manual de premiação - dna do brasil

Upload: idecace

Post on 05-Jul-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    1/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

     AVALIAÇÕES MIT BR 2016

    II EVENTO DE PREMIAÇÃO “O DNA DO BRASIL”. 

    O prêmio nasceu da parceria entre o IDECACE (Instituto para o Desenvolvimento daCriança e Adolescente pela Cultura e Esporte) com o Governo do Distrito Federal,estendendo à cidade do Rio de Janeiro, que possibilitará parcerias com o Governo Federal,Municípios e representações comunitárias. O objetivo é congregar iniciativas e açõesfuturas para ampliar o universo de cidadãos atendidos em projetos de iniciação esportiva,esporte escolar, esporte social, esporte recreativo, atividade física e formação de atletas,sempre utilizando a infraestrutura já disponível na capital e em cidades da regiãometropolitana, seja nas escolas da rede de ensino, seja em clubes esportivos e sociais.

    Em síntese, o Prêmio DNA do Brasil nasceu não só com o intuito de revelar e premiar os

    destaques vocacionais, esportivos e qualificação dos professores de educação física, mastambém, chamar a atenção da sociedade para algo maior: a inclusão social dos jovens pormeio do esporte de iniciação, potencializando o esporte competitivo e incrementando oesporte amador.

    Na edição de 2015, foram aplicados aproximadamente 12 mil Testes de Modelo deIdentificação de Talentos –  MIT BR 2016 –  que possibilitaram as avaliações em cincocampos:

    1.  Biológico (Composição Corporal, Resposta Sudomotora, Variabilidade daFrequência Cardíaca, Função do Endotélio);

    2.  Motor (Coordenação, Agilidade, Impulsão, Velocidade e Resistência);

    3. 

    Psicológico (Determinação, Superação, Motivação e Comprometimento);4.  Social (Escolaridade, IDH, Relação moradores/trabalhadores e Bens diferenciados)5.  Vocacional (Interesses Profissionais e Habilidades Vocacionais).

    Os testes foram aplicados por professores de educação física, capacitados com ciclos decursos e palestras proferidos por profissionais do esporte, inclusive, por atletas olímpicose doutores renomados da comissão científica - que atuam nas áreas de TreinamentoDesportivo de Alto Rendimento, Fisiologia do Exercício, Psicologia do Esporte e GenômicaFuncional e passaram por provas de campo e escritas para aplicação dos testes.

    Os trabalhos foram avaliados por seis dos maiores especialista da comunidade esportivacientífica, uma comissão julgadora do IDECACE com 12 membros, sociólogos, psicólogos e

    pedagogos.

    Os ganhadores receberão os prêmios no dia 28 de outubro de 2015 no Museu Nacional daRepública, na Capital Federal, em cerimônia que reconhecerá o envolvimento doscolaboradores, núcleos científicos, instituições e familiares, na aprendizagem, nos avançosda iniciação esportiva e vocacional. O IDECACE oferecerá bolsas esportivas aos alunosdestaques e cursos de extensão para os professores premiados.

    O reconhecimento em público dos alunos e professores, diante de autoridades e grandesnomes do esporte no Brasil, é uma oportunidade sem igual para despertar novos talentos,capazes de enfatizar a conexão entre o esporte iniciação, inclusão social e a promoção doesporte de base, entre a comunidade esportiva e a população de nosso país.

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    2/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    Dentro do processo de identificação e promoção de jovens no esporte, muitos são osestudos que defendem caminhos bastante diferentes a serem seguidos na prática. Na

    metodologia científica desenvolvida pelos pesquisadores do IDECACE, optou-se porselecionar uma bateria de testes composta por instrumentos de pesquisa científica queabrangem as cinco dimensões a seguir:

      Ambiental: Inventário socioeconômico que é determinante para seconhecer o ambiente em que o jovem vive;

      Psicológico: Utilizado para se conhecer o perfil do comportamentopsicológico, composto nesta bateria por:  Escala de motivação no esporte;  Perfil dos estados de humor;  Aptidão de superação no esporte.

      Físico-Motor: Testes motores que são determinantes para oestabelecimento das habilidades e talento para a prática esportiva;

      Biológica: Necessária para saber o estado de saúde e nutricional;  Genética: Teste de marcadores moleculares de DNA que determinam a

    predisposição para a prática do esporte de alto rendimento.

    Com objetivo de incentivar grandes talentos da comunidade para a prática esportiva, oprojeto visa desenvolver e treinar os grandes talentos descobertos.

    O trabalho segue envolvendo as Oficinas de Qualificação Social na identificação de talentosvocacionais por meio de testes e avaliações dos alunos e instrutores, como os demaisalunos das modalidades esportivas participantes.

    Os alunos das Oficinas de Qualificação Social passam pelos testes de Modelo deIdentificação de Talentos (MIT) e quando não se evidencia o potencial para o esporte, ele étriado buscando identificar sua vocação profissional para encaminhamento do primeiroemprego.

    As Oficinas oferecem qualificação social por meio dos cursos de InicializaçãoProfissionalizante e Iniciação à Informática. Todos os alunos durante a triagem do MITpassam pelo Teste De Aptidão Profissional (TAP), que mapeiam o perfil vocacional.

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    3/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    CATEGORIAS

    INICIAÇÃO ESPORTIVA - PROFESSORESEssa categoria contempla os professores e bacharéis em educação física, que contribuempara melhoria de vida das crianças e jovens, além dos adultos e idosos. O professor deeducação física é, antes de tudo, educador, preocupa-se com o “ser” do aluno. Nossosprofessores são especialistas em atividades físicas, nas suas diversas modalidades:ginástica, jogos, lutas, atividades rítmicas, expressivas, lazer, recreação e relaxamentocorporal. A atividade física proporcionada por eles contribui para a capacitação de níveisadequados de desempenho, visando o bem-estar e qualidade de vida, contribuindotambém para a autonomia e autoestima.

    Eles participam de coordenações semanais, fazendo planos de aula diários, além das

    práticas pedagógicas de educação física e das vivências físico-motoras. Promovem aindadiálogos por meio de Temas Transversais, discutidos e trabalhados durantes as aulas.Esses temas ajudam na visão de mundo das crianças, dando a elas ferramentas necessáriaspara que possam ser agentes de resistência e transformações na sociedade.

    Serão premiados três professores no GERAL.

    CATEGORIA - ALUNOS

    INICIAÇÃO ESPORTIVA

    É um Programa de treinamento esportivo com a finalidade de detectar talentos emcrianças e adolescentes, em que a maioria é de baixa renda e não tem a oportunidade deaprimoramento técnico em federações, confederações e instituições ligadas ao esporte.

    Com a descoberta desses talentos, buscamos promover a qualidade de treinos commateriais esportivos de alto rendimento, bem como acompanhamento de técnicosespecialistas, mestres em educação física com formação no exterior. Esses profissionaissão capacitados e possuem grande percepção para diversas modalidades, além da práticadiária com aplicabilidade de planos de treinos específicos da disciplina esportiva.

    Os alunos de iniciação esportiva são aqueles que passaram pelas seletivas esportivasespecíficas, que compreendem as seguintes modalidades: saltos ornamentais, ginásticarítmica, voleibol, basquete, atletismo e vôlei sentado para os paralímpicos. Esses alunos jáganharam vários títulos regionais e federais. São alunos talentosos, que também passarampelos testes de Identificação de Talentos MIT BR 2016. Eles atestaram suas habilidades,mostrando certas características somáticas, funcionais, psicológicas e de desenvolvimentosocial, as quais lhe atribuíram capacidade para altas performances nessas determinadasdisciplinas esportivas.

    Nesta categoria são premiados cinco alunos no GERAL.

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    4/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    INCLUSÃO SOCIAL

    Esta categoria é de alunos das regiões de Brazlândia, Ceilândia, Recanto das Emas, Gama eSanta Maria com as seguintes modalidades regulares: natação, hidroginástica, atletismo,basquete, voleibol, handebol, futsal, futebol, futebol society, futebol de areia, tênis de mesa,ginástica rítmica, karatê e desenvolvimento motor, que passaram pelos testes de Modelode Identificação de Talentos –  MIT BR 2016. Esses se destacaram na bateria de testesfísico-motor, além de serem identificados pelo seu compromisso social com a comunidade,participando de ações de transversalização com os gestores de apoio social.

    São alunos comprometidos, ou seja, tem uma excelente relação com seus colegas,professores e familiares, agindo de forma ética no que tange à obediência das regras ereconhecimento de valores com preceito moral e social, fundamentais para um futuro

    atleta.

    Categoria: Iniciação Esportiva

      Categoria até 08 anos  Categoria 9 a 11 anos  Categoria 12 e 13 anos  Categoria 14 a 17 anos

    Serão premiados 40 alunos no GERAL.

    PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

    O núcleo de Pessoas com Deficiência desenvolve um excelente trabalho junto aos alunos. Osetor proporciona a oportunidade da prática esportiva às pessoas com deficiência, umaação de extrema eficácia para a promoção da qualidade de vida, além da oportunidade detestar limites e potencialidades. O objetivo é prevenir as enfermidades secundárias a suadeficiência e promover a integração social do indivíduo.

    Desta forma, por meio do esporte adaptado, proporciona condições para que essapopulação também se reconheça como ser humano e busque seu desenvolvimento deforma lúdica e prazerosa. Inúmeros benefícios são evidenciados com a prática esportiva,além da melhora geral da aptidão física, grandes ganhos de independência e autoconfiançapara a realização das atividades diárias, melhora do autoconceito e da autoestima.

    Serão premiados 10 alunos no GERAL.

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    5/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    CATEGORIA INICIAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONALOFICINAS PROFISSIONALIZANTES

    INSTRUTOR DESTAQUE

    São instrutores dos cursos de qualificação social e iniciação à informática das oficinasprofissionalizantes, que tem como objetivo o encaminhamento de jovens e alunos parainserção no mercado de trabalho com parceria entre o Instituto IDECACE e a Federação doComercio de Brasília – ACDF.

    O objetivo é democratizar o esporte e desenvolver paralelamente um programa querealize ações de inclusão social por meio de análises vocacionais e capacitaçãoprofissional. Assim, inserir jovens no mercado laboral, estimulando atitudes responsáveis

    e formando cidadãos.

    Com a orientação e acompanhamento dos instrutores, todos os alunos das oficinas passampela triagem MIT e pelo Teste De Aptidão Profissional (TAP) que mapeiam o perfilvocacional. Quando não se evidencia o potencial para o esporte, ele é triado paraidentificar sua vocação profissional para encaminhamento do primeiro emprego.

    Será premiado um instrutor no GERAL.

     ALUNO DESTAQUE

    Os alunos desta categoria são jovens e adolescentes acolhidos nas oficinasprofissionalizantes e Iniciação à Informática, cujo objetivo é a inserção no mercado detrabalho por meio da parceria com a ACDF.

    Os alunos passam pela aplicação de Testes de Aptidão Profissional (TAP), que mapeiam operfil vocacional e chegam a resultados para criação de um parecer que determina acondição de chegada desses alunos.

    Ao final do ciclo (módulos), os Testes de Aptidão Profissional são reaplicados e uma novaleitura feita pelos gestores de apoio social: psicóloga, assistente social e pedagoga, emacompanhamento dos instrutores do curso para confirmação da vocação profissional do

    aluno. Esse é encaminhado para a construção do Projeto - Plano de Vida Pessoal eProfissional, que dará a definição de sua aptidão profissional e, possivelmente,encaminhamento ao mercado de trabalho.

    O jovem é estimulado a desenvolver uma visão de futuro. Ou seja, a formular um projetode vida e tornar-se protagonista de suas ações. A definição de um plano dedesenvolvimento pessoal e profissional, orientado por profissionais, é um instrumentoessencial para tratar o processo de inserção dos jovens, oportunizando uma novaperspectiva.

    O intuito é desenvolver, paralelamente às modalidades esportivas, um programa dando

    capacitação profissional para aqueles que não possuem talento para o esporte, mas que

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    6/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    podem ingressar no mercado laboral e serem vencedores também. Desta forma, visa-seestimular atitudes responsáveis e formar cidadãos.

    Será premiado um aluno no GERAL.

    CATEGORIA - GERAL

    GESTOR DE APOIO SOCIAL

    A equipe de gestores de apoio social é composta de assistente social, psicóloga e pedagoga.Por meio do minucioso trabalho desenvolvido por esta equipe é possível identificarproblemas de evasão escolar, vulnerabilidade social, violência doméstica, além deacompanhamento de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas (Serviço de

    Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de LiberdadeAssistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, encaminhados pela Unidade deAtendimento em Meio Aberto/UAMA).

    O trabalho desenvolvido por esses gestores é de suma importância para o acolhimento,acompanhamento, intervenções e encaminhamento de alunos, inclusive adultos e idosos,que são envolvidos diariamente com transversalizações sobre a qualidade de vida,combate às drogas, o enriquecimento de valores morais e sociais.

    Todos os temas transversais trabalhados com nossos alunos são constituídos pelosParâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) e compreendem as seis áreas: Ética (Respeito

    Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade,relações de gênero, prevenção das doenças sexualmente Transmissíveis), Meio Ambiente(Os ciclos da Natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental),Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida dasCrianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano comoagente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho eConsumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Valoresolímpicos; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidades e Vendas; DireitosHumanos e Cidadania), além de ter como princípios a declaração da Carta da Terra, oprograma de ação, Agenda 21, sempre relacionando com as Oito Metas do Milênio.

    Os temas transversais também têm por objetivo favorecer a compreensão da realidade e aparticipação social –  que os alunos possam desenvolver a capacidade de posicionar-sediante das questões que interferem na vida coletiva e pessoal, superar a indiferença eintervir de forma responsável. Trabalhar com temas transversais é um resgate à inclusãosocial, sendo um trabalho sistemático e contínuo, que possibilitará um tratamento cadavez mais aprofundado nas questões eleitas.

    Será premiada uma equipe no GERAL. Seguem os prêmios para estes destaques:

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    7/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    GESTOR ESPORTIVO

    O trabalho dos Gestores dos Centros é de fundamental importância. Vai desde gerenciar efiscalizar as atividades esportivas desenvolvidas, até participar ativamente doplanejamento, desenvolvimento e execução de eventos esportivos e socioeducativos,como: campeonatos, festivais esportivos internos e externos, eventos comemorativos,palestras, ações sociais e de transversalização, inclusive com o cuidado individual deacolhimento e atendimento de alunos, pais, responsáveis e usuários dos centrosesportivos.

    Será premiado um gestor no GERAL.

    TÉCNICOS

    Esta categoria compreende as modalidades esportivas e paralímpicas. São técnicosespecialistas em suas disciplinas esportivas, com excelente experiência profissional, egrande competência para prática esportiva diária, seguindo planos de treinos específicosda modalidade, focando no alto rendimento e buscando potencializar os resultados dostreinamentos.

    Alguns desses técnicos são mestres em pedagogia da educação física, com formação noexterior e grande experiência em treinos. Muitos já conquistaram vários títulos emcompetições regionais, federais e até internacionais.

    Será premiado um técnico no GERAL.

    NÚCLEO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - CPD

    Pensando no acolhimento dos alunos com necessidades especiais, por meio doscoordenadores, e no imprescindível trabalho desenvolvido pelo núcleo de pessoas comdeficiências, o Instituto IDECACE reconhece o grandioso mérito desse colaborador.

    Será premiado um coordenador do núcleo no GERAL.

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    8/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

    Os professores e técnicos que utilizarem informações do MIT BR 2016 na produçãodos seus artigos serão avaliados pela equipe científica. Os cinco melhores trabalhosserão acompanhados pelos maiores especialistas do esporte brasileiro para emseguida serem publicados em revistas científicas e assinado pelos doutores e pós-doutores do esporte brasileiro.

      PROFESSOR

    1.  Avaliação Curricular – 10 Pontos 

    2. 

    Prova escrita – 40 Pontos 3.  Avaliação Gestores de Centro – 10 Pontos 4.  Apresentação de Artigo Científico - 25 Pontos 5.  Cadastro para os Grupos IDECACE Jovens e Idosos – 15 Pontos 

    Critérios e Itens de Avaliação

    1.   Avaliação Curricular – Pontuação Máxima - 10 Pontos 

     

    Formação Acadêmica (Será considerada a maior titularidade)Doutorado: 2 Pontos Mestrado: 2 Pontos Pós-graduação e Especialização: 1 Ponto Graduação: 1 Pontos

      Cursos de Capacitação (Período de 2008 a 2015)Serão pontuados apenas os cursos com carga horária igual ou superior a 4haula (0,5pontos para cada curso de capacitação).

     

    Experiência profissional (Período de 2008 a 2015)Pontuação apenas para as experiências profissionais na área de EducaçãoFísica (0,5 pontos para cada 1 (um) ano de experiência).

    Observação: A pontuação máxima nos cursos e experiência profissionalnão poderá ultrapassar 4 pontos. 

    2.  Prova Escrita – 

    Pontuação Máxima - 40 Pontos 

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    9/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    Conteúdo:

    1 – Capacitação para avaliação do MIT BR 2016 - Dr. Sérgio Gregório

    3.   Avaliação dos Gestores de Centro

    Pontuação Máxima - 10 Pontos 

      Frequência

      Avaliação de Desempenho

    4.   Apresentação de Artigo CientíficoPontuação Máxima - 25 Pontos 

      Apresentação de artigo científico com dados do MIT BR 2016.

    5.  Quantidade de Cadastro no Facebook/IDECACE Pontuação - 15 pontos

      Maior número de alunos, pais e familiares cadastrado na página doFacebook no grupo IDECACE Jovens e Idosos.

     

     ALUNOS

    INICIAÇÃO ESPORTIVA

    1.  Avaliação Desempenho– Treinador - 25 Pontos 2.  Avaliação Motivacional – 20 Pontos 3.  Numero de Competições – 20 Pontos 4.  Colocação no Pódio – 20 Pontos 5.  Cadastro para os Grupos IDECACE Jovens e Idosos – 15 Pontos 

    Critérios e Itens de Avaliação

    1.   Avaliação de Desempenho Pontuação Máxima - 25 Pontos

      Avaliação do treinador quanto ao desempenho nos treinos e jogos.

    2.   Avaliação MotivacionalPontuação Máxima – 20 Pontos 

      Avaliação da motivação e interesse do aluno nos treinos e jogos.

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    10/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    3.  Número de Competições Pontuação Máxima - 20 Pontos 

      Serão pontuadass apenas competições documentadas com relatóriocom fotografias. Valerá cinco pontos para cada competição, nãoultrapassando a nota máxima de 20 pontos.

    4.  Colocação no Pódio 

    Pontuação Máxima - 20 Pontos 

    5.  Quantidade de Cadastros no Facebook/IDECACE Pontuação - 15 pontos.

      Maior número de cadastro na página do Facebook no grupo IDECACEJovens e Idosos.

    INCLUSÃO SOCIAL

    1.  Avaliação de Desempenho pelo Professor - 25 Pontos 2.  Destaque MIT – 40 Pontos 3.

     

    Frequência – 20 Pontos 4.  Cadastro no Facebook - 15 Pontos 

    Critérios e Itens de Avaliação

    1.   Avaliação de DesempenhoPontuação Máxima - 25 Pontos

      Avaliação de desempenho pelo professor na execução das atividadesdiárias.

    2.  Destaque MIT 

    Pontuação Máxima - 40 Pontos

      Avaliação dos resultados da bateria de testes físico-motor.

    3.  Frequência Pontuação Máxima - 20 Pontos 

      Assiduidade nas aulas e participação em eventos internos e externos.

    4. 

    Quantidade de Cadastro no Facebook/IDECACEPontuação Máxima - 15 pontos. 

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    11/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

      Maior número de cadastro na página do Facebook no grupo IDECACEJovens e Idosos.

      PESSOAS COM NECESSIDAS ESPECIAIS

    1.  Avaliação de Desempenho pelo Coord. do CPD- 25 Pontos 2.  Avaliação de Desempenho pelo Professor do CPD – 25 Pontos 3.  Avaliação de Desempenho pela Equipe da GAS – 20 Pontos 4.  Frequência – 30 Pontos 

    Critérios e Itens de Avaliação

    1. 

     Avaliação de Desempenho – Coord. CPDPontuação Máxima - 25 Pontos

      Avaliação do desempenho nas atividades propostas pela coordenação.

    2.   Avaliação de Desempenho – Professor do CPD Pontuação Máxima - 25 Pontos

      Avaliação do desempenho nas atividades propostas pelo professor.

    3. 

     Avaliação de Desempenho – Gerencia de Apoio Social Pontuação Máxima - 20 Pontos 

      Avaliação do envolvimento de ações promovidas pela GAS.

    5.  Frequência Pontuação Máxima - 30 Pontos 

      Assiduidade nas aulas e participação em eventos internos e externos.

     

    OFICINAS PROFISSIONALIZANTES

    INSTRUTOR DESTAQUE

    1.  Avaliação de Desempenho - 20 Pontos 2.

     

    Avaliação GAS/Coordenação – 30 Pontos 3.  Pontualidade - 10 Pontos 4.  Aplicação - TAP - 25 Pontos 5.  Cadastro no Facebook - 15 Pontos 

    Critérios e Itens de Avaliação1.   Avaliação de Desempenho 

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    12/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    Pontuação Máxima - 20 Pontos

     

    Desempenho na Instrução aplicada nas Oficinas.

    2.   Avaliação GAS/Coordenação Pontuação Máxima - 30 Pontos

      Avaliação Gestores Sociais/Coordenação da postura comoInstrutor/IDECACE.

    3.  Pontualidade Pontuação Máxima - 10 Pontos 

      Pontualidade na entrega dos relatórios de Instrução aplicada nasOficinas a cada semana (do inicio até o termino da Oficina).

    4.   Aplicação TAP Pontuação Máxima - 25 Pontos

      Empenho na aplicação/ entrega do Teste de Aptidão Profissional(TAP).

    5.  Quantidade de Cadastro no Facebook/IDECACEPontuação Máxima - 15 pontos 

      Maior número de cadastro na página do Facebook no grupo IDECACEJovens e Idosos.

     ALUNO DESTAQUE

    1. 

    Desempenho e Avaliação GAS/Instrutor – 30 Pontos 2.  Frequência – 30 Pontos 3.  Permanência no Ciclo – 25 Pontos 4.  Cadastro para os Grupos IDECACE Jovens e Idosos – 15 Pontos 

    Critérios e Itens de Avaliação

    1.  Desempenho e Avaliação Pontuação Máxima - 30 Pontos

     

    Participação e desempenho nas atividades propostas no curso dasOficinas.

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    13/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    2.  Frequência Pontuação Máxima - 30 Pontos 

     

    Presença efetiva nas aulas.  Participação em eventos internos e externos.

    3.  Permanência no Ciclo Pontuação Máxima - 25 Pontos

      Ao final de cada ciclo (módulo), interesse em continuar no cursoseguindo a sequência de novos ciclos (módulos).

    4. 

    Quantidade de Cadastro no Facebook/IDECACEPontuação - 15 pontos 

      Maior número de cadastro na página do Facebook no grupo IDECACEJovens e Idosos.

      GESTOR DE APOIO SOCIAL

    1. 

    Avaliação de Desempenho – 30 Pontos 2.  Avaliação Curricular – 25 Pontos 

    3. 

    Relatório Ações Independente – 30 Pontos 4.  Cadastro para os Grupos IDECACE Jovens e Idosos – 15 Pontos 

    Critérios e Itens de Avaliação

    1.   Avaliação de DesempenhoGerente Didático Pedagógico/Gestão Administrativo IDECACEPontuação Máxima - 30 Pontos 

     

    EFICIÊNCIA - Até 10 Pontos - Capacidade de ser efetivo; efetividade, eficácia, virtude ou característica de(alguém ou algo); ser competente, produtivo, de conseguir o melhor rendimentocom o mínimo de erros e/ou dispêndios possíveis. 

      ORGANIZAÇÃO E DOMÍNIO DOS PROCESSOS DE TRABALHO - Até 05 Pontos - Capacidade de dominar a situação diante das dificuldades, organizar situação afim de conseguir resolução dos problemas, organização de processos e ambientes. 

      DEDICAÇÃO –  Até 10 Pontos - Qualidade ou condição de quem se dedica à alguém ou algo; entrega.Envolvimento e participação no Projeto Político-Pedagógico, efetivando osobjetivos e as metas estabelecidas na prática educativa nos grupos em que atua.Disposição em inovar a prática educativa. Propõe estratégias individuais e

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    14/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    coletivas para enfrentamento das dificuldades e desafios relacionados àaprendizagem e ao desenvolvimento integral das crianças, adolescentes, jovens e

    adultos. 

      RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE EDUCATIVA –  Até 05 Pontos Estabelece relações significativas e de partilhas com os grupos que atuam nacomunidade, sejam as famílias, os educandos, os profissionais da instituição.

    2.   Avaliação Curricular – Pontuação Máxima - 25 Pontos 

      Formação Acadêmica (será considerada a maior titularidade):

    Doutorado: 05 Pontos Mestrado: 05 Pontos Pós-graduação e Especialização: 03 Pontos Graduação: 02 Pontos

      Cursos de Capacitação (período de 2008 a 2015):Serão pontuados apenas os cursos com carga horária igual ou superior às 4horas/aula. 0,5 pontos para cada curso de capacitação.Observação: A pontuação máxima não poderá ultrapassar 05 pontos. 

     

    Experiência profissional (período de 2008 a 2015):Pontuação apenas para as experiências profissionais na área de EducaçãoFísica. 0,5 pontos para cada 1 ( um) ano de experiência.Observação: A pontuação máxima não poderá ultrapassar 05 pontos. 

    3.  Relatório de Ações Independentes Pontuação Máxima - 30 Pontos 

      Ações independentes realizadas com iniciativas próprias da gerênciade apoio social, comprovada por meio de relatório e fotografias.

    Observação: Cada relatório valerá 05 pontos, podendo atingir a notamáxima de 30 pontos.

    4.  Quantidade de Cadastro no Facebook/IDECACE Pontuação - 15 pontos

      Maior número de cadastro na página do Facebook no grupo IDECACEJovens e Idosos.

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    15/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

      GESTOR ESPORTIVO

    1. 

    Avaliação de Desempenho – 20 Pontos 2.  Avaliação Curricular – 10 Pontos 3.  Pontualidade – 20 Pontos 4.  Qualidade nos serviços – 20 Pontos 5.  Avaliação dos Professores - 15 Pontos 6.  Cadastro para os Grupos IDECACE Jovens e Idosos – 15 Pontos 

    Critérios e Itens de Avaliação

    1.   Avaliação de Desempenho Pontuação Máxima - 20 pontos

      Pontuação do questionário do Professor

    2.   Avaliação Curricular 

    Pontuação Máxima - 10 Pontos 

      Formação Acadêmica (será considerada a maior titularidade):Doutorado: 02 Pontos 

    Mestrado: 02 Pontos Pós-graduação e Especialização: 01 Ponto Graduação: 01 Ponto

      Cursos de Capacitação (período de 2008 a 2015):Serão pontuados apenas os cursos com carga horária igual ou superior à 4horas/aula. 0,5 pontos para cada curso de capacitação.Observação: A pontuação máxima não poderá ultrapassar 02 pontos.

      Experiência profissional (período de 2008 a 2015):Pontuação apenas para as experiências profissionais na área de Educação

    Física. 0,5 pontos para cada 1 ( um) ano de experiência.Observação: A pontuação máxima não poderá ultrapassar 02 pontos.

    3.  PontualidadePontuação Máxima - 20 Pontos Gestão Administrativa IDECACE

      Pontualidade nas entregas de relatórios após execução dos eventos,bem como nas informações sobre colaboradores, eventos, parceiros esolicitações.

    4.  Qualidade nos serviços prestados 

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    16/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    Pontuação Máxima - 20 Pontos Gestão Administrativa IDECACE

      Qualidade na entrega dos relatórios, seguindo modelo padrão, bemcomo no desenvolvimento das atividades.

    5.   Avaliação dos Professores Pontuação Máxima - 15 Pontos

      Pontuação para questionário avaliativo dos professores.

    6.  Quantidade de Cadastro no Facebook/IDECACE Pontuação - 15 pontos

      Maior número de cadastro na página do Facebook no grupo IDECACEJovens e Idosos.

      TÉCNICOS

    1 - Avaliação Curricular– 25 Pontos 

    2 - Número de Competições – 10 Pontos 3 - Classificação nas Competições – 10 Pontos 4 - Convocações para composição de equipe ou seleção – 15 Pontos 5 - Apresentação de Artigo Científico - 25 Pontos 6 - Cadastro e convite para os Grupos IDECACE Jovens e Idosos – 15 Pontos 

    Critérios e Itens de Avaliação

    1. Avaliação Curricular – Pontuação Máxima 25 Pontos 

     

    Formação Acadêmica (será considerada a maior titularidade):Doutorado: -05 Pontos Mestrado: 05 Pontos Pós-graduação e Especialização: 03 Pontos Graduação: 02 Pontos

      Cursos de Capacitação (período de 2008 a 2015):Serão pontuado apenas os cursos com carga horária igual ou superior à 4horas/aula. 0,5 pontos para cada curso de capacitação.Observação: A pontuação máxima não poderá ultrapassar 05 pontos.

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    17/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

      Experiência profissional (período de 2008 a 2015 ):Pontuação apenas para as experiências profissionais na área de Educação

    Física. 0,5 pontos para cada 1 ( um) ano de experiência.Observação: A pontuação máxima não poderá ultrapassar 05 pontos.

    2.  Número de Competições – Pontuação Máxima 10 Pontos 

      Serão pontuadas apenas competições documentadas com relatório comfotografias. Valerá um ponto para cada competição, não ultrapassandoa nota máxima de 10 pontos. 

    3.  Classificação nas competições – Pontuação Máxima 10 Pontos 

      Serão pontuadas apenas competições documentadas com relatório comfotografias. Valerá dois pontos para cada colocação no pódio, nãoultrapassando a nota máxima de 10 pontos.

    4.  Convocação para composição de equipe ou seleção – 15 Pontos 

      Serão pontuadas apenas convocações registradas por meio dedocumento de convite com relatório de participação e fotografias.Valerá 05 pontos para cada convocação, não ultrapassando a nota

    máxima de 15 pontos. 

    5.   Apresentação de artigo Científico –25 Pontos 

      Apresentação de artigo científico com base nas informações do MIT BR2016.

    6. 

    Quantidade de Cadastro no Facebook/IDECACE - 15 pontos.   Maior número de convites para inclusão de novos membros na página

    do Facebook no grupo IDECACE Jovens e Idosos.

    Será premiado 1 técnico no GERAL. Seguem os prêmios para esses destaques:

      NÚCLEO DE PESSOA COM DEFICIENCIA - CPD

    1.  Avaliação Curricular – 15 Pontos 2.  Avaliação de Desempenho – CETEFE - 15 Pontos 3.  Avaliação de Desempenho – Gestores Esportivos - GDP- 20 Pontos 

    4. 

    Relatório de Ações e Eventos– 20 Pontos 5.  Avaliação dos Professores - 15 Pontos 

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    18/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    6.  Cadastro para os Grupos IDECACE Jovens e Idosos – 15 Pontos 

    Critérios e Itens de Avaliação

    1.   Avaliação Curricular – Pontuação Máxima - 15 Pontos 

      Formação Acadêmica (será considerada a maior titularidade):Doutorado: 03 Pontos Mestrado: 03 Pontos Pós-graduação e Especialização: 02 Pontos Graduação: 01 Ponto

      Cursos de Capacitação (Período de 2008 a 2015)Serão pontuados apenas os cursos com carga horária igual ou superior a 4horas/aula. 0,5 pontos para cada curso de capacitação.Observação: A pontuação máxima não poderá ultrapassar 03 pontos.

      Experiência profissional (período de 2008 a 2015)Pontuação apenas para as experiências profissionais na área de EducaçãoFísica. 0,5 pontos para cada 1 (um) ano de experiência.Observação: A pontuação máxima não poderá ultrapassar 03 pontos. 

    2.   Avaliação de Desempenho - CETEFE Pontuação Máxima - 15 Pontos 

      Pontuação para questionário avaliativo do Ulisses.

    3.   Avaliação de Desempenho – Gerentes Didáticos PedagógicosPontuação Máxima - 20 Pontos 

      Pontuação para questionário avaliativo do Gerente Didático.

      Pedagógico.

    4.  Relatório de Ações e Eventos Pontuação Máxima - 20 Pontos 

      Pontuação para relatório com fotografias de todas as ações e eventosespecíficos do CPD. Valerá 02 pontos para cada relatório documentado,não ultrapassando a nota máxima de 20 pontos. 

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    19/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087www.idecace.org.br

    5.   Avaliação dos Professores do CPD Pontuação Máxima - 15 Pontos 

      Pontuação para questionário avaliativo dos professores do CPD

    6.  Quantidade de Cadastro no Facebook/IDECACE Pontuação -15 pontos

      Maior número de cadastro na página do Facebook no grupo IDECACEJovens e Idosos.

    Como forma de reconhecimento desses profissionais, o Instituto IDECACE premiará várioscolaboradores.

    PREMIAÇÕES

    PROFESSOR

    1º Lugar - Curso de Extensão na Universidade da CHINA2º Lugar - Curso de Extensão em Universidade Brasileira3º Lugar - Curso de Extensão em Universidade Brasileira

     ALUNOS

    INICIAÇÃO ESPORTIVA

    Bolsa de Auxílio Esportivo com materiais específicos da modalidade. Contrato de 12 mesescom a Super Bolla, empresa referência na fabricação de confecções esportivas.Encaminhamento para Federações Esportivas.

    INCLUSÃO SOCIAL

    Encaminhamento para Programas de Iniciação Esportiva para treinamentos com técnicosespecialistas na modalidade em destaque.

    Medalha e Certificado.

    PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

    Mochila com materiais esportivos específicos da modalidade.Medalha e Certificado.

    OFICINAS PROFISSIONALIZANTES

    INSTRUTOR DESTAQUEMinicomputador Portátil (Tablet).

  • 8/15/2019 Manual de Premiação - DNA do Brasil

    20/20

     

    SCS - Setor Comercial Sul  – Quadra 2, Bloco B – Salas 706, 708, 710 e 711  – Tel. (61) 3386-7087

    Medalha e Certificado.

     ALUNO DESTAQUE

    Minicomputador Portátil (Tablet).Medalha e Certificado.

    GESTORES DE APOIO SOCIAL

    Curso de Extensão em Universidade Brasileira. 

    GESTOR DE CENTRO

    Notebook. 

    TÉCNICOS

    Curso de Extensão em Universidade Brasileira. 

    COORDENADORES DO NÚCLEO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA

    Curso de Extensão em Universidade Brasileira.

    CRONOGRAMA DE TRABALHO

    1. Entrega de currículo 15 de Maio a 31 de Julho 2015

    2. Pontuação curricular 03 a 10 de Agosto 2015

    3. Avaliações Gerentes Pedagógicos 03 a 10 de Agosto 2015

    4. Avaliação Colegas 03 a 10 de Agosto 2015

    5. Avaliação do CETEFE 03 a 10 de Agosto 20155. Entrega de Relatórios e Comprovantes 15 de Maio a 10 de Agosto de 2015

    5. Prova Escrita 31 de Agosto de 2015

    6. Correção de Provas 01 a 07 de Setembro de 2015

    7. Tabulação resultados 08 a 18 de Setembro de 2015

    8. Divulgação de Resultado 21 de Setembro de 2015

    Previsão de 5 meses para planejamento do Evento de Premiação DNA do

    Brasil.

    CRITÉRIOS DATA