mais notícias - edição especial rio grande da serra

16
DOMINGO | 01 DE MAIO DE 2016 Jornalista Responsável: Danilo Meira www.jornalmaisnoticias.com.br Ano XIII | EDIÇÃO ESPECIAL RIO GRANDE DA SERRA ESPECIAL | PÁG 04 Parabéns Rio Grande da Serra! ESPECIAL | PÁG 02 Gabriel Maranhão fala sobre os avanços de Rio Grande ACIARGS reforça parceria com comércio da cidade ACIARGS reforça parceria com comércio da cidade Rio Grande da Serra: 52 anos rumo ao futuro Rio Grande da Serra: 52 anos rumo ao futuro Zulmira Jardim Teixeira: a grande mãe de Rio Grande Zulmira Jardim Teixeira: a grande mãe de Rio Grande ESPECIAL ESPECIAL ESPECIAL | PÁG.13 | PÁG.15 | PÁG.06

Upload: jornal-mais-noticias

Post on 29-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Destaque: Parabéns Rio Grande da Serra!

TRANSCRIPT

Page 1: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

DOMINGO | 01 DE MAIO DE 2016 Jornalista Responsável:Danilo Meirawww.jornalmaisnoticias.com.brAno XIII | EDIÇÃO ESPECIAL RIO GRANDE DA SERRA

ESPECIAL | PÁG 04

Parabéns Rio Grande da Serra!

ESPECIAL | PÁG 02

Gabriel Maranhão fala sobre os avanços de Rio GrandeACIARGS reforça parceria

com comércio da cidadeACIARGS reforça parceriacom comércio da cidade

Rio Grande da Serra:52 anos rumo ao futuroRio Grande da Serra:52 anos rumo ao futuro

Zulmira Jardim Teixeira:a grande mãe de Rio GrandeZulmira Jardim Teixeira:a grande mãe de Rio Grande

ESPE

CIAL

ESPE

CIAL

ESPE

CIAL

| PÁG

.13

| PÁG

.15

| PÁG

.06

Page 2: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

02 ESPECIAL RGS www.jornalmaisnoticias.com.br 01 | maio | 2016

EDITOR: ANTONIO CARLOS CARVALHO | JORNALISTA RESPONSÁVEL: DANILO MEIRA Mtb: 43.013

REPORTAGEM: GRAZIELA NUNES | DIAGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO: GUSTAVO SANTINELLI

DEPARTAMENTO COMERCIAL: SIDNEI MATOZO

DEPARTAMENTO JURÍDICO: DR. GILMAR ANDRADE DE OLIVEIRA / DR. ERIC MARQUES REGADAS

COLABORADORES: RAUL CARLOS DE CARVALHO / PROF. NELSON CAMARGO

ADMINISTRAÇÃO: ELISETE HELENA PIMENTA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA EM RIO GRANDE DA SERRA

* O CONTEÚDO DOS ANÚNCIOS É DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DOS ANUNCIANTES *

PUBLICAÇÃO DE MAIS NOTÍCIAS EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA.

CNPJ: 05.531.420/0001-18email: [email protected]

[email protected]

Rua Olímpia Catta Preta, 194 • 1 Andar, Sala 2 • CEP 09424-100

• Centro • Ribeirão Pires • SP • Fone: 4828-7570

São Sebastião, padroeiro de Rio Grande da Serra

Orgulho de ser rio-grandenseMenor das sete

cidades do ABC, Rio Grande da Serra é uma cidade que ain-da tem um longo ca-minho a seguir. Terra de gente lutadora, que acorda cedo e sai para o batente que, não raro, fica em outra cidade. Terra de gente que sonha acordado em uma vida melhor.

A cidade, uma jo-vem senhora, cami-nha rumo ao desen-volvimento a passos

largos, tendo ainda muito a crescer. En-tretanto, podemos dizer que está no caminho certo. Nos últimos anos foram incontáveis as con-quistas que a cidade teve, com investi-mentos em diversos setores.

Quem diria que, há 20 anos, a cidade poderia ter um equi-pamento de saúde como a UPA? Quem diria que, nos mes-mos 20 anos, Rio

Grande poderia ter um teatro compará-vel aos melhores do país, ou uma esco-la pública ao nível de particulares? Ou ainda que uma das maiores empresas do país, a JBS, mantives-se uma linha de pro-dução na cidade?

Tudo isso mostra que, se antes era mo-

tivo de negação dizer que era rio-granden-se, a cada dia que passa torna-se moti-vo de mais orgulho, já que esta cidade hoje é uma das que mais avançam no Estado. Parte deste avanço está ilustrada nas pá-ginas desta edição especial do Jornal Mais Notícias.

Mais ainda: há muito espaço para evoluir, “com as pró-prias pernas”, como se diz popularmente. Não podemos esque-cer que Rio Grande da Serra conta com um verdadeiro tesou-ro em seu território: a mata nativa, os rios e a represa que, verda-de seja dita, são um verdadeiro convite à esta terra. E que, mais do que um presen-te divino, pode ser a chave do futuro, já

que a localização pri-vilegiada, a cerca de 50 km de São Paulo, dá a cidade inúmeras possibilidades, como o turismo de fim-de--semana e o turismo de esportes radicais e aventura, entre ou-tros.

Por isso tudo, aos 52 anos, o cidadão de Rio Grande da Serra tem todos os motivos para dizer com orgu-lho que mora nesta abençoada cidade. Parabéns!

Rio Grande da Serra conta com um verdadeiro tesouro em seu território

São Sebastião é um dos santos mais famosos entre o povo brasileiro. Por causa de sua poderosa interces-são e incontáveis milagres obtidos, ele se tornou pa-droeiro de muitas cidades, e outras tantas cidades e bairros por todo o Brasil receberam o nome de São Sebastião. Ademais, São Sebastião é protetor contra a peste, a fome e a guerra, sendo a sua proteção con-fiada aos semoventes e às lavouras.

A fortaleza para supe-rar os diferentes tipos de dificuldades e situações foi um traço que marcou a vida de São Sebastião, e ele nos anima a ter o mesmo

espírito de confiança total em Deus e audácia cris-tã para fazer da vida uma caminhada segura rumo à felicidade.

São Sebastião (256-288) nasceu na França e logo foi com os pais para Milão, na Itália. Nas ter-ras italianas cresceu na fé cristã e ficou famoso como valente soldado e depois capitão da guarda do im-perador Romano. Os cris-tãos eram perseguidos na época e muitos foram pre-sos e martirizados, porém, as pessoas não sabiam que São Sebastião era cristão e, assim, ele conseguiu aju-dar muitos irmãos presos por seguirem o Cristo, di-

minuindo as penas, dando alimento e animando-os a perseverarem na fé em Deus, mesmo que isso im-plicasse o martírio.

Enquanto o imperador empreendia a expulsão de todos os cristãos do seu exército, Sebastião foi denunciado por um solda-do. Diocleciano sentiu-se traído, e ficou perplexo ao ouvir do próprio Sebastião que era cristão. Tentou, em vão, fazer com que ele re-nunciasse ao cristianismo, mas Sebastião com firmeza se defendeu, apresentan-do os motivos que o ani-mava a seguir a fé cristã e a socorrer os aflitos e per-seguidos.

O imperador, enraive-cido ante os sólidos argu-mentos daquele cristão autêntico e decidido, deu ordem aos seus soldados para que o matassem a flechadas e o abandonas-sem para que sangrasse até a morte. Irene, mulher do mártir Castulo, foi com algumas amigas ao lugar da execução para tirar o corpo de Sebastião e dar--lhe sepultura. Com as-sombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. Desamarraram-no, e Irene o escondeu em sua casa, cuidando de suas feridas. Restabelecido, São Se-bastião quis continuar seu processo de evangelização

e, em vez de se esconder, com valentia apresentou--se de novo ao imperador, censurando-o pelas injus-tiças cometidas contra os cristãos, acusados de ini-migos do Estado.

Diocleciano ignorou os pedidos de Sebastião e ordenou que ele fosse espancado até a morte, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto pú-blico de Roma. Uma piedo-sa mulher, Santa Luciana, sepultou-o nas catacum-bas.

São Sebastião é um exemplo de coragem ante

os obstáculos da vida e fi-delidade mesmo diante das contrariedades e per-seguições. É exemplo de homem que testemunhou a fé católica e foi anunciador da misericórdia de Deus. Por consequência, tendo a coragem de dizer que a Vida é inalienável desde a concepção até o seu termo natural, e que os símbolos de nossa fé não podem se curvar diante dos “impera-dores de plantão”.

Socorrei-nos, glorioso Mártir São Sebastião, para que saibamos também ser anunciadores da miseri-córdia e da verdade. Que saibamos viver o santo Evangelho de cada dia.

ARTIGO | Por Cardeal Orani João Tempesta Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Page 3: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

03 ESPECIAL RGS www.jornalmaisnoticias.com.br 01 | maio | 2016

acesse www.jornalmaisnoticias.com.br e comente nossas matérias!

METEOROLOGIA

Domingo 17º 11º 20%0%

0%0%

20º 09º

22º 12º22º 12º

Terça-feira

Quarta-feira

Segunda

Máxima Mínima Prob. Chuva

FOTO MAIS

FALOU E DISSE

TAPAS E BEIJOS

Esta foto tirada na década passada, ilustrou um de nossas edições especiais de aniversário da ci-dade. Voltamos a publicar esta bela imagem para comemorar os 52 anos de cidade. Parabéns a nossa querida e bela Rio Grande da Serra!

Em todos os que duvidam do enorme poten-

cial de Rio Grande da Serra.

A todos os que fazem de Rio Grande da Ser-

ra uma cidade cada vez melhor.

“O rato tanto vai ao moinho, que um dia prende o focinho” Zulmira Jardim Teixeira, em um de seus ditos populares.

“O sucesso é fácil de ser alcançado, basta ter amor”. Gabriel Maranhão, prefeito de Rio Grande da Serra.

CUBINHO | Mario Mastrotti

Parabéns Rio Grande!

Carreta Mulheres de Peito está na cidade

Eventos neste domingo celebram aniversário

A carreta do Programa Mulheres de Peito está es-tacionada na Praça da Bíblia, no Centro. Na unidade serão realizados exames gratuitos de mamografia em pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O Mulheres de Peito é uma iniciativa do Governo do Estado e visa detectar precocemente eventuais casos de câncer de mama.

As interessadas em realizar o exame, com idade entre 35 a 49 anos, devem procurar a UBS mais próxi-ma de sua casa para solicitar o encaminhamento. Já para as mulheres acima de 50 anos, não há necessi-dade de pedido médico para a realização do exame. As interessadas devem apenas levar RG e o cartão do SUS. O atendimento na unidade móvel é de se-gunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

Hoje, Rio Grande da Serra celebra mais um ani-versário e contará com uma programação especial.

A partir das 8h, será realizado o Hasteamento das Bandeiras, na Rua do Progresso, 700. A partir das 9h, teremos o tradicional Desfile Cívico na Avenida Dom Pedro I. Para encerrar as celebrações, será realizada a Sessão Solene de Aniversário na Câmara Munici-pal, que fica na Rua Prefeito Carlos José Carlson, 07, a partir das 16h. Na próxima quarta-feira (04), a Pre-feitura irá divulgar mais eventos comemorativos.

Page 4: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

04 ESPECIAL RGS www.jornalmaisnoticias.com.br 01 | maio | 2016

Por Danilo Meira

Com foco e gestão, Gabriel Maranhão trabalha para revolucionar Rio Grande

Em seu aniversário, Rio Grande da Serra está prestes a ganhar um grande presente que irá revolucionar a cidade: a nova Escola Central, que será batizada EMEI Pri-meira Dama Zulmira Jar-dim Teixeira, que contará com um anfiteatro com-parável aos melhores au-ditórios do país. Durante vistoria ao local, o pre-feito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão falou com exclusividade ao Mais Notícias.

“Esta escola atende-rá 600 crianças e trará

cultura, lazer sadio à po-pulação, tirando a juven-tude dos pancadões. Não há ponte mais concreta ou caminho mais reto para a população do que pela cultura”, explicou o prefeito, sem disfarçar a satisfação e a emoção.

Mais Notícias – Pre-feito, estamos aqui na nova EMEI. Este pode ser considerado o grande presente de aniversário da cidade?

Gabriel Maranhão – Não só este. Estamos felizes de que, em um ano de plena recessão,

com grande crise finan-ceira, estar apresentando tantas conquistas. Esta é uma delas, mas também temos conquistas na área da Saúde, com a UPA, na área da infraestrutura ur-bana, com o retorno das obras na Avenida Gui-lherme Pinto Monteiro e do lazer, com o Parque Linear. É uma grande fe-licidade entregar todos esses presentes à nossa população e muito orgu-lho de estar como prefei-to.

MN – Olhando para trás, desde a época em

que você era secretário de Obras na gestão Kiko até hoje, qual a grande obra, o grande avanço de Rio Grande da Serra?

GM – “Sem dúvida nenhuma a melhor obra que está sendo construí-da não é vista a olhos nus: é o retorno da autoestima e do orgulho da popula-ção que, muitas vezes, tinha vergonha de dizer que morava em Rio Gran-de da Serra, que estava abandonada antes da gestão Kiko. Tenho pra-zer em elencar inúmeras conquistas em nossa ci-

dade. Antes, por exem-plo, não havia o trevo e as pessoas passavam por aqui sem sequer saber que passavam por uma cidade. Falo com muito carinho que foi um pra-zer estar ao lado dele que me mostrou como se deve levar a política com seriedade e responsa-bilidade, o que está em falta nos dias de hoje. É difícil falar que é políti-co quando vemos Bra-sília, que deveria ser o exemplo, ser motivo de vergonha com essa crise. Estamos em um país com 10 milhões de pessoas desempregadas. Fiquei impressionado essa se-mana quando visitei três famílias e ver que em todas elas, os pais de fa-mília estavam desempre-gados. É um momento de um desafio grande, mas temos que nos apegar a Deus e trabalhar duro.

MN – Muito se diz que governar na chama-da maré boa é fácil, mas é na crise que se vê a qualidade do gestor. Ve-mos que mesmo na cri-se, não foram cortados investimentos. Como foi o planejamento, a forma encontrada para superar tudo isso, lembrando que Rio Grande tem o menor orçamento das sete cida-des?

GM – Eu digo que isso se resume em algo que está em falta na ini-ciativa pública: gestão. Temos que ter pessoas capacitadas, o que é di-fícil pois muitas vezes a

iniciativa privada acaba absorvendo as pesso-as mais capacitadas até por conseguir pagar um salário melhor. É levar a prefeitura, o poder públi-co, da mesma forma que a iniciativa privada, com metas e prazos. O tempo passa rápido e se não nos policiarmos, ele voa. O grande desafio, algo que aprendi com o Kiko, é ter foco. Fico feliz em ver que Rio Grande da Ser-ra foi a única cidade que conseguiu tirar o projeto de mobilidade do papel – tivemos êxito por isso. Foco e gestão são as duas palavras chaves que de-vemos ter, principalmen-te na iniciativa pública.

MN – Vemos que você está com uma imensa felicidade em entregar estas obras, em especial às vésperas do aniversá-rio de Rio Grande. O que Gabriel Maranhão, o pre-feito de Rio Grande da Serra, tem a dizer para a população?

GM – Tenho que di-zer que é muita emoção e, na vida precisamos disso: emoção e amor. Muitas vezes, exclui até minha vida pessoal para honrar essa confiança que a população teve co-migo. O sucesso é fácil de ser alcançado, basta ter amor. Minha palavra é de gratidão e orgulho pela oportunidade que a população me deu em representar essa cidade. Parabéns a todos os ha-bitantes de Rio Grande da Serra!

O prefeito Gabriel Maranhão durante visita ao novo teatro da cidade

Page 5: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

05 ESPECIAL RGS www.jornalmaisnoticias.com.br 01 | maio | 2016

Page 6: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

06 ESPECIAL RGS www.jornalmaisnoticias.com.br 01 | maio | 2016

Por Danilo Meira

Zulmira Jardim Teixeira: a grande mãe de Rio Grande

No aniversário de Rio Grande da Serra e às vés-peras do Dia das Mães, o Jornal Mais Notícias re-lembra a história de uma mulher ímpar, Zulmira Jar-dim Teixeira, mãe de três

dos prefeitos da cidade: Aarão Teixeira, José Tei-xeira e Kiko Teixeira.

Nascida em 16/04/1926, na província de Funchal, capital da Ilha da Madei-ra, em Portugal, chegou a

Mãe de três prefeitos, Zulmira era apaixonada por orquídeas

Rio Grande da Serra após seu marido, Edmundo Luiz de Nóbrega Teixeira, adquirir uma proprieda-de na então Icatuaçu, ela tinha como marcas princi-pais a sabedoria, passada adiante por meio de dita-dos e dos cuidados com os filhos.

Conservadora e ca-tólica fervorosa, era uma mulher que valorizava os conceitos familiares e que criou, com garra e deter-minação seus sete filhos, na ordem José, Anabela, Aarão, Aida, Alda, Ana Paula e Adler, o Kiko. Mes-mo com todos esses con-ceitos, valorizava muito as iniciativas e valorizava a independência dos fi-lhos: “Minha mãe era uma mulher que, mesmo com conceitos conservadores, sempre me apoiou a fazer coisas modernas, como curso de equitação e tirar carta de moto, por exem-plo. Ela sempre falava que tínhamos que trabalhar e ter nossa independên-cia”, conta Ana Paula.

Sábia, sempre gosta-va de compartilhar seus

conhecimentos. Para isso, fazia uso de ditos popula-res. Ana Paula lembra de um usado por Dona Zul-mira para ensinar o valor da honestidade aos filhos: “O rato tanto vai ao moi-nho, que um dia prende o focinho”. Ela explica: “minha mãe queria dizer: não peguem uma tampa de caneta que não seja de vocês senão vocês vão sofrer muito com isso. Ou seja: se fizer coisas erra-das, pode até demorar, mas um dia você será pego. Invariavelmente, acontece uma situação e eu uso essa frase”. Outro que marcou, segundo a filha, era um que enfatiza-va o dom da calma: “be-zerrinho manso, mama o seu e o alheio. O bravo não mama nada”. A expli-cação: “ela queria exaltar a calma para resolver os problemas, a importância de reclamar menos para ter mais sucesso”. Sábios ensinamentos que, aliás, Ana Paula pretende reunir em livro.

Ana Paula relembra o orgulho que ela tinha da

cidade e dos filhos: “ela sempre falava sobre o tra-balho e as conquistas dos filhos na cidade, do Aarão, que teve como marco a iluminação pública, o José, que teve foco na assistên-cia social e o Kiko, que teve muitas conquistas. Minha mãe fazia questão de ressaltar para eles que estavam prefeitos, um car-go transitório e que Deus havia dado a eles uma incumbência e não pode-riam falhar com a popu-lação, um povo carente, humilde que dependia muito deles e, como boa portuguesa, ressaltava que, se eles falhassem, ha-veria um castigo”. Zulmi-ra tomava parte ativa nas administrações: “ela tinha a caridade, a fraternidade no sangue e participava ativamente de campa-nhas, mesmo quando já não podia mais, ligava para recolher donativos, cobertores. Ela tinha a vai-dade de fazer bem feito”.

Além da paixão pela cidade e pelos filhos, que fazia questão de compar-tilhar com os familiares

em Portugal com o envio de jornais que ilustravam os feitos, ela também tinha outro xodó: “ela amava orquídeas, principalmen-te os Sapatinhos de Papa (espécie de orquídea po-pular na Ilha da Madei-ra), ela tinha mais de 25 e cuidava com todo o zelo”, lembra Ana Paula.

Falecida em 25 de ju-lho de 2015, aos 89 anos, deixou como grande le-gado o amor a dedicação à família: “mesmo com uma pensão baixa, minha mãe conseguiu com que não faltasse nada para os filhos. Não tinha carnes caras, mas não faltava uma boa sopa de legumes. Não tínhamos roupas de grife, mas faltava um bom co-bertor que ela mesma fa-zia. Ela era de família rica, mas, por amor, engomou as camisas de meu pai, que era de família me-nos abastada. Ela foi uma mulher independente até o final e tinha um ditado que ilustrava bem isso: o homem pode trazer de balde, se a mulher tirar de dedal vence”.

Page 7: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

07 ESPECIAL RGS www.jornalmaisnoticias.com.br 01 | maio | 2016

Page 8: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

08 ESPECIAL RGS www.jornalmaisnoticias.com.br 01 | maio | 2016

Page 9: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

09 ESPECIAL RGS www.jornalmaisnoticias.com.br 01 | maio | 2016

Page 10: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

10 ESPECIAL RGS www.jornalmaisnoticias.com.br 01 | maio | 2016

Page 11: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

11 ESPECIAL RGS www.jornalmaisnoticias.com.br 01 | maio | 2016

Page 12: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

12 LAZER www.jornalmaisnoticias.com.br 01 | maio | 2016

PassatemPo PIaDas

Cícero

Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons.

Joãozinho espertoJoãozinho chega em

casa e diz:- Mãe, eu descobri

que sou mais inteligente que a professora.

E a mãe diz:- Por que você acha

isso?- Porque eu passei de

ano e ela continuou no mesmo.

Caipira no médicoO caipira vai a uma

consulta e o médico per-gunta:

- O que senhor tem?O caipira responde:- Uma muié, uma vaca

e uma galinha...- Não é isso... O que o

senhor está sentindo?- Ah, tá! Vontade de

largá a muié, vendê a vaca e comê a galinha com quiabo!

Sabe muitoDurante um congres-

so sobre saúde alimen-tar, o orador faz uma per-gunta:

- Qual o alimento que causa sofrimento extre-mo, durante anos, depois de ser comido?

Depois de um longo silêncio, do meio da pla-teia, um idoso levante a mão e responde:

- BOLO DE CASA-MENTO!!

Suor e amorO homem, suado,

convida uma mulher para dançar ...

Depois de um tempo, incomodada pelo exces-so de suor, ela diz:

- Você sua, né?E o homem responde:- Vou ser seu também,

princesa!!

PeNsameNto Do DIa

Page 13: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

13 ESPECIAL RGS www.jornalmaisnoticias.com.br 01 | maio | 2016

Por Graziela Nunes

ACIARGS faz história em Rio Grande da SerraFundada há 20 anos,

a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Rio Grande da Serra vem promovendo ações im-portantes para a econo-mia da cidade. A equipe de reportagem do Mais Notícias conversou com Noel Horácio, o presiden-te da entidade, que falou sobre o desafio de forta-lecer o comércio local em meio a chegada de gran-des redes, como os super-mercados atacadistas que se instalam na região.

Mais Notícias: Há quanto tempo você está na presidência da ACIAR-GS?

Noel Horácio: Estou há menos de um ano na presidência da ACIARGS, mas já atuava como dire-tor administrativo há pelo menos há 12 anos, tenho uma longa história aqui que culminou com a mi-nha chegada à presidên-cia.

MN: Quantos associa-dos tem a ACIARGS?

NH: Cerca de 70, o que é a média do país. Infeliz-

mente, o associativismo está ligado diretamente a prática da cidadania, e esse quesito não é forte no nosso país, o que aca-ba criando reflexos em todas as atividades eco-nômicas.

MN: Quais medidas estão sendo tomadas para atrair mais pessoas para o comércio da cidade?

NH: Sempre tentamos criar ações com o comer-cio local, mas a grande verdade é que falta capi-tal e parcerias mais fortes para a execução destas demandas, além de que existe uma concorrência desleal com os peque-nos e microcomércios em toda região. As grandes redes que vêm se insta-lando, os atacadistas por exemplo, acabam por se espalhar e consumir os pequenos comércios, pre-sença esta cada vez maior e que acaba criando um cenário desigual. Já os consumidores estão em busca de preços mais bai-xos e de maior variedade de produtos. Nós estamos

trabalhando no sentido de fortalecer o micro-empresário naquilo que é mais significativo que acredito ser a gestão, com cursos, e parcerias como a firmada com o Sicredi (Sistema de Crédito Co-operativo). Mas confesso que ainda estamos enga-tinhando na procura por respostas mais efetivas, porque tudo isto passa também pela conscienti-zação do empreendedor em descobrir a força da união.

MN: Existe algum tipo de promoção em datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal?

NH: Houve no passado com resultados bons no sentido de engajamento do consumidor, mas ruins para a Associação pela alta inadimplência dos comerciantes envolvidos, desta forma se torna in-viável economicamente fazer esse tipo de ação.

MN: Para finalizar dei-xe um recado para a po-pulação de Rio Grande.

NH: Somos uma en-

tidade com 20 anos de Rio Grande da Serra, por aqui passaram grandes empreendedores, como o Carlos Iasette, o idea-lizador, Nilton De Paula, 1º Presidente, Vera Lucia Munhoz, a pessoa que res-gatou a associação e im-plantou o balcão de con-sultas, o Mauro Martins, Emanoel Tibúrcio, Michel Gato, Carlinhos, empre-endedores da cidade que deram sua contribuição no desenvolvimento da região e que ainda hoje levantam a bandeira da livre iniciativa. Se pudes-se, pediria para que va-lorizassem a região, seus aspectos naturais, sua ar-quitetura, sua relevância histórica e seu capital hu-mano aqui representado pelos empreendedores que abrem suas portas para atender esta popula-ção. Valorizar é uma forma de crescer e reconhecer que temos muito a evoluir, a desenvolver, e que isto passa pela valorização de quem trabalha na cidade e pela cidade.

Noel Horácio, presidente da ACIARGS

Page 14: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

14 CAMPANHA www.jornalmaisnoticias.com.br 01 | maio | 2016

PEDESTRE

MOTORISTA

PARA A SUA SEGURANÇA , SÓ ATRAVESSE NA FAIXA

1 - Para cruzar a via com segurança, procure sempre uma faixa de pedestre.2 - Aguarde junto ao meio fio e faça sinal para o motorista/motociclista parar.3 - Certifique-se que o motorista/motociclista o viu.4 - Atenção com os veículos que trafegam na outra faixa.5 - Quando houver semáforo, certifique-se de que está verde para você.6 - Ajude a orientar crianças, idosos e pessoas que desconhecem as regras.7 - Acredite, o trânsito pode melhorar muito com sua colaboração.

FIQUE ATENTO À TRAVESSIA DO PEDESTRE NA FAIXA , SEU DESCUIDO PODE CAUSAR UM GRAVE ACIDENTE.

Page 15: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra

15 ESPECIAL RGS www.jornalmaisnoticias.com.br 01 | maio | 2016

Da Redação

Rio Grande da Serra: 52 anos rumo ao futuro

A fundação de Rio Grande da Serra data de 1560, porém àquela épo-ca, não passava de uma concentração de terra dividida pelos jesuítas, se tornando a terceira al-deia construída por eles.

Originalmente chamada de Vila de Jeribatiba, ela passou a ser conhecida como Vila Rio Grande em 1640.

O transporte de car-gas (principalmente sal) era feito por burros guia-

dos por tropeiros, que tinham que cruzar a Vila Rio Grande para chegar até a Vila de Mogi das cruzes. Eles costumavam dar uma parada por lá, mais especificamente nas margens do Rio Grande

por ser até então um dos mais importantes da re-gião. Durante este tempo, um dos tropeiros faleceu na vila, e em homenagem a ele, foi construída a Ca-pela de Santa Cruz, atual Capela de São Sebastião.

A velha estação ferroviária

Em 1930, a vila já esta-va tomada pelo comércio, com fábrica de esteiras, serralherias, sorveterias, plantações, e outros. Já em 1950, Rio Grande ti-nha 90 casas de alvena-ria e em 1952, o comér-cio aumenta ainda mais. Além disso, surgem blo-cos carnavalescos, festas religiosas, escolas, tele-fones e ônibus intermuni-cipais. Em 1964, a cidade se emancipa de Ribeirão Pires. Na década de 1970, houve um crescimento populacional advindo de migrantes.

O primeiro prefeito da cidade foi Carlos José da Veiga Carlson, entre os anos de 1965 e 1969. O atual é Gabriel Maranhão (PSDB). Hoje, Rio Grande da Serra tem 100% do território protegido por ser área de mananciais, e localiza-se a 55 quilôme-tros de São Paulo, além de ser vizinha de Suzano, Santo André e Ribeirão.

Alguns dos pontos turísticos mais conheci-dos do Município são: A

Capela de São Sebastião, considerada o marco zero da cidade; a Esta-ção de Trem, construída em 1867, a segunda a ser erguida no Estado de São Paulo; A Biquinha Matara-zzo, onde os tropeiros pa-ravam para beber água; E a Pedreira Rio Grande da Serra, inaugurada em 1927 e, à época, de pro-priedade do Município de São Paulo.

Por conta de a pedrei-ra estar perto dos trilhos da São Paulo Railway, as pedras tiradas do local fizeram parte da confec-ção de vias paulistanas, como a Avenida Paulista. É considerada o maior paredão da América La-tina, tendo 640 metros de comprimento e 70 de al-tura, e é utilizada para as práticas de Rapel e Esca-lada.

Agora, para o futuro, a cidade vislumbra inves-tir em seu maior tesouro: o meio-ambiente, muito propício para o turismo ecológico. Parabéns Rio Grande da Serra!

Page 16: Mais Notícias - Edição Especial Rio Grande da Serra