somos todos macacos

14

Upload: fatima-brambilla

Post on 28-May-2015

238 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Somos todos macacos
Page 2: Somos todos macacos

"Somos Todos Macacos"

No jogo entre Barcelona e Villareal, o brasileiro Daniel Alves comeu uma banana jogada por um torcedor racista. Na internet, Neymar apoiou a

atitude do amigo e iniciou uma campanha chamada

"Somos Todos Macacos".

Page 3: Somos todos macacos

Meu pai sempre me falava: filho come banana que evita cãibra , como adivinharam isso?”, ironizou ele nas redes sociais. O jogador Daniel Alves, que foi vítima de racismo durante uma partida entre o Barcelona e o Villarreal, na Espanha. Momentos antes dele cobrar um escanteio, uma banana foi arremessada no campo. Sem se intimidar, Daniel pegou a fruta, comeu e deu risada.

Page 4: Somos todos macacos

Dilma, Ivete e outros famosos postam fotos com banana em apoio a Daniel Alves

A presidente Dilma Rousseff elogiou a atitude de Daniel Alves pelo Twitter. "O jogador Daniel Alves deu uma resposta ousada e forte ao racismo no esporte. Diante de uma atitude que infelizmente tem se tornado comum nos estádios, Daniel Alves teve atitude.

Page 5: Somos todos macacos

O atacante uruguaio do Liverpool Luis Suárez publicou nesta terça-feira no Twitter uma fotografia comendo

uma banana para se somar à campanha contra o racismo que se estendeu de forma massante pelas

redes sociais.Suárez, que aparece na imagem com seu companheiro de equipe Philippe Coutinho, apoia

deste modo o lateral brasileiro do Barcelona Daniel Alves, que, em um suposto ato racista, quase foi

atingido por uma banana e não duvidou em pegá-la e comê-la dentro do próprio campo.

Page 6: Somos todos macacos

Balotelli também aderiu à campanha "Somos todos macacos"

Page 7: Somos todos macacos
Page 8: Somos todos macacos

A frase de Neymar contra racismo pode reforçar estereótipo

• A opinião é da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros,

E aí galera , qual é a opinião de vocês ?

Page 9: Somos todos macacos

• Apesar das reservas à frase, Luiza Bairros considera que Daniel Alves teve uma atitude positiva na reação ao torcedor que atirou a banana, já identificado e banido pelo Villareal.

Torcedor que atirou banana a Daniel Alves é preso pela polícia - David Capayo Lleo, 26 anos, era funcionário do Villareal e foi entregue à polícia espanhola pelo próprio clube

Page 10: Somos todos macacos

Luiza Bairros, continua...

"Com seu gesto, ele esvaziou a atitude discriminatória da torcida naquele momento. Com uma resposta perfeita. É uma forma que você tem de utilizar o 'bom humor', entre aspas, para ridicularizar a atitude racista.

Page 11: Somos todos macacos

• Embora tenha surgido da boa intenção de combater o racismo, a campanha lançada pelo jogador Neymar espalhando a frase "#somostodosmacacos" pelas redes sociais pode ter o efeito contrário, de reforçar um estereótipo negativo historicamente associado ao negro.

Page 12: Somos todos macacos

• "Essa imagem do macaco associada à pessoa negra é uma imagem muito poderosa. E se você assume essa imagem como válida, corre o risco também de reforçar o estereótipo. Eu entendo a campanha e a motivação da campanha, mas não é possivel assegurar que ela tenha o sucesso necessário para reverter a representação negativa que a palavra 'macaco' tem quando associada à pessoa negra", afirmou Bairros.

Page 13: Somos todos macacos

• O próprio Daniel Alves aderiu, postando: "Meu Brasil Brasileiro, Verde, amarelo, preto, branco e vermelho. Somos um povo alegre com samba no pé, e é com alegria e ousadia que a gente tem que se manifestar. Olha a banana, olha o bananeiro… sou baiano, sou brasileiro… estamos mais fortes do que nunca, o sorriso é a nossa proteção, a musica é a nossa espada".

Page 14: Somos todos macacos