manual do voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · doações, as equipes pontuam 5 para...

27
Manual do Voluntário

Upload: vuthu

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

Manual doVoluntário

Page 2: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

SUMÁRIOComo funciona a Gincana? 3Estrutura da Gincana 4Premiação 5Cronograma 6Escolha da Organização Social 6Bônus pela colaboração 7Sugestões de Atividades 8Tabela de Pontuação 10

Page 3: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 3

“Ser voluntário é dedicar, sem remuneração financeira, tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário, contribuindo para a melhoria da qualidade

de vida da comunidade.”

Definição de Voluntariado Adaptado da Lei brasileira do Voluntariado

COMO FUNCIONA A GINCANA? A Gincana tem como objetivo estimular, facilitar, valorizar e reconhecer o engajamento dos integrantes em ações de voluntariado no entorno das operações da Braskem.

Durante a Gincana, integrantes da Braskem criam equipes e realizam ações de voluntariado em Organizações Sociais no entorno das unidades da Braskem.

Ademais, a ações de voluntariado têm como tema orientador os 10 Macro-Objetivos de Sustentabilidade da Braskem.

Page 4: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 4

ESTRUTURA DA GINCANAA Gincana é composta por seis Etapas Oficiais e três Desafios Relâmpago.

ETAPAS OFICIAIS O cumprimento de cada uma das Etapas Oficiais soma pontos importantes para a equipe. Conheça-as:

DESAFIOS RELÂMPAGOEm paralelo às etapas oficiais, serão lançados Desafios Relâmpagos: tarefas surpresas que poderão somar pontos extras para as equipes.

Fique atento às comunicações oficiais da Gincana para não perder estas oportunidades.

ESTRUTURA DA GINCANA6 ETAPAS OFICIAIS

3 DESAFIOS RELÂMPAGO

ETAPAS OBRIGATÓRIAS ETAPAS OPCIONAIS

OS INTEGRANTES DEVEM FORMAR EQUIPES DE NO MÍNIMO DUAS PESSOAS, ESCOLHER UM NOME PARA A EQUIPE E REALIZAR A INSCRIÇÃO NO SISTEMA.

1. INSCRIÇÃO DA EQUIPE

425 pontos100 pontos

NESTA ETAPA SERÃO EXPLICADOS OS CONCEITOS DE VOLUNTARIADO E OS MACRO-OBJETIVOS DE SUSTENTABILIDADE DA BRASKEM.

2. CONHEÇA OS OBJETIVOS

150 pontos

CADA EQUIPE DEVERÁ ESCOLHER EM QUAL ORGANIZAÇÃO SOCIAL FARÁ O TRABALHO VOLUNTÁRIO.

3. ESCOLHA DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

300 pontos

A EQUIPE DEVERÁ REGISTRAR NO SISTEMA AS INFORMAÇÕES DA VISITA DE DIAGNÓSTICO REALIZADA NA ORGANIZAÇÃO QUE APOIARÁ.

4. VISITA À ORGANIZAÇÃO

TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS NA ORGANIZAÇÃO DEVEM SER REGISTRADAS NO SISTEMA PARA QUE A EQUIPE RECEBA OS PONTOS.

5. REGISTRO DE ATIVIDADES

300 pontos

CADA EQUIPE DEVERÁ GRAVAR UM VÍDEO COMPARTILHANDO SUA EXPERIÊNCIA.

6. VÍDEO DE ENCERRAMENTO

Page 5: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 5

PREMIAÇÃOA equipe que terminar a competição em primeiro lugar no ranking de pontuação geral, considerando todos os países participantes, será a campeã global e fará jus a uma premiação para a Organização Social que foi beneficiada.

Também haverá uma premiação nacional para as equipes que terminarem em primeiro, segundo e terceiro lugar de cada país, conforme a Tabela 1, abaixo. As doações serão em bens, sendo que a equipe vencedora escolhe o material que a organização receberá. Todas as doações serão realizadas mediante o Procedimento de Patrocínios e Doações da Braskem.

A campeã global será a melhor colocada dentre as vencedoras nacionais. Participam da Gincana as seguintes regionais:

BRASIL• São Paulo (São Paulo, Cubatão e Paulínia)

• ABC (Mauá e Santo André)

• Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Duque de Caxias)

• Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Triunfo)

• Bahia (Salvador e Camaçari)

• Alagoas (Maceió e Marechal Deodoro)

EUA• South: (La Porte, Seadrift, Oyster Creek)

• Northeast: (Escritório Philadelphia, Pittsburg, Marcus Hook, Kenova)

MÉXICO• Vera Cruz, Coatzacoalcos

• México DF

TABELA 1 - PREMIAÇÃO POR PAÍS

México Estados Unidos Brasil

1º lugar MXN 70.000,00 USD 4.000,00 BRL 5.000,00

2º lugar MXN 40.000,00 USD 2.400,00 BRL 3.000,00

3º lugar MXN 20.000,00 USD 800,00 BRL 1.000,00

A Organização Social que for atendida pela equipe vencedora global receberá uma doação em bens da Braskem, no montante equivalente a USD 5.000,00 (cinco mil dólares norte-americanos).

Page 6: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 6

CRONOGRAMAPara não perder os prazos de cada etapa consulte o cronograma da Gincana no Regulamento.

ESCOLHA DA ORGANIZAÇÃO SOCIALSua equipe poderá trabalhar com uma Organização Social legalmente constituída e que esteja em dia com suas obrigações. No sistema você encontra uma lista de organizações já aprovadas por Compliance (www.voluntariosbraskem.com.br/gincana). Sugere-se que este ano sejam escolhidas as organizações da lista. Nestes casos, bastará clicar na organização escolhida e finalizar o cadastro.

Caso a equipe deseje trabalhar com uma organização fora da lista, o prazo para seleção da Organização é 09/07, para que essa organização passe por avaliação de conformidade.

Mesmo trabalhando com uma organização pré-selecionada pela Braskem, é importante que a equipe faça contato com a mesma para verificar seu interesse em receber o trabalho voluntário. Depois da confirmação da organização, a equipe já pode começar a planejar as ações.

Caso uma equipe queira trabalhar com uma organização diferente das listadas, deverá preencher os dados de contato e nome da direção da organização, incluindo CNPJ, razão social e endereço. A organização será avaliada por Compliance para determinar se a organização apresenta algum risco reputacional. Caso a organização apresente risco alto a equipe será notificada, pois existe a possibilidade de a organização não estar apta a concorrer pelo prêmio.

O sistema aceitará que uma mesma organização receba trabalhos de até 03 (três) equipes. Nestes casos, é importante que as equipes coordenem seus trabalhos para não ocorrer sobreposição de atividades, nem causar transtornos à organização.

Importante: tenha cuidado ao lidar com as expectativas das organizações beneficiadas. Sempre apresente as reais possibilidades de ação e deixe claro que a realização delas depende do sucesso da captação de alguns recursos e mais voluntários por parte de sua equipe. Deixe claro também que o trabalho neste momento é pontual, parte de um programa com início meio e fim e que a equipe pode decidir dar continuidade no ano seguinte ou não.

Page 7: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 7

BÔNUS PELA COLABORAÇÃOA equipe que conseguir a participação de Integrantes de outras equipes poderá somar uma pontuação bônus de 1.000 pontos.

O objetivo dessa pontuação extra é reconhecer a colaboração entre equipes concorrentes.

Para garantir essa pontuação, as equipes devem fazer o seguinte:

1. Registre com uma foto a participação dos Integrantes da equipe concorrente que colaborou no dia da ação. A pontuação é válida somente para a participação dos Integrantes que são membros de equipes inscritos no sistema.

2. Colete o nome completo desses voluntários.

3. Crie um documento de uma página (word/pdf) que contenha: a foto da colaboração e o nome dos Integrantes que colaboraram.

4. Salve o documento com o nome “Colaboração” e junte o mesmo dentro da pasta compactada (.zip) que sua equipe usará para enviar os Termos de Adesão ao Trabalho Voluntário no sistema. Essa pasta será enviada na etapa de Relato de Atividades, na aba de “Participantes”.

5.Depois disso, basta aguardar a avaliação do documento para colher os frutos da colaboração! Atenção: a pontuação extra será dada somente para a equipe que recebeu a colaboração.

Page 8: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 8

SUGESTÕES DE ATIVIDADESFoi criado um conjunto de sugestões de atividades para inspirar e orientar as equipes sobre quais ações voluntárias podem ser realizadas durante a Gincana de Voluntariado Braskem. Entretanto, solte a sua criatividade e proponha ações também!

As atividades sugeridas foram divididas em três grandes grupos:

1 2 3Ações voluntárias

relacionadas aos 10 Macro-Objetivos de

Desenvolvimento Sustentável

Doações Voluntários

Ações relacionadas a:

Saúde e Segurança das pessoas

Sutentabilidade econômico-financeira

Pós-consumo dos plásticos

Uso de Recursos renováveis

Água

Mudanças Climáticas

Energia

Desenvolvimento humano

Soluções em química ou plástico

Fortalecimento da gestão

Serão contabilizadas doações nas seguintes categorias:

Construção e reforma

Infraestrutura

Limpeza, Higiene e Primeiros Socorros

Material Escolar e Cultural

Jardinagem

Alimentos

Roupas

Brinquedos

Serão contabilizados todos os voluntários que se envolveram diretamente na Gincana:

Voluntários Integrantes

Voluntários convidados (amigos e familiares de integrantes)

Page 9: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 9

EXISTEM ALGUNS PONTOS QUE DEVEM SER AVALIADOS PELA SUA EQUIPE DURANTE O PLANEJAMENTO DE AÇÕES, SÃO ELES: 1.Unidade. Em cada tipo de ação foi definida uma unidade de

contabilização. No momento do relato seu grupo precisará indicar a quantidade de ações realizadas. A “unidade para contabilizar” informa o que deve ser relatado no sistema. Por exemplo: a maioria das ações que envolvem “palestras” são contabilizadas “por palestra”.

2.Pontuação por unidade. Informa a quantidade de pontos que uma equipe consegue para cada unidade válida de ação relatada.

3.Teto. Para tornar a execução das atividades mais equilibrada, existe um teto máximo de pontos por atividade. Por exemplo: na categoria Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se no máximo 75 pontos neste item. O teto é definido pela organização do Gincana e não muda.

4.Fotos. Se o grupo fizer o upload de fotos de ações ganhará 50 pontos extras. A pontuação vale para cada campo de upload, ou seja, é possível somar pontos em cada tipo de ação realizada, por isso registre suas atividades e doações.

5.Voluntários Convidados. Todos os voluntários atuantes devem assinar um documento que regula a sua relação com a Organização Social. Esse documento é o Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário. No caso dos voluntários convidados, além do Termo de Adesão, todos deverão preencher e assinar o Termo de Ciência e Cessão de Imagem e Som. Os dois tipos de termo devem ser apresentados para cada voluntário convidado.

Atenção: fazer o upload dos Termos de Adesão ao Trabalho Voluntário assinados individualmente por TODOS os voluntários contabilizados é OBRIGATÓRIO. Caso os Termos dos membros da equipe não sejam apresentados a equipe será desclassificada. Caso o número de Termos válidos seja inferior ao número relatado, a quantidade de voluntários será ajustada.

Importante: na Etapa “Relato de Atividades”, além de preencher a quantidade de ações realizadas em cada item da lista de atividades, seu grupo deverá informar quantas horas foram dedicadas para a realização da atividade e quantos voluntários se envolveram diretamente nas ações. Essas duas informações (horas e quantidade de voluntários) não revertem em pontos para a equipe, elas serão usadas para a geração de indicadores do projeto.

No exemplo a seguir, a equipe deveria preencher as células em amarelo:

Ações - Saúde e Segurança das pessoas Unidade Teto

Pontuação por unidade Quant.

Núm. Voluntários

Quant. horas

Palestra sobre segurança no trânsito Por palestra 3 100 XX XX XX

No exemplo acima, há um teto de 03 palestras, que pontuam 100 pontos cada uma. Se a equipe preencher 02 em “quantidade”, ele terá a pontuação de 200.

Page 10: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 10

TABELA DE PONTUAÇÃO

MACRO-OBJETIVOS DE SUSTENTABILIDADE

AÇÕES - SAÚDE E SEGURANÇA DAS PESSOAS

Unidade Teto Pontuação por unidade

Sinalização de segurança na Organização (faixas nos degraus de escadas, extintores, etc)

Por espaço sinalizado 10 50

Campanha de segurança voltada para funcionários e/ou beneficiários da Organização

Por campanha 2 200

Melhorias de segurança em espaços de uso comum da Organização (melhoria em parquinhos ou áreas de lazer, instalação de corrimão em áreas de passagem, etc)

Por melhoria realizada 5 150

Treinamento para situações de incêndio Por sessão de treinamento 3 100

Trazer profissional para dar orientações sobre primeiros socorros

Por sessão de orientação 3 100

Palestra sobre segurança no trânsito Por palestra 3 100

Outros (detalhar em “Obs”) Por ação 5 100

Page 11: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 11

AÇÕES – SUSTENTABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA

Unidade Teto Pontuação por unidade

Consultoria financeira para a Organização Por consultoria 1 500

Realização de atividades de educação financeira para os funcionários e/ou beneficiários da Organização

Por atividade 3 100

Oficinas de atividades para a geração de renda para os funcionários e/ou beneficiários da Organização

Por oficina 3 100

Palestra sobre vendas para os funcionários e/ou beneficiários da Organização

Por palestra 3 100

Palestra sobre empreendedorismo para pessoas da comunidade do entorno da Organização

Por palestra 3 100

Desenvolvimento de oportunidades de captação de recursos para a Organização

Por atividade 3 150

Outros (detalhar em “Obs”) Por ação 5 100

Page 12: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 12

AÇÕES - PÓS-CONSUMO DOS PLÁSTICOS

Unidade Teto Pontuação por unidade

Instalação de recipientes para coleta seletiva na Organização

Por conjunto de recipientes 10 50

Criação de brinquedo com garrafa de plástico

Por sessão de atividade 3 100

Instalação de canteiro de compostagem na Organização Por canteiro 1 200

Oficina de artesanato com materiais recicláveis Por oficina 3 100

Oficina de culinária com insumos que geralmente são descartados como cascas e talos de legumes/verdura. Inspiração : SESI - Cozinha Brasil

Por oficina 3 100

Realização de campanha para arrecadação de itens recicláveis para venda

Por campanha 1 200

Criação de móveis ou instrumentos úteis para a Organização com materiais recicláveis

Por item 10 50

Outros (detalhar em “Obs”) Por ação 5 100

Page 13: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 13

AÇÕES – USO DE RECURSOS RENOVÁVEIS

Unidade Teto Pontuação por unidade

Criação de horta para abastecer a cozinha da Organização Por horta 1 200

Oficina de produção de sabão com óleo de cozinha

Por sessão de atividade 3 100

Adequações nos espaços físicos para melhor aproveitamento de luz solar Por espaço 5 150

Adequações nos espaços físicos para melhor aproveitamento de ventilação natural

Por espaço 5 150

Incentivar a trocar do combustível utilizado na frota da Organização por Etanol

Por campanha 1 150

Outros (detalhar em “Obs”) Por ação 5 100

Page 14: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 14

AÇÕES - ÁGUA

Unidade Teto Pontuação por unidade

Campanha de redução do consumo de água na Organização Por campanha 1 200

Instalação de sistema de reaproveitamento de água da chuva para uso nas áreas externas da Organização

Por sistema 1 500

Mutirão para reparo de vazamentos de água nos sistemas hidráulicos da Organização

Por mutirão 1 200

Redesenho de fluxo de utilização de água na Organização (reaproveitamento de água de lavagem de roupas, etc)

Por redesenho 1 200

Oficina artística com o tema de eficiência hídrica (desenho para crianças, cartazes, pintura, etc)

Por oficina 3 100

Instalação de horta hidropônica Por horta 1 300

Outros (detalhar em “Obs”) Por ação 5 100

Page 15: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 15

AÇÕES – MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Unidade Teto Pontuação por unidade

Plantio de mudas na comunidade do entorno da Organização Por ação 1 200

Instalação de telhado verde em edificações da Organização Por área instalada 3 200

Apresentação de teatro ou vídeo sobre aquecimento global Por sessão 3 100

Palestra de conscientização sobre o aquecimento global Por palestra 3 100

Realização de melhorias para aumentar a permeabilidade do solo Por melhoria 3 100

Campanha para estímulo ao uso de bicicleta Por campanha 1 200

Outros (detalhar em “Obs”) Por ação 5 100

Page 16: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 16

AÇÕES - ENERGIA

Unidade Teto Pontuação por unidade

Substituição de lâmpadas incandescentes por eficientes

Por conjunto de trocas 1 300

Campanha pela redução do consumo de energia elétrica na Organização Por campanha 1 200

Palestra sobre o selo de classificação de eletrodomésticos Por palestra 1 300

Palestra de dicas de redução de consumo em casa Por palestra 1 300

Avaliação do padrão de consumo de energia elétrica da Organização e consultoria sobre ações para redução

Por avaliação 1 200

Caminhada no bairro para conscientização das pessoas a respeito da necessidade de redução no consumo

Por caminhada 1 200

Outros (detalhar em “Obs”) Por ação 5 100

Page 17: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 17

AÇÕES – DESENVOLVIMENTO HUMANO

Unidade Teto Pontuação por unidade

Palestras sobre temas como igualdade de gênero ou inclusão social Por palestra 3 100

Ação de estímulo à leitura Por ação 5 100

Montagem de ambiente de estudo, leitura ou brinquedoteca Por ambiente 1 300

Realização de atividades educativas em geral Por atividade 20 100

Oficina de montagem de currículo Por oficina 3 100

Atendimento psicológico Por atendimento 15 100

Mentoria e coaching Numero de reuniões 3 150

Outros (detalhar em “Obs”) Por ação 5 100

Page 18: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 18

AÇÕES - SOLUÇÕES EM QUÍMICA OU PLÁSTICO

Unidade Teto Pontuação por unidade

Pintura de superfícies com cores claras Por área pintada 5 100

Instalação de sistema de tratamento de água ou esgoto Por sistema instalado 2 800

Instalação de pisos antiderrapantes Por área 5 200

Instalação de parques infantis Por instalação 1 300

Instalação de pisos amortecedores de quedas em parques Por instalação 1 300

Instalação de isolantes térmicos para evitar desperdício de energia Por instalação 1 500

Outros (detalhar em “Obs”) Por ação 5 100

Page 19: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 19

AÇÕES – FORTALECIMENTO DA GESTÃO

Unidade Teto Pontuação por unidade

Consultoria em processos administrativos e operacionais da Organização

Por consultoria 1 300

Organização de arquivos e ambientes Por ação 1 300

Criação de logomarca ou materiais de marketing para a Organização Por material 1 100

Desenvolvimento de página na internet e/ou mídias sociais para a Organização Por item criado 4 100

Criação de campanha online para defender a causa da Organização Por campanha 1 300

Assessoria contábil ou jurídica para a Organização Por assessoria 2 300

Outros (detalhar em “Obs”) Por ação 5 100

Page 20: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 20

DOAÇÕES

CONSTRUÇÃO E REFORMA

Unidade Teto Pontuação por unidade

Areia por Kg 5 5

Brita ou pedras por Kg 5 5

Cal por Kg 5 5

Ferramentas (furadeiras, serras, martelo, etc) por unidade 5 5

Interruptores por unidade 5 5

Lixas por unidade 5 5

Louças e metais por unidade 5 5

Luminárias por unidade 5 5

Maçanetas e fechaduras por unidade 5 5

Madeira metro linear 5 5

Pincéis e rolos por unidade 5 5

Portas por unidade 5 50

Prateleiras por unidade 5 5

Pregos, parafusos, porcas e arruelas por Kg 5 5

Tintas e vernizes por litros 5 5

Tomadas por unidade 5 5

Vidros por m² 5 5

Outros (detalhar em “Obs”) por unidade 10 5

Page 21: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 21

INFRAESTRUTURA

Unidade Teto Pontuação por unidade

Bebedouros por unidade 5 50

Caixas organizadoras por unidade 5 10

Carrinhos de bebê por unidade 5 50

Cestos de lixo / tambores para coleta de resíduos por unidade 5 10

Cortinas e persianas por unidade 5 10

Descartáveis (embalagens, copos, pratos, talheres, rolos de sacos, etc) por pacote 10 5

Eletrodomésticos por unidade 5 150

Equipamentos de informática por unidade 5 50

Lâmpadas eficientes por unidade 15 5

Lousas por unidade 5 10

Quadros de aviso e murais por unidade 5 10

Móveis em geral por unidade 5 30

Ventiladores por unidade 5 30

Cadeira de rodas por unidade 5 500

Outros (detalhar em “Obs”) por unidade 10 5

Page 22: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 22

LIMPEZA, HIGIENE E PRIMEIROS SOCORROS

Unidade Teto Pontuação por unidade

Instrumentos de limpeza (vassouras, rodos, etc) por unidade 10 5

Insumos de limpeza (panos, buchas, esponjas, etc) por unidade 10 5

Insumos de higiene (cotonetes, algodão, lenços de papel, etc) por pacote 10 5

Luvas para limpeza por unidade 10 2

Toalhas descartáveis por pacote 10 2

Toalhas de banho ou de rosto por unidade 10 10

Papel higiênico por rolo 50 2

Produtos de limpeza (líquidos) por litro 10 2

Produtos de limpeza (sabão em pó, saponáceo, etc) por pacote 10 2

Sacos de lixo por cada 10 unidades 10 2

Escovas de dentes por unidade 10 2

Creme dental por unidade 10 2

Sabonete por unidade 10 2

Shampoo/condicionador por unidade 10 2

Desodorante por unidade 10 2

Fraldas infantis ou geriátricas por pacote 50 10

Itens de primeiros socorros (bandagem, faixas, antisséptico, esparadrapo, etc.) por unidade 10 2

Outros (detalhar em “Obs”) por unidade 10 2

Page 23: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 23

MATERIAL ESCOLAR / ESPORTIVO / CULTURAL

Unidade Teto Pontuação por unidade

Insumos e suprimentos de informática (cartuchos, pen drives, etc) por unidade 20 5

Livros/Revistas/Gibis (livros didáticos ou aqueles doados pela Secretaria da Educação não podem ser contabilizados)

por unidade 200 5

Material escolar (canetas, lápis, cadernos, etc) por unidade 200 5

Papel para impressão/reprodução por folha 200 1

Uniformes para prática de esportes por unidade 20 5

Bolas, raquetes, tacos, cordas, luvas, etc. por unidade 20 5

Troféus e medalhas por unidade 20 5

Redes, aros para cestas, tabelas, etc. por unidade 20 5

Balizas, traves, postes, etc por unidade 20 5

Apitos e bandeiras por unidade 20 2

Sapatilhas, tênis, chuteiras por par 20 10

Fantasias para teatro ou instrumentos musicais por unidade 20 10

Equipamentos de som e luz para apresentações por unidade 2 50

Outros (detalhar em “Obs”) por unidade 5 5

Page 24: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 24

JARDINAGEM

Unidade Teto Pontuação por unidade

Mudas por unidade 20 5

Vasos por unidade 20 5

Sementes por pacote 5 5

Terra por Kg 5 5

Adubo / húmus por Kg 5 5

Mangueira por unidade 1 5

Ferramentas para jardinagem por unidade 5 5

Outros (detalhar em “Obs”) por unidade 1 5

ALIMENTOS

Unidade Teto Pontuação por unidade

Brinquedos e jogos em bom estado por unidade 100 5

Equipamentos de playground (balanços, gangorras, escorregador, cama elástica, etc) / “Brinquedão”

por unidade 5 50

Outros (detalhar em “Obs”) por unidade 5 2

ROUPAS

Unidade Teto Pontuação por unidade

Roupas em geral (camisetas, calças, bermudas, agasalhos, etc.) por peça 100 5

Roupas íntimas (meias, cuecas, calcinhas, sutiãs) por peça 100 2

Calçados (tênis, sapatos, chinelos, sandálias) por par 100 5

Outros (detalhar em "Obs") por unidade 5 2

Page 25: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 25

BRINQUEDOS

Unidade Teto Pontuação por unidade

Brinquedos e jogos em bom estado por unidade 100 5

Equipamentos de playground (balanços, gangorras, escorregador, cama elástica, etc) / "Brinquedão"

por unidade 5 50

Outros (detalhar em "Obs") por unidade 5 2

PARTICIPANTES

Unidade Teto Pontuação por unidade

Voluntários da empresa por voluntário com Termo de Adesão

1000 50

Voluntários convidados (familiares, amigos e outros)

por voluntário com Termo de Adesão e termo de cessão de imagem

2000 30

Número de pessoas beneficiadas pelas ações realizadas pela equipe* Por participante 0 0

* este item serve apenas para contabilizar as métricas da Gincana e não vale pontos para a equipe.

Page 26: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 26

Page 27: Manual do Voluntário - desafio-braskem.s3.amazonaws.com · Doações, as equipes pontuam 5 para cada lâmpada eficiente doada, porém, existe um teto de 15 lâmpadas, ou seja, pontua-se

MANUAL DO VOLUNTÁRIO 27