livro dos espiritos q. 376 ese 28 item 71

11
“Vê, alma amiga, o raiar do dia que se anuncia prenunciando o início de nova e abençoada fase de crescimento e progresso. Acalma teu coração perante as lutas, a dor, a carência e a ansiedade, sem permitir que o desespero se apodere de teu coração…” Dias da Cruz, por Andrei Moreira no livro Pílulas de Confiança.

Upload: patricia-farias

Post on 12-Apr-2017

286 views

Category:

Spiritual


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Livro dos Espiritos Q. 376 ESE 28 item 71

“Vê, alma amiga, o raiar do dia que se anuncia prenunciando o início de nova e abençoada fase de crescimento e progresso. Acalma teu coração perante as lutas, a dor, a carência e a ansiedade, sem permitir que o desespero se apodere de teu coração…”Dias da Cruz, por Andrei Moreira no livro Pílulas de Confiança.

Page 2: Livro dos Espiritos Q. 376 ESE 28 item 71

S

1- Estudo do Livro dos Espíritos - Parte II

Cap 7 - Da Volta Do Espírito À Vida Corporal

2- Estudo do Evangelho Segundo o Espitismo

Cap 28 – Coletânea de Preces EspíritasDubai, 20-03-2016

Por Patrícia Farias

http://www.livestream.comhttp://www.espacodespertar.blogspot.com

Page 3: Livro dos Espiritos Q. 376 ESE 28 item 71

376. Por que razão a loucura leva o homem algumas vezes ao suicídio?

“O Espírito sofre pelo constrangimento em que se acha e pela impossibilidade em que se vê de manifestar-se livremente, donde o procurar na morte um meio de quebrar seus grilhões.”

Idiotismo, loucura

2 - Existe uma patologia da alma?Emmanuel - Mágoas, ressentimentos, desesperos, atritos e irritações entretecem crises do pensamento, estabelecendo lesões mentais que culminam em processos patológicos, no corpo e na alma, quando não se convertem, de pronto, em pábulo da loucura ou em sombra da morte. Do livro: Leis Do Amor.

Page 4: Livro dos Espiritos Q. 376 ESE 28 item 71

Idiotismo, loucura

O primeiro relatório sobre prevenção ao suicídio da Organização Mundial da

Saúde, OMS, fez um alerta:  mais de 800 mil pessoas

cometem suicídio por ano no mundo. Isso representa uma morte a cada 40 segundos.

Segundo os dados do relatório, o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos. No entanto, o documento mostra que as taxas de suicídio são maiores entre os que tem mais de 70 anos.

O relatório da OMS afirma ainda que há mais mortes causadas por suicídio do que por guerras e homicídio juntos. Segundo especialistas, uma das maiores causas de tentativas de suicídio é a depressão.

Page 5: Livro dos Espiritos Q. 376 ESE 28 item 71

Idiotismo, loucura

“A calma e a resignação hauridas da maneira de considerar a vida terrestre e da confiança no futuro dão ao espírito uma serenidade que é o

melhor preservativo contra a loucura e o suicídio. Com efeito, é certo que a maioria dos casos de loucura se deve à comoção produzida

pelas vicissitudes que o homem não tem a coragem de suportar.

O mesmo ocorre com o suicídio. Postos de lado os que se dão em estado de embriaguez e de loucura, aos quais se pode chamar de inconscientes, é incontestável que tem ele sempre por causa um descontentamento, quaisquer que sejam os motivos particulares que se lhe apontem. Ora, aquele que está certo de que só é desventurado por um dia e que melhores serão os dias que hão de vir, enche-se facilmente de paciência.”

Cap. V item 14 a 17

Page 6: Livro dos Espiritos Q. 376 ESE 28 item 71

Idiotismo, loucura

“A propagação das doutrinas materialistas é, pois, o veneno que inocula a idéia do suicídio na maioria dos que se suicidam, e os que se constituem apóstolos de

semelhantes doutrinas assumem tremenda responsabilidade. Com o Espiritismo, tornada impossível

a dúvida, muda o aspecto da vida. O crente sabe que a existência se prolonga

indefinidamente para lá do túmulo, mas em condições muito diversas; donde a paciência e a resignação que o

afastam muito naturalmente de pensar no suicídio; donde, em suma, a coragem moral. (ESE- Cap. V item 14 a 17)

Page 7: Livro dos Espiritos Q. 376 ESE 28 item 71

Idiotismo, loucura

“O Espiritismo ainda produz, sob esse aspecto, outro resultado igualmente positivo e talvez mais decisivo.

Apresenta-nos os próprios suicidas a informar-nos da situação desgraçada em que se encontram e a provar que ninguém viola impunemente a lei de Deus, que proíbe ao homem encurtar a

sua vida. Entre os suicidas, alguns há cujos sofrimentos, nem por serem

temporários e não eternos, não são menos terríveis e de natureza a fazer refletir os que porventura pensam em daqui

sair, antes que Deus o haja ordenado.”(ESE - Cap. V item 14 a 17)

Page 8: Livro dos Espiritos Q. 376 ESE 28 item 71

Idiotismo, loucura

O espírita tem, assim, vários motivos a contrapor à idéia do suicídio: a certeza de uma vida futura, em que, sabe-o

ele, será tanto mais ditoso, quanto mais inditoso e resignado haja sido na Terra: a certeza de que,

abreviando seus dias, chega, precisamente, a resultado oposto ao que esperava; Por isso mesmo, considerável já é o

número dos que têm sido, pelo Espiritismo, obstados de suicidar-se, podendo daí concluir-se que, quando todos os homens forem espíritas, deixará de haver suicídios conscientes. (ESE - Cap. V item 14 a 17)

Caso 39 – Tentativa de Suicídio, aprendizado e transformação

Page 9: Livro dos Espiritos Q. 376 ESE 28 item 71

Cap. 28 - Coletânea de Preces Espíritas

IV - PRECES PELOS QUE JÁ NÃO SÃO DA TERRA

Por um suicida

Page 10: Livro dos Espiritos Q. 376 ESE 28 item 71

Por um suicida

71. PREFÁCIO. Jamais tem o homem o direito de dispor da sua vida, porquanto só a Deus cabe retirá-lo do cativeiro da Terra, quando o julgue oportuno. Todavia, a justiça divina pode abrandar-lhe os rigores, de acordo com as circunstâncias, reservando, porém, toda a severidade para com aquele que se quis subtrair às provas da vida. O suicida é qual prisioneiro que se evade da prisão, antes de cumprida a pena; quando preso de novo, é mais severamente tratado. O mesmo se dá com o suicida que julga escapar às misérias do presente e mergulha em desgraças maiores.

Page 11: Livro dos Espiritos Q. 376 ESE 28 item 71

72. Prece. - Sabemos, ó meu Deus, qual a sorte que espera os que violam a tua lei, abreviando voluntariamente seus dias; mas, também sabemos que infinita é a tua misericórdia. Digna-te, pois, de estendê-la sobre a alma de N... Possam as nossas preces e a tua comiseração abrandar a acerbidade dos sofrimentos que ele está experimentando, por não haver tido a coragem de aguardar o fim de suas provas.Bons Espíritos, que tendes por missão assistir os desgraçados, tomai-o sob a vossa proteção; inspirai-lhe o pesar da falta que cometeu. Que a vossa assistência lhe dê forças para suportar com mais resignação as novas provas por que haja de passar, a fim de repará-la.Afastai dele os maus Espíritos, capazes de o impelirem novamente para o mal e prolongar-lhe os sofrimentos, fazendo-o perder o fruto de suas futuras provas.A ti, cuja desgraça motiva as nossas preces, nos dirigimos também, para te exprimir o desejo de que a nossa comiseração te diminua o amargor e te faça nascer no íntimo a esperança de melhor porvir! Nas tuas mãos está ele; confia na bondade de Deus, cujo seio se abre a todos os arrependimentos e só se conserva fechado aos corações endurecidos..

Por um suicida