luta pelos direitos humanos

9

Click here to load reader

Upload: flaviacorreia0

Post on 10-Jul-2015

204 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Luta pelos direitos humanos
Page 2: Luta pelos direitos humanos

Nasceu a 4 de Fevereiro de 1913, em Tuskegee no estado do Alabama, e faleceu a 25 de Outubro de 2005.

Rosa Louise McCauley foi criada pela mãe e pelos avós, primeiro em Tuskegee e, posteriormente, em Montgomery.

Aí estudou em escolas onde havia separação entre alunos negros e brancos, mas depois foi estudar para o Liceu do Estado do Alabama, onde só havia estudantes negros.

Aos 19 anos, casou com Raymond Parks, e ambos trabalhavam para a Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor. Rosa Parks viria a ser secretária desta associação nos anos 50.

Page 3: Luta pelos direitos humanos

Ela desafiou a lei para lutar por um direito pessoal e pela sua dignidade fez com que os afro-americanos de Montgomery se organizassem num movimento pacífico contra a discriminação racial. Até um desconhecido sacerdote , chamado Martin Luther King Jr., envolveu-se na contestação e chamou a atenção do país para a injustiça que se vivia. Entretanto os negros da cidade com ajuda de alguns brancos organizaram um boicote. O boicote a desaprovação das autoridades da cidade e do Estado do Alabama e teve a duração de 382 dia,( ate 21 de Dezembro de 1956).

Nessa altura , tanto Rosa Parks como Martin Luther King já eram heróis nacionais nos Estados Unidos da América.

O Supremo Tribunal norte-americano, entretanto , declarou que a partir dai não existiria mais diferença racial nos transportes públicos.

Page 4: Luta pelos direitos humanos

Em 1957 , Rosa Parks e a família mudaram-se para Detroit, no estado do Michigan, porque eram vitimas de varias perseguições e ameaças desde que começaram o boicote. Foi trabalhar com um congressista, mas continuou envolvida em lutas pacificas pela defesa dos direitos civis, tanto através da participação em marchas como com discursos. Mas aos poucos foi deixando este tipo de atividades, mas a sua dedicação anterior foi reconhecida com a atribuição de vários prémios.

1980: Prémio da Paz Não Violenta Martin Luther King.

1992: Peace Abbey Courage of Conscience Award

1996: Medalha Presidencial da Liberdade, do Presidente Bill Clinton

1998: Prémio internacional condutor da liberdade

1999: Medalha de Ouro do Congresso

2005: Após sua morte, a empresa americana de computadores Apple Inc., fez-lhe uma homenagem no site publicando sua foto quando jovem, em um Autocarro. Acima da foto, o logo da empresa e o mundialmente famoso slogan “Think Different”.

Page 5: Luta pelos direitos humanos

«Cada pessoa deve viver sua vida como um modelo para os outros.»

«Desde sempre hei sido uma firme crente em Deus, sabia que Ele estava comigo, e só Ele podia me ajudar a superar esse seguinte passo.»

«Deus sempre me á dado a força para decidir o que esta bem… Eu tinha a força de Deus e dos meus antepassados comigo.» "The Rebellious Life of Mrs. Rosa Parks" (2013)

«A única cansada era eu, cansada de ceder.»

«As recordações da nossa vida, das nossas obras e nossos atos continuaram em outros.»

Page 6: Luta pelos direitos humanos

Todos os dias, antes do jantar e antes de ir para os cultos de domingo, minha avó ler a Bíblia para mim, e meu avô orava. Tivemos até devoções antes de ir para colher algodão nos campos. Oração e da Bíblia, tornou-se uma parte dos meus pensamentos cotidianos e crenças. Eu aprendi a colocar minha confiança em Deus e buscá-lo com todas as minhas forças.

«A liberdade sempre foi importante para mim.»

«Só quero que me recordem como uma pessoa que queria ser livre.»

“Say at less… I'm black, I'm proud" (tradução livre: "ao menos diga... Eu sou negro, com muito orgulho

Page 7: Luta pelos direitos humanos

Rosa Parks

"A verdadeira razão por que não me levantei foi porque senti que tinha o direito de ser tratada como qualquer outro passageiro. Suportámos aquele tipo de tratamento demasiado tempo".

"Quando fui presa não tinha ideia de que se ia transformar nisto", disse Rosa Parks sobre a eclosão do movimento de direitos civis. "Foi só um dia como qualquer outro. A única coisa que o tornou significativo foi que as massas aderiram".

Ex-Presidente dos EUA Bill Clinton

"uma mulher de grande coragem, graça e dignidade", uma "inspiração para todos os que trabalham para o dia em que seremos uma América".

Page 8: Luta pelos direitos humanos

Obama

O primeiro negro a chegar à Casa Branca, em 2009, acrescentou: "Fiquei ali sentado um momento a pensar na coragem e tenacidade que marcaram a nossa história e que moveram pessoas - muitas anónimas - a lutar pela sua dignidade e o seu lugar no sonho americano".

Numa outra paragem no museu, Obama, que para muitos representa o culminar do sucesso dessa luta, afirmou: "São precisos cidadãos comuns para trazer a mudança".

Page 9: Luta pelos direitos humanos

Trabalho de: Flavia Correia nº12

Mafalda Martins nº16