premiação 39 concurso de cartas ceará 2010

8
Correios restabelece linhas aéreas para regularizar distribuição Pág. 2/3 Informativo da Diretoria Regional dos Correios do Ceará - Ano III - 25 - Maio de 2010 Pág. 5 Inaugurada AC Canoa Quebrada DR/CE homenageia OTTs e empregados por tempo de serviço Workshop orienta gestores sobre mudanças na área de suporte ALÇANDO VOO Pág. 6 Pág. 4

Upload: magdacruciol7509

Post on 30-Jun-2015

142 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Noticia sobre a premiação do concurso de cartas de 2010 no estado Ceará

TRANSCRIPT

Page 1: Premiação 39 Concurso de Cartas Ceará 2010

Correios restabelece linhas aéreas para regularizar distribuição

Pág. 2/3

Informativo da Diretoria Regional dos Correios do Ceará - Ano III - 25 - Maio de 2010

Pág. 5

Inaugurada AC Canoa Quebrada

DR/CE homenageia OTTs e empregados por tempo de serviço

Workshop orienta gestores sobre mudanças naárea de suporte

ALÇANDO VOO

Pág. 6

Pág. 4

Page 2: Premiação 39 Concurso de Cartas Ceará 2010

Mai

o de

201

0 • A

no II

I • N

º 25

• Dire

toria

Reg

iona

l do

Cear

á

2

Pessoas

DR/CE celebra Dia do Operador de Triagem e Transbordo

OTT nota 10Bráulio da

Silva Cabral, OTT há 16 anos, ob-serva a evolução tecnológica das atividades do OTT, baseada em má-quinas modernas e em treinamento. “Antigamente o serviço era totalmente manual, mas, de 10 anos para cá, tivemos mais acesso à tecnologia e à capaci-tação. O OTT passou do trabalho ‘artesanal’ para o tecnológico”, conta Bráulio, que em 2009 foi o Empregado Nota 10 como Agente de Correios – Atividade Operador de Triagem e Transbordo. Ele sabe que o trabalho é difícil e ainda pode melhorar, mas a satisfação é diária. “Apesar dos problemas, gosto do meu ambiente de trabalho e do que eu faço”, diz.

Uma mulher entre os OTTsMaria de Fátima

de Oliveira atua na atividade há 36 anos. “Comecei nos Cor-reios em 1974, como auxiliar de escritório, e pouco tempo de-

pois me colocaram como OTT. No começo encontrei algumas dificuldades, mas aos poucos fui vencendo e hoje posso dizer que amo o que eu faço”, diz Maria de Fátima, a única mulher entre os OTTs no turno da tarde.

Paixão pela profissão

A passagem dos objetos postais pelas mãos do Operador de Triagem e Trans-

bordo (OTT) é uma etapa fundamental na cadeia logística dos Correios. Para home-nagear esses profissionais, a DR/CE reali-zou no dia 26 de abril uma confraterniza-ção para cada um dos turnos de trabalho da categoria no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE).

O evento celebrou o Dia do OTT, come-morado no dia 24 de abril, uma data mar-cante na história postal do Brasil. Foi neste dia, no ano de 1798, que foi estabelecido o Correio da Corte e a Administração do Correio no Rio de Janeiro, de onde eram distribuídas as correspondências que vi-nham de Portugal.

Celebrar o OTT é homenagear aqueles que diariamente, mesmo sem ser vistos pelos clientes, realizam uma atividade primordial para que os objetos postais cheguem aos destinatários: o tratamento. “Vocês são a alma dos Correios. O OTT é o coração dessa empresa”, disse o diretor-adjunto Chico Pernambuco na confraterni-zação da categoria.

Os 182 Operadores de Triagem e Transbordo que trabalham no CTCE são divididos em dois turnos – 76 no GTURN 1, pela manhã, e 106 no GTURN 2, à tarde. Os OTTs constituem a 3ª maior força de trabalho da ECT. Eles são cerca de 13 mil em todo o Brasil.

O OTT José Lúcio da Costa tem orgulho dos seus 36 anos de Correios. “Sinto-me bem como OTT, meu tra-balho é tudo em mi-nha vida. Os Correios são tudo que eu tenho, porque é o que me faz feliz”, diz Lúcio, que também é poeta e atleta – neste ano, ele par-ticipa de sua vigésima Corrida do Carteiro.

Esta edição reforça o que fora dito na anterior: embora a empresa atravesse

dificuldades operacionais, as medidas de contingência necessárias estão sendo to-madas. Portanto, deve-se não deixar de lado ações em outras direções.

Entre estas ações, estão o reconhe-cimento aos empregados, os avanços comerciais (a exemplo da inauguração da AC Canoa Quebrada) e os investimen-tos institucionais – representados por uma nova exposição do ECC que retrata

a Arte Postal, pelo Concurso Internacional de Redação de Cartas e pelos lançamentos filatélicos alusivos a Chico Xavier e Zilda Arns.

Os que receberam as mais recentes homenagens de reconhecimento foram os empregados com mais tempo de serviço nos Correios e os OTT, pela passagem do seu dia.

Em relação às recentes medidas de contingência para a regularização da dis-tribuição, a de maior relevância é o resta-belecimento de cinco linhas áreas da RPN. Elas se encontravam desativadas devido ao encerramento de contratos com empresas

de transporte aéreo, comprometendo bas-tante os prazos de entrega de objetos pos-tais, assim como o faz a falta de carteiros.

Nesse quesito, enquanto o concurso público não se concretiza (as provas es-tão previstas para este mês de junho), a grande novidade é a contratação de 195 profissionais na forma de mão-de-obra temporária (MOT), voltados principal-mente para os CDDs, e de cerca de 30 deficientes auditivos, para a área de trata-mento. Outras medidas significativas são o contrato de locação de veículos e a au-torização para a DR realizar convênio com prefeituras para o atendimento no interior.

Page 3: Premiação 39 Concurso de Cartas Ceará 2010

Mai

o de

201

0 • A

no II

I • N

º 25

• Dire

toria

Reg

iona

l do

Cear

á

3

Pessoas

Numa ação de reconhecimento de sua força de trabalho, a DR/CE homenageou seus empregados que completaram

15, 25, 30 e 35 anos de serviços aos Correios. As cerimônias foram realizadas no dia 6 de maio, no Edifício-Sede, e no dia 7, no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE).

O reconhecimento destinou-se aos ecetistas que completa-ram algum dos aniversários de empresa celebrados de 21 de março de 2009 a 20 de março de 2010. Foram 48 empregados homenageados pelos 15 anos de serviço, 66 pelos 25 anos, 10 pelos 30 anos (categoria exclusiva das mulheres) e 59 pelos 35 anos – apenas para os homens. Todos receberam um bot-ton alusivo ao tempo de serviço e um certificado.

Antônio Aurivedo, carteiro motorizado, foi um dos para-benizados no CTCE. “Tive muita satisfação de ser homena-geado pelos 15 anos de serviço, e espero também ser nos 25 e 35 anos”, conta. E esse também é o pensamento de quem já possui uma trajetória mais longa na empresa, como o carteiro Francisco Eduardo Cavalcante, com 25 anos de Correios. “Há um casamento entre funcionário e empresa. Quero chegar aos 35 anos de serviço e meu sonho é me aposentar aqui. Admiro os Correios pela organização e pelo aparato de apoio para dar bem-estar aos funcionários”, diz Eduardo.

Também com 25 anos de trabalho dedicados à ECT, Fátima Bessa, atendente comercial da AC Central de Fortaleza, destaca as mudanças ao lon-go do tempo. “Tudo mudou muito. Agora a em-presa dá mais condição ao funcionário, está mais organizada. Há um melhor relacionamento com os chefes. Não vou dizer que está 100%, porque acho que isso não existe, mas está 99%”, afirma.

Quem já pode falar com autoridade do que já viu nos Correios é Luciano Bezerra, da Gerência de Sistemas (GESIT), homenageado pelos 35 anos de serviço. “A empresa passou por um pro-cesso de adaptação tecnológica. Hoje ela está inserida de acordo com o mercado”, diz. Tam-bém com 35 anos de Correios, Konevo Miranda, lotado na Gerência de Inspeção (GINSP), concor-da com a evolução. “Antes era tudo manual, hoje temos toda uma estrutura moderna”, conta.

DR/CE homenageia seus empregados por

tempo de serviço

>> Empregados homenageados no CTCE e Edifício-Sede

Page 4: Premiação 39 Concurso de Cartas Ceará 2010

Mai

o de

201

0 • A

no II

I • N

º 25

• Dire

toria

Reg

iona

l do

Cear

á

4

Meu Correio

Após enfrentar dificuldades operacionais e de recursos humanos, os Correios

puseram em prática, a partir do início de abril, um plano de contingência para reto-mar a qualidade operacional da empresa, que vinha sendo afetada por diversos fato-res desde o fim do ano passado. Uma das principais ações desse plano foi o resta-belecimento da operação de linhas aéreas da Rede Postal Noturna (RNP) que haviam sido desativadas devido ao encerramento de contratos com empresas aéreas que prestavam serviço à ECT. O encolhimento da malha aérea da RPN gerou atrasos na chegada das correspondências oriundas de outros estados, lesando a logística do enca-minhamento da carga, causando insatisfa-ção nos clientes.

Essa condição da RPN foi um dos fato-res de grande importância na situação de contingência a que os Correios chegaram. Para se ter uma idéia, em agosto de 2008, quando a RPN não enfrentava problemas, o índice de corte da carga – carga impossibi-litada de seguir para seu destino – não pas-sava de 10%, ficando o corte, por dia, em torno de 4% a 7%. Em novembro, quando

a RPN começou a ser reduzida pelo can-celamento de uma importante linha aérea da malha, a linha A4 (ver quadro), o corte de carga por dia passou a ficar em torno de 20%, de acordo com o Departamento de Encaminhamento e Administração da Frota (DENAF). A situação se agravou no início do ano, após cancelamentos de outras li-nhas aéreas: o corte da carga diária chegou a ficar acima dos 30%, chegando a quase 40%.

Com a caracterização da situação de contingência, formalizada pela ECT em mar-ço, a empresa finalmente conseguiu pôr em prática o plano de contingência, amplian-do a malha da RPN a fim de regularizar o escoamento da carga via rede aérea. Com o restabelecimento de cinco linhas (ver quadro), o índice do corte de carga já caiu significativamente, permitindo a melhoria da qualidade operacional nas regionais. O índi-ce do corte de carga diário, com tendência de queda, ficou em torno de 15% em maio. Outras medidas do plano de contingência | Além de ter sido afetada pelas dificulda-des da RPN, a qualidade operacional na DR/CE foi afetada por outros motivos, dentre

eles, a impossibilidade de realizar concurso público regional, o fim do contrato de mão-de-obra temporária e a impossibilidade de firmar convênios com as prefeituras do inte-rior do estado. No entanto, o plano de con-tingência permitiu à DR/CE a efetivação de algumas ações, como a contratação de 51 carteiros, provenientes de cadastro reserva de concurso público da DR/PB (já em exer-cício da atividade desde o mês de março); a contratação de 195 mão-de-obra tempo-rária (MOT), sendo 181 para atuação na distribuição(em exercício desde o dia 10 de maio); a contratação de aproximadamente 30 deficientes auditivos, para atuarem na área de tratamento, além de contratação e locação de veículos e autorização para re-alização de convênio com prefeituras para atender as unidades do interior.

Essas medidas solucionarão as dificul-dades operacionais dos Correios até que as soluções definitivas se efetivem, com a realização do concurso público para preen-chimento de 6.565 vagas, sendo 180 para o Ceará. O concurso está em andamento, com provas previstas para acontecerem em junho.

Linhas aéreas que se tornaram inoperantes

A1: Porto Alegre / Guarulhos / Curitiba / Florianópolis

A2: Florianópolis / Curitiba / Guaru-lhos / Porto AlegreA3: Manaus / Brasília / Salvador / Guarulhos / Brasília / ManausA4: Porto Velho (RO) / Cuiabá(MT) / Brasília / Guarulhos(SP) / Salvador / Brasília / Cuiabá / Porto Velho – ino-perante a partir de outubro de 2009.74-01 (Brasília/Guarulhos/Brasília)

Linhas restabelecidasA13: Fortaleza / Salvador / Guaru-lhos / Belo Horizonte / Salvador / FortalezaA11: Salvador / Guarulhos / Rio de Janeiro / SalvadorA6: São Luís / Teresina / Belo Hori-zonte / Guarulhos / Rio de Janeiro / Salvador / Teresina / São LuizA1 e A2 também foram reativadas

Correios restabelece 5 linhas aéreas de distribuição

Rede Postal Noturna (RPN)

Page 5: Premiação 39 Concurso de Cartas Ceará 2010

Mai

o de

201

0 • A

no II

I • N

º 25

• Dire

toria

Reg

iona

l do

Cear

á

5

Meu Correio

Canoa Quebrada ganha agência dos CorreiosAs exuberantes falésias, a praia

convidativa e a esfuziante vida de noturna atraem, para Canoa Quebrada, turistas de todo o mundo. Esse é motivo mais que suficiente para os Correios terem no local uma agência que atenda às demandas postais desse público tão diverso.

A motivação tornou-se realidade desde o dia 5 de maio, quando foi inaugurada, na rua mais agitada da localidade (a Broadway), a AC Canoa Quebrada. A solenidade de inauguração do novo prédio contou com o DR Estevam Tomaz; o DR adjunto, Chico Pernambuco; o prefeito de Aracati, Expedito Ferreira, e do deputado estadual Dedé Teixeira, entre outros.

Mesmo com pouco tempo à frente da nova AC (que começou a funcionar em abril), a gerente Josicleide Ferreira aponta que a pluralidade de culturas na região gera mais demanda por postagens internacionais: “Isso já era de se esperar devido ao grande número de estrangeiros que moram aqui e filhos de nativos que casaram com estrangeiros e moram fora do Brasil”, afirmou. Para ela, a instalação da agência beneficiou a população de

Canoa e mostrou como a ECT está atenta ao mercado competitivo.

O subgerente de Vendas no Varejo e Filatelia da DR/CE, Ricardo Sérgio Moreira, concorda que a nova AC é muito importante para os negócios dos Correios: “Canoa Quebrada, por ser o 2º destino turístico mais visitado no Ceará, só perdendo para a capital, desenvolveu-se bastante sócio-economicamente, e cada vez mais precisa de independência de outras regiões para proporcionar aos moradores e visitantes da região as facilidades vistas num município desenvolvido”, argumenta.

Indo com freqüência à Canoa, Ricardo Sérgio, acompanhou de perto essa demanda por uma agência própria de Correios, principalmente por ser uma localidade sem serviços bancários. “E nós levamos a solução de Banco Postal pra eles”, comemora. Ricardo, aliás, contextualiza as necessidades de Canoa com o respaldo de ser filho de Aracati e de ter como pai alguém que trabalhou nos Correios da cidade por mais de 20 anos: o saudoso senhor José Edilberto Moreira era carteiro e saiu da empresa quando mudou de DCT para ECT, em 1970.

Oficina Filatélica - Ainda como atividade da inauguração, a equipe de filatelia da DR/CE promoveu, também no dia 5 de maio, uma oficina filatélica que busca aproximação com a comunidade por meio das escolas e das crianças. Na ocasião, foi exibido um vídeo institucional e realizado um concurso de redação com os alunos que participaram das oficinas, cujo tema era: “Correios em Canoa Quebrada, uma grande ideia”. “Em Canoa Quebrada, existe apenas a Escola Municipal Zé Melancia e a ação conseguiu atender todas as crianças da escola (mais de 400 alunos)”, comemora Ricardo Sérgio.A obra - Com custo total de obra em torno de R$ 93 mil, a agência, de 60 m2, conta com dois guichês para atendimento. Ainda está equipada com mobiliário ergonômico - para possibilitar mais conforto e segurança para os empregados da unidade - e adaptada a portadores de necessidades especiais por meio, por exemplo, de piso tátil para deficientes visuais. O prédio não contempla banheiros devido a unidade estar instalada no centro comercial de uma pousada, do qual utiliza a estrutura.

208 anos de Tauá O aniversário dos 208 anos de emancipação de Tauá foi o tema de mais um

lançamento filatélico – desta vez de selo personalizado e carimbo – ocorrido no município aniversariante, no dia 3 de maio. Comandadas pelo diretor adjunto, Chico Pernambuco, as obliterações contaram com o presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Domingos Filho, e o prefeito de Tauá, Odilon Aguiar, entre as autoridades convidadas.

Marca valiosaNa pesquisa “As 100 marcas mais

valiosas do Brasil”, os Correios ficaram em 21º lugar, superando Coca-Cola e Rede Globo, entre outras. A pesquisa, divulgada em abril, foi realizada pela Brand Finance.

Melhor seloNo site dos Correios, está disponível

a cédula de votação para o melhor selo de 2009. As 33 emissões lançadas no ano passado concorrem ao Troféu Olho-de-Boi, que será entregue no Dia Mun-

dial das Comunicações, em 9 de outubro. A votação ocorre até 31 de julho.

Finalista internacionalO correio brasileiro é finalista no World

Mail Awards 2010, uma espécie de Oscar do mundo postal. A empresa concorre na categoria Inovação com o case Enem

2009. Foram distribuídas 613 toneladas de material em todos os estados brasi-leiros, para mais de 4 milhões de inscri-tos. Os Correios já receberam o prêmio em 2002, na categoria Consumidor, com o serviço de distribuição de livros didá-ticos, e em 2007, na categoria Respon-sabilidade.

Banco Postal também é ofertado nos dois guichês da AC

A instalação da AC dentro de uma pousada possibilita a realização de oficina filatélica na área externa

Page 6: Premiação 39 Concurso de Cartas Ceará 2010

Mai

o de

201

0 • A

no II

I • N

º 25

• Dire

toria

Reg

iona

l do

Cear

á

6

A DR/CE homenageou dois grandes pacifistas brasileiros no dia 9 de abril

com lançamentos de selos personaliza-dos. Pela manhã, foi lançado o selo em homenagem a Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. À noite, foi a vez do lançamento de selo alusivo ao cente-nário de nascimento do médium Chico Xavier, grande divulgador da doutrina espírita e considerado o maior médium brasileiro.

O lançamento do selo em homena-gem ao médium foi realizado na livra-ria Saraiva Megastore, fazendo parte do encerramento da “V Semana Chico Xavier”, que contou ainda com o lança-mento do livro “Chico Xavier: a história do filme de Daniel Filho”, do jornalista e escritor Marcel Souto Maior. A semana de homenagens foi uma iniciativa da as-sociação Estação da Luz.

O selo de homenagem a Zilda Arns foi lançado na Casa de Retiro das Irmãs

Meu Correio

Novos selos homenageiam pacifistas Chico Xavier e Zilda Arns

Os Correios vêm passando por uma grande mudança

na sua estrutura organizacio-nal e nos seus processos de suporte, o que torna necessá-rio preparar os gestores, es-clarecendo dúvidas a respeito do impacto nas unidades de trabalho e atualizando-os com informações necessárias à melhoria dos processos. Esse foi intuito do Workshop Su-porte em Foco: Conhecendo a área de Suporte e seus princi-pais processos, ocorrido den-tro do período de 13 a 30 de abril, no Hotel Porto d´Aldeia, em Aquiraz.

No workshop, participaram 280 ges-tores das áreas operacional e comercial, divididos em quatro turmas, cada uma du-rando dois dias de treinamento. As apre-sentações mostraram a estrutura da área de suporte, o fluxograma e os sistemas automatizados relativos a esses proces-sos. Foram abordados temas como “Su-

primento de material e produtos”, “Moder-nização e ampliação de mobiliário e equi-pamentos”, “Plano de obras e climatização”, “Ordem de serviços e conservação predial” e “Gestão de pesso-as”.

Com tantos as-suntos diversos, a metodologia do trei-namento contou com apresentações tra-dicionais e salas te-máticas. “O wokshop

foi divido em salas temáticas justamente para facilitar a explicação desse processo de mudança, além de proporcionar maior aproximação e melhor integração entre os gestores das diversas áreas da Diretoria Regional”, explica o coordenador de Su-porte da Regional, Luiz Leite.

O evento também contou com a pa-lestra de Márcio Ramos, produtor do fil-

me “Vida Maria”, um curta brasileiro que ganhou mais de 50 prêmios ao redor do mundo. Ramos contou como superou as dificuldades que passou ao longo da pro-dução do filme.Transformação – Abrindo cada turma, Luiz Leite apresentou a palestra Mudança Organizacional, que incluiu a explicação do organograma da DR e discorreu sobre as mudanças estruturais pelas quais a ECT está passando, a começar pela nova identidade corporativa, lançada no dia 9 de outubro de 2009, e a criação das REVENs – consideradas por ele “os primeiros pas-sos que a empresa deu para uma transfor-mação prevista para ser concluída no ano de 2020”.

Uma das principais mudanças colo-cadas em pauta foi a centralização dos processos de suportes que está sendo im-plantada no ajuste organizacional da ECT. Segundo Leite, isso tornará as unidades mais autônomas. “Na maioria dos proces-sos, não teremos mais intermediários, o relacionamento será diretamente entre as áreas envolvidas”, completa.

Workshop prepara 280 gestores para mudanças organizacionais

Josefinas. A médica foi uma das vítimas fatais do terremoto no Haiti em 12 de ja-neiro, deixando como exemplo a sua his-tória de luta e o seu trabalho em favor da paz. A Pastoral da Criança, fundada por ela em 1983, é um órgão de ação social da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Pastoral já acompanhou cerca de 2 milhões de crianças e mais de um milhão de famílias pobres, em 4060 municípios brasileiros.

As obliterações foram conduzidas pelo DR Estevam Tomaz. As do lançamento do selo de Chico Xavier contaram com ator Nelson Xavier

Page 7: Premiação 39 Concurso de Cartas Ceará 2010

Mai

o de

201

0 • A

no II

I • N

º 25

• Dire

toria

Reg

iona

l do

Cear

á

7

Os vencedores da etapa estadual do 39º Concurso

Internacional de Redação de Cartas receberam seus prê-mios no dia 5 de maio, em cerimônia realizada no Colégio Master. Iana Fernanda Sousa, de 14 anos, ficou em 1º lugar. Ela é estudante do 8º ano da escola municipal Professora Antonieta Cals, de Fortaleza. O 2º lugar foi Davi Wendel da Silva, de 13 anos, aluno do 9º ano da Fundação Bradesco, de Caucaia, e o 3º lugar foi da estudante Clara Marques de Sousa, de 15 anos, do Colégio Master, de Fortaleza.

Na edição 2010 do concurso, pro-movido no Brasil pelos Correios, estu-dantes de 9 a 15 anos da rede pública e privada de ensino tinham de escre-ver uma carta a alguém para dizer-lhe por que é importante falar da AIDS e se proteger dela. No Ceará, foram ins-critas 84 redações. A grande vence-dora da etapa estadual, Iana Fernanda, conta que sua chave para escrever um bom texto foi a leitura. “Aprendi sobre

o tema lendo na escola, principalmen-te na Internet. Por isso, não foi difícil escrever sobre a AIDS”, disse Iana.

A aluna e a escola receberam um netbook e um certificado. Além disso, a jovem ganhou uma bolsa de estudos oferecida pelo Colégio Master. Seu há-bito da leitura vai bem além do con-curso, o primeiro do qual participou. “Eu leio muito, por lazer mesmo. Gos-to muito de livros de mistério, como os do Harry Potter”, conta.

O 2º e o 3º colocados, e suas respectivas escolas, rece-beram um som portátil com CD, MP3 e rádio AM/FM. Davi Wen-del, que ficou com o segundo lugar, resume a importância da premiação. “Participar e ser um vencedor num concurso como esse é ótimo. Mas eu não escre-vi pensando nos prêmios, mas em conhecer uma coisa diferen-te, ter uma nova experiência”, diz Davi, que, além de gostar de escrever, adora desenhar. Para Clara Marques, a 3ª colocada, o concurso foi mais um estímu-lo para escrever. “Sempre me inscrevo em concursos. Gosto

muito mesmo de ler e escrever. Os con-cursos servem como incentivo”, conta.

ETAPA NACIONAL - A vencedora da fase nacional do Concurso Internacio-nal de Redação de Cartas foi Amanda Caroline Gomes, de 13 anos, estudan-te do 8º ano da Escola Estadual Lobo D’almada, de Boa Vista (RR). Amanda vai representar o Brasil na fase inter-nacional do concurso na Suíça, em outubro.

resPonsabilidade soCial

A arte sai das telas e esculturas, ganhando traços em envelopes e cartões postais

que viraram tema da exposição “Correspon-dência: Alex Nicolaeff e Sérvulo Esmeraldo”, aberta desde o dia 20 de maio no Espaço Cultural Correios (ECC). A mostra reúne 150 correspondências - trocadas entre os dois expositores - repletas de elementos artísticos utilizados para retratar o cotidiano das cida-des e a política nacional. Conhecida como Arte Postal, essa técnica foi desenvolvida nos Estados Unidos nos anos 70 e logo ga-nhou espaço nas galerias e museus de todo o mundo.

Foi na década de 80 que Sérvulo Esme-raldo, em Fortaleza, e Alex Nicolaeff, no Rio de Janeiro, resolveram trocar correspondên-cias. Para os dois, as trocas iam muito além do simples ato de escrever em papel. As car-tas ganhavam pinturas, colagens, cores, for-mas e brilho, transformando-se em verdadei-

ras obras de arte. Para a criação de cada peça, os ar-tistas selecionavam cuidadosamente desde as imagens ou desenhos até a preparação do en-velope e escolha da posição do selo.

Sérvulo Es-meraldo, escul-tor, gravador e desenhista cearense, teve seus trabalhos expostos em importantes salões, bienais e mostras coletivas na Europa e nas três Amé-ricas. Suas obras estão representadas nos principais museus do país e em coleções públicas e privadas no exterior. Alex Nico-laeff é arquiteto, desenhista e membro-fun-dador, no Brasil, do Conselho Internacional

de Monumentos e Sítios (ICOMOS Brasil) – organiza-ção civil que tem como atribuição o aconselhamento no que se refe-re aos bens que receberão clas-sificação de Pa-trimônio Cultural da Humanidade. Teve algumas de

suas obras artísticas expostas em várias galerias do Brasil, em mostras coletivas e individuais.

A nova exposição é aberta ao público e fica no ECC até o dia 03 de julho. As visitas ao ECC são gratuitas e podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, e de 14h às 18h, e, aos sábados, até o meio dia.

Arte Postal é tema da nova exposição do ECC

Concurso Internacional de Cartas premia os vencedores da etapa estadual

Page 8: Premiação 39 Concurso de Cartas Ceará 2010

Diretor RegionalJosé Estevam TomazDiretor Regional AdjuntoFrancisco de Assis MarquesCoordenador de NegóciosGerardo Moreira dos Santos FilhoCoordenador de SuporteLuiz Raimundo Leite

INFORMATIVO DA DIRETORIA REGIONAL DOS CORREIOS DO CEARÁ - Produzido pela Assessoria de Comunicação - ASCOM

Assessor de ComunicaçãoFrancisco Haroldo Aragão Filho Jornalistas ResponsáveisRodrigo França (CE 01194JP), Milena Dantas (PB 4754 JP) e Cristina Carneiro (CE 01740JP)Textos: Paulo Araújo, Cristina Carneiro, Rodrigo França e Karolina Pinto Fotos: Narcélio Souza, Walderi Monteiro,Paulo Araújo e Karolina Pinto

Direção de arte (capa e pág. 8): Felipe GrangeiroProjeto Gráfico / DiagramaçãoPedro Paulo Mota / Paulo JucelinoImpressão: Arte Visual GráficaTiragem: 2.900 exemplares

FaMília eCetista