manaus sedia matriz da empresa - tbloas.tbl.com.br/tblres/informativos/novembro_2012.pdf · rial de...

12
Veja nesta edição: Empresa é destaque em segurança da navegação............... pg. 05 Publicação especializada ressalta pioneirismo de Irani Bertolini....... pg. 06 BECONAL busca novos nichos de mercado de embarcações......... pg. 07 Ano XVII • Edição 166 • Novembro - Dezembro/2012 Manaus sedia matriz da empresa Na década de 70, o gaúcho de Garibaldi, Irani Bertolini, que so- nhava ser caminhoneiro e desbravar o Brasil, precisou entregar móveis em Manaus. Na sua primeira viagem à capital do Ama- zonas ouviu dos comerciantes locais sobre as dificuldades em receberem sem avarias os móveis que compravam das fábricas localizadas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Naquela época a maioria das estradas da Região Norte era muito precária. Ao constatar o quanto a região era carente em serviços de transporte de carga, percebeu que estava chegando o momento de concrezar seu sonho. Já proprietário de três caminhões, na data de 22 de maio de 1978 constuiu a Trans- portes Bertolini Ltda, junto com seu irmão Ivan Bertolini, que também era caminhoneiro. No início a empresa funcionava em uma casa situada na Rua Monsenhor Counho, nº 131 – A, no centro de Manaus, com um total de quatro colaboradores, entre eles, os dois sócios - proprietários. Nessa época transportava móveis, sendo os seus principais clientes: Bemol, TV Lar, Cred Alves, Casas do Óleo, S- Monteiro, entre outros.

Upload: lytuyen

Post on 17-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Manaus sedia matriz da empresa - TBLoas.tbl.com.br/tblres/informativos/Novembro_2012.pdf · rial de salvatagem (coletes e botes salva vidas). Da mesma forma são verificados toda

Veja nesta edição:Empresa é destaque em

segurança da navegação............... pg. 05

Publicação especializada ressalta

pioneirismo de Irani Bertolini....... pg. 06

BECONAL busca novos nichos

de mercado de embarcações......... pg. 07

Ano XVII • Edição 166 • Novembro - Dezembro/2012

Manaus sedia matriz da empresaNa década de 70, o gaúcho de Garibaldi, Irani Bertolini, que so-nhava ser caminhoneiro e desbravar o Brasil, precisou entregar móveis em Manaus. Na sua primeira viagem à capital do Ama-zonas ouviu dos comerciantes locais sobre as dificuldades em receberem sem avarias os móveis que compravam das fábricas localizadas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Naquela época a maioria das estradas da Região Norte era muito precária. Ao constatar o quanto a região era carente em serviços de transporte de carga, percebeu que estava chegando o momento de concretizar seu sonho. Já proprietário de três caminhões, na data de 22 de maio de 1978 constituiu a Trans-portes Bertolini Ltda, junto com seu irmão Ivan Bertolini, que também era caminhoneiro.No início a empresa funcionava em uma casa situada na Rua Monsenhor Coutinho, nº 131 – A, no centro de Manaus, com um total de quatro colaboradores, entre eles, os dois sócios - proprietários.

Nessa época transportava móveis, sendo os seus principais clientes: Bemol, TV Lar, Cred Alves, Casas do Óleo, S- Monteiro, entre outros.

Page 2: Manaus sedia matriz da empresa - TBLoas.tbl.com.br/tblres/informativos/Novembro_2012.pdf · rial de salvatagem (coletes e botes salva vidas). Da mesma forma são verificados toda

InforMATIVo BerToLInI2

Os negócios estavam crescendo, novos clientes sendo conquistados tais como empresas de eletrodomésticos, calça-dos, insumos e matérias primas para as indústrias que estavam se instalando em Manaus. A Bertolini também começou a ser procurada por empresas expedido-ras de cargas para os demais estados do Brasil. essa rápida evolução nos negócios exigiu a ampliação da sua estrutura física, sempre com um olhar de visão de futuro, atendendo as necessidades de seus clien-tes. Neste contexto a Bertolini mudou-se para um novo endereço, situado na Rua Magalhães Barata, no Bairro da Betânia.

Estrutura atual em função do crescimento da Bertolini, houve a necessidade de ampliar a sua estrutura física, foram feitos investimen-tos em equipamentos e tecnologia e ampliou-se o quadro de colaboradores. Atualmente a empresa está localizada na rua raimundo nonato de Castro, nº 260, no Bairro Santo Agostinho, numa total de área de 293.589 m², sendo 26.089 m² de área construída. Já a área de armaze-nagem corresponde a 23.207 m².A unidade de Manaus atende todos os estados do território brasileiro, com exce-ção da Região Nordeste, até Fortaleza.

Atualmente a empresa opera com uma frota de dois mil veículos na operação de carga e descarga, mantendo na filial de Manaus aproximadamente 120 veículos de coleta e entrega, entre caminhões, vans e caminhões tratores.Dispõe no seu quadro funcional de 1025 colaboradores, divididos nas áreas de Operações, Manutenção, Navegação, recursos Humanos, Administrativos e Comercial.Além da estrutura operacional, a Matriz é a sede do Diretor-Presidente, do Asses-sor Técnico da Presidência, da Diretoria Regional Norte I e da Diretoria da Nave-gação.

Manaus

Os gerentes de ManausGerentede Operações

Natural na cidade de Osvaldo Cruz, in-terior de São Paulo o gerente de Ope-rações, Renato Otaviani é engenheiro mecânico e engenheiro de Segurança

do Trabalho, com especialização nas áreas de finanças, contabilidade e administração. Ingressou na Ber-tolini na data de 29 de setembro de 2009.

Seus principais desafios são atender as necessidades e os planos de expan-são da Bertolini dentro das diretrizes estabelecidas.

Gerente de Navegação

Oficial da Marinha do Brasil, hoje na reserva como capitão-de- mar-guerra, Almir Ribeiro Guimarães Júnior nasceu no rio de Janeiro, no dia 16 de junho de 1956. Sua formação escolar é de mestrado em Ciências navais, enge-nheiro Mecânico com especialização em Máquina de navio. na data de 23 de maio de 2012 ingressou na Berto-lini.Sua responsabilidade é a administra-ção da importação e exportação de

cargas (vindas e saindo de Manaus – Zona franca) e sua liberação junto aos órgãos estaduais e federais; o seu transporte diuturno via fluvial em bal-sas e empurradores com uma tripula-ção de fluviários, o acompanhamento de sua manutenção e o treinamento desses profissionais.

Gerente Comercial O gerente comercial, Rogério Hoeni-cke, atualmente responde pelas áreas Comercial e Administrativa da unidade. Natural de Rio Negrinho (SC) tem vasta experiência em

Renato Otaviani

Rogério Hoenicke

Almir Ribeiro

Page 3: Manaus sedia matriz da empresa - TBLoas.tbl.com.br/tblres/informativos/Novembro_2012.pdf · rial de salvatagem (coletes e botes salva vidas). Da mesma forma são verificados toda

n o V e M B r o - D e Z e M B r o / 2 0 1 2 3

Gerente de Recursos Humanos

Natural de Ma-naus, o gerente de Recursos Humanos, Da-niel de Araújo Fernandes, é psicólogo, com

Estrutura portuária

Área portuária - 38.809 m²Total de área construída - 1.409 m² Um posto de atendimento da Receita FederalUm posto da Secretária da fazenda- SefAZUm prédio administrativoUma balança para pesagem de veículosUm píer flutuante com 79,80 m² de comprimentoUma boca de 15,5 m Um pontal de 2,60 m com capacidade de operartrês balsas simultaneamenteUm flutuante com 48 m de comprimento; boca de 31 m e pontal de 2,5 m.

Porto de Manaus

no final da década 80 a Bertolini já notava que as empresas que lhe prestavam serviços no trecho fluvial não conseguiam atender satisfatoriamente. Havia a necessidade de buscar uma alternativa. então surgiram os primeiros comboios de balsas e empurrado-

res próprios, pois a empresa sempre buscou investir em equipamentos modernos e rápidos. em pouco tempo a Bertolini era reconhecida com uma das melhores e mais seguras em-presas de navegação nos rios da Amazônia. novos clientes surgiram e os investimentos não pararam.

Atualmente, além das balsas carreteiras rolon-roloff, a transportadora investiu em balsas graneleiras e balsas SW para atender as necessidades da região.em Manaus a Bertolini possui um porto na margem esquerda do Rio Negro, situado na rua Comendador Gutembergue Barbosa, nº 01, no Bairro Ponta Negra. (veja quadro)

Logística de Transporte e relaciona-mento com clientes.Iniciou na Bertolini, na filial de Rio negrinho, em maio de 1993, como relações públicas. Na ocasião visitava os clientes dos estados do Paraná e Santa Catarina. em janeiro de 1999 foi convidado para integrar a equipe comercial da Matriz, em Manaus.

especialização em Psicologia Orga-nizacional. está na Bertolini desde 4 de julho de 2011. Seus principais desafios são manter e implementar as políticas de gestão de processos em funcionamento, otimização dos recursos, estreitar a relação entre recursos humanos e de demais áreas da empresa.

Tipos de embarcações

Balsas carreteiras (rolon /roloff) com capacidade de aproximadamente 1.700 toneladas ou 35 semir-reboques -SR;Balsas baú- capacidade de 7000 m²

Rotas estendidas

Manaus X BelémManaus X Juriti X Santarém X Belém

Tipos de cargas

Cargas nas balsas carreteiras: automóveis, equipa-mentos especiais (trator) retroescavadeiras;Cargas nas balsas baú: Cargas de convés. Motos, cargas paletizadas.Capacidade do pátio: 275 vagas para estaciona-mento e movimentação de SR.

Daniel Araújo

Page 4: Manaus sedia matriz da empresa - TBLoas.tbl.com.br/tblres/informativos/Novembro_2012.pdf · rial de salvatagem (coletes e botes salva vidas). Da mesma forma são verificados toda

InforMATIVo BerToLInI4

Manaus

no centro da maior floresta do mundo, dois rios juntam-se em um só. Ali, no encontro das águas dos rios Negro e Solimões, impõe-se a cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas e prin-cipal polo econômico da Região Norte do Brasil. Com população de 1.861.838, segundo dados do IBGe (Instituto Brasilei-ro de Geografia e estatística) de 2012, o município vem aumentando sua parti-cipação no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro: hoje, já corresponde a 1,4% do total. Muito desse crescimento econô-mico se deve à Zona franca de Manaus, criada em 1967 pelo governo federal e que hoje abriga aproximadamente 600 indústrias, prevalecendo os setores de televisão, informática e motocicletas. Ranqueada como a sexta cidade mais rica do Brasil, Manaus já foi lembrada por re-vistas internacionais do setor econômico como uma das vinte melhores cidades da América Latina no ramo de negócios.Manaus teve forte crescimento popula-cional registrado no princípio do sécu-

Manaus

lo XX, época áurea da borracha: com a crescente demanda do produto dos seringais amazônicos, intensificaram-se os processos migratórios para o municí-pio, que se tornou destino de nordestinos e brasileiros de outras regiões, assim

como de imigrantes ingleses, franceses, judeus, gregos, por-tugueses, italianos e espanhóis. Manaus, então, se moderni-zou, aprimorando os serviços de trans-porte, iluminação pública e telefonia. Somente com o cres-cimento do mercado seringueiro na Ásia que a cidade perdeu seu espaço e acabou decaindo, questão apenas superada

com o advento da Zona franca, décadas mais tarde.Hoje, outro fator relevante que eleva Manaus a uma das principais cidades brasileiras é o turismo: o município é o décimo maior destino de turistas no

Brasil. Uma das principais atrações é o encontro das Águas, fenômeno que acon-tece na confluência entre o rio negro, de água negra, e o rio Solimões, de água barrenta. No encontro, as águas dos dois rios correm lado a lado sem se mistu-rar por uma extensão de mais de seis quilômetros. Considerada como a capital nacional que mais evoluiu em qualidade de vida nos últimos dez anos, Manaus vai ser sede da Copa do Mundo de 2014, o que aumenta as expectativas de que a cidade siga no caminho do crescimento, com investimentos em infraestrutura e com a consolidação do local como polo turístico nacional.

encontro das águas

Porto de Manaus

Distrito Industrial

Page 5: Manaus sedia matriz da empresa - TBLoas.tbl.com.br/tblres/informativos/Novembro_2012.pdf · rial de salvatagem (coletes e botes salva vidas). Da mesma forma são verificados toda

Bertolini recebe troféu noPrograma de Segurança da Amazônia

Navegação

Ocorreu na noite de 28 de novembro no Hangar - Centro de Convenções da Ama-zônia, em Belém, a solenidade de entrega do Prêmio Segurança da navegação da Amazônia, promovido pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental. Representada pelo Diretor Regional Norte, Daniel Luis Carvalho, a Bertolini foi agra-ciada com o terceiro lugar no Programa de Segurança da Navegação da Amazônia.O vice almirante Ademir Sobrinho, o ca-pitão dos portos, francis Pereira Valle e o chefe de estado do Comando do 4º Distri-to naval, Márcio Armando reda estiveram prestigiando o cerimonial.Lembrando que o programa existe desde 2001, e de que nessas 12 edições a Bertoli-ni esteve por 11 vezes entre as três melho-res colocadas, o diretor Daniel Carvalho, avalia mais uma conquista:- “entendo que isso demonstra a regulari-

dade da empresa no quesito seguran-ça na navegação, pois, várias empre-sas transportam cargas pelos rios da Amazônia e já foram reconhecidas pela Marinha do Brasil, mas nenhuma delas figurou 11 vezes entre as me-lhores”, declarou o Diretor Regional Norte.

Critérios

Os critérios para a escolha são esta-belecidos a partir de vistorias e inspeções navais. Durante um determinado período do ano ocorrem essas vistorias, tendo como base uma lista da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. As empresas são pontuadas, e no final, as que alcançarem as melhores notas de pontuação são clas-sificadas em 1º, 2º e 3º lugares, respecti-vamente. Nessas abordagens são observadas as

apresentações individuais da tripulação. Aspecto de organização e limpeza, bem como os demais equipamentos que compõem a embarcação, desde o motor propulsor (bomba d´ água, etc) e o mate-rial de salvatagem (coletes e botes salva vidas). Da mesma forma são verificados toda a documentação da embarcação e os documentos do empurrador, da balsa e também dos tripulantes.

Editorial

Irani BertoliniDiretor-Presidente

estrutura e participação de seus munícipes. nós, da BerToLInI, estamos inseridos neste processo. É preciso acreditar na moderni-zação e tudo praticar para que ela se realize dentro do que mais se valoriza para esta localização privilegiada de Manaus: harmonia entre a natureza e os empreendi-mentos.

São três décadas de trabalho conjunto, a cidade de MANAUS e

Neste Informativo destacamos a Matriz de Transportes Bertolini, localizada em Manaus. É hoje um dos maiores empreendimen-tos de transporte rodoviário/fluvial do Brasil e ainda estamos investindo para poder atender a demanda de serviços. Foi em Ma-naus que tudo começou e ainda temos muito por fazer.

A cidade cresce e se moder-niza. exige cada vez mais infra-

a BerToLInI. Crescemos juntos, uma ajudando a outra, numa simbiose total. Isto tudo aconte-ceu de uma forma integrada, sem qualquer benefício planejado, e em nome da SUSTenTABILI-DADe, entre o homem e o meio ambiente.

Por tudo isto, .....OBRIGADO MANAUS.

Obrigada Manaus

Page 6: Manaus sedia matriz da empresa - TBLoas.tbl.com.br/tblres/informativos/Novembro_2012.pdf · rial de salvatagem (coletes e botes salva vidas). Da mesma forma são verificados toda

InforMATIVo BerToLInI6

Irani Bertolini é destaque na revista Maiores & Melhores do Transporte

Institucional

em sua última edição, de novembro de 2012, a revista Maiores & Melho-res do Transporte traz como um dos destaques pelo pioneirismo no trans-porte o empresário Irani Bertolini. A publicação dá ênfase a sua atuação na Amazônia, lembrando que, “entre rios e estradas, Bertolini ajuda a dinami-zar e integrar o Brasil a partir do nada e constrói no Norte um dos grupos que mais se destaca no transporte e na logística”. Mesmo com o foco no norte, a TBL, inaugurada pelo empre-sário em 1978 na cidade de Manaus, atua em todo território nacional. “Não existe estrada neste País onde um caminhão da Bertolini já não te-nha cruzado”, conta a reportagem.o crescimento veio rápido para a TBL. Segundo Bertolini, “quando o negó-cio surgiu, fui obrigado a crescer em razão da grande demanda que havia e que ainda existe no Norte, uma região que continua promissora e segue ge-rando muitas riquezas para o Brasil”. O faturamento da empresa em 2012 deve girar em torno de r$ 500 mi-lhões, com um crescimento anual mé-dio de 10%. A reportagem conta que, para Bertolini, um dos segredos do sucesso é o reinvestimento constante:

“Na empresa, só temos pró-labore. Tudo o que ganhamos reinvestimos para manter o crescimento saudável do negócio”.Bertolini ajudou Manaus a crescer, e, bem lembra a revista Maiores & Melhores do Transporte, o contrário também: a atividade empresarial do polo industrial de Manaus e da Zona franca dinamizou a TBL. “A pu-jança dos negócios da região Nor-te impulsionou novos negócios, com a criação da Bertolini Constru-ção Naval (Beco-nal), Bertolini da Amazônia Indústria e Comércio (BaI), Bertolini empreen-dimento Imobiliário (BeiI), Bertolini empre-endimentos Agropecuá-rios (BeaI), eco Logística (eco) e Armazéns Gerais da Amazônia (Aga)”.essas empresas, ao todo, geram cerca de 4 mil empregos.Com o processo de sucessão, Irani Bertolini deixará a empresa na mão

de seus cinco filhos. Poderá, enfim, descan-sar: suas jornadas de

trabalho hoje duram até 14 horas, e eram ainda mais longas no princípio, quando ainda atuava como caminhoneiro. O sonho, uma vez longe do serviço? Voltar a dirigir entre Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e Manaus, para recordar como tudo começou.

INFORMATIVO BERTOLINI

Matriz: Rua Raimundo de Castro, 136 CEP 69037-140 - Manaus/AM

Fone: (92) 3672.4000

Arte: Plus ComunicaçõesFone (51) 3338.3466

Jornalista Responsável: Paulo Ziegler (Registro Prof.: 5146/RS)

www.tbl.com.br

é uma publicação de Transportes Bertolini Ltda.

Frases “Para conseguir grandes coisas,é necessário não apenas planejar, mas também acreditar; não apenas agir, mas

também sonhar”. Anatole France – Escritor Francês

“As empresas não se transformamcom palavras.”

Henry Mintzberg

“A melhor maneira de prevero futuro é criá-lo”

Peter Drucker

“A direção é mais importanteque a velocidade.”

Princípios de gestão da Toyota

Page 7: Manaus sedia matriz da empresa - TBLoas.tbl.com.br/tblres/informativos/Novembro_2012.pdf · rial de salvatagem (coletes e botes salva vidas). Da mesma forma são verificados toda

n o V e M B r o - D e Z e M B r o / 2 0 1 2 7

Beconal entra no mercado delanchas de alumínio personalizadas

A Bertolini Construção Naval Ltda está construindo um novo produto para atender o mercado de barcos de lazer. Trata-se da lancha Beconal 90 destinada ao esporte e recreio, para navegação em águas oceânicas. De acordo com o yacht designer, Renato

Empresas coligadas

Carlevaris, do setor de Planejamento e Construção de Iates da Beconal, a embar-cação tem 27 metros de comprimento, largura 6,50 metros e deslocamento de 70 toneladas. “Possui dois motores de 1500 hp e planadora com velocidade máxima estimada em 27 nós.

É mais um projeto feito em parceria com estúdios italianos, para garantir a marca e o desempenho exigido”, salienta Carlevaris.Ressalta que esta é a primeira embarca-ção desse tipo que a Beconal constrói e ob-jetivo é consolidar a estaleiro no mercado de lancha de alumínio personalizadas.

- “É mais uma sofisticada embarcação que a Beconal se empenhou em construir, já que a encomenda foi feita para um armador exigente. ele escolheu a Beconal pela significante capacidade de construir com qualidade e segurança. A embarcação vai para o rio de Janeiro e será o cartão de visita da empresa para alcançar o mercado do Centro Sul”, assinala o yacth designer.Segundo ele, o mercado nacional hoje oferece vários barcos semelhantes, que são construídos em série.- Mas são todos iguais. Quando o armador é mais exigente e quer design personaliza-do e interiores exclusivos, então vai procu-rar estaleiros com reconhecida qualidade e que possam oferecer o que ele mais deseja. Aqui entra a Beconal, que está se especializando neste nicho de mercado com produtos já consolidados, garantindo qualidade, desempenho técnico, e eficiên-cia”, diz Renato Carlevaris.

Page 8: Manaus sedia matriz da empresa - TBLoas.tbl.com.br/tblres/informativos/Novembro_2012.pdf · rial de salvatagem (coletes e botes salva vidas). Da mesma forma são verificados toda

InforMATIVo BerToLInI8

um exercício de confiança, paciência e de sabedoria. “Os potenciais e qualidades aqui encontradas nos motivam a buscar sempre uma me-lhor condição para a filial de Macapá”, respondem os dois executivos.Quando a pergunta é sobre planos e metas nessas funções,

verifica-se uma sintonia na filosofia de trabalho entre José Carlos e Cid Maicon: - “Nossos planos começam na valorização das pessoas. Queremos que elas saibam o quanto são importantes para nós e qual seu valor dentro da empresa. A partir dessa

consciência, vamos transformá-las em uma verdadeira equipe de trabalho, bus-cando o comprometimento de cada uma delas, proporcionando uma visão sistê-mica do nosso negócio para que cami-nhemos juntos em busca de um objetivo

em comum, que é tornar a filial Macapá umas das mais importantes dentro da

regional norte. Também dese-jamos ser exemplo de serieda-de e comprometimento, para que todos os colaboradores tenham verdadeira satisfação em estar vestindo nossa ca-misa e desfilando pelas ruas o nosso logotipo”, anunciam.outro objetivo dos novos gerentes é ter um papel

diferenciado dentro da sociedade de Santana e de Macapá. “Queremos estar comprometidos com os anseios da nossa sociedade”, assinalam.Ao assumirem essa missão eles ex-ternam sinceros agradecimentos à Diretoria da Bertolini, pela confiança e credibilidade depositadas por parte da empresa, dada a importância da filial Macapá dentro do grupo. “Para nós é uma honra podermos fazer parte dessas mudanças e estarmos inseridos nessa fa-mília”, exaltam José Carlos e Cid Maicon.

“Antes de sermos pessoas de sucesso, sejamos primeiro pessoas de valor” é o lema que move os novos executivos de Macapá.no último dia 15 de outubro tomaram posse nesta filial os executivos José Carlos de Oliveira e Cid Maicon Silva Ribeiro. Ambos foram contratados pela Bertolini no dia 11 de setembro de 2012 para as-sumirem os cargos de gerente Administrativo e gerente ope-racional, respectivamente.José Carlos é graduado em Logística, pela Instituição Anhanguera educacional, fez pós-graduação em Supply Chain Management e Logís-tica, pela fundação Getúlio Vargas (fGV) de Campinas. Já Cid Maicon tem curso incompleto de Administração, pela fACAPe. os dois consideram um enorme desafio profissional essa missão, que segun-do eles, traz uma responsabilidade e satisfação ainda maior, pois é também

Gerais

GUARULHOS

Torneio de IntegraçãoTranscorreu no dia 20 de outubro, nas dependências do SeST/SenAT de San-tarém, o 1º Torneio de futebol Society. Denominado de “Torneio da Integração”, o evento esportivo contou com a presen-ça dos colaboradores de todas as áreas desta filial e seus familiares.A competição teve a participação de oito equipes, representando os setores Admi-nistrativo, Manutenção, obra e opera-ções. Ao final sagrou-se campeão o time

do Operacional Platafor-ma ao derrotar por 3 a 1 a equipe da Manutenção do Porto.“o objetivo é fazer a integração entre os cola-boradores e seus familia-res, uma vez que a nossa Unidade está crescendo e atualmente contamos com 178 colaboradores. essa iniciativa ajuda todos a se conhecerem

e motiva toda a equipe da Bertolini”, co-mentou um dos coordenadores do even-to esportivo, Marcelo Luís Sousa Silva.

Assumem os novos gerentesAdministrativo e Operacional

MACAPÁ

José Carlos de oliveira

Cid Maicon Silva Ribeiro

Page 9: Manaus sedia matriz da empresa - TBLoas.tbl.com.br/tblres/informativos/Novembro_2012.pdf · rial de salvatagem (coletes e botes salva vidas). Da mesma forma são verificados toda

n o V e M B r o - D e Z e M B r o / 2 0 1 2 9

Limpeza econfraternização Diretores e colaboradores se reuniram no dia 10 de novembro para organizar e limpar o espaço esportivo da Chácara Irani Bertolini. Após a realização deste trabalho em equi-pe, houve um almoço de confraternização. “Agora é só aguardar os jogos de futebol”, enfatizou o diretor-financeiro, Paulo César Bertolini. o colaborador Altair Marcelo Zemnichak,

bENTO GONçALVES

que auxiliou nessa tarefa, definiu como “um mo-mento especial” organizar um espaço que pode ser utilizado para o lazer de todos que trabalham na Bertolini.- “foi gratificante reunir diretor, gerente e colaboradores. Todos trabalhando em equipe e encerrando com um almoço

gaudério. Agora é preciso continuar confraternizando para melhorar sempre e nos divertirmos com o futebol”, disse o eletricista predial da unidade de Bento Gonçalves.

Decoração natalinavira atração turísticaUm projeto denominado natal encantado, que reuniu conscienti-zação ecológica, oportunidade de emprego e renda, o aumento do potencial turístico da cidade, além de melhorar a autoestima do povo pela “magia do Natal”, transformou a cidade de Rio Negrinho.A iniciativa da Prefeitura Municipal de Rio Negrinho que mobilizou toda a comunidade consistiu em decorar a cidade com arranjos feitos de garrafas PeT, iniciou no ano de 2009, e a cada ano surpreende os visitantes.Além dos milhares de turistas oriundos de cidades vizinhas e de outros estados (Paraná, rio Grande do Sul e São Paulo) a decoração foi a vencedora em 2010 de uma enquete do site UOL, que apontou a árvore natalina de Rio Negrinho como a mais bela do país. Foram 940.432 votos dos quais 38,01% para a decoração rio-negrinhense. A segunda colocada foi a árvore do rio de Janeiro, com 36,75% dos votos.

RIO NEGRINHO

A marca de BertoliniA Bertolini se estabeleceu em Rio Negri-nho em 1978, atraída pelo transporte de móveis para a Região Norte do país. sen-do inclusive a primeira filial da empresa.“nestes quase 34 anos de história a Bertolini Rio Negrinho cresceu e se

consolidou não só atendendo os princi-pais polos moveleiros de Santa Catarina, como diversificou sua atuação nos ramos de eletrodomésticos, utilidades do lar, hi-giene e limpeza, alimentícios, confecções, calçados, máquinas e equipamentos,

conexões, ferramentas em geral, além de matérias-primas para as indústrias da Zona franca de Manaus. Também atendemos todas as cidades do Norte catarinense e Vale do Itajaí”, destaca o gerente Comercial, Cláudio Jorge Gertler.

Page 10: Manaus sedia matriz da empresa - TBLoas.tbl.com.br/tblres/informativos/Novembro_2012.pdf · rial de salvatagem (coletes e botes salva vidas). Da mesma forma são verificados toda

InforMATIVo BerToLInI10

A sabedoria de um lutador de Jiu-JitsuO auxiliar de operações, do setor de distri-buição da unidade de Guarulhos, Alyson Bezerra Soares é lutador de Jiu-Jitsu e atualmente dá aulas para crianças de uma comunidade para custear seu treino na es-cola de luta, que mantém com seu cunhado e seu mestre.Trabalhando na Bertolini desde 21 de setembro de 2009, atualmente com 25 anos de idade, Alyson sempre gostou de esportes. Certa vez numa conversa com um colega de trabalho, decidiu buscar uma escola para dar início a seus treinos. Primei-ro iniciou na modalidade de boxe, quando se matriculou numa escola financiada pela prefeitura de Guarulhos, onde podia treinar gratuitamente. Ali permaneceu por cerca de um ano, pois a instituição encerrou suas atividades. Depois optou pelo Muay Tai (arte marcial originária da Tailândia). Por incentivo de seu cunhado, deu início a sua história no Jiu-Jitsu, modalida-de que mais se identificou.Alyson atualmente participa de competições na categoria de peso até 80 kg. Ao todo já participou de oito competi-ções, onde se classificou cinco vezes em terceiro lugar, uma vez em segundo e duas vezes conquistou o primeiro lugar. Sua última luta ocorreu no dia 15 de novembro na cidade mineira de Betim.“É importante se empenhar na prática de esportes, pois você só tem benefícios, mes-mo sendo uma luta. o Jiu-Jitsu mesmo me ajudou a ser uma pessoa menos agressiva, menos estressada. Hoje entendo que não é necessário agredir alguém para resolver uma situação de conflito. Tenho a sabedo-

ria de mostrar que, mesmo sendo um lutador, não preciso disso para me defender. Basta apenas ter sabedoria e a práti-ca dessa arte me proporcionou adquirir isto. Você se conhece mais, conhece sua mente, seu corpo, testa seus limites, me-lhora sua coordenação motora e aprende a ter autocontrole emocional acima de tudo”, relata.

Professor

Dar aulas para crianças surgiu da necessi-dade de custear seus treinos. Já faz isso há seis meses e, com o tempo, foi pegando gosto em ensinar. As despesas da academia

são custeadas por ele e mais outros dois professores, que buscam constantemente pa-trocínios e doações. Também conseguem renda através da mensalidade de alguns alunos pagantes. Porém em sua maioria, as mensalida-des são gratuitas (crianças e adultos). O único problema que menciona é o custo desse esporte. As roupas utilizadas nos treinos são caras (kimo-nos) e as inscrições para os

campeonatos também. Manter sua acade-mia não é fácil sem ter nenhum incentivo. Mesmo assim, acredita que esporte é a melhor opção. Hoje dá aulas de Jiu-Jitsu a um grupo de aproximadamente 15 crianças, com idade entre 05 e 12 anos, moradores no bairro da Ponte Alta (Guarulhos), onde está localiza-

da a Academia Dojo Neves. As aulas ocor-rem nas segundas, quartas, sextas, sábados e domingos, entre 17h e 23h. Antes da efetivação das matriculas dos alu-nos é realizado um levantamento do perfil de cada candidato, para assegurar que os mesmos estejam ali para praticar esporte e não aprenderem métodos de lutas para arrumarem brigas ou coisas do gênero.Alyson revela que dando aulas também melhorou seu relacionamento com pes-soas. “Aprendi a lidar melhor com elas, ou seja, só tive benefícios. o esporte propor-ciona a estas crianças uma melhoria na qualidade de vida e as mantém longe das drogas” , enfatiza. no cenário atual de violência que impera em todas as partes, uma lição de vida do colaborador da unidade de Guarulhos.“nos últimos meses perdi quatro amigos que foram baleados, porque escolheram caminhos errados. Cresci com eles e tive as mesmas chances deles, de me envolver com coisas assim também, mas preferi o esporte e não me arrependo disso. Pelo contrário, quero que estas crianças tenham o mesmo orgulho que eu ao praticar e ensinar um esporte”, complementa Alyson Bezerra Soares.

A partir desta edição passamos a publicar reportagens sobre colaboradores da empresa que se destaquem por suas atividades fora da empresa. As matérias visam valorizar boas práticas sociais, ações benemerentes, desportistas, habilidades especiais, entre outros. Se em sua unidade houver um(a) colega que mereça este realce, fale com o seu gerente ou com o responsável pelo envio de matérias para a publicação da empresa

Alyson esposa e filho

Page 11: Manaus sedia matriz da empresa - TBLoas.tbl.com.br/tblres/informativos/Novembro_2012.pdf · rial de salvatagem (coletes e botes salva vidas). Da mesma forma são verificados toda

safsafsdfdsfTempo Bertolini Outubro

Edenelson b. de SousaComprador júniorBelém

Carlos J. da Silva OliveiraMotorista carreteiroBelém

Elton das Mercês DiasCompradorBelém

Mauro F. Gonçalvesencarregado de rHBelém

Cleverson Slugowieckiencarregado operacionalRio Negrinho

Carmem S. Correa PereiraAssistente administrativoMarabá

15 anos

Aguinaldo de F. FerreiraOperador de empilhadeiraGuarulhos

10 anos

Claudio Jorge GertlerGerente ComercialRio Negrinho

20 anos

Claudio A. Teixeira da CostaAuxiliar de operaçõesBelém

Renato Martins FerreiraLíder operacionalBelém

Josivaldo N. Alves de SouzaMotorista de veículo truckBelém

Erisson P. Santiago MeloConferente de cargasBelém

Mateus da Silva SantosMecânico dieselGuarulhos

benedito S. das NevesLíder operacionalBelém

Haroldo R.das ChagasMarinheiro fluvial de convésbelém

Isaias Soares da SilvaCondutor fluvialBelém

Marcos A. Oliveira dos SantosMarinheiro fluvial de máquinasPorto Velho

Page 12: Manaus sedia matriz da empresa - TBLoas.tbl.com.br/tblres/informativos/Novembro_2012.pdf · rial de salvatagem (coletes e botes salva vidas). Da mesma forma são verificados toda

Foto do MêsO

utub

ro /

2012

Promoções

Filial Nome do colaborador Tempo de empresa Cargo anterior Cargo atual

bEL JAIRO RAPOSO DA SILVA 01 ANO E 02 MESES RECEPCIONISTA AUXILIAR DE EXPEDIçÃO NAVEGAçÃO

bVb RAQUEL F. DE MORAIS 04 ANOS E 11 MESES AUXILIAR ADMINISTRATIVO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

bVb SHEILA MAIA FERREIRA 06 MESES ATENDENTE COMERCIAL AUXILIAR ADMINISTRATIVO

bGV VITOR MACHADO DO NASCIMENTO 01 ANO E 05 MESES ASSISTENTE DE SEGUROS LÍDER DE SEGUROS

GRU FELIPE FAVA SWERTS 02 ANOS E 06 MESES ASSISTENTE ADM. OPERACIONAL ANALISTA DE LOGÍSTICA PLENO

GRU EDILAINE SILVEIRA ALMEIDA 02 ANOS E 07 MESES AUXILIAR DE DEPTO. PESSOAL ASSISTENTE DE DEPTO. PESSOAL

GRU ELIOMARCOS bARROS DA SILVA 05 ANOS E 03 MESES CARPINTEIRO MECÂNICO

GRU LUIZ FERNANDES ALENCAR 02 ANOS E 05 MESES AUXILIAR DE OPERAçÕES CONFERENTE DE CARGAS

MAO CLEUCIMARA bARbOSA bATISTA 10 MESES CONFERENTE DE CARGAS AUXILIAR ADMI. OPERACIONAL

MAO EDSON GAMA 01 ANO E 05 MESES AUXILIAR DE ALMOXARIFADO AUXILIAR ADMINISTRATIVO

MAO REGILANE ALVES DA SILVA 03 ANOS E 01 MÊS CONFERENTE DE CARGAS AUXILIAR ADM. OPERACIONAL

MAO SEbASTIÃO VIEIRA DE LIMA NETO 01 ANO E 04 MESES AUXILIAR ADM OPERACIONAL AUXILIAR DE ALMOXARIFADO

MAO NEY DA MOTA ARAÚJO 01 ANO E 06 MESES ANALISTA OPERACIONAL ANALISTA OPERACIONAL PLENO

MAO CÉLIO bATISTA FRAZÃO 05 ANOS E 09 MESES ASSISTENTE ADMINISTRATIVO ASSISTENTE ADM. PLENO

STM MARIA LUCENIRA DOS SANTOS MACIEL 01 ANO E 09 MESES AUXILIAR SERVIçOS GERAIS ASSISTENTE ADM. OPERACIONAL

Navegando pelo Rio Negro