lobo guará-3 a

14
LOBOS-GUARÁ @BIO 2015 PROFª MARIA TERESA IANNACO GREGO E.E.PROFº LUIZ GONZAGA RIGHINI

Upload: maria-teresa-iannaco-grego

Post on 29-Jul-2015

47 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lobo guará-3 A

LOBOS-GUARÁ

@BIO 2015PROFª MARIA TERESA IANNACO GREGO

E.E.PROFº LUIZ GONZAGA RIGHINI

Page 2: Lobo guará-3 A

OBJETIVO:

Entender E COMPREENder as características e comportamento do lobo-guará

Page 3: Lobo guará-3 A

Parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal típico do Cerrado e maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos. Além do Brasil, pode ser encontrado em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. 

Altivo, esguio e elegante, também é conhecido como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará, aguaraçu e jaguaperi, todos nomes atrelados a sua bela pelagem laranja-avermelhada, que o torna um dos mais belos animais brasileiros. Na natureza, vive cerca de 15 anos. A cada gestação, que dura pouco mais de dois meses, nascem em média dois filhotes. O Guará tem seus filhotes somente em junho e, quando nascem, a fêmea não sai da toca e é alimentada pelo macho. Os filhotinhos nascem pretos, com a ponta da cauda branca. 

Page 4: Lobo guará-3 A

Apesar do porte imponente e da alcunha de “lobo”, é tímido, solitário e praticamente inofensivo, preferindo manter distância de populações humanas. Usa suas presas para se alimentar de pequenos animais, como roedores, tatus e perdizes, além de frutos variados do Cerrado, como o araticum e a lobeira (Solanum lycocarpum), alimento muito consumido pelo guará.

É avistado normalmente circulando por grandes campos nos fins de tardes e durante as noites. Nessa rotina, costuma cruzar estradas onde muitas vezes é atropelado. A ampla fragmentação dos remanescentes de Cerrado faz com que animais tenham que deixar refúgios de matas para se alimentar e reproduzir, tornando-se vítimas de automóveis e caçadores.

Page 5: Lobo guará-3 A

Entre fevereiro e junho deste ano, um projeto do Instituto Brasília Ambiental registrou 141 atropelamentos na região da Reserva da Biosfera do Cerrado.

Uma espécie ameaçada de extinção encontrou um lugar mais seguro para se reproduzir no Parque Nacional da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais.

Durante dez anos biólogos e veterinários capturaram lobos-guará para estudo na região da Serra da Canastra. Um deles, por causa das pernas longas, ganhou o nome do recordista mundial e bicampeão olímpico, o jamaicano Usain Bolt.  É o maior lobo já visto pelos pesquisadores na natureza.

. Em um dia o animal chega a caminhar 30 quilômetros. Por isso, foi tão importante a criação do Parque Nacional da Serra da Canastra para garantir o aumento da população dessa espécie. Principalmente, se considerarmos que a área do cerrado foi reduzida a 20% do tamanho original, por conta do avanço das plantações e da criação de animais.

Page 6: Lobo guará-3 A

O projeto também conscientizou os moradores da região para a importância da preservação. Mas esbarrou numa dificuldade criada pelo próprio instinto dos animais. Foram registrados ataques de lobos às galinhas nas fazendas. Os proprietários, para revidar esse processo, eles .batem ou perseguem esses animais.

Com a ajuda do projeto, a solução foi bem simples: galinheiros. Como resultado, não há registro de mortes de lobos por tiros nos últimos seis anos.

Seu habitat natural são os cerrados, os quais, atualmente, estão tomados pela agricultura. A grande quantidade de gado e as queimadas, também, são fatores que interferiram na continuação em abundância da espécie

Page 7: Lobo guará-3 A

conta com uma população total de mais de 23 mil animais. Deste número, 21 mil encontram-se no Brasil, mais de 800 no Paraguai, de 600 na Argentina e de mil na Bolívia. E é justamente no país onde há a maior população, que o animal corre o risco de desaparecer.

Page 8: Lobo guará-3 A
Page 9: Lobo guará-3 A
Page 10: Lobo guará-3 A
Page 11: Lobo guará-3 A
Page 12: Lobo guará-3 A
Page 13: Lobo guará-3 A

BIBLIOGRAFIA

http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/biodiversidade/especie_do_mes/dezembro_lobo_guara.cfm

Page 14: Lobo guará-3 A

3º ANO A

Taciano Ferrante Junior N°30