manual do processo industrial vidaluz

19
Manual do Processo Industrial

Upload: sandra-reynaldo

Post on 13-Jun-2015

1.131 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Manual para representantes mostrando como são fabricados os móveis tubulares Vidaluz.

TRANSCRIPT

Page 1: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

Manual do Processo Industrial

Page 2: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

Todo móvel tubular, tem sua origem no metal, e este pode ser em aço carbono, aço inox ou alumínio. Basicamente, a maioria dos móveis vendidos, são feitos em aço carbono, devido à agilidade do processo e também à relação custo-benefício do produto. Para que um produto fique pronto, ele passa por alguns estágios, que serão explicados abaixo.

Page 3: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

ESTOQUE DA MATÉRIA-PRIMA

Quando o material (tubo, ferro chato, chapa) chega à empresa, é armazenado em pilhas untadas com óleo lubrificante para que, durante sua permanência na empresa, não venham a oxidar (enferrujar), ficando assim uma matéria-prima de excelente qualidade, durante todo o seu processo.

www.vidaluz.com.br

Page 4: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

Este é o primeiro processo pelo qual passa o móvel. O funcionário recebe seu plano de corte, onde constam medidas e quantidades a serem cortadas por lote. Neste processo é muito importante a atenção do funcionário, sendo que todos os tubos a serem cortados podem variar em espessura (podem ser de 1,20 mm a 3 mm), dependendo da destinação final do produto. Cabe lembrar que só trabalhamos com material acima de 1,20 mm. A espessura do material é a responsável por garantir a qualidade e a durabilidade da estrutura do móvel. Uma peça com espessura menor que o mínimo citado ficaria muito frágil e não suportaria o dobro do seu peso.

CORTE

www.vidaluz.com.br

Page 5: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

É o segundo processo. Após o material ter sido cortado, é encaminhado ao setor de dobra, que pode ser manual ou industrial. As dobras chamadas curtas, aquelas de encostos, são feitas manualmente porque são leves e mais rápidas de serem feitas desta maneira. Os tubos com a espessura acima de 1,5 mm, por se tratar de um material grosso, tem suas dobras feitas à máquina, o que agiliza a produção e dá um melhor visual à dobra depois de pronta.

DOBRA

www.vidaluz.com.br

Page 6: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

Algumas peças, após cortadas e dobradas, passam pela furação antes de serem montadas. Estas furações são para o vazamento de líquido dos banhos de tratamento, para a colocação de parafusos e também para dar um melhor acabamento nas soldas, após montadas.

FURAÇÃO

www.vidaluz.com.br

Page 7: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

As bases de mesas, assim como as cadeiras, são soldadas pelo processo MIG/MAG ou TIG. Após cortadas e dobradas, as peças são colocadas dentro de gabaritos de solda, que servem para dar sustentabilidade e equilíbrio à estrutura. Soldando-se dentro desses gabaritos, todas as peças ficam iguais, tanto em tamanho, como em largura e profundidade. O gabarito também não deixa a estrutura trabalhar com o choque térmico que recebe na hora da solda, caso uma cadeira seja montada fora de um gabarito, será muito difícil conseguir-se sua igualdade, pois uma vez aquecido, o material começa a trabalhar, saindo da geometria estrutural.

SOLDA

www.vidaluz.com.br

Page 8: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

Após a soldagem da estrutura do móvel, a peça necessitará passar pela limpeza de solda (retirada de fagulhas). Em seguida o móvel é colocado sobre uma pedra reta e plana para o acerto dos pés, para que a cadeira, ou a base do móvel em questão, esteja com seu plano alinhado.

LIMPEZA E ACERTO DA ESTRUTURA

www.vidaluz.com.br

Page 9: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

Este é um dos processos mais importantes para a vida útil dos móveis. As estruturas passam por 5 banhos, com um enxágue em água limpa após cada um deles. Este estágio garante proteção contra a oxidação e proporciona maior durabilidade ao material.

BANHOS (QUANDO PINTADO)

www.vidaluz.com.br

Page 10: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

As peças, ainda untadas pela camada de óleo protetor, entram neste banho, içando somente no aço carbono, quando sai da usina.

1-DESENGRAXE: 20 MINUTOS DE IMERSÃO.

www.vidaluz.com.br

Page 11: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

Enxágue – Após saírem do banho, as peças recebem água limpa para remoção total do óleo

As peças no seu estado natural, contêm carepas escuras que se formam das soldas e também das costuras dos tubos, estas carepas se não removidas com o tempo se soltam causando imperfeição a pintura. O decapante tem por função soltar todas estas placas de solda deixando o material limpo.

2- Decapante: 20 Minutos de imersão.

www.vidaluz.com.br

Page 12: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

Enxágue – Após saírem do banho, as peças recebem água limpa para remoção total das placas de solda.

É um pré-fundo para aplicação do fosfato. Lugares onde o fosfato não consegue alcançar, o refinador se concentra para evitar as oxidações. Enxágue – Após saírem do banho, as peças recebem água limpa para remoção do excesso de refinador.

3- Refinador: 1 Minuto de imersão.

www.vidaluz.com.br

Page 13: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

O fosfato de Zinco é o banho mais importante, ele controla a entrada e saída de oxidantes das peças. Funciona como um fundo para receber a pintura eletrostática. Enxágue – Após saírem do banho, as peças recebem água limpa para remoção do excesso de fosfato.

4- Fosfato: 20 Minuto de imersão.

www.vidaluz.com.br

Page 14: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

Utilizado muito pouco, o banho de passivador é aplicado quando as peças serão pintadas somente outro dia. Ele serve como proteção das peças após receberem o tratamento químico. Caso as peças sejam pintadas no mesmo dia em que foi feito todo o banho, não há necessidade da aplicação do mesmo.

5- Passivador: 30 segundos de imersão

www.vidaluz.com.br

Page 15: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

Após o término do processo dos banhos, as peças entram em uma estufa de secagem, para que, quando chegarem à pintura, estejam totalmente secas, evitando contaminação por líquido na pintura.

ESTUFA

www.vidaluz.com.br

Page 16: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

Peças Cromadas: Quando as peças são cromadas, o processo de fabricação acaba na limpeza e acerto da estrutura. Após isso elas são conduzidas para um fornecedor (Terceiro), que faz a cromagem. Nesse fornecedor a estrutura recebe polimento, que dá brilho à peça. Em seguida, passa por dois banhos de imersão, por 20 minutos em cada, saindo com uma película de proteção de 20 micras.

Banhadas as peças, elas entram em uma cabine de pintura a pó, onde recebe o processo eletrostático. Após esta aplicação, as peças entram em uma estufa a 220 graus C durante 25 minutos, de onde a peça sai pronta. É preciso somente aguardar seu resfriamento para o manuseio.

PINTURA

www.vidaluz.com.br

Page 17: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

É quando as peças receberão todos os seus agregados como ponteiras plásticas, assentos e tampos. Cada peça em especial recebe acessórios diferenciados por modelos e tamanhos. Cadeiras recebem um tipo de ponteira e mesas outros tipos.

MONTAGEM

www.vidaluz.com.br

Page 18: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

Obs.: Assentos: Os assentos de cadeiras podem ser em: fibra, estofado, polipropileno, melamínico fórmica ou lâmina natural de madeira. Fibra: Resina pigmentada com fibra de vidro. Estofado: Base em compensado multilaminado, espuma densidade de, no mínimo, 28 e revestimento à escolha Polipropileno: Plástico. Melamínico fórmica: Cores a escolher, aplicado sobre o compensado. Lâmina natural de madeira: Padrão a escolher aplicado sobre o compensado e pintado ou envernizado por final.

Obs.: Tampos. Os tampos também podem ser de vários modelos, com ou sem melamínico fórmica e com vários aplicativos de bordas.

www.vidaluz.com.br

Page 19: Manual Do Processo Industrial Vidaluz

É o processo final do móvel, cada peça recebe a embalagem destinada ao seu fim. O que segue por transportadora é embalado em plástico-bolha e caixa de papelão. O que a empresa entrega, é depositado dentro do caminhão, com plástico-bolha e cobertor, evitando atrito entre as peças.

EMBALAGEM

www.vidaluz.com.br