manejo: informações selecionadas que agregam valor ao seu negócio

4
Feitos um para o outro Promoção da Beckhauser dá computador e desconto em balança jun - jul 2010 ano 9 número 49 [email protected] Av. Dep. Heitor A. Furtado, 2985 CEP 87711-000 - Paranavaí/PR idBECK3.0 O modelo idBECK 3.0 traz tecnologia de ponta, com a mais ampla conectividade do mercado, incluindo comunicações via Bluetooth® e entrada serial para bastões RFID, leitor de códigos de barras, saída para computador e impressora. É a primeira balança do mercado com porta USB, que permite importar e exportar dados por meio de um pen- drive, e a operação do dispositivo a partir de um teclado universal de computador. É também a única com tela LCD colorida, que facilita a visualização das informações. A Beckhauser lança no mês de julho mais uma promoção imperdível. Na campanha “Feitos um para o outro”, o produtor que adquirir qualquer tronco das linhas tradicional ou automação e uma balança idBECK 3.0 SOLO 900 ganha 25% de desconto na balança e ainda leva um notebook. Oferecendo o computador, a Beckhauser reforça a proposta da marca de levar tecnologia para dentro dos currais, com ferramentas que ajudem na melhoria da produtividade, na tomada de decisões e na qualidade do manejo nas fazendas. O notebook tem uma ligação muito direta com a balança idBECK 3.0. Último lançamento da linha de pesagem eletrônica da empresa, a balança une recursos avançados que ajudam a tomar decisões rápidas e seguras no manejo à praticidade exigida no manuseio dentro do curral. “A tendência de tecnificação na pecuária é inegável. Com margens apertadas, cada vez mais o segmento enxerga que precisa se profissionalizar e investir em tecnologia para produzir mais e melhor, garantindo a rentabilidade do negócio. Nesse cenário, a balança é uma ferramenta indispensável de gestão”, diz o gerente comercial da empresa, Tiago Beckheuser. O casamento da balança com o tronco gera ganhos significativos de produtividade e precisão no manejo, além de economia de espaço no curral e otimização de pessoal. A Beckhauser é a única empresa do mercado que oferece as duas linhas com marca própria, garantia e assistência unificadas e tecnologia 100% nacional. Para ilustrar a campanha, o personagem Boni(tão), mascote que há dois nasceu para dar corpo ao conceito do manejo racional e produtivo nos materiais da Beckhauser, ganha uma companheira, Bela. O casal simboliza a união perfeita entre o tronco e a balança Beckhauser.

Upload: beefpoint

Post on 19-Jun-2015

780 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manejo: informações selecionadas que agregam valor ao seu negócio

Feitos um para o outroPromoção da Beckhauser dá computador e desconto em balança

jun - jul 2010 ano 9 número [email protected]

Av. Dep. Heitor A. Furtado, 2985CEP 87711-000 - Paranavaí/PR

idBECK3.0O modelo idBECK 3.0 traz tecnologiade ponta, com a mais amplaconectividade do mercado, incluindocomunicações via Bluetooth® eentrada serial para bastões RFID,leitor de códigos de barras, saídapara computador e impressora. É aprimeira balança do mercado comporta USB, que permite importar eexportar dados por meio de um pen-drive, e a operação do dispositivo apartir de um teclado universal decomputador. É também a única comtela LCD colorida, que facilita avisualização das informações.

A Beckhauser lança no mês de julhomais uma promoção imperdível. Nacampanha “Feitos um para o outro”, oprodutor que adquirir qualquer troncodas linhas tradicional ou automação euma balança idBECK 3.0 SOLO 900ganha 25% de desconto na balançae ainda leva um notebook.Oferecendo o computador, aBeckhauser reforça a proposta damarca de levar tecnologia paradentro dos currais, com ferramentasque ajudem na melhoria daprodutividade, na tomada dedecisões e na qualidade do manejonas fazendas. O notebook tem umaligação muito direta com a balançaidBECK 3.0. Último lançamento dalinha de pesagem eletrônica daempresa, a balança une recursosavançados que ajudam a tomardecisões rápidas e seguras nomanejo à praticidade exigida nomanuseio dentro do curral.“A tendência de tecnificação napecuária é inegável. Com margensapertadas, cada vez mais o

segmento enxerga que precisa seprofissionalizar e investir emtecnologia para produzir mais emelhor, garantindo a rentabilidade donegócio. Nesse cenário, a balança éuma ferramenta indispensável degestão”, diz o gerente comercial daempresa, Tiago Beckheuser.O casamento da balança com otronco gera ganhos significativos deprodutividade e precisão no manejo,além de economia de espaço nocurral e otimização de pessoal.A Beckhauser é a única empresa domercado que oferece as duas linhascom marca própria, garantia eassistência unificadas e tecnologia100% nacional.Para ilustrar a campanha, opersonagem Boni(tão), mascote quehá dois nasceu para dar corpo aoconceito do manejo racional eprodutivo nos materiais daBeckhauser, ganha umacompanheira, Bela. O casal simbolizaa união perfeita entre o tronco e abalança Beckhauser.

Page 2: Manejo: informações selecionadas que agregam valor ao seu negócio

beckhauser.com.br/informativo.php

Nossa cara

BECKHAUSER NA INTERCONF

A Beckhauser estará presente, mais uma vez, na Interconf (ConferênciaInternacional dos Confinadores), promovida pela Assocon (AssociaçãoNacional dos Confinadores) em setembro, em Goiânia (GO). A empresa iráparticipar do dia de campo (16/09), que será na Vera Cruz Agropecuária(Goianésia, GO). Em parceria, Assocon, Beckhauser, Pfizer e Vera Cruzquerem mostrar, com o dia de campo, a aplicação prática de conceitos quefazem a diferença no resultado final do confinamento.

O informativo MANEJO é uma publicaçãogratuita da Irmãos Beckheuser e Cia Ltda.

Os textos assinados são de responsabilidades dos autores

Diretoria

Gerente de comunicação

Consultor técnico

Jornalista responsável

Projeto gráfico

José Carlos BeckheuserAntônio BeckheuserCelso OttersbachClaudete T. Soletti Beckheuser

Mariana Soletti Beckheuser

Renato dos Santos

Rafael Fernandes

Oxygen Marketing Solutions

[email protected] (44) 3421-1000Tiragem 7.500 exemplares

Pecuária sustentável!?

Muito se tem falado ultimamente empecuária sustentável. O tema está namídia, nos eventos, na conversa doprodutor. Nessa onda, o bem-estaranimal, que já vinha ganhando cadavez mais espaço no meio, tambémaparece com destaque.A Beckhauser, há cerca de duasdécadas tem se preocupado com orespeito ao bem-estar do homem e doanimal no desenvolvimento de seusprodutos e em levar para o campo oconceito do manejo racional.Nessa posição, ver o meio falar cadavez mais do tema é bastanteanimador e gratificante. Por outrolado, fica um certo receio de até ondeessas discussões estão gerando umareal mudança de atitude no setor; dequantos dentre os envolvidos nacadeia realmente assimilaram aimportância dessa mudança depostura para a sustentabilidade doseu negócio e para o futuro dapecuária brasileira.Esperamos que a pecuáriasustentável não seja apenas umamoda que aparece nos discursos,mas que gere uma mudança efetivade consciência e atitude na atividadecomo mostra o bom exemplo dosworkshops organizados pelo Etco(Unesp, Jaboticabal, SP) em parceriacom a FAO, que são tema de matériada página 3 desta edição.

Antônio BeckheuserNascimento: 19/08/1956Paranavaí, PRCasado com Irene CardosoBeckheuser e pai de Gustavo, Fábioe Ricardo. Os dos mais velhostrabalham na Beckhauser, nossetores de balanças eletrônicas eadministrativo, respectivamente.

Filho de Arcângelo e EricaBeckheuser, fundadores daBeckhauser, Antônio aprendeucarpintaria e marcenaria desde cedo,ajudando o pai nas construções quefazia. Com o passar do tempo,

Antônio adquiriu uma grandecapacidade construtiva, que foilevada para a Beckhauser após ele eseu irmão mais velho, José Carlos,assumirem a empresa.Antônio é um dos grandesresponsáveis pela marca registradada Beckhauser como empresa devanguarda no setor de contençãobovina no Brasil. Muitas soluções queajudaram a cunhar o termo manejoracional no Brasil só foramintroduzidas no mercado graças ásua inventividade.A partir de demandas do campo,coletadas pela equipe Beckhauser eparceiros, Antônio foi capaz deproduzir soluções criativas, ajudandoa inovar o setor. Por suas mãospassaram produtos revolucionárioscomo o Tronco Trapézio.O veterinário Renato dos Santos,parceiro da empresa, costuma dizerque, quando alguém leva umproblema para Antônio, pode atéouvir que a solução seja difícil. No diaseguinte, entretanto, Antônio aparececom uma alternativa desenhada.Há um ano e meio Antônio decidiuaposentar-se do trabalho na empresae se dedicar à fazenda da família.Suas criações, entretanto, fizeramhistória não só na Beckhauser, masna pecuária brasileira; e a escola deinovação marcada por ele se mantémviva na empresa.

Silv

ana S

. S

anches

Page 3: Manejo: informações selecionadas que agregam valor ao seu negócio

Bem-estar em debateEvento reúne especialistas de diversos países para debater as boas práticas

de manejo

Dois workshops realizados no mêspassado sobre bem-estar animal peloEtco (Grupo de Estudos e Pesquisasem Etologia e Ecologia Animal, daUnesp/Jaboticabal - SP) em parceriacom a FAO (Organização dasNações Unidas para Agricultura eAlimentação) e com a ComunidadeEuropeia, nos mostra que estamosno caminho certo e inseridos nadiscussão do tema.O bem-estar animal é realidade,produz resultados e abre mercados.Nossas autoridades e produtoresestão cada vez mais alertas sobreisso e sobre a responsabilidade queo Brasil deve ter à frente desseassunto.O pesquisador Donald Broom, daUniversidade de Cambridge (ReinoUnido), lembrou que já é possívelmedir o bem-estar animal a partir donível de cortisol na carne e de lesõesna carcaça. Segundo ele, aimplantação de práticas corretas demanejo – além de melhorar o produtofinal – também reduz custos deprodução, já que o gado sofre menosacidentes e, consequentemente, épossível reduzir o trabalhoempregado.No Uruguai, disse Stella MarisHuertas, da Universidad de laRepública (Uruguai), um programa debem-estar animal foi implementado

tanto por questões éticas quantoeconômicas. Segundo ela, semrespeito o manejo gera estresse emá qualidade do produto final. Parareduzir as lesões, responsáveis porperdas de 30% da carne, foramconvocadas as entidades envolvidasna cadeia produtiva, órgãosgovernamentais e instituições deensino. A experiência uruguaia focouna melhoria da infraestrutura,incluindo as usadas no transporte, eno treinamento da mão de obra.“Hoje já percebemos uma mudançasignificativa nas atitudes”, afirmou.O professor Mateus Paranhos daCosta, do Etco, salientou aimportância da formação da mão deobra. Ele citou exemplos daprodução de leite, onde trabalhospontuais como boas práticas deordenha, trato com bezerro,desmame e alimentação foramcapazes de diminuir problemassanitários.Daniela Battaglia, da FAO, salientouque o bem-estar animal estádiretamente ligado a segurançaalimentar, saúde animal e saúdepública. “É preciso melhorar o bem-estar animal para diminuirdesperdícios e aumentar a eficiênciado trabalho e a segurança dostrabalhadores”, afirmou.Paranhos insistiu no treinamento:

“Fica claro que os tratadores têm umacapacidade enorme de interagir comos animais e colocar imediatamenteem prática a informação passada. Éimportante mostrar o beneficio da boainteração entre homem e animal, oque gera uma nova prática demanejo. Manejo racional é manejarcom conhecimento”.Outro ponto de destaque foi apalestra de Miyun Park, da GlobalAnimal Partinership (organizaçãointernacional dedicada à melhoria daprodução animal). Para ela, o bem-estar animal não deve ser tratadoapenas como uma questão científica– ele envolve toda a sociedade. “Oconsumidor, por exemplo, podepressionar e escolher sempre oproduto de melhor origem”, disse. Emvista disso, o produtor deve produzirdentro de um projeto que viabilize asboas práticas de manejo.Eventos como esse, que reúnemespecialistas de renome internacionalem um país que tem o maior rebanhocomercial do mundo, devem ser bemaproveitados. Suas experiênciasprecisam ser observadas e servemcomo incentivo para que o Brasil crieum programa de bem-estar animalcom bases sólidas e adaptado ànossa realidade, de forma a melhorarainda mais a pecuária e gerar, para oprodutor, os resultados esperados.

Economia na construção

Informativo MANEJO // jun - jul 2010 beckhauser.com.br/informativo.php

A maioria dos currais tem uma plataforma de trabalhoao lado do brete, que pode ser estendida até aseringa. É comum a plataforma ser construída emconcreto, e as paredes do brete, com tábuas,concomitantemente.O produtor Alcindo Rodrigues Pereira, da fazendaARP Agropecuária (Campo Erê, SC), aproveitou aestrutura da plataforma como parede do brete e daseringa, e só usou tábuas para completar a altura docorredor, como mostra a foto ao lado.Ele conseguiu economizar usando um sistemasimples de ser aplicado e com boa resistência.

Renato

dos S

anto

s

Page 4: Manejo: informações selecionadas que agregam valor ao seu negócio

Equipamento de alta tecnologia produz peças emcurva com precisão e resistência

Tronco PH Evolution: robustez e versatilidade para o dia a dia do manejo Tronco Multiflex: amplo acesso e flexibilidade

Foto

s: arq

uiv

oF

oto

s: B

urs

ega

Curvas perfeitas

Seu funcionamento é totalmentecomputadorizado. Cada peça, apartir de um desenho em 3D, éinserida no programa com odetalhamento de cada medida,ângulo e intensidade das curvas.Após simulação gráfica mostrada natela do programa do equipamento, apeça é construída. O operador damáquina recebe um criteriosotreinamento, e o suporte técnico éon-line. Se houver qualquer dúvida,a assistência técnica do fabricantepode acessar remotamente oequipamento, que é conectado àinternet.

Atualmente a Beckhauser usa essatecnologia em dois produtos: oTronco PH Evolution, mais recentelançamento da empresa; e o TroncoMultiFlex, modelo que inaugurou asérie com tubos redondos.Tronco base da linha tradicional, oPH Evolution é indicado paraatividade variada (cria, recria eengorda).O MultiFlex tem como característicasmarcantes a flexibilidade e o amploacesso ao corpo do animal. Com omaior espaço interno do mercado, éo modelo ideal para gado de elite.Outros diferenciais da série que vêmagregados à nova estrutura são:- Roldanas em curva, que têmmelhor apoio no tubo e deslizamcom mais facilidade.- Protetor contra coices commovimento vertical e trava em três

Série Evolution

alturas; o modelo ganha resistência,com firme apoio lateral.- Pescoceiras mais largas e comrevestimento em borracha, queoferecem mais conforto ao animal efirmeza na contenção.- Amortecedores em borracha enovos desenhos de tranca commenor ruído no fechamento daspeças.

A nova série Evolution, lançamentorecente da Beckhauser, traz comodestaque a robustez da estrutura,marcada pelos tubos redondos. Onovo formato gera redução nospontos de solda e distribui melhor aforça do conjunto devido ao formatoem arco.As curvas precisas e resistentes danova série são resultado da jácaracterística preocupação daBeckhauser com a matéria-prima e oacabamento dos produtos. Aempresa investiu pesado paragarantir que essa mudança viessecom o nível de qualidade exigido e,para isso, adquiriu uma máquinacurvadora de alta precisão. Aaquisição desse equipamentorepresenta o maior investimento dahistória da fábrica em maquinário.Quando um tubo é curvado, atendência é que se crie umadiferença de resistência entre asparedes dos lados de fora e dedentro da curva. A parte de fora,esticada, perde parede e,consequentemente, resistência. Épossível perceber visualmentequando isso acontece, pois a partede dentro da curva fica enrugada. Amáquina adquirida pela Beckhauser,porém, é capaz de fazer curvas emtubos redondos mantendo aresistência das paredes, semamassar ou gerar pontos fracos. Parase ter uma ideia, o equipamento é omesmo modelo usado pela fábrica daHonda no Brasil.

beckhauser.com.br/informativo.phpInformativo MANEJO // jun - jul 2010