livro dos mediuns - estudo capitulos 11 e 12

5
(O Livro dos Médiuns – cap.XI - DA SEMATOLOGIA E DA TIPTOLOGIA - Linguagem dos sinais e das pancadas - Tiptologia alfabética, item 144) Delphine de Girardin (1804-1855) Foi poetisa. Casou-se com Émile de Girardin, jornalista e político francês, passando então a ser conhecida como Sra. Émile de Girardin. Tomou contato com as mesas girantes nos salões literários, ponto de encontro de celebridades no mundo das letras e das artes. Logo se convenceu das manifestações dos espíritos pela mesa. Ainda em Paris encontrou-se pessoalmente com o professor Rivail.. Amiga pessoal de Victor Hugo, que foi exilado devido os acontecimentos políticos do ano de 1851, acontecimento esse que lhe causava muito sofrimento e em 6 de setembro de 1853 desembarcou em Jersey, uma pequena ilha de 116 quilômetros quadrados local do exílio do amigo. A viagem lhe foi penosa, pois já estava doente, com câncer. No transcorrer de sua visita relata as notícias de Paris e dentre elas se referiu às mesas girantes. Embora experiências com as mesas já tivessem sido feitas sem sucesso na ilha, o amigo, embora cético, aderiu às reuniões somente para não desgostar a amiga. Não tiveram sucesso nos primeiros cinco dias, mas a 11 de setembro de 1853, através da mesa comunicou-se Leopoldine, filha do poeta morta durante a lua-de-mel, afogada em um lago, num passeio de barco com o marido. Em "O Evangelho Segundo o Espiritismo" o Espírito Delphine de Girardin assina a mensagem "A desgraça real" no capítulo V (Bem aventurados os aflitos), item 24. Planchette

Upload: bellebrigit

Post on 22-Jan-2016

263 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Espiritismo

TRANSCRIPT

Page 1: Livro Dos Mediuns - Estudo Capitulos 11 e 12

(O Livro dos Médiuns – cap.XI - DA SEMATOLOGIA E DA TIPTOLOGIA - Linguagem dossinais e das pancadas - Tiptologia alfabética, item 144)

Delphine de Girardin (1804-1855)

Foi poetisa. Casou-se com Émile de Girardin, jornalista e políticofrancês, passando então a ser conhecida como Sra. Émile deGirardin.Tomou contato com as mesas girantes nos salões literários,ponto de encontro de celebridades no mundo das letras e dasartes. Logo se convenceu das manifestações dos espíritos pelamesa. Ainda em Paris encontrou-se pessoalmente com oprofessor Rivail..Amiga pessoal de Victor Hugo, que foi exilado devido osacontecimentos políticos do ano de 1851, acontecimento esseque lhe causava muito sofrimento e em 6 de setembro de 1853desembarcou em Jersey, uma pequena ilha de 116 quilômetrosquadrados local do exílio do amigo. A viagem lhe foi penosa,pois já estava doente, com câncer. No transcorrer de sua visitarelata as notícias de Paris e dentre elas se referiu às mesasgirantes. Embora experiências com as mesas já tivessem sidofeitas sem sucesso na ilha, o amigo, embora cético, aderiu àsreuniões somente para não desgostar a amiga. Não tiveramsucesso nos primeiros cinco dias, mas a 11 de setembro de1853, através da mesa comunicou-se Leopoldine, filha do poetamorta durante a lua-de-mel, afogada em um lago, num passeiode barco com o marido.Em "O Evangelho Segundo o Espiritismo" o Espírito Delphine deGirardin assina a mensagem "A desgraça real" no capítulo V(Bem aventurados os aflitos), item 24.

Planchette

Page 2: Livro Dos Mediuns - Estudo Capitulos 11 e 12

Utilizada para escrita direta as planchettes apareceram em 1853. Mezinha em forma decoração com um lápis preso em uma de suas pernas. Em O Livro Os Médiuns háreferência a esse artefato no capítulo XIII item 152.

Tábua de OUIJA

Após o aparecimento das planchettes surgiu, projetada por William Fuld. O termo OUIJAorigina-se de OUI (sim em francês) e JA (sim em alemão). A bandeja que serve de base éconfigurada com as letras do alfabeto, as palavras sim e não, adeus, bem como com aosalgarismos de 0 a 9 . Apresenta um complemento como se pode visualizar na ilustraçãoabaixo, onde os operadores colocam os dedos das mãos.

Parece que este artefato é usado até os dias de hoje, pois a 6 de janeiro de 2007apareceu em O Estado de São Paulo uma charge de Calvin que apresentamos a seguir.

Page 3: Livro Dos Mediuns - Estudo Capitulos 11 e 12

Dispositivo do Dr. Hare

Page 4: Livro Dos Mediuns - Estudo Capitulos 11 e 12

Judge Robert Hare químico e inventor tinha o propósito de desmascarar as manifestaçõesque os médiuns faziam através das mesas girantes que considerava que semovimentavam pelo esforço muscular dos mesmos. Concebeu e construiu uma mesa aqual juntou esferas de cobre sobre uma placa de zinco o que impediria a aderência dasmãos e, portanto a fraude estaria comprovada se a mesa não se mexesse, entretanto amesa se mexeu. Criou então o dispositivo (Hare Spiritoscope)que recebeu seu nome paraprovar que o que ocorria era a transmissão do pensamento. Consistia o novo invento deum disco preso a uma mesa, neste havia, como em outros artefatos, as letras do alfabeto,os números de 1 a 10, as palavras sim e não e as frases que parecia ser as seguintes,por não estarem legíveis na figura: dont know (não sei), spell over (soletre), mistake(engano, erro), must go (devo ir), e think so (penso que sim). Uma agulha móvel erafixada no centro do disco com a função de indicar a letra, número ou frase escolhida. Omédium só podia ver a parte detrás do dispositivo. Através deste artefato o Dr Hareestabeleceu contato com seu filho primogênito que havia falecido com dois anos econvenceu-se da possibilidade da comunicação com os mortos.A psicografia e a psicofonia já eram conhecidas desde 1854, mas esses artefatoscontinuaram e parece ainda serem usados.

PNEUMATOGRAFIA OU ESCRITA DIRETA – PNEUMATOFONIA

Número 13 e 14 - A Escrita direta obtida pelo Barão deGuldenstubbé

Nr.13: A escrita grega no "dialeto iônico" obtido em uma folha depapel conforme observou, enquanto os escritos apareceram por

meios desconhecidosNr.14: O desenho do "Tripé Pythic do Oráculo de Delfos" obtido

durante um experimento no Louvre a 04 de novembro de 1856

Número 15 e 16 - A Escrita direta obtida pelo Barão deGuldenstubbé

Nr.15: Sob a presença de dois amigos russos convidando aspalavras: Fé, amor, esperança, com a assinatura do poeta russo

Pushkin russo que apareceu em 20 de novembro de 1856Nr.16: A 10 de dezembro de 1864 "escrita de espírito" foi obtida

dizendo: A moralidade é mais do que poder aquisitivo ou umnascimento elitista

Page 5: Livro Dos Mediuns - Estudo Capitulos 11 e 12

Número 23 e 24 - A Escrita direta obtida pelo Barão de

GuldenstubbéNr.23: Os parentes da falecida escritora que nesta carta

amigável escrita identificou a letra dela, quando este textoapareceu a 20 de fevereiro de 1857.

Nr.24: A letra do falecido padrinho de Ludwig era tãoimpressionantemente idêntico que mesmo a passar dos anos,

os seus antigos amigos da agência do governo, onde foipresidente, falaram apaixonadamente sobre o acontecimento.

Número 26 e 27 e 28 - A Escrita direta obtida pelo Barão de

GuldenstubbéNr.26: Obteve o 03 de setembro, em grego a palavra

"Apolônio" no "Glyptothek" de MuniqueNr.27: Na mesma data, a palavra "Hannibal" recebeu no

"Glyptothek"Nr.28: O nome de "Livia" obtido no Louvre

Fontes: Barão de Guldenstubbe - La ralit des esprits et lephnomene merveilleux de leur criture directe - Cap. Final -

Explication des criture directe