manoel cardoso linhares jornal - seha.com.br · jornal seha anos 69 entrevista manoel cardoso...

16
Curitiba | Edição 65 JORNAL SEHA ANOS 69 ENTREVISTA MANOEL CARDOSO LINHARES “O TURISMO, COMO EU DIGO, NÃO JOGA FUMAÇA NAS NUVENS, NÃO JOGA DEJETOS NOS RIOS, SÓ VENDE SORRISOS, FELICIDADE E SONHO.” Pág. 12 e 13 Pág. 03 Pág. 06 Pág. 09 CURITIBA Natal com mais de 70 atrações NOVA DIRETORIA Paranaenses na Abrajet nacional 53ª REUNIÃO Conselho Nacional do Turismo O presidente do SEHA, João Jacob Mehl, recebe das mãos de Marta Rossi, Marcus Vinicius Rossi (à esq.) e Eduardo Zorzanello, o troféu “Amigos do Festuris”. A homenagem aconteceu na abertura do Festuris Gramado, com presença de todo trade turístico brasileiro. PágS. 04 e 05 Panorama do Turismo

Upload: trinhanh

Post on 04-May-2019

226 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Curitiba | Edição 65

JORNAL

SEHA

ANOS69

ENTREVISTA MANOEL CARDOSO LINHARES

“O TURISMO, COMO EU DIGO,

NÃO JOGA FUMAÇA NAS NUVENS, NÃO JOGA DEJETOS

NOS RIOS, SÓ VENDE SORRISOS, FELICIDADE E SONHO.”

Pág. 12 e 13

Pág. 03 Pág. 06 Pág. 09

CURITIBA

Natal com mais de 70 atrações

NOVA DIRETORIA

Paranaenses na Abrajet nacional

53ª REUNIÃO

Conselho Nacional do Turismo

O presidente do SEHA, João Jacob Mehl, recebe das mãos de Marta Rossi, Marcus Vinicius Rossi (à esq.) e Eduardo Zorzanello, o troféu “Amigos do Festuris”. A homenagem aconteceu na abertura do Festuris Gramado, com presença de todo trade turístico brasileiro. PágS. 04 e 05

Pano

ram

a do

Tur

ismo

2 Curitiba, outubro de 2018

Parabéns aos associados aniversariantes de novembro

01.11 Renato Antonio Dedecek, do Restaurante Sabor Caseiro

03.11 Catarina Teixeira de Oliveira, do Motel Grand Prix

04.11 Paulo Roberto Socachewski, do Kaakupe Praia e Hotel Santa Paula

04.11 Mozart Franca, da Taurus Hotéis e Turismo

08.11 Angela Fressato, da Palmonari & Figueiredo

10.11 Zelir Massuchin, do Hotel Lira

16.11 Vanessa Belloni, do Hotel San Juan Executive

19.11 Josmery de Albuquerque, do Motel Poeme

19.11 Marco Antonio Fatuch, do Motel Oasis

20.11 Francisco Figueiredo, da Lanchonete do Assis

21.11 Caroline Negrão, do Zezito’s Bar

21.11 Izabela Amatuzzi Samways, do San Rafael Palace Hotel

ATENÇÃO AO FUTURO

25º Salão Paranaense do Turismo de 2019 tem comemoração em dose duplaAlém de seu próprio Jubileu de Prata, celebra o Jubileu de Ouro da ABAV-PR, que completa 50 anos

EDITORIAL

João Jacob MehlPresidente

Jonel Chede FilhoVice-Presidente

Lincolin T. Isahias TarquinioDiretor Financeiro

Karla Lemos SottomaiorDiretora Secretária

Zelir Tadeu MassuchinVice Presidente para Assuntos de Hotelaria e Hospedagem

Mauricio LaffitteVice Presidente para Assuntos de Alimentos e Bebidas/Buffet

Francisco Noronha FilhoVice Presidente para Assuntos

de Motéis

Marilisa BigarellaVice Presidente para Área de

Lazer e Entretenimento

Julio Cesar Hezel Diretor de Marketing

Henrique Lenz César FilhoDiretor para Assuntos

Nacionais

Orlando KuboDiretor para Assuntos

Estaduais

Marco Antonio FatuchDiretor vice-presid.da FBHA

Paulo Sérgio GralakDiretor de Patrimônio

Sidney BlinderDiretor

Conselho FiscalAlceu Antimo Vezozzo Filho

Luiz Procopiak de AguiarMichele Seleme

Conselho Fiscal SuplenteJayme Canet Neto

Joel MalucelliMarcos Gamper

EXPEDIENTE

Rua Júlia da Costa, 64 - São Francisco - Curitiba - ParanáFone: (41) 3323 8900 www.seha.com.br

Jornalista Responsável:Pierpaolo Nota

Edição: Eliseu Tisato

Valeu, Marta!!!Imposs íve l começar

esse editorial sem ser pelo agradecimento à Marta Rossi, responsável pelo Festur is Gramado, que gentilmente homenageou--me nessa edição da Feira com o troféu “Amigos do Festuris”. Um orgulho sem igual fazer parte de um seleto grupo que contribui para a evolução e desen-volvimento constante de um dos maiores eventos de turismo da América do Sul.

É no comando dela, de Eduardo Zorzanello e de muitos outros empresá-rios, unidos, que respiram o turismo, que Gramado tem prosperado rapidamente sua vocação e desen-volvimento turístico.

Desenvolvimento que atestamos também em nos-sa cidade, Curitiba. Fruto de um trabalho planejado e bem feito, executado por várias entidades unidas e comandado em sua essência pela Paraná Turismo e Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. Pa-rabéns a todos os envolvidos! Pesquisas chegam a demonstrar o incremento de 22% de turistas a mais circulando pela capital paranaense.

E se é para falar de notícias boas, temos as ex-pectativas futuras que vem por aí. Visto que todo trade acredita, e muito, que nosso vice-governador Darci Piana vai trabalhar forte em prol do turismo. Ele conhece e sabe a força que tem a indústria sem fumaça. É dos nossos!

No mais, espero para me despedir e desejar boas festas em nossa última edição do ano, que trará a retrospectiva de todo nosso trabalho em 2018, executado por uma diretoria dedicada e uma equipe profissional.

Avançamos muito! Vamos avançar mais!

Um forte abraço.

João Jacob Mehl

GESTÃO 2018-2021

O próximo mês de maio vai marcar para sempre o turismo paranaense. É

que está confirmado para os dias 3 e 4 o 25º Salão Paranaense de Turismo, que comemora seu Jubileu de Prata, junto com a celebração do Jubileu de Ouro da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná, que completa bem ativas cinco décadas.

Como todos os anos, o foco do evento é os agentes de viagens, os verdadeiros elos da cadeia do turismo. Mas entre os segmentos representados no Salão estão re-des hoteleiras, companhias aére-as, operadores, consolidadoras, locadoras de veículos, destinos

turísticos nacionais e internacio-nais, cruzeiros marítimos, órgãos oficiais do Turismo, prestadores de serviço do setor, entre outros.

Segundo o presidente da ABAV-PR, Antonio Azevedo, o 25º Salão Paranaense do Turis-mo é uma grande oportunida-de para agentes de viagens e profissionais do trade turístico fazerem negócios, da prospec-ção à consolidação de novas parcerias estratégicas. “O evento tem caráter múltiplo, permite a criação de oportunidades únicas, proporciona a seus participantes networking, capacitações e tudo que a indústria do Turismo pode oferecer”, salienta Azevedo.

Assim como no ano passado,

o Salão está programado para acontecer no Expo Unimed Curi-tiba e tem idealização, promoção e organização da ABAV-PR. Em breve serão abertas as inscri-ções de participação do evento. Mais informações através do 41 3233 3411.

Serviço25º Salão Paranaense do

TurismoIdealização, promoção e orga-

nização ABAV-PRDias 3 e 4 de maio de 2019No Expo Unimed Curitiba –

Avenida Pedro Viriato Parigot de Souza 5300 – Campo Comprido

Mais informações 41 3233 3411

Antonio Azevedo, presidente da ABAV-PR

Foz do Iguaçu: principal destino de turismo no Paraná

3 Curitiba, outubro de 2018

NATAL DE CURITIBA - LUZ DOS PINHAIS

Temporada natalina commais de 70 atraçõesProgramação vai até dia 23 de dezembro, tem espetáculos para todos os gostos

Cerca de cinco mil pessoas parti-ciparam dia 22 de novembro da estreia do Auto de Natal – Espírito

de Amor e Confraternização, no Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba.

O espetáculo de rua gratuito abriu a programação da segunda edição do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais, a tempo-rada natalina da capital paranaense, que terá mais de 70 atrações espalhadas pela cidade até o dia 23 de dezembro.

Moradores da capital, turistas e auto-ridades acompanharam a apresentação, uma produção da Fundação Cultural, se-melhante a uma ópera a céu aberto, com interpretações musicais e uma sequência de cenas do nascimento de Jesus Cristo.

“Vamos ocupar Curitiba com a alegria das famílias da capital e de quem visita à cidade”, disse o prefeito Rafael Greca, em referência ao início do espetáculo no Largo da Ordem e a toda programação

natalina.Ao término do espetáculo e da cami-

nhada do público ao local da estrela sím-bolo ao nascimento de Cristo, um show de fogos de artifício “pet friendly” (sem barulho que afete os animais), iluminou o céu da região central.

As encenações tiveram como cenário os casarões históricos do Largo da Or-dem, onde atores e atrizes recontaram o nascimento do Menino Jesus.

A caminhada foi feita desde a altura do Palacete Wolf, sede do Instituto Mu-nicipal de Turismo, até a frente da Casa Romário Martins, onde ficou o Presépio Vivo do espetáculo. Após o auto, foi realizado um concerto no Memorial de Curitiba, com apresentação do projeto Nosso Canto (que inclui corais das dez regionais da cidade) e da Orquestra Big Belas Band, com regência de Mara Campos.

As encenações no Centro Histórico serão reapresentadas, todas as quartas e quintas-feiras, até o dia 13 de dezembro, sempre às 20h30. Neste dias, às 19h30, também ocorrem apresentações no Me-morial de Curitiba.

A abertura da programação reuniu diversas autoridades, entre elas, o vice--prefeito e secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Eduardo Pimentel; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Cas-tro; o secretário de Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi e a presidente da Fundação Social (FAS), Elenice Malzoni, entre outros.

Toda a programação do Natal de Curi-tiba: Luz dos Pinhas pode ser conferida no site http://natal.curitiba.pr.gov.br/.

Daniel Castellano / SMCS

A estreia do Auto de Natal - Espírito de Amor e Confraternização, marcou a abertura das festividades na cidade

4 Curitiba, outubro de 2018

Encerrou no sábado, dia 10 de novembro, a 30ª edição do FESTURIS Gramado - Feira

Internacional de Turismo. A apre-sentação dos números do evento ocorreu em coletiva de imprensa com jornalistas do Brasil, Argentina, Portugal, Espanha, Uruguai, Chile, Peru, Paraguai e Estados Unidos. Os diretores do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, anunciaram a nova data para 2019: 07 à 10 de novembro, além dos números da edição que são corroborados pela Universidade de Caxias do Sul, em estudo que é coordenado pelo professor Maguil Marsilio.

Considerado pelo trade a mais efetiva plataforma de negócios da América do Sul, os resultados po-sitivos foram comemorados pelos diretores e autoridades que partici-param da coletiva de imprensa. Bob Santos, secretário Nacional de Qua-lificação e Promoção do Turismo (que representou o Ministério do Turismo, presente na Feira com a maior área: 350 metros quadrados), José Carlos Ramos de Almeida, se-cretário de Turismo de Gramado e João Machado, presidente da ABAV do Rio Grande do Sul.

“Eu viajo o mundo em eventos, mais de 400 ao ano, e posso dizer que o FESTURIS se destaca entre eles”, disse o secretário Bob Santos, que ainda ressaltou a importância da parceria do Ministério do Turis-mo do Brasil com o evento.

Já o secretário de Turismo de Gramado, José Carlos Almeida, sa-lientou a importância para Grama-do e região, pelo fortalecimento do Turismo através do FESTURIS. João Machado, presidente da ABAV-RS, apontou os sentimentos dos agen-tes de viagens: “Estão todos muito felizes e satisfeitos com os contatos qualificados e pelo sucesso e quan-tidade de profissionais circulando na feira que está linda, renovada e com muitas novidades como o Me-eting, que é a oferta de conteúdo”.

“Um evento que a gente sabe que foi muito bem sucedido, é o feedback que recebemos nos corre-dores. Estamos muito agradecidos”, destacou Marta Rossi que lançou ainda a novidade para 2019: o Espaço Wedding.

“Trouxemos uma feira dife-renciada, com inovação, novos, espaços, novo layout e muito cres-cimento qualitativo”, disse Eduardo Zorzanello.

A coletiva teve ainda homena-gem do FESTURIS aos 30 anos do Futebol FESTURIS. Foram homena-geados: Rodrigo Canielas, Larri Doi-

le, Valmir Nunes, Jorge Espíndola e Rubens Regis.

Outra homenagem foi prestada pela Confraria Nacional de Jor-nalistas de Turismo, que realizou a entrega do troféu Catavento de Prata pela 30ª edição do evento.

Homenageados também os pro-fissionais de Turismo, nomeados Embaixadores do FESTURIS, que divulgam o evento no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e são responsáveis por levar ao evento os agentes de viagens do Sul do país. Foram homenageados: Roberto Bacovis, do Paraná, Con-ceição Junkes, de Santa Catarina e Jander Barbosa do Rio Grande do Sul. O executivo de Turismo Luciano Teixeira recebeu o troféu por levar mais de 500 agentes de viagens ao evento.

Números da 30ª edição

300 milhões de reais em geração de negócios a partir de contatos realizados na Feira de Negócios;

15 mil participantes entre profissionais de turismo, estudantes e imprensa;

65 destinos internacionais;

20 milhões de reais de impacto econômico para a Região das Hortênsias;

5 por cento de aumento em número de expositores com relação a 2017;

24 mil metros quadrados de área na Feira de negócios;

250 palestras e workshops;

Mais de 450 jornalistas e influenciadores digitais do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Espanha, Portugal e Estados Unidos.

Os 30 anos do evento foramcomemorados com homenagens

Festuris Gramado melhor a cada ano que passa

5 Curitiba, outubro de 2018

Durante a solenidade de abertura do FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, dia

sete de novembro, foram homena-geados com o Troféus Amigos do FESTURIS: Ingrid Davidovich, Carlos Augusto Nascimento, Jandir Lancini, João Jacob Mehl, Jorge Almeida, Juani Quevedo, Marcelo Kaiser, Margarete Fatima Lucca, Ramón Bahamonde, Ricardo Acosta, Roberto Wagner e Zanis Coelho.

Em suas falas, os CEOS do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, agradeceram os clientes, equipe, par-ceiros e prestaram homenagem aos familiares e também à fundadora do FESTURIS, Silvia Zorzanello (in me-moriam), que junto com Marta Rossi iniciou a trajetória da Feira Interna-cional de Gramado.

Alexandre Sampaio, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Servi-ços e Turismo, Guilherme Paulus, CVC, e o ministro do Turismo do Brasil, Vinícius Lummertz, destacaram em seus discursos a importância da união dos profissionais em prol do turismo para que o setor seja protagonista já em 2019, a partir do novo cenário político brasileiro.

“É parte da nossa missão, chamar o mundo para vir ao país. A oportu-nidade que for dada ao Turismo será retornada à população. O FESTURIS, em 30 anos, é símbolo deste esforço e desta projeção”, disse o ministro Vinícius Lummertz.

Homenagem foi entregue durante solenidade de abertura da Feira Internacional de Turismo de Gramado

João Jacob Mehl recebe troféu Amigos do Festuris

RECONHECIMENTO

Gustavo Silveira Merolli

Presidente do SEHA entrou para a nobre galeria dos que contribuíram para o incremento do evento

Associe-se ao SEHA e conte com assessoria jurídica gratuita

Conte também com acompanhamento em ações trabalhistas

6 Curitiba, outubro de 2018

Jean Luiz Féder é o diretor financeiro e Mary Schaffer do Conselho Fiscal. Posse aconteceu durante a realização do 35º Congresso da entidade

Dois paranaenses na nova diretoria da Abrajet Nacional

REPRESENTATIVIDADE

PENSANDO SEMPRE EM OFERTAR MAIS SERVIÇOS E BENEFÍCIOS PARA OS ASSOCIADOS O SINDICATO AMPLIOU SEU LEQUE DE PARCERIAS JURÍDICAS. DESTA VEZ, COM O ADVOGADO DA ÁREA CRIMINAL PREVENTIVA E CONTENCIOSA FRANCISCO AUGUSTO NORONHA NETO. COM O NOVO CONVÊNIO, ASSOCIADOS SEHA TÊM DIREITO À PRIMEIRA CONSULTA GRATUITA E AS COBRANÇAS SEGUINTES OBEDECEM A TABELA DA OAB-PR.

PARA SABER MAIS LIGUE 41 3323 8900

O jornalista catarinense Evandro No-vak foi aclamado através de chapa única, como presidente nacional da

Abrajet - Associação Brasileira de Jornalis-mo de Turismo. A eleição aconteceu dia 22 de novembro, durante a realização do 35º Congresso Nacional da entidade, no Costão do Santinho. A chapa da nova diretoria, que vai comandar até 2020, conta com a presença de dois paranaenses. Os jornalis-tas Jean Luiz Féder, que é presidente da Abrajet-PR e assume a diretoria financeira da Nacional e Mary Schaffer, empossada no Conselho Fiscal.

“Assumo esta instituição com um dever muito grande que é de unificar todas as nossas forças. Precisamos, com as sec-cionais, fortalecer a Abrajet, resgatar sua unidade em cada Estado. Agradeço ao meu vice Nilton Guedes do Pará, ao meu dire-tor financeiro, Jean Luiz Féder do Paraná e todos os demais da diretoria, salientou Novak, que assume no lugar da jornalista Miriam Petrone.

Durante o evento foi aclamada a cidade de Petrópolis como sede da 36ª Edição do Congresso da Abrajet, que deve acontecer em outubro ou novembro de 2019.

Pierpaolo Nota

Evento aconteceu no Costão do Santinho, no dia seguinte da 53ª reunião do Conselho Nacional de Turismo

SEHA OFERECE NOVO CONVÊNIO JURÍDICO AOS ASSOCIADOS

O SEHA marcando presença no estande da Paraná Turismo e Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, no Festuris Gramado. João Jacob Mehl, Lincoln Tarquínio e Marco Antonio Fatuch.

7 Curitiba, outubro de 2018

Confira nota divulgada à imprensa e associados na íntegra

Resultados mostram aumento de 3% no acumulado do ano, enquanto as despesas de brasileiros no exterior recuaram 1,93% no mesmo período

CNC emite nota oficial sobre Representação do Turismo

HORA DE UNIÃO

“A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) segue representando o Turismo nacionalmente e apoiando o crescimento das atividades produtivas do setor.

A CNC esclarece que a decisão profe-rida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 7 de novembro de 2018, referente ao processo nº 0000258-18.2010.5.10.0014, ajuizado perante a 14ª Vara do Trabalho de Brasília, ainda não transitou em julgado. A decisão, favorável à Confederação Nacional do Turismo (CNTur), nesse caso, refere-se apenas ao recebimento de valores relativos à contribuição sindical patronal e não trata da representação sindical.

Com relação à representação sindical do Turismo, a CNTur, na tentativa de ser reconhecida como representante de todas as empresas de turismo, foi derrotada em sua pretensão, e seu pleito, referente ao processo nº 0000159-84.2010.5.10.002, julgado improcedente em todas as instân-cias, sob o argumento de que o Registro Sindical concedido à CNTur pelo Ministério do Trabalho limita a sua representação apenas às entidades a ela filiadas.

Assim, a representação sindical dos setores de Turismo e Hospitalidade perma-nece calcada na liberdade de associação de escolha dos sindicatos e federações.

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), que representa 67 sindicatos de hotéis, restaurantes, bares e

similares em todo o País, optou, por meio do seu Conselho de Representantes, ter suas atividades coordenadas pela CNC. Além da FBHA, existem mais de 70 sindi-

catos de Turismo e Hospitalidade (5º Grupo do plano da CNC – art. 577, CLT) filiados às Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércios) nos Estados e que

integram o Sistema Comércio, contabilizan-do mais de 140 sindicatos do setor filiados à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).”

Os gastos dos turistas estrangeiros no Brasil apresentaram aumen-

to de 3% no acumulado do ano, na comparação com o mesmo período de 2017. De janeiro a outubro, os visitan-tes internacionais deixaram nos destinos brasileiros cerca de US$ 4,96 bilhões, enquanto nos 10 primeiros meses do ano passado a receita cambial do turismo fechou em US$ 4,82 bilhões.

Apesar do resultado positivo, em outubro, se-gundo dados divulgados nesta terça-feira (27) pelo Banco Central, os gastos internacionais chegaram a US$ 455 milhões. O volume

corresponde um percentual 1,58% menor do que os US$ 463 milhões, registrados em 2017. A queda no mês de outubro, no entanto, é menor do que a apurada em setembro: 8,28%.

No movimento inverso, os brasileiros estão gastan-do menos no exterior, com quedas consecutivas desde junho passado, no compara-tivo com os mesmos meses de 2017. A despesa cambial do turismo foi de US$ 15,47 bilhões no acumulado do ano, o equivalente a uma re-dução de 1,92%. Da mesma forma que no mês de outu-bro o volume de gastos, de US$ 1,6 bilhão, recuou 2%.

Gastos de turistas internacionais crescem no país

8 Curitiba, outubro de 2018

JURÍDICOSAÚDE, SEGURANÇA, SEGURO, CONSULTORIA E OUTROS

ESPECIALIZAÇÃO

DR. FRANCISCO NORONHA NETO – CRIMINAL

Assessoria jurídica criminal preventiva e contenciosa e elaboração de pareceres jurídicos criminais. A primeira consulta é gratuita e as cobranças seguem os valores mínimos da Tabela da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Estado do Paraná.

DRA. ANA LIRIA AMBONATTI - ASSESSORIA JURÍDICA

Serviços de assessoria jurídica na área cível, previdenciária e família – indenizações, reparação de danos, direito do consumidor, entre outras. Valores baseados na Tabela da Ordem dos Advogados do Brasil; primeira consulta gratuita.

AMAZONAS DE ALMEIDA PIMENTA & BUENO ADVOGADOS ASSOCIADOS

Especializada no ramo tributário e empresarial, realiza, entre outras atividades, um procedimento no quesito suspensão, recuperação e compensação de créditos relativos ao INSS patronal.

ANDRÉ FATUCH NETO ADVOCACIA

Escritório especializado conveniado. Consultoria, assessoria, defesa e acompanhamento jurídico em ações trabalhistas gratuito para associados SEHA.

ANDRAUS TOMKIW PETRY GRANDINETTI ADVOGADOS ASSOCIADOS

Consultoria trabalhista e comercial, assessoria, defesa e acompanhamento jurídico gratuito para associados SEHA.

POLICLÍNICA SANTIAGO

Exames admissionais, periódicos e demissionais gratuitos. Além disso, é possível fazer PPRA, PCMSO e PPP a preços muito abaixo do mercado.

TRANSRESÍDUOS

Desconto especial para associados SEHA na coleta de resíduos e também na elaboração de plano gerenciamento de resíduos e sólidos.

IFASEG - PROGRAMA DE SEGUROS DE RISCOS E RESPONSABILIDADE

Proteção de seguros que abrange muitos dos riscos que seu estabelecimento está exposto.

PROTECTA CORRETORA DE SEGUROS - CONSULTORIA E ANÁLISE DE SEGUROS

Ampla linha de seguros com condições especiais e exclusivas. Tipos de seguros: Patrimonial, Frota de Veículos, Responsabilidade Civil, Seguro de Vida, Seguro Saúde, Planos Odontológicos, Acidentes Pessoais para Hóspedes, Responsabilidade Civil Hoteleira.

JR CONSULTORIA – EMPRESA JUNIOR UFPR

Consultoria especializada em Gestão e Administração com preços especiais.

CERTIFICADO DIGITAL - CONVÊNIO SEHA E ACP

Uma parceria com a ACP garante valores especiais para fazer ou renovar o Certifi cado Digital da sua empresa. A partir de R$175,00, parcelado em três vezes.

CURSOS E PÓS-GRADUAÇÕES

Descontos em cursos e pós-graduações em instituições como Universidade Positivo, Facinter, OPET e Spei.

O SEHA oferece diversos convênios em diferentes áreas para apoiar o desenvolvimento e crescimento da sua empresa.

Confi ra! CONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOSCONVÊNIOS

INFORMAÇÕES: (41) 3323 8900

9 Curitiba, outubro de 2018

Evento foi no Costão do Santinho e teve como pauta principal a continuidade do atual comando no MTur

53ª reunião do Conselho Nacional de Turismo

PLANEJAMENTO

As principais lideranças do turismo no Brasil aprovaram, por unanimi-dade, dia 20 de novembro, docu-

mento que recomenda ao novo governo a manutenção do Ministério do Turismo como “pasta única, exclusiva e forte para dar as respostas necessárias ao mercado e liderar o novo ciclo de crescimento do país, como já ocorreu com o agronegó-cio”. A moção de apoio será entregue aos representantes do governo de transição, em Brasília. O balanço da atual gestão foi outra pauta da 53ª reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT) realizada no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). Também por unanimidade foi aprovada a entrada da Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur) no CNT. O Jornal do SEHA esteve cobrindo o evento e traz a matéria em primeira mão aos associados do Sindicato.

Na lista de conquistas do MTur foram apontados o aumento de 39% do pedido de vistos após o e-Visa, a atração de em-presas aéreas especializadas em passa-gens de baixo custo como a Sky Airline e Norwegian, o empenho de R$ 450 milhões para obras estratégicas de infraestrutura e a disponibilização de R$ 410 milhões

Pierpaolo Nota

Também por unanimidade foi aprovada a continuidade do Ministério do Turismo como pasta única

para micro empresas pelo Fungetur, além dos R$ 3,8 bilhões em projetos apresen-tados ao Prodetur e a inscrição, até o momento, de 25 mil pessoas no curso de qualificação Brasil Braços Abertos (BBA).

“O Brasil tem o maior potencial do mundo de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Estamos falando de um setor que tem tudo para liderar o novo ciclo de desenvolvimento do país”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, que pediu uma moção em reconhecimento ao trabalho realizado por Kátia Bogea à frente do Instituto de Patrimônio Artístico Histórico e Natural (Iphan). “É uma profis-sional que sempre trabalhou em parceria com o turismo”, destacou.

Autor da proposta de elaboração de um documento em defesa da manutenção do MTur, Elzário Pereira da Silva Júnior sustentou que o setor “não deve se calar” diante da perspectiva do novo governo em fundir o Turismo a outra Pasta da Es-planada. “Temos de manter essa conquista histórica”, comentou. Também esteve na pauta da 53ª reunião do CNT a apresen-tação da nova campanha de marketing do MTur e o balanço das câmaras temáticas de turismo.

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação realizará, no próximo dia 5 de dezembro, no Copa Sul Hotel, no Rio de Janeiro, reunião de diretoria e do Conselho Fiscal, com a presença dos presidentes de sindicatos patronais do Brasil. Uma das ações do dia será o anúncio da recondução do presidente do Sindicato Empresarial de Hotéis e Alimentação de Curitiba (SEHA), João Jacob Mehl, ao cargo de representan-te da Região Sul da federação.

Já no dia 6, haverá a reunião do Con-selho Empresarial de Turismo e Hospita-lidade, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), também no Rio. Os membros efeti-vos do Cetur vão fazer um balanço sobre o ano de 2018, sobre as expectativas para o próximo ano e participarão do Seminário Eventos em Debate. Também está progra-mada uma homenagem ao atual ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

“Encerramos mais um ano com muito trabalho e já vamos começar a nos prepa-

Jacob Mehl reconduzido ao cargo de representante da Região Sul da FBHA Responsável pela transição de governo, o

futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, anun-ciou dia 28 de novembro o deputado Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG) como futuro ministro do Turismo.

O anúncio foi feito no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde funciona o gabinete de transição. O presidente eleito Jair Bolsonaro estava presente ao evento.

Marcelo Álvaro Antônio tem 44 anos e foi reeleito em outubro para o segundo mandato como deputado federal. Ele conquistou a vaga na Câmara como o candidato mais votado em Minas Gerais, com 230 mil votos.

Nascido em Belo Horizonte, Antônio foi verea-dor da capital mineira antes de se eleger deputado pela primeira vez, em 2014. O futuro ministro já foi filiado a PRP, MDB, PR e, neste ano, migrou para o PSL, partido de Bolsonaro. Ele integra a frente parlamentar evangélica no Congresso Nacional. Na Câmara, participou de comissões externas de acompanhamento de ações sobre o vírus da zika e da situação hídrica dos municípios mineiros. No ano passado, o futuro Ministro do Turismo votou a favor do prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer para o Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2016, votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff.

rar para 2019. A expectativa é boa para 2019. Principalmente com a confirmação da manutenção do status de ministério à pasta de Turismo. O setor está confiante de que o setor terá presença mais expressiva na iniciativa privada”, disse Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Brasil tem novo Ministro do Turismo

Alex

Fer

reira

/Câm

ara

do d

eput

ados

Marcelo Álvaro Antônio tem 44 anos e foi reeleito em outubro para o segundo mandato como deputado federal

10 Curitiba, outubro de 2018

São as peças da coleção Curitibéra, alusiva ao título conquistado pela cidade ano passado, de Capital da Cerveja Artesanal.

Curitiba tem nova linha de suveniresLEMBRANCINHAS

Agora, turistas em visita à capital paranaense já podem levar como lembrança novas sugestões da li-

nha SouCuritiba. Numa relação de 59 pro-dutos, a novidade nos pontos de venda desses suvenires são as peças da coleção Curitibéra, alusiva ao título conquistado pela cidade, ano passado, de Capital da Cerveja Artesanal.

Desenvolvidas por quem vive em Curitiba, as lembranças misturam design inovador, criatividade e bom-humor. Nesse contexto, a cerveja artesanal se tornou tema para chaveiro, porta-copo, abridor de garrafa, kit de imãs postais, jogos americanos, mapa do roteiro cer-vejeiro da cidade e até uma growler bag – recipiente especial para o transporte da bebida mais popular da cidade.

“Sempre gostamos de cervejas arte-sanais e, por isso, pensamos em fazer algo prático e com estilo, para as pessoas carregarem e servirem sua bebida”, co-

menta uma das criadoras da growler bag, Thais Fernandes. O produto é de vidro, com capacidade para armazenamento de um litro, e tem bolsa de revestimento em couro sintético.

Ainda entre os novos suvenires do SouCuritiba estão uma caneca com a “tabela periódica curitibana”, um jogo de porta-copos transformados depois em capivara (mascote do destino) e o Bératone, kit de imãs de geladeira com as cores das cervejas artesanais, como em uma escala Pantone.

Ao todo, os turistas encontram 229 produtos em catálogo. A fabricação envolve 68 empreendedores. “Estamos conseguindo cumprir com a nossa missão, de desenvolver souvenires inspiradores e gerar oportunidades locais. Ficamos muito satisfeitos com os novos produtos”, assinala Patrícia Albanez, consultora do Sebrae-PR e gestora do projeto SouCu-ritiba. O growler bag é a novidade que os turistas mais gostam

11 Curitiba, outubro de 2018

Curso Bartender4 a 7 de dezembro

13h30 às 17h30Professor Marcelo Rocha

características de confecção, apresentação, manipulação de bebidas;

postura profissional;

grupos, categorias e modalidades das bebidas para que possam atender aos clientes de acordo com os padrões da IBA (InternationalBartenderAssociation).

Durante as aulas, você vai aprender:

Vagas limitadas! Inscreva já seus colaboradores.

Associado SEHA tem duas vagas gratuitas por curso

Idade mínima do participante 18 anos.

12 Curitiba, outubro de 2018

O “Baixinho” mais respeitado do turismo brasileiro

Pode-se dizer que o presidente da ABIH Nacional é um cearense de “raiz”, que gosta de ser intitulado de “cabra da peste”

ENTREVISTA MANOEL CARDOSO LINHARES

“E pode ter certeza que, após o Carnaval, quando as coisas começam no país, o “Baixinho” aqui vai estar lá em Brasília, na Câmara e no Senado para defender nossa hotelaria.”

“A ABIH é a entidade mais antiga do turismo. É um prazer enorme ser o primeiro cearense a representar esta entidade.”

Em dia de agenda cheia no Costão do Santinho, o presidente da ABIH

Nacional, o cearense Manoel Cardoso Linhares, achou um tempo para conversar com o Jornal do SEHA. A entrevista foi exatamente depois do Fórum de Turismo da Revista Exame e an-tes da 53ª reunião do Conselho Nacional de Turismo, entre um café e outro. O papo, que já era para ter acontecido na semana anterior no Festuris, em Grama-do, foi rápido e objetivo. Alegre e contagiante. Como o próprio entrevistado, que se intitula de “baixinho” e chama a todos de “baixinho”. Figura única, sim-ples, folclórica. No jeito de falar e de tratar. Amigo querido de todo trade turístico. E mais uma vez no Jornal do SEHA.

Jornal do Seha - Dia 09 de novembro que passou foi Dia do Hoteleiro e de comemoração dos 82 anos da ABIH Nacional. Como é comandar uma enti-dade tão tradicional com essa jovialidade?

Manoel Cardoso Linhares - (risos) É um prazer muito gran-de de hoje estar na presidência da ABIH Nacional, entidade que fez agora, em 09 de novembro, 82 anos. É uma responsabili-dade muito grande. Como você sabe, a ABIH é a entidade mais antiga do turismo. É um prazer enorme ser o primeiro cearense a representar esta entidade.

Conotel 2019. Com data definida, em Goiânia, em maio. Novidades?

MCL - Logo que assumimos a ABIH em janeiro tivemos poucos meses para fazer o Conotel 2018, em Fortaleza. Mesmo assim, tivemos 3.586 participantes e levamos 82 jor-nalistas. Agora, com esse tempo maior, eu tenho certeza que nós iremos fazer um Conotel bem maior. Precisamos do apoio do

governo de lá, da prefeitura, das entidades e também de outros patrocínios para fazer acontecer este evento que só cresce.

Assim como em 2018, vai visitar todas as ABIHs Estadu-ais novamente para divulgar a edição 2019?

MCL - Com certeza. Esse “Bai-xinho” aqui, como dizem, “um cabra da peste”, vai sim (risos). Visitei todas as ABIHs e agora, a partir de janeiro continuo minha peregrinação, mostran-do a importância de participar do Conotel e da Equipotel, que após doze anos distantes, even-to que nasceu dentro do Cono-tel, eu trouxe esse “casamento” de volta. Era para nunca ter se separado.

Falando em evento, como foi a avaliação do Festuris, realiza-do em Gramado?

MCL - Eu só tenho a agra-decer a Marta, seus sócios e equipe. O Festuris hoje é um evento consolidado, referência para o Brasil e também para outros países. Assim, só tenho a agradecer este destino forte de Gramado e de ter o prazer de estar tão perto de vocês.

Qual a avaliação da ABIH Nacional quanto ao governo que comanda o Brasil a partir de 2019?

MCL - Tivemos a oportunida-de de entregar um documento mostrando a todos os presiden-ciáveis o que era o Turismo, essa cadeia que impacta em 52 setores, que é a maior indús-tria e não tem nem chaminé. O Turismo, como eu digo, não joga fumaça nas nuvens, não joga dejetos nos rios, só vende sorrisos, felicidade e sonho. En-tão, esperamos que o próximo presidente olhe para essa in-dústria como eu disse para ele: “não tem outra saída se não for

através do Turismo para acabar com esse desemprego”.

O que será discutido aqui hoje? (entrevista aconteceu mi-nutos antes da 53ª reunião do Conselho Nacional de Turismo)

MCL - Hoje será realizada a última reunião e, acredito que estejam presentes todas as entidades. Devemos estar discutindo vários eventos.

Existem alguns problemas que permeiam toda a cadeia do turismo. As plataformas di-gitais, por exemplo, é um deles. Não sei se estará em pauta ou não, mas como a ABIH está se movimentando diante disso?

MCL - Nós não somos contra a tecnologia. Enquanto bate-mos este papo alguma coisa está surgindo em outro lugar. Agora, o que queremos é que seja algo igualitário. Você sabe que a carga tributária no Brasil é uma das maiores do mundo. A hotelaria paga seus tributos, gera emprego, tira suas licenças e não é correto o que está acon-tecendo hoje no Brasil, onde já se fecharam 159 hotéis. Hoje o hoteleiro é um guerreiro. Não só ele como o empresário no Brasil, para abrir um negócio é muito difícil enfrentar a buro-cracia, a carga tributária, etc. Assim, tenho o plano de ficar em Brasília para defender esses projetos de lei que são contra o hoteleiro. Hoje, na Câmara e no Senado, para se ter uma ideia nós temos 532 projetos de lei e a maioria é contra a hotelaria.

Em que sentido? Nós já vi-mos cada coisa por aí... Mas qual mereceria destaque? Al-gum mais grave?

MCL - Tem muitos. Eu vou dar o exemplo do da Acessi-bilidade, que estão querendo “taxar” em 10%. Você sabe que nos Estados Unidos o percen-tual é de 2%. Mesmo com 2% a

hotelaria hoje não ocupa estas vagas. Seria muito bom que se ocupassem os 10%, aí colocarí-amos o que fosse preciso. Mas o que acontece é que, estes 2% que existem hoje não são uti-lizados. E quando você oferece um apartamento adaptado para outro hóspede ele não quer ficar. Eu não tenho nenhuma restrição para ficar, mas mui-tos tem. Você já pensou mexer em um hotel, por exemplo em Minas Gerais, numa cidade his-tórica. Muitos pensam que fazer um apartamento com acessi-bilidade é baixar um espelho, baixar uma fechadura. Você mexe na instalação elétrica, hidráulica, sanitária, etc. Para um hoteleiro que tem seu hotel a cem anos, histórico, como vai mexer numa instalação dessas? Nós temos que mostrar para os nossos representantes que façam um estudo, veja quanto é a ocupação hoje desses 2% que nós temos. Nós queremos, somos a favor, temos que dar poder igualitário a pessoa que tem deficiência, mas desde que mostre a ocupação, que hoje não atinge nem os 2%.

Estive numa palestra do pessoal do FOHB e eles deram a entender que é quase impos-sível mudar a lei. O que eles queriam seria fazer algumas adequações a ela. Esse é o ca-minho?

MCL - Sim, seria esse o ca-minho. Nós não temos só o deficiente visual. Nós temos diversas outras necessidades. Então, pegar estes 5% que nós chegamos num acordo e distribuir, está entendendo? É colocar uma cama mais refor-çada, colocar uma fechadura mais baixa, e por aí vai. É dis-tribuir esse número para cada deficiência.

ECAD, direitos autorais... sempre uma novela. Algo novo,

13 Curitiba, outubro de 2018

“Hoje o orçamento da Embratur é de cerca de USD 17 milhões. Para se ter uma ideia na Argentina esse número é de USD 90 milhões, no Peru USD 70 milhões...Quem não está na prateleira não é lembrado.”

mais significativo?MCL - Quanto ao ECAD a

hotelaria reivindica o seguinte: o apartamento dentro de um hotel é uma área privada, assim nós somos a favor que o apar-tamento seja uma extensão da residência do nosso hóspede. Agora, vamos cobrar da área comum. E cobrar um valor que seja razoável. Estamos esperan-do também que, com essa nova lei, nós consigamos ajustar isso. E pode ter certeza que, após o Carnaval, quando as coisas começam no país, o “Baixinho” aqui vai estar lá em Brasília, na Câmara e no Senado para defender nossa hotelaria.

Quais são as perspectivas da ABIH para 2019?

MCL - A ABIH é uma entidade que vem fazendo um trabalho muito bom, na administração do ex-presidente Dilson Fon-seca Junior, estou dando minha

contribuição, e espero que o próximo presidente também dê continuidade, defendendo sempre a hotelaria, defendendo nosso setor e principalmente os hoteleiros, que são “guerreiros” por manterem seus negócios em funcionamento, visto que já se fecharam 159 hotéis.

Esse dado é de quanto tem-po?

MCL - De uns dois anos para cá. Depois das Olimpíadas do Rio, uma das melhores ocupa-ções e valores de hospedagens era no Rio de Janeiro. Hoje baixou muito. Não só lá. Em Salvador fecharam 23 hotéis. É isso que nós temos que lutar, para não fechar mais hotéis no Brasil. É procurar taxar estes aplicativos. Já que a Embratur, a nossa entidade de divulgação tem muito pouco recurso. Hoje o orçamento da Embratur é de cerca de USD 17 milhões. Para

se ter uma ideia na Argenti-na esse número é de USD 90 milhões, no Peru USD 70 mi-lhões. Um país como o nosso, no Norte com o Amazonas, no Centro-Oeste com o Pantanal, Nordeste com suas praias, no Sul com as belezas que Deus foi tão generoso, o Sudeste com seus atrativos... USD 17 milhões para divulgar isso... Quem não está na prateleira não é lembra-do. Nós temos que investir em eventos, publicações, revistas, jornais, e dar poder. É como eu digo: “o maior poder ainda se chama imprensa”.

Existe aqui nessa sala, uma movimentação forte do tu-rismo. E é possível notar que com um pouco de viés político. Existe algum consenso sobre al-guém para assumir o Ministério do Turismo na gestão Bolsona-ro? É essa a pauta?

MCL - O que eu vejo é o se-

guinte. O Ministério do Turismo tem 15 anos. Já passaram por ali 13 ministros. O Vinícius (Lummertz) é um ministro, sem menosprezar os demais, que fala o linguajar do trade tu-rístico. É uma pessoa que tem identificação com o trade. No meu entender, se o Bolsonaro olhasse com bons olhos para o Turismo, não poderia deixar de dar continuidade a este traba-lho que o Vinícius vem fazendo tão bem.

Um Ministro “suprapartidá-rio”...

MCL - Com certeza. O Vinícius não é político, ele é um técnico. Ele veio do Sebrae, da Embra-tur, de Santa Catarina. Tem uma história muito bonita. É um mi-nistro que fala quatro línguas. Ele fala com propriedade, está sempre aberto a receber o trade e isso é muito bom, um ministro participativo.

14 Curitiba, outubro de 2018

Ferramenta poderosa à sua

disposição!

seha.com.br

www.

Fique informado, entre em nosso site para ter acesso as informações do nosso setor.

Precisa de funcionários?Publique as suas vagas gratuitamente em nosso site, e se tivermos em nosso banco de dados candidatos que preencham os seus requisitos, os currículos serãoencaminhados para sua empresa.

Notícias

Contato permanente!Tem dúvidas? Precisa de informação? Sugestões?Entre no nosso canal Fale Conosco, e mande para nós o que precisa.

Qualifique sua equipeO associado tem direito a duas vagas gratuitas por curso na grade disponibilizada em nosso site, e a sua inscrição é feita no próprio site.

Precisa de convênio médico, odontológico, medicina ocupacional, entre outros? Se houver algum convênio que queira nos sugerir, fique a vontade!

Convênios

Está vendendo algum mobilizado de sua empresa de hospedagem ou alimentação? Anuncie sua venda, mandando as características, preço e fotos do objeto a ser vendido e será publicado em nosso Banco de Negócios, além de enviarmos através de nosso mailing.

O espaço é seu!

Está com alguma notificação trabalhista? Ou dúvidas na área trabalhista, comercial, tributária e/ou civil? Possuímos duas assessorias contratadas especialmente para auxiliar nas suas questões. Se houver uma reclamação trabalhista, terá o acompanhamento gratuito de nossos advogados para a sua defesa. E suas dúvidas jurídicas poderão ser também esclarecidas gratuitamente.

Assessoria Jurídica

Questões como o ECAD, Vigilância Sanitária, Fiscalização Ambiental, NFCe, consulta a Legislação em Vigor fica fácil quando se tem aonde recorrer e tirar informações. Pertencemos ao Conselho Municipal de Urbanismo, caso tenha alguma questão a ser resolvida sobre urbanismo, traga a sua questão para nós.

Questões Administrativas

Tenha acesso às Convenções Coletivas firmadas, sempre que seja necessário.

Informações Legais

Basta acessar www.seha.com.br Basta ligar para: 41 3323-8900

www.seha.com.br

15 Curitiba, outubro de 2018

A capacitação dos atendentes foi ministrada pelo pesquisador artístico e cultural do instituto, Alexander Silva

Dessa vez treinamento foi com atendentes da Central 156

EVOLUÇÃO CONSTANTE

O Instituto Municipal de Turis-mo promoveu, dia 27 de no-vembro, capacitações sobre

turismo com atendentes da Central 156 da Prefeitura. Participaram do encontro, na sede do serviço municipal de teleatendimento, 80 funcionários. Em 2018, já foram realizados 53 treinamentos com 1,5 mil pessoas, entre servidores da Prefeitura, Guardas Municipais, agentes de viagem, guias de tu-rismo, taxistas e profissionais de comunicação especializados.

A capacitação dos atendentes do 156 foi realizada pelo pesquisador artístico e cultural do instituto, Ale-xander Silva, que falou sobre fluxo

turístico, atrativos turísticos da ci-dade, equipamentos e serviços, sites para busca de informação turística, calendário de eventos fixos, Natal de Curitiba e Linha Turismo.

“São encontros importantes que ajudam os atendentes para que eles estejam sempre preparados, com o maior número de informa-ção possível, para prestar um bom atendimento quando a demanda for sobre o turismo. Os atendimentos são feitos ao público final e, se es-tiverem preparados, eles serão mais rápidos e eficazes”, ressaltou Silva.

PRIORIDADEOs eventos de capacitação

são frequentes no Instituto Mu-nicipal de Turismo. Profissionais de diversos setores receberam orientação, durante o ano, e as formas de interação são variadas. Já foram promovidas palestras, oficinas, visitas técnicas e city tours.

“Capacitar todo o tipo de pro-fissional que possa estar ligado de alguma forma ao turismo é uma das nossas prioridades. Queremos dar a melhor informação para quem presta atendimento ao turista e fala sobre a nossa cidade e seus atrativos”, afirmou a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra.

Em 2018, já foram realizados 53 treinamentos com 1,5 mil pessoas

CENTRAL

156

16 Curitiba, outubro de 2018

INFORMATIVO

BOLETIM INFORMATIVO DO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 2018 CURITIBA, ANO 4, EDIÇÃO N. 69

SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR NCM - NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 41. 3883-4530 | jornal [email protected] www.fecomerciopr.com.br | www.sescpr.com.br | www.pr.senac.br