mai 2018 - universidade de coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaoihdyv46a.pdf · os jornais da...

16
BIBLIOTECA MUNICIPAL EDUARDO LOURENÇO 2018 MAI

Upload: others

Post on 28-May-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos

BIBLIOTECA MUNICIPALEDUARDOLOURENÇO

2018MAI

Page 2: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos

A programação da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço para o mês de maio destaca a exposição biobibliográfica Labirinto de um Heterodoxo sobre o seu patrono. Esta exposição, complementada por uma mostra bibliográfica da sua obra, inserem-se na celebração do 95º aniversário de Eduardo Lourenço.

A importância da comunicação jornalística será tratada na exposição Abril na Imprensa da Guarda, 1973- 1975, produzida com recurso ao fundo documental da BMEL, concretamente aos jornais locais, através da qual será possível perceber o quotidiano da Guarda no período que antecede e procede à Revolução dos Cravos, espelhado em temas diversos, como a guerra colonial, as eleições, a vida política, o 1º de Maio, as políticas de melhoramento, a ação cultural e os retornados, de forma a percecionar a informação, o estilo da escrita e a importância dos temas.

Destaque, ainda, para a realização da fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, o qual constitui o maior evento de promoção da leitura dirigido aos estudantes portugueses, do 1º ciclo ao ensino secundário, envolvendo escolas e bibliotecas públicas municipais de todo o país e que tem como objetivo central estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral dos alunos.

Um conjunto diversificado de outras atividades, nomeadamente, a apresentação de livros, como os da autoria do psiquiatra Daniel Sampaio, abordando questões de grande atualidade ao nível dos comportamentos e hábitos, de Nabais Caldeira, sobre a sua vivência na Mocidade Portuguesa e o romance ficcionado de Jorge Margarido, a narração de contos, ateliers, visitas guiadas e tertúlias, dão corpo à programação da biblioteca municipal e consolidam a sua missão.

Page 3: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos
Page 4: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos

Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar alguns aspetos do antes, durante e após a Revolução dos Cravos, aqui vividos, como as eleições, a política do Estado Novo, o 25 de Abril, o 1º de Maio, os comícios, os retornados, as obras públicas e os melhoramentos, entre outros temas. A imprensa escrita da época é um repositório de notícias que espelham a realidade vivida e as ideologias divulgadas.

EXPOSIÇÃO

De 2 a 30 Abril na Imprensa da Guarda: 1973 a 1975

Page 5: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos

“Labirinto de um Heterodoxo”

A exposição “Labirinto de um Heterodoxo” é uma iniciativa que visa dar a conhecer a vida e a obra do mentor e Diretor Honorífico do CEI e patrono da Biblioteca Municipal.

Composta por fotografias e painéis sobre os temas “Raízes,” Formação”, “Tempo de Errância”, “Obra” “Sobre Eduardo Lourenço” e “Mensageiro da Lusitanidade”, a mostra (exibida pela primeira vez em agosto de 2011, em S. Pedro de Rio Seco, no âmbito da Homenagem ao Ensaísta) regressa à BMEL no mês em que o Ensaísta comemora 95 anos.

Será também apresentada uma mostra bibliográfica da obra de Eduardo Lourenço.

EXPOSIÇÃO E MOSTRA BIBLIOGRÁFICA

De 4 a 30

Page 6: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos

“Do telemóvel para o mundo”Daniel Sampaio

Numa linguagem coloquial, mas rigorosa, o autor aborda a mais atual problemática com que se confrontam os adolescentes, pais e educadores de hoje: a relação dos jovens com a Internet e as redes sociais.

Psiquiatra conceituado e terapeuta familiar, Daniel Sampaio nasceu em 1946, em Lisboa. Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa foi um dos introdutores da Terapia Familiar em Portugal, a partir da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, que fundou em 1979. Tem uma extensa obra publicada.

Organização: Ed. Caminho, Livraria Jardim

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

21H30 9

Page 7: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos

OFICINA

10H00 | dos 0 aos 3 anos

11H00 | dos 3 aos 5 anos

14H30 | dos 5 aos 10 anos

12

Esta oficina explora as potencialidades do papel enquanto material sensível ao toque. Ao primeiro gesto das mãos, a folha de papel, branca e lisa, responde, ressoa, comunica. As histórias escrevem-se pelo movimento das nossas mãos e pela expressão visível e sensível desse movimento no material “papel”.

Inês de Carvalho é cenógrafa e artista-educadora. É mestre em cenografia pela Slade School of Fine Art UCL.

Inscrições: Obrigatórias até dia 9 de maio e limitadas a 25 pessoas (adultos e crianças), por sessão.

“Histórias de Papel”

Inês de Carvalho

Page 8: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos

OFICINA

15, 24 e 29 “Papel Reciclado”

Esta oficina tem como objetivo principal sensibilizar as crianças para a importância da reciclagem, aprendendo de uma forma muito simples e artesanal como a fazer com o papel.

Oficina integrada no Projeto “A Terra da Escrita”Público: Crianças do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico

Vitor Freitas

Page 9: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos

Prefácio de Jorge H. Rangel

A obra será apresentada pelo Prof. Joaquim Manuel da Fonseca, diretor executivo da Rádio Clube de Monsanto.

Relato das vivências do autor na MOCIDADE PORTUGUESA, na Guarda e no País, refletindo sobre os factos históricos, que marcaram a sociedade portuguesa no século XX.

António Nabais Caldeira, advogado na Guarda, Delegado Regional nas Beiras do “Guião - Centro de Estudos Portugueses”, foi graduado da Mocidade Portuguesa.

Edição e organização: Guião, Centro de Estudos Portugueses

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

16H0019 A minha CHAMA DA

MOCIDADE vivências de um Graduado da Guarda

António Nabais Caldeira

Page 10: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos

Depois da Fase Concelhia, a BMEL vai acolher a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura que engloba os municípios e territórios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela tornando assim a Guarda numa Capital da Leitura Regional.Este momento congregará os vencedores de cada concelho (1 por cada nível de ensino) para a realização de provas a nível intermunicipal e das áreas metropolitanas.

Organização: Câmara Municipal da Guarda / Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, CIM-BSE, Agrupamento de Escolas da Sé, Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)

CONCURSO

10H30/ 12H0013H30/ 16H30

22 Concurso Nacional de Leitura - Fase Intermunicipal

Page 11: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos

NARRAÇÃO ORAL

14H30 | 16H0021H30

25 Contos e Cantos

Um narrador gosta de escutar, gosta de contar e cantar, mas acima de tudo gosta de estar. Conta e canta histórias da nossa tradição oral, recorrendo a formas ancestrais de comunicação como o riso e a música. A palavra é som e a música é história.

Carlos Marques é contador de histórias desde 2005. Oriundo de Montemor-o-Novo, formou-se em Estudos Teatrais na Universidade de Évora e no Institut del Teatre, em Barcelona. Trabalha regularmente como contador de histórias, intervindo em diversas bibliotecas, escolas e em encontros de narração oral.

Público: Escolas do 1º e 2º Ciclos, utentes de lares e centros de dia, Casa de Saúde Bento Menni e público em geral na sessão noturna.

Inscrições: Obrigatórias até dia 23 de maio e limitadas a 30 pessoas por sessão.

Carlos Marques

Page 12: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos

APRESENTAÇÃO DE LIVRO

16H0026 “Seis vezes Alfa,

porque se vive mais do que uma vez”Jorge Margarido

Uma tiara de seis estrelas, vislumbradas de uma cova antropoforme, que correspondem ao mesmo número de vidas de um homem (cada estrela, sua) protagonizadas em missões para encontrar e proteger alguém, no decurso de dois milénios. Uma história para quem acredita que a morte não é um fim, mas o reinício de um ciclo de aprendizagem culminado num destino tão enigmático como inadiável. Um romance iniciado nos prelúdios da época celto-romana, que cruza a idade média, a Segunda Grande Guerra e chega à atualidade em seis capítulos e seis desfechos.

Jorge Margarido é professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o autor, a escrita é um hobby que sempre cultivou. Conta já com duas obras publicadas: “Uma lâmpada de flores mágicas” e “Toleimas e paranoias nos arrabaldes da Sé”.

Organização: Ed. Vieira da Silva

Page 13: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos

CONVERSA

18H0029 Guarda: a memória-

A Fábrica da Renault na Guarda, desafios e oportunidades

Revisitar a história da Fábrica Renault na Guarda, inaugurada em 1964 pelo Presidente da República Américo Tomás, os desafios e as oportunidades que proporcionou, o quotidiano e as vivências desta unidade fabril são o mote para a conversa informal conduzida pelo engenheiro António Oliveira e partilhada com outros trabalhadores que, com ele, aí desenvolveram a sua atividade profissional durantes décadas.

Page 14: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos

UMA BIBLIOTECA VIVA

FORA

VISITA GUIADA

16 e 30 Visita à tipografiaOficinas do Outeiro S. MiguelAtividade inserida no Projeto “A Terra da Escrita”Público: Alunos do 5º ano dos Agrupamentos de Escolasda Guarda.

CONTOS

23 Quem conta um conto… acrescenta um conto Lar e Centro de Dia de Vale de Estrela

14H30

ENCONTRO

11 Encontro com Pedro Dias de Almeida Oficina integrada no Projeto “A Terra da Escrita”Público: Alunos do ensino básico e secundário

CONTOS

9, 16 e 23 Ronda de Contos Público: Crianças dos jardins de infância públicos

CONTOS

3 e 17 A Quinta dos Contos Público: Crianças dos 3 aos 10 anos. Com marcação prévia

VISITAS GUIADAS

De 2 a 30 Abril na Imprensa da Guarda 1973 a 1975Público: Alunos do 1º, 2º, 3º Ciclos e Secundário e público em geral. Grupos (min. 10 pessoas).Com marcação prévia

“Labirinto de um Heterodoxo” Público: Alunos do 1º, 2º, 3º Ciclos e Secundário e público em geral. Grupos (min. 10 pessoas).Com marcação prévia

VISITAS GUIADAS

De 4 a 30

Page 15: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos

3ª a 6ª | 9h / 19h2ª e sáb. | 14h / 19hRua Soeiro Viegas, nº 106300 - 758 Guardatel. 271 210 760 | telem. 926 555 611www.bmel.pt | [email protected] www.facebook.com/bmelguarda www.instagram.com/bmelguarda

BIBLIOTECA MUNICIPALEDUARDOLOURENÇO

ORGANIZAÇÃO:

PARCERIAS:

“Labirinto de um Heterodoxo”

Page 16: MAI 2018 - Universidade de Coimbraml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/pdfaOIhdyV46a.pdf · Os jornais da Guarda servem de base para a exposição que pretende retratar . alguns aspetos