manual do mediado - fátimadeus erguemos hinos de louvor./ com toda a igreja e com cada irmão,/...

26
Manual do Mediado

Upload: others

Post on 26-Jan-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

Manualdo Mediado

Page 2: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

1. Com alegria e muita gratidão,/ a Deus erguemos hinos de louvor./Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador.

2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi deixado como testamento./O mundo inteiro será mais

1- Ao jovem e à criança tu és segundo lar, promoves a esperança no gesto de ensinar. Maria educadora é tua grande luz na

estrada salvadora que leva até Jesus.

2- O mestre é que nos fala na voz do professor e leva a cada sala a luz do seu amor.

Aclara o que é escuro,

Refrão: QUE TODOS POSSAM VER E CRISTO CONHECER,/SABER DE CRISTO É CONHECER O AMOR!

Refrão: Colégio Nossa Senhora de Fátima, recanto para ensinar e aprender. Educando para a justiça e a paz, tu sempre terás o nosso amor.

2. HINOS e ORAÇÕESHINO SALVATORIANOLetra e Música: José Acácio Santana

HINO DO COLÉGIO SALVATORIANO NOSSA SENHORA DE FÁTIMALetra e Música: José Acácio Santana

unido/ se o Evangelho for da vida o fundamento.

3. Filhos e fi lhas pelo mundo a fora,/ do Padre Jordan seguem a missão./E não se cansam de esperar a hora/de ver chegar a todo o povo a salvação.

educa para a paz e mostra que o futuro agora é que se faz.

3. Tu formas lideranças que vão testemunhar o amor que não se cansa de Cristo anunciar. Colégio, com carinho, a nossa gratidão, por seres um caminho em nossa formação.

4- No conviver diário cantamos o louvor a Cristo missionário, divino educador. Vem dele o privilégio e a grande vocação, que fazem do colégio espaço de missão.

Page 3: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

1. Senhora de Fátima, cantando com júbilo, teu povo te saúda, ó Virgem Maria.

2. Senhora de Fátima, pediste aos homens: Fazei penitência, rezai com fervor.

Refrão: CLAMA TEU POVO, OUVE SENHORA! DÁ-NOS TUA BÊNÇÃO, DÁ-NOS TUA PAZ!

Querida Mãe de Jesus, que nos montes de Fátima revelaste aos três pastorinhos os tesouros das graças de Deus, nosso Pai, por ti queremos ser levados a Cristo. Por Ele e com Ele seremos levados ao Pai.

Caminharemos à luz da fé e,na força do Espírito Santo,anunciaremos ao mundo,através do nosso testemunho de vida, o amor, a justiça e a paz,sinais da presença do Reino de Deus Salvador, entre nós. Amém.

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DE FÁTIMA(Titular do Colégio)

HINO À SENHORA DE FÁTIMALetra e Música: Irmãs Doris Lima e Alzira Poli – SDSMusicografi a e Arranjo: José Acácio Santana

3. Senhora de Fátima, querida Padroeira, iremos contigo à casa do Pai.

Page 4: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

3. SIGNIFICADO DA IDENTIDADEVISUAL DO COLÉGIO

O Suporte constitui o alicerce da simbologia e traduz a forma sólida e perseverante com que dois apóstolos do Salvador do Mundo - Pe. Francisco Maria da Cruz Jordan e Me. Maria dos Apóstolos - constituí-ram o início da Congregação Salvatoriana, com funda-mentos que constituem hoje o alicerce de todas as Ins-tituições Salvatorianas representadas por esta marca. O suporte, derivado de dois círculos, foi fi nalizado visan-do expressar linhas crescentes, transmitindo a ideia de ascensão, projeção e positividade.

O Globo estilizado representa a universalidade da missão, que marca todos os membros da Família Salvatoriana.

No âmbito Institucional, o globo representa também o universo de cada Unidade Salvatoriana da Província de Santa Catarina.

A segunda interpretação para os traços do Globo são de arcos, simbolizando acolhimento, segurança, proteção e amparo.

Constituído apenas com traços em seu contorno, o Globo tem o centro iluminado e as aberturas indicam a propagação da luz além da esfera: a luz do Salvador que precisa ser conhecida por todos.

A Figura Humana estilizada remete ao Divino, revelando o carisma Salvatoriano: “Proclamar o Salva-dor, com todos os meios e modos que a caridade do Cristo inspira”.

O mesmo elemento representa ainda o conceito de próprio ser humano e a vida: o princípio e o fi m de to-das as ações Salvatorianas.

A forma estilizada relembra a letra S, fortalecendo a re-presentação Salvatoriana na marca.

O Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fáti-ma foi fundado em 08 de fevereiro de 1958. O início de suas atividades deu-se em salas improvisadas no salão paroquial do atual Santuário Nossa Senhora de Fátima. Em 1963, foi lançada a pedra fundamental do atual pré-dio do Colégio.

Enquanto Colégio Católico e Salvatoriano, sem-pre contou com uma equipe especializada de Media-dores comprometidos com uma Educação para a vida e para os valores, oportunizando o diálogo entre media-

4. O COLÉGIO

4.1 Nossa Históriadores e mediados resultando em uma aprendizagem signifi cativa, coerente e de excelência.

Atualmente, o Colégio Salvatoriano Nossa Se-nhora de Fátima oferece os seguintes Níveis de Ensino da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Funda-mental e Ensino Médio. A partir do ano de 2007, pas-sou-se a oferecer o serviço de Contraturno para a Edu-cação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

06

Suporte Globo Figura Humana

Page 5: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

Mediar a construção do conhecimento, desen-volvendo o potencial humano para a promoção da vida.

O que signifi ca ser um Colégio Católico “em Pastoral”?

Signifi ca assumir em todo processo educativo e evangelizador “o jeito de ser e viver” de Jesus, o Bom Pastor, que cuida, defende, guia e protege o seu rebanho.

A vida, as palavras e os ensinamentos de Jesus Cristo são extremamente educativos, provocadores e mobilizadores de novas posturas, tomada de consciên-

O Carisma Salvatoriano é a graça o dom espe-cífi co, concedido a Padre Jordan pelo Espírito Santo, para ser colocado a serviço da Igreja e do mundo dando continuidade à missão de Jesus Cristo, o Salvador, que veio anunciar a Boa Nova da Salvação, ”para que todos tenham vida e vida em abundância”.

Para fundar a Família Salvatoriana, Padre Jor-dan se inspira em Jo 17,3: “Ora a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e aque-le que tu enviastes, Jesus Cristo.” A palavra de Deus na oração deu ao Fundador a certeza de que Jesus Cristo só podia ser conhecido se fosse anunciado. E anunciar Jesus Cristo é revelar um Deus que é Pai-Mãe, que ama e quer a salvação de todos. Este anuncio acontece no Espírito dos Apóstolos. A Universalidade de meios, de membros e lugares de atuação é sua característica es-sencial. Para efetivar o anúncio, Padre Jordan encarre-gou-nos a utilizar “todos os modos e meios que o amor de Cristo inspirar”.

Identidade Salvatoriana: Vivência do Carisma, Espiritu-alidade e Missão Salvatorianos, herança dos fundadores.

Solidariedade: Desenvolvimento da cultura da solida-riedade a exemplo de Jesus, o Salvador.

Vida: O centro da nossa missão é a pessoa a ser salva, que supõe a valorização e defesa da vida em todas as suas dimensões e formas de expressão.

Amor: Vivência do amor inclusivo, que é a marca por excelência da Família Salvatoriana.

Ser referência em educação salvatoriana de excelência.

4.2 Missão

4.6 Somos um Colégio Católico “Em Pastoral”

4.5 Carisma Salvatoriano

4.4 Valores Salvatorianos

4.3 Visão

Justiça: Compromisso e criatividade para que todos possam viver dignamente.

Conhecimento: Formação integral da pessoa, cons-trução do conhecimento crítico, participação ativa na transformação da realidade.

Sustentabilidade: Missão sustentável por modo de ser pautado no cuidado com a vida e o futuro do planeta.

A Bem-Aventurada Maria dos Apóstolos, co--fundadora da Congregação das Irmãs do Divino Sal-vador, encontrou no carisma salvatoriano o que o seu coração buscava para realizar a sua vocação. Mulher de oração, simplicidade, pobreza e de um incansável espí-rito missionário.

Elementos do Carisma que marcam nossa ação:

• Testemunho de vida• Anúncio de Jesus e da Salvação• Preparação de Lideranças Cristãs• Universalidade – geográfi ca, étnica e instrumental.

cia e testemunho daqueles que o aceitam. Por isso, ser um Colégio “em Pastoral” signifi ca aprender, reapren-der e vivenciar cotidianamente o seu modo de ser, de pensar, falar e agir.

Como uma instituição eclesial no campo da cultura e educação, empenhamo-nos em desenvol-ver um processo educativo-evangelizador que leve em consideração as dimensões afetiva, psíquica, cognitiva,

07

Page 6: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

física e espiritual de todos os mediados, mediadores e familiares.

Por isso, nosso Colégio procura ser:

- Um ambiente onde cada um se reconhece como filho (a) amado (a) de Deus e irmãos uns dos outros;

- Espaço de encontro, conhecimento e com-prometimento com a pessoa de Jesus Cristo e sua pro-posta de vida e dignidade para todos;

- Local onde se aprofunda a dimensão cogniti-va, intelectual, de cada mediado, através do contato com o mundo da cultura e da ciência, mas, também, local onde se reflete sobre o sentido da vida e suas motivações;

- Um espaço de fé, cultura e vida, onde se aprende a cultivar sólidas e significativas relações consi-go mesmo, com os outros, com a natureza e com Deus;

- Lugar de experiência eclesial e vivência da fra-ternidade, da solidariedade, do perdão, do respeito, da igualdade, do amor;

- Um ambiente onde se constrói e se cultiva grandes e sinceras amizades;

- Um espaço onde se aprende a respeitar “o

outro” como extensão de si mesmo, como imagem e semelhança de Deus, como irmão (ã), com direitos e deveres e, acima de tudo, dignidade.

- Um ambiente onde se formam lideranças cristãs, agentes da transformação social na perspectiva da efetivação da justiça, da solidariedade, da igualdade, da ética em todas as instâncias; familiar, educacional, política, cultural;

- Um local onde, incansavelmente, se reafirma a necessidade da efetivação de uma cultura da vida, do cuidado, do respeito, ousando-se ir contra a toda forma de violência, opressão, discriminação;

- Um espaço onde se aprende a não olhar só pra si, mas, sair ao encontro daqueles que mais preci-sam e oferecer-lhes ajuda, orientação e apoio.

Este é o Colégio que você mediado é convida-do a viver e construir a cada dia. Este é o nosso Colégio.

5. INFORMAÇÕES GERAIS

O Manual do Mediado foi elaborado com o propósito de informar e orientar os mediados e famí-lias sobre as normas, direitos e deveres dos mediados dentro do ambiente escolar. É indispensável que todos tenham um pleno conhecimento deste manual.

A avaliação é parte integrante do processo de ensino aprendizagem. Prevê um acompanhamento contínuo sistemático, que identifica possibilidades para aprimorar o desenvolvimento do mediado e as ações educativas do mediador. Propondo mudanças que vi-sam à sua autonomia e à apropriação de habilidades e competências, desenvolvidas através da mediação de saberes construídos ao longo do processo.

6. PROCESSO AVALIATIVO

08

Page 7: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

Nas classes da Educação Infantil, é feito por meio de Parecer Descritivo, considerando o desenvolvi-mento biopsicossocial e cultural, a formação de hábitos e as diferenças individuais. O parecer é disponibilizado aos pais ou responsáveis, ao fi nal de cada semestre, em forma de instrumento didático de acompanhamento.

Nas classes do 1º ano de Ensino Fundamental, também é realizado por meio de Parecer Descritivo, po-rém trimestralmente.

Para as classes do 2º ano do Ensino Fundamen-tal ao Ensino Médio, este registro é feito por componen-te curricular e expresso através de notas de 1 a 10, tri-mestralmente. A média para aprovação é 7,0 (sete) em cada trimestre. São aprovados, ao fi nal do ano letivo, os mediados do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que atingirem, no mínimo, a Média Anu-al (MA) 7,0 (sete), em cada componente curricular, cujo cálculo é obtido através da soma do resultado de cada trimestre, dividindo-se por três, conforme a fórmula:

MA = (1º trim.) + (2º trim.) + (3º trim.)>= 7 3

Ao longo de cada trimestre, o Colégio oferece aos mediados atividades avaliativas, dentre elas, provas. O mediado, para seu próprio benefício, deve se esforçar para não faltar nesses dias. No caso de perda de pro-vas por impedimento alheios, doença comprovada por atestado médico, luto familiar ou outro compromisso grave e inadiável, o mediado deverá apresentar, no pri-meiro dia do seu retorno ao Serviço de Orientação Edu-cacional (SOE), o atestado ou declaração, justifi cando a falta. A perda nas avaliações gerará nota 0 (zero), até o mediador receber um relatório com as justifi cativas. O mediador faz, mecanicamente, a substituição da nota perdida e o sistema substitui a menor a nota.

A Recuperação Trimestral será considerada como 2ª chamada (substitutiva) da avaliação perdida, apenas para quem justifi cou junto ao SOE.

Os trabalhos são realizados durante as aulas, sob a orientação e acompanhamento dos mediadores. Os mediados devem aproveitar as aulas destinadas à organização dos trabalhos;

Não recomendamos encontros no Contraturno para esta fi nalidade. Caso os mediadores responsáveis julguem necessário o comparecimento do mediado em período Contraturno para realização de trabalhos, este entregará uma autorização ao mediado para levar para casa e trazê-la assinada pelos responsáveis, a fim de apresentá-la na portaria permitindo, assim, sua entrada no Colégio.

6.2.1 O Registro da Avaliação Escolar

6.2.2 Orientações sobre Perda de Avaliações:

6.3 Trabalhos de Grupo:

A recuperação de estudos é realizada no decor-rer do ano letivo, atendendo o que prevê a legislação vigente. A recuperação trimestral é de caráter substituti-vo, a RT substitui a menor nota tirada pelo mediado na P1 ou P2, calcula-se, então, a média trimestral. O sistema identificará a menor nota de prova e usará a nota da RT para fazer o cálculo da média. Esse cálculo será feito internamen-te, não mudando a nota da P1 ou da P2 e sim a média. RT é por área do conhecimento, do 6º ano ao terceirão, sendo obrigatória para os mediados do 2º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, que não obtiveram nota 7(sete) em uma das provas P1 ou P2 do trimestre. Ao fi nal do ano letivo os mediados que não lo-graram aprovação terão direito ao exame fi nal. A Média Final (MF) para aprovação, após a realização do exame fi nal, deve ser igual ou superior a 5,0 (cinco) em cada componente curricular. Esta média é resultante da se-guinte fórmula:

MF = (MA + OA) > = 5,0 2

Haverá segunda chamada (da avaliação per-dida) para as provas de recuperação trimestral apenas com a apresentação do atestado médico.

Nenhuma avaliação será recebida após o me-diador sair de sala de aula. Esta avaliação deverá ser encaminhada para o setor de Orientação Educacional pelo próprio mediado. A Orientação Educacional fará os devidos encaminhamentos.

O mediador deverá comunicar o SIE e reservar o espaço com 24 horas de antecedência e informar a portaria para que este horário seja cadastrado, permitin-do que os mediados possam entrar no Colégio.

Trabalhos não entregues no dia estipulado pelo mediador poderão ser entregues no Setor de Orientação Educacional, porém com peso menor.

09

Page 8: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

10

Muitos fatores podem ajudá-lo na hora do estu-do, como organização do horário, do ambiente, do tem-po e até mesmo uma boa alimentação. Então, seguem algumas sugestões:

1. A primeira condição para um bom aprendizado é o INTERESSE. Não duvide: aprendizagem sem o máximo de interesse não existe! Preste muita atenção durante as aulas e participe ativamente.

2. A segunda condição para um bom aprendizado é a DISCIPLINA. Defina um horário do seu dia para se de-dicar aos estudos. É necessário fazer isso todos os dias, cumprindo a dica: “AULA DADA, É AULA ESTUDADA. HOJE”. Sintetize cada conteúdo estudado, através da elaboração de mapas mentais, o que possibilita a am-pliação das estruturas cognitivas.

3. A terceira condição para o aprendizado é a DETER-MINAÇÃO. Saber que tem que fazer e não fazer, nada adianta. Por isso, organize-se. Procure um ambiente

Visando a uma melhor comunicação entre Co-légio e Família e para facilitar o entendimento da estru-tura e funcionamento escolar, apresentamos algumas informações gerais de interesse de toda comunidade educativa:

Os serviços: SIE (Serviço de Inspetoria Escolar – questões disciplinares e de saúde), SOE (Serviço de Orientação Educacional – questões do desenvolvimen-

6.4 Orientações de Estudo

6.5 Atitudes que Contribuempara a Melhoria da Convivência Escolar

de estudo calmo, bem iluminado e ventilado. Evite a interferência de elementos que possam desviar a sua atenção. Na hora de estudar é importante que esteja sentado e com a postura correta para não perder a con-centração. Organize os materiais que serão utilizados próximos de você.

Tão importante quanto às condições anteriores, é consi-derar as CONDIÇÕES FÍSICAS.

Ter uma alimentação adequada, uma boa noite de sono e praticar atividades físicas são requisitos básicos para um corpo e mente saudável, cumprindo o que preveem os pilares da educação: aprender a aprender, a fazer, a conviver e a ser, contribuindo para a consolida-ção do pilar aprender a crer.

IMPORTANTE: Inicie o ano letivo de 2019 com seriedade e zelo. Muitos mediados acabam ficando em exame final ou até mesmo reprovando porque não se esforçam logo no primeiro trimestre.

Os serviços atenderão os pais e/ou responsáveis, no período correspondente ao turno de aula do media-do, mediante agendamento prévio por telefone ou soli-citação através da agenda escolar.

Ao final de cada trimestre, será disponibilizado on-line o resultado do aproveitamento escolar, seguido de uma oportunidade de encontro entre pais e media-

7. ATENDIMENTO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS:

dores. Porém, durante o trimestre poderão acompa-nhar as informações sob seu filho no ambiente Gestão Educacional (acesso através do site do Colégio).

Acesso online

Está dentro do Gestão Educacional e servirá para acom-panhamento do processo. Acesso aos seguintes itens:

to escolar) e SOP (Serviço de Orientação Pedagógica – questões pedagógicas) estão à disposição dos pais e/ou responsáveis para esclarecimentos de dúvidas para a melhoria do processo ensino-aprendizagem de nossos mediados, fortalecendo o tripé mediado/família/escola.

Page 9: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

11

Durante o ano letivo os mediados receberão orientações em sessões coletivas, dinamizadas pelo SOE e/ou SIE sobre hábitos de estudos, avaliação do desempenho escolar e relacionamentos inter e intrapessoal, com a fi nalidade de contribuir com a formação integral do mediado.

7.1 Sessões Coletivas:

o Boletinso Registro de Presençao Registro de Comunicaçãoo Consulta de Títuloso Consulta de Agenda de Provas/Trabalhoso Tarefas do Alunoo Comprovante de Pagamento para IRPFo Histórico

8. ÉTICA NA INTERNET

A tecnologia da informação não deve ser usada para prejudicar ou ofender as pessoas ou instituições, mediante uso da linguagem ofensiva ou imprópria, em mensagens públicas ou particulares, bem como a visu-alização de material considerado inadequado ao am-biente escolar. As redes sociais merecem uma atenção especial, pois, muitas vezes, publicações feitas fora do colégio propagam-se para o cotidiano escolar, causan-do transtornos e perturbações.

O Colégio não se responsabiliza por ofensas e desentendimentos através de redes sociais que envol-vam os mediados. Fica vedado o uso de equipamentos do Colégio para estes fi ns.

As consequências dos delitos penais praticados com equipamentos eletrônicos como celulares, câme-ras digitais, Internet entre outros são de responsabilida-de dos pais e/ou responsáveis, por se tratar de “Trans-gressão Infracional” prevista no Decreto-Lei nº 2.848, comumente denominado Código Penal (Art.140 do Código Penal), situação esta que vai além da “Transgres-são Disciplinar”. Vale ressaltar que a Internet não é um campo sem lei.

Solicitamos aos pais que orientem quanto às postagens indevidas nas redes sociais, principalmente no Whatsapp para não causar dano à imagem pessoal do mediado em virtude de “termos e materiais visuais” não adequados a sua idade.

Lembramos ainda: De acordo com o contrato de Prestação de Serviço, não é permitido fotografar e/ou gravar imagens de colegas, mediadores (professores e funcionários) dentro ou fora da unidade educacional, quando uniformizados e também as dependências do Colégio sem autorização por escrito da Direção, bem como expô-las em sites ou outros veículos de comuni-cação;

O uso indevido desses materiais pode acarretar as medidas judiciais cabíveis, caso haja conteúdos ofen-sivos às pessoas e/ou instituição.

Com relação à criação de grupo de Whatsapp, estes não são orientados pelo Colégio, fi cando na res-ponsabilidade dos pais os conteúdos postados pelos fi lhos.

O Projeto Contraturno tem por primeira in-tenção valorizar ainda mais a vida de cada estudante. Espaço projetado para que os estudantes possam de-senvolver atividades variadas e tenham ao seu dispor os espaços e os materiais necessários. São diferentes possi-bilidades de expressão, de brincadeiras, aprendizagens e de exploração de conhecimentos e interações, o que contribuem para o processo de formação pessoal e da felicidade dos estudantes.

9. PROJETO CONTRATURNO

Este projeto aposta em um processo de edu-cação integral em que cada estudante vivencia valores, assume responsabilidades, compromete-se consigo mesmo, com o seu próximo e com a pequena comu-nidade que forma. Por meio dele, diferentes e signifi ca-tivas experiências de aprendizagem são oportunizadas, mediadas por educadores qualifi cados e comprometi-dos.

Page 10: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

12

POR QUE UTILIZAR O SERVIÇO DO CONTRATURNO:

Para viabilizar a implementação progressiva de políticas de extensão da jornada escolar de forma a con-tribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes. Para oferecer aos estudantes uma segunda oportunida-de de aprendizagem, utilizando materiais e estratégias diferenciadas, interessantes e eficazes.

PROPOSTAS PARA QUEM UTILIZAR O SERVIÇO DO CONTRATURNO:

• Estudos orientados.

• Realização das tarefas escolares, de 3ª a 6ª feira, para quem frequenta o projeto no turno matutino e de 2ª a 5ªfeira, para quem frequenta o projeto no turno vesper-tino. As tarefas enviadas para casa nos finais de semana serão de responsabilidade das famílias, para que possam também acompanhar o processo ensino aprendizagem.

• Oficina de Arte e Expressão

• O uso de jogos no ensino da Matemática - faz com que os estudantes gostem de aprender essa disciplina, valo-rizando o conhecimento já existente. Aumentar a moti-vação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico--dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socializa-ção e aumentando as interações com outras pessoas.

• Culinária

• Dança

• Música

• O Projeto Contraturno é um ambiente que oportuniza aos estudantes momentos extensivos de suas vivências escolares através da socialização do grupo, atividades lúdicas e pedagógicas e, ainda, brincadeiras que desen-volvem habilidades motoras e intelectuais.

A QUEM ATENDE:

Nível I: matutino.Nível II ao Nível V: matutino e vespertino.1º ao 5º ano: vespertino.1º ao 6º ano: matutino.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Com grande flexibilidade de horários, o Contraturno funciona de segunda a sexta-feira das 7h15min às 13ho-ras e das 13h às 18h.

• Tarefa/acompanhamento de estudos: O Contraturno colabora na orientação das tarefas escolares e no desen-volvimento de hábitos de estudos. O objetivo é identifi-car as dificuldades do mediado e promover sua autono-mia, para que participem mais das aulas, de forma a se tornarem progressivamente comandantes da própria aprendizagem.

Matutino: das 8h às 9h10min, de terça à sexta feira,

Vespertino: das 13h40min às 15h20min de segunda à quinta-feira.

• Lembramos que: os estudos para avaliações deverão ser feitos também em casa com acompanhamento dos familiares.

HORÁRIO ESTENDIDO:

Os pais e responsáveis que contrataram o serviço de ho-rário estendido devem cumprir as seguintes determina-ções:

• Para os estudantes do matutino: os responsáveis de-vem busca-los até às 14h.

• Para os estudantes do vespertino: os responsáveis de-vem deixá-los entre 10h45 até no máximo 11h.

Para a entrada e saída dos mediados o cartão de acesso é de uso obrigatório.

Matutino:

Educação Infantil – das 7h30 às 11h45A partir das 7h no espaço de convivência, as crianças se-rão acolhidas no portão pela recepcionista e auxiliares; início das atividades às 7h30min.A partir das 11h30min os pais poderão entrar e pegar seus filhos no espaço de convivência da Educação In-fantil, onde estarão com a professora até às 11h45min.

Ensino Fundamental I - 1º ao 5º ano

10. TURNOS E HORÁRIOS DAS AULAS

7h15min a professora recebe os estudantes 7h30min início da aula11h45 – término da aula

Ensino Fundamental II - 7h30 às 12h (terça-feira, quin-ta-feira e sexta-feira) e 7h30 às 12h25 (segunda-feira e quarta-feira)

Ensino Médio – 7h30 às 12h30

Vespertino:

Educação Infantil – 13h30 às 17h45A partir das 13h no espaço de convivência, as crianças

Page 11: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

13

serão acolhidas no portão pelas recepcionistas e auxilia-res; início das atividades às 13h30min.A partir das 17h30min os pais poderão buscar seus fi lhos nas salas, onde estarão com a professora até às 17h45min.

Ensino Fundamental I - 1º ao 5º ano 13h15min - a professora recebe os estudantes 13h30min - início da aula17h45 - término da aula

Ensino Fundamental II 13h30 às 18h (terça, quinta e sexta-feira)13h30 às 18h25 (segunda e quarta-feira)

Ensino Médio: Realizarão as avaliações (provas - P1, P2 e RT) no turno vespertino conforme calendário específi co a ser divulgado no início de cada trimestre. Terá a obriga-toriedade de comparecer no contraturno no horário e dia estipulado pelas coordenações para a realização de provas.

Terceirão: Além das aulas no período matutino have-rá aula 1(uma) tarde na semana das 14h05 às 18h10 e revisão programada para o vestibular com todas as dis-ciplinas conforme calendário a ser entregue no mês de março de 2019 pela coordenação.

11. ORIENTAÇÕES GERAIS

Visando facilitar o cotidiano da vivência escolar dos mediados da Educação Infantil seguem abaixo al-gumas orientações quanto à rotina escolar:

• É de extrema importância que a agenda do estudante seja preenchida (dados pessoais) e acompanhada dia-riamente. Pedimos que confi rmem o conhecimento dos bilhetes com uma assinatura, ou um “ok”.

• Nos dias de educação física, são obrigatórios o uso de tênis e meias.

• O empréstimo dos livros na biblioteca acontecerá uma vez por semana mediante a apresentação da carteirinha de estudante. A devolução deverá ser realizada para a pro-fessora um dia antes da próxima visita a este ambiente.

• Solicitamos que respeitem o cardápio do lanche e que o mesmo venha sempre identifi cado, em especial o lanche a ser refrigerado.

• As garrafas solicitadas nas listas de materiais devem vir sempre cheias.

• Solicitamos que cada criança traga diariamente na mochila, uma roupa reserva completa, e sempre com identifi cação.

• Respeitar os prazos e encaminhamentos solicitados quanto à realização das tarefas.

• O uniforme deverá ser identifi cado em local visível e legível com caneta permanente.

• Os materiais devem estar sempre organizados, com-pletos e identifi cados.

• Respeitar o horário de chegada. Matutino: 7h30. Ves-pertino: 13h30. Os estudantes que chegarem após esses ho-rários serão encaminhados pelas recepcionistas até a sala.

• Chegadas tardias serão registradas no Sistema Restrito

11.1 Educação Infantilapós tolerância de 10 minutos.

• A entrada atrasada ou saída antecipada do estudan-te somente será feita mediante autorização formal dos pais e/ou responsáveis.

• Não será permitida a entrada do estudante após às 8h15 (matutino) e 14h15 (vespertino). Após esse horário, somente com declaração médica.

• Não é permitida a entrada de bicicletas, patinetes, pa-tins, bolas, skate e animais no pátio do colégio.

• O estudante não deve frequentar as aulas quando esti-ver doente. A justifi cativa de faltas por motivo de doença deve ser feita mediante atestado médico à Orientação Educacional, no prazo de 48h após a referida ausência.

• O colégio não se responsabiliza por objetos perdidos ou esquecidos em seus ambientes, nem os indeniza.

• Todo o material escolar deve ser identifi cado, de forma visível. Os materiais esquecidos, quando recolhidos por funcionários, fi carão no SIE.

• Todos são responsáveis pela conservação do colégio. Os danos causados, em qualquer ambiente, ao patri-mônio escolar deverão ser ressarcidos.

• Os estudantes e professores são responsáveis pela or-ganização e manutenção da limpeza da sala de aula.

• Os acontecimentos relevantes serão registrados no Sis-tema Restrito.

• O Colégio se reserva ao direito de não autorizar a saída dos estudantes durante o período de aula quando: a. Não houver autorização por escrito dos pais ou res-ponsável legal.b. A pessoa que buscar o estudante não estiver autoriza-da na fi cha cadastral do mesmo.

Page 12: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

14

A comemoração será mensal de uma forma simples. Todos os estudantes que fazem aniversário na-quele mês, poderão comemorar no colégio em data a ser informada pelas professoras, conforme orientações que seguem:

• Não será permitido o envio de convites.

• Convidados: somente as professoras, os demais media-dos da turma e irmãos caso estudem no colégio.

• Alimentação: será de responsabilidade da família, con-siderando a importância de incentivarmos sempre a alimentação saudável, não permitindo frituras e refrige-rantes.

• Será de responsabilidade da família verificar se na tur-ma de seu filho (a) existe alguma criança com restrição alimentar.

• Na Educação Infantil, o “Dia do Brinquedo” acontece 1 vez por semana no dia previsto na grade de aulas.

• No Ensino Fundamental I, 1º ano, acontece duas vezes por semana nos dias e horários de Bosque. Para os me-diados do 2º ano acontece uma vez por semana no dia e horário de Bosque.

Importante:

• Solicitamos que o brinquedo caiba na mochila e ve-

• Contamos com a colaboração das famílias e dos me-diados para evitar os atrasos no início das aulas.

• Solicitamos aos pais que tem acesso ao espaço interno da escola, mediante uso de sua carteirinha, que não é permitido permanecer nas salas de aula e corredores e que no término das aulas aguardem seus filhos no pá-tio do Colégio para agilidade, segurança e organização das saídas das turmas.

• Em caso de esquecimento de materiais necessários para a aula o colégio se reserva o direito de não realizar ligações para as famílias solicitando que os mesmos se-jam trazidos.

• Caso os pais e/ou responsáveis tragam materiais para a aula que o mediado esqueceu a entrega será feita pelo SIE.

• A Escola não entregará aos mediados quaisquer mate-riais que não serão utilizados em sala de aula.

• A entrada atrasada ou saída antecipada do mediado somente será feita mediante autorização formal dos pais e/ou responsáveis ao SIE.

11.1.1 Aniversários: Somente na Educação Infantil

11.1.2 Dia do Brinquedo

11.2 Ensino Fundamental I

• Solicitamos que a alimentação chegue ao Colégio até 08h30 no matutino e 14h30 no vespertino, inclusive os descartáveis necessários.

• A alimentação poderá ser contratada diretamente com a cantina do colégio, caso a família deseje.

• Bebidas: serão permitidos sucos, chás e água.

• Não serão permitidos o envio de lembrancinhas.

• Caso a família queira comemorar essa data fora das dependências da escola, entregaremos convite em sala somente quando for para todos os estudantes da tur-ma e quando não acontecer em horário de aula.

• O presente será confeccionado pela turma. As profes-soras não estão autorizadas a entregar presentes vindos de casa.

nha sempre identificado, para evitar possíveis trocas, e o mais importante: somente uma unidade;

• O ideal é que não tragam brinquedos caros, pois não nos responsabilizamos por possíveis quebras. Nem muito pequenos, pois podem ser perdidos.

• Kits de maquiagem não são considerados brinquedos;

• Não serão permitidos brinquedos que estimulem vio-lência, (revolveres, espadas, entre outros).

• Durante as trocas de período não é permitida a saída dos mediados da sala de aula ou permanência nos cor-redores.

• Durante o horário de intervalo/recreio não é permitido a permanência dos mediados nas salas de aula ou nos corredores. Todos os mediados deverão permanecer no pátio. Neste período as salas permanecem fechadas, sob a responsabilidade do professor.

• Não é permitido lanchar em sala de aula, nas escadas e corredores.

• Não é permitida a entrada de bicicletas, bolas, skate e animais no pátio do colégio.

• O mediado não deve frequentar as aulas quando esti-ver doente. A justificativa de faltas por motivo de doença deve ser feita mediante atestado médico ao Setor de Orientação Educacional, no prazo de 48h após a referi-da ausência.

• Os mediados são responsáveis por seus pertences. O colégio não se responsabiliza por objetos perdidos ou esquecidos em seus ambientes, nem os indeniza.

Page 13: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

15

• Contamos com a colaboração das famílias e dos me-diados para evitar os atrasos no início das aulas.

• Em caso de esquecimento de materiais necessários para a aula o colégio se reserva o direito de não realizar ligações para as famílias solicitando que os mesmos se-jam trazidos.

• Caso os pais e/ou responsáveis tragam para a aula ma-teriais que o mediado esqueceu a entrega será feita pelo SIE.

• A Escola não entregará aos mediados quaisquer mate-riais que não serão utilizados em sala de aula.

• A entrada atrasada ou saída antecipada do mediado somente será feita mediante autorização formal dos pais e/ou responsáveis ao SIE.

• Durante as trocas de período não é permitida a saída dos mediados da sala de aula ou permanência nos cor-redores ou pátio.

• Durante o horário de intervalo/recreio não é permitido a permanência dos mediados nas salas de aula, escadarias ou nos corredores. Todos os mediados deverão permanecer no pátio. Neste período, as salas permanecem fechadas.

• Não é permitido lanchar em sala de aula, nas escadas e corredores.

• Não é permitida a entrada de bicicletas, bolas, skate e animais no pátio do colégio.

• O mediado não deve frequentar as aulas quando esti-ver doente. A justifi cativa de faltas por motivo de doença deve ser feita mediante atestado médico ao Setor de Orientação Educacional, no prazo de 48h após a referi-da ausência.

• Os mediados são responsáveis por seus pertences. O colégio não se responsabiliza por objetos perdidos ou esquecidos em seus ambientes, nem os indeniza.

• Todo o material escolar deve ser identifi cado, de forma visível, para evitar transtornos. Os materiais esquecidos,

11.3 Ensino Fundamental II e Ensino Médioquando recolhidos por funcionários, fi carão no SIE. Os objetos não procurados no fi nal de cada semestre serão doados.

• Caso os mediadores solicitem atividades de pesquisa e de grupo no turno contrário ao de sua aula, deverão au-torizar por escrito aos mediados. Esta autorização deve ser assinada pelos pais e/ou responsáveis, apresentando a mesma na portaria para receber a liberação de entrada.

• Os mediados devem aguardar o horário da atividade exclusivamente na praça de alimentação.

• Todos são responsáveis pela conservação do colégio. Os danos causados, em qualquer ambiente, ao patri-mônio escolar deverão ser ressarcidos.

• Os mediados e mediadores são responsáveis pela or-ganização e manutenção da limpeza da sala de aula.

• O mediado que chegar atrasado após 7h40min no período matutino e 13h40min no período vespertino perde o 1º período e aguarda a liberação no sistema de catracas pelo responsável da portaria recebendo autori-zação para ingresso no 2º período de aula. Os pais serão comunicados via restrito sobre esse atraso.

• Brincadeiras inadequadas ou que venham a causar constrangimentos ou danos materiais são proibidas dentro e nas proximidades do colégio. Serão aplicadas normas disciplinares aos envolvidos em tais atitudes.

• Os acontecimentos relevantes serão registrados no Sis-tema Restrito.

• O Colégio reserva-se o direito de não autorizar a saída dos mediados durante o período de aula quando:

a. Não houver autorização por escrito dos pais ou res-ponsável legal.

b. A pessoa que buscar o mediado não estiver autoriza-da na fi cha cadastral do mesmo.

• Todo o material escolar deve ser identifi cado, de forma visível, para evitar transtornos. Os materiais esquecidos, quando recolhidos por funcionários, fi carão no SIE. Os objetos não procurados no fi nal de cada semestre serão doados.

• Todos são responsáveis pela conservação do colégio. Os danos causados, em qualquer ambiente, ao patri-mônio escolar deverão ser ressarcidos.

• Os mediados e professores são responsáveis pela orga-nização e manutenção da limpeza da sala de aula.

• Em caso de chegada tardia, após as 7h40min e as 13h40min, todos os mediados deverão ser encaminha-dos ao SIE para receber liberação para entrar em sala e os pais serão comunicados via restrito.

• Brincadeiras inadequadas ou que venham a causar constrangimentos ou danos materiais são proibidas dentro e nas proximidades do colégio. Serão aplicadas normas disciplinares aos envolvidos em tais atitudes.

• Os acontecimentos relevantes serão registrados no Sis-tema Restrito.

• O Colégio se reserva ao direito de não autorizar a saída dos mediados durante o período de aula quando:

a. Não houver autorização por escrito dos pais ou res-ponsável legal.

b. A pessoa que buscar o mediado não estiver autoriza-da na fi cha cadastral do mesmo.

Page 14: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

16

É dever dos pais e/ou responsáveis o cuidado em administrar medicamentos, aos seus filhos quando acometidos de enfermidade, evitando assim a transfe-rência da responsabilidade por tal à unidade escolar. Havendo necessidade de administração de medica-mentos, solicitamos aos pais e/ou responsáveis que o mediado permaneça afastado das atividades escolares.

12. MEDICAÇÃO DOMEDIADO NO COLÉGIO

Casos em que o mediado precisa ser medica-do durante o período de aula os pais e/ou responsáveis devem comparecer à escola para tal administração, di-rigindo-se ao SIE.

Todos os mediados da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima recebem, no início do ano a Agenda Escolar, que tem como finalidade auxiliar na organização e planejamento. É de extrema importância que a agen-da do mediado seja preenchida (dados pessoais). Nela são registrados os compromissos individuais e coletivos. Seguem algumas observações importantes:

• Agenda Escolar é um instrumento de comunicação entre a escola e a família.

• A Agenda é de uso obrigatório e de responsabilidade do Mediado e para fins pedagógicos.

• A Agenda Escolar deve ser verificada diariamente pe-los pais e/ou responsáveis.

13. AGENDA ESCOLAR

• Bilhetes e comunicados serão anexados ou colados na agenda.

• É dever dos pais e/ou responsáveis manter atualizados os dados pessoais solicitados na página inicial da Agen-da Escolar.

• Recado dos pais e/ou responsáveis aos professores e/ou coordenações devem ser escritos na Agenda do Me-diado.

• Todas as anotações devem ser assinadas pelos pais e/ou responsáveis.

14. SISTEMA DE CATRACAS ELETRÔNICAS

As catracas eletrônicas contribuem para a ga-rantia da segurança de nossa comunidade educativa. Todos os mediados deverão portar o seu cartão para ter acesso às dependências internas do colégio. Estes cartões possuem um chip interno que ao aproxi-má-los do leitor na catraca a mesma é liberada ou não, conforme horário cadastrado no sistema.

O cartão é de uso pessoal, obrigatório e intrans-ferível, não podendo ser usado para liberação de outras pessoas. No caso de extravio deste, a secretaria deverá ser comunicada imediatamente, para seu cancelamen-to, evitando assim que pessoas estranhas tenham aces-so ao Colégio.

Este cartão não pode ser perfurado, quebrado ou entortado. Em caso de perda ou danos por mau uso, o mediado deve solicitar a segunda via, mediante paga-mento da taxa na Tesouraria. Não devendo ultrapassar o prazo máximo de 5 dias para solicitar outra.

Os pais que desejarem o acesso às dependên-cias do colégio deverão ter sua carteirinha. Esta deverá ser adquirida junto à Tesouraria do Colégio. Salientamos que os pais que não possuírem a carteirinha deverão aguardar seus filhos na portaria.

Page 15: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

17

O uso do uniforme escolar é obrigatório desde o primeiro dia de aula. Além de unificar o jeito de vestir, o uniforme garante segurança no acesso aos espaços do Colégio, bem como identificação em Saídas de Es-tudos e atividades externas.

Quando o mediado não estiver com o unifor-me e não trouxer justificativa por escrito do responsável, o mesmo será advertido verbalmente e registrado no Restrito em caso de reincidência.

Lembramos ainda:

• O uso do Uniforme é obrigatório para entrada e per-manência no Colégio, tanto nos horários de aula, quan-to para atividades realizadas nas dependências do colé-gio em outros horários. Exemplos: PJS, uso da biblioteca, aulas de monitoria, contraturno, tardes de formação, ati-vidades extracurriculares, etc;

• Nas aulas de Educação Física o uniforme masculino é: Bermuda ou calça de agasalho; e feminino: Bermuda, calça legging ou calça do agasalho (todos com cores e logo do Colégio), tênis e meia.

• A calça jeans azul (não rasgada) faz parte do uniforme a partir do 6° ano do Ensino Fundamental, não sendo permitindo o uso de outras cores. Para o Ensino Médio permite-se o uso de calça jeans azul e a calça preta e para as meninas a legging preta (não rasgada).

• A bermuda jeans azul masculina ou feminina pode ser usada a partir do 6° ano do Ensino Fundamental na al-tura do joelho, não permitindo o uso de outras cores e nem o padrão xadrez, nem rasgadas. Somente o Ensino Médio poderá usar bermuda preta.

• A camiseta deverá ser abaixo da cintura, na altura do cós. Não será permitido o uso de camisetas fora deste padrão.

• Em dias de frio intenso poderá ser usado um casaco sobre o Moletom do Colégio nas cores: azul, branco, pre-to, estando por baixo o moletom do Colégio.

15. UNIFORME ESCOLAR:

• Identificação legível em todas as peças do uniforme.

• Não é permitido o uso de boné ou chapéu no colégio, nem capuz em sala de aula, como também o uso de óculos escuros;

• A falta do uso de qualquer uma das peças do unifor-me, numa eventual necessidade deverá ter justificativa na agenda para aquele dia;

• Quando for permitido a não utilização do uniforme, este deverá ser vestido somente no período de realiza-ção da atividade. Sendo que não será permitido o uso de roupas curtas, transparentes, decotadas e muito justas;

• O descarte dos uniformes deve ser realizado sempre na própria escola. Esta medida se constitui numa ati-tude de SEGURANÇA, pois somente mediados do Co-légio devem ter acesso às peças. As peças para doação devem ser entregues para o SIE que dará o devido des-tino as mesmas.

• O mediado que reincidir por 3 vezes na falta de uni-forme será convidado a colocar um de reserva no SIE (Serviço de Inspetoria Escola), caso não haja ou não sir-va, os pais e/ou responsáveis serão contatados para que tragam o uniforme até o colégio. Na impossibilidade, o mediado ficará na biblioteca.Orientação: os uniformes deverão ser adquiridos nas lo-jas autorizadas.

Calçado:

• Verão: Educação Infantil e Ensino Fundamental I, cal-çado preso no calcanhar ou tênis e meia; Ensino Fun-damental II e Médio: liberado calçado de verão ou tênis e meia.

• Inverno: Educação Infantil ao Ensino Médio: Botas sem salto ou tênis e meia.

Obs: Para as aulas de Educação Física uso obrigatório de Tênis durante todo o ano letivo.

Toda atividade realizada fora do ambiente escolar será co-municada formalmente aos pais ou/responsáveis. Somente com autorização formal dos pais ou/res-ponsáveis os mediados sairão do colégio. Em todas as atividades do colégio os mediados devem estar devidamente uniformizados.

16. SAÍDAS DE CAMPO/ESTUDO

Page 16: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

17. MOMENTO CÍVICO

O Momento Cívico realizado no pátio de nossa escola tem o objetivo de estimular o exercício da cidada-nia no cumprimento do dever cidadão em momentos de reflexão sobre os mais variados temas. São realizados por segmentos considerando as faixas etárias e os inte-resses afins, aprendendo a agir com respeito, solidarieda-de, responsabilidade, justiça e não violência, aprendendo a usar o diálogo para resolver situações de conflito com-prometendo-se com o que acontece na vida coletiva no meio em que vive, para que fortaleça em cada um os princípios éticos e os valores que são mediados e viven-ciados pela nossa Instituição.

Acontece uma vez por mês, quando as turmas responsáveis apresentam para a escola versos, poesia, música, redações, cartazes, painéis, teatro e outras formas de expressões artísticas e culturais de modo a resgatar as-suntos já trabalhados em sala que levem a comunidade escolar a refletir sobre a nossa cidadania.

18

Um dos alicerces da vida cristã é a Oração.

“A verdadeira oração faz-nos sair de nós mes-mos e nos abre ao Pai e aos irmãos mais necessitados”; ensina-nos o Papa Francisco.

A oração é como que a chave que abre a porta de nosso coração e nos torna pessoas melhores, mais sensíveis, mais comprometidas com a vida, mais hu-mildes, solidárias, amorosas. O Papa nos diz ainda que “quem não reza é orgulhoso, é seguro de si, busca a pró-pria promoção. Ao invés, quando um cristão reza, não se afasta da fé, fala com Jesus e aprende o seu modo de ser e agir.

Todavia, não se trata de recitar orações, como faziam os legistas, mas falar com Deus de coração a coração. Em nosso Colégio realizamos diariamente, no início do turno letivo, independentemente da disciplina que inicie o turno, um breve momento de Oração em sala de aula. Periodicamente acontecem também os Momentos de Oração no Pátio, por segmento, com a presença e participação de todos os mediados, media-dores e familiares.

18. MOMENTOS DE ORAÇÃO (EM SALA DE AULA E NO PÁTIO)

O mediado deverá participar deste momento:

• Com verdadeira disposição de elevar seu pensamento a Deus e apresentar-lhe seus pedidos, súplicas, agrade-cimentos e louvores;

• Respeitando todas as pessoas presentes (colegas e mediadores), que também estão com seu pensamento voltado para Deus;

• Praticando o silêncio orante que favorece a concentra-ção e a própria oração;

• Deve estar posicionado juntamente com a sua turma (quando os momentos acontecerem no pátio ou no salão)

• Manifestando respeito, interesse, bons modos e postu-ra adequada ao momento.

• Observando todas as orientações que são dadas pela turma/mediador que está conduzindo o momento de oração.

O mediado deve trazer para a aula apenas o que estiver de acordo com as solicitações dos professores (em cada dia), não acarretando desta forma peso excessivo nas mochilas.

A apresentação do material escolar é obrigatória e compõe a avaliação do mediado, responsável por seu

19. MATERIAL ESCOLAR DE USO DIÁRIO

porte e conservação, não sendo permitidas a guarda e permanência de objetos e mochilas nas salas de aula e nos locais de circulação do colégio, fora de seu horário de aula.

Page 17: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

20. BIBLIOTECA RUI BARBOSA

19

- Oferecer a comunidade escolar uma Biblioteca orga-nizada e dinâmica;

- Indicar fontes de informação relevantes a pesquisa de seus usuários;

- Proporcionar livros adequados à idade e preferência dos usuários promovendo o incentivo à leitura.

- Livros didáticos e paradidáticos;

- Literatura em geral;

- Obras de referência (pesquisa);

- Obras em braille;

- Periódicos (jornais e revistas);

- Documentos cartográfi cos (atlas, mapas, globo);

- Documentos iconográficos (gravura, pintura, ilustração);

- Multimeios (CD’s e DVD’s);

- Gibis.

Como proceder na biblioteca:

- Todos os usuários da Biblioteca, ao permanecerem no local, deverão deixar pastas, bolsas, mochilas ou sacolas no guarda-volumes.

- É expressamente proibido entrar com alimentos e bebidas.

- Recortes e colagens não são permitidos.

- Entregar no balcão os materiais consultados.

- Ao sair da Biblioteca os usuários devem levar seus pertences.

Dever do usuário:

- Demonstrar comportamento adequado durante a permanência na Biblioteca.

- Manter o silêncio, respeitando o espaço de estudos.

- Ajudar a manter a organização e limpeza do ambiente.

- Colocar as cadeiras no lugar após o uso.

- Zelar pela conservação do acervo.

- Zelar por seus pertences pessoais.

- Trazer todo material necessário para desenvolver sua atividade, pois a biblioteca não realiza empréstimo de lápis, caneta, Pen Drive, fone de ouvido, etc.

- Devolver os livros na caixa de devolução.

Empréstimo:

- É imprescindível a apresentação da carteirinha do Me-diado para empréstimo.

20.1 Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 7h20min às 17h45min.

20.2 Objetivos 20.3 Acervo:

20.4 Normas:- A devolução deverá ser realizada dentro do prazo es-tabelecido, pois o não cumprimento implicará em co-brança de multa por dia e por obra.

- O empréstimo e renovação ocorrerão somente se o usuário não tiver livro em atraso, nem multas pendentes.

- Os mediados do Ensino Fundamental e do Ensino Médio poderão retirar até duas obras por vez, da Educa-ção Infantil uma obra por semana.

- Os usuários poderão permanecer com uma obra no prazo de 15 dias, podendo ser renovada mais uma vez por igual período.

- Em caso de extravio ou danifi cação de uma obra, ca-berá ao usuário a reposição do exemplar. Caso a obra esteja esgotada, conversar com a bibliotecária e verifi car como proceder.

Computador:

- É imprescindível a apresentação da carteirinha do Me-diado para utilização dos computadores.

- O uso dos computadores se restringe a pesquisas es-colares e atividades de aprendizagem.

- Não é permitido utilizá-los para jogos, acesso a redes sociais ou outros conteúdos impróprios para o ambien-te escolar;

- Utilizar dispositivos externos ou e-mail para salvar tra-balhos escolares.

- Avisar quando tiver fi nalizado a pesquisa.

Page 18: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

20

É possível consultar o acervo, renovar livros e verificar o histórico de empréstimos no Gestão de Biblioteca. Está disponível no site do colégio com o mesmo login e senha do Gestão Educacional.

Serviço de Pastoral Escolar O Serviço de Pastoral Escolar é responsável em orientar, planejar, acompanhar e fazer com que o Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima seja efetivamente um “Colégio em Pastoral”, ou seja, ambiente privilegiado de vida, aprendizagem, evangelização, crescimento, res-peito e vivência dos valores humanos e cristãos.Através de nosso fazer pedagógico, de nossas atividades, de nosso modo de nos relacionarmos procuramos apre-sentar como referencial de vida a todos os mediadores, mediados e familiares a pessoa de Jesus Cristo, o Divino Salvador.

De Jesus, o Bom Pastor, aprendemos a estar em constante ação pastoral. O verdadeiro, bom e justo pastor cuida de suas ovelhas, orienta, guia, traz de volta aquelas que se perderam; procura estar próximo, conhecer suas ovelhas e se deixar conhecer, enfim, manifesta sua preo-cupação e atenção com suas ovelhas.

Estas mesmas atitudes procuramos desenvolver e cultivar entre nossos mediadores, mediados e familia-res através do processo pedagógico e pastoral que nossa educação assume.

- Organização, assessoria e acompanhamento dos Mo-mentos de Oração no Salão ou Pátio, com a participa-ção de todos os mediados;

- Dinamização de atividades pastorais que envolvem toda a comunidade educativa nos meses temáticos (Maio: Mês Mariano e do Colégio, Junho: Mês Salvato-riano, Agosto: Mês Vocacional, Setembro: Mês da Bí-blia, Outubro: Mês Missionário);

- Organização e dinamização dos momentos celebra-tivos/religiosos do Colégio com a participação de me-diados, mediadores e familiares (Quaresma, Páscoa, Dia da Padroeira do Colégio, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Mediados, Dia das Crianças, Formaturas, Natal);

- Condução dos momentos de oração e espiritualida-de com os mediadores nas reuniões pedagógicas, cur-

20.5 Acesso Online:

21. SERVIÇO DE PASTORAL ESCOLAR

21.1 Algumas atividades desenvolvidaspelo Serviço de Pastoral Escolar

Queremos, de forma especial, que nossos me-diados sejam crianças, jovens e, futuramente, adultos, li-vres, honestos, responsáveis. Que saibam ser verdadeiros, justos, solidários e não se deixem levar pela onda consu-mista, hedonista e relativista que nosso atual modelo so-cial e econômico propõe.

Educamos nossas crianças e jovens para que sai-bam harmonizar cultura, fé, conhecimento e vida e sai-bam buscar o seu bem e o bem do seu próximo, que reconheçam no outro a extensão de si mesmos, que respeitem as diferenças, saibam dialogar, que saibam amar e perdoar, que saibam compartilhar o que são, o que tem e o que sabem e, principalmente, que sejam comprometidos com a vida e com a transformação de todas as realidades que ameaçam esta vida.

Enfim, sonhamos que nossos mediados e tam-bém que nossos mediadores e todos os familiares sejam pessoas felizes e realizadas consigo mesmas, com os ou-tros, com o mundo e com Deus, por isso, com alegria, as-sumimos e fazemos acontecer em nosso Colégio a Pas-toral Escolar.

sos e demais eventos do Colégio, bem como, reflexões, estudos e, momentos de formação sobre a Identidade e dimensão Pastoral que o Colégio assume;

- Assessoria às professoras da Ed. Infantil ao 5º ano e aos professores titulares da disciplina de Ensino Reli-gioso Escolar quanto aos temas específicos da Cultura Religiosa;

- Planejamento e condução da Escola de Pais Sagrada Família;

- Organização da Santa Missa no Colégio;

- Dinamização do Projeto Mãos Solidárias (6º ano ao Ensino Médio).

Page 19: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

21

Art. 514 - Usufruir dos benefícios que a Unidade Opera-tiva Educacional proporciona aos estudantes;

Art. 515 - Receber ensino qualifi cado referente aos conteúdos de cada componente curricular, visando o desenvolvimento de sua pessoa, preparando-o para o exercício da cidadania;

Art. 516 - Valer-se dos Serviços oferecidos pela Unidade Operativa Educacional;

Art. 517 - Expor, a quem de direito, as difi culdades en-contradas na realização dos trabalhos escolares;

Art. 518 - Receber orientação e auxílio necessários para realizar as atividades escolares;

Art. 519 - Conhecer o presente Regimento Escolar e so-licitar esclarecimentos sobre o mesmo;

Art. 520 - Comunicar, a quem de direito, as difi culda-des encontradas nas relações interpessoais;

Art. 521 - Ser respeitado em sua individualidade;

Art. 522 - Participar das realizações e promoções da Unidade Operativa Educacional, destinadas à sua for-mação, como pessoa consciente e atuante da comu-nidade;

Art. 523 - Apresentar, a quem de direito, sugestões e solicitações relativas à melhoria da vida escolar;

Art. 524 - Solicitar esclarecimentos e ou revisão de sua

Além das já citadas atividades do Serviço de Pastoral Escolar, queremos destacar a Pastoral Juvenil Salvatoriana – PJS.

A PJS é a organização dos jovens mediados do 6º ano ao Terceirão que comprometem-se livre e espontaneamente a fazer um processo de vivência e aprofundamento de sua juventude através da partici-pação em grupos de jovens, que se reúnem por faixa etária, sempre acompanhados por um assessor adul-to, para refl etir e vivenciar aspectos ligados à juventu-de, sociedade, política, amizade, educação e aprofun-damento da vida cristã.

Os grupos da PJS assumem uma metodologia dialogal, participativa e de construção coletiva, priori-zando o cultivo das relações humanas, da vivência de valores e do protagonismo juvenil.

22.1 Direitos do Corpo Discente

21.2 Pastoral Juvenil Salvatoriana – PJS

avaliação no prazo de dois dias úteis a contar da divul-gação do resultado fi nal, conforme art. 26 da revolução 158/08/CEE/SC

Art. 525 - Conhecer e vivenciar o Carisma, a Espiritua-lidade e a Missão da Unidade Operativa Educacional.

Art. 526 - Ver salvaguardada a sua segurança na frequ-ência ao Colégio e respeitada a sua integridade física, moral e psíquica;

Art. 527 - Ser adequadamente assistido em caso de acidente ou mal estar súbito, ocorrido no âmbito das atividades escolares;

Art. 528 - Ter respeitada a confi dencialidade dos ele-mentos constantes do seu processo individual de na-tureza pessoal ou relativos à família, salvo em casos de risco ao ambiente escolar ou em atendimento a re-querimento de Órgãos Ofi ciais competentes;

Art. 529 - Utilizar as instalações escolares a si destina-das e outras com a devida autorização para fi ns de aprendizagem de acordo com o plano de atividades dos educadores e do Colégio;

Art. 530- O contraditório e ampla defesa diante da aplicação de medidas educativas pedagógicas.

Atualmente a PJS está organizada em três momentos/módulos com suas respectivas caracterís-ticas de refl exão/ação:

6º e 7º ano: CUIDAR 8º e 9º ano: APRENDER Ensino Médio: ANUNCIAR

O grande objetivo da PJS e um dos elementos do Carisma Salvatoriano é a formação de lideranças. Procuramos desenvolver com estes jovens líderes um processo de formação integral por meio do desenvol-vimento da consciência crítica, do envolvimento em ações concretas e de solidariedade e da vivência de valores e espiritualidade.

Você mediado do 6º ano ao Terceirão: VE-NHA FAZER PARTE DOS GRUPOS DE JOVENS DA PJS.

De acordo com o Regimento Escolar do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fatima 2019, disponível no site www.cnsfsc.com.br

Seção I: Aos mebros do corpo discente, individual ou coletivamente, são assegurados os seguintes direitos:

22. ASPECTOS REGIMENTAIS

Page 20: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

22

O estudante, juntamente com seus pais ou responsá-veis, assume o compromisso de cumprirem os seguin-tes deveres:

Art. 531 - Permanecer na Unidade Operativa Educacio-nal durante todo o período das aulas, podendo retirar--se com autorização por escrito dos pais/responsáveis. Quando retirado por outro, este deverá ser autorizado por escrito, portando documento de identificação e podendo sofrer confirmação via telefone;

Art. 532 - Participar ativamente de todas as atividades escolares, munido do material necessário para a reali-zação das mesmas, esforçando-se para delas obter o melhor aproveitamento;

Art. 533 - Comparecer à Unidade Operativa Educacio-nal devidamente uniformizado e munido do material necessário para a realização das atividades escolares previstas;

Art. 534 - Realizar e apresentar os trabalhos e tarefas solicitadas pelos Educadores no prazo determinado;

Art. 535 - Aproveitar as oportunidades que a Unidade Operativa Educacional oferecerá para desenvolver há-bitos de sociabilidade e convivência em grupo;

Art. 536 - Portar somente o material necessário e solici-tado pelo(a) Educador(a), para o desenvolvimento das atividades escolares, responsabilizando-se integral-mente pelos objetos de uso individual, não cabendo à Unidade Operativa Educacional ressarcir os estudan-tes em caso de perda e/ou extravio;

Art. 537 - Zelar pela conservação do prédio, mobiliário e material didático, bem como por tudo o que é de uso

Art. 549 - São considerados atos de indisciplina as se-guintes condutas praticadas por estudantes:

I- Ausentar-se da Unidade Operativa Educacional sem a devida licença;

II- Ocupar-se, durante as aulas, com qualquer ativida-de que não seja em consonância com os objetivos do educador;

III- Utilizar, sem a devida autorização, de quem de di-reito, computadores, telefones celulares, câmeras fo-tográficas, entre outros equipamentos eletrônicos no espaço escolar;

IV- Praticar atos que atinjam a integridade física e mo-ral das pessoas na Unidade Operativa Educacional e nas suas imediações;

V- Promover, sem autorização da Direção, vendas, campanhas, coletas, eventos e subscrições na e em nome da Unidade Operativa Educacional;

Seção II- Dos Deveres do Corpo Discente

Seção III - Aos Atos de Indisciplina

coletivo, responsabilizando-se e ressarcindo a escola pe-los danos causados.

Art. 538 - Respeitar as autoridades da Unidade Opera-tiva Educacional e as demais pessoas com quem con-vive, tratando-as com cordialidade; urbanidade;

Art. 539 - Participar das comemorações, celebrações religiosas e de outras atividades complementares para as quais for solicitado, tendo atitudes de respeito e atenção a diversidade religiosa;

Art. 540 - Ter postura adequada em todas as depen-dências, imediações da Unidade Operativa Educacional;

Art. 541 - Ser assíduo e pontual nas atividades escolares; devendo possíveis atrasos serem justificados na agen-da pelos pais/responsáveis;

Art. 542 - Justificar suas faltas imediatamente ao retor-no à Unidade Operativa Educacional;

Art. 543 - Conhecer e cumprir o presente Regimento Escolar;

Art. 544 - Utilizar meios pacíficos na resolução de conflitos;

Art. 545 - Participar na eleição dos seus representantes e prestar-lhes colaboração durante o exercício de sua atuação;

Art. 546 - Respeitar e acatar as normas de acesso ao espaço do Colégio definidas pela Direção, expedidas e divulgadas por meio de comunicação oficial;

Art. 547 - Agir em consonância com o Carisma, a Espiri-tualidade e a Missão da Instituição Salvatoriana;

Art. 548 - Assumir o perfil do Estudante Salvatoriano.

VI- Promover política partidária nas dependências ou nas imediações da Unidade Operativa Educacional;

VII- Usar indevidamente o nome, emblemas ou sím-bolos da Unidade Operativa Educacional;

VIII- Desrespeitar as normas disciplinares ou deixar de cumprir suas obrigações escolares;

IX- Rasurar documentos referentes à vida escolar;

X- Entrar em sala de aula após o início das atividades escolares do período sem a devida justificativa;

XI- Portar, nas dependências da Unidade Operativa Educacional, arma de qualquer espécie, explosivos, inflamáveis, entorpecentes, cigarros ou assemelhados, bebidas alcoólicas ou jogos proibidos por lei;

XII- Fazer apologias que contrariam os valores da Edu-cação Salvatoriana;

XIII- Causar danos ao prédio, ao mobiliário e aos outros materiais da Unidade Operativa Educacional;

Page 21: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

23

Das Medidas/penalidades aplicáveis aos atos de indisciplina:Art. 550 - De acordo com a gravidade, proporcionali-dade, responsabilidade e a reiteração dos comportamen-tos do estudante, apuradas pelos educadores, as Medidas Educativas Pedagógicas serão aplicadas gradativamente através das etapas descritas nesta subseção.Art. 551 – Para todos os atos de indisciplina, descritos na Seção anterior, serão cabíveis as seguintes medidas, que serão adotadas pelos educadores durante ou ime-diatamente após a apuração do ato de indisciplina:I - Aconselhamento e Advertência verbal ao estudan-te – Implica na chamada de atenção na sala de aula pelo educador e nos demais espaços do Colégio, pelo Serviço de Inspetoria de Estudantes, com vistas a res-ponsabilizá-lo no sentido do cumprimento dos seus deveres como Estudante Salvatoriano, quando o reco-nhecimento e a conscientização da incorreção com-portamental indicam uma adequada atitude, sendo esta situação devidamente registrada no Ambiente Restrito;II - Ordem de saída da sala de aula – Medida caute-lar a ser utilizada pelo educador em situações de ine-xistência de uma atitude de empenho intelectual e comportamental, adequadas ao processo de ensino e aprendizagem, prejudicando o desenvolvimento do ensino e aprendizagem do grupo. Ao ser dispensado da sala de aula o estudante deve ser imediatamente encaminhado ao Serviço de Inspetoria de Estudantes com relatório elaborado pelo(a) educador (a), constan-do dados de identifi cação do estudante, conduta in-correta, intervenções realizadas e motivo da dispensa;Parágrafo Único – As medidas acima são instrumentos para uso cotidiano dos educadores, motivo pelo qual não se tratam de medidas que resultarão em processo disciplinar.Art. 552 – Quando, em virtude da gravidade da con-duta indisciplinar, não for possível aplicar qualquer das medidas imediatas descritas no artigo anterior, serão aplicadas as seguintes medidas:I - Advertência escrita – O Serviço de Inspetoria de Estu-dantes deve evidenciar que o nível de responsabilida-de do estudante na ação sujeita à medida educativa

22.4 Medidas Educativas Pedagógicasdisciplinar justifi ca a importância de registrar formal-mente a conduta incorreta. A ação da família torna-se necessária para, em articulação com o Colégio, refor-çar a responsabilidade do estudante no cumprimento dos deveres. Esta advertência deve ser assinada pelos pais ou responsáveis e devolvida para a Inspetoria de Estudantes no dia subsequente;II - Afastamento temporário da sala de aula: Implica na realização das atividades curriculares, em ambiente es-colar, que não seja a sala de aula, no qual o estudante é submetido ao acompanhamento dos Serviços de Orien-tação Educacional e Inspetoria de Estudantes. O período é determinado pela Instituição levando em consideração a gravidade e a reiteração do ato indisciplinar, sem causar prejuízos à aprendizagem do estudante.III - Mudança de turno ou turma: Não havendo com-prometimento e melhora na conduta do estudante, considerando gravidade e reincidência, é realizado pela Direção, o remanejamento de turno ou turma como medida necessária, mediante comunicação à família, registro no ambiente e restrito e em ata.IV - Suspensão: Nos casos em que haja o esgotamento dos recursos escolares ou de múltiplas reincidências que subvertam a ordem da Instituição, o estudante é suspenso das atividades regulares por tempo determi-nado, conforme a gravidade da ação, podendo ser de 01 (um) a 08 (oito) dias, caso em que passará a realizar ações pedagógicas dentro da escola, sem ser submeti-do a qualquer situação vexatória.V - Matrícula condicional para o ano letivo seguinte, mediante termo de compromisso fi rmado pelos pais ou responsáveis pelo estudante;VI - Transferência compulsória no decorrer do ano leti-vo como maneira de salvaguardar a integridade física, psíquica e moral do estudante ou de seus pares;Parágrafo Único – As medidas serão, sempre que pos-sível, aplicadas na ordem acima estabelecida, salvo se a gravidade do caso demandar que haja alteração na ordem, caso em que haverá justifi cação de tal neces-sidade.

XIV- Incentivar os colegas a ausências coletivas ou im-pedir-lhes a entrada na Unidade Operativa Educacio-nal ou na sala de aula;

XV- Usar de quaisquer meios ilícitos nos trabalhos es-pecífi cos de avaliação da aprendizagem;

XVI- Expor colegas, professores ou qualquer membro da Comunidade Escolar a situações constrangedoras no ambiente escolar e fora dele ou em redes sociais;

XVII- Deixar de cumprir as normas e orientações em relação ao namoro nas dependências da Unidade Operativa Educacional, e nas suas imediações bem como nas diversas situações em que a representa;

XVIII- Divulgar, em quaisquer meios de comunicação,

assuntos que envolvam direta ou veladamente o nome do Colégio, de educadores, colegas e funcionários sem autorização. A divulgação indevida de informações consiste em infração nos termos deste Regimento;

XIX- Fotografar e ou fi lmar colegas, educadores, fun-cionários e as dependências internas do Colégio e inserindo em quaisquer meios de comunicação sem autorização por escrito da Direção. O uso indevido de imagem consistirá em infração nos termos deste Regi-mento Escolar.

XX - Utilizar-se de redes sociais envolvendo educado-res e estudantes em situação de risco, inclusive promo-vendo aglomerações de pessoas estranhas à comuni-dade escolar no entorno da unidade operativa.

Page 22: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

Art. 671 - Receber todas as informações necessárias para o acompanhamento do processo ensino apren-dizagem de seu filho;

Art. 672 - Ser atendido com urbanidade e respeito pela direção, pelos serviços, pelos educadores e pelos fun-cionários

Art. 673 - Sugerir melhorias, sempre que considerar oportuno;

Art. 674 - Solicitar, mediante a apresentação de receita médica, a sua presença no Colégio, para acompa-nhar a ingestão de medicamento por seu filho, durante o horário escolar;

Art. 675 - Ter acesso ao presente Regimento Escolar;

Art. 676 - Representar seus filhos em casos de aplicação de medidas educativas pedagógicas;

Art. 677 - Acompanhar a vida escolar de seu filho junto ao Colégio para estabelecer um trabalho integrado, es-timulando-o à aplicação nos estudos e ao respeito às normas disciplinares;

Art. 678 - Ser membro atuante da Comunidade Edu-cativa, comparecendo ao Colégio sempre que sua pre-sença for necessária ou solicitada com agendamento prévio;

Art. 679 - Cumprir o contrato de Prestação de Serviços;

Art. 680 - Manter atualizadas as anuidades escolares;

Art. 681 - Justificar faltas e atrasos do estudante;

Art. 682 - Acatar as normas regimentais, dirigindo-se com atenção, cordialidade e respeito à comunidade educativa;

Art. 683 - Informar à comunidade educativa situações relevantes no processo educativo dos seus filhos;

22.5.1 Dos Direitos dos Pais ou Responsáveis

Seção II - Dos Deveres dos Pais ou Responsáveis Art. 684 – Manter os dados cadastrais atualizados na Secretaria Escolar, bem como na Agenda Escolar do estudante;

Art.685 - Colaborar com os educadores no âmbito do processo de ensino-aprendizagem do seu filho, de acordo com o Projeto Político Pedagógico do Colégio;

Art. 686 – Acompanhar e responsabilizar-se pelo cum-primento do dever de assiduidade e pontualidade de seu filho, estudante do Colégio.

Art. 687 – Acessar às informações acadêmicas e finan-ceiras de seu filho (a) no sistema Gestão Educacional, disponível no site do Colégio;

Ert. 688 - Respeitar e acatar as normas de acesso ao espaço do colégio definidas pela Direção, expedidas e divulgadas por meio de comunicação oficial.

24

A Unidade Operativa Educacional estabelece um trabalho integrado com as famílias, com o objetivo de desen-volver uma educação de qualidade, centrada nos princípios cristãos.

22.5 Dos Pais ou Responsáveis

Page 23: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

23. CALENDÁRIO ESCOLAR

O Calendário, como parte do planejamento es-colar, é elaborado anualmente sob a Coordenação da Direção e Assessoramento da Equipe Administrativa e Pedagógica, em consonância com as disposições legais em vigor e as orientações da entidade Mantenedora.

O Calendário Escolar está disponível para consul-ta no site do Colégio, na sessão “Mediado”:

www.cnsfsc.com.br

O Sistema Acadêmico (Gestão Educacional) é um programa desenvolvido para gestão escolar e possi-bilita acesso restrito a pais e responsáveis no qual estão disponíveis os seguintes itens:

• Boletins

• Registro de Presença

• Registro dos conteúdos trabalhados

• Ocorrências

• Consulta de Agenda de Provas/Trabalhos

• Tarefas do Aluno

• Consulta de Títulos

• Comprovante de Pagamento para IRPF

24. SISTEMA ACADÊMICO Todo o sistema funciona via web (internet), sen-do que todos os dados fi cam armazenados em servido-res protegidos e seguros, fi cando o mesmo livre de vírus e riscos de perda de dados.

Para acessar:

Endereço: www.cnsfsc.com.br (localizar o am-biente Gestão Educacional no canto superior direito do site).

Login e Senha: Entrar em contato com a Secre-taria do Colégio (segunda a sexta-feira das 7h30min às 11h45min e das 13h30min às 17h45min)

25

Page 24: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

PROTOCOLO DE RECEBIMENTO

Senhores Pais e/ou responsáveis,

Favor preencher os dados abaixo, assinar, recortar na linha pontilhada e entre-

gar no Setor de Inspetoria até o dia ___/____/___

...............................................................................................................................

Eu ____________________________________________________________,

Responsável pelo Mediado ________________________________________

__________________________________ do ano/série __________________ turma

________________, declaro ter recebido exemplar do MANUAL DO MEDIADO

2019 do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima no qual constam infor-

mações e orientações para o Ano Letivo de 2019

Florianópolis, ______ de __________________ de 2019

_________________________________________

Assinatura do Mediado

_____________________________________

Assinatura dos Pais e/ou responsáveis

Page 25: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi
Page 26: Manual do Mediado - FátimaDeus erguemos hinos de louvor./ Com toda a Igreja e com cada irmão,/ nós proclamamos o Divino Salvador. 2. Tornar o Cristo amado e conhecido,/ nos foi

Excelência Valores para a vida