login - terraviva.com.br · “a escala é fundamental, eles querem trabalhar com altos volumes e...

3
17/9/2014 Uma aposta bilionária - EXAME.com http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1073/noticias/uma-aposta-bilionaria 1/5 Assine Clube SAC Grupo Abril Info Quatro Rodas Brasil Post Casa.com Planeta Sustentável Revistas e sites Login Home Negócios Mercados Economia Brasil Mundo Tecnologia Marketing Carreira Seu Dinheiro PME Estilo Últimas Notícias | Melhores e Maiores | Cotações | Vídeos | Blogs | Alertas | Tópicos | Infográficos | Ferramentas | Quizzes | Eventos Melhores e Maiores As 50 maiores estatais do Brasil em 2013 Rankings O clube do bilhão do mundo digital no Brasil Bancos Quem quer o Banco Nacional? 24 horas 7 dias Últimas As + em Revista EXAME Uma aposta bilionária As 50 maiores estatais do Brasil em 2013 As 10 maiores indústrias do Brasil As 15 maiores empresas de mineração 60 minutos Alexandre Battibugli Alimentos | 17/09/2014 05:55 Comentários (1) Views (2.885) Imprimir A A A Uma aposta bilionária É possível ganhar dinheiro vendendo leite no Brasil? E dá para recuperar o prestígio da Parmalat por aqui? A francesa Lactalis, líder global, investiu 2 bilhões de reais para tentar provar que sim Tatiana Bautzer , de Tweetar 6 0 6 Compartilhar Share 11 Salvar notícia Home / Revista Exame / Edições / 1073

Upload: lekiet

Post on 26-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Login - terraviva.com.br · “A escala é fundamental, eles querem trabalhar com altos volumes e fábricas de grande. ... cresceu 75% e atingiu 5,6% — ainda longe, porém, dos

17/9/2014 Uma aposta bilionária - EXAME.com

http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1073/noticias/uma-aposta-bilionaria 1/5

Assine Clube SAC Grupo AbrilInfo Quatro Rodas Brasil Post Casa.com Planeta Sustentável Revistas e sites

Login

HomeNegóciosMercadosEconomia

BrasilMundo

TecnologiaMarketingCarreira

Seu DinheiroPME

EstiloÚltimas Notícias |

Melhores e Maiores |Cotações |

Vídeos |Blogs |

Alertas |Tópicos |

Infográficos |Ferramentas |

Quizzes |Eventos

Melhores e Maiores As 50 maiores estatais do

Brasil em 2013

Rankings O clube do bilhão do mundo

digital no Brasil

BancosQuem quer o Banco Nacional?

24 horas 7 dias Últimas

As + em Revista EXAME

Uma aposta bilionária

As 50 maiores estatais do Brasil

em 2013

As 10 maiores indústrias do Brasil

As 15 maiores empresas de

mineração

60 minutos

Alexandre Battibugli

Alimentos | 17/09/2014 05:55 Comentários (1) Views (2.885)

Imprimir A A A

Uma aposta bilionáriaÉ possível ganhar dinheiro vendendo leite no Brasil? E dá para recuperar o prestígio daParmalat por aqui? A francesa Lactalis, líder global, investiu 2 bilhões de reais para tentarprovar que sim

Tatiana Bautzer , de

Tweetar 6 0 6Compartilhar Share 11

Salvar notícia

Home / Revista Exame / Edições / 1073

Page 2: Login - terraviva.com.br · “A escala é fundamental, eles querem trabalhar com altos volumes e fábricas de grande. ... cresceu 75% e atingiu 5,6% — ainda longe, porém, dos

17/9/2014 Uma aposta bilionária - EXAME.com

http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1073/noticias/uma-aposta-bilionaria 2/5

Vida realLonge da maturidade

Sumário da edição Edições anteriores

Assine EXAME

Apenas 8x R$ 49,35

Nome: Nasc.:

E-mail: CEP:

Exclusivo

46.671 views

Vendas

2.880 views

Proibição

1.504 views

Ranking

161.408 views

Mundo

19.125 views

As 10 maiores empresas do

Centro-Oeste do Brasil

Todas as matérias

Revista EXAME

Nas bancas | 17 de setembro de 2014

Novo app deEXAME.com noiPhone!

Sugestões dos Editores

Mapa mostra os salários dosengenheiros pelo Brasil

Por que é importante entender oseu cliente para vender mais

Estado Islâmico complica a vidados amantes de cerveja emBagdá

As 22 melhores universidadesbrasileiras, segundo o QS

As celebridades que apoiam, ounão, uma Escócia independente

Leia Mais17/09/2014 | Campo de petróleo líbio éfechado após ataque a refinaria

17/09/2014 | Sony eleva previsão de perdaspara 2014

16/09/2014 | Os desafios enfrentados pelaZappos para acabar com chefes

16/09/2014 | Pimentel acena com gestãomais profissional em estatais

Fábrica em Guaratinguetá: planos para reforçar a marca Parmalat

São Paulo - Ganhar dinheiro vendendo leite no Brasil é uma daquelas tarefasque parecem impossíveis. Desde que a então líder do setor, a multinacionalitaliana Parmalat, quebrou, há dez anos, muita gente vem tentando.

Na teoria parece simples: é só juntar um punhado deprodutores, erguer uma processadora, embalarnaquelas caixinhas e lotar os supermercados. Mas asfalhas de gestão e o desequilíbrio no mercado de leitetornaram a missão muito difícil. Quando falta leite, aindústria perde; quando sobra, os produtores saem noprejuízo.

Os únicos que ganham dinheiro regularmente são osfabricantes de embalagens, como a sueca Tetrapak. Aquebra mais notória foi da LBR, “campeã nacional” doleite criada há três anos com o estímulo do governopara a fusão da Leitbom com a Bom Gosto. Ogigantismo só deu problemas e, hoje, a LBR está em

recuperação judicial.

Mas a lista de problemas segue com os laticínios Nilza, em falência, e com cooperativas comoa Confepar, do Paraná, e a Cotrimaio, do Rio Grande do Sul. A Vigor, do grupo J&F, até hojetem resultados abaixo do previsto — no ano passado, lucrou apenas 25 milhões de reais, ou1% da receita.

A Batavo e a Elegê, da gigante de alimentos BRF, eram consideradas tão problemáticas queforam colocadas à venda. O setor, enfim, é um show de horror.

Após anos de más notícias, agora surge um candidato disposto a dar um jeito nesse setor. É afrancesa Lactalis, maior empresa do setor de leite e derivados do mundo, com receita anualde 16 bilhões de euros. A Lactalis é dona da Parmalat e de marcas que são sinônimo dequeijos sofisticados, como Président, Bridel e La Laitière.

No Brasil, a Lactalis era dona apenas de um pequeno negócio — a fabricante de queijosBalkis, adquirida no ano passado. Mas tudo isso mudará a partir de agora. Num espaço deduas semanas, a Lactalis anunciou duas aquisições no país. Primeiro, decidiu pagar 250milhões de reais por quatro fábricas da LBR e pelo direito de usar a marca Parmalat no Brasil(esse direito era da empresa de investimentos Laep e havia sido repassado à LBR).

Depois, fechou a compra da divisão de lácteos da gigante de alimentos BRF por 1,8 bilhãode reais. Já chega a 17 fábricas e 4 000 funcionários no país. Com isso, levou tambémmarcas tradicionais, como Batavo e Elegê. Com 3,3 bilhões de reais de faturamento estimadopara este ano, a empresa virou, com dois movimentos, a segunda maior compradora de leitedo país, com 1,9 bilhão de litros por ano. É também a terceira maior empresa do setor emfaturamento, atrás apenas da Nestlé e da Vigor.

Qual o plano da Lactalis para ganhar onde tanta gente perdeu? Em primeiro lugar, a empresaescolheu a dedo os ativos e evitou concentrar uma parcela muito grande do faturamento noleite longa-vida, grande vilão do setor nos últimos anos. Na LBR, 80% da receita dependia dascaixinhas. Na Lactalis, elas responderão por 40% do faturamento.

A BRF, por exemplo, já vinha reduzindo a venda do leite Elegê. Mesmo assim, a francesapode ter vantagens no segmento de longa-vida: como é uma das maiores clientes da Tetrapakno mundo, fica mais fácil obter preços menores. Outro princípio foi estabelecer-se de caracomo um dos líderes do setor sem herdar a insana complexidade da LBR, com suas fábricasespalhadas pelo país.

“A escala é fundamental, eles querem trabalhar com altos volumes e fábricas de grande

Page 3: Login - terraviva.com.br · “A escala é fundamental, eles querem trabalhar com altos volumes e fábricas de grande. ... cresceu 75% e atingiu 5,6% — ainda longe, porém, dos

17/9/2014 Uma aposta bilionária - EXAME.com

http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1073/noticias/uma-aposta-bilionaria 3/5

Alimentos

Sair do mapa de fome da ONU é histórico, diz governo Governo estimula crédito individual para pequeno agricultor Indústria de frango dos EUA usa antibióticos rotineiramente

Gestão de negócios

Os desafios enfrentados pela Zappos para acabar com chefes

Tópicos

NewslettersAssine a newsletterPrévia EXAME, parasaber comantecedência o que vaisair na revista

Solicitar reprint Imprimir

porte”, diz Samuel Oliveira, do banco Indusval, que assessorou a Lactalis nas aquisições. Porisso, os franceses não se interessaram por laticínios menores que estavam à venda no país eescolheram apenas algumas fábricas da LBR.

“A marca Parmalat perdeu participação de mercado por causa das dificuldades financeirasdos últimos anos, mas ainda tem força. E a Lactalis sabe disso melhor do que ninguém”, dizNelson Bastos, presidente da LBR e sócio da consultoria Ivix, que fez a reestruturação dacompanhia.

O maior investimento da Lactalis deve ser nos produtos de maior valor agregado, comoqueijos de alta qualidade e iogurtes. Entre suas principais apostas no Brasil, além do leiteParmalat, estão o requeijão da marca Poços de Caldas, comprada da LBR, e os iogurtes daBatavo, que pertenciam à BRF.

Na Balkis, fabricante de queijos comprada há um ano, a Lactalis reforçou inovações comouma linha de queijos sem lactose. E usou a rede de distribuição da Balkis para aumentar avenda de suas marcas europeias: além da Président, os queijos espanhóis Don Bernardo e ositalianos Galbani.

Executivos próximos à empresa afirmam que esses produtos continuarão a ser importados enão terão produção local. Procurados, os executivos da Lactalis não deram entrevista.

A investida no Brasil é parte de um plano de expansão global da Lactalis, comandado porEmmanuel Besnier, neto do fundador e dono de uma fortuna estimada em 7 bilhões de euros.Desde que assumiu a empresa depois da morte do pai, há 15 anos, Besnier fez mais de 40aquisições em países como Cazaquistão, Polônia, China, Rússia, Austrália e Índia. A maiordelas foi a compra da italiana Parmalat, em 2011, por 3,5 bilhões de euros.

Bom de briga

Besnier começou a estudar o Brasil em 2012, interessado na aquisição da LBR, antes que aempresa decidisse pela recuperação judicial. Chegou a levar ao conselho da Parmalat em2013 uma proposta, mas os conselheiros se assustaram com os passivos da LBR.

Recentemente, Besnier esteve em duas diferentes semanas, em maio e junho, visitando asoperações da LBR e da BRF num jatinho Cessna alugado. Nesses dias, chegava às fábricasàs 6 da manhã. No fim do dia, depois de conhecer três ou quatro fábricas, visitavasupermercados. Checava preços e posicionamento de cada marca nas gôndolas de laticínios,tanto em lojas de cidadezinhas do interior de Minas Gerais quanto na zona sul do Rio deJaneiro.

O Brasil vai ser a segunda operação realmente complicada assumida pela Lactalis nos últimosanos — e a segunda que envolve a Parmalat. Na Itália, em 2011, a Lactalis fez uma aquisiçãohostil da marca. Os acionistas reclamaram do valor pago, considerado baixo, mas acabaramaceitando. Após a gritaria inicial, a Lactalis vem tentando melhorar os números da Parmalat.Obteve algumas vitórias.

A margem operacional, por exemplo, cresceu 75% e atingiu 5,6% — ainda longe, porém, dos9% da Lactalis. O Brasil surge, ao lado da Parmalat, como o maior desafio da carreira deBesnier. Chamado de “imperador do queijo” pela imprensa francesa, ele já brigou comsindicatos, cooperativas e até com a E. Leclerc, quarta maior rede varejista da França.

Como os donos da rede não aceitaram um aumento de preços, Besnier parou de fornecer porum ano. A julgar pela situação por que o mercado brasileiro de leite vem passando nosúltimos anos, a chegada de Besnier significa que vem briga por aí.

Saiu o novo app de EXAME.com para iPhone! Quem já tem o antigo, basta atualizar. Quem não tem, baixar.Já foi no novo site móvel de EXAME.com? Basta digitar exame.com num iPhone, iPad ou Android.

Tags: Alimentos, Gestão, Parmalat, Prejuízo