mais de uma centena de associados participaram da edição...

16
DEZEMBRO - 2018 | Nº 37 | ANO 09 | Tiragem 8000 | Edição e Design: Daniel Andrade | Sechorbs, o Sindicato que faz | Sede Bauru Rua Voluntários da Pátria, 2-31| SubSede Lins Rua Floriano Peixoto, 813 | SubSede Lençóis Paulista Rua Pedro Natalio Lorenzeti, 106 Sala A Promovido pelo sindicato, torneio de futebol encerrou com chave de ouro a campa- nha do Novembro Azul e promoveu diversão, churrasco, sorteio de prêmios e união. FOTOS DESTA EDIÇÃO: Júnior Correa / Acervo Pessoal - DIVULGAÇÃO / Google Images PÁG. 06 PÁG. 04 SINDICALIZAÇÃO A TODO VAPOR: Visita aos trabalhadores diárias. Confira! NÃO RECEBEU A PRIMEIRA PARCELA DO 13º SALÁRIO ? VEJA O QUE FAZER! SIND MAIS 2018: EVENTO REUNIU DESEMBARGADORES, ADVOGADOS, SINDICALISTAS E MAGISTRADOS QUE EXPU- SERAM SOBRE LIBERDADE DE ATUAÇÃO SINDICAL. HABIB’S DRIVE 28 foi o grande campeão em uma competição bem disputada com nível técnico apura- do. Confira tudo nesta edição. “A FESTA FOI TODA DELES”. Francisco Pereira de Andrade, presidente do Sechorbs, avaliou como a melhor festa já feita até hoje. Um resultado de muito trabalho e união. Grandes campeões: torneio azul de futebol premiou trabalhadores e promoveu a unicidade da categoria! Mais de uma centena de associados participaram da edição deste ano do Torneio Azul de Futebol promovido pelo Sechorbs. [+] MAIS NESTA EDIÇÃO ESPECIAL TORNEIO AZUL PÁG. 14

Upload: truongbao

Post on 12-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DEZEMBRO - 2018 | Nº 37 | ANO 09 | Tiragem 8000 | Edição e Design: Daniel Andrade | Sechorbs, o Sindicato que faz | Sede Bauru Rua Voluntários da Pátria, 2-31| SubSede Lins Rua Floriano Peixoto, 813 | SubSede Lençóis Paulista Rua Pedro Natalio Lorenzeti, 106 Sala A

Promovido pelo sindicato, torneio de futebol encerrou com chave de ouro a campa-nha do Novembro Azul e promoveu diversão, churrasco, sorteio de prêmios e união.

FOTOS DESTA EDIÇÃO: Júnior Correa / Acervo Pessoal - DIVULGAÇÃO / Google Images

PÁG. 06

PÁG. 04

SINDICALIZAÇÃO A TODO VAPOR: Visita aos trabalhadores diárias. Confira!

NÃO RECEBEU A PRIMEIRA PARCELA DO 13º SALÁRIO ? VEJA O QUE FAZER!

SIND MAIS 2018: EVENTO REUNIU DESEMBARGADORES, ADVOGADOS, SINDICALISTAS E MAGISTRADOS QUE EXPU-SERAM SOBRE LIBERDADE DE ATUAÇÃO SINDICAL.

HABIB’S DRIVE 28 foi o grande campeão em uma competição bem disputada com nível técnico apura-do. Confira tudo nesta edição.

“A FESTA FOI TODA DELES”. Francisco Pereira de Andrade, presidente do Sechorbs, avaliou como a melhor festa já feita até hoje. Um resultado de muito trabalho e união.

Grandes campeões: torneio azul de futebol premiou trabalhadores e promoveu a unicidade da categoria!

Mais de uma centena de associados participaram da edição deste ano do Torneio Azul de Futebol promovido pelo Sechorbs.

[+] MAIS NESTA EDIÇÃO

ESPECIAL TORNEIO AZUL

PÁG. 14

www.hoteleirosbauru.com.br

2

P A L A V R A D O P R E S I D E N T E

TODOS SÃO CAMPEÕESFrancisco Pereira de Andrade é fundador, diretor-presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restau-rantes e Bares de Bauru e Região e vice presidente da FECHSESP, Federação dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Estado de São Paulo

Dezembro chegou. Trinta dias ainda faltam para o ano de 2018 se findar. Este é um mês muito atípico que mexe bastante com as esperanças dos trabalhadores em hotéis, restaurantes, bares e toda cadeia do turismo e gastrono-mia em Bauru e região. Primeiro porque já estamos na-quele clima de projeções para o novo ano, que está logo aí. Em segundo lugar, porque iniciamos nossa campanha salarial, visto que a data base de nossa categoria é no mês de Janeiro. Já estamos em negociação com o Patronal, e em breve assembleias serão agendadas para discutirmos a pauta com a categoria. Mas antes de pensarmos nas pro-jeções para 2019, vamos nos ater no mês que temos pela frente. Sim, muita coisa ainda dá pra se fazer nesse ano. Ainda sobre 2018, podemos tirar muita coisa boa dele. Em-bora atravessamos por um dos tempos mais difíceis para o movimento sindical, nós fizemos muitas coisas, conquista-mos bastante benefícios pra categoria, unimos ainda mais, lutamos e resistimos uma enxurrada de problemas que so-brevieram sobre a classe trabalhadora. O aprendizado de tudo isso é que, mesmo saindo de 2018 com saldo positivo ou negativo (ainda que momentaneamente), todos somos campeões! No último dia 26 de Novembro nós realizamos mais uma edição do Torneio Azul de Futebol, uma festa maravilhosa que encerrou as agendas de eventos e festas do Sechorbs neste ano. Foi um sucesso, graças a Deus, e nos surpreendemos com os números de participantes e times. Outra coisa que nos surpreendemos foi a qualida-de técnica das equipes e o empenho dos capitães na li-derança de seus jogadores: todo mundo tá de parabéns! Obviamente como em qualquer competição, nem todos chegaram às finais ou levantaram algum “caneco”. Apesar disso, uma linda lição nós tiramos de tudo isso: cada tra-balhador de nosso setor é um verdadeiro campeão! Uma categoria que suporta tantas mudanças, alta rotatividade, pressões absurdas e até posturas desrespeitosas de clien-tes, mesmo assim os trabalhadores servem com sorriso e determinação. Quero aqui concluir expressando gratidão por um ano que passamos (tão rápido), e tiramos lições para toda uma vida. A lição mais importante que carrego em 2018 será: todos somos campeões. E entrar em um novo ano com essa mentalidade fará total diferença para os próximos desafios que virão. Por isso, seja grato a Deus por mais um ciclo que se encerra e outro que se iniciará. Seja grato e saiba que acima de tudo, você é um verdadeiro campeão. Deus abençoe, boas festas e um 2019 fantástico!

EDITORIAL - GRATIDÃO

Reunidos no último dia 13 de Novembro na sede do sindicato em Bauru, diretores e diretoras do Sechorbs discutiram plano de negociação e pau-tas de reivindicações para pleito do reajuste sala-rial e demais cláusulas da CONVENÇÃO COLE-TIVA 2019. Sendo a data base no mês de Janeiro, as negociações em breve se iniciarão entre Patronal e sindicato dos Empregados. Sendo assim, em breve as assembleias com os trabalhadores serão realizadas para discussão e aprovação da pauta oficial de reivindicações. Para Francisco Pereira de Andrade, pre-sidente do Sechorbs, “o caminho para boas con-quistas ano que vem dependerá muito da união da base; os trabalhadores precisam entender que esse momento é o grande feitio de toda luta sin-dical do ano”. Nazaré Artim, diretora do sindicato, avalia a situação como “a oportunidade que os trabalhadores têm em mãos para conquistarem uma valorização salarial”. Ela acrescenta “de tudo aquilo que fizemos, das lutas e vitórias du-rante 2018, este será sem dúvida o embate mais esperado, pois estamos conseguindo grandes avanços nos últimos anos e agora teremos algu-mas novidades para propor ao Patronal visto que um novo governo se iniciará e muitas incertezas no mundo do trabalho ainda rondam o ‘pós re-forma trabalhista’”. Nos últimos anos o Sechorbs tem alcan-çado ótimos índices. Ano passado por exemplo o valor conquistado foi o maior do estado e um dos maiores do país. Assembleias estão para serem realizadas com a categoria e a pauta em breve, após aprovação dos trabalhadores, será encami-nhada ao Patronal para início das negociações.

DIRETORIA DO SECHORBS DISCUTE PAUTA PARA REAJUSTE SALARIAL 2019

DIRETORIA EM AÇÃO

Diretores debateram pontos a serem pleiteados e fizeram uma análise na conjutura atual do movimento sindical.

Durante todo ano a diretoria trabalhou na base, conver-

sando com os trabalhadores e colhendo suas reivindicações

para o pleito salarial.

Sechorbs, o sindicato que faz!

3

O auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo recebeu palestrantes e dirigentes sindicais de todo o País para debater as mudanças em andamento nas relações de trabalho, na legislação trabalhista e no modo de agir do movimento sindical frente, principalmente, à “reforma” trabalhista. Um dos pales-trantes, professor Gérson Marques, procurador no MPT/CE, diz que o movimento sindical deve ir além da pauta trabalhista e defender, junto aos governantes e à sociedade brasileira, “a democracia, a consti-tuição, a liberdade de pensamento, de ensino crítico e de manifestação”. Para Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de SP , CNTM e Força Sindical “as palestras ampliam o conhecimento dos nossos dirigentes sindicais sobre o atual cenário trabalhista, sindical, econômico e político e fortalecem as ações sindicais nas fábricas em defesa dos interesses da categoria metalúrgica”. Junto com o Sechorbs, participou do evento a FECHSESP atrvés do seu presidente, sr. José Ferreira Neves, e seu corpo jurídico, com a advogada Maria de Fátima Mussa Neves.

Ocorrido na noite do último dia 31 de Outubro, o Ibis Styles inaugura suas atividades na cidade de Bauru. A cerimô-nia de inauguração contou com a presença de autoridades, fornecedores e clientes; o Sechorbs esteve represen-tado por seu vice presidente, o Sr. Daniel Andrade. Para Daniel, “Bauru precisava de um empreendimento como o Ibis, uma rede hoteleira com 300 hotéis no país, com certeza ira agregar muita coisa à cidade”.Membro do COMTUR de Bauru (Conselho Municipal de Turismo), Daniel participou também com os demais mem-bros da comissão, na noite de inauguração do hotel, também na certificação do autêntico “lanche Bauru” ao hotel, que agora oferecerá em seu cardápio um sanduíche original, certificado pela comissão. A perspectiva do hotel é realizar novas contratações e oferecer um espaço gastronômico 24hs, tanto aos hóspedes quanto à população.

REDE IBIS HOTEL INAUGURA EM BAURU.

SECHORBS E FEDERAÇÃO PARTICIPAM DE SEMINÁ-RIO SOBRE NEGOCIAÇÃO COLETIVA, CUSTEIO E LUTAS SINDICAIS, NOS METALÚRGICOS EM SÃO PAULO.

MAIS EMPREGOS

Evento contou com a participação do Sindi-cato e diretores membros do COMTUR.

Na foto Daniel Andrade com membros da SEDECON e a secretária do desenvolvimento econômico de Bauru, Sra Aline Fogolin.

Ao centro, Miguel Torres, presidente do sindicato dos metaúrgicos de SP e Força Sindical. Estive-ram presentes representando sindicato e federação o corpo jurídico, advogada Fátima Mussa Neves, Davi Rossini e o presidente da Federação, sr José Ferreira Neves.

Estiveram reunidos Daniel Rossini, vice presidente do Sechorbs com a gerente geral do hotel, Jaque-line Gavioli de Oliveira, e Débora Alves, coordena-dora do financeiro da empresa.

SINDICATO EM REUNIÃO NO HOTEL INTERCITY EM BAURU PARA DEBATER CAMPANHA SALARIAL.

A pauta principal foi a discussão de projeção sala-rial, propostas do sindicato para o reajuste salarial e como isso influenciará o mercado no ano vindouro. Além disso, foi proposto pelo sindicato em conjunto com o Hotel a realização de cursos de capacitação e formação aos associados, além de reciclagens mas variadas funções que o hotel possui. Daniel saiu sa-tisfeito com o interesse da empresa em investir na qualificação da mão de obra; “uma importante posi-ção e que trará muitas novidades aos trabalhadores. Fiquei satisfeito com a postura da empresa em abrir as portas e ceder salas para realizarmos cursos e ca-pacitação dos seus colaboradores e outros associa-dos interessados”.

O diretor do sindicato também foi convidado pela ad-ministração a conhecer as dependências do Hotel e ve-rificar a adequação dos espaços que os trabalhadores têm acesso, como refeitório, cozinha, almoxarifado e salas de RH e administrativos.

www.hoteleirosbauru.com.br

4

CAMPANHAS DE SINDICALIZAÇÃO: SINDICATO FORTE!CAMPANHAS DE SINDICALIZAÇÃO

Trabalhadores unidos ja-mais serão vencidos. Tra-balhadores informados são mais fortes. Sindicato atuan-te, categoria fortalecida!Em visitas periódicas aos tra-balhadores em seu local de trabalho, diretores do sindi-cato e agentes sindicais es-clarecem dúvidas e realizam associação de novos sócios.

Sechorbs, o sindicato que faz!

5

www.hoteleirosbauru.com.br

6

O Senai Bauru promoveu o evento Inova Indústria - Desafios de Ideias, e contou com a participação do Sindicato no evento que reuniu membros da Comissão Municipal do Emprego de Bauru. Com o objetivo de fomentar novas ideias para qualifica-ção do mercado tecnológico cara vez mais avan-çado, o tema abordado no evento foi a criação de “Startups” e o desenvolvimento de projetos rentá-veis que promovam o empreendedorismo. Daniel Andrade, vice presidente do Sechorbs e membro da Comissão, participou dos trabalhos na ma-nhã de hoje. Os presentes também conheceram melhor as dependências da Escola Técnica e os diversos cursos oferecidos, bem como toda infra-estrutura disponível aos alunos. O evento contou também com a presença do prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazeta, além de entidades como Se-brae, Senac, empresas e outros sindicatos.

NANOTECNOLOGIA E CARRO ELÉTRICOAlém de toda estrutura no campus, o destaque fi-cou por conta da apresentação de um carro movi-do a eletricidade, protótipo este criado por alunos de Bauru e Lençóis Paulista. Também foi apresen-tado o laboratório móvel de estudo da nanotec-nologia, uma ciência recente mas já utilizada em alguns setores e que trará muitos avanços para a medicina, comércio e indústria.

POR MELHOR QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA NA INDÚSTRIA E COMÉRCIO, SECHORBS PARTICIPA DA REUNIÃO COM COMISSÃO MUNICIPAL DO EMPREGO DE BAURU NO SENAI.

Apresentação do carro movido a eletricidade, protótipo este criado por

alunos de Bauru e Lençóis Paulista.

Na última sexta de Novembro (30), findou-se o prazo para o empregador pagar a primeira parcela do 13º sa-lário referente ao ano de 2.018. A lei estabelece que a primeira parcela pode ser paga de fevereiro a novem-bro, à escolha do empregador. O valor do adiantamen-to do 13º salário corresponderá à metade do salário recebido pelo empregado, sendo pago proporcional-mente ao tempo de serviço do empregado prestado ao empregador, considerando-se a fração de 15 dias de trabalho como mês integral.

SEGUNDA PARCELA DO 13º SALÁRIO.A segunda parcela deverá ser paga até o dia 20 do mês de Dezembro/2018. Neste caso, o valor e o cálculo se-rão iguais da primeira parcela.

NÃO RECEBI MEU 13º SALÁRIO NO PRAZO, O QUE FAZER? A primeira coisa é entender o POR QUÊ do atraso pelo empregador. Após isso, buscar informação em nossa entidade para conseguir o pagamento correto do be-nefício, imediatamente. Nosso jurídico está à disposi-ção para acionarmos a empresa e procurarmos resol-ver a situação da melhor forma possível.

TERMINOU O PRAZO PARA PAGAMENTO DA PRIMEIRA PARCELA DO 13º SALÁRIO. VOCÊ JÁ RECEBEU?

PAINÉL JURÍDICO

Sechorbs, o sindicato que faz!

7

SINDICATO PROMOVEU MAIS UM TORNEIO AZUL DE FUTEBOL PARA OS TRABALHADORES FECHANDO O NOVEMBRO AZUL SECHORBS.

ealizado na última segunda feira (26), o torneio Azul de Futebol, evento promovido pelo Sechorbs - Sindicato dos Empregados no Comércio Hote-

leiro, Restaurantes e Bares de Bauru e Região, aconteceu em Bauru e reuniu uma centena de trabalhadores. O torneio teve como objetivo unir a categoria e promover lazer e diversão aos tra-balhadores associados do Sindicato. Logo pelas primeiras horas da manhã as equipes do sindicato já atuavam nos preparativos para a recepção dos participantes preparando o café da manhã e checkin no evento. O torneio reuniu este ano dez equipes, com trabalhadores de diversas empresas e localidades. A competi-ção possuía dois grupos com cinco equipes cada, que competiram por melhor pontuação. Após a primeira fase dos jogos, os dois melhores coloca-dos de cada grupo seguiam para as semi finais, disputa de terceiro lugar e a grande final. O grande campeão desta edição do tor-neio foi a equipe “Habib’s 28”, que além do título consagrou o associado Edvan Moraes Valadares, o “Pará”, como artilheiro e o craque da compe-tição. A equipe vice campeã foi o “Méqui F.C.”, do Mc Donalds de Bauru, que por sua vez, me-

ESPECIAL TORNEIO AZUL DE FUTEBOL

dalhou o associado Audemor Falqueiro como goleiro menos vazado. Na disputa do terceiro colocado quem se deu melhor foi o BK DRIVE FC (Burguer King), que venceu a “BSN”, outra equipe do Mc Donalds - que este ano teve uma participação representativa, inscrevendo qua-tro equipes. Lins e região foi representada pelo “Bluee Tree Park Lins”, que também exibiu mui-ta organização e um show de bola. O presidente da entidade, Francisco Pereira de Andrade, ressaltou que “este ano fi-quei feliz em contar com a grande participação das equipes através do empenho dos associa-dos. Tivemos grandes jogos em um nível muito interessante, e o mais importante que percebi e parabenizo aos capitães dos times e demais joga-dores, foi o clima de união e fraternidade entre os participantes mesmo com as disputas bastante acirradas”. Francisco ainda salienta que “mais importante que um título no torneio do sindica-to é a união dos trabalhadores com o intuito de fortalecer nossa luta, que não está fácil, mas só terá sucesso se a categoria manter-se ativa e junta com o sindicato”.

R Evento reuniu centena de trabalhadores de Bauru e região. Um verdadeiro

sucesso, encerrando com chave de ouro o mês de

conscientização aos ho-mens sobre a prevenção ao câncer de próstata. “Habib’s 28” foi o time campeão des-ta edição. Confira tudo nas

próximas páginas!

www.hoteleirosbauru.com.br

8

OS CRAQUES: AO TODO FORAM DEZ TIMES QUE COMPETIRAM ENTRE SI EM DOIS GRUPOS.OS DOIS MELHORES DE CADA GRUPO SE CLASSIFICARAM PARA AS SEMI-FINAIS. Acima o campeão: Habib’s 28; vice: “Méqui F.C.; terceiro colocado: BK Drive F.C.

ESPECIAL TORNEIO AZUL DE FUTEBOL

Sechorbs, o sindicato que faz!

9

Acima o campeão: Habib’s 28; vice: “Méqui F.C.; terceiro colocado: BK Drive F.C.

ESPECIAL TORNEIO AZUL DE FUTEBOL

DESTAQUES: ARTILHEIRO E GOLEIRO MENOS VAZADO DA COMPETIÇÃO!Artilheiro: Edvan Moraes Valadares (Habib’s 28 F.C.)Goleiro menos vazado: Audenor Falqueiro (Méqui F.C.)

www.hoteleirosbauru.com.br

10

ESPECIAL TORNEIO AZUL DE FUTEBOL

CHURRASCO, CONFRATERNIZAÇÃO E SORTEIO DE PRÊMIOSAlém do futebol, o sindicato ofereceu aos trabalhadores um almoço capri-chado com churrasco à vontade aos participantes. Também foram sortea-dos dezenas de prêmios, destacando--se utensílios domésticos, eletrônica eletrônicos, churrasqueiras, microon-das e duas Tv’s de 32 polegadas.

Sechorbs, o sindicato que faz!

11

ESPECIAL TORNEIO AZUL DE FUTEBOL

www.hoteleirosbauru.com.br

12

Sechorbs, o sindicato que faz!

13

TORNEIO DE TRUCOParalelo ao futebol ocor-reu também um torneio de truco organizado pelo sindicato. A dupla campeã foi Leonardo Oliveira e Samuel Barbosa, ambos do Graal Bauru. Em segundo lugar ficou Márcio Soares e Edvan Moraes, do Habib’s. O troféu da terceira dupla melhor colocada ficou com Raul Pereira e Pablo Henrique, da churrascaria Baby Búfalo.

www.hoteleirosbauru.com.br

14

m meio à falta de segurança sobre a pro-fundidade e as consequências da Refor-ma Trabalhista, o Sechorbs junto com a FECHSESP estiveram presentes num dos maiores encontros sobre o tema tra-

balhista. Com o objetivo de promover uma dis-cussão para soluções da nova realidade das rela-ções capital e trabalho, o evento - que contou com a presença de sindicalistas, desembargadores, procuradores do trabalho, advogados, jornalis-tas e representantes patronais - promoveu ideias e soluções, sob o olhar principal dos juristas, o novos aspectos que as mudanças trazidas pela reforma trabalhista devem ser adotados por enti-dades sindicais, justiça do trabalho, ministério do trabalho e ministério público do trabalho. Além disso, entre os palestrantes, destacou-se o gover-nador de São Paulo, Márcio França, que em sua fala salientou “a necessidade do fortalecimento das entidades sindicais no cenário tão incerto tra-zido pela reforma e com o enfraquecimento das entidades sindicais”. Realizado no Hotel Maksoud em São Paulo, o evento abordou como tema principal as novas formas de relações entre capital e trabalho e a necessidade da reinvenção do movimento sin-dical. Muitas críticas foram feitas para reforma trabalhista da maneira que fora aprovada através da lei nº 13.467/2017. Não houve “a discussão necessária que o tema deveria ter sido debatido com a sociedade, principalmente os trabalhado-res em geral que não tiveram acesso ainda ao to-tal conhecimento do que de fato mudou”. É o que

SECHORBS E FEDERAÇÃO PARTICIPAM DO SINDIMAIS 2018 E DEBATEM IDEIAS SOBRE O MOVIMENTO SINDICAL.Com a participação de sindicalistas, desembargadores, procuradores do tra-balho, advogados, jornalistas, representantes patronais, e até o Governador de São Paulo, o evento trouxe à tona a discussão sobre o impacto da refor-ma trabalhista no mundo do trabalho.

comentou em sua exposição o desembargador da 15ª região dr. Jorge Luiz Souto Maior. Além do dr. Jorge, outros notáveis juristas expuseram no evento, como dr. César Melo, advogado da For-ça Sindical e presidente da comissão de assuntos sindicais da OAB, o desembargador aposentado dr Raimundo Simão e o coordenador nacional da CONALIS - MPT, dr. João Hilário Valentim. Esteve representando o Sechorbs, o vice presidente da entidade e coordenador de marke-ting sindical, Sr Daniel Rossini de Andrade, que ressaltou “a necessidade que temos em sempre aprendermos para, com foco, repensarmos es-tratégias nas negociações de interesse dos tra-balhares”. Daniel complementa que “o cenário é outro totalmente diferente do que já vimos; nem em 1964, na ditadura militar, onde fechavam-se sindicatos e torturavam sindicalistas, houve tanta incerteza quanto à temas como negociação coleti-va, custeio sindical e mundo do trabalho. Por isso o movimento sindical precisa se reinventar e for-talecer o diálogo entre trabalhador e sindicato. Só assim venceremos!” José Ferreira Neves, presidente da FECH-SESP, avaliou o evento “muito oportuno em um momento estratégico na relação entre empresas e sindicato, já que meio à falta de segurança sobre a profundidade e as consequências da Reforma Trabalhista”. Neves ainda completa que “esse é o cenário ideal para a discussão de alternativas e o fomento a novos negócios, capazes de estabelecer formas inovadoras de financiamento da ativida-de sindical”.

ACONTECEU - SINDMAIS 2018

EDESEMBARGADORES, MAGISTRADOS, PROCURADORES E ADVOGADOS EXPUSERAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LIBERDADE SINDICAL E O FORTALECIMENTO DAS ENTIDADES. Da esquerda para a direita: Dr. Jorge Luiz Souto Maior - Desembargador do TRT da 15ª Região e professor Livre-Docente da Faculdade de Direito da USP; Dr. Cesar Augusto de Mello - Advogado, Presidente da Comissão Especial de Direito Sindical da OAB/SP; Dr. João Hilário Valentim - Coordenador Nacional da CONALIS-MPT e Dr. Raimundo Simão de Melo - Advogado, Professor e Procurador Regional do Trabalho aposentado.

Na oportunidade esteve presente o sr. Marco Antonio Melchior superinten-dente regional do trabalho em São Pau-lo. O objetivo foi dialogar com as enti-dades sindicais sobre o auxílio mútuo que as entidades devem ter na ação prol dos interesses da categoria.

ÓRGÃOS FORTALECIDOSPara Diego Tadeu, a “importância do MTE no combate aos maus patrões é fundamental e a intenção nossa é a de que esse órgão, bem como os auditores fiscais e demais agentes, sejam cada dia melhores remunerados e mais efetivos; por isso nos colocamos à disposição para quaisquer auxílios que possam surgir”. Mas Diego também aponta que “o que não pode ocorrer é justamente nesse momento o enfraquecimento tanto do MTE quando dos sindicatos sérios, afinal hoje só o sindicato quem garantirá efe-tivamente a obrigação da aplicação de um piso mínimo na categoria bem como demais cláusulas benéficas através da convenção coletiva e acordos coletivos”.

DURAS CRÍTICASRepresentando o Sindicato estiveram o diretor Diego Tadeu Ferreira Ferraz e o advogado dr. Emilio Ruiz Martins Jr. Apesar do bom tom de pacificação entre o MTE e os sindicatos, na opor-tunidade da palavra o advogado do Sechorbs expôs suas críticas sobre a postura antissindical de alguns membros do MTE Bauru que arbi-trariamente incentivam alguns trabalhadores, quando consultados, a se desfiliarem do sindica-to. O pedido foi acatado e providências e sindi-câncias foram prometidas serem tomadas.

SINDICATO EM REUNIÃO NA GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM BAURU.

Dr. Emílio Ruiz Martins Jr, advogado do Sechorbs, e o diretor Diego Tadeu.

Sechorbs, o sindicato que faz!

15

OS FUTUROS DESAFIOS DOS SINDICATOS E UM BATE PAPO SOBRE CUSTEIO SINDICAL.

GOVERNADOR Márcio França enfatizou que a “unicidade sindical deve ser respeitada e a cons-tituição deve estar acima de qualquer interesse pessoal”.

Da esquerda para a direita, Daniel Andrade,-diretor do Sechorbs, Dr. Cesar Augusto de Mello - advogado, Presidente da Comissão Especial de Direito Sindical da OAB/SP; Dr. Raimundo Simão de Melo - Advogado, Professor e Procurador Regional do Traba-lho aposentado e Dr. Amilcar Albieri Pacheco, advogado.

PAULINHO DA FORÇAPaulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, deputado Federal e líder sindical, esteve tam-bém expondo no Sindi Mais 2018. Em sua fala, enfatizou os novos desafios dos sindicatos.

FEDERAÇÃO PRESENTE Daniel Andrade, diretor do Sechorbs ao lado de José Ferreira Neves, presidente da FECHSESP e Maria de Fátima mussa Neves, advogada da federação.

“Muito oportuno em um mo-mento estratégico na relação entre empresas e sindicato, já que meio à falta de seguran-ça sobre a profundidade e as consequências da Reforma Trabalhista”.

Dr. César Augusto de MelloAdvogado, Presidente da Comissão Especial de Direito Sindical da OAB/

OPINIÃO DE QUEM ENTENDEAo centro, Dr. Jorge Luiz Souto Maior - Desembarga-dor do TRT da 15ª Região, foi um dos expositores do evento. Em sua fala, uma reflexão sobre os tempos modernos e como isso nos moldará ainda no presen-te momento, e o que se poderá esperar das relações capital x trabalho. Salientou também a necessidade das entidades sindicais estarem cada vez mais forta-lecidas e atuantes.

Novos tempos se avizinham. O movimento sindical precisa se reinventar. Esses novos tempos exigem dos sindicatos criati-vidade para se readaptar. Quanto ao custeio sindical, com a reforma trabalhista, as entidades deixaram de estar vincula-das ao governo, sendo assim, as mesmas quem devem agora estipular as contribuições através da assembleia geral, que irão determinar o quanto deve ser descontado de associa-dos e não associados, pois o sindicato representa toda uma categoria e não só os sindicalizados. Por isso, após a reforma trabalhista, a interferência do Estado nos sindicatos através do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho deve ser mínima, afinal não há mais o mesmo vínculo visto que a contribuição sindical deixou de ser obrigatória. Agora os sindicatos não fazem mais parte daquela estrutura antiga da contribuição sindical, onde através de uma obrigatorieda-de de desconto de um dia de serviço no holerite de cada tra-balhador, seja ele sindicalizado ou não, havia um percentual repassado para o governo e Ministério do Trabalho não. Hoje o sistema de custeio facultou-se a uma definição da classe através dos próprios trabalhadores.

OPINIÃO - SINDMAIS 2018

SINDMAIS 2018 - PARTICIPAÇÕES

José Ferreira Neves

www.hoteleirosbauru.com.br

16

8,5% totais de reajuste salarial (piso em Outubro será de R$ 1280,00 + reajuste de Janeiro/2018 na data base da categoria);

R$ 150,00 de Produtividade Extra a serem pagos em duas parcelas sendo Outubro e Novembro.

Banco de Horas homologado pelo sindicato com regras justas, com duração de 6 meses, onde não poderá descontar do trabalhador caso haja saldo devedor.

Pagamento das horas extraordinárias executadas anterior à celebração do Acordo.

25% de percentual para Adicional Noturno.

Em uma negociação que prolongou mais de 5 me-ses entre sindicato e empresa, após forte atuação do Sechorbs junto com seu corpo jurídico, chegou--se a uma negociação pacífica e muito interessante aos trabalhadores. Em assembleia realizada hoje (01) pela tarde nas dependências da empresa, trabalha-dores puderam conhecer a pauta exposta pelo vice presidente da entidade, Sr. Daniel Andrade. Esteve presente também no ato o presidente do Sechorbs, Sr. Francisco Pereira de Andrade e o agente sindical Caio Lima.

Em sua fala, Francisco enalteceu as conquistas dos trabalhadores e salientou que “o sindicato sozinho não consegue nada; se não houver união, associados e interesse mútuo, resultados como os de hoje jamais serão alcançados”.

EM ASSEMBLEIA, TRABALHADORES DO EMPÓRIO SANTO EXPEDITO DE BAURU CONQUISTAM REAJUSTE SALARIAL, PRODUTIVIDADE EXTRA E OUTRAS CONQUISTAS.

Através da luta sindical diária, Sechorbs consegue boas negocia-ções coletivas através de ACTs que começam a vigorar e benefi-ciarão os associados do sindicato.

O Sechorbs realizou uma assembleia com fun-cionários da empresa Emporio Santo Expedito, em Bauru. Na oportunidade foi deliberada como APROVADA a pauta de reivindicações do sindicato à empresa e os funcionários conquis-taram reajuste salarial, produtividade extra e outros benéficos garantidos pelo sindicato. O QUE CONQUISTAMOS

Em assembleia realizada com funcionários da empresa Suco Bagaço do Bauru Sho-pping, foi aprovado por unanimidade pelos presentes, após convocação seguindo deter-minações estatutárias, dois grandes benefí-cios para os associados das lojas suco e ba-gaço do Bauru Shopping e Supermercados Tauste. O Sechorbs esteve em negociações com a empresa e agora os trabalhadores perceberão dois grandes benefícios através de um Acordo Coletivo de Trabalho. Estive-ram presentes o vice presidente do Sindica-to, Daniel Andrade e o agente sindical Caio Lima. Para Daniel “essas conquistas por meio de ACT só nos dão força para o pleito que vira agora em nossa campanha salarial. Varias empresas já estão praticando vale ali-mentação e outros prêmios; a tendência e a nossa luta é que isso se torne algo de praxe em convenção coletiva”.

50,00 Vale alimentação (o valor de será reajustado em Janeiro na data base);

50,00 por mês de Prêmio Assiduidade.

O QUE CONQUISTAMOS

FUNCIONÁRIOS DE DUAS UNI-DADES DO “SUCO BAGAÇO” EM BAURU CONSEGUEM VALE REFEIÇÃO E PRÊMIO ASSIDUI-DADE ATRAVÉS DO SINDICATO.

LUTA SINDICAL DIÁRIA - CONQUISTAS