manual de implantaçao - terrabrasilis.org.br · o objetivo é despertar nos funcionários a...

18
Programa Projetos Estruturadores Educação Ambiental em Prédios do Govero de MG MANUAL DE IMPLANTAÇÃO feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

Upload: trinhtram

Post on 05-Dec-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Programa

Projetos Estruturadores

Educação Ambiental em Prédios do Govero de MG

MANUAL DE IMPLANTAÇÃO

feamFUNDAÇÃO ESTADUAL

DO MEIO AMBIENTE

Ficha Técnica

Publicado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam Projeto Estruturador Gestão Ambiental MG Século XXI

Coordenação de Educação e Extensão Ambiental - CEAE / FeamMirian Cristina Dias Baggio

Equipe TécnicaÂnia Maria Nunes GlóriaFrederico Batista BaiãoMichelly Amorim dos Santos GuimarãesRicardo Botelho Tostes Ferreira

ImpressãoGráfica e Editora Iara Ltda.

Tiragem500 cópiasImpresso em papel Reciclato 150 e 90 g/m²

DataAbril/2006

SumárioApresentaçãoO que éLinha de Ação 1

Linha de Ação 2

Implantação

Manual de utilização da logomarca

Boletim Notícias AmbientAÇÃO

Boletim AmbientAÇÃO Informa

Comunicado AmbientAÇÃO

Certificado AmbientAÇÃO

Logomarca das campanhas

Logomarcas dos veículos de comunicação do programa

Atitude Consciente

1º Passo - Definir coordenador e grupo de facilitadores

2º Passo - Diagnóstico para impantação

3º Passo - Aquisição de infra-estrutura

4º Passo - Padronização operacional

5º Passo - Mobilização/participação/comunicação

6º Passo - Indicadores e monitoramento

Qualidade de Vida no Trabalho

Campanha de Consumo Consciente Campanha de Coleta Seletiva Campanha de Comportamento no Trânsito e Manutenção de Veículos

Campanha de Redução da Poluição Sonora Campanha de Arrumação e Limpeza Campanha Saúde do Corpo Campanha Antitabagismo

12

2

33

4

6

7

9

11

13

15

18

22

23

24

25

27

455

Manual de implantação Programa Ambient AÇÃO: educação ambiental em prédios do Governo de MG. --- Belo Horizonte: Fundação Estadual do Meio Ambiente, 2006. 32p. : il. 1. Educação ambiental II. Fundação Estadual do Meio Ambiente CDU: 37:504

Apresentação

Este Manual tem o objetivo de nortear o desenvolvimento do Programa AmbientAÇÃO - Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG. Nele você encontra os principais passos para que o AmbientAÇÃO seja implementado com sucesso em sua instituição.

A construção de uma nova cultura no funcionalismo público estadual, com a inserção de valores ambientais no cotidiano, práticas sustentáveis e qualidade de vida no ambiente de trabalho depende da participação e envolvimento de todos. As instituições públicas do Governo mineiro devem ser exemplo e referência de práticas ambientalmente corretas para a sociedade.

Bom trabalho!

Refil

Refil RefilRefilRefil

O que é

O AmbientAÇÃO é um programa de comunicação e educação socioambiental, cujo objetivo é promover a mudança de comportamento e aquisição de atitudes ambientalmente corretas no dia-a-dia dos funcionários da administração pública do Estado de Minas Gerais.

O Programa tem duas linhas de ação: e . Nesse sentido, desenvolve campanhas relacionadas ao consumo consciente, coleta seletiva, comportamento no trânsito, arrumação e limpeza, saúde do corpo, redução da poluição sonora e antitabagismo.

Atitude Consciente Qualidade de Vida no Trabalho

1 2

LINHAS DE AÇÃO 1 - Atitude ConscienteEssa linha de ação possui três campanhas que contemplam temas relacionados ao

comportamento, a fim de despertar a responsabilidade quanto ao uso correto dos bens e serviços da administração pública e dos recursos naturais.

Campanha de Consumo Consciente

O objetivo é despertar nos funcionários a importância do consumo consciente, da redução do desperdício e do reaproveitamento de materiais, além de alertá-los, no momento das compras, para os produtos com diferenciais ecológicos, seja nele próprio (preciclável), seja em seu processo produtivo (menor consumo de energia e matéria-prima).

Olá!

AmbientAÇÃO

Campanha de Coleta Seletiva

Coleta Seletiva é o processo que viabiliza os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e envolve: redução da geração de resíduos, reutilização de materiais e separação para reciclagem. O resíduo potencialmente reciclável pode ser doado ou comercializado. Nessa perspectiva, além de fortalecer a consciência ecológica, a coleta seletiva também possui o aspecto social, com a geração de trabalho e renda para famílias que vivem da reciclagem.

Campanha de Comportamento no Trânsito e Manutenção de Veículos

A utilização de veículos, em geral, produz impactos negativos sobre o meio ambiente: motores desregulados geram mais emissões veiculares, lançando no ar gases nocivos; o ato de buzinar excessivamente provoca poluição sonora e irritação nos motoristas e passageiros.

Outros comportamentos inadequados, como buzinar e atirar objetos pela janela, são maus exemplos que devem ser corrigidos para minimizar os problemas ambientais, especialmente nas cidades. Portanto, é necessário conscientizar e sensibilizar motoristas e usuários de veículos em relação ao comportamento no trânsito e à manutenção de automóveis.

3

Metal

Vidro

Não reciclável

4

LINHA DE AÇÃO 2 - Qualidade de Vida no Trabalho

Essa linha de ação busca o bem-estar dos funcionários. Quatro campanhas são desenvolvidas, contemplando não só aspectos ambientais, mas também os relacionados à saúde e à segurança, implicando melhoria contínua da qualidade de vida e a sua satisfação no trabalho.

Campanha de Redução da Poluição Sonora

Um ambiente de trabalho saudável está diretamente ligado à redução do nível de barulho e ruído. Conversas e discussões, volume alto de telefones, entre outras situações que provoquem desconcentração, podem gerar incômodo e prejudicar o desenvolvimento das atividades. Deve-se minimizar o desconforto dos funcionários gerado pelos ruídos excessivos em suas áreas de trabalho.

Campanha de Arrumação e Limpeza

O dia-a-dia de trabalho pode gerar acúmulo de papéis e outros materiais em mesas, gavetas e armários. Além de desperdício, ao longo do tempo pode provocar um alto índice de estresse e má qualidade de vida.

Para melhorar o ambiente, é preciso promover regularmente a manutenção da limpeza e da organização dos diversos setores da instituição.

Plástico

Papel

Campanha de Saúde do Corpo

O objetivo dessa campanha é melhorar o desempenho e a disposição das pessoas para as tarefas diárias, lembrando-as da importância de se cuidar do corpo e de manter uma alimentação equilibrada. As ações devem destacar a importância das atividades físicas, dos exames periódicos, da ergonomia e da nutrição para que o ambiente mais importante, o nosso corpo/mente, mereça a devida atenção, possibilitando a prevenção de doenças.

Campanha Antitabagismo

O cigarro é um produto que contém mais de 4.720 substâncias tóxicas e, segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, é a principal causa de morte evitável no mundo. Diminuir a exposição de não-fumantes aos males causados pelo tabaco e sensibilizar os fumantes a abandonar o vício são essenciais para a melhoria da qualidade de vida.

Além disso, a Lei Federal nº 9.294, de 15 de julho de 1996, proíbe o uso do fumo em prédios da administração pública.

5

1º PASSO - Definir coordenador e grupo de facilitadores

Coordenador

Tem a função de articular as propostas para o desenvolvimento do Programa, coordenar o grupo de facilitadores por meio de reuniões periódicas de planejamento e avaliação e monitorar sistematicamente os indicadores de desempenho.

Grupo de Facilitadores

Tem como atribuição promover o elo entre a equipe coordenadora do Programa e os demais funcionários, estimular a mudança de comportamento, propor ações, apontar falhas e melhorias, propiciando adequação contínua.

Cada integrante deve enquadrar-se no seguinte perfil: ter facilidade de relacionamento interpessoal, olhar crítico, interesse e criatividade. Recomenda-se que o grupo seja constituído por pessoas indicadas pelas diretorias ou gerências da instituição, pois existe a necessidade de se ausentar do posto de trabalho para desenvolver ações e participar de reuniões periódicas. Portanto, o consentimento da chefia é fundamental para o trabalho.

Para a formação do grupo de facilitadores, não existe uma quantidade definida de participantes. Entretanto, aconselha-se que participem representantes de todos os pavimentos da edificação, para que os funcionários tenham facilidade de acesso à coordenação do Programa.

Facilitador Facilitador

66

Coordenação

Facilitador

Implantação

7 8

2º PASSO - Diagnóstico para implantação

O diagnóstico é fundamental para direcionar as melhorias definidas pelas Campanhas do AmbientAÇÃO. É preciso priorizar os principais aspectos ambientais da instituição para garantir que os impactos mais significativos sejam contemplados de modo a minimizar ou evitar seus efeitos negativos sobre o meio ambiente.

Relação aspecto/impacto

Aspecto e impacto ambientais possuem uma relação de causa e efeito. Aspecto ambiental é tudo aquilo que pode modificar o meio ambiente, a causa. Já o impacto ambiental é definido como qualquer modificação, benéfica ou adversa, no meio ambiente. Nessa perspectiva, é mais eficaz concentrar os esforços nas causas, ou aspectos ambientais, do que combater os seus efeitos, para garantir uma qualidade de vida adequada.

O propósito do AmbientAÇÃO é possibilitar que os funcionários da instituição percebam essa relação e que mudem de comportamento, de forma a considerar os aspectos ambientais de suas atividades. Assim, desperta-se nesses cidadãos a motivação necessária para minimizar ou até mesmo evitar muitos impactos ambientais associados às atividades desenvolvidas dentro dos prédios públicos.

Principais aspectos ambientais a serem considerados

O coordenador do Programa deve conhecer as atividades da instituição para definir quais aspectos ambientais são significativos e que serão alvo das ações de melhorias do AmbientAÇÃO.

A elaboração de uma planilha de aspecto e impacto com a descrição das atividades desenvolvidas em cada um dos setores auxilia na definição das prioridades do Programa.

Ex. Atividade: administrativa / escritórioAspecto: Consumo de papel A4Impacto 1: Redução da disponibilidade de recursos naturaisImpacto 2: Poluição do solo

Geralmente, pela natureza das atividades desenvolvidas em instituições públicas, os principais aspectos ambientais são consumo de água, energia elétrica e papel A4, geração de resíduos, ruídos e emissões veiculares.

Caracterização de resíduos

O diagnóstico qualitativo e quantitativo dos resíduos gerados na instituição é indispensável para a implementação da Campanha Coleta Seletiva do AmbientAÇÃO. É preciso conhecer quais são os tipos de materiais, o local e a quantidade em que são gerados. Com essas informações define-se o dimensionamento dos recipientes bem como a sua localização pelos setores da edificação.

Por meio do diagnóstico também é possível perceber o comportamento das pessoas e direcionar as ações de sensibilização de forma efetiva. A metodologia para a realização desse trabalho consiste no armazenamento de todos os resíduos gerados, exceto o lixo dos banheiros, por uma semana, para posterior análise, separação e pesagem.

O relatório final desse processo deve conter os dados quantitativos e qualitativos além de orientações pertinentes à melhoria contínua da coleta seletiva. Para essa atividade recomenda-se a formalização de parceria com instituições competentes ou a contratação de consultor especialista em resíduos sólidos.

Para cada Campanha do AmbientAÇÃO deve-se elaborar um plano de ação que contemple as atividades, prazos e metas a serem alcançadas.

As Campanhas devem ser planejadas com base no diagnóstico inicial de aspectos e impactos, caracterização de resíduos e comportamento dos funcionários. Recomenda-se o planejamento trimestral de ações com monitoramento mensal dos indicadores de desempenho.

Caracterização dos resíduos Pesagem dos resíduos

3º PASSO - Aquisição de Infra-Estrutura

Para o desenvolvimento do AmbientAÇÃO, é necessária a aquisição de infra-estrutura para a implementação de algumas campanhas. É o caso das Campanhas Consumo Consciente e Coleta Seletiva.

É importante dispor em caixas separadas as folhas de papel A4: as usadas dos dois lados serão enviadas para reciclar; as de um lado, reaproveitadas em impressão de arquivos ou na confecção de blocos de rascunho para os funcionários. Pode-se, ainda, devido à grande quantidade de correspondências normalmente recebidas, manter caixas para a reutilização de envelopes.

Para a confecção de blocos de rascunho, atendendo à Campanha Consumo Consciente, é recomendável a compra de guilhotina e encadernadora, para respectivamente, cortar os papéis A4 nos tamanhos desejados e furá-los para a colocação do espiral. Recomenda-se ainda a produção de capas para os blocos, abordando temas de cada campanha desenvolvida.

Em relação à Campanha Coleta Seletiva é recomendada a aquisição de coletores apropriados, conforme resultado da caracterização dos resíduos. O dimensionamento e os tipos de coletores devem seguir a realidade de geração de resíduos e o poder aquisitivo da instituição.

Para eficácia da coleta seletiva torna-se necessária a instalação de coletores nos postos de trabalho (salas) e nos corredores, além de coletores centrais, que possam armazenar, temporariamente, todo o resíduo gerado na edificação, até o seu envio para reciclagem e aterro sanitário. Nos postos de trabalho não deve haver coletores individuais embaixo de cada mesa e sim coletores coletivos dispostos de forma a atender a todos os funcionários do local.

Para o monitoramento da coleta seletiva é importante a utilização de planilha para registrar a quantidade de resíduos gerados, por meio do peso ou quantificação do número de sacos de lixo recolhidos na instituição. É recomendada a aquisição de balança para a pesagem dos resíduos, garantindo maior exatidão nos dados para esse indicador.

Ainda em relação à coleta seletiva, é importante a aquisição de fragmentadora de papéis, para que documentos confidenciais possam ser enviados para a reciclagem, rompendo resistências por parte dos funcionários

Para dar suporte às campanhas, pode-se confeccionar materiais específicos para serem entregues ao público alvo, tais como, garrafa de água, caneca e lixocar. Todo esse material deve estampar a logomarca do programa e pode conter dicas referentes à campanha em questão.

9 10

Coletores do corredor

Balança Fragmentadora

Coletores das salas

Caixa / Papel para reutilizar Caixa / Papel para reciclarCaixa / Envelope para reutilizar

Guilhotina Encadernadora Blocos

4º PASSO - Padronização Operacional

Por ser um Programa de Governo é fundamental que a equipe coordenadora do AmbientAÇÃO esteja atenta à padronização e ao registro de informações pertinentes à memória das ações, oportunidades de melhorias e não-conformidades. Além disso, a padronização garante que o Programa tenha uniformidade, mantendo o foco na mudança de comportamento, combate ao desperdício e melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Memória das ações

Para resgatar as ações e atividades realizadas no desenvolvimento do AmbientAÇÃO deve-se utilizar o Relatório AmbientAÇÃO Memória RAM. Nele, a coordenação do Programa registra as principais informações do que foi executado, incluindo estratégias de comunicação, objetivo, público-alvo e avaliação. No capítulo, Manual de Marcas, está disponível exemplo do modelo padrão de RAM.

Não Conformidades e sugestões

Desvios de procedimentos, falhas na condução das Campanhas e oportunidade de melhorias também possuem formulário próprio de registro no AmbientAÇÃO. Trata-se do Relatório de Não-Conformidade e Sugestão RNCS. É importante destacar que esse instrumento, além de possibilitar a participação direta dos funcionários no Programa, pois todos podem solicitar o preenchimento de um RNCS, também subsidia a elaboração de planos de ação, com responsáveis e prazos que irão garantir a melhoria contínua do Programa.

No RNCS deve-se registrar o tipo de ocorrência, o funcionário proponente ou denunciante, bem como a descrição detalhada da não-conformidade ou da sugestão com suas respectivas ações corretivas ou de melhoria. O exemplo de formulário RNCS padrão está disponível no capítulo, Manual de Marcas.

Relatório Semestral

A Fundação Estadual do Meio Ambiente é a responsável pela coordenação-geral do AmbientAÇÃO. Nessa perspectiva, todas as instituições do Governo mineiro que desenvolvem o Programa, com base nos registros do RAM, devem encaminhar, semestralmente, à Coordenação de Educação e Extensão Ambiental - Ceae, a memória das ações realizadas bem como o resultado dos indicadores do período.

Dessa maneira garante-se o nivelamento e a padronização das ações e campanhas. O envio desse material deverá ser feito pelo e-mail: [email protected] .

A garrafa de água e a caneca, por exemplo, estão ligadas à Campanha Consumo Consciente, objetivando eliminar a cultura do descartável com a não-utilização de copos plásticos. Já a lixocar apóia a Campanha Comportamento no Trânsito e Manutenção de Veículos, evitando que motorista e passageiros descartem resíduos pela janela do automóvel.

Seminário Anual

Ao fim de cada ano será realizado o seminário AmbientAÇÃO, reunindo todas as instituições que desenvolvem o Programa. O objetivo é possibilitar a troca de experiência por meio da apresentação das principais ações desenvolvidas e resultados alcançados, do cumprimento das metas e dos enfoques para o ano seguinte.

11 12

LixocarSquezze e caneca

5º PASSO - Mobilização/Participação/Comunicação

O AmbientAÇÃO visa a conscientizar o indivíduo sobre aspectos ambientais para a melhoria da qualidade de vida, mudando, assim, comportamentos inadequados.

Entretanto, o Programa não deve ser utilizado como ferramenta repressora ou punitiva. Deve ser trabalhado como forma educativa, valorizando aspectos positivos e tornando o aprendizado e a internalização de princípios mais leves e informais.

Novas formas de linguagem como lúdicas, simbólicas e artísticas interagem com o imaginário, rompem com o discurso meramente racional e respondem aos apelos da sensibilidade e da emoção.

Atividades lúdicas e de mobilização

Ações lúdicas e de mobilização como peça teatral, intervenção, esquete teatral, apresentação musical, apresentação de dança, jogos, treinamentos, palestras e oficinas são consideradas atividades que visam à participação, ao envolvimento, à informação e à conscientização. O objetivo é despertar nos funcionários a motivação necessária para identificar e solucionar problemas ambientais.

Por meio dessas atividades, trabalham-se campanhas, conceitos e princípios de maneira formal e informal, a partir de linguagem simples e descontraída, promovendo a interação com o público alvo.

Atividades e plano de comunicação

O plano de comunicação é uma ferramenta muito eficaz no planejamento geral do Programa, pois garante o fluxo de informação no desenvolvimento das campanhas, apresenta conceitos, informa sobre ações e trabalha o aspecto visual do AmbientAÇÃO.

São exemplos de instrumentos de comunicação que podem ser utilizados: jornal mural, e-mail, intranet, panfletos, folders, cartazes, banners e vídeos.

Logomarca e Mascote

A padronização visual, o uso das marcas e do mascote Bileco devem seguir as orientações contidas no Manual de Marcas.

13 14

Apresentação teatral Apresentação teatral

Apresentação de Coral

Mascote Bileco Logomarca AmbientAÇÃO

6º PASSO - Indicadores e Monitoramento

A mudança de comportamento e a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho devem ser monitoradas mensalmente por meio de indicadores de desempenho e, semestralmente, com a aplicação de pesquisas de opinião e satisfação. Esse acompanhamento permite verificar se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas, tornando-se possível identificar necessidades de ajustes nos planos de ação visando à melhoria contínua dos métodos e procedimentos.

Definição de indicadores

Os principais aspectos ambientais apontados na etapa de diagnóstico devem possuir indicadores de desempenho específicos para que possam ser acompanhados. Ou seja, por meio dos indicadores é possível constatar se a mudança de comportamento e o combate ao desperdício estão sendo gradativamente incorporados na cultura da instituição.

De acordo com o diagnóstico inicial, outros indicadores podem ser relevantes e indispensáveis para o monitoramento. Portanto, um trabalho criterioso pode facilitar a definição mais apropriada do que vai ser monitorado.

Recomenda-se que os valores obtidos sejam traduzidos para o consumo individual, considerando todos os funcionários. Dessa maneira é possível comparar o desempenho entre as instituições que desenvolvem o AmbientAÇÃO.

Definição de metas e procedimentos para o monitoramento dos indicadores

O planejamento do AmbientAÇÃO deve ser realizado visando ao cumprimento de metas estabelecidas pela coordenação do Programa. Sugere-se que para cada indicador de desempenho seja definida uma meta possível de ser alcançada. Projetar metas audaciosas corre-se o risco de não cumpri-las, e, assim, comprometer a eficiência do AmbientAÇÃO e seu conseqüente descrédito.

Após ajustadas as metas, é preciso definir a metodologia para o monitoramento dos resultados. Considerando os focos de atuação prioritários propostos nesse manual, têm-se os seguintes indicadores:

Considerando os aspectos ambientais que geralmente se encontram em instituições públicas, recomenda-se a utilização de indicadores com os seguintes focos:

· consumo de água· consumo de energia elétrica;· consumo de copos descartáveis;· consumo de papel A4;· reutilização de papel A4 e· volume de resíduos.

* Foco prioritário: Consumo de águaIndicador: consumo mensal de água per capita em litros

* Foco prioritário: Consumo de energia Indicador: consumo mensal de energia elétrica per capita em kWh

* Foco prioritário: Consumo de copos descartáveisIndicador: Consumo mensal de copos descartáveis per capita em unidade

* Foco prioritário: Consumo de papel do tipo A4Indicador: consumo de papel do tipo A4 per capita em unidade

* Foco prioritário: Reutilização de papel do tipo A4Indicador: Quantidade de papel do tipo A4 reutilizado em relação ao consumo total de papel A4

* Foco prioritário: Volume de resíduosIndicador: percentual de material encaminhado para a reciclagem em relação ao total de resíduos gerados

15 16

Metodologia

O cálculo do indicador para água e energia elétrica deve ser feito com base na leitura mensal do consumo nas contas das prestadoras desses serviços, dividido pelo número de funcionários da

3instituição. Para o indicador de água, considera-se 1m igual a 1000 litros.

O consumo de copos descartáveis e de papel do tipo A4 deve ser verificado mensalmente a partir do consumo, dividido pelo número de funcionários da instituição.

Para o cálculo da reutilização de papel do tipo A4, considera-se o número de blocos para rascunhos confeccionados somados à quantidade de papel coletado nas caixas “papel para reciclar” em relação ao consumo total de papel A4.

A porcentagem de materiais recicláveis com destinação adequada é calculada a partir do volume total de resíduos sólidos gerados diariamente.

17

Pesquisas de opinião e satisfação

A qualidade de vida no trabalho, foco da segunda linha de ação do Programa, deve ser aferida semestralmente por meio de pesquisa de opinião e satisfação entre o público-alvo. Esse instrumento permite verificar o nível de envolvimento dos funcionários com o AmbientAÇÃO, a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho, avaliar os meios de comunicação do Programa e as oportunidades de melhorias.

Para envolver e incentivar o público-alvo recomenda-se dar publicidade dos resultados aos funcionários da instituição, divulgando mensalmente os indicadores e, semestralmente, as pesquisas.

18

Manual de utilização da logomarca

Uma parte essencial da estratégia de comunicação de um Programa é a utilização adequadada logomarca, uma vez que ela é o símbolo que distingue e ao mesmo tempo identifica o AmbientAÇÃO onde quer que esteja sendo implantado.

A logomarca AmbientAÇÃO é formada pelo desenho do mascote, a palavra AmbientAÇÃO e a descrição “Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG”. Não devem ser alteradas: suas cores, desenho ou tipologia originais, exceto em casos específicos que serão apresentados adiante.

19 20

Fontes

Cores

Vermelho - C=0 M=100 Y=100 K=20 / R=176 G=37 B=29

Azul - C=100 M=0 Y=0 K=10 / R=10 G=134 B=197

Amarelo - C=0 M=20 Y=100 K=0 / R=248 G=196 B=0

Verde 1 - C=0 M=0 Y=60 K=30 / R=171 G=168 B=95

Verde 2 - C=0 M=0 Y=60 K=38 / R=155 G=152 B=88

Black

Exotic 350 Bold BT

Exotic 350 Bold BT

Exotic 350 Bold BT

Exotic 350 Demi-Bold BT

Exotic 350 Demi-Bold BT

Exotic 350 Demi-Bold BT

A palavra AmbientAÇÃO e a descrição “Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG” só poderão vir separadas do mascote quando a logomarca inteira for utilizada em outra parte do documento. Exemplo: balcão AmbientAÇÃO.

Abaixo seguem outras variações da logomarca que poderão ser utilizadas de acordo com os meios de impressão.

Logomarca somente contorno

Projetos Estruturadores

feamFUNDAÇÃO ESTADUAL

DO MEIO AMBIENTE

Logomarca em 4 cores

Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG

21 22

Logomarca em negativo Aplicação sobre fundo preto

3 tons de cinzaPara fundos de cores claras

3 tons de cinza Para fundos de cores escuras

Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG

Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG

Logomarcas dos veículos de comunicação do Programa

Boletim Notícias AmbientAÇÃO

O “ Notícias AmbientAÇÃO” é um boletim impresso, veiculado semanalmente. Seu objetivo é levar ao público informações de caráter geral do Programa, como: ações que vão acontecer ou que estão em andamento, retorno de atividades já realizadas, etc.

A localização das logomarcas no boletim segue o esquema abaixo.

Fique de olho na seta verde!Participe desta campanha.

feamFUNDAÇÃO ESTADUAL

DO MEIO AMBIENTE

15 de março 2006Nº69

Logomarca Notícias AmbientAÇÃOcanto superior esquerdo

Texto incentivador

Nº do boletim

Logomarca AmbientAÇÃO e dos órgãos

Data, mês e ano

23 24

Boletim Ambientação Informa Comunicado AmbientAÇÃO

O “AmbientAÇÃO Informa” é um boletim eletrônico, veiculado semanalmente de acordo com a demanda. Seu objetivo é levar ao público informações específicas da campanha que estiver sendo trabalhada no momento. Seu tamanho é A5. O ideal, de acordo com pesquisa realizada, é que ele tenha texto resumido e ilustrações. A localização das logomarcas no boletim segue o esquema abaixo.

O “Comunicado AmbientAÇÃO” é utilizado de acordo com a demanda. Pode ser impresso, para ser afixado em quadro de avisos ou murais, ou enviado por e-mail. Seu objetivo é levar ao público informações sobre procedimentos ou outra atividade onde seja necessária uma explicação mais detalhada. Seu tamanho é A4. A localização das logomarcas no comunicado segue o esquema abaixo.

feamFUNDAÇÃO ESTADUAL

DO MEIO AMBIENTE

feamFUNDAÇÃO ESTADUAL

DO MEIO AMBIENTE

Nº do boletim e ano

Logomarca AmbientAÇÃO e dos órgãos

Logomarca AmbientAÇÃO e dos órgãos

13/2006Logomarca

AmbientAÇÃO Informacanto superior esquerdo

Logomarca Comunicadocanto superior esquerdo

ComunicadoAmbientAÇÃO

25 26

Certificado AmbientAÇÃO Utilização da Logomarca em outros veículos

O “Certificado AmbientAÇÃO” é impresso em papel reciclato e seu objetivo é consolidar a participação do indivíduo, do setor, da divisão, etc, em uma atividade específica ou campanha. Seu tamanho é A4 e sua formatação segue o esquema abaixo.

A logomarca AmbientAÇÃO em seu formato original, deve aparecer em qualquer veículo de comunicação do programa, impresso ou digital, como banner, cartaz, panfleto, folder, e-mail, etc, acompanhada de outras logomarcas que sejam necessárias.

A sua utilização em materiais de apoio como caneca, camisa, boné, etc, seguem as normas de cores disponíveis na primeira parte deste manual. A utilização da logomarca sem o mascote é permitida em casos como o da caneta, onde o espaço disponível para impressão é bem reduzido. Neste caso, a logomarca deve aparecer com todo o seu texto: “AmbientAÇÃO - Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG” e com a tipologia original.

Material de apoio Caneta

Certificamos que _____________________________________ participou da campanha “O AmbientAÇÃO, o natal e você - Criatividade, Solidariedade e Consciência Ambiental”,com a criação da árvore de natal ____________________________.

Belo Horizonte, 22 de dezembro de 2004

Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG

AmbientAÇÃO

CERTIFICADO

Assinatura do Presidente da instituição

feamFUNDAÇÃO ESTADUAL

DO MEIO AMBIENTE

27 28

Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG

AmbientAÇÃO

Campanha Saúde do Corpo

Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG

AmbientAÇÃO

Campanha Consumo Consciente

Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG

AmbientAÇÃO

Campanha Coleta Seletiva

Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG

AmbientAÇÃO

Campanha Redução da Poluição Sonora

Logomarca nas campanhas

Logomarca Dica AmbientAÇÃO

A Logomarca AmbientAÇÃO ganha o nome da campanha, consumo consciente, saúde do corpo, coleta seletiva, etc. para identificar, junto ao público, qual das campanhas está sendo desenvolvida no momento. A tipologia utilizada é a padrão. Veja exemplos na página 29.

A “Dica AmbientAÇÃO” foi uma logo desenvolvida para auxiliar a divulgação de informações em forma de dicas, em jornal mural, jornais impressos, e-mail, etc. A tipologia utilizada é a padrão.

Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG

AmbientAÇÃO

Campanha Comportamento no Trânsitoe Manutenção de Veículos

Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG

AmbientAÇÃO

Campanha Arrumação e LimpezaEducação Ambiental em Prédios do Governo de MG

AmbientAÇÃO

Campanha Antitabagismo

29 30

Cartazete de divulgação para palestra na campanha Consumo Consciente. Cartazete de divulgação para evento na campanha Comportamento no Trânsito e Manutenção de Veículos.

Logomarca dos órgãos

Logomarca dos órgãos

Logomarca AmbientAÇÃO da campanha

Logomarca AmbientAÇÃO da campanha

Campanha Consumo Consciente

PALESTRAComo reduzir sua conta

de energia elétrica

Data: 18 de novembro - sexta-feira

Horário: 9h30

Local: Auditório Feam

Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG

AmbientAÇÃO

Palestrante: Eduardo Carvalhaes Nobre Gerência de Utilização de Energia - Cemig

feamFUNDAÇÃO ESTADUAL

DO MEIO AMBIENTE

AmbientAÇÃO

Campanha Comportamento no Trânsitoe Manutenção de Veículos

Educação Ambiental em Prédios do Governo de MG

INSPEÇÃO VEICULAR

Data: 19 a 21 de setembroLocal: av. Prudente de Morais, em frente ao Dnit

Horário: 8h30 às 12h

feamFUNDAÇÃO ESTADUAL

DO MEIO AMBIENTE

PARE - o seu carro pode estar contribuindo para a

poluição do ar.

ATENÇÃO -a fiscalização preventiva identifica os

problemas e cria possibilidades de solução. SIGA - faça a inspeção em seu automóvel e

certifique-se de que ele está dentro dos padrões de emissões veiculares.

Dentro das atividades da Semana Florestal, nos dias 19 a 21 de

setembro, a equipe do projeto Inspeção Veicular estará na avenida

Prudente de Morais, em frente ao prédio do Dnit, vistoriando os

carros oficiais e dos funcionários da Feam e Semad. A iniciativa é

do programa Ambientação e da Dimog. O objetivo é controlar a

emissão excessiva de poluentes e ruídos dos veículos em circulação.

31 32

RNCS Relatório de Não Conformidades e Sugestões

Identificação

Campanha

Data

Tipo da ocorrência (não conformidade, denúncia, vistoria...)

Denunciante / proponente E-mail

Área / Divisão

Ramal

Ocorrência Não conformidade / sugestão

Melhoria Contínua / Ações Corretivas

Relatório de Não Conformidades e Sugestões Relatório AmbientAÇÃO Memória

RAM Relatório AmbientAÇÃO Memória

Identificação

Campanha Data:

Tipo da Atividade de Educação Ambiental (palestra, oficina, teatro...):

Identificação Sisema

Executor(a)

Instituição

Telefone E-mail

Celular Fax

Identificação Instituição Parceira/Convidada

Executor(a)

Instituição

Telefone E-mail

Celular Fax

Público

Objetivo

Estratégia de Comunicação

Avaliação / Constatação