manual de compliance - dupatri.com.br · bom uso de tecnologias É preciso que seja realizado o uso...

24
COMPLIANCE MANUAL DE

Upload: hoangthu

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COMPLIANCE MANUAL DE

COMPLIANCE

PROBIDADE

ÉTICA

TRANSPARÊNCIA

INTEGRIDADE

LEALDADE

JUSTIÇA

HONRA

VERDADE

DIGNIDADE

MORAL

RESPEITO

DECÊNCIA SERIEDADE

PUBLICIDADE

ÍNDICE

Apresentação.......................................................................................4 Palavra do Presidente...........................................................................5 Diretrizes.............................................................................................6 Objetivos.............................................................................................7 Comitê de Compliance..........................................................................7 Papel dos Colaboradores.......................................................................9 - Cooperação.............................................................................9 - Relação de Trabalho................................................................9 - Igualdade................................................................................9 - Integridade.............................................................................9 - Bom Uso das Tecnologias.......................................................10 - Responsabilidade com Informações Confidenciais.................10 - Recompensas, Brindes e Retribuições....................................11 - Responsabilidade Financeira..................................................11 - Preservação da Marca............................................................12 - Zelo à Saúde e Segurança no Trabalho...................................12 - Honestidade nas Solicitações de Reembolso..........................12 - Qualidade no Atendimento....................................................13 - Princípios Morais e Éticos.......................................................13 - Probidade nos Processos Licitatórios.....................................13 - Zelo pela Reputação da Empresa...........................................17 - Colaboração de Informações..................................................19 - Empatia com Fornecedores...................................................19 Deveres da Dupatri.............................................................................20 - Da Contratação.....................................................................20 - Patrocínios e Apoios..............................................................20 - Concorrência Leal..................................................................21 - Fiscalização...........................................................................21 - Aplicação de Penalidades.......................................................21 - Lisura nas Informações..........................................................22 - Incentivo à Inovação..............................................................22 Considerações....................................................................................22

APRESENTAÇÃO:

O Manual de Compliance adotado pela Dupatri Hospitalar tem como objetivo assegurar que todas as ações tomadas pela Empresa sejam realizadas com base em seus valores morais e empresariais. O comprometimento em atender à legislação e normas vigentes, faz com que a Dupatri alcance os níveis mais elevados de padronização de comportamentos íntegros e éticos, aplicando esta rigidez a todos os colaboradores e correlacionados, inclusive diretores ou qualquer pessoa física ou jurídica que atue em nome da Empresa . O presente Manual foi embasado na Cultura Corporativa da Dupatri, qual seja:

Missão

Garantir a excelência na distribuição de medicamentos e materiais hospitalares para o mercado brasileiro, proporcionando melhora substancial nas condições de saúde e na qualidade de vida da população. Visão

Ser líder em distribuição de medicamentos e materiais hospitalares em território nacional, tornando-se referência no mercado brasileiro.

Valores

Valorização e respeito aos colaboradores, clientes e fornecedores, com base no entendimento de que o sucesso da companhia depende das pessoas. Atendimento ao cliente com pontualidade, qualidade e seriedade em todos os compromissos. Crescimento de forma estruturada, cumprindo com ética e excelência em todas as suas ações.

4

PALAVRA DO PRESIDENTE

“Vivemos em um tempo no qual nunca se falou tanto em corrupção e ações fraudulentas. Por um lado, as notícias que tratam de subornos, uso indevido de verbas públicas, lavagem de dinheiro, caixa dois e todas as outras práticas ilícitas, deixaram a sociedade atenta; de outro, mostraram que é preciso maior comprometimento e políticas internas efetivas dentro e fora das empresas. O Manual de Compliance da Dupatri vai além de cumprir com as regras; ele visa a constante observação das práticas realizadas interna e externamente, com a finalidade de garantir que o “fazer o que é certo” faça parte da cultura organizacional da Empresa. Para cumprir nossa missão de garantir a excelência na distribuição de medicamentos e materiais hospitalares para o mercado brasileiro, proporcionando melhora substancial nas condições de saúde e na qualidade de vida da população, é preciso que haja responsabilidade e comprometimento de todos os colaboradores da Dupatri. Será de responsabilidade do Comitê de Compliance da Dupatri, preservar a aplicação do Manual, cuidar de sua divulgação, sanar dúvidas, ouvir reclamações e denúncias referentes aos eventuais atos ilícitos, desvios de conduta, fraudes e corrupção. Isto posto, apresentamos aos colaboradores, representantes, parceiros, clientes e aos demais, o nosso Manual de Compliance. O presente documento deve estar presente no cotidiano de cada uma dessas pessoas, pautando as suas condutas na ética, integridade e respeito à imagem e filosofia da Empresa.”

José Eduardo Gomes Silva Diretor Presidente

5

AFINAL, O QUE É COMPLIANCE?

Compliance: sua definição mais simples indica a vontade e ações efetivas para cumprir as normas legais, regulamentos, políticas e diretrizes estabelecidas. Em outras palavras, significa cumprir com as regras e leis aplicáveis.

Aplicabilidade

As regras e procedimentos formalizados no Manual de Compliance devem ser adotados por todos os colaboradores, administradores, diretores, gerentes, estagiários, terceiros, prestadores de serviço, parceiros, fornecedores e qualquer outra pessoa, física ou jurídica, relacionada, direta ou indiretamente, com a Dupatri.

Preservação Ambiental

Em toda e qualquer ação realizada pela Dupatri deverá ser analisado seu impacto ambiental, reduzindo ao máximo os eventuais prejuízos e danos ao Meio Ambiente.

DIRETRIZES DO MANUAL DE COMPLIANCE

Ética e Boa Conduta

Os procedimentos realizados pela Dupatri, ou em nome desta, deverão ser pautados pela ética e boa conduta, fatores que são esperados de todos os colaboradores e dirigentes da Empresa.

Abrangência das Normas

Os colaboradores devem seguir os princípios e normas pré-determinadas no Regimento Interno e no Manual de Compliance da Dupatri.

6

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

A estrutura de um Manual de Compliance abrange vários componentes que contribuem para a prevenção, detecção e respostas a atitudes ilícitas. Com isso, a Dupatri consegue proporcionar maior confiabilidade e segurança nas relações com seus diversos públicos, colocando-se em concordância com as boas práticas de conduta e a legislação nacional. Para atrelar os interesses da Dupatri com os interesses sociais, respeitando as normas legislativas, foram traçados alguns objetivos específicos deste Manual:

Conservação da Reputação da Empresa

Aumento da Transparência nas Relações Empresariais

Difusão de Boas Práticas de Governança Corporativa

Antecipação e Prevenção de Riscos à Integridade

COMITÊ DE COMPLIANCE

Para fiscalizar, reconhecer, supervisionar e reduzir os riscos de infrações ao presente Manual e às legislações nacionais, a Dupatri possui um Comitê de Compliance diretamente voltado a esta função. O Comitê de Compliance é formado por: - 1 Diretor Presidente - 1 Diretor Adjunto - 1 Assessoria Jurídica - 2 Colaboradores (Apoio)

7

ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ

Divulgação do Código de Conduta

Os participantes do Comitê de Compliance devem cuidar da comunicação e divulgação do Manual, de forma que todos os colaboradores, novos e antigos, tenham ciência da obrigatoriedade destas regras. Cabe também ao Comitê manter o Manual atualizado de acordo com as novas regras e legislações vigentes, ao tempo das ações tomadas.

Fiscalização das Regras

As regras presentes neste Manual devem ser cumpridas rigorosamente, cabendo ao Comitê e ao líder direto de cada departamento, fiscalizar as eventuais irregularidades. Em casos de descumprimento, cabe ao Comitê analisar o que ocorreu e encaminhar ao Departamento responsável para aplicação das devidas sanções.

Recebimento de Denúncias

O Comitê é responsável pelo recebimento e análise das denúncias, que poderão ser enviadas , nominal ou anonimamente, das seguintes formas:

O Comitê de Compliance da Dupatri deverá se reunir semestralmente para discutir temas previamente indicados pelos seus integrantes, podendo haver sessões extraordinárias para assuntos urgentes e isolados.

Urna Compliance: Os colaboradores ou terceiros poderão inserir a sua denúncia ou sugestão relacionadas à política de Compliance nas urnas dispostas em pontos estratégicos na Matriz e Filial da Dupatri.

E-mail: [email protected]

8

Carta: as denúncias também poderão ser encaminhadas por carta para o endereço: Rua São Paulo, 31 – Santos/SP - 11075-330 - A/C: Comitê de Compliance.

Reuniões

PAPEL DOS COLABORADORES

É dever de todos os colaboradores, administradores, diretores, gerentes, estagiários, terceiros, prestadores de serviço, parceiros, fornecedores e qualquer outra pessoa, física ou jurídica, relacionada, direta ou indiretamente, com a Dupatri, seguir as normas contidas neste Manual, bem como utilizar o bom senso em sua aplicabilidade.

Cooperação

Todos os colaboradores têm a função de comunicar aos seus líderes condutas divergentes deste manual. Cabe ao Líder tomar alguma atitude eficiente para mudar a situação e, caso não consiga resolvê-la sozinho, deve procurar o Comitê de Compliance para sua resolução.

Relação de Trabalho

Os membros da Dupatri devem zelar pela correta utilização de bens da Empresa, principalmente se estes são de sua utilização diária no trabalho. O meio ambiente também deve ser levado em consideração nesta questão, visto que o desperdício de materiais e bens renováveis prejudica o seu bom desenvolvimento.

Igualdade

A Dupatri não aceita qualquer tipo de discriminação por quaisquer que sejam os motivos. Os atos preconceituosos, assediosos ou discriminatórios serão repudiados e devidamente punidos.

Integridade

A execução das atividades dos colaboradores deve prezar pelo cumprimento das legislações e normas nacionais, bem como pelos regimentos impostos pela Empresa. Com isso, a Dupatri tem assegurado o seu direito de regresso contra o indivíduo que exerça eventuais infrações ou atitudes que acarretem prejuízo e dano à Empresa.

9

PAPEL DOS COLABORADORES

Bom uso de Tecnologias

É preciso que seja realizado o uso do e-mail corporativo de forma consciente, evitando assim spam, quarentena e contaminação por vírus nas máquinas da Dupatri. Além disso, de acordo com o Regimento Interno, a Empresa tem o direito de observância e vigilância do uso dessas tecnologias corporativas a qualquer tempo, não sendo necessário prévio aviso. É de conhecimento de todos que é proibida a utilização de e-mail pessoal, rede social, telefone celular pessoal e outros meios de comunicação particulares que não façam parte do exercício da função laboral. Os assuntos que envolverem a Dupatri não devem ser comentados ou postados em redes sociais ou em sites da internet, sob pena de responsabilização pessoal do colaborador ou indivíduo que o fizer. Há ainda outras normas presentes no Regimento Interno que devem ser seguidas por todos os colaboradores, independentemente de sua citação neste Manual de Compliance.

Responsabilidade com Informações Confidenciais

É dever do colaborador manter o sigilo das informações confidenciais que lhe forem confiadas, bem como senhas e autorizações de acesso de uso restrito. Nos casos de vazamento dessas informações, o colaborador responsável pela disseminação será pessoalmente responsabilizado pelo mau uso dessas informações, bem como das suas respectivas consequências. Cabe a todos os colaboradores prezar pelas informações estratégicas e pontuais obtidas com o exercício de seu labor, mesmo com o desligamento de suas atividades na Dupatri.

10

PAPEL DOS COLABORADORES

Recompensas, Brindes e Retribuições

Os colaboradores da Dupatri, em regra, deverão recusar qualquer brinde, presente, doações ou contraprestações de clientes, colaboradores parceiros, funcionários públicos e políticos. Os brindes considerados de pequeno valor (menor ou igual a R$ 200,00) poderão ser aceitos, como por exemplo: canetas, calendários, agendas, lápis, materiais de escritório em geral. O pagamento de almoços e jantares não será considerado troca de favores ou recompensa, desde que não seja de valor elevado (menor/igual a R$ 100,00 por pessoa). Os casos que infringirem estas regras ou ainda, em que houver omissão, serão analisados pelo Comitê de Compliance.

Responsabilidade Financeira

Serão consideradas fraudes todas as condutas de má fé omissivas ou ativas. A Empresa classificou algumas atividades inadmissíveis, enquadrando-se como fraude: falsificação de documentos, desvio de dinheiro, corrupção ativa ou passiva, apropriação de coisas e bens alheios, roubo, furto, recebimento de vantagem de origem desconhecida, dentre outras. Cabe ainda ao colaborador que lida com ativos e passivos financeiros, zelar pela quantia que lhe foi confiada, de modo a destinar seu uso para fins motivados e estritamente profissionais. As condutas que ultrapassarem os limites da lei e da boa-fé serão consideradas fraudulentas e o colaborador responsável será penalizado de acordo com o Regimento da Dupatri, incluindo as regras impostas nesse Manual de Compliance. Além disso, fica esta Empresa autorizada à encaminhar o caso às autoridades públicas responsáveis para que sejam tomadas as devidas providências, tanto na esfera penal quanto cível.

11

PAPEL DOS COLABORADORES

Preservação da Marca

Todos os colaboradores devem resguardar o bom uso da marca da Dupatri. O logotipo da Empresa, bem como suas demais comunicações visuais, deverão passar pela análise do Departamento de Comunicação (TI), que irá autorizar ou negar o uso do mesmos, visando sempre às estratégias comunicacionais adotadas pela Empresa. A ausência de cautela na utilização destas comunicações implicará em responsabilidade direta ao colaborador imprudente, respondendo este por todos os prejuízos morais e materiais que causar.

Zelo à Saúde e Segurança no Trabalho

Manter uma vida saudável e possuir estado seguro de trabalho é primordial para o bom desenvolvimento laboral dos funcionários da Dupatri. Com isso, todos os colaboradores têm o dever de seguir as instruções internas e participar dos treinamentos proporcionados por esta Empresa visando uma melhor qualidade de vida. O Regimento Interno desta Empresa, bem como a legislação brasileira, apontam algumas atitudes proibidas aos colaboradores enquanto estão prestando seus serviços, tais como: consumir bebidas alcoólicas durante o labor, bem como o uso de drogas, entorpecentes, ou qualquer outra substância alucinógena e que possa causar acidentes, desentendimentos e prejuízos à saúde e estado mental do colaborador. Quanto ao consumo de cigarro, é preciso atentar-se que este é permitido apenas na área externa da Empresa, qual seja, a calçada, devendo o colaborador jogar os resíduos do cigarro no cinzeiro.

Honestidade nas solicitações de reembolso

Todo colaborador que tiver gastos externos relativos à sua função ou atividade profissional tem o direito de ser ressarcido pela Dupatri, desde que apresente comprovante fiscal válido que demonstre o valor a ser ressarcido e a origem da despesa. Caso sejam apresentadas notas falsificadas, modificadas ou, ainda, com valores exorbitantes, o colaborador estará sujeito às sanções previstas neste Manual.

12

PAPEL DOS COLABORADORES

Qualidade no Atendimento

Os funcionários da Dupatri deverão empenhar todos os seus esforços necessários para realizar um atendimento exemplar e íntegro, fornecendo as informações que forem necessárias para suprir as necessidades dos clientes. É prioritário que o colaborador saiba agir com ética, respeito, organização e cortesia, gerando segurança e confiança para com todos os clientes e fornecedores.

Princípios Morais e Éticos

Os colaboradores devem pautar o seu cotidiano na ética, moral e bons costumes, gerando uma expansão, sempre que possível, nos seus relacionamentos para com os clientes, representantes e fornecedores, sendo indiferente o cargo e posição hierárquica destes.

Probidade nos Processos Licitatórios

Todos os colaboradores envolvidos em processos licitatórios devem prezar pela correta disseminação das informações referentes aos preços e vendas de produtos distribuídos pela Dupatri. Além disso, todas as solicitações de informações legalmente devidas aos órgãos públicos serão sanadas com a rapidez e a qualidade de atendimento peculiares desta Empresa. Em todos os processos licitatórios, dos quais a Dupatri participar para a distribuição de produtos hospitalares, serão respeitados todos os termos e legislações vigentes, com destaque para a Lei 8.666/93 , Lei 10.520/02 e a Lei n° 12.846/13. Para os casos de desrespeito às normas estabelecidas nas leis supracitadas, bem como à qualquer desvio moral e ético que ludibrie a administração pública, serão aplicadas as mais severas sanções aos responsáveis, inclusive no âmbito judicial. Os contratos celebrados entre a administração pública e esta Empresa terão a sua gestão acompanhada por sistemas e planilhas, de forma a evitar prejuízos aos órgãos públicos e aumentar cada vez mais a efetividade no atendimento a estes.

13

PAPEL DOS COLABORADORES

Com o intuito de evitar riscos de descumprimentos legais, todas as documentações anteriores à participação do processo licitatório serão conferidas por mais de um colaborador. Seguem abaixo algumas regras LEGAIS presentes na Lei 8.666/93 que devem ser observadas pelos nossos colaboradores:

Art. 90. Frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação: Pena - detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Art. 91. Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administração, dando causa à instauração de licitação ou à celebração de contrato, cuja invalidação vier a ser decretada pelo Poder Judiciário: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Art. 92. Admitir, possibilitar ou dar causa a qualquer modificação ou vantagem, inclusive prorrogação contratual, em favor do adjudicatário, durante a execução dos contratos celebrados com o Poder Público, sem autorização em lei, no ato convocatório da licitação ou nos respectivos instrumentos contratuais, ou, ainda, pagar fatura com preterição da ordem cronológica de sua exigibilidade, observado o disposto no art. 121 desta Lei: Pena - detenção, de dois a quatro anos, e multa.

Art. 89. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade: Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa. Parágrafo único. Na mesma pena incorre aquele que, tendo comprovadamente concorrido para a consumação da ilegalidade, beneficiou-se da dispensa ou inexigibilidade ilegal, para celebrar contrato com o Poder Público.

14

PAPEL DOS COLABORADORES

Art. 94. Devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatório, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devassá-lo: Pena - detenção, de 2 (dois) a 3 (três) anos, e multa.

Art. 95. Afastar ou procurar afastar licitante, por meio de violência, grave ameaça, fraude ou oferecimento de vantagem de qualquer tipo: Pena - detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, além da pena correspondente à violência. Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem se abstém ou desiste de licitar, em razão da vantagem oferecida.

Art. 96. Fraudar, em prejuízo da Fazenda Pública, licitação instaurada para aquisição ou venda de bens ou mercadorias, ou contrato dela decorrente: I - elevando arbitrariamente os preços; II - vendendo, como verdadeira ou perfeita, mercadoria falsificada ou deteriorada; III - entregando uma mercadoria por outra; IV - alterando substância, qualidade ou quantidade da mercadoria fornecida; V - tornando, por qualquer modo, injustamente, mais onerosa a proposta ou a execução do contrato: Pena - detenção, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

Art. 93. Impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato de procedimento licitatório: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Art. 97. Admitir à licitação ou celebrar contrato com Empresa ou profissional declarado inidôneo: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa. Parágrafo único. Incide na mesma pena aquele que, declarado inidôneo, venha a licitar ou a contratar com a Administração.

15

PAPEL DOS COLABORADORES

Art. 99. A pena de multa cominada nos arts. 89 a 98 desta Lei consiste no pagamento de quantia fixada na sentença e calculada em índices percentuais, cuja base corresponderá ao valor da vantagem efetivamente obtida ou potencialmente auferível pelo agente. § 1o Os índices a que se refere este artigo não poderão ser inferiores a 2% (dois por cento), nem superiores a 5% (cinco por cento) do valor do contrato licitado ou celebrado com dispensa ou inexigibilidade de licitação. § 2o O produto da arrecadação da multa reverterá, conforme o caso, à Fazenda Federal, Distrital, Estadual ou Municipal.

Art. 98. Obstar, impedir ou dificultar, injustamente, a inscrição de qualquer interessado nos registros cadastrais ou promover indevidamente a alteração, suspensão ou cancelamento de registro do inscrito: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Com referência à participação e ao comprometimento com os gastos públicos, os colaboradores da Dupatri assumem a responsabilidade de empenhar todos os esforços para o cumprimento de prazos e condições constantes nos editais e contratos nos quais a Dupatri sagrar-se vencedora. Nas disputas licitatórias, presenciais e eletrônicas, os funcionários desta Empresa se comprometem em identificar, comunicar e desclassificar outros concorrentes que descumpram as regras do certame presentes na lei e no edital. Por ser uma Distribuidora e, muitas vezes, depender do cumprimento de prazos do Fabricante, os funcionários devem manter um bom relacionamento com os fornecedores, a fim de não gerar maiores prejuízos à administração pública.

16

PAPEL DOS COLABORADORES

Zelo pela Reputação da Empresa

Os funcionários da Dupatri se comprometem a não promover propaganda enganosa das atividades por ela realizada, evitando assim atitudes que possam contribuir para eventuais abusos ou violar a livre concorrência. Entre as atribuições acima determinadas, bem como ao cumprimento da LEI N. 12.529/11, art. 36, fica PROIBIDO aos colaboradores:

Acordar, combinar, manipular ou ajustar com concorrente, sob qualquer forma: - Os preços de bens ou serviços ofertados individualmente. - A produção ou comercialização de uma quantidade restrita ou limitada de bens ou

a prestação de um número, volume ou frequência restrita ou limitada de serviços. - A divisão de partes ou segmentos de um mercado atual ou potencial de bens ou

serviços, mediante a distribuição de clientes, fornecedores, regiões ou períodos. - Preços, condições, vantagens ou abstenção em licitação pública.

Promover, obter ou influenciar a adoção de conduta comercial uniforme ou ajustada entre concorrentes.

Limitar ou impedir o acesso de novas empresas ao mercado.

Criar dificuldades à constituição, ao funcionamento ou ao desenvolvimento de empresa concorrente ou de fornecedor, adquirente ou financiador de bens ou serviços.

Impedir o acesso de concorrente às fontes de insumo, matérias-primas, equipamentos ou tecnologia, bem como aos canais de distribuição.

Exigir ou conceder exclusivamente para divulgação de publicidade nos meios de comunicação de massa.

Utilizar de meios enganosos para provocar a oscilação de preços de terceiros.

Vender mercadoria ou prestar serviços injustificadamente abaixo do preço de custo.

17

PAPEL DOS COLABORADORES

Regular mercados de bens ou serviços, estabelecendo acordos para limitar ou controlar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, a produção de bens ou prestação de serviços, ou para dificultar investimentos destinados à produção de bens ou serviços ou à sua distribuição.

Impor, no comércio de bens ou serviços, a distribuidores, varejistas e representantes, preços de revenda, descontos, condições de pagamento, quantidades mínimas ou máximas, margem de lucro ou quaisquer outras condições de comercialização relativos a negócios destes com terceiros.

Discriminar adquirentes ou fornecedores de bens ou serviços por meio da fixação diferenciada de preços, ou de condições operacionais de venda ou prestação de serviços.

Recusar a revenda de bens ou a prestação de serviços, dentro das condições de pagamento normais aos usos e costumes comerciais.

Dificultar ou romper a continuidade ou desenvolvimento de relações comerciais de prazo indeterminado em razão de recusa da outra parte em submeter-se a cláusulas e condições comerciais injustificáveis ou anticoncorrenciais.

Destruir, inutilizar ou apropriar-se de matérias-primas, produtos intermediários ou acabados, assim como destruir, inutilizar ou dificultar a operação de equipamentos destinados a produzi-los, distribuí-los ou transportá-los.

Apropriar-se ou impedir a exploração de direitos de propriedade industrial ou intelectual ou de tecnologia.

Reter bens de produção ou de consumo, exceto para garantir a cobertura dos custos de produção.

Cessar parcial ou totalmente as atividades da Empresa sem justa causa comprovada.

Subordinar a venda de um bem à aquisição de outro ou à utilização de um serviço, ou subordinar a prestação de um serviço à utilização de outro ou à aquisição de um bem.

18

PAPEL DOS COLABORADORES

Colaboração de Informações

Os funcionários envolvidos em licitações, relações ou acordos relacionados às práticas desta Empresa, deverão facilitar o monitoramento do cumprimento restrito deste Manual com informações de seu conhecimento, sempre que solicitado. Caso o colaborador considere um caso de irregularidade muito complexo, solicita-se que o mesmo elabore um relatório com informações verídicas e, se possível, eventuais provas do ato fraudulento e o encaminhe imediatamente ao Comitê de Compliance pelos seus diversos canais de comunicação.

Empatia com Fornecedores

Longevidade: todos os Fornecedores da Dupatri devem ter ciência da sua intenção em manter a parceria em que a ética, a cortesia e o respeito deverão pautar a relação. Verbas: é expressamente proibido a todos os colaboradores a solicitação de verbas ou qualquer outro benefício aos Fornecedores da Dupatri. Documentação: fica proibida aos funcionários da Dupatri a adulteração de documentos enviados pelos Fornecedores, inclusive autorizações, cartas e e-mails encaminhados por estes. Ética: as compras de produtos da Empresa devem ser pautadas pela qualidade e segurança estabelecidos em bulas e descrições técnicas. Profissionalismo: a decisão de escolha de Fornecedores deve ser realizada de forma profissional, levando em conta os aspectos técnicos, de forma transparente e livre de influências que possam eventualmente ocorrer. Em outras palavras, o colaborador deve zelar pelo custo-benefício proporcionado por cada fornecedor, caso a caso. Compliance: toda relação deve levar em conta as regras de Compliance demonstradas no presente manual, tendo o fornecedor ciência destas.

19

DEVERES DA DUPATRI

Assim como os colaboradores exercem papel fundamental para a integridade da Empresa, a Dupatri também possui deveres que auxiliam na transparência e boa conduta profissional, ensejando um ambiente de trabalho íntegro.

Da Contratação

Não será realizada a contratação de nenhum ex-funcionário público no período de 6 meses após seu efetivo desligamento do serviço público. É proibida a contratação de indivíduos com histórico de fraudes, ilegalidades, corrupção, desvio de dinheiro público, dentre outros atos ilícitos previstos em lei. A Dupatri respeita os direitos humanos, e tem como princípios operacionais: - Não trabalhar com mão de obra infantil; - Não se utilizar de mão de obra forçada ou trabalho escravo; - Proporcionar um ambiente de trabalho seguro para os colaboradores; - Proibir e penalizar as práticas e ameaças de abusos físicos e morais. - Não aceitar qualquer ato de discriminação para a contratação de colaborador.

Patrocínios e Apoios

Não serão permitidos os patrocínios e apoios solicitados a instituições públicas em quaisquer tipos de eventos. No caso de eventos privados e particulares, a proposta será analisada pelo Comitê de Compliance desde que este evento tenha ligação com as atividades e interesses da Empresa.

20

DEVERES DA DUPATRI

Concorrência Leal

A Dupatri tem o comprometimento de concorrer em todos os seus processos de forma leal e transparente, prezando sempre pela livre concorrência e, nos casos de processos licitatórios, zelar pelo menor preço devido ao interesse social dos consumidores e da administração pública.

Fiscalização

A Dupatri Hospitalar está empenhada em fiscalizar e exigir o estrito cumprimento das normas descritas no presente Manual de Compliance, bem como no Regimento Interno. Para tal, serão realizadas diversas maneiras de monitoramento com o objetivo de barrar eventuais atos irregulares e, caso estes ocorram, aplicar as devidas penalidades.

Aplicação de Penalidades

Para os casos de violação e infração das normas contidas neste Manual de Compliance e da legislação vigente, serão aplicadas sanções proporcionais aos atos, sempre analisadas pelo Comitê de Compliance e seus respectivos líderes diretos. As sanções aplicadas aos casos de infração podem ser: advertência verbal, advertência escrita, suspensão, demissão por justa causa e rescisão contratual imediata. Para os casos gravosos, haverá dispensa do funcionário por justa causa e rescisão contratual imediata, sem escusar a responsabilidade legal deste, podendo o ato ser encaminhado aos órgãos policiais e fiscais, além de tomadas as devidas medidas judiciais e administrativas para que o agente responda pelos seus atos, podendo, ainda, ter que restituir ou ressarcir o dano causado. Faz-se necessário que os colaboradores da Dupatri tenham ciência de que a prática de atos proibidos pela legislação nacional (e até mesmo internacional) acarreta em responsabilidade pessoal. Com isso, a aplicação das penalidades descritas neste Manual não exclui a responsabilidade administrativa, penal e civil do funcionário pelo ato praticado. * A Dupatri reserva o seu direito de regresso contra o colaborador que cause eventual dano financeiro, moral ou de qualquer outra origem à Empresa.

21

CONSIDERAÇÕES

Apresentadas todas as regras que contemplam este Manual de Compliance, é preciso ressaltar que seu principal objetivo é tornar as relações nas quais a Dupatri esteja envolvida cada vez mais transparentes. Com isso, “fazer o que é certo” passará a ser um mantra. Todos os envolvidos, seja o diretor-presidente, diretores, funcionários, terceiros, prestadores de serviço, representantes, enfim, todas as pessoas que representem de alguma forma a Dupatri, deverão ter a disciplina de agir de maneira correta, íntegra, preservando sempre a imagem da Empresa. Em complementação, no entanto, é preciso ressaltar que o presente Manual de Compliance se atém às regras que devem ser aplicadas e utilizadas nas rotinas de trabalho, não estando as mesmas nele descritas de forma exaustiva. Mediante situações atípicas, para que atitudes precipitadas e prejudiciais não ocorram, caso o Colaborador venha a ter dúvidas sobre a maneira mais adequada de agir, recomenda-se que submeta suas dúvidas ao Comitê de Compliance, que pode ser comunicado a qualquer tempo em seus diversos canais de comunicação.

22

Incentivo à Inovação

A Dupatri apoia seus funcionários a promoverem, constantemente, novas ideias voltadas ao aperfeiçoamento dos procedimentos e rotinas de trabalho, visando sempre a melhoria contínua e o reconhecimento dos resultados alcançados.

Lisura das Informações

Todas as informações e dados compartilhados por esta Empresa às mídias e aos colaboradores devem ser, obrigatoriamente verídicos, estando sujeitos a conferência a qualquer tempo, em eventuais auditorias internas e externas. A Dupatri se compromete em atualizar sempre com exatidão os livros e registros financeiros e contábeis. Todas as transações devem ser verdadeiras quanto ao seu valor, quantidade e motivação. Isso significa que nunca será permitida a prática de caixa dois ou qualquer outro ato que vise o desvio de dinheiro desta Empresa.

COMPLIANCE

PROBIDADE

ÉTICA

TRANSPARÊNCIA

INTEGRIDADE

LEALDADE

JUSTIÇA

HONRA

VERDADE

DIGNIDADE

MORAL

RESPEITO

DECÊNCIA SERIEDADE

PUBLICIDADE

Matriz: Rua São Paulo, 31 – Vila Belmiro- Santos - SP – Cep: 11075-330- (13) 3228-8700 Filial: Av. José Severino, 3530 – Vereda dos Buritis- Catalão- GO- Cep 75709-616

WWW.DUPATRI.COM.BR