livro jpm_pt

74
Espanha, 7 a 22 de Agosto de 2011

Upload: pm-internacional

Post on 09-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Livro JPM_pt

TRANSCRIPT

Page 1: Livro JPM_pt

Espanha, 7 a 22 de Agosto de 2011

Page 2: Livro JPM_pt

Não te esforces em fazer o Caminho deixa que o Caminho te faça a ti.

“Quem me dera ter mil vidas para dar a conhecer Jesus Cristo ao mundo inteiro.”

Maria Rivier

O turista exige; o peregrino agradece!

“Enquanto conversavam e discutiam, aproximou-se deles o próprio Jesus e pôs-se a caminho com eles...”

Lc. 24, 15

Page 3: Livro JPM_pt

MADRE ANGÈLE

Queridas Jovens da Apresentação de Maria, Eis-vos chegadas a Madrid e para algumas isso parece um sonho! No entanto, desde há muito preparáveis este projecto, dando muito tempo e muitas energias para o tornar possível. O vosso «SIM, inscrevo-me no JMJ» não foi dito com ligeireza! Supôs da vossa parte um compromisso firme e exigente.

Um compromisso em várias etapas: - Implicar-vos nos preparativos - Aceitar os esforços da longa caminhada para Compostela - Participar nas actividades das JMJ. Três tempos necessários para que a vossa peregrinação se torne numa experiência que marque a vossa vida: as escolhas que tereis de fazer; os desafios que tereis de enfrentar no futuro.

Uma peregrinação não pode ser uma aventura passageira. Porque favorece o encontro consigo mesma, com os outros e também com Deus, a peregrinação muda a cor das preocupações do quotidiano, abrindo-vos largos horizontes e dando-vos um sentido, uma orientação à vossa vida.

Esta peregrinação é para vós, queridas jovens, um tempo privilegiado para aprofundar as raízes da vossa árvore da vida: as que vos foram dadas pelos vossos antepassados na fé e aquelas que tendes como missão desenvolver.

«Eu vim para o meio de vós, para que tenhais a vida e que a tenhais em abundância» Jesus

A vida é o mais belo presente que podemos esperar! Cada manhã, somos convidadas a acolhê-la em toda a sua globalidade: na sua beleza irradiante, como na sua fragilidade, por vezes angustiante. Acolhê-la a mãos bem cheias, para depois a partilhar com alegria. Eis o voto que formulo para cada uma de vós, na minha oração.

Vossa irmã em Jesus e Maria Rivier, S. Angèle Dion p.m.

Page 4: Livro JPM_pt

PEREGRINOS PM VITORIA – SANTIAGO - MADRID Querida peregrina, querido peregrino: Durante duas semanas vais viver uma experiência profunda. Partilhar com os amigos, a quem tanto estimas uma peregrinação a Santiago e á JMJ deixarão em ti, de certeza, uma marca indelével. Vindes de 5 países diferentes para percorrer juntos uma rota milenária que, vem desde há séculos atraindo os corações; forjando um espírito de encontro para o qual milhões de peregrinos, antes de ti, contribuíram. Tu também tens uma missão: com Jesus, abrir caminhos de vida e esperança para os jovens e para o mundo de hoje. Pediram-me para te acompanhar nesta aventura. Trata-me com carinho, por favor. Se quiseres, vais escrever comigo, umas bonitas páginas da tua vida. Nestas páginas encontrarás textos, motivações, mapas, referências históricas… que te irão acompanhando na viagem, que a tornarão mais fácil; mas, tu darás o sentido. Tens muitos espaços em branco que esperam uma história, uma marca, um sonho, um projecto: é teu! Não percas a oportunidade de pô-los em palavras, de encher de mil ilusões estas páginas que guardarão para sempre o que, peregrinando até ao túmulo de Santiago e entre milhares de jovens na JMJ, sentiste e descobriste. Agora… pega na tua mochila e põe-te a caminho! Jesus de Nazaré será o teu melhor companheiro. Descobre nos rostos dos teus amigos, dos peregrinos e jovens que vás encontrando, o Seu Amor, a Sua Bondade, a Sua Ternura, a Sua Misericórdia sem limites. Deixa que seja o Seu caminho a percorrer-se em ti. Que o principal caminho se percorra no teu coração. Que Deus te abençoe. E, bom caminho!

Page 5: Livro JPM_pt

JUNTEMO-NOS Peregrinos…… ESPANHA [email protected]

1. ROSA LETICIA 2. ROJO AARÓN 3. NACHER DAVID 4. BALBOA YOLANDA 5. OLLO GONZALO 6. CRUZ ACOSTA FERNANDO 7. CASTRO ANGÉLICA 8. SARTIANI Mª PALOMA 9. CID PEREDA REGINA 10. DEL HOYO GZ MIKEL 11. GARCIA RZ SILVIA 12. GONZALEZ MAITANE 13. CAICEDO ILENIA 14. RUIZ PAOLA 15. FZ CAVADA Mª DEL MAR

FRANÇA [email protected]

16. FLOCH HELENE 17. RABET JEANNE 18. RABET PAULINE 19. LECOMTE GWENDOLINE 20. HACHE SARAH 21. REIX BLANDINE 22. ROUSSELIN ANAIS 23. GREAUME ANGELIQUE 24. NEMBROT MIRYAM 25. THIBAUD AURIANE 26. NEMBROT ISABELLE 27. DINH TRANG 28. VIALA LAURE 29. JEAN S. MARINE 30. MARCHISIO S. CATHERINE 31. SORIANO S. VALERIE 32. KODAIS ANNE 33. KODAÏS HELENE 34. SETIN ALICE 35. MORACCHINI S. THERESE 36. CHARPENTIER S. VIVIANE

Page 6: Livro JPM_pt

PRINCE ALBERT [email protected]

37. VACHON GISELE 38. SANZ PENNY 39. MIREAU APRIL 40. HOFFMAN MELISSA 41. BELANGER STEPHANIE 42. FRASER KAYLA 43. ROUSSEAU MURIELLE 44. BEAVIS BONNIE 45. BEAVIS S.MARY JANE

PORTUGAL [email protected]

46. ALEIXO FABÍOLA 47. VIEIRA ANGELA 48. LOPES ANA PATRICIA 49. SCOFIELD SARAH 50. JORDÃO LURDES 51. GRAZINA AIDA 52. FERNANDES ALEXANDRA 53. FERNANDES DIANA 54. CARDOSO BEATRIZ 55. SILVA CÁTIA 56. CASALÃO TATIANA 57. SOUSA ANA PATRICIA 58. FRESCATA ANA FELISBELA 59. PEREIRA VANESSA 60. CAIANDA SÓNIA 61. SANTOS ELISABETE 62. COELHO DALILA 63. CORREIA CARLA 64. FILIPE ELODIE 65. RODRIGUES IRMÃ EUGÉNIA 66. BARBOSA IRMÃ CARLA 67. GODINHO IRMÃ CONCEIÇÃO 68. PESTANA IRMÃ RITA

BRASIL

69. BRAGA ALINE MARIA 70. BATISTA JÉSSICA CASTRO 71. FERNANDES LURDES DE FÁTIMA

Page 7: Livro JPM_pt

ORAÇÃO PARA INICIAR O CAMINHO

Caminha…Tens uma hora marcada? Onde? Com quem? Ainda não o sabes? Quem sabe contigo mesmo? Caminha… Os teus passos serão as tuas palavras, O caminho a tua canção, O cansaço a tua oração, O teu silêncio te falará. Caminha…. com outros, porém, só no fundo de ti mesmo... Encontrarás companheiros, farás amigos. Caminha, tu não sabes onde os teus passos podem conduzir o teu coração. Caminha, nascestes para fazer o caminho, o caminho do peregrino. Outro caminha em direcção a ti e te procura para que tu possas encontrá-lo. Em Santiago, meta do caminho, no santuário, no profundo do teu coração. Ele é a tua paz. Ele é a tua alegria. Vem, Deus já caminha contigo.

Page 8: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

ONDE VAMOS? Tiago Apóstolo Chamado também Tiago, o Maior. Um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Era filho de Zebedeu e irmão de São João Evangelista (que era outro dos doze apóstolos). Os dois irmãos eram pescadores no mar da Galileia, onde Jesus os chamou; desde então, Tiago fez parte do círculo mais íntimo do mestre. Depois da crucifixão de Jesus, dedicou-se a anunciar a sua fé. Uma tradição espanhola, - não documentada - supõe que Tiago viajou à Hispânia para pregar, responsabilizado pelo próprio Jesus Cristo, e que lhe apareceu a Virgem Maria em Saragoça, no lugar onde se construiu a Basílica do Pilar. Tiago morreu decapitado durante as perseguições contra os cristãos, que realizou o rei da Judeia, Herodes Agripa I (é o único apóstolo cujo martírio aparece relatado nos Actos dos Apóstolos). Segundo outra tradição medieval, igualmente difícil de provar, o seu corpo chegou até à Galiza e foi enterrado no Campus Stellae, perto de Padrón; ali se construiu um templo no século IX, para o qual se encaminharam as peregrinações do Caminho de Santiago. A partir daqui surgiu a cidade de Santiago de Compostela.

Page 9: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

PROGRAMA

7 Agosto ACOLHIMENTO – VITORIA

8 Agosto UM CAMINHO DE MIL MILHAS, COMEÇA COM UM PASSO

9 Agosto 1ª Etapa: SARRÍA – PORTOMARÍN

10 Agosto 2ª Etapa: PORTOMARÍN – PALAS DE REI

11 Agosto 3ª Etapa: PALAS DE REI – ARZÚA

12 Agosto 4ª Etapa: ARZÚA – ARCA O PINO

13 Agosto 5ª Etapa: ARCA O PINO – MONTE DEL GOZO

14 Agosto 6ª Etapa: MONTE DEL GOZO – SANTIAGO

15 Agosto 7ª Etapa: MARIA

16 - 21 Agosto JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE MADRID 2011

Page 10: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

HORÁRIO

06h 00m .......... LEVANTAR - PEQUENO-ALMOÇO

06h 30m ......... CAMINHO

10h 30m ......... DESCANSO

13h 30m ......... ALMOÇO

18h 30m ......... ORAÇÃO + PARTILHA

20h 15m ......... JANTAR

21h 00m .......... SERÃO

Se queres ser peregrino, não precisas preparar a mochila e saíres da tua cidade e da tua casa… Peregrinar a Santiago, a Roma, a Jerusalém… pode ajudar muito, mas não é indispensável. Ser peregrino, é por dentro. De facto, há muitas pessoas que foram muitas vezes a Santiago e nunca se converteram em Peregrino. Ser peregrino é uma atitude de vida, um modo de viver, o modo de ser discípulo de Jesus. Sentiste alguma vez que gostarias de voar, que gostarias de transformar o que há dentro de ti e o que há fora, sentiste que o que vives não te basta? Quem sabe se há Alguém que te convida a viver de um modo novo: como Peregrino.

Page 11: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

Page 12: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

ACOLHIMENTO – VITORIA 7 Agosto

BIENVENIDOS! BEM-VINDO! BIENVENUE! WELCOME!

A VIEIRA

A vieira, do Latim venera, que está relacionado com a deusa Vénus e os supostos efeitos afrodisíacos da concha, é um molusco tipicamente atlântico, das costas da Galiza, conhecido com o nome de “Pecteu iacobaeus”, cuja válvula superior é plana e a inferior côncava, como uma mão generosa. Em antigos sepulcros pagãos aparecem sepultadas conchas, porque se lhes atribuía efeitos misteriosos. O peregrino, no seu sentido mais tradicional, pode representar-se usando-a ostensivamente cosida ao chapéu, na bolsa e lados da capa. A vieira, pela sua abundância, tornou-se uma recordação própria para familiares e amigos, conhecida como Concha da Galiza e certificado da sua passagem por Compostela. O seu uso aparece já no Códice Calixtino, do século XII. A comercialização das conchas naturais e as metálicas que começaram a produzir-se, pelos vendedores de conchas, chegou a ter grande importância económica, sendo necessária a sua regulamentação.

¿

Page 13: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

“EU NÃO FAÇO O CAMINHO, O CAMINHO FAZ-ME A MIM…”

1. Formamos um grupo. Todos somos iguais, em caminho...

2. Cada um (na hora de comer, recolher, do trabalho comum, etc.) tomará para si a fatia mais pequena ou o trabalho pior, para que o seu irmão caminhante tenha a melhor. E isso, porque tu és seu irmão.

3. Cada um comunicará aos restantes o que sente e vive. Tu és um presente que não deve guardar-se para si mesmo.

4. Caminhemos sem "ideias pré-concebidas", mas com os olhos abertos a tudo o que cada um vá encontrando (a natureza, o silêncio, a arte, os companheiros). Deixa que o Caminho te vá "fazendo", não fazes tu o caminho, ele faz-te a ti.

5. Conversarei e interessar-me-ei por todo o peregrino que vá encontrando. E partilharei com ele tudo o que tenha e possa.

6. Os detalhes são muito importantes. Tenho que estar atento a todos e a cada um.

7. O mais débil é o mais importante. O meu passo se adaptará ao seu. As minhas necessidades serão as que ele me diga.

8. O silêncio é importante no Caminho. Mas o riso também.

9. O Caminho não é duro, mas requer esforço. Ninguém se queixará mais do que o necessário. As nossas costas são duras. As pernas, fortes. As bolhas dos pés curam-se...

10. O Caminho está direccionado para o túmulo de Santiago, o Caminho da Estrela. A esperança moverá a todos. Sabemos que o importante é chegar, como pudermos… É mais um caminho que nos ajudará a viver o outro grande Caminho: a VIDA, acompanhados com JESUS DE NAZARÉ.

Page 14: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

UM CAMINHO DE MIL MILHAS, COMEÇA COM UM PASSO 8 Agosto

Page 15: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

PEGADAS DO DIA

Page 16: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

ORAÇÃO Partir, em caminho… Partir é, antes de tudo, Sair de si mesmo. Romper a couraça do egoísmo Que tenta aprisionar-nos No nosso próprio eu. Partir é deixar de dar voltas Ao redor de si mesmo. Como se esse fosse O centro do mundo e da vida. Partir é não deixar encerrar-se No círculo dos problemas Do pequeno mundo ao qual pertencemos. Qualquer que seja a sua importância, A humanidade é maior, E é a ela a quem devemos servir. Partir não é devorar quilómetros, Atravessar os mares Ou alcançar velocidades supersónicas. É, antes de tudo, Abrir-se aos outros, Descobrirmos, ir ao seu encontro. Abrir-se a outras ideias, Inclusive às que se opõem às nossas. É ter o ar de um bom caminhante. D. Hélder Câmara

Page 17: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

A CAMINHO… 9 Agosto 1ª Etapa: SARRÍA – PORTOMARÍN 22 kms

A vigésima sétima jornada é para uma boa parte dos caminhantes a primeira, já que Sarria se encontra muito próxima dos míticos e últimos 100 quilómetros, a distância mínima que tem que se percorrer a pé para ganhar a Compostelana. A etapa não defrauda em absoluto nem o iniciante nem o peregrino experiente. Oferece incontáveis aldeias dos Concelhos de Sarria, Paradela e Portomarín, bons exemplos de românico, ruas asfaltadas, sendas e caminhos rurais, pontes medievais e pontes rústicas e até uma moderna área de descanso.

QUE VER, QUE FAZER BARBADELO: A igreja de Santiago de Barbadelo é um belo exemplo de estilo românico galego. Tem uma torre de planta quadrada e uma portada cheia de símbolos e iconografia medieval. Deste delicado pórtico destaca-se a figura humana com os braços em cruz e o jogo de pássaros, animais e homens dos capitéis do duplo par de colunas. O edifício adjunto recebe o nome de Mosteiro -contracção de “monasterio”- em alusão a uma antiga instituição anexa a Samos.

Page 18: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

FERREIROS: Humilde localidade onde os ferreiros consertavam o calçado dos peregrinos e ferravam os seus cavalos. A igreja de Santa Maria de Ferreiros, que foi trasladada em 1790, pedra a pedra, desde a imediata Mirallos, é um templo modesto mas com uma interessante portada românica, que descansa sobre dois capitéis com cabeça de Leão. Além disso, oferece uma torre barroca na parte superior da sua fachada. PORTOMARÍN: Acede-se à população pela escada assente sobre os arcos da velha ponte medieval, onde também se colocou a capela da Virgem das Neves. A cidade antiga tem dois bairros: São Nicolau e São Pedro. Portomarín foi um importante lugar de passagem na Idade Média com uma grande ponte e com hospital; tudo ficou debaixo das águas do Minho. A grandiosa igreja-fortaleza de São Nicolau, erigida pelos monges-cavaleiros da ordem de São João de Jerusalém no século XII, desmontou-se pedra a pedra para ser reedificada na praça onde está assente. Pela sua monumentalidade, riqueza de elementos e sumptuosidade escultórica, constitui um dos exemplos mais interessantes do românico lucense. Não se pode deixar o povoado sem provar a tarte de amêndoas semelhante à de Santiago.

Page 19: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

“Naqueles dias o Senhor disse a Abraão: “Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti um grande povo,

engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos…” Gen. 12, 1 – 5

PEGADAS DO DIA

Page 20: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

QUATRO PALAVRAS PARA O TEU CAMINHO ADEUS Caminhar até ti mesmo supõe saber dizer de verdade

“adeus”. Saber despedir-se de etapas anteriores, de caminhos que já não percorrerás; e de todas as âncoras que te impedem de mover até à tua verdade, até aos teus sonhos. Dizer “adeus” é morrer um pouco… para renascer de novo.

OLÁ No caminho interior tens que aprender a dizer “olá!” a

tudo o que vás encontrando, gostes ou não gostes. Dizer “olá” é abrir-se à experiência, reviver, ter novos comportamentos, banir medos, ver em tudo um milagre, sentir que tudo tem o seu porquê… e confiar nos desígnios do Senhor, que sempre são mais sábios do que os nossos.

NÃO A palavra “não” pô-la Deus no teu vocabulário para

que estabeleças as tuas fronteiras, conheças os teus limites e te afastes daquilo que te aliena. O “não” protege-te dos falsos caminhos, das tentações de abandonares a tua rota e de instalares-te em aspectos da tua pessoa que não são fiéis à tua verdade.

SIM Saber dizer “sim” é saber vincular-te, identificar-te,

reconhecer-te… e comprometer-te. Na vida temos que molhar-nos, não podemos permanecer na margem. Maria, nossa Mãe, é o melhor exemplo de um “sim” ao bem, na simplicidade, na confiança e na fé. Se fores fiel a ti mesmo, o que serás? Aí está a chave de teu “sim”.

Page 21: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

PEREGRINO, O QUE BUSCAS? 10 Agosto 2ª Etapa: PORTOMARÍN – PALAS DE REI 24 kms

A etapa está dividida pela serra de Ligonde que, por sua vez, divide as bacias dos rios Minho e Ulloa e os Concelhos de Portomarín e Monterroso. Embora o começo seja promissor e proporcione uma suave subida pelo monte Santo António, o resto passa-se junto a estradas modestas, provinciais e inclusive nacionais. No entanto, amenizam a viagem bons exemplos de igrejas românicas, incluindo a possibilidade de desviar-se até Vilar de Donas para visitar a de São Salvador, antigos hospitais de peregrinos e o valioso cruzeiro de Lameiros.

QUE VER, QUE FAZER

GONZAR: A paróquia de Santa Maria é o seu monumento mais importante. Mais acima, em Castromaior, encontramo-nos numa zona de fortes celtas que nos podem dar uma imagem de como era a Galiza antes de ser conquistada pelos romanos. Nesta paróquia encontra-se a pequena igreja de Santa Maria, de estilo românico simples e tosco. No seu interior destacam-se uma talha românica da Virgem e um retábulo do século XVI.

Page 22: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

VENTAS DE NARÓN: À saída da povoação está a Capela da Madalena, o que pode ser um indício da existência de um antigo hospital ao serviço dos peregrinos. Acredita-se que, neste lugar, os cristãos, depois de descobrirem o sepulcro do Apóstolo em Santiago, venceram o Emir de Córdova na sua tentativa de conquistar a Galiza. LIGONDE: Estação jacobeia onde ainda se conserva um cemitério para peregrinos, anexo a um desaparecido hospital da Ordem de Santiago. Chama a atenção a decoração das suas fachadas. A sua igreja de Santiago, neoclássica, conserva a portada românica da sua antecessora. Mesmo antes de entrar em Ligonde encontra-se o cruzeiro de Lameiros (1670), onde os quatro lados da base representam o calvário ou a morte de Jesus (martelo, pregos, ossos e caveiras), ainda que na cruz sobressaia o relevo da maternidade ou a vida. MONASTERIO DE VILAR DE DONAS: Entre Portos e Lestedo (entre os quilómetros 19,4 e 20 da etapa) encontra-se o desvio a Vilar de Donas, paróquia do Concelho de Palas de Rei onde se encontra a mais valiosa das mais de vinte pequenas igrejas românicas do município de Palas de Rei: a igreja do Salvador com uma portada de grande beleza e umas arquivoltas de grande riqueza iconográfica. O desvio tem cerca de 2,5 quilómetros de ida e outros tantos de volta. PALAS DE REI: Era um lugar importante na Idade Média onde costumavam juntar-se os peregrinos para preparar as últimas etapas da rota jacobeia. A igreja de Santo Tirso, mais em concreto, a sua portada românica, é o único vestígio que resta do seu passado histórico. No entanto, a riqueza artística é considerável: uma vintena de igrejas românicas como a de Vilar de Donas, o castelo de Pambre e o Pazo de Ulloa. Palas de Rei conta com múltiplas possibilidades de abastecimento e de disfrute para o peregrino.

Page 23: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

Jesus disse-lhe: “Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens, dá o dinheiro aos pobres

e terás um tesouro no Céu. Depois vem e segue-Me…” Mt 19, 16-21

PEGADAS DO DIA

Page 24: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

DEZ MANDAMENTOS DO PEREGRINO

1º Seguirás as setas, sobre todas as coisas. 2º Não percorrerás quilómetros em vão. 3º Não descansarás nem sequer em festas. 4º Ligarás ao teu pai e à tua mãe. 5º Não pararás. 6º Terás cuidado com a tua roupa. 7º Não te queixarás. 8º Não dirás falsas distâncias ao falar. 9º Não consentirás pensamentos nem desejos de desistir. 10º Não cobiçarás as bolhas alheias.

Estes dez mandamentos encerram-se em dois: andarás sobre todas as coisas e cuidarás da mochila do próximo como da tua.

Page 25: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

PEREGRINO, A QUEM SEGUES?... 11 Agosto 3ª Etapa: PALAS DE REI – ARZÚA 29 kms

Para além de ser a etapa mais longa da Galiza apresenta um perfil desigual, conhecido vulgarmente como “rompepernas”, o que a constitui num verdadeiro desafio. O itinerário ultrapassa os limites de Lugo para entrar na Corunha pela aldeia de O Coto; visita Leboreiro e Melide, onde se junta ao Caminho Primitivo, e continua por infinitos declives e cenários mágicos como o do rio Catasol até Ribadixo da Baixo e Arzúa, onde por sua vez se liga o Caminho do Norte.

QUE VER, QUE FAZER LEBOREIRO: A possível abundância de lebres explica que o Codex Calistinus o denominasse na Idade Média Campus Leporarius. Um cruzeiro preside a rua principal pavimentada, escoltada por maciças casas de pedra. A igreja de Santa Maria é de estilo românico de transição, de uma única nave e abside circular. No cimo da portada está esculpida uma bonita imagem da Virgem, em frente está a

Page 26: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

fachada da Casa da Enfermaria, antiga hospedaria de peregrinos, fundada pela família Ulloa no século XII. Em frente pode-se observar um típico cabaz, quer dizer, um celeiro em forma de gigantesco cesto utilizado para conservar o milho, como se se tratasse de um celeiro primitivo. A ponte sobre o rio Seco é do século XIV e foi dotado de uma protecção na restauração do ano 1984. MELIDE: Situado na vertente ocidental da serra de Careón. Em Melide cruzam-se os peregrinos que vêm pelo Caminho Primitivo. Da igreja românica de São Pedro, trasladada agora para o Campo de São Roque e conhecida como capela de São Roque, não se conserva mais do que a portada. Aqui também se encontra o cruzeiro do século XIV que é considerado como o mais antigo da Galiza. No lugar onde os peregrinos da rota primitiva faziam a sua entrada ergueu-se o Mosteiro-Hospital de Sancti Spiritus, que agora acolhe o Museu Terra de Melide, um lugar construído pelo povo e para o povo. O polvo, cozido e temperado com azeite, sal e pimentão é a melhor carta de apresentação de Melide. Também se destaca a confeitaria tradicional, com doces como o famoso "rico" e os “melindres”. Oferece todos os serviços. RIBADISO DA BAIXO: Depois de cruzar o rio Iso por uma idílica ponte medieval, encontra-se o antigo Hospital de Santo Antão de Ponte de Ribadiso (séc. XV) convertido num magnífico albergue. ARZÚA: Na cidade antiga de Arzúa encontra-se o antigo convento da Madalena, fundação agostiniana do século XIV que manteve uma albergaria para peregrinos pobres e que agora está em ruinas. Muito perto encontra-se a moderna igreja paroquial de Santiago, que possui duas imagens do Apóstolo, uma como Peregrino e outra como Mata-mouros. Desde 1975 celebra-se em Arzúa, ano após ano, a festa do queijo. O queijo de Arzúa confecciona-se artesanalmente só com leite de vaca e produz-se em toda a zona de Arzúa - Ulloa, e em vários municípios de Lugo.

A QUEM SEGUES?

Page 27: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

Jesus de Nazaré procura colaboradores para colocar em marcha o REINO DE DEUS. A alguns chama-os a segui-l’O e a outros diz-lhes que anunciem o que viram aos seus.

Viu Tiago e seu irmão João. Estavam no barco a consertar as redes. E logo Jesus os chamou e eles deixaram no barco seu pai Zebedeu

com os assalariados e partiram com Ele. Mc 1,16-20

PEGADAS DO DIA

Page 28: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

ABRE OS OLHOS! Não é fácil ver as coisas! Muitos preconceitos, ideias pré-concebidas impedem-nos de nos aproximarmos, de ver tudo com objectividade e disfrutar da beleza que cada dia nos propõe. Ainda bem que também na nossa vida encontramos setas amarelas! Qual é a tua? Também te levam a Jesus? Reparaste nas indicações com as quais nos fomos encontrando hoje no caminho? Como eram: cor, forma, lugar onde estavam, estado…? Na tua vida quotidiana, estás perdido ou vês setas amarelas, sinais que te ajudam a tomar a rota correcta? Quais? Prestas atenção? Quem são as setas amarelas da tua vida? Que pessoas te vão ajudando a seguir o caminho? De quem escutas conselhos? Em quem te apoias? Jesus… é para ti uma seta amarela? E tu, és para os outros? Utiliza as setas que aparecem em baixo para reflectir e escrever sobre o teu caminho …

Page 29: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

PEREGRINOS COM JESUS 12 Agosto 4ª Etapa: ARZÚA – ARCA O PINO 20 kms

Entre Arzúa e a catedral de Santiago são quase 40 quilómetros e o mais lógico e prudente é dividir o trajecto em duas jornadas fazendo parada e dormida em Santa Irene ou O Pedrouzo. O Concelho de Arzúa cede lugar ao de O Pino num trajecto cómodo, com inclinações mais fáceis e por estradas sempre próximas da N-547.

QUE VER, QUE FAZER CONCELHO DE O PINO: Está a terminar o Caminho Francês. A região mais singular é Santa Irene, com a sua ermida dedicada à santa mártir portuguesa e a fonte barroca de águas curativas. A capela foi construída graças à contribuição de dois nobres que viviam na aldeia vizinha de Dos Casas. Em O Empalme -a população anterior- pode-se avistar o horizonte e imaginar a costa galega. O Pedrouzo, população de serviços ao pé da N-547, oferece ao peregrino tudo o que é necessário: albergues, pensões, caixas automáticas, restaurantes, farmácia, centro de saúde, etc.

Page 30: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

Jesus perguntou-lhes de novo: “E vós, quem dizeis que Eu sou? “ Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.”

“Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” Mt 16, 15 – 28

PEGADAS DO DIA

Page 31: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

Jesus, ajuda-me a vencer o cansaço de toda a provação; que os outros encontrem em mim, apoio e ternura

Page 32: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

PEREGRINOS RESSUSCITADOS 13 Agosto 5ª Etapa: ARCA O PINO – MONTE DEL GOZO 15 kms

O caminhar torna-se sereno, quem sabe por medo de terminar e não querer ou não saber que fazer depois. Sobre estradas de folhagens, entre as últimas manchas de eucaliptos e carvalhos, chegam as últimas aldeias de O Pino. O município de Santiago aguarda num alto, junto ao aeroporto, e conduz o peregrino pela paróquia de Sabugueira. Na colina do Monte del Gozo obtém-se a primeira panorâmica de Santiago de Compostela e dá início a um percurso urbano que conclui aos pés da fachada barroca da catedral. A Obradoiro é o fim e o começo.

MONTE DEL GOZO: Chamado também Monte São Marcos ou Monte del Monjoi ou Monte Gaudii, o nome pelo qual é mais conhecido, expressa claramente o júbilo que os peregrinos sentiam ao contemplar desta colina a cidade e a catedral de Santiago. Aqui encontrava-se uma capela dedicada à Santa Cruz, construída por Gelmírez em 1105.

Page 33: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

Na capela, os peregrinos prostravam-se em sinal de agradecimento por terem chegado até aqui. Abandonada no século XVII, apenas existiam restos nos princípios deste século. Junto a ela se erguia uma cruz.

Page 34: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo logo de manhã, ainda escuro, e viu retirada a pedra que o tapava. Correndo, foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, o que Jesus amava, e disse-lhe: “O Senhor foi levado do túmulo e não sabemos onde o puseram.” Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao túmulo. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Inclinou-se para observar e reparou que os panos de linho estavam espalmados no chão, mas não entrou. Entretanto chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver os panos de linho espalmados no chão, ao passo que o lenço que tivera em volta da cabeça não estava espalmado no chão juntamente com os panos de linho, mas de outro modo, enrolado noutra posição. Então, entrou também o outro discípulo, o que tinha chegado primeiro ao túmulo. Viu e começou a crer, pois ainda não tinha entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos. A seguir os discípulos regressaram a casa. Maria Madalena estava junto ao túmulo, da parte de fora, a chorar. Sem parar de chorar, debruçou-se para dentro do túmulo, e contemplou dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha estado o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Perguntaram-lhe: “Mulher, porque choras?” E ela respondeu: “Porque levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram.” Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus, de pé, mas não se dava conta que era Ele. E Jesus disse-lhe: “Mulher, porque choras? Quem procuras?” Ela, pensando que era o encarregado do horto, disse-lhe: “Senhor, se foste tu que o tiraste, diz-me onde o puseste, que eu vou buscá-lo.” Disse-lhe Jesus: “Maria!” Ela, aproximando-se, exclamou em hebraico: “Rabbuni!” – que quer dizer “Mestre”. Jesus disse-lhe: “Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.” Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Vi o Senhor!” E contou o que Ele lhe tinha dito.

Jo 20,1-18

Page 35: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

PEGADAS DO DIA

Page 36: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

Como vemos Jesus Ressuscitado? Acontece sempre e em toda a parte.

Acontece sem cessar na nossa vida normal de cada dia. Abramos os olhos,

e veremos Jesus Ressuscitado no meio de nós, ao nosso lado, no fundo de cada ser.

Abramos os ouvidos, e escutaremos a boa noticia, e encherá de paz o nosso coração.

Isso é acreditar em Jesus Ressuscitado. Esse é o milagre.

Jesus está connosco como esteve com Maria e Pedro e os outros discípulos, aparece-nos como a eles,

fala-nos como a eles. Ainda que os nossos olhos estejam demasiado cegos

e os nossos ouvidos demasiado surdos, Jesus aparece-nos:

Porque tens medo? Toca-me. E caminha tranquilo. Vive feliz, e procura curar as feridas do próximo.

José Arregi

Page 37: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

A ALEGRIA DE SER PEREGRINO 14 Agosto 6ª Etapa: MONTE DEL GOZO – SANTIAGO 5 kms A partir do grande complexo no qual se transformou o Monte del Gozo vê-se, finalmente, Santiago de Compostela e as torres barrocas da sua catedral. Santiago, a meta de todas as rotas jacobeias, é uma grande cidade de 95.000 habitantes que combina espaços de modernidade com o brilho misterioso, religioso, romântico e cosmopolita da praça do Obradoiro. O peregrino feliz descobre uma cidade de pedras obscurecidas pelo passar do tempo e a chuva persistente. Ruas velhas com cheiro a Ribeira e polvo espalham-se por toda a Cidade Velha. A catedral representa o cume do Caminho e nela descansa o apóstolo, o que provoca que centenas de milhares de pessoas empreendam, ano após ano, uma viagem cheia de fadigas e experiências que se convertem em recordações para toda a vida. Não faltam monumentos em Santiago de Compostela. O precioso e excelso Pórtico da Glória, obra românica levantada pelo Mestre Mateo e completada em 1188. A Porta Santa, que se abre exclusivamente durante os Anos Santos. O albergue dos Reis Católicos, hoje Posto de Turismo; o mosteiro beneditino de San Martín Pinario; a mansão de Raxoi, sede da Câmara Municipal…

Page 38: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

PEGADAS DO DIA

Page 39: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

Alegria Come un lampo di vita Come un pazzo gridar Alegria Del delittuoso grido Bella ruggente pena Seren Come la rabbia di amar Alegria Come un assalto di gioia

Alegria I see a spark of life shining Alegria I hear a young minstrel sing Alegria Beautiful roaring scream Of joy and sorrow, So extreme There is a love in me raging Alegria A joyous, magical feeling

Alegría Como la luz de la vida Alegría Como un payaso que grita Alegría Del estupendo grito De la tristeza loca Serena Como la rabia de amar Alegria Como un asalto de felicidade

Page 40: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

PEREGRINOS COM MARIA 15 Agosto 7ª Etapa: MARIA SALMO A PARTIR DA TERNURA DE MARIA

Tu és, Maria, a experiência mais bela do Evangelho. Em ti, Deus fez-se Boa Noticia para o homem. És a mulher crente que acolhe e guarda a Palavra; A mulher jovem que entra no plano de Deus livre e feliz. O meu coração jovem alegra-se perante a tua presença luminosa; O meu coração jovem busca no teu, um caminho de verdade; O meu coração jovem abre-se à tua vida limpa e profunda; O meu coração jovem busca nos teus olhos um caminho em liberdade. Eras jovem, Maria, quando Deus, na ponta dos pés, bateu à tua porta; Eras jovem quando disseste «sim» ao seu projecto de vida; Eras jovem quando deste uma resposta afirmativa ao seu plano. Sinto-me feliz porque és mãe e és virgem; Sinto-me feliz porque és paz e luz como as estrelas; Sinto-me feliz porque és livre como a água da nascente. O teu coração jovem disse: Os teus caminhos são meus caminhos. O teu coração jovem disse: Que queres, Senhor, que eu faça? O teu coração jovem disse: O teu projecto é o meu projecto. O teu coração jovem disse: Alegro-me em Deus que me salva. Graças, Maria, pelo teu coração bom e disponível. Graças, Maria, pelo teu coração sincero e transparente. Graças, Maria, pelo teu coração simples e humilde. Graças, Maria, pelo teu coração cheio de luz e de amor. Graças, Maria, pelo teu coração jovem; simplesmente, jovem. Aqui me tens, em busca de um projecto de vida. Aqui me tens, em busca de Alguém em quem depositar o meu amor. Aqui me tens, em busca da paz e do bem. Aqui me tens, em busca da liberdade perdida.

Page 41: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

PEGADAS DO DIA

Page 42: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

Agenda do Papa

QUINTA-FEIRA 18 DE AGOSTO

12h Chegada ao aeroporto de Barajas.

Cerimónia de boas-vindas no Pavilhão do Estado.

12h 40m Percurso de entrada em Madrid no Papamóvel e chegada à Nunciatura.

19h Cerimónia de boas-vindas dos jovens em Cibeles.

Na praça da independência cruzará a Porta de Alcalá com jovens dos cinco continentes. Depois, subirá ao papamóvel, que o levará até à praça Cibeles.

SEXTA-FEIRA 19 DE AGOSTO

11h 30m Com religiosas jovens no Pátio de los Reys do Mosteiro de El Escorial.

Encontro com professores universitários jovens, na Basílica.

19h 30m Via Sacra na praça de Cibeles.

SÁBADO 20 DE AGOSTO

10h Missa para seminaristas na catedral de la Almudena.

19h 40m Visita à Fundação Instituto São José, centro de acolhimento a pessoas com deficiência da Ordem Hospitaleira de São João de Deus.

20h 30m Vigília com os jovens no aeródromo de Cuatro Vientos.

DOMINGO 21 DE AGOSTO

09h Chegada a Cuatro Vientos e percurso no Papamóvel pela zona.

09h 30m Começo da Missa de encerramento da JMJ.

17h 30m Encontro com os Voluntários da JMJ no recinto de exposições IFEMA.

18h 30m Despedida oficial no aeroporto de Barajas.

Page 43: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

História do logótipo No símbolo mostra-se como as pessoas são convocadas, reunidas, encontram-se com Cristo que as envia. É um símbolo que se pode ler em ambos os sentidos, pois os que entram podem estar sendo enviados, e ao contrário. Também se interpreta como a contínua renovação dessa vocação. Por último, o conjunto de todo o símbolo reflecte como uma “festa” dos que se encontram e acolhem a Cristo. Decomposição do símbolo O símbolo é composto por três pessoas e uma cruz. Pessoas O primeiro jovem está sendo chamado, vai ao encontro de Cristo, à reunião. A segunda pessoa está a celebrar e em disposição de total acolhida a Cristo, acolhendo a sua vocação. A terceira pessoa está a sair da reunião, está a ser enviada ao mundo. Cruz do símbolo A cruz de Cristo está presente no encontro, presidindo, e também enviando. É uma cruz de um Cristo ressuscitado, que está saindo ao encontro. Cores Utilizou-se as cores da JMJ, uma vez que o evento está enquadrado nas JMJ Madrid 2011. Cruz do logótipo A cruz está inserida no logótipo, sendo por um lado cruz, (parecida à do logo da JMJ), e sinal “mais”.

Page 44: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

TENDA JPM2011

Page 45: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

CÂNTICOS 1. HOY SEÑOR, TE DAMOS GRACIAS Hoy, Señor, te damos gracias, por la vida, la tierra y el sol. Hoy, Señor, queremos cantar, las grandezas de tu amor. Gracias Padre, mi vida es tu vida, tus manos amasan mi barro, mi alma es tu aliento divino, tu sonrisa en mis ojos está.

Gracias, Padre, tú guías mis pasos, Tú eres la luz y el camino, conduces a ti mi destino, como llevan los ríos al mar. Gracias, Padre, me hiciste a tu imagen y quieres que siga tu ejemplo brindando mi amor al hermano, construyendo un mundo de paz.

2. CANCIÓN DEL MISIONERO Señor, toma mi vida nueva antes de que la espera desgaste años en mí. Estoy dispuesto a lo que quieras, No importa lo que sea, Tú llámame a servir

Llévame donde los hombres necesiten tus palabras, necesiten mis ganas de vivir, Donde falte la esperanza, donde falte la alegría Simplemente por no saber de Ti. Te doy mi corazón sincero para gritar sin miedo Tu grandeza, Señor; Tendré mis manos sin cansancio, Tu historia entre mis labios y fuerza en la oración. Y así, en marcha iré cantando, Por calles predicando lo bello que es tu amor. Señor, tengo alma misionera, Condúceme a la tierra que tenga sed de Dios

Page 46: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

3. HOY TE QUIERO CANTAR 1.- Hoy te quiero cantar hoy te quiero rezar Madre mía del cielo. Si en tu alma hay dolor busco apoyo en tu amor y hallo en ti mi consuelo.

Hoy te quiero cantar, hoy te quiero rezar, mi plegaria es canción, yo te quiero ofrecer lo más bello y mejor que hay en mi corazón (bis). 2.- Porque tienes a Dios Madre todo lo puedes soy tu hijo también y por eso me quieres.

3.- Dios te quiso elegir como puente y camino une al hombre con Dios en abrazo divino.

4. SANTA Mª DEL CAMINO 1. Mientras recorres la vida, tú nunca solo estás, contigo por el camino Santa María va. Ven con nosotros a caminar Santa María, ven. Ven con nosotros a caminar Santa María, ven. 2. Aunque te digan algunos que nada puede cambiar, lucha por un mundo nuevo, lucha por la verdad. 3. Si por el mundo los hombres sin conocerse van, no niegues nunca tu mano al que contigo está. 4. Aunque parezcan tus pasos inútil caminar, tú vas haciendo caminos, otros los seguirán.

5. EL FUEGO PROVOCA FUEGO El fuego provoca fuego Provoca fuego, provoca más. El fuego provoca fuego Una antorcha encendida en cien de otras Y quien ha encontrado a Jesús No desea a más que darlo a conocer a todo el mundo.

Page 47: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

6. NO ÉRAMOS NADA

No éramos nada, no teníamos nada No podíamos nada, nada.

Cómo dudar de que fue Dios Quién condujo las cosas Al mundo en que se encuentran hoy. ¿quién fundó, hizo crecer Y consolidó esta comunidad?

Si no éramos nada…

7. HOY

Hoy, hoy, hoy ¿Quién llevará la esperanza a los niños a los jóvenes, a los más necesitados, quién les dirá que Dios les ama? Hoy

¿Quién le mostrará al mundo La formidable capacidad de transformación Que hay en el Evangelio?

8. FIAT Sí, esta renuncia la quiero, esta humildad, esta pobreza, las quiero; esta obediencia y esta cruz, las quiero; estas mortificaciones, estos sufrimientos, los quiero; todo lo que Dios quiere de mí lo quiero.

Fiat.

¿Es esto lo que queremos? ¿queremos que nazca en nuestros corazones? Digamos nuestro “fiat” Con toda nuestra voluntad.

Sí, fiat, sí fiat.

Sí, esta renuncia…

9. SOLO PARA TI Sólo para Ti, sólo para Ti. Haz que viva, oh Jesús, sólo para Ti.

Y que sólo Tú, y que sólo Tu y que seas sólo Tu todo para mí.

Sólo para Ti, todo para mí, Sólo para Ti, todo para mí.

Page 48: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

10. DESDE LOS DOS A LOS SEIS Desde los dos años a los seis se desplaza una niña arrastrando-se por la capilla de los penitentes boca arriba por su dolor Se esconde debajo de la cama en la cocina desde la mañana o está todo el día sentada en sua manta frente a una mujer con un hombre en los brazos.

Mira, mira y escucha y sus ojos se abren hasta que penetran en el interior de ese Hijo desecho y de su Madre y así va entendiendo aquel amor. Aquel amor loco para rescatar al mundo y comprende lo que puede costar de sangre y de lágrimas para liberarlo y transfigurarlo por amor. Y María Rivier le dice a su madre: “Esa mujer con un hombre en los brazos, esa mujer me puede ayudar”

Y María Rivier le dice a María: “Virgen Santa, cúrame, que yo a muchos niños ayudaré

Y yo le digo ahora a María Rivier: “Yo también quiero amar con ese amor que hay dentro de tu corazón”.

Y le digo a María, como María Rivier: “Cúrame para que pueda enseñar también a otros niños a amar”.

Y le digo a María, como María Rivier: “Cúrame para que pueda enseñar también a otros jóvenes a amar”. (… también a otros hombres a amar.) (… a tanta gente a amar.) (… a todo el mundo a amar.)

11. LLAMAR Llamar al corazón del mundo y de a Iglesia. Amar como Jesús sin condiciones.

Ser libre de las riquezas pasajeras Y disponible para cumplir la voluntad del Padre. Todo para Dios, todo para Dios, todo por su santo amor.

Page 49: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

12. CONVERSAD CON DIOS Aprended a conversar con Dios, aprended a conversar con Dios, aprended a conversar con Dios, en lo más profundo de vuestro corazón. Conversad con Dios, conversad con Dios, conversad con Dios, en lo más profundo de vuestro corazón.

13. JUNTÉMONOS La, la, la, la…. Juntémonos!

14. ¡DESEARÍA TENER MIL CUERPOS! Desearía tener mil cuerpos para poder ir a trabajar y dar a conocer a Cristo en todo el mundo, en todo lugar! (2x) En todo el mundo, en todo lugar (2x) Desearía…. Pero un día mis hijas cruzarán los mares (2x) cruzarán los mares. Pero un día mis hijas cruzarán, cruzarán los mares y tendré mil cuerpos Para poder ir a trabajar.

15. MI BOLSA SON LOS POBRES Mi bolsa son los pobres, mi bolsa de ellos es. Todos los ahorros de la congregación, sin excepción, pertenecen a ellos, de los pobres son. Nada tengo mío, nada de valor. Todo lo que tengo Y todo lo que soy. Todo tiene dueño y ese no soy yo. Mi bolsa son los pobres a ellos se la doy. Mi bolsa son los pobres…

Page 50: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

16. STABAT MATER (SALVE) Dios te salve, reina y madre de misericordia, vida y dulzura, esperanza nuestra. A ti clamamos los desterrados hijos de Eva, a ti clamamos, gimiendo y llorando en este valle de lágrimas. Ea, pues, Señora, Abogada nuestra, Vuelve a nosotros tus ojos Misericordiosos, Y después de este destierro, Muéstranos a Jesús, Fruto bendito de tu vientre. Oh, clementíssima. Oh, piadosa. Oh, dulce siempre Virgen María. Ruega por nos Santa Madre de Dios, para que seamos dignos de alcanzar las promesas de Nuestro Señor Jesucristo. Amén. Amén, amén. 18. CÚRAME, SÁNAME Cúrame, sáname haz ese milagro en mi. Cúrame, sáname Madre buena escúchame.

17. QUIERO VER EL SOL No me atraen las estrellas, Quiero ver el sol. De cualquier lado que mire Nada llama mi atención. Si no veo algún motivo De tu amor y tu bondad. No me atraen las estrellas, quiero ver el sol. A Ti, te busco sólo a Ti. A Ti que haces mis delicias. Muéstrame tu rostro y seré feliz. A Ti, te busco sólo a Ti… 19. QUÉ TE PUEDO DAR Que te puedo dar, que no me hallas dado Tu Que te puedo decir, que no me hallas dicho Tu Que puedo hacer por Ti si yo no puedo hacer nada si yo no puedo hacer nada si no es por Ti, Señor Todo lo que se todo lo que soy todo lo que tengo es tuyo Que te puedo dar... Todo lo que se...

Page 51: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

20. QUIERO DECIR QUE SI

Quiero decir que sí, como tú María como tú un día como tú María

¡Quiero decir que sí!

Quiero negarme a mí. como tú María como tú un día como tú María

Quiero negarme a mí.

Quiero seguirle a Él como tú María como tú un día como tú María.

Quiero seguirle a Él

21. NO ADORÉIS A NADIE.

No adoréis a nadie, a nadie más que a El. No adoréis a nadie, a nadie más que a El. No adoréis a nadie, a nadie más, no adoréis a nadie, a nadie más, no adoréis a nadie, a nadie más que a El.

Porque sólo El nos puede sostener, porque sólo El nos puede sostener. No adoréis a nadie, a nadie más. No adoréis a nadie, a nadie más. No adoréis a nadie, a nadie más que a El.

No fijéis los ojos en nadie más que en El No fijéis los ojos en nadie más que en El No fijéis los ojos en nadie más, No fijéis los ojos en nadie más, No fijéis los ojos en nadie más que en El

No esperéis a nadie a nadie más que a El...

Porque solo Él nos puede sostener...

Page 52: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

22. ANUNCIAÇÃO Cada dia o meu anjo Traz uma mensagem e anuncia O que Deus quer de mim, como Maria (2x) Como poderá isto acontecer, -dirás também- Se o meu caminho é escuro e o sol não dá? Não temas! Decide-te e vem! Que a força de Deus te cobrirá. (bis) Saberás quanto depende de ti, reflecte bem, Do "Sim" ou do "não" que hás-de dar. Como a Mãe escuta, põe-te a rezar. Eis-me, Pai, eu estou aqui! (bis) Se conhecesses o Meu plano só de Amor, O sonho que Eu tenho sobre ti!... Se eu fosse teu pai, teu amigo e irmão, Teu dia seria Anunciação! (bis)

23. EU ESTOU À TUA PORTA A BATER Eu estou à tua porta a bater Se me abrires entrarei para ficar. Eu preciso de ti para valer Eu preciso de ti para enviar. Tu serás feliz se Me procurares Se me abrires a porta do teu coração Se não esqueceres o meu mandamento O amor total feito de perdão. Tu serás feliz se sentires que és Chamado a servir um imenso Povo, Que sofre e que luta para ver o dia Em que a terra tenha um rosto novo.

Page 53: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

Tu serás feliz se te abandonares decidires mesmo em Mim confiar Tenho-te gravado na palma da mão Eu sou o teu abrigo, Eu sou o teu “lar”.

Tu serás feliz se souberes guardar A minha Palavra como a criança Que junto do Pai sabe confiar E pela sua mão, sem medo, avança!

24. ESTRELA POLAR

Esta sede de Te encontrar em mim de correr p’ra Ti, de estar junto de Ti. Guias pelos vales o decurso do meu rio, única razão és Tu, único sustento, Tu, a minha vida existe porque existes Tu.

Tudo gira à Tua volta em função de Ti; não importa quando, onde e o porquê.

Gira o firmamento sem nunca ter paz, mas existe um ponto a brilhar para mim, a Estrela Polar que fixa os meus passos, a Estrela Polar és Tu, a estrela segura, Tu. A minha vida existe, porque existes Tu.

Brilha a Tua luz no centro do meu ser, dás sentido à vida que em mim nasceu. Tudo o que farei será somente amor; único sustento és Tu, a Estrela Polar, Tu, a minha vida existe porque existes Tu.

25. EM NOME DO PAI

Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui,

Para louvar e agradecer, bendizer e adorar: estamos aqui, Senhor, ao Teu dispor. Para louvar e agradecer, bendizer e adorar: e aclamar Deus Trino de Amor.

Page 54: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

26. CONFIAREI

Confiarei, nessa voz que não se impõe, Mas que oiço bem cá dentro no silêncio a segredar. Confiarei, ainda que mil outras vozes Corram muito mais velozes para me fazer parar.

E avançarei, avançarei no meu caminho Agora eu sei que Tu comigo vens também Onde fores, aí estarei, sem medo avançarei.

O Senhor é meu pastor, Sei que nada temerei Ele guia o meu andar Sem medo avançarei (bis)

Confiarei, na Tua mão que não me prende Mas que aceita cada passo do caminho que eu fizer. Confiarei, ainda que o dia escureça, Não há mal que me aconteça se Contigo eu estiver.

Confiarei, por verdes prados me levas E em Teu olhar sossegas a pressa do meu olhar. Confiarei, a frescura das Tuas fontes Deixa a minha vida cheia, minha taça a transbordar.

27. BOA NOITE

Boa noite, boa noite Maria Boa noite, minha Mãe (bis)

O dia foi lindo p’ra mim Foi lindo p’ra Ti - harmonia Vivemos na mesma cruz Juntos com Jesus - na Alegria.

As horas de contemplação Foram oração - em festa Agora, no fim deste dia Rezo a Teu Jesus – Maria.

28. CRISTO JESUS, TU ME CHAMASTE

Cristo Jesus, Tu me chamaste, Eu Te respondo: estou aqui! Tu me chamaste pelo meu nome, Eu Te respondo: estou aqui!

Quero subir à montanha, quero ouvir a Tua voz, quero subir à montanha e falar conTigo a sós.

Disse Jesus aos apóstolos: lançai as redes ao mar, sereis pescadores de homens, dos homens que Eu vim salvar.

Page 55: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

29. IDE E PROCLAMAI

Ide e proclamai A Minha ressurreição Ide sem bagagem Porque eu serei vosso pão Ide e dai de graça, de graça recebeste A vós entregarei Bem mais do que vós me destes E muito mais…

Dizei p'lo caminho O Reino está a chegar A paz que eu vos deixo É a paz que vós ireis dar Parti e não temais Ninguém vos fará calar Valeis muito mais Que os passarinhos do ar

30. SALVE RAINHA

Salve Rainha! Mãe de misericórdia! Vida, doçura, esperança nossa, Salve! Salve Rainha!

A ti procuramos filhos degredados de Eva! A Ti suspiramos, chorando, neste vale de lágrimas. Tu que és nossa Mãe, volve a nós teu olhar! Mostra depois deste exílio, o fruto do teu ventre: Jesus!

Salve Rainha! Mãe de misericórdia! Ó clemente, ó Pia, ó doce Virgem Maria, Salve Rainha! Salve! Salve!

31. QUERO LOUVAR-TE

Quero louvar-Te sempre mais e mais, (2x) buscar a Tua bondade, Tua graça conhecer, quero louvar-Te.

As aves do céu cantam para Ti e os animais do campo reflectem o Teu poder, quero cantar, quero levantar as minhas mãos a Ti.

Quero seguir-Te, só a Ti, Senhor, (2x) buscar a Tua bondade, Tua graça conhecer, Quero seguir-Te.

E proclamar-Te nosso Salvador, (2x) buscar a Tua bondade, Tua graça conhecer, e proclamar-Te.

Page 56: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

32. ME CHAMASTE PARA CAMINHAR

Me chamaste para caminhar na vida contigo Decidi para sempre seguir-Te, não voltar atrás. Me puseste uma brasa no peito, uma flecha na alma. E difícil agora viver sem me lembrar de Ti.

Te amarei, Senhor, Te amarei, Senhor Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti. (bis)

Eu pensei muitas vezes calar, nem sequer dar resposta Eu pensei em fugir, em esconder-me, ir p’ra longe de Ti Mas Tua força venceu e no fim eu fiquei seduzido, E difícil agora viver sem saudades de Ti.

O Jesus não me deixes jamais caminhar solitário, Pois conheces a minha fraqueza e o meu coração Vem e ensina-me a viver a vida na Tua presença No amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.

33. PAI, QUERO SER

Pai, quero ser, Transparência de Maria minha mãe. (bis) Ser unidade e alegria, Espalhando ao redor só paz e bem. (bis)

Eu serei como Maria, Levando o mundo todo para Ti. Esta é a minha vocação, Que um dia livremente eu assumi.

Pai, Tu me envias, A levar-Te e em gestos ser amor. (bis) Eis minha vida em Tuas mãos, P’ra que seja sempre dela o Senhor. (bis)

Pai, abençoa, Esta fonte a nascer dentro de mim. (bis) Pois eu sei que este sonho, É o plano que acalentas para mim. (bis)

Page 57: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

34. HOJE SOU FELIZ Maria Rivier, Desde os tempos de Marinette, Acreditaste em Jesus e em Maria. Um pedido lhes fizeste e um dever assumiste. Porque a tua promessa cumpriste, hoje vivo na alegria. De França para o mundo espalhaste, Teu amor e perseverança pelos homens. Tudo deste e, por isso, tudo recebeste, A amar sem medida nos ensinaste. Orar para tudo alcançar, Este era sempre o teu lema. Mostrando-nos que podemos sonhar, Te tornaste num poema que gostamos de declamar. Hoje sou feliz, por este ideal que sonhaste, E porque por este sonho lutaste. Hoje sou feliz, neste estilo de vida que criaste, E por esta forma de amar que ensinaste. Seguindo o exemplo de Jesus, Fizeste dele o motor da tua vida. Acarinhando também todos os pobres, Te tornaste exemplo de vida. Mensagens de amor escreveu tua mão, Que nos dão força para acreditar e sempre lutar. Assim fica, entre nós, eternamente, O amor ardente do Teu coração.

Page 58: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

35. VENEZ CHANTONS NOTRE DIEU

Venez chantons notre Dieu, lui le roi des cieux ! Il est venu pour sauver l'humanité et nous donner la vie. Exulte pour ton roi, Jérusalem danse de joie.

1 - Il est venu pour nous sauver du péché, Exulte, Jérusalem danse de joie. Oui par sa mort, tous nous sommes libérés, Exulte, Jérusalem danse de joie.

36. CONTRE VENTS ET MAREES

Contre vents et marées, oser prendre le large Oser tourner la page, vivre est à inventer Contre vents et marées, se frotter aux orages La vie comme un voyage où risquer c'est aimer

1- Même si le ciel est triste Qu't'es seul sur la piste Ou l'dernier d'la liste

Même si t'attends toujours Que ce soit ton tour, Si tu cries "Au s'cours !"...

N'oublie pas, on est tous ensemble sur le même raffiot N'oublie pas, c'est le même vent qui secoue ce bateau Le vent, le vent, le vent, le vent de la vie, le vent de l'Esprit Alors...

Viens changer le paysage Viens, repousser les nuages De tes yeux Peut naître le ciel bleu

2. Même si t'es fatigué Que t'as mal aux pieds Que t'en as assez

Même si, découragé, Tu veux t'arrêter Tu n'veux plus marcher...

N'oublie pas, on est tous ensemble sur le même raffiot N'oublie pas, c'est le même vent qui secoue ce bateau Le vent, le vent, le vent, le vent de la vie, le vent de l'Esprit Alors...

Page 59: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

Viens vers de nouveaux rivages Viens vers de nouveaux visages De ton coeur Peut naître le bonheur 37. LA PREMIERE EN CHEMIN Marche avec nous, Marie, sur nos chemins de foi, ils sont chemins vers Dieu, ils sont chemins vers Dieu. 1. La première en chemin, Marie tu nous entraînes, à risquer notre oui, aux imprévus de Dieu. Et voici qu'est semé en l'argile incertaine de notre humanité, Jésus Christ Fils de Dieu. 2.La première en chemin, joyeuse tu t'élances, Prophète de Celui, qui a pris corps en toi. La parole a surgi, tu es sa résonance et tu franchis des monts pour en porter la voix. Marche avec nous, Marie, aux chemins de l'annonce, Ils sont chemins vers Dieu, ils sont chemins vers Dieu. 3.La première en chemin, avec l'Eglise en marche, dès les commencements, tu appelles l'Esprit. En ce monde aujourd'hui, assure notre marche que grandisse le corps de son fils Jésus Christ. Marche avec nous, Marie, aux chemins de ce monde, Ils sont chemins vers Dieu, ils sont chemins vers Dieu. 4.La première en chemin, aux rives bienheureuses, tu précèdes, Marie, toute l'humanité. Du Royaume accompli, tu es pierre précieuse, revêtue du soleil, tu es transfigurée ! Marche avec nous, Marie, aux chemins de nos vies, Ils sont chemins vers Dieu, ils sont chemins vers Dieu.

Page 60: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

38. EMMAUS Prenons nos bâtons de pèlerins marchons ensemble Jésus nous mène à Emmaüs instants très purs et très précieux comme un profond regard, un regard de feu. 1.Quand l’amitié se pose les sentiments s’exposent Prenons le temps de nous apprivoiser Laissons l’autre lui-même accueillons sa bohème Prenons le temps d’apprendre à aimer Vivons la joie d’être ensemble Notre cœur n’est-il pas tout brûlant ? Notre cœur n’est-il pas tout brûlant ? 2.Partageons nos problèmes nos doutes et nos dilemmes Prenons la route sans jamais nous méprendre au fil des confidences s’établit la confiance Prenons la route pour mieux nous comprendre Se connaitre en vérité Notre cœur n’est-il pas tout brûlant ? Notre cœur n’est-il pas tout brûlant ?

3.Toujours se laisser libre Pour garder l’équilibre N’ayons pas peur de nos fragilités Jusqu’au bout de soi-même Dévoiler ses “je t’aime” N’ayons pas peur de nous révéler On ne voit bien qu’avec le cœur Notre cœur n’est-il pas tout brûlant ? Notre cœur n’est-il pas tout brûlant ? 4.De nos forces communes Nous décrocherons la lune Soyons témoins de la persévérance Ne gardons pas pour nous Un bonheur fou Soyons témoins de notre espérance Devenons bonne nouvelle Notre cœur n’est-il pas tout brûlant ? Notre cœur n’est-il pas tout brûlant ?

Page 61: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

39. JE SUIVRAI MON SEIGNEUR Je suivrai mon Seigneur et mon Maître Sans jamais m’éloigner de ses pas Sans que rien ici-bas ne m’arrête Et sans rien que le chant de sa voix. Je vivrai de Bonheur et de grâce. De l’amour que son cœur m’a donné et que rien ici-bas ne l’efface. C’est le vœux de mon âme assoiffée Un seul instant auprès de toi vaut bien les heures et la route Tout, pour autant que ce soit toi qui m’accompagne Au parvis de ta joie. Je suivrai ... 40. JESUS MON MAITRE ET SEIGNEUR Jésus, mon maître et Seigneur, tu sais tout, tu sais bien que je t’aime, tu sais tout, tu sais bien que je t’aime, tu sais bien que je t’aime. Celui qui m’aime, mon Père l’aimera. Nous viendrons à lui, nous ferons chez lui notre demeure. Je t’aime Seigneur, ma force, mon roc, ma forteresse, mon libérateur, le rocher qui m’abrite, mon bouclier, mon arme de victoire. Auprès de toi, ma forteresse, je veille. Oui, mon rempart, c’est Dieu, le Dieu de mon amour. 41. MON PERE, JE M’ABANDONNE A TOI Mon Père, mon Père, je m'abandonne à toi. Fais de moi ce qu'il te plaira. Quoi que tu fasses je te remercie. Je suis prêt à tout, j'accepte tout, Car tu es mon père, je m'abandonne à toi, Car tu es mon Père, je me confie en toi.

Page 62: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

Mon Père, mon Père, en toi je me confie, En tes mains je mets mon esprit. Je te le donne, le cœur plein d'amour. Je n'ai qu'un désir, t'appartenir. 42. O SEIGNEUR, A TOI LA GLOIRE Ô Seigneur, à Toi la gloire, La louange pour les siècles, Ô Seigneur, à Toi la gloire, Eternel est ton amour ! 1 - Vous les cieux, (bis) Vous les anges, (bis) Toutes ses œuvres, (bis) Bénissez votre Seigneur. 2 - Astres du ciel, (bis) Soleil et lune, (bis) Pluies et rosées, (bis) Bénissez votre Seigneur. 3 - Feu et chaleur, (bis) Glace et neige, (bis) Souffles et vents, (bis) Bénissez votre Seigneur.

4 - Nuits et jours, (bis) Lumière et ténèbres, (bis) Eclairs et nuées, (bis) Bénissez votre Seigneur. 5 - Monts et collines, (bis) Plantes de la terre, (bis) Fauves et troupeaux, (bis) Bénissez votre Seigneur. 6 - Vous son peuple, (bis) vous ses prêtres, (bis) vous ses serviteurs, (bis) Bénissez votre Seigneur.

43. TA PAROLE EST PRESENCE

Ta parole est présence, lumière et vérité. Un bouquet de silence qui fleurit dans la paix. 1 - Ta parole est présence, un souffle, presque rien. La fleur offerte en pleine absence, la porte ouverte d'un jardin. 2 - Ta parole est lumière, une lampe la nuit. En plein désert une rivière, un arbre mort qui refleurit.

Page 63: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

3 - Tendresse d'un message, de savoir que tu viens. Dans la prairie de nos visages, que tu embrasses aussi le mien. 4 - Parole qui pardonne, qui tisse le lien. Pour soutenir qui abandonne, Seigneur, veille sur le chemin. 44. GARDE-MOI, MON SEIGNEUR Garde moi mon Seigneur, j'ai fait de toi mon refuge, j'ai dit au Seigneur: « Tu es mon Dieu, je n'ai d'autre bonheur que toi, Seigneur tu es toute ma joie » 1 - Je bénis le Seigneur qui s'est fait mon conseil et qui même la nuit instruit mon cœur, Je garde le Seigneur devant moi sans relâche, près de lui je ne peux chanceler. 2.Aussi mon cœur exulte et mon âme est en fête, en confiance, je peux reposer. Tu ouvres le chemin de la vie éternelle, avec toi, débordement de joie. 3. Tu es le seul Seigneur, mon partage et ma vie, La part qui me revient fait mon bonheur. Je reçois de tes mains le plus bel héritage, car de toi, Seigneur dépend mon sort. 45. AMIS DANS LE SEIGNEUR Risquerons-nous d’être amis dans le Seigneur oserons-nous ouvrir nos portes, ouvrir nos cœurs à cet homme ce dieu pour la vie qui nous nommes “amis”. 1.Quand mon chemin a commencé, tu es venu m’accompagner Et tu es là, tout près de moi, Amis d’aujourd’hui, amis pour la vie

Page 64: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

2. Sur mon chemin, tu as tracé l’empreinte de notre amitié C’est toi mon frère, tu es ma pierre. Amis aujourd’hui, amis pour la vie

3. Quand nos chemins se sont croisés, tu es venu nous rassembler au cœur des temps, l’Amour devant Amis aujourd’hui, amis pour la vie.

4. C’est Ton chemin qui est donné à suivre en toute liberté chacun sa voie mais avec toi amis aujourd’hui, amis pour la vie.

5. Sur les chemins, tous appelés à proclamer cette amitié par notre foi “ je crois en toi” amis aujourd’hui, amis pour la vie. 46. YOU ARE NEAR

Yahweh, I know you are near, standing always at my side. You guard me from the foe, and you lead me in ways ever-lasting.

Lord, you have searched my heart, and you know when I sit and when I stand. Your hand is upon me protecting me from death, keeping me from harm.

Where can I run from your love? If I climb to the heavens you are there; if I fly to the sunrise or sail beyond the sea, still I'd find you there.

You know my heart and its ways, you who formed me before I was born in the secret of darkness before I saw the sun in my mother's womb.

Marvelous to me are your works; how profound are your thoughts, my Lord. Even if I could count them, they number as the stars, you would still be there.

Page 65: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

47. UBI CARITAS

Ubi caritas et amor Deus ibi est

Where love and loving-kindness are together, God is always there Since Christ's love has gathered us all together in one company, Let us rejoice and take delight n Him, now and forever, Let us now without any reserve or deception love one another.

Where love and loving-kindness are together, God is always there, Therefore, whenever we are together, Let us not be divided from each other in our feelings; Let spite, quarreling and strife cease among us, and may Christ, who is God, be in our midst.

Where love and loving-kindness are together, God is always there Bring us, in the company of the blessed, to behold Your great beauty, To see Your face in glory, Christ our God, There to possess heaven's peace and joy, Your truth and love, Happiness of immeasurable excellence, Through unending ages of ages, world without end. 48. WILL YOU COME AND FOLLOW ME

Will you come and follow me, If I but call your name? Will you go where you don't know And never be the same? Will you let my love be shown, will you let my name be known, will you let my life be grown in you and you in me?

Will you leave yourself behind if I but call your name? Will you care for cruel and kind and never be the same? Will you risk the hostile stare should your life attract or scare, will you let me answer prayer in you and you in me?

Will you love the 'you' you hide if I but call your name? Will you quell the fear inside and never be the same? Will you use the faith you've found to reshape the world around through my sight and touch and sound in you and you in me?

Lord, your summons echoes true when you but call my name. Let me turn and follow you and never be the same. In your company I'll go where your love and footsteps show. Thus I'll move and live and grow in you and you in me.

Page 66: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

49. BEATITUDES

Blest are you, the poor who trust the Father with your life for within your heart is born the kingdom of the Lord. Blest are you, the sorrowing, the who know your Father wise. For within your heart is born the kingdom of the Lord. Blest are you, the lowly ones who know your need to share. For within your heart is born the kingdom of the Lord. Blest are you the searching souls, will draw you to God’s care. For within your heart is born the kingdom of the Lord. Let your light shine for all the world to see. The brightness of your life within, the peace that’s sets you free. Let your light shine to fill your nights and days; all will see that deeds you do and give your Father praise. (2x)

50. YOU ARE MINE

I will come to you in the silence I will lift you from all your fear You will hear My voice I claim you as My choice Be still, and know I am near

I am hope for all who are hopeless I am eyes for all who long to see In the shadows of the night, I will be your light Come and rest in Me

Do not be afraid, I am with you I have called you each by name Come and follow Me I will bring you home I love you and you are mine

I am strength for all the despairing Healing for the ones who dwell in shame All the blind will see, the lame will all run free And all will know My name I am the Word that leads all to freedom I am the peace the world cannot give I will call your name, embracing all your pain Stand up, now, walk, and live

Page 67: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

51. PRAYER OF ST. FRANCIS

Make me a channel of your peace. Where there is hatred, let me bring your love. Where there is injury, your pardon, Lord, And where there's doubt, true faith in you.

Make me a channel of your peace. Where there's despair in life, let me bring hope. Where there is darkness only light, And where there's sadness ever joy.

Oh Master, grant that I may never seek So much to be consoled as to console. To be understood as to understand, To be loved as to love with all my soul.

Make me a channel of your peace. It is in pardoning that we are pardoned; In giving of ourselves that we receive, And in dying that we're born to eternal life. 52. HOLY IS HIS NAME 1. My soul proclaims the greatness of the Lord, and my spirit exalts in God my Savior. For he has looked with mercy on my lowliness, and my name will be forever exalted. For the mighty God has done great things for me, and his mercy will reach from age to age. And holy, holy, holy is his name. 2. He has mercy in ev’ry generation. He has revealed his power and his glory. He has cast down the mighty in their arrogance, and has lifted up the meek and the lowly. He has come to help his servant Israel; he remembers his promise to our fathers.

Page 68: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

53. HAIL MARY GENTLE WOMAN

Hail Mary, full of grace, The Lord is with you. Blessed are you among women And blest is the fruit of your womb, Jesus. Holy Mary Mother of God, Pray for us sinners, Now and at the hour of our death. Amen. You were chosen by the Father, You were chosen for the Son, You were chosen from all women, And for woman, shining one.

Blessed are you among women. Blest in turn all women too. Blessed they with peaceful spirits. Blessed they with gentle hearts. Gentle woman, quiet light, Morning star, So strong and bright, gentle Mother, Peaceful dove, teach us wisdom, Teach us love.

54. LEAD ME, LORD

1. Blessed are the poor in spirit, longing for their Lord, for God’s coming kingdom shall be theirs. Blessed are the sorrowing, for they shall be consoled, and the meek shall come to rule the world.

Lead me, Lord, lead me, Lord, by the light of truth to seek and to find the narrow way. Be my way; be my truth; be my life, my Lord, and lead me, Lord, today.

2. Blessed are the merciful, for mercy shall be theirs, and the pure in heart shall see their God. Blest are they whose hunger only holiness can fill, for I say they shall be satisfied.

3. Blest are they who through their lifetimes sow the seeds of peace; all will call them children of the Lord. Blest are you, though persecuted in your holy life, for in heaven, great is your reward.

Page 69: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

55. WITH ONE VOICE

1. Take the Word and go out to ev'ry land: shine the light of Christ for all to see! May the lives of those we touch sing praise to God above. Let us sing, we'll sing:

With one voice we'll pass the Word along; with one voice, bring justice to the world. And with all the angels we'll spread the goodness of God. With all power and glory the Word of God shall reign.

2. Take the Word to our neighborhoods and streets: shine the light of Christ for all to see! May we all set out to live in peace and harmony. They will see and sing:

3. Take the Word to the people in despair: shine the light of Christ for all to see! May our actions and our deeds bring comfort to their needs. And they'll know and sing:

4. Take the Word to the nations ev'rywhere: shine the light of Christ for all to see! May the witness of our lives transform the world anew. And we'll shine, we'll shine: 56. COME, NOW IS THE TIME TO WORSHIP Come, now is the time to worship Come, now is the time to give your heart Come, just as you are to worship Come, just as you are before your God Come

Page 70: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

One day every tongue will confess You are God One day every knee will bow Still, the greates treasure remains for those Who glady choose You now 57. HERE I AM TO WORSHIP Light of the world, You stepped down into darkness. Opened my eyes, let me see. Beauty that made this heart adore you Hope of a life spent with you And here I am to worship, here I am to bow down, here I am to say that you're my God You're altogether lovely, altogether worthy, altogether wonderful to me. King of all days, oh, so highly exalted. Glorious in heaven above. Humbly you came to the earth you created All for love's sake became poor. And here I am to worship Here I am to bow down Here I am to say that you're my God You're altogether lovely. altogether worthy, altogether wonderful to me.

I'll never know how much it cost To see my sin upon that cross I'll never know how much it cost To see my sin upon that cross And I'll never know how much it cost To see my sin upon that cross No, I'll never know how much it cost Here I am to worship Here I am to bow down Here I am to say that you're my God You're altogether lovely Altogether worthy Altogether wonderful to me And here I am to worship Here I am to bow down Here I am to say that you're my god You're altogether lovely Altogether worthy Altogether wonderful wonderful wonderful Yes you are God I'll never know how much it cost To see my sin upon that cross I'll never know how much it cost To see my sin upon that cross

Page 71: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

58. SHOUT TO THE LORD My Jesus, my Saviour Lord there is none like You All of my days I want to praise The wonders of Your mighty love My comfort, my shelter Tower of refuge and strength Let every breath, all that I am Never cease to worship You Shout to the Lord All the Earth, let us sing Power and majesty

Praise to the King Mountains bow down And the seas will roar At the sound of Your name I sing for joy at the work Of Your hands Forever I'll love You Forever I'll stand Nothing compares To the promise I have In You

59. I COULD SING OF YOUR LOVE FOREVER Over the mountains and the sea Your river runs with love for me And I will open up my heart And let the Healer set me free I'm happy to be in the truth And I will daily lift my hands For I will always sing of Of when Your love came down I could sing of Your love forever (x4) Oh I feel like dancing It's foolishness I know But when the world has seen the light They will dance with joy Like they're dancing now I could sing of your love forever (5x)

Page 72: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

60. OPEN THE EYES OF MY HEART Open the eyes of my heart, Lord Open the eyes of my heart I want to see You I want to see You (2x) To see You high and lifted up Shinin' in the light of Your glory Pour out Your power and love As we sing holy, holy, holy

Holy, holy, holy Holy, holy, holy You are holy, holy, holy I want to see you

61. ALELUIA Canta aleluia ao Senhor (2x) Canta aleluia (2x) Canta aleluia ao Senhor.

Chante alléluia au Seigneur…

Canta aleluya al Señor…

Sing alleluia to the Lord…

62. NADA TE TURBE Nada te turbe, nada te espante; quien a Dios tiene nada le falta. Nada te turbe, nada te espante ... solo Dios basta. 63. DE PACEM CORDIUM

Give peace to every heart. Give peace to every heart. Give peace, Lord. Give peace, Lord.

Da pacem cordium. Da pacem cordium. Da pacem. Da pacem.

Page 73: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011

TELEFONES IMPORTANTES Irmã Mª del Mar ................................. 692700979 Irmã Rita ............................................ 965604991 Apresentação de Maria – Vitória ....... 945 213640 Apresentação de Maria – Madrid ...... 91 5547244 Polícia ............................................... 112

Page 74: Livro JPM_pt

JOVENS DA APRESENTAÇÃO DE MARIA

VITORIA – SANTIAGO – JMJ MADRID, AGOSTO 2011