabalho dos empresários e comerciantes, “mas é preciso ter regras e respeitá-las”, disse.

O Presidente da AJIN reivindicou na oportunidade, mais rigor na fiscalização de festas irregulares que acontecem com freqüência em mansões alugadas com a cobrança de ingresso e presença de grande público. “Muitas vezes essas festas sequer têm autorização e hora para terminar É preciso combater e evitar esta prática”, disse.Participaram também da audiência o Diretor de Segurança, Ildo Rosa; Diretor Jurídico, Luis Carlos Zucco; Diretores de Comunicação, Aluisio Dobes e Bernardo Boiteaux; Diretor de Operações , José Michelli Vasques; Advogada da AJIN, Mariana Bodenmuller e Conselheiros da AJIN, Jairo Brincas, e Rogério Martorano.

Presentes ao encontro o Delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz, e o Comandante da 1ª Região Policial Militar, Coronel Renato Cruz Júnior, se comprometeram a reforçar a fiscalização.

Prevenção é omelhor negócio

Reiteramos a todos os Associados para a importância

de se instalar um bom sistema de alarme no imóvel de

forma a permitir o alerta às equipes de segurança

patrimonial e à central de monitoramento 24 horas,

para comunicação imediata aos órgãos de segurança

pública, bem como informar qualquer presença

suspeita e demorada de veículos ou pessoas nas

redondezas de sua residência – ligando para 3266-

4300 e/ou 9114-5818.

Prevenção é omelhor negócio

Page 7: Manutenção Ações para melhorar o Folha de Jurerê · das empresas do grupo Habitasul), junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, RS, até o julgamento

12 Gestão 13Gestão

Dar continuidade nas discussões e ações para Melhorias no Sistema de Drenagem Pluvial do residencial. Leia a matéria exclusiva sobre esta ação na pág. 24 deste informativo.

Sistema de Drenagem

O nosso residencial ainda não possui rede de captação de esgoto em toda a sua área. Outro problema é que o sistema implantado requer a existência de fossa séptica em cada unidade o que demanda atenção especial no seu esvaziamento periódico por parte do proprietário. A AJIN está interagindo com a PMF e com a SAE-Habitasul para equacionar estes problemas com a maior brevidade possível. Já solicitamos, em reunião conjunta com a Habitasul, a substituição de todas as caixas de inspeção ao longo do Passeio dos Namorados, objetivando evitar extravasamentos de esgoto por entupimentos na rede, que possam atingir a praia e comprometer a sua balneabilidade.

Complementação da Rede deSaneamento Básico

Um dos pontos de grande atratividade do residencial Jurerê Internacional é a exuberância das suas áreas verdes de preservação permanente. Uma das áreas que mais são impactadas, principalmente no veraneio, é a faixa da restinga. A abertura de acessos secundários ao longo da restinga faz com que a área de dunas seja alterada por pisoteio. Em razão da importância da preservação da área de restinga na praia de JI, a AJIN está interagindo com a PMF – Floram, para obtenção de suporte técnico e de fiscalização, para que a área possa ser preservada. Um dos objetivos será reforçar o sistema de proteção de isolamento das áreas de maior circulação e concentração de pessoas.

Proteção das Áreas de Preservação Ambiental

Propor novas melhorias e recuperação do sistema viário do residencial são necessárias. Desde o segundo semestre de 2015 foram substituídas placas de sinalização de trânsito nas principais avenidas. A AJIN está pleiteando junto à PMF a continuidade das ações nas demais vias. Atualmente em algumas avenidas há necessidade de recapeamento do pavimento de asfalto.

Melhorias e recuperaçãodo Sistema Viário

Continuar participando ativamente da construção e implantação do Projeto Orla e do novo Plano Diretor de Florianópolis, com foco no Norte da Ilha.

A AJIN está participando ativamente das audiências do Plano Diretor (págs. 3 e 4), e buscando manter o limite de gabarito existente. Na reunião técnica do Núcleo Distrital, a Associação apresentou várias questões, sintetizadas nos seguintes pontos: a) manutenção do gabarito atual das edificações de Jurerê Internacional; b) residências unifamiliares com altura máxima de 2 (dois) pavimentos; c) prédios com altura máxima de 4 (quatro) pavimentos nas áreas onde tais edificações são permitidas; d) não estender a Avenida das Algas até a SC-400; e) transformar as Áreas de Urbanização Especial em Áreas sujeitas a Estudo Ambiental; f) transformar a Área compreendida entre o 21º BPM até a entrada principal do residencial em Área de Estudo Ambiental; e, g) manutenção da predominância das restrições previstas nas inscrições imobiliárias dos imóveis de Jurerê Internacional evitando-se controvérsias futuras sobre o assunto.

Projeto Orla e o novo Plano Diretor de Florianópolis

Promover debates sobre o futuro da urbanização de Jurerê Internacional e Comunidades vizinhas – Seminários de Arquitetura e Urbanismo. Ao longo da atual gestão, a AJIN estará promovendo debates com profissionais de arquitetura e urbanismo sobre o futuro de Jurerê Internacional, para discutir constantes melhorias e adequações no ambiente urbano com objetivo da manutenção, ao longo dos anos, da qualidade de vida como um dos pontos de destaque do residencial.

O futuro da urbanização de JI e comunidades vizinhas

O sistema de monitoramento eletrônico está passando por atualização que permitirá a sua expansão na cobertura das vias públicas do residencial e na implementação de novas ferramentas de gerenciamento de última geração em sistema de segurança. Prevê-se que as melhorias serão implementadas nos próximos meses. Parte dos equipamentos necessários já foram adquiridos pela AJIN junto à empresa DELL Inc. Computadores, em parceria com a Intelbras.

Sistema de Monitoramento Eletrônico e de Segurança

Manter as ações voltadas para o uso adequado dos espaços públicos e privados do residencial e entorno. A AJIN continuará interagindo com os Órgãos Públicos e entidades privadas no sentido de defender o uso correto dos espaços públicos e privados do residencial. Confira informações sobre a Ação Civil Pública que questiona o funcionamento, os incômodos à vizinhança e o uso de espaços públicos pelos ditos “beach clubs” na página 5. Também continuará atuando no combate à realização de eventos irregulares - festas clandestinas - em residências particulares.

Uso dos espaços públicos e privados do residencial

A AJIN contratou a empresa Wmidia para o desenvolvimento do aplicativo AJINApp que, dentre outros recursos, conta com área exclusiva para prestação de serviços aos Associados. Veja matéria na pág. 18 deste informativo.

Novos canais de comunicaçãocom Associados e Moradores

Para conhecer o detalhamentode todas as ações da AJIN,

faça-nos uma visita em nossasede na Av. dos Salmões, 600

ou, se preferir, ligue para

48 3282-1590

Desde abril de 2015, atendendo solicitação da maioria dos síndicos dos prédios que compõem o calçadão, a AJIN está empenhada na busca de um projeto de revitalização deste importante espaço de lazer do residencial. A Associação contratou os trabalhos de perícia técnica de engenharia civil que levantou as principais patologias do calçadão. Com base no Relatório de Inspeção Urbana apresentado, os administradores dos condomínios poderão discutir as sugestões e orientações para sanar os problemas levantados com todos os condôminos. Este serviço foi custeado pelos próprios condomínios. Paralelamente, a AJIN está interagindo com a Habitasul, que se propôs a apresentar projeto arquitetônico para o espaço, com base nas premissas básicas elaboradas pelos representantes legais dos condomínios.

Reforma do Calçadão doOpen Shopping

Principais iniciativas que estão sendo desenvolvidas na gestão 2016/2017sendo desenvolvidas na gestão 2016/2017,em Assembleia Geral Ordinária de possedos conselhos Deliberativo e Fiscal.

Confira as principais iniciativas que estãomuitas delas já iniciadas anteriormente e aprovadas

da nova Diretoria Executiva e membros

Page 8: Manutenção Ações para melhorar o Folha de Jurerê · das empresas do grupo Habitasul), junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, RS, até o julgamento

14 Manutenção

Essenciais para proteger a delicada vegetação costeira, as passarelas de acesso à praia de JI necessitam de manutenção constante. Por iniciativa da AJIN, em 2016 já foram recuperadas as passarelas 6 e 7. A intenção é de que até o início da temporada mais estruturas possam estar em condições de uso.

Parte do madeiramento que se encontrava comprometido pela ação do tempo foi substituído na passarela 6, que se localiza próxima à Avenida dos Pampos. A AJIN também concluiu os trabalhos de reparo e recuperação da estrutura de apoio da passarela 7 (junto à Passagem das Violas), através de reforço na sua sustentação em dois pontos, tendo em vista que o contato direto com a água do riacho fez com que a passarela perdesse parcialmente a sua estabilidade lateral.

Seguem as tratativas com a Secretaria de Obras da PMF e os organizadores do evento esportivo Ironman para viabilizar a recuperação das passarelas 8 (na Avenida das Lagostas), atualmente interditada pela Associação devido ao desmoronamento parcial durante a realização do evento no dia 27 de maio, ocupada como arquibancada.

A passarela 10, de acesso ao Posto de Salva-Vidas, localizada no final da Lagostas está inclusa nas solicitações da AJIN no planejamento de ações para programa Operação Verão – 2016/17 junto à Secretaria de Turismo de Florianópolis- Setur.

Lamentavelmente, devido a atos de vandalismo na passarela 2, a Associação teve que substituir e/ou recolocar várias madeiras da proteção lateral. Lembramos que essa passarela, recentemente, foi totalmente reconstruída, numa parceria entre CFL/PMF e AJIN.

Passarelas 6 e 7 foram recuperadase revitalizadas

Passarela 6 durante a obra

Passarela 6 recuperada

Passarela 7 antes

Passarela 7 depois

Page 9: Manutenção Ações para melhorar o Folha de Jurerê · das empresas do grupo Habitasul), junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, RS, até o julgamento

Segurança Patrimonial

16 Administração

Além do sistema de monitoramento eletrônico, a AJIN mantém ainda o sistema de segurança patrimonial, realizado também 24 horas por dia, em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. São 3 (três) postos de trabalho com o uso de motocicletas, contratados pela AJIN junto à empresa Khronos, e que contam com o apoio de um Consultor de Segurança e mais 1 (um) veículo da AJIN. Os (3) postos de trabalho com motocicletas circulam por todo o bairro, inclusive pelo Amoraeville (em face da quantidade significativa de Associados que residem naquela área), e vistoriam todas as casas dos Associados da AJIN que contribuem para o Plano de Segurança.

Os custos da segurança patrimonial são integralmente cobertos com recursos da AJIN, por meio das contribuições dos Associados.

DESIGNF I L M SPel ículas de Controle Solar

Película de controle solar, privacidade,

segurança e decoração para vidros

Revestimos portas, janelas, tampos

de mesa, boxes de banheiros, etc...

Há mais de 15 anos no mercado

de instalação de pelí[email protected](48) 9921-7870 (48) 8442-8866(48) 9113-3370 Orçamento sem compromisso!

O sistema de Segurança Eletrônica, denominado Projeto “Olhar

Digital”, é constituído pela Central de Segurança Comunitária e

equipamentos nela instalados, pela rede externa de 23 km de

fibras óticas e postes, e por 64 (sessenta e quatro) câmeras de

última geração, fornecidas pela INTELBRAS, mediante

convênio que dá à AJIN a propriedade dos equipamentos.

Todos os equipamentos que compõem o sistema, incluindo os

equipamentos internos e os externos, são de propriedade da AJIN.

A manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos

é feita pela empresa XPTI Tecnologia em Segurança Eletrônica

Ltda., contratada e custeada pela AJIN.

O Projeto “Olhar Digital” contou com um investimento direto da

AJIN, até maio de 2016, de R$ 840.889,59. Até o final de 2016

a AJIN fará novos investimentos para atualizar equipamentos

voltados à ampliação do sistema e implantação de novos

softwares de gerenciamento das imagens.

A AJIN mantém contrato com a CELESC que permite o

compar tilhamento dos postes daquela empresa (para

passagem dos cabos óticos) e fornecimento de energia elétrica

para alimentação das câmeras, com custos mensais, por

ponto, pagos pela AJIN.

Segurança Eletrônica

17Administração

A Diretoria Executiva da AJIN decidiu reafirmar aos seus Associados e aos moradores de Jurerê Internacional aspectos do gerenciamento dos Planos de Segurança e Manutenção do bairro, mantidos pela contribuição dos Associados. A divulgação dos esclarecimentos em nossas ferramentas de comunicação, como Google Groups e Facebook foi bastante produtiva, com Associados e moradores interagindo fortemente. Agradecemos as importantes sugestões enviadas e estamos estudando uma a uma com grande atenção.

Esclarecimentosimportantes sobrea atuação da AJIN A AJIN mantém com a Prefeitura Municipal de Florianópolis

Termos de Adoção de Áreas Públicas, pelos quais a AJIN adotou e faz a limpeza e manutenção de 4 (quatro) grandes áreas públicas do bairro: Passeio dos Namorados, Bosque-Parque dos Curumins, Pé de Fruta e Praça da Avenida dos Dourados (praça dos morrinhos). Além disto, a AJIN faz a limpeza e a manutenção dos canteiros centrais de todas as avenidas do bairro, das demais ruas do bairro e das testadas dos lotes sem construção. Este trabalho é realizado por uma equipe de profissionais de empresa contratada pela AJIN e custeado pela contribuição dos Associados.

A AJIN não faz a limpeza e manutenção do Amoraeville.

Manutenção

Os custos dos projetos desenvolvidos pela AJIN e cobertos pelas contribuições dos Associados, no exercício 2015/2016, são os seguintes:

Ÿ Segurança Eletrônica: Projeto “Olhar Digital” e Segurança Patrimonial – aproximadamente R$ 85.000,00 por mês, totalizando R$ 963.488,49 por ano.

Ÿ Manutenção: aproximadamente R$ 24.000,00 por mês, totalizando R$ 285.645,57 por ano.

Para o exercício 2016/2017 estão orçados os seguintes valores: Segurança Eletrônica e Patrimonial – R$ 994.921,27 e Manutenção – R$ 274.500,00.

Custos

O prédio onde está instalada a Central de Segurança é de propriedade da Habitasul e foi cedido para o Projeto, sem custo, para acomodar os equipamentos e o pessoal responsável pelo monitoramento.

As despesas de manutenção do prédio (água, luz, telefone, IPTU, limpeza, jardins) são custeadas pela AJIN, por meio da contribuição dos Associados.

A Central de Segurança Comunitária, incluindo o monitoramento eletrônico por câmeras, permanece ativa 24 horas por dia, em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. As imagens das 64 câmeras são gravadas e são permanentemente visualizadas/acompanhadas por funcionários de empresa ORSEGUPS, contratada e custeada pela AJIN, especialmente treinados para tal fim. As imagens são também disponibilizadas para a Polícia Militar, para a Polícia Civil e para a Guarda Municipal, mediante convênios firmados com a SSP do Estado e com a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

As câmeras no Amoraeville não fazem parte do Projeto “Olhar Digital” e não são monitoradas pela Central de Segurança Comunitária. Não estão entre as 64 câmeras acima referidas.

Central de SegurançaComunitária

Page 10: Manutenção Ações para melhorar o Folha de Jurerê · das empresas do grupo Habitasul), junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, RS, até o julgamento

A Lei Municipal de Florianópolis nº 259/2006 – proíbe a instalação de antenas de celular em áreas residenciais exclusivas como no caso do imóvel localizado na Rua dos Pargos, em que foi instalada uma torre de telefonia móvel. A Associação, tão logo tomou conhecimento desta instalação, encaminhou ofício à Anatel, que nos prestou a informação da “inexistência de registros de eventual pretensão de se instalar estação no local”.

Diante deste fato, em consulta a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – SMDU, também nos foi informou, oficialmente, em 15 de setembro, “que o proprietário do terreno foi notificado e autuado, devendo providenciar a retirada da estrutura em 15 dias após o recebimento da notificação”, haja vista que a antena de telefonia móvel “não é regularizada perante o Município”. Salienta-se que terrenos em Área Residencial Exclusiva – ARE somente poderão ser utilizados para edificação de casas destinadas à residência unifamiliar.

19Culinária18 Informática

Instalação irregular de antena de telefonia móvel

Ingredientes para 8 pessoas:

• 1.4 kg de charque ou frescal;

• 600 gr de arroz parboilizado;

• 400 gr de linguiça calabresa cozida e defumada;

• 2 colheres rasas de óleo ou banha;

• 2 cebolas grandes picadas;

• 3 dentes de alho picados;

• 2 colheres de óleo ou banha;

• 100 gr de queijo parmesão ralado.

PRESIDENTE

Valmor Perci Scheibe

VICE PRESIDENTE

Vilson Bazzan

CONSELHO DELIBERATIVO

Alexandre Benedeto FloresAluisio DobesAnnalisa Blando Dal ZottoArmando GarciaBernardo Aecio de M. BoiteuxEgon O. J. FritscheElisabete TesserFabiana Raab MullerGerson DalcanaleIldo Raimundo da RosaJairo BrincasJoel Guimarães de OliveiraJose Carlos BenattoJosé Michelli Vasques

Juarez Fonseca de Medeiros

Karin VerzbickasLuiz Carlos ZuccoLuiz Carlos PeriniLuiz G Bertoncini JrLuiz Rosa dos ReisManoel Azeredo SaraivaMaria Ilse KnudsenMark de MatosNery Ribeiro Homem JuniorPaulo Cezar M.da SilvaRhoriy G. Barreto da SilvaSergio J. ManfroiSérgio Rodrigues da CostaValmor P. ScheibeVinicio FornasariWilson A. Steinwandter

CONSELHO FISCAL

Carlos Spellmeier

Gilberto Salvato

Luiz Fernando Dias Probst

SUPLENTES

Guenther Augenstein

Gisele N. Stangler

Ricardo Jorge Wolff

ConselhoDeliberativoda AJIN

Arroz Carreteiro a La Martorano

Solicitamos a colaboração de todos os proprietários para que Jurerê Internacional continue destacando-se como padrão de urbanização no sentido de se dar uso adequado ao imóvel, de acordo com as regras do zoneamento urbano correspondente, obedecendo-se as restrições de matrícula de cada unidade.

Modo de Preparo:

Dessalgar o charque - deixando em água por 12 horas - trocando a água a cada 4 horas - o charque ou o frescal devem ser lasqueados em pedaços pequenos e finos - a cebola e o alho picados devem ser refogados com duas colheres rasas de óleo ou banha. Misturar a linguiça e refogar por 3 m inu tos e ac r escen t a r a ca r ne r e fogando po r ma is 5 m inu tos . Acrescentar alguns temperos a gosto - molho inglês, curry, pimenta branca, salsa para dar um sabor especial. Acrescente o arroz e cozinhe em água f e r v e n t e a t é f i c a r a l d e n t e , ac rescen tando àgua quen te aos poucos, se necessário.

Ser v i r com sa lsa p icada, que i jo parmesão ralado, ovos (6) cozidos cor tados em pequenos pedaços e pimenta biquinho.

Agora é só deliciar-se!

Que tal divulgarsua receita na Folha de Jurerê?Entre em contato pelofone 48 3282 1590 ou [email protected]

O jornalista e repórter joaquinense Rogério Martorano, que sempre destacou Santa

Catarina no cenário nacional através de sua atuação por duas décadas como repórter no

Rio de Janeiro, trabalhando no grupo Diários Associados com Assis Chateaubriand, tem

como uma de suas paixões a gastronomia.

Como visitante assíduo de Jurerê Internacional, onde tem vários amigos, nos presenteou

com uma adaptação de suas especialidades, o Arroz Carreteiro a La Martorano.

AJINAppLançamento oficial dia

17/OUTBaixe o seu acessando

www.ajin.org.br/app

AJINApp: a comunicação na sua mãoModerno e funcional, o AJINApp estará disponível nas versões iOS/Apple e Android, a partir do dia 17 de outubro, e faz parte do conjunto de ações que a AJIN vem promovendo para aumentar a comunicação, a segurança, a manutenção e o relacionamento com a comunidade de Jurerê Internacional, em especial com seus associados.

Com alto valor tecnológico, através do AJINApp os associados poderão contribuir ainda mais com a fiscalização do nosso bairro, registrando por meio de fotos e geolocalização, qualquer irregularidade que presenciar e, o melhor de tudo, poderão acompanhar na palma da mão o

andamento dado a cada registro feito. O associado também conhecerá as ações que a AJIN vem promovendo, podendo votar àquelas que considerar mais relevantes.

Estes são apenas alguns dos recursos! Para uma melhor apresentação do AJINApp, e divulgação das opções de instalação, desenvolvemos um hotsite exclusivo para ele. Visitando www.ajin.org.br/app você terá mais informações, conhecerá os detalhes de cada serviço disponível e poderá contribuir com sugestões de melhorias.

Acesse o hotsite do AJINApp, baixe o aplicativo para seu smartphone Apple ou Android e compartilhe esta iniciativa!

Page 11: Manutenção Ações para melhorar o Folha de Jurerê · das empresas do grupo Habitasul), junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, RS, até o julgamento

20 Meio Ambiente

A AJIN está iniciando o monitoramento da qualidade biológica dos cursos d'água dos riachos que passam pela restinga em direção ao mar da praia de Jurerê Internacional, para intervir, caso haja qualquer suspeita de possíveis contaminações. Inicialmente, foram coletadas amostras no riacho ao lado do Parador P-12, próximo a passarela nº 1, no final da Avenida dos Búzios e no riacho junto à passarela nº 7, próximo da Passagem das Violas. Há a necessidade de estarmos atentos ao saneamento em nosso bairro e, consequentemente, garantir a balneabilidade da praia. Estamos selecionando alguns pontos para coleta de amostras de determinação da qualidade da água, para acompanhamento, principalmente, durante o período da temporada de veraneio. Para isso é muito importante a participação de todos através da comunicação de qualquer coloração estranha e cheiro de esgoto nos cursos d'água dos riachos, junto à praia, comunicando à Associação através do fone 3282-1590.

Qualidade da água dos riachosjunto à praia é monitorada

Demonstrativo de Receitas e Despesas do período 01/06/2016 a 31/07/2016

CONTAS

(+) RECEITAS TOTAIS

Receitas Operacionais

Contribuições para Manutenção

Contribuições Public./Patrocínio

Contribuições para Segurança

Contribuições Ajin Total

Contribuições Folha de Jurerê

Contribuições Calçadão

Contribuições Templo

Contribuição Câmera

Ajuste /Diferença

Receitas Financeiras

Rendimentos de Aplicações

CONTAS

(-) CUSTOS E DESPESAS TOTAIS

Custos de Manutenção

Manutenção de Bairro

Jornal Folha de Jurerê

Serviços de Vigilância

Segurança de Câmeras

Consultoria de Segurança

Manutenção do Calçadão

Taxas Diversas

Olhar Digital

Nova Onda

Despesas Operacionais

Despesas com Pessoal

Despesas Administrativas

Despesas Gerais

Despesas Tributarias

Despesas Financeiras

Fornecedores a Pagar

Compra Imobilizado

Impostos Retidos

Impostos Pagos

JUL.2016

147.724,50

116.466,55

25.710,50

3.364,33

0,00

32.431,20

54.960,52

0,00

0,00

0,00

0,00

31.257,95

4.850,48

6.210,36

9.777,88

426,01

1.061,11

0,00

6.620,11

14.348,07

16.660,07

JUL.2016

130.191,69

127.606,45

12.467,16

0,00

29.317,85

81.354,30

2.713,00

279,04

1.475,10

0,00

0,00

2.585,24

2.585,24

JUN.2016

147.858,11

125.065,53

23.662,50

5.470,10

0,00

26.593,89

54.696,00

2.000,00

12.643,04

0,00

0,00

22.792,58

4.657,45

4.117,86

9.469,01

478,79

1.183,72

0,00

0,00

14.224,48

17.110,23

JUN.2016

140.227,35

137.377,58

13.419,93

0,00

33.960,40

87.881,66

144,00

0,00

1.870,14

100,00

1,45

2.849,77

2.849,77

21Saldo de Caixa

AJIN - ESCRITÓRIO

AJIN - SEGURANÇA (24 horas)

EMERGÊNCIA POLÍCIA MILITAR

7ª D.P. - CANASVIEIRAS

DISQUE DENÚNCIA DA POLÍCIA CIVIL

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

ATEND. MÉDICO DE URGÊNCIA - SAMU

DELEGACIA ELETRÔNICA

(48) 3282 1590

(48) 3266 4300

190

(48) 3261 0555

181

193

192

www.pc.sc.gov.br

Telefones Úteis

Gente que faz a diferença

- Carlos Augusto Spina- Construtora Dionísio Deschamps- Deborah Fernandes Guimarães - Eduardo Gastaldo - Firás Alassad- Jorge Moacyr Schommer- Humberto Baptista- Leonardo Gomes Oliveira- Ricardo Van Parys De Wit - Silvia Maria Bonamigo Piccoli- Tatiana Matte

Bem-vindos novos Associados! Com a sua contribuição construiremos um bairro cada vez melhor!

Deseja se associar?

(48) 3282-1590Ligue e seja bem-vindo!

8422-5096(48)3282-1090

*Abertura, Regularização e Encerramento de empresa*Escrituração Contábil, Fiscal e Pessoal*Declaração IR - Pessoa Jurídica e Física *Elaboração de contratos*Certidões em geral*Contabilidade de condomínio*Registro e folha mensal de empregador doméstico

Tel: (48) 3369-0442 Rua: Das Algas, 343 - Sala 4 - Ed. Ilha da VitóriaCEP: 88053-505 - Jurerê - FlorianópolisEmail: [email protected] / www.ativacontabilsc.com.br

Page 12: Manutenção Ações para melhorar o Folha de Jurerê · das empresas do grupo Habitasul), junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, RS, até o julgamento

AJIN em Ação

AJIN em Ação

Cartas mais recentes emitidas da Associação de Proprietáriose Moradores de Jurerê Internacional - AJIN, além dos trabalhosregulares de representação da comunidade e os relativos aos

Planos de Manutenção e Segurança

23AJIN em Ação22

manutenção de uso exclusivo para residências unifamiliares, com altura máxima de dois pavimentos e prédios com altura máxima de quatro pavimentos nas áreas onde tais edificações são permitidas.

Ÿ Solicitar que, quando da análise de novos projetos de expansão do loteamento, a questão da drenagem pluvial seja detalhadamente considerada.

Wanderley Teodoro Agostini - Presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra

Ÿ Agradecer pela oportunidade de discutir pessoalmente com o engenheiro Claiton Bor toluzzi (Consultor Executivo de Infraestrutura do Deinfra), acerca do problema de dificuldade de acesso aos bairros de Jurerê Internacional, Tradicional, Daniela e Praia do Forte, que se dá unicamente pela Rodovia SC - 402 quando da realização de grandes eventos privados no estabelecimento Stage Music Park. Buscar soluções técnicas, com urgência, no sistema viário do local através da construção de adequações da via pública SC- 402 e SC- 401. Solicitar que seja analisado o acesso ao elevado que leva á SC- 402, tanto em relação à sua inclinação, quanto ao estado de conservação do “guard rail” e a iluminação das quadras de esporte, fatores que geram alto risco para os usuários da rodovia.

Cesar Souza Filho - Prefeito Municipal de Florianópolis

Ÿ Solicitar a recuperação da passarela nº 8 , danificada pelo público durante a prova de natação do Ironman. Trata-se de um equipamento de uso público que fora construído com recursos da Associação e apoiadores, recursos que hoje não dispomos.

Ÿ Solicitar o apoio e encaminhamento necessários, no sentido de buscar providências para que seja analisada a possibilidade de execução da limpeza e desassoreamento dos canais de terra- trecho entre a Avenida dos Salmões e o canal do DNOS - junto ao trevo de acesso a Jurerê Internacional e a SC- 400, numa extensão de aproximadamente 300m.

Ricardo Peng – Coordenador do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodivesidade - ICMBIO

Ÿ Solicitar apoio e encaminhamento necessário para que seja analisada a possibilidade de execução da limpeza e

ReuniõesMarcelo Martins da Rosa - Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - SMDU

Ÿ Solicitar providências em relação ao Lote 14 na Rua dos Tucunarés, que se encontra com mato alto, acarretando a proliferação de cobras, caramujos e mosquitos.

Ÿ Sol ic i tar providências cabíveis para inter romper funcionamento do estabelecimento comercial “Casa Amarela”, na Avenida dos Bonitos nº 30, instalado ilegalmente em Área Residencial Exclusiva – ARE.

Ÿ Solicitar a recuperação da passarela nº 8, de acesso à Praia de Jurerê Internacional, danificada pelo público durante o IronMan.

Ÿ Reiterar solicitação para que a SMDU , quando da análise de projetos de construções a serem realizadas em Jurerê Internacional, observe as condições restritivas inscritas nas matrículas dos imóveis.

Ÿ Solicitar que, quando da análise de novos projetos de expansão do loteamento, a questão da drenagem pluvial seja detalhadamente considerada e a aprovação seja revestida do cuidado necessário, a fim de não agravar ainda mais a situação do combalido sistema de drenagem pluvial do bairro.

Michele Alves Correa - Delegada Diretora da Delegacia de Jogos e Diversões:

Ÿ Solicitar providências na esfera da Delegacia de Jogos e Diversões ante a ilegalidade do funcionamento de estabelecimento comercial “Casa Amarela”, na Avenida do Bonito nº 30.

Vanessa Maria Pereira - Superintendente do IPUF

Ÿ Informar que AJIN participou de reunião técnica do Núcleo Distrital de Canasvieiras sobre o Plano Diretor da Capital, em conjunto com representantes dos sub -distritos Daniela, Praia do Forte, Jurerê Internacional, Jurerê e de Canasvieiras. Na ocasião, discutiram-se questões apresentadas na audiência pública em 31 de maio de 2016: Manutenção do Gabarito atual das edificações em Jurerê Internacional, que prevê a

desassoreamento dos canais de terra- Trecho entre a Avenida dos Salmões e o canal do DNOS- junto ao trevo de acesso á Jurerê Internacional e a SC- 400 numa extensão aproximadamente 300 m.

Alexandre Waltrick Rats - Presidente Fundação do Meio Ambiente - Fatma

Ÿ Solicitar apoio e encaminhamento necessários para que seja analisada a possibilidade de execução da limpeza e desassoreamento dos canais de terra- Trecho entre a Avenida dos Salmões e o canal do DNOS- junto ao trevo de acesso á Jurerê Internacional e a SC - 400 numa extensão aproximadamente 300 m.

Volnei Ivo Carlin - Presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis - Floram

Ÿ Pedido de apoio de assessoria técnica para que possamos, conjuntamente, encontrar soluções e alternativas para evitar a degradação da vegetação fixadora de dunas frontais da Praia de Jurerê Internacional, visando à preservação da área de Preservação Permanente.

Ÿ Solicitar avaliação técnica, visando a possível substituição das árvores existentes nas avenidas do entorno do Open Shopping, haja vista a necessidade de restauração do piso das calçadas junto aos prédios que compõem o espaço comercial.

Rafael Hahne - Secretário Municipal de Obras

Ÿ Solicitar apoio da Administração Municipal para recuperação de parte da lateral (desmoronamento) do canal de drenagem das águas pluviais, localizado da Avenida das Lagostas entre a SC-400 e a Avenida dos Dourados, em Jurerê Internacional.

Car los Berenhauser Le i te - D i re to r da Hab i tasu l Empreendimentos Imobiliários Ltda

Ÿ A AJIN, representado a maioria dos Síndicos dos Condomínios integrantes do calçadão - plataformas 01 e 02, solicita o encaminhamento do escopo do projeto de revitalização do Open Shopping.

Carlos Daniel Moutinho Jr. - Secretário Municipal da Saúde

Ÿ Externar preocupação quanto ao funcionamento do sistema de esgoto instalado no Parador P-12, na área do Clube Doze de Agosto em Jurerê Internacional. Sabe-se que o sistema não é ligado à Casan, nem ao Sistema de Água e Esgoto da Habitasul-SAE. Assim, solicitamos nova inspeção no sistema de esgoto

por fossas que despejam esgoto sanitário e águas servidoras diretamente no solo, sem qualquer tratamento prévio.

Fabrício Mann Dias - Delegado de Polícia 7ª Delegacia de Policia da Capital

Ÿ Solicitar o apoio de buscar providências junto aos proprietários do imóvel localizado na Rua dos Tambaquis nº 177, que sistematicamente tem se tornado abrigo de pessoas desocupadas, possivelmente, em conexões com ações criminosas, gerando inquietação da comunidade.

Associados (as) da AJIN

Ÿ Informar que em Assembléia Geral Extraordinária da AJIN, em 19 de abril de 2016, foi alterado o Estatuto Geral da Associação e uma das alterações deu-se com a nova redação do Artigo 11 como segue : “Artigo 11 – São Associados os fundadores e todos os moradores, proprietários, promitentes compradores, cessionários de direitos aquisitivos de unidades imobiliárias autônomas, moradores ou não, na área territorial de abrangência da AJIN, que assinarem a ficha de adesão, se comprometer com as normas estatutárias e estiverem em dia com, pelo menos 09 (nove) das 12 (doze) últimas contribuições mensais previstas nesse estatuto social e que não estejam inadimplentes nos últimos seis meses ou, se associados a menos de 09 (nove) meses, que estejam em dia com todas as contribuições mensais.” Verificação que o associado encontra-se inadimplente nos últimos seis meses, ensejaria perder a condição de Associado, não desejamos, pois precisamos da colaboração de todos e de cada um dos Associados. Convidamos a regularizar a situação contributiva pelo pagamento de carnê em seu poder na rede bancária sem acréscimo ou entrar em contato com nosso escritório para procedermos a acer to. Na expectativa de continuarmos merecer sua participação e apoio.

Ÿ A comunicação também foi encaminhada ao cartório.

Ÿ Informar que, objetivando a modernização e racionalidade do sistema de cobrança das Contribuições dos Associados, a partir de 1º de setembro de 2016, o sistema de pagamento através de carnês anuais será substituído por boletos mensais, exceto os que contribuem através de débito em conta. No novo sistema os boletos serão impressos, custeados e enviados mensalmente pelo Bradesco. Em Assembléia Geral foi aprovado o reajuste das contribuições pelo IGPM de 11,09%.

PLATAFORMA DIGITAL PARA IMOBILIÁRIAS

Planos a partir de . Informe o código AJISMO e em todos os planos. Promoção válida leitores da Folha de Jurerê.R$ 120,00/mês ganhe 20% de desconto

Site paraImobiliária

+Portais

Imobiliários

Acesse o site, fale com nossos consultores e descubra! www.ismob.com.br

Redes Sociaise WhatsApp

+Imóveis noFacebook

Gestão deNegócios

+Relacionamento

com Clientes

wm

idia

.com

.br

SMS e E-mailMarke�ng

+Aplica�vo

iOS / Android