macacos 3 b

13
E.E Profº Luiz Gonzaga Righini @ BIO 2014

Upload: profmariateresa

Post on 22-Dec-2014

426 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Macacos 3 b

E.E Profº Luiz Gonzaga Righini

@ BIO 2014

Page 2: Macacos 3 b

Macacos

Page 3: Macacos 3 b

Origem do nome

Macaco é um termo de origem africana (provavelmente do banto: makako) utilizado como designação comum a todas as espécies desímios ou primatas antropóides, aplicada no Brasil, restritivamente, aos cebídeos (ou macacos do Novo Mundo) em geral. No sentido estrito, macaco refere-se às espécies de primatas pertencentes ao género Macaca.

A designação "mico", (miko) se origina segundo Aurélio do caraíba (karib) continental, bastante usada no Brasil, costuma aplicar-se às espécies do gênero Cebus, no Sul, e às espécies de pequeno porte, ou saguis, no Norte. O termo sagui é de origem tupi e também designa os macacos calitriquídeos de pequeno porte. Vivem nas florestas, savanas e pântanos das regiões tropicais. Na América do Sul e Central, habitam principalmente as florestas úmidas. A maioria dos macacos é arborícola (vivem em árvores). Apenas algumas poucas espécies, como os gorilas, babuínos e mandris, preferem o solo. Alimentam-se de folhas, frutos, sementes, pequenos anfíbios,caramujos e pássaros.

Page 4: Macacos 3 b

Cidade dos macacos A Floresta dos Macacos de Ubud é uma área destinada ao culto hindu balinês e todos os

aspectos do local possuem um significado sagrado, como as árvores, os templos e até mesmo os macacos. O local é também um centro de pesquisas onde os visitantes podem aprender um pouco mais sobre os macacos e algumas das 115 espécies de árvores. Propriedade da aldeia de Padangtegal, uma das comunidades de Ubud, a área também é conhecida como Floresta dos Macacos de Padangtegal. 

Em meio a uma paisagem tropical, entre na Floresta dos Macacos para explorar o complexo de templos. Acredita-se que os pagodes, pavilhões e santuários originais datem da metade do século XIV. No entanto, muitas estruturas se desgastaram com o tempo e, por isso, algumas das construções atuais são réplicas das originais. Considerada a maior e principal estrutura no local, o Templo de Dalem Agung é usado para os rituais diários. O Templo de Prajapati é usado para cerimônias de cremação e o Templo do Banho Sagrado, quase escondido nas proximidades do riacho, é usado para rituais de purificação.  

Observe os mais de 600 macacos que vivem em quatro grupos, no local. No hinduísmo balinês, que incorpora elementos do animismo, budismo e cultos ancestrais, os macacos são considerados tão sagrados quanto os templos. Geralmente, esses animais costumam ser bastante atrevidos. Por isso, não os alimente e guarde tudo o que eles puderem pegar.

Page 5: Macacos 3 b

Cidade dos macacos

Observe os habitantes locais que, além de trazer oferendas, usam algumas árvores para fins religiosos. As folhas da figueira-de-bengala são usadas nas cerimônias de cremação e a madeira da árvore pule bandak é usada na criação de máscaras. 

A Floresta dos Macacos de Ubud abre diariamente. A taxa de entrada contribui para a manutenção do local. Além disso, é possível fazer doações na entrada principal. Se estiver hospedado em Ubud, você poderá chegar facilmente ao local a pé. Há estacionamento gratuito disponível para veículos. 

Antes de entrar neste local de culto, alugue ou traga um sarong para cobrir as pernas. As mulheres também precisam cobrir os ombros. Quem tiver crianças menores de 4 anos, estiver menstruada ou ferida, tiver enterrado ou cremado um parente há menos de uma semana não pode entrar no templo principal.

Page 6: Macacos 3 b

Os macacos são animais muito importantes para o homem, pois são os “parentes” mais próximos na natureza. Além de guardar algumas semelhanças de comportamento com o ser humano, os macacos também têm um quê de fascinante. Exatamente por isso é que existem tantas curiosidades a cerca desses animais.

Conheça um pouco dos macacos e do seu universo no Reino Animal. É surpreendente o que a gente não sabe sobre esses animais fascinantes.

Importância dos macacos para o homem

Page 7: Macacos 3 b

Quem São Os Macacos?

O nome “Macaco” vem de uma expressão em banto africana “Makako” e se refere aos primatas antropoides e símios em geral. No Brasil, essa expressão se tornou designativa apenas dos cebídeos, os macacos conhecidos como macacos do Novo Mundo.

Podemos fazer uma definição bastante simples dizendo que macacos são os primatas que pertencem ao gênero Macaca. Já a designação de Mico, é dada para as espécies do gênero Cebus, ou seja, os pequenos macacos. Os saguis são animais que geralmente são chamados de micos.

Grande parte dos macacos é arborícola, o que significa que vivem em árvores. Poucas espécies têm preferência pelo solo, os Gorilas e os Mandris são um exemplo de espécie que preferem habitar o solo. A alimentação desses animais é quase que totalmente baseada em frutas, folhas, sementes, caramujos, pequenos anfíbios e alguns pássaros de pequeno porte.

Page 8: Macacos 3 b

Você Sabia?

Embora pensemos que sabemos muito a respeito dos macacos, acabamos descobrindo que, na realidade, não conhecemos nem metade dos seus segredos. Para quem gosta de saber mais sobre os animais, vai gostar de ler a respeito das curiosidades que levantamos sobre eles.

Quanto mede o menor macaco do mundo?Geralmente, a imagem que temos de um macaco é um grande e forte animal, porém, o menor macaco do mundo mede, mais ou menos, o tamanho de um dedo indicador.

Page 9: Macacos 3 b

Através de inúmeras mutações foram geradas mais de 250 diferentes raças de macacos mas não a um numero certo já macacos já que eles são da família dos primatas e essa família continua a crescer através dos anos .

A ordem dos Primatas é um grupo de mamíferos que compreende os popularmente chamados de macacos, símios, lêmures e os seres humanos. É dividida informalmente em símios e prossímios. Os primatas surgiram de ancestrais arborícolas nas florestas tropicais; muitas das características dessa ordem são adaptações a esse modo de vida. Entretanto, alguns primatas são parcialmente arborícolas.Com exceção dos humanos, que habitam todos os continentes, a maior parte dos primatas vivem em florestas tropicais e subtropicais das Américas, África e Ásia. Variam de forma extrema em tamanho, indo desde Microcebu berthae, que pesa 30 g, até Gorilla beringei graueri, que pode pesar mais de 200 kg. De acordo com o registro fóssil, os ancestrais mais primitivos dos primatas viveram noCretáceo Superior, há cerca de 65 milhões de anos; o mais antigo primata conhecido é Plesiadapis, do Paleoceno Tardio, entre 55 e 58 milhões de anos atrás. Estudos de relógio molecular sugerem que a origem dessa ordem é mais antiga, com estimativas ao redor de 85 milhões de anos atrás, no Cretáceo Médio.

Page 10: Macacos 3 b

Inteligência na família primata

Os macacos estão no topo da lista quando o assunto é inteligência, nada menos esperado de um parente do ser mais esperto e habilidoso do mundo o “homo-sapien-sapien” ou “homem”

No topo da lista esta O chimpanzé tem uma ótima memória, raciocínio de etapas e comunicação.

Em terceiro lugar esta o Macaco reso; esse animal apresenta expressões faciais muito parecidas com as humanas, por isso é fácil para nós entender o que ele está sentindo. Pesquisas recentes mostraram que o macaco reso e o homem compartilham 93% do DNA.

Page 11: Macacos 3 b

Adaptação dos macacos

Todas as coisas vivas desenvolvem mecanismos evolutivos que asseguram sua sobrevivência no ambiente. Os que não forem aptos a isso, morrem e tornam-se extintos. Os macacos geralmente vivem em florestas tropicais e subtropicais da América do Sul, África e Ásia, apesar de, em algumas exceções, sobreviverem a ambientes com temperaturas extremas. Por exemplo, o macaco-japonês tolera temperaturas muito baixas no inverno da ilha de Honshu, e um grupo de babuínos amarelos consegue sobreviver nas fortes secas do deserto da Namíbia, no sul da África. Macacos encaram ameaças de todos os tipos de predadores, como cobras, leopardos, tigres, alguns pássaros e, é claro, os humanos. Mas, a maior ameaça é a devastação de seu habitat pelo desmatamento. Para viverem no meio ambiente, seus corpos são adaptados para escalar árvores, alimentar e evitar predadores.

Adaptações para alimentação

Os cérebros altamente desenvolvidos dos macacos permitem que eles criem mapas mentais da localização de comida, como árvores frutíferas, e que saibam quando os frutos estarão maduros e, portanto, prontos para comer. Eles também são capazes de pegar comida com suas mãos, assim como os humanos. Ainda, alguns macacos possuem caudas especiais, que servem como um quinto membro para pegar comida.

Page 12: Macacos 3 b

Adaptação

Adaptações para viver e sobreviver

Os corpos dos macacos são adaptados para um estilo de vida  em cima das árvores. Eles possuem olhos voltados para frente, o que os permitem enxergar metros abaixo de grandes alturas. Têm mãos e pés pelados, que os permitem se prender em árvores, assim como dedos e polegares opositores combinantes, possibilitando que envolvam objetos ou galhos com suas mãos ou pés em um aperto forte. Esta habilidade permite que sejam ágeis e mais aptos a evitar os predadores. Macacos tem cérebros altamente desenvolvidos, responsáveis por suas características de comportamento semelhantes às dos humanos. Eles formam laços sociais fortes, sendo que alguns vivem em pequenos grupos familiares que ajudam uns aos outros, o que garante sua sobrevivência. Os macacos também conseguem comunicar-se com gestos de mãos e sons especiais.

Page 13: Macacos 3 b

Turma 3ºB

Caio Henrique nº6

Felipe dos Anjos nº8

Marcos Muniz nº23

Profª Maria Teresa