manual dos funcionários

27

Upload: trinhkhanh

Post on 08-Jan-2017

238 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manual dos Funcionários
Page 2: Manual dos Funcionários

3

1. Apresentação.................................................................................. 05

2. Histórico........................................................................................ 06

3. A Proposta Pedagógica .................................................................. 06

4. Projetos Pedagógicos ..................................................................... 07

5. Estrutura......................................................................................... 11

6. Calendário Anual (sujeito a alterações) ............................................. 13

7. Normas de Funcionamento do Colégio para os Alunos ................. 14

8. Normas de Funcionamento do Colégio para os Funcionários ............. 15

9. Normas do Departamento Pessoal (DP) ........................................... 21

10. Normas de Convivência ............................................................... 21

11. Orientações para uso do e-mail e dos computadores .................... 22

12. Orientações para uso do telefone ................................................. 24

13. Consumo consciente ................................................................... 26

14. Em caso de incêndio ................................................................... 27

15. Telefones úteis ........................................................................... 28

16. Sites úteis ................................................................................. 28

Índice

Page 3: Manual dos Funcionários

5

Prezados Funcionários(as),

A leitura deste manual é obrigatória tanto para os novatosquanto para quem já está na casa há mais tempo.

É muito importante entender as regras e normas paraconvivermos de forma harmônica.

Neste ambiente de trabalho, exigimos o respeito mútuo eprezamos pela qualidade do nosso atendimento. Desse modo,você estará contribuindo para um melhor desenvolvimento doseu trabalho.

Não aguarde, pergunte, tire suas dúvidas no setor pessoal ede RH.

Sejam bem-vindos!

Obrigada.

Mariana Viana SantosRH Colégio Oficina

Page 4: Manual dos Funcionários

6

A proposta pedagógica que vem sendo desenvolvida noColégio Oficina inspirou-se, basicamente, nas seguintes fontes:na pedagogia histórico-crítica, que vê o saber objetivo comoquestão fundamental do processo de educação; nos fundamentosdo Construtivismo que enfatiza a construção do conhecimentosustentada pela interação entre sujeito e objeto, com o professorcomo elemento mediador desse processo; e nas premissas dasquatro aprendizagens: aprender a conhecer, isto é, adquirir osinstrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agirsobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim departicipar e cooperar com os outros em todas as atividadeshumanas, e aprender a ser, integrando as aprendizagens.

A história do Colégio Oficina tem início na década de 1990,quando um grupo de professores engajados no movimento sindicale comprometidos com o ideal de transformação democrática dasociedade, cria o Curso Oficina. A origem do nome está no TeatroOficina que, nos anos de 1960, ousou apresentar textos polêmicose críticos no teatro brasileiro, contrariando os rigores da censurainstitucionalizada pela ditadura militar. Esse papel desafiador doTeatro Oficina no contexto político-cultural do país, serviu deinspiração para a formulação de um projeto inovador de cursopré-vestibular.

Cinco anos mais tarde, quando já se aliava a experiência dedirigir uma instituição de ensino aos anos de docência, passadosnas incontáveis salas de aula de diversos colégios de Salvador,decidiu-se por fundar uma escola de primeiro e segundo graus,atuais Ensino Fundamental e Médio.

Page 5: Manual dos Funcionários

7

O Oficina trabalha com metodologia de projetos com temas definidos acada ano:

1997 – A Terra será o que são seus homens;1998 – O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes;1999 – Tarefa: Confiar, à gente exausta, o plano de um novo mundo mais Humano;2000 – Quem sabe, faz a história, não espera acontecer;2001 – Por um consenso mínimo entre os homens;2002 – Bahia, Bahia, que lugar é esse?;2003 – Soy loco por ti, América;2004 – Viva o povo brasileiro;2005 – Terra, ar, fogo, água: a celebração da vida;2006 – Revelações;2007 – Juventude;2008 – África: “Em que espelho ficou perdido a minha face”. Cecília Meireles.2009 – Utopias;2010 – Grande Sertão Veredas;2011 – Música – Diversidade e identidade;2012 – Cinema;2013 – Um mergulho nas artes visuais;2014 – Século XXI: Tempo de Mutações.2015 – Cultura popular. Não há saberes mais ou menos;2016 – A palavra tem poderes.

CONESCOCongresso dos Estudantes do Colégio OficinaProduzido pelos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio é um evento que

envolve a participação de toda a Comunidade Oficina. Durante o primeirosemestre os professores trabalham sistematicamente o Tema do Ano e seussubtemas adotados de acordo com a faixa etária de cada série. A partir dossubtemas são propostas as mesas de debate cabendo aos alunos a divulgação econvite aos palestrantes – profissionais de diversas áreas. Seguem-se a essaetapa as inscrições, instalações, recepção de convidados, entrega de certificados,elaboração de textos-síntese. Cria-se portanto, um espaço de debate para adiscussão de questões da conjuntura regional, nacional e internacional cumprindo-se o que foi indicado pela UNESCO Comissão Internacional sobre Educaçãopara o Século XXI centrada nas quatro aprendizagens: Aprender a conhecer;Aprender a fazer; Aprender a viver; Aprender a ser.

Page 6: Manual dos Funcionários

8

OFICINA IN CONCERT

O “Oficina in Concert” é uma prova pública coletiva. Cada turmadeve demonstrar, pela expressão artística, a compreensão do tema doano, agora repaginada pelo roteiro geral do espetáculo. Além doconhecimento do tema de sua cena, os alunos têm que demonstrarcapacidade de organização, superação de diferenças individuais,gerenciamento de recursos e capacidade de produção criativa.

G.A.C.C.O.Grupo Ambiental e Cidadão do Colégio Oficina

O Grupo Ambiental e Cidadão do Colégio Oficina (G.A.C.C.O) éum projeto que pensa na formação de uma escola viva e conectadacom a realidade da nossa sociedade e tem como função tirar as vendasdos nossos jovens e entrelaçá-los no compromisso do voluntariado.Afinal, "viver a vida é muito mais do que apenas estar na vida".

O GACCO é resultado da união de dois projetos que eramdesenvolvidos na escola por grupos distintos: O Projeto Cidadania e oProjeto Meio Ambiente, que, a partir de 2012, foram fundidos. Ainiciativa de agregá-los partiu dos próprios alunos, que argumentaramser o enfrentamento de questões ambientais parte integrante da própriaformação cidadã, não havendo necessidade de serem tratadasseparadamente.

O projeto Meio ambiente começou com ações dentro da escola,procurando conscientizar os alunos e a comunidade escolar para questõesrelacionadas à preservação ambiental, como o desperdício, a necessidadede conservação do espaço comum, limpeza, atividades envolvendoreciclagem, entre outras. O objetivo é estimular, cotidianamente, o agirlocal como um passo para o agir global.

Já o Cidadania surgiu com o objetivo de discutir a exclusão sociale estimular a participação dos alunos na construção de uma cidadaniaativa e plena, atuando na tentativa de conquistar novos mecanismos eespaços para o exercício de direitos. Surgido de uma necessidadesentida pela própria comunidade escolar, integra hoje um conjunto de

Page 7: Manual dos Funcionários

9

tarefas planejadas e empreendidas pelos alunos em torno de um objetivocomum: fazer da escola um espaço mais humano.

Assim desde 2012 o G.A.C.C.O passou a atuar nessas duas “frentes”de ação, com o desenvolvimento de atividades diversas que incluem oapoio a uma creche, parceria com uma cooperativa de reciclagem depapel e ações internas de conscientização ambiental, todas elas tendoem vista a formação de jovens construtores ativos da sociedade, quetenham capacidade de exercer diariamente uma cidadania consciente,crítica e militante.

PROJETO SUPERSÉRIES

Este projeto começou em 2001, com a perspectiva de reunir alunose alunas de todas as séries, para vivenciar atividades ludo-esportivas.Este princípio, somou-se a outros da área pedagógica dando corpo,sentido e significado ao projeto. No primeiro ano, 100 alunosparticiparam do projeto. Em 2002, reunimos 550 estudantes em 17modalidades diferentes de esportes. Em 2008, contamos com aparticipação de mais de 760 alunos. O objetivo primeiro é favorecer a socialização dos conhecimentosproduzidos em Educação Física e na prática esportiva, com finsexplícitos ao usufruto da autonomia e segurança.

Em síntese, o Superséries é uma atividade esportiva de grande porte,em que os alunos do Ensino Fundamental e Médio praticam e disputamdiversas modalidades (futebol, vôlei, handebol, baleado, jogos de salão,natação).

GESTOR FINANCEIRO

Os Projetos precisam ser sustentados economicamente. Rifas,bingos, festas, contribuições mensais são algumas das estratégiascriadas pelos alunos para arrecadar fundos. Para tanto, é precisoaprender a admin is t ra r as f inanças com re sponsa bi l ida de etransparência.

Page 8: Manual dos Funcionários

10

Este Projeto permite o contato com todas as etapas de umplanejamento orçamentário, desde a elaboração das previsões dosoutros projetos até a análise do resultado final, com a coordenaçãode todas as atividades financeiras da turma, otimizando os resultados,fazendo depósitos e retiradas, consultando extratos, etc.

O Projeto busca apontar para a presença da Matemática nas maisdiversas ações do ser humano enquanto ser social.

Permite a u t i l ização do conhecimento lógico-matemáticodesenvolvido em sala de aula em uma prática sociopolítica. Estimulaa compreensão da multiplicidade do conhecimento e que suacons t rução se dá a par t i r de ssa compreensão . Desenvo lvecompetências que compreendem o planejamento, a organização, aadministração e as relações interpessoais.

REPRESENTANTES DE TURMA

O Conselho é composto de representantes de cada turma e sereúne ordinária e extraordinariamente para tratar e deliberar sobrequestões disciplinares e comportamentais, sob a responsabilidade dosOrientadores Pedagógicos, construindo e garantindo o Pacto deConvivência, além de funcionar como órgão fiscalizador do Grêmio.Neste espaço entendemos que o aluno tem a grande oportunidade de,após a convivência familiar, iniciar a sua participação organizada nasociedade. Assim, o Conselho de Representantes é o fórum legal deestudos, discussões e questionamentos. O começo do exercício doconvívio coletivo que sempre implica uma série de regras de respeitoao espaço alheio, ao aprendizado da tolerância, da escuta, da fala,das diferenças individuais e coletivas.

Page 9: Manual dos Funcionários

11

Direção GeralMagaly FigueiredoMárcia KalidLurdinha Viana

Gerência FinanceiraHeleno Kalid

Gerência de ADM. e RHMariana Viana

Vice-DireçãoTeresa Cristina Vieira

Orientação PedagógicaMárcia ÁvilaCamila FigueiredoJulia VianaMiguel NetoCristiane Beserra

Coordenação PedagógicaCláudia CelyTeresa Cristina VieiraLuciana Oliveira

5.1 DIRETORIA E GERÊNCIAS

Page 10: Manual dos Funcionários

12

5.2 DISTRIBUIÇÃO POR ANDAR / RAMAIS

PISO INFERIORCoordenação Pré-Vestibular e3ª série – 4104Gráfica – 4119Editoração – 4120Copa – 4122Sala dos professores do pré – 4102

RECEPÇÃO

Telefonistas – 4100Recepção – 4105Secretaria Escolar – 4131Caixas – 4123Setor de limpezae manutenção – 4154Extraclasse – 4124Portaria – 4106Recepção de pais – 4140

1º ANDAR

Orientação – 4107Auxiliar de Disciplina – 4142

2º ANDAROrientação – 4108Auxiliar de Disciplina - 4143

3º ANDAROrientação – 4116Auxiliar de Disciplina – 4144Coordenação – 4115 / 4117

4º ANDARBiblioteca – 4118Sala dos professores – 4137

5º ANDARSetor Financeiro – 4128RH – 4132Setor Pessoal – 4127Setor Informática – 4110Cobrança – 4134

Page 11: Manual dos Funcionários

13

FevereiroReunião de FuncionáriosAbertura ano letivoFeira de troca de livrosReunião Conselho deRepresentantes e GrêmioReunião de pais

MarçoOficina de Ideias (mensal)Reuniões de aval. epreparação do FórumInício atividadescomplementaresGincana Informação Profissional

AbrilFórum dos estudantes

Maio Dia do trabalho Dia das Mães Oficinabol

Junho

JulhoReunião de Funcionários

AgostoConesco

Setembro Superséries Concurso de FotografiaMilton Santos

Baile Perfumado

Outubro Resultado Concurso MiltonSantos

Dia dos professores eAuxiliares

Oficina in concert

Novembro

Dezembro Formatura 3ª série Ritual de Passagem Festa de Natal Reunião de Funcionários

Page 12: Manual dos Funcionários

14

7.1 HORÁRIO DAS AULAS

7.2 UNIFORME DO ALUNO

O uniforme diário do COLÉGIO OFICINA é composto de:

– camisa de malha padronizada (azul, cinza ou branca);– calça ou bermuda jeans azul (modelo padrão);– tênis ou sapato fechado de qualquer cor, ou sandália alpercata ou

fechada, não sendo permitida a entrada de sandália “tipo” havaiana denenhum modelo;

– bermuda padrão Oficina.

OBSERVAÇÕES

1 - Só poderão ser utilizadas como farda as camisas dos eventosrealizados e por tempo determinado.

2 - O aluno só pode usar elevador com autorização.3 - Apenas alunos autorizados podem sair da escola nos intervalos.4 - O uso do uniforme é obrigatório em qualquer turno ou atividade.

Ensino Médio (matutino) Ensino Fundamental (matutino)

1ª a 3ª séries - E.M. 6º ao 9º ano (5ª a 8ª séries) - E.F.

Entrada 7h Entrada 7hIntervalo(s) 8h40min às 8h50min Intervalo 09h30min às 10h

10h30min às 10h50min Saída 12h30minSaída 12h30min

Page 13: Manual dos Funcionários

15

8.1 - HORÁRIO

É obrigatório o funcionário registrar no sistema de pontoeletrônico ou na folha impressa seu horário de entrada e saída naEscola, intervalo de almoço de 1 hora a partir de cada 6 horastrabalhadas e/ou intervalo de descanso .

O funcionário que não conseguir registrar o ponto eletrônicona chegada, tem que informar imediatamente ao Setor Pessoal ohorário de chegada e justificar com a chefia. O funcionário quenão conseguir registrar o ponto eletrônico na saída, tem queinformar o horário no dia seguinte ao Setor Pessoal e justificarcom sua chefia.

Em caso de atraso ou chegada mais cedo, o funcionário nãopode compensar no mesmo dia sem a autorização da chefia.

Todas as faltas, atrasos e saídas antecipadas devem ser justificadasao chefe imediato e na ausência deste, o funcionário tem que sedirigir, telefonar ou enviar e-mail para o Setor Pessoal para informaro horário que chegou ou vai chegar e o motivo do atraso.

Não serão aceitos avisos para portaria, recepção, telefonistaou para colegas de outros setores ou mesmo setor. O mesmoprocedimento se aplica em caso de saída antecipada.

Se possível, a falta, atraso ou saída antecipada deve serprogramada com antecedência com a chefia. Se não for possívelprogramar, é obrigatório que o funcionário avise e justifique. Asjustificativas são avaliadas pelo chefe de setor, e faltas e atrasossem justificativa são descontados conforme prevê a legislação vigente.

A justificativa por motivo de doença deve vir acompanhada deatestado médico com carimbo do médico, data e horário.

É obrigatória a entrega de atestado de acompanhamento.O mesmo se aplica em caso de falecimento, nascimento,

casamento, doação de sangue. Mesmo com atestado, o empregadotem que ligar para o chefe ou setor pessoal e avisar. Se não puderentregar o atestado no mesmo dia ou em até 48 horas, tem queligar e acordar a entrega com o setor pessoal.

Page 14: Manual dos Funcionários

16

O funcionário poderá faltar ao trabalho, sem prejuízo do salário noscasos a seguir:

2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente,descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalhoe previdência social, viva sob sua dependência econômica; contados apartir do dia do falecimento.

• 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento; contados a partir dodia do casamento; caso o casamento ocorra no sábado e o funcionáriotrabalha dia de sábado, a folga começa no sábado. Não contar domingo.

• 5 (cinco) dias consecutivos para funcionários do sexo masculino, emcaso de nascimento de filho, contados a partir do dia do nascimento.

Obs.: Outros casos deverão ser acordados com o chefe do setor e naausência dele com o Setor Pessoal.

Em 2012, o colégio passou a premiar os funcionários sem faltas ouatrasos. Participem!

8.2 - BANCO DE HORAS

O Banco de Horas é formado por horas extras trabalhadas e apuradasatravés do registro de ponto, mediante acordo homologado no Sindicatodos Auxiliares de Administração Escolar do Estado da Bahia.

Cabe aos chefes de setores, ao RH e à Direção, administrar e planejaras horas extras realizadas bem como as folgas de cada funcionário.As horas extras podem ocorrer diariamente ou em períodos que aempresa necessite, a exemplo de eventos e atividades pedagógicasque podem ocorrer fora da jornada habitual e nos finais de semana.As folgas podem ocorrer diariamente e/ou de acordo com o calendárioacadêmico da Escola.Cabe aos chefes de setores, ao RH e à Direção, o lançamento paraBanco de Horas de: atrasos, faltas justificadas, saídas por interesseparticular e outras faltas previamente acordadas. Faltas e atrasossem justificativa permanacem passíveis de desconto de salário,conforme prevê a legislação.Toda hora extra realizada de segunda a sábado entre 22 horas e as6 horas do dia seguinte, bem como horas trabalhadas no domingo eferiados serão sempre remuneradas e não entram em Banco de Horas.Todo funcionário recebe uma cópia do acordo na íntegra no momentoda contratação.

Page 15: Manual dos Funcionários

17

8.3 - UNIFORME DO FUNCIONÁRIO

O uso do fardamento completo e do crachá é obrigatório dentro do Colé-gio todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.a) O fardamento diário do funcionário do COLÉGIO OFICINA é composto de:

– camisa padronizada com logomarca;– calça padronizada ou calça preta;– sapato fechado de cor neutra ou sandália com fecho no calca-

nhar (não é permitido o uso de sandália do “tipo” havaiana denenhum modelo ou plástica).

b) As camisas dos eventos (com temas anuais) só poderão ser usa-das durante os eventos ou projetos pedagógicos.É proibido cortar, ajustar, customizar ou alterar de qualquer formao fardamento sem autorização do DP.

c) A principal função do fardamento é servir de identificação para ofuncionário do Colégio Oficina e garante também uma impressãoinicial positiva de quem somos. Use fardas limpas e passadas. Cui-de dos cabelos, lavando e penteando (homens e mulheres), do de-sodorante e da aparência geral, que está ligada a saúde e limpeza,e não apenas a estética. Use maquiagem e acessórios discretos eformais. A não observância dessa regra é considerada falta grave.

d) É proibido cortar, customizar, ajustar sem autorização do setor pessoal.

8.4 - BENEFÍCIOS

8.4.1 - GRATIFICAÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO

Todo funcionário do Colégio Oficina recebe gratificação portempo de serviço, conforme tabela abaixo:Maior ou igual a 3 anos e menor que 5 anos – 1%Maior ou igual a 5 anos e menor que 10 anos – 1,5%Maior ou igual a 10 anos – 2%

8.4.2 - VALE TRANSPORTE

– O Vale transporte é descontado em folha de pagamento, no valorpercentual de 6% do salário. O funcionário não terá direito ao valetransporte referente ao dia ou período que não compareceu ao trabalho(folga, atestado, férias ou qualquer motivo).

Page 16: Manual dos Funcionários

18

– Passo a passo em caso de perda do cartão VTE 1) O funcionário é responsável pela conservação do cartão. Cuidados

relativos ao manuseio do Cartão VTE: não dobrar, não perfurar,não amassar, não molhar, não deixar exposto ao sol, calor e agentesabrasivos, não é permitido afixar adesivos, não escrever no cartão,não deixar em contato com aparelhos eletrônicos e imãs.

2) O cartão VTE é de uso pessoal e intransferível. Não empreste. Ocartão deve ser usado apenas para pagamento da condução de idaao trabalho e volta para sua casa, nos ônibus do STCO (Sistema deTransporte Coletivo por Ônibus).

3) O cartão VTE tem limite máximo de 6 (seis) utilizações diárias.4) Em caso de perda, extravio, destruição, dano, furto ou roubo do

cartão, o funcionário deverá informar imediatamente aodepartamento pessoal por escrito em formulário fornecido pelo setor.

5) Nos casos citados no item 4, fica o funcionário ciente que deveráarcar com as despesas referentes a aquisição de um novo cartão,exceto quando se tratar de furto ou roubo do qual o funcionárioapresente Boletim de Ocorrência.

6) A solicitação de 2ª via do cartão VTE terá o custo de 12 (doze)tarifas de ônibus.

7) O prazo de recebimento da 2ª via do cartão é de no mínimo 05 diasúteis após a solicitação feita pelo departamento pessoal junto aoSalvador Card.

8) Os créditos que foram perdidos no cartão Salvador Card serão deinteira responsabilidade do funcionário.

9) Após a solicitação do setor pessoal, o prazo do Salvador Card paraefetivar o bloqueio é de 48 horas.

10) Quando o cartão é bloqueado não pode ser desbloqueado.11) Quando o funcionário receber o cartão pela 1º vez tem que validá-

lo no ônibus para começar a usar. Os créditos são calculadosmensalmente para uso de 01 a 30 de cada mês.O funcionário tem que validar os créditos em até 15 dias, após oinício de cada mês. (Considerando dia 1º de cada mês.)

12) Após validar os créditos do cartão no ônibus no início do mês, ofuncionário tem até 60 dias para usar estes créditos.

13) Em caso de rescisão contratual, o funcionário deverá devolver ocartão à empresa no ato do desligamento.

Page 17: Manual dos Funcionários

19

8.4.3 - ALIMENTAÇÃO

– Têm direito a ticket restaurante o funcionário que trabalha com carga ho-rária de 8 horas/dia.

– O funcionário que for dobrar deverá solicitar ao chefe de setor e na ausên-cia deste ao Setor Pessoal a autorização de refeição avulsa.

– O valor descontado do salário do funcionário por refeição é de acordo coma faixa salarial:

VALOR DESCONTADO POR REFEIÇÃO FAIXA SALARIAL

R$ 0,95 ________________ até R$ 1.170,00R$ 1,60 ________________ acima de R$ 1.171,00

– Passo a passo em caso de perda do cartão1) O funcionário é responsável pela conservação do cartão. Cuidados

relativos ao manuseio do Cartão: não dobrar, não perfurar, não amassar,não molhar, não deixar exposto ao sol, calor e agentes abrasivos, nãosendo permitido afixar adesivos, não escrever no cartão, não deixar emcontato com aparelhos eletrônicos, aparelhos telefônicos e imãs.

2) O cartão Ticket Restaurante é de uso pessoal e intransferível.3) Não será permitido ao funcionário alimentar-se na copa, nem em

sua sala de trabalho. A desobediência a este item será consideradafalta grave.

4) O período de recarga do cartão Ticket Restaurante será de 01 a 30 decada mês, considerando os dias úteis de trabalho.

5) Em caso de perda, extravio, destruição, dano, furto ou roubo docartão, o funcionário deverá informar imediatamente ao departamentopessoal por escrito em formulário próprio fornecido pelo setor.

6) Nos casos citados no item 5, fica o funcionário ciente que deverá arcarcom as despesas referentes a aquisição de um novo cartão, exceto quandose tratar de furto ou roubo do qual o funcionário apresente Boletim deOcorrência. A solicitação de 2ª via do cartão terá o custo de R$ 4,00(quatro reais).

7) O prazo de recebimento da 2ª via do cartão é de no mínimo 07 diasúteis, após a confirmação de pagamento feita pela Ticket.

8) Os créditos que foram perdidos no cartão serão de inteiraresponsabilidade do funcionário.

9) O cartão Ticket tem limite máximo de 5 (cinco) utilizações diárias.

Page 18: Manual dos Funcionários

20

10) Um vez o cartão bloqueado não mais poderá ser desbloqueado.11) Em caso de rescisão contratual será descontado do funcionário o

valor integral diário a contar ao dia posterior ao seu desligamento.

8.4.4 - FOLGA DE ANIVERSÁRIO

Os aniversariantes (funcionários e chefes de setor) têm uma folga no diado seu aniversário, quando a data do aniversário cai em um dia de seu trabalho.Caso não seja possível folgar na data do aniversário, cabe ao chefe de setornegociar com os aniversariantes outro dia de folga. Casos que podem necessitarnegociação: por motivo do momento de trabalho (uma semana mais atarefada,por exemplo); se tivermos dois aniversariantes no mesmo dia e no mesmosetor; se tivermos uma semana com feriados e outras situações analisadaspelo chefe do setor e RH.

Se o funcionário aniversariante preferir outra data dentro do mês deaniversário, esta nova data poderá ser combinada com o chefe de setor. Afolga não acumula, é anual. Se o aniversário for em domingos ou feriados e seo funcionário estiver de licença médica, folga, férias ou licença trabalhista nãopoderá fazer uso da folga de aniversário.

O funcionário que tiver saldo devedor no banco de horas superior aquantidade de dias para pagar não poderá fazer uso da folga.*Estagiários e aprendizes não têm direito a folga de aniversário.

8.5 - DIREITOS E DEVERES

8.5.1 Todo funcionário com afastamento superior a 15 dias seja por auxíliodoença ou por acidente de trabalho será obrigado a dar entrada noINSS para aquisição do benefício.

8.5.2 Todo funcionário após 12 meses de carteira assinada na primeirasolicitação, tem direito ao seguro desemprego sendo 9 meses nasegunda solicitação e 6 meses a partir da terceira solicitação apósuma demissão sem justa causa. É obrigatório intervalo de 16 mesesentre as solicitações de seguro desemprego.

8.5.3 Tem direito ao abono salarial – PIS – o funcionário que trabalhou nomínimo 30 dias e ganha até 2 salários mínimos e é cadastrado noPIS por no mínimo 5 anos. Consulte seu saldo e data de pagamentodo PIS na Caixa Econômica Federal.

Page 19: Manual dos Funcionários

21

8.5.4 Salário família é um benefício para o funcionário que tem filhos até 14 anos.8.5.5 Todo funcionário após 1 ano de admissão tem direito às férias que

serão concedidas conforme calendário escolar, após negociação comchefe de setor e dentro de 11 meses.

9.1 Para solicitações diversas, tais como segunda via de crachá, decartão VTE, etc., preencher formulário padrão de solicitação noSetor Pessoal.

9.2 Quando houver alterações, (de salário, férias, contribuição sindicale etc.) o funcionário deverá apresentar a Carteira de trabalho aoSetor Pessoal.

9.3 Uso do telefone: cada funcionário tem direito a uma ligação localpara telefone fixo, por dia, em caráter particular.

Obs.: Qualquer necessidade, que não se encaixe na situação acima,deve ser autorizada pela Direção ou chefe de Setor.

9.4 O funcionário deverá informar ao Setor Pessoal acidente ocorridono local de trabalho ou no trajeto para o trabalho, no prazo máximode 24 horas.

10.1 Durante as atividades, coopere e evite conflitos, respeitando o pontode vista dos outros.Não é aceitável nenhuma postura ou comportamento/atitude dediscriminação quanto a raça, credo, sexo, opção sexual e qualqueroutra forma de discriminação com alunos e entre equipe de trabalhoindependente da posição hierárquica.

10.2 Caso encontre qualquer objeto nas dependências do Colégio ou nasimediações é obrigatória a devolução imediata na recepção eregistro no livro de ocorrências de achados e perdidos da recepçãoou livro de ocorrência da portaria.

Page 20: Manual dos Funcionários

22

10.3 Guarde os seus objetos pessoais em movéis com chave, eles estãosob sua responsabilidade.

10.4 É proibido guardar, emprestar ou pegar emprestado qualquer objetode alunos ou colegas.

10.5 Nenhum material/equipamento pode ser retirado da Escola semautorização ou registro no livro de ocorrência da portaria.

10.6 Evite usar o elevador na hora dos intervalos, pois a preferência édos professores evitando atrasos no início das aulas.

10.7 Os funcionários têm entrada limitada na sede nos finais de semanae feriados. Após as 19 horas e antes das 7 horas a entrada na sedeé limitada à autorização.

10.8 Toda informação interna é sigilosa e só pode ser comentadainternamente. Não comente sobre informação pessoal de nenhumaluno ou funcionário. Não comente informações sobre a empresa.A não observância dessa regra é considerada falta grave.

10.9 Nenhum material pode ser retirado do almoxarifado sem o registroe assinatura do funcionário que retirou.

10.10 É obrigatório o aviso imediato de objeto, equipamento ou móvelquebrado ao encarregado de sede.

10.11 Informar à segurança, qualquer comportamento suspeito de pessoasestranhas ou não dentro da escola. As áreas coletivas possuemcâmeras de monitoramento.

O uso impróprio do correio eletrônico pode comprometer a segurança e acomunicação eficiente. Organização e regras de etiqueta ajudam a evitar malentendidos e constrangimentos. Vamos usar o e-mail para compartilhar notíciasboas, vitórias e informações de interesse da nossa comunidade Oficina, seguemas orientações:

01. Nunca informe sua senha de acesso ao e-mail ou ao sistema do Colégioa ninguém.

Page 21: Manual dos Funcionários

23

02. O e-mail é um documento, cuidado com o conteúdo e com a correçãogramatical. Sempre, após escrever o e-mail, leia antes de enviar.

03. Pense antes de escrever. Organize as ideias. Cuidado redobrado parae-mails que são escritos para comunicação externa.

04. O endereço de e-mail que você recebe no trabalho não é seu, é daempresa. Se você está em dúvida de que mensagem deve enviar pro-cure o RH. Não utilize o e-mail da empresa para troca de mensagenspessoais.

05. Verifique sempre o destinatário da mensagem. Use o "responder atodos" com cuidado, só copiando pessoas que estão envolvidas,mantenha a confidencialidade das informações e não exponha ninguém,nem faça as pessoas perderem tempo desnecessário lendo e-mailsque não são para elas.

06. As mensagens devem ser claras e completas. Veja se deu informaçõessuficientes, evitando outros e-mails. O e-mail da empresa não éprograma de bate-papo.

07. Evite termos informais, gírias e nunca use palavrão, nem ironia.08. Evite mensagens com conteúdo religioso, político ou de humor/piadas,

pois são possíveis várias interpretações pelo destinatário.09. Coloque no campo "assunto" o conteúdo da mensagem de forma

objetiva.10. Não use a palavra urgente, se não for realmente urgente. Se o assunto

for urgente mesmo, não envie e-mail, ligue para a pessoa.11. Não escreva com letra maiúscula (dá impressão que você está gritando).12. Sempre assine seu e-mail com seu nome completo e setor. Insira uma

assinatura padrão no Outlook (ferramentas – opções – assinaturas).Qualquer dúvida procure o setor de informática ou o RH. Use aassinatura padrão do Colégio Oficina.

13. Só salve documentos e pastas de trabalho na rede. Arquivos pessoais,ou com conteúdo de trabalho descartáveis devem ser deletados e nãosalvos na rede.

14. O Colégio não se responsabiliza por arquivos pessoais salvos emcomputadores de trabalho, principalmente fotos, músicas e filmes semrelação com o trabalho do funcionário.

Page 22: Manual dos Funcionários

24

O telefone é um instrumento muito importante, por isso é necessário levar emconta alguns fatores para ligações externas e internas. O objetivo é sempremelhorar a comunicação e a agilidade da sua empresa.

01. Atenda o telefone imediatamente nos primeiros toques. Fale: nome daempresa, setor, seu nome e sua saudação. Exemplo: "Colégio Oficina,secretaria, João, Boa tarde.

02. Fale de forma clara, natural, firme e gentil. Evite gírias, diminutivos, gritos,intimidades ("amigos, "bem", "querida"); Não se importe de repetir ainformação, de forma educada. Use: senhora e senhor.

03. Tenha sempre papel e caneta para anotar recados e o que for necessário.04. Evite expressões como "não sei", "não tem". Fale: "por favor, aguarde que

vou me informar e já retorno com a resposta". Se for muito complicadoanote o nome, telefone, e retorne depois.

05. Evite: "quem é?". Seja cortês ao telefone e pergunte: "por gentileza, quemdeseja falar ou quem quer falar?".

06. Não interrompa bruscamente a pessoa, aguarde a pessoa terminar a fala.07. Evite deixar a pessoa esperando. Mas se a pessoa precisar aguardar na

linha, não o deixe esperando por muito tempo, anote o nome e telefone eretorne depois.

08. Não comer, beber, bocejar, mascar chiclete ou chupar bala enquanto falaao telefone.

09. Se tiver uma crise de tosse, riso, soluço, peça licença ao cliente e coloqueo telefone em "espera". Caso a situação esteja crítica, peça desculpas eligue em seguida, quando estiver se sentindo melhor.

10. Caso esteja em uma ligação particular e seu telefone tocar (linha internaou externa), desligue ou coloque sua chamada em "espera". Dê prioridadeàs ligações da empresa.

11. Se estiver ao telefone com o cliente, evite conversar com a colega detrabalho quando ele sair da linha por alguns instantes. Ele poderá ouviralgum assunto pessoal ou da empresa.

12. Caso a pessoa não esteja disponível para atender a ligação. Nunca diga"Ele não se encontra", afinal ele não está perdido. Diga apenas "Ele nãoestá" e anote o recado.

Page 23: Manual dos Funcionários

25

13. Quando for transferir uma ligação externa a alguém internamente da suaempresa, tenha a delicadeza de adiantar o assunto ao colega de trabalhoe só assim transferir a ligação. Não cometa a grosseria de transferirdiretamente a ligação sem mesmo saber se seu colega está em seu localde trabalho ou mesmo se ele poderá atender o cliente, pois o cliente voltaráa ligar para você e, provavelmente estará irritado. Anote o recado senecessário.

14. Seja educado com clientes mal-educados. Mantenha sua classe e posturae tente acalmá-lo. Jamais o interrompa, grite ou seja agressiva com ele.E, não se esqueça de anotar dia, hora e assinar o recado ou, se preferir,envie um e-mail com nome e sobrenome de quem ligou.

15. Quando precisar deixar um recado no celular ou no trabalho do cliente,fale de forma clara e pausada, diga nome completo, nome do Colégio,número do seu ramal e agradeça.

16. Quando ligar para alguém, diga já na primeira frase seu nome, empresa eporque está ligando. Exemplo: "Bom dia, sou Ana do Colégio Oficina" edê seu recado.

17. Se a ligação for feita para um celular, sempre inicie a conversa,perguntando se a pessoa pode atender naquele momento.

Use o bom senso e peça ajuda sempre que não conseguir atenderuma solicitação.As pessoas que ligarem para fora da escola tem que deixar recadocom seu nome completo, nome do Colégio e telefone do seu ramal.

A ligação externa cai em outros ramais quando a telefonista estásobrecarregada (principalmente pela manhã). O ramal que atendertem que repassar a ligação para o ramal certo (digite flash e o númerodo ramal). Quando for transferir uma ligação externa a alguéminternamente da sua empresa, tenha a delicadeza de adiantar o assuntoao colega de trabalho e só assim transferir a ligação.

Todo o evento/atividade do Colégio deve ser informado por e-mailpara as telefonistas: Evento, data, hora, e nome do responsável.Isso facilita a recepção de ligações.

Page 24: Manual dos Funcionários

26

O consumo consciente é uma questão de escolha. Ações cotidia-nas, concretas e voluntárias de consumo consciente permitem aqualquer pessoa contribuir para a preservação do meio ambiente emelhorar a qualidade de vida de todos.

13.1 - Energia* Apague as luzes e desligue o monitor e o aparelho de ar condicio-

nado ao sair para o almoço.* Desligue o computador por completo, o ar condicionado e apague

as luzes do seu setor e da sala ao final do expediente.

* Pilhas e Baterias são produtos que merecem cuidados especiais nahora de serem descartados, isto é, jogados em local apropriado,pois trazem substâncias tóxicas metais em sua composição. Destaforma, entregue-os para o setor de limpeza e manutenção, nãojogue em lixo comum.

13.2 - Papel e Toner* Procure imprimir em papel rascunho. Imprima em papel limpo ape-

nas quando realmente for necessário;* Procure imprimir no modo econômico, melhorando a qualidade da

impressão apenas quando houver necessidade;* Utilize frente e verso quando for tirar cópias (xerox);* Evite riscar ou grampear o envelope usado para circulação inter-

na, assim ele poderá ser reaproveitado;* Procure enviar programas de cursos, solicitações, informativos e o

que for possível por e-mail e CD, evitando o uso de papel impressoe xerox;

* Leia e preste muita atenção se o texto está correto, e visualize aimpressão na tela, antes de imprimir.

Page 25: Manual dos Funcionários

27

13.3 - Copo Descartável

* Faça uso de um copo pessoal, evitando copos descartáveis, que sãomateriais não recicláveis e de difícil absorção pela natureza.

13.4 - Água

* Feche bem as torneiras quando terminar de utilizá-las. Nunca asdeixe pingando;

* Enquanto escova os dentes, mantenha a torneira fechada;

* Fique atento aos vazamentos nas descargas e torneiras ao utilizar asinstalações sanitárias. Se detectar qualquer anormalidade, comuni-que ao setor de limpeza e manutenção.

13.5 Coleta Seletiva

Você é responsável pelo seu lixo, portanto procure descartá-lo emlocal apropriado.

Mude seus hábitos, reflita e ajude a dar exemplo para toda a sociedade!Procure o RH caso tenha uma quantidade grande de lixo para o descar-

te apropriado.

Se tiver suspeita de incêndio, procure imediatamente o setor demanutenção ou seguranças. Se tiver certeza, siga os passos abaixo:

• ligue 193.• mantenha a calma.• evacue o prédio.• não use elevadores.• desligue a eletricidade.• mantenha-se vestido e de preferência use um pano molhado para

proteger o rosto.• direcione o extintor para a base do fogo.

Informe-se no Departamento Pessoal ou RH sobre qualquer dúvida!

Page 26: Manual dos Funcionários

28

- www.receita.fazenda.gov.br- www.mte.gov.br- www.bombeirosemergencia.com.br- www.fundeci.com.br/ps/- www.webciencia.com- www.saudeetrabalho.com.br- www.previdencia.gov.br- www.dominiopublico.gov.br/pesquisa

Caixa Econômica Federal 0800 726 0101

Delegacia Regional do Trabalho 3329-8400

INSS 135

Sindicato dos Auxiliares de Ensino 3243-0275/0683

SESC 3254-3915 / 3254-3923

Banco Itaú 3270-3840

Receita Federal 146

Ambulância 192

Page 27: Manual dos Funcionários